ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

Aguardem: Vem aí um 97NEWS muito mais moderno, dinâmico e com grandes novidades

(Divulgação)

Criado sobe a gênese de ser um diferencial na área de comunicação digital, o 97NEWS surgiu no ano de 2009 dentro do projeto de expansão do GAC - Grupo Alternativa de Comunicação. Tendo como objetivos principais a valorização do contexto e um conteúdo jornalístico sólido, o site teve vários ciclos virtuosos durante esses anos, sempre em sincronia com as evoluções do mercado que foram ocorrendo. A partir de janeiro de 2017, o 97NEWS se desmembrou do GAC e agora está sendo comandado por Luciano Santos na direção comercial e Daniel Simurro na direção de jornalismo. Então, diante deste novo desafio uma das grandes urgências foi promover a repaginação do site, ou seja, a criação de uma nova interface, um novo layout por meio de um “Upgrade” que já está sendo desenvolvido pela competente equipe da agência digital HD Soluções. Então, o novo projeto irá fazer com o que o 97NEWS seja muito mais moderno e dinâmico, tendo sempre como base um conteúdo de credibilidade, que conquistou a fidelização de milhares de leitores de toda a região. Muitas novidades e aperfeiçoamentos complementarão um projeto arrojado que está sendo formatado dentro dos atuais padrões da informação digital, então, aguardem que o que era bom ficará muito melhor.

 



Vigilantes do Estado da Bahia em Greve

(Foto: Divulgação)

Desde a última quinta-feira (18), os empregados das empresas de segurança e vigilância da Bahia estão em greve por melhores condições de trabalho e por uma remuneração adequada aos riscos aos quais estão expostos. Os quase 32 mil vigilantes que atuam no estado pleiteiam reajuste salarial de 15%, ticket refeição de R$20, cotas de 30% para mulheres e piso salarial de R$ 1500. Na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região algumas agências como BNB e Bradesco de Itapetinga e o Banco do Brasil de Dom Basílio. A orientação do SEEB/VCR é que não haja nenhum tipo de atendimento nas agências onde não houver o número mínimo vigilantes, como regulamentado pela Lei Federal 7.102/83 e por portaria da Polícia Federal. “Trabalhar sem atendimento ao público ou sem numerário não impede uma tentativa de assalto ou arrombamento. Os bancos estão expondo os bancários a um serviço sem condições mínimas de segurança ao abrirem as unidades sem a presença de vigilantes” afirma Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.



Vereadora Lia Teixeira exalta o grande trabalho realizado pelo major Jocevã Oliveira no comando da 34ª CIPM

A vereadora Lia Teixeira prestou o seu reconhecimento ao grande trabalho realizado pelo major Jocevã Oliveira à frente da 34ª CIPM (Fotocomposição: 97NEWS)

Tendo um olhar muito especial para as questões da área da segurança pública em Brumado, a vereadora Lia Teixeira (PDT) fez um pronunciamento muito marcante na sessão desta segunda-feira (24) da Câmara de Vereadores, no qual ele exaltou o grande trabalho realizado pelo major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª CIPM. Ele que estava há cerca de 2 anos e meio à frente da companhia recebeu o reconhecimento pelos seus esforços. Diante da transferência para o município de Ipiaú confirmada pelo comando geral, a vereadora Lia Teixeira, mostrando um gráfico produtivo, fez questão de declarar que “a qualidade do trabalho realizado pelo major Jocevã Oliveira é inquestionável, as estáticas comprovam isso, as quais apresentam uma alta resolutividade” e continuou a sua narrativa abordando que “todos nós sabemos que, infelizmente, a violência cresceu em nossa cidade, mas, mesmo assim, tivemos um enfrentamento à altura pela tropa comandada pelo major Jocevã que, de forma incansável, buscou incansavelmente manter a lei e a ordem em nossa cidade”. A parlamentar ainda destacou que “Brumado irá sentir a falta deste militar dedicado, que conquistou a profunda admiração de todos nós”. 





