ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

Eldorado Baiano: Novo Garimpo em Sento Sé está atraindo milhares de pessoas

(Foto: Reprodução)

Uma jazida de ametistas foi descoberta há cerca de 15 dias, no alto de uma serra na cidade de Sento Sé, região norte da Bahia, e a possibilidade de livre extração atraiu cerca de sete mil pessoas ao local, mudando a rotina dos moradores. As pedras são comercializadas por até R$ 3 mil o quilo. A mina fica no alto da Serra da Quixaba, a 54 km do centro de Sento Sé. Para chegar lá, o único acesso é uma estrada de areia, onde muitos carros e motos atolam. No entanto, as dificuldades não têm impedido a chegada de centenas de pessoas, até mesmo a pé.



Motociclista morre ao colidir com caminhão e ser atropelado por carro da Coelba

Reginaldo Rocha, 45 anos de idade, morador de Ibirapuã, morreu em um trágico acidente na BA-290, nesta sexta-feira (12) (Foto: Reprodução)

Foi Identificado no IML de Teixeira de Freitas, o condutor da motocicleta envolvida em um acidente na BA 290, em Ibirapuã. O motociclista bateu no fundo de um caminhão e foi atropelado por um carro da Coelba. A notícia do acidente tomou as redes sociais, o que aumentou a curiosidade sobre a identidade da vítima. Trata-se de Reginaldo Rocha, 45 anos de idade, morador de Ibirapuã. O Reginaldo seguia pela BA 290, quando colidiu com um caminhão que estava estacionado próximo à nova fabrica de ração da cidade. Após colidir com o caminhão, que estava descarregando soro, a vítima caiu na pista e ficou aguardando por socorro. De repente, um veículo que presta serviço para a Coelba, passava pela via, e acabou atropelando o motociclista.

 



Devassa Puro Malte será a cerveja oficial do Forró do Sítio Novo 2017

(Divulgação)

Está chegando a hora da melhor festa do Pré São João da Bahia, o Forró do Sítio Novo, que terá em 2017 a sua edição histórica de 10 anos, então, dentro desta atmosfera altamente festiva, nada melhor que ter a melhor cerveja do momento para que a harmonia seja perfeita. Então, pensando justamente na alegria do grande público que comparecerá ao evento, a Só Legal e Beto Bonelly fecharam a questão e a Devassa Puro Malte foi a escolhida para ser a cerveja oficial do Forró do Sítio Novo 2017. A escolha foi feita por meio de uma parceria que apontou a Devassa Puro Malte como a combinação perfeita para essa edição comemorativa.  Então, você que já está no clima para este evento histórico, agora, tem um novo motivo para comemorar, pois a alegria será regada com a Devassa Puro Malte.



Brumado: Sistema de clínica médica é alvo de hackers que emitiram falsos boletos bancários de cobranças

(Fotocomposição: 97NEWS)

A criminalidade digital vem se expandido e promovendo novas estratégias, as quais muitas vezes pegam as vítimas de surpresa, causando muitas vezes grandes prejuízos. Em Brumado esse tipo de delito ainda é muito pouco aplicado, mas já começam a surgir alguns casos que projetam que, principalmente as empresas, devem reforçar os seus “firewalls”, ou seja, os seus sistemas de defesa contra invasões indesejáveis. Um caso ocorrido essa semana, onde uma clínica médica localizada na Av. João Paulo I teve o seu sistema informatizado invadido por hackers, que, de posse do banco de dados, emitiram um grande número de boletos falsos de cobranças aos clientes. Um dos principais temores dos proprietários é que os hackers possam, de posse desses dados, fazer outras ações delituosas, então, diante disso, solicitaram o apoio da Polícia Civil para buscar meios de evitar que isso venha a acontecer. Nos referidos boletos, caso eles sejam pagos, o dinheiro irá para uma conta que não é a da clínica, trazendo grande complicações para ambos os lados. Fica o alerta para os empresários e comerciantes locais, pois, a probabilidade é que esses hackers possam voltar a agir. E no caso citado, que os clientes da clínica venham a entrar em contato com a direção da mesma antes de que se faça qualquer pagamento de boletos. 



Formosa: Ônibus da viação Novo Horizonte com passageiros da Bahia bate na traseira de caminhão na BR-020

Foto: Divulgação l PRF

Um ônibus da viação Novo Horizonte que levava 51 passageiros da Bahia para Goiânia, acabou sofrendo uma colisão frontal  com um caminhão na BR-020, na manhã desta sexta-feira (12), no Distrito de JK, em Formosa próximo ao Distrito Federal. O Corpo de Bombeiros informou que todos os passageiros do ônibus e os ocupantes do outro veículo tiveram apenas escoriações leves e foram atendidos no local. Já o condutor do ônibus ficou preso às ferragens. Os bombeiros precisaram isolar a região e fizeram a retirada da vítima, que sofreu lesões na pélvis e no tórax e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital Municipal de Formosa ainda consciente e conversando. A empresa responsável pelo ônibus, a Viação Novo Horizonte, informou que o motorista já recebeu alta e foi levado a um ponto de apoio usado pela empresa na região. Outro veículo foi disponibilizado para levar os passageiros até Goiânia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o ônibus bateu na traseira do caminhão, que levava melancias. A corporação precisou interditar totalmente a pista às 5h50 e liberou o tráfego de veículos às 8h54.

Foto: Divulgação l PRF


Vereadores Elias Piau e Lek Cabeleireiro voltam muito otimistas de Brasília onde foram buscar avanços e investimentos para Brumado

Lek Cabeleireiro (esquerda), senador Álvaro Dias (centro) e o Elias Piau no gabinete do senador em Brasília (Foto: 97NEWS)

Mostrando um grande dinamismo em seus primeiros mandatos parlamentares, os vereadores Elias Piau e Lek Cabeleireiro, ambos do PV, vem realizando um trabalho que já apresenta um alto grau de resolutividade, com indicações de grande relevância, as quais são reflexo de uma forte sincronia com os anseios populares. Expandindo os projetos, eles também vêm buscando ampliar o seu desempenho por meio de várias viagens de trabalho, a Salvador e a capital federal. Nesta semana os dois estiveram em Brasília, para um encontro com as lideranças do PV e para uma reunião com o deputado Uldurico Júnior, que é, similarmente a Elias Piau, o parlamentar mais jovem da Câmara Federal. Eles