Caetité: SDR realiza reunião com técnicos e secretários dos municípios do Território do Sertão Produtivo

Os participantes satisfeitos com o evento (Foto: 97NEWS)

Foi realizada nesta quarta-feira (24) no CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo do município de Caetité uma importante reunião que teve como público-alvo os técnicos e secretários municipais. O objetivo do evento foi a orientação quanto ao correto manuseio do PAA e PNAE. Buscou-se também motivação quanto a adesão  ao SEMAF, pois ainda existem vários municípios que ainda não aderiram ao programa. A realização foi da SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da Coordenação  do Sertão  Produtivo com a participação de BETE  da SUAF - Superintendência da Agricultura Familiar e de técnicos do SDR. A reunião foi avaliada de forma muito positiva. 



Lek Cabeleireiro busca pronta solução para o problema que se arrasta do rompimento do esgotamento da Domingos Medrado

O vereador Lek Cabeleireiro vem confirmar mais uma vez o seu compromisso com as comunidades carentes (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Lek Cabeileireiro (PV) continua colocando em prática sua agenda positiva que tem nas comunidades carentes um dos seus focos principais. Ele que vem acompanhando a rotina dos moradores com constantes visitas aos bairros mais carentes da cidade para ouvir os anseios dos mesmos, o que vem substanciando as suas indicações ao Executivo Municipal. Desta feita, sua nova indicação apresentada na sessão desta segunda-feira (24), o vereador, mais um vez confirma o seu compromisso e vem atender os apelos dos moradores da Rua Domingos Medrado, os quais, há longa data, vêm sofrendo com o entupimento da tubulação de esgoto que passa pela rua. Segundo os moradores “a prefeitura até mandou uma empreiteira, eles abriram alguns buracos para localizar a tubulação, mas a partir de então nada foi feito” e complementaram “se soubéssemos que estes buracos ficariam expostos dessa maneira por tanto tempo, não iriamos deixar eles abrirem”. Para prevenir acidentes, os próprios moradores interditaram a rua. Um dos moradores nos informou que além do mau cheiro contínuo o esgoto está voltando para as casas, “diariamente temos que jogar baldes de água com desinfetante nos ralos e vasos sanitários para que o esgoto não invada as nossas casas pela tubulação”. Segundo o referido morador, acidentalmente o seu neto de apenas 2 anos de idade acabou caindo dentro de um destes buracos que foram abertos pela prefeitura, o que deixou a todos ainda mais preocupados e indignados com a situação. Além de tudo que foi relatado, pode-se notar nos registros fotográficos abaixo que há uma imensa quantidade de mosquitos, potenciais transmissores da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, fazendo uso do esgoto acumulado à céu aberto para se reproduzirem. O que coloca em risco não apenas a saúde dos moradores da mencionada rua, mas de todo o bairro. Então, diante disso, o vereador Lek Cabeleireiro acredita na sensibilidade do poder público municipal em atender com urgência a sua indicação. 



Imagem misteriosa aparece ao lado de corpo de homem que cometeu suicídio em Palmas de Monte Alto

Foto: Reprodução

Uma imagem misteriosa está chamando a atenção dos moradores da cidade de Palmas de Monte Alto, sudoeste do estado. A imagem foi feita após um homem identificado por José Rocha de Souza de 48 anos, cometer suicídio na noite da última terça-feira (23) no bairro Oliveira. Conforme alguns internautas, a imagem mostra uma mulher supostamente segurando uma mesa, onde aparece com uma vela em cima. Outros acreditam que se trata de uma imagem desenhada no quarto por criança, ou tenha sido provocada por algumas goteiras no telhado e formou o desenho.



Motociclista morre após bater na traseira de carro na BA-156, em Botuporã

Vítima de prenome de Paulo não resistiu aos ferimentos, após sua moto bater na traseira de um automóvel, na noite desta quarta-feira (24) (Foto: Blog Louro Magalhães)

Um motociclista morador do povoado da lagoa d’água das Costas de prenome de Paulo morreu no inicio da noite desta quarta-feira (24) em um acidente na cidade de Botuporã região Sudoeste da Bahia. A moto da vítima bateu contra um carro na BA-156, ligando Botuporã aos povoados de Taquaril e Comunidade do Poço. O motorista prestou socorro a vitima que veio a óbito no local.  De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, os dois veículos seguiam no mesmo sentido, quando a moto bateu na traseira do automóvel. Ainda não há informações do que causou o acidente. A vítima morreu no local. O motorista não fugiu do local. A Polícia Civil investiga o caso, mas ainda não sabe o que causou o acidente.



Bebê tem clavícula e braço fraturados em parto em Barra do Choça

O parto forçado, fraturou o braço esquerdo e há suspeita de sequela na clavícula. Além do ocorrido, a família queixa da forma como foi imobilizado o braço do bebê (Fotos: Reprodução)

Três vereadores de Barra do Choça, Manoel Nascimento, Fabrição e Ronaldo Lima estiveram na noite desta quarta-feira (24), no Hospital Municipal para acompanharem o caso do recém-nascido que teve o braço e uma clavícula fraturada durante parto forçado em Hospital de Barra do Choça. Um recém-nascido teve o braço e uma clavícula fraturada durante parto forçado em Hospital de Barra do Choça, a afirmação foi feita por um familiar que procurou a imprensa para denunciar o caso. De acordo o denunciante, a mãe, uma moradora da localidade rural, Cavada I, Marizete Ribeiro Santos, deu a luz ao bebê, nesta segunda-feira (22) às 5 horas. No entanto, o parto do pequeno Anderson não poderia ter sido normal, mesmo assim, realizaram o procedimento. Desesperada, a mãe desabafou e disse que houve negligência. Ela queixa do descaso e do abandono pela secretaria de saúde.



Ocupa Brasília: Waldenor participa de ato em prol das Diretas Já e pelo fim do governo Temer

(Foto: Divulgação)

Movimentos sociais, sindicais, trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil realizaram grande ato hoje (24) em Brasília por Diretas Já e Fora Temer, movimento que foi chamado de Ocupa Brasília. Manifestantes caminharam pela cidade em direção ao Congresso Nacional contra o governo de Michel Temer e as reformas da Previdência e Trabalhista, que tramitam na Câmara e no Senado. As manifestações contaram com o apoio e solidariedade dos parlamentares da oposição, dentre eles, o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), que caminhou junto ao povo na chegada à Praça dos Três Poderes. “Estamos indo ao encontro dos companheiros e companheiras de todo o Brasil, que se destinaram até Brasília, para ocupar a capital federal pedindo a renúncia do presidente golpista e ilegítimo Michel Temer, para garantir Diretas Já!", relatou o deputado diretamente do meio do povo. Waldenor declarou ainda ser muito emocionante estar de volta às ruas da capital brasileira ao lado dos companheiros congressistas para lutar pelo reestabelecimento da democracia.

 


REPRESSÃO - O governo reagiu às manifestações com repressão e violência, impedindo que a frente do Congresso Nacional fosse ocupada pela população. Policiais reprimiram o movimento que estava ocorrendo de forma pacífica até então com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de borracha, deixando muitos dos manifestantes feridos. Em edição extraordinária do Diário Oficial, o presidente Michel Temer publicou decreto autorizando a intervenção do exército nas ruas da capital brasileira. A notícia foi recebida com críticas e preocupação por parte de especialistas e juristas do país, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, que afirmou "estar preocupado e torcer para que essa notícia não seja verdadeira", durante julgamento que ocorria na Suprema Corte. Dentro do Plenário Ulisses Guimarães, os deputados da oposição ocuparam a mesa da Presidência da Câmara em protesto, pedindo a renúncia de Temer e obstruindo as pautas de votações, após o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmar a informação de intervenção das forças armadas na repressão ao movimento popular nas ruas. "Nós, enquanto democratas, não podemos aceitar isso de maneira alguma. Essa atitude do presidente da Casa, que redigiu o decreto, não é prevista nos regimentos da Câmara e são caracterizaras claras de um estado de sítio, um estado de exceção. Por isso, estamos nos retirando do plenário", afirmou Waldenor, que junto com os parlamentares dos partidos de oposição, deixou o Congresso Nacional em protesto.



Mostrando uma atuação parlamentar cada vez mais intensa, vereador Elias Piau firma posição em defesa do meio rural

O vereador Elias Piau muito orgulhoso recebendo a carteira oficial de vereador (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Elias Piau (PV) tem motivos de sobra para comemorar o seu início de mandato parlamentar. Como o mais novo vereador do Legislativo de Brumado, ele já vem exercendo uma postura muito atuante e, agora, também está recebendo o título de parlamentar mais elegante, já que vem esbanjando bom gosto em seu figurino. Na sessão desta segunda-feira (24), Elias Piau, mais uma vez desfilo ou seu bom gosto ao receber a carteira oficial de vereador que foi entregue a todos os parlamentares (foto abaixo). Defensor veemente do Esporte, ele também vem se destacando na luta em prol do meio rural, fazendo constantes visitas às comunidades, ouvindo os seus moradores e conhecendo de perto as suas necessidades. Uma das principais medidas que foram tomadas nesse sentido foi um requerimento feito ao Governo do Estado, solicitando, com a máxima urgência, a ampliação do sistema de abastecimento da Lagoa Funda. Segundo o parlamentar “a estação de tratamento de água da referida comunidade foi construída para atender a demanda de Lagoa Funda e Itaquaraí, que no máximo alcançaria 600 ligações. Com o decorrer do tempo, devido ao aumento populacional e o agravamento da estiagem já foram realizadas mais de 1.000 ligações residenciais, que se expandiram para as comunidades de Jacaré, Pedra Preta e Lagoa do Arroz” e complementou “então, diante disso, urge a ampliação do sistema de abastecimento citado, por isso acreditamos na competência do governador Rui Costa para atender esse pleito com rapidez”. Além desse requerimento, Elias Piau também solicitou por meio de indicações ao Executivo da construção de um pontilhão ligando a Comunidade de Canudos 1 à sede do município e também o patrolamento e melhoramento do campo de futebol da Comunidade de Furado de Maria Nova. 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Brumado: Mudança no comando da 34ª CIPM acontece dentro do planejamento orgânico do CPRSO

Assumirá o comando da 34ª CIPM, o major Adriano Souza Dias (esquerda) no lugar do major Jocevã Oliveira que irá para Ipiaú (Fotocomposição: 97NEWS)

O Comando Geral da Polícia Militar da Bahia vem adotando nos últimos tempos novas estratégias administrativas e, uma das ações estipuladas é a troca de comando das companhias e dos batalhões periodicamente, geralmente tendo como base um ciclo de cerca de 2 anos. Então, diante disso, os comandantes que estiveram dentro deste período já ficam preparados para os seus novos desafios. Na noite desta quarta-feira (24) a notícia da troca de comando na 34ª CIPM, com sede em Brumado, acabou sendo confirmada, sendo que a determinação faz parte do planejamento orgânico do CPRSO do Comando da Polícia Militar da Bahia, que. O atual comandante, major Jocevã Oliveira, irá deixar o comando da companhia após cerca de 2 anos e meio, o qual será transferido para a 55ª CIPM que tem a sua sede em Ipiaú. Assumirá o seu posto o major PM Adriano Souza Dias. Ainda não foi divulgada a data da cerimônia da transmissão de cargo. 



Fachin determina que áudio entre jornalista e Andrea Neves seja colocado em segredo de justiça

(Foto: Reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin determinou nesta quarta-feira (24) que os áudios divulgados na delação premiada do dono da JBS, Joesley Batista, passem a tramitar em segredo de Justiça. A decisão ocorre após a divulgação da conversa entre o jornalista Reinaldo Azevedo e Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves, protegida por “sigilo da fonte”. A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal não assumiram responsabilidade pela quebra do sigilo da fonte do jornalista. No despacho em que manda retirar as mídias dos autos da Ação Cautelar 4316, Fachin diz que “as mídias juntadas às folhas 249 e 386 não contêm apenas os diálogos referidos nos relatórios [da PF] a que foram elas anexadas”. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) atribuiu à PGR a violação do sigilo da fonte. Em nota, a associação disse que “a PGR jamais poderia incluir a transcrição de uma conversa do jornalista com sua fonte, o que representou quebra de sigilo, um dos direitos assegurados pela Constituição Federal”.



Brumado: Cão 'Marley' dasaparece e família está à procura

Foto: Divulgação

Uma jovem de Brumado procura o seu cachorro desaparecido desde a noite desta terça-feira (23), na Praça José do patrocínio, 16, centro da cidade. O cão escapou de casa e até o momento não foi encontrado. O animal, da raça rottweiler e na cor preta, é bastante dócil e atende pelo nome de 'Marley.' “A preocupação da gente é que ele fique na rua e seja atropelado”, disse Janaina. Quem tiver alguma informação sobre o cachorro favor entrar em contato com a mesma por meio do telefone (77) 9.9997-1573.



Brumado: Comandante geral da PM visita as instalações da 34ª CIPM

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Na manhã dessa terça feira, dia 23 de maio de 2017, o comandante da 34 CIPM, Major Jocevã Oliveira, recebeu na sede da 34ª CIPM/Brumado o excelentíssimo comandante geral da PMBA, o Coronel Anselmo Brandão. Apesar de ter sido uma visita rápida, foi a primeira vez que o Comandante Geral visitou a sede da Companhia, momento em que conheceu as instalações físicas e procurou conhecer de perto as condições de acomodação da tropa. O coronel Anselmo Brandão se comprometeu com o Major Jocevã de voltar a cidade de Brumado para conversar com toda a tropa e saber os seus anseios, como vem fazendo em todo o Estado da Bahia, conforme o projeto do Comando Geral " O Comandante vai até você!"

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)


Petistas realizam 6º Congresso Estadual Intitulado `Etapa Bahia Zezeu Ribeiro e Maria Letícia

Foto: Divulgação

Foi realizado em Salvador nos dias 19, 20 e 21 de maio o 6º congresso do partido dos trabalhadores (PT) na Faculdade Federal de Arquitetura, no Bairro da Federação. O 6º Congresso foi intitulado como: “Etapa Bahia Zezeu Ribeiro e Mariza Letícia”. O auditório recebeu um grande número de militantes, a maioria delegados do partido de todo estado, praticamente todos deputados estaduais e federais da legenda, secretários estaduais do atual governo Rui Costa e ex-secretários do Governo Wagner, como: José Sérgio Gabrielli, o senador Lindbergh Farias e a senadora Gleisi Hoffmann. Também participaram os três candidatos a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores, Everaldo Anunciação, o Deputado Federal Waldenor Pereira, e Fernanda Silva, ex-vice-prefeita de Uruçuca. Quem também esteve no evento foi Márcio Aguiar, como delegado estadual. "O 6º congresso estadual aconteceu no momento importante da atual conjuntura da  politica brasileira, com muitos debates, e com um novo olhar para os diretórios estadual e nacional, que tem como grande objetivo ampliar as relações politicas e a unidade da sua militâncias  nos estados e nos municípios, fortalecendo a luta de classe, não aceitar a retirada dos direitos, e garantir um projeto de nação que inclua todos os brasileiros, reeleger o nosso governador Rui Costa na Bahia, eleger o Luís Inácio Lula da Silva presidente do Brasil e fazer a maior bancada de deputados federais e estaduais pelo Partido dos Trabalhadores. Everaldo Anunciação se reelegeu, e disse que, irá construir uma estratégica para esse novo momento, defende a unidade do partido e uma relação com os territórios.

Foto: Divulgação


Brasília vive clima de guerra; protestos ficam intensos e Força Nacional foi chamada

Os policiais lançaram bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes que tentavam descer em direção ao gramado em frente ao Congresso Foto: Reuters

Enquanto os deputados discutiam a Ordem do Dia, milhares de manifestantes protestavam contra as recentes denúncias de corrupção no governo, além das reformas trabalhista e da Previdência. A oposição tentava obstruir o andamento da sessão para evitar a votação da pauta, quando do lado de fora do Congresso teve início um confronto entre manifestantes e agentes da Polícia Militar do Distrito Federal. Os policiais lançaram bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes que tentavam descer em direção ao gramado em frente ao Congresso. O tumulto logo repercutiu no plenário. O líder da minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que a polícia agrediu inclusive parlamentares que participavam do protesto e pediu o fim da sessão do plenário. "A força bruta não pode substituir a democracia (….) Por isso, eu peço o encerramento da sessão", declarou.



Visando a ampliação de espaços de lazer, Zé Ribeiro faz novas indicações que têm como objeto a construção de duas praças na cidade

O vereador Zé Ribeiro vem apresentando importantes indicação visando a atualização urbana da cidade de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um dos maiores anseios dos brumadenses é a ampliação de novos espaços de lazer na cidade, especialmente nos locais que ainda continuam sendo desassistidos nesse sentido. Sempre em sintonia fina com esses sentimentos populares, o vereador Zé Ribeiro (PT), por meio de seus sucessivos mandatos parlamentares, vem buscando a reversão dessa situação. Com uma atuação constante, Zé Ribeiro apresenta duas novas indicações, as quais visam a atualização urbana. A primeira delas visa a construção da Praça Lauro Farani, com uma total atualização urbana com luminárias, árvores e todos os equipamentos esportivos para proporcionar aos moradores um novo espaço de lazer. Em sua justificativa, o vereador argumentou que “o local vem sendo esquecido ao longo do tempo, sendo que, cada vez mais é uma alternativa para fugir do alto fluxo viário do centro da cidade. Com esse esquecimento usuários de drogas e bandidos vêm tomando conta do lugar, então, com a construção de uma moderna praça, iremos dar aos moradores uma melhor qualidade de vida”. A segunda objetiva a construção da Praça Homero Costa Ataíde, no Bairro do Esconso. Segundo o vereador “o Bairro do Esconso é um dos que mais vem se desenvolvendo em Brumado, ainda mais agora com a ampliação e reforma da Igreja Nossa Senhora da Conceição, então, já é mais do que merecido que os moradores sejam contemplados com uma moderna e ampla praça, para que tenham acesso ao lazer”. Confira os locais das praças e as respectivas indicações: 



Moradores realizam por conta própria obras de reparo da passagem obstruída no Riacho do Bufão

Os moradores, cansados de esperar, resolveram agira por conta própria (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após as últimas chuvas que caíram no início do mês de Abril em Brumado, as quais causaram estragos em várias ruas e riachos na cidade, moradores do Bairro Santa Tereza, cansados de tanto esperar pelo poder público resolveram realizar na última semana um multirão para aterrar a passagem e liberar o acesso entre os bairros Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos. Segundo eles “a obra foi malfeita foi destruída pelas chuvas, e já estamos no mês de maio, já entrou secretário, já saiu secretário e ninguém fez nada, então diante disto, resolvemos nós mesmos recuperar a passagem”. Só que com que esse agir com “as próprias mãos” causa uma nova situação preocupante, pois a drenagem do referido riacho é feita apenas por algumas manilhas finas que não davam conta da demanda da água, então, diante disso, no caso de chuvas fortes, essa obra provisória feita pelos próprios moradores poderá causar uma enchente e alagar as casas que margeiam o riacho. Além da obstrução o trecho está bastante perigoso, uma vez que os paredões foram destruídos. Enquanto ainda estava à frente da Secretaria de Infraestrutura, Renato Mendonça afirmou em entrevista ao 97NEWS que a prefeitura iria executar a obra e no local seria construído um pontilhão. Visando um novo posicionamento da administração municipal, falamos com o engenheiro André Cardoso que está respondendo interinamente pelo setor, o qual garantiu que “assumi agora a secretaria e já ordenei para que na próxima sexta-feira (26) a máquina possa realizar a obra de desobstrução do esgoto e também do conserto das manilhas” e concluiu dizendo que “também será feito o aterro, logo depois recuperação da pavimentação, em mais ou menos quinze dias deixaremos tudo pronto”. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


PM emite nota de pesar pela morte de policial baleado em Santo Antônio de Jesus

(Foto: Blog do Valente)

A Polícia Militar emitiu nota de pesar pela morte do soldado Adelson Oliveira da Silva, baleado na noite desta terça-feira (23), na cidade de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 185 quilômetros de Salvador. De acordo com a polícia, dois criminosos em uma motocicleta tentaram assaltar um homem no local. Na ocasião, Adelson, que estava de folga, tentou impedir o assalto, mas foi atingido pelos bandidos. Confira a nota na íntegra:


É com pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento do soldado Adelson Oliveira da Silva, 46 anos, na noite de terça-feira (23), em Santo Antônio de Jesus. O soldado Adelson, que estava de folga, tentou impedir o assalto a um transeunte por dois homens em uma motocicleta, no centro da cidade, que efetuaram disparos de arma de fogo contra o militar. Adelson foi socorrido por populares para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e passou por cirurgia, mas no final da noite de ontem não resistiu.  Adelson Oliveira era lotado na 5ª Companhia do 14º Batalhão e há 17 anos integrava o efetivo da corporação, conquistando o reconhecimento da unidade em que atuava como policial militar padrão 2016. Ele deixa esposa e uma filha de 5 anos, além de um pai cego de 78 anos que estava sob os cuidados dele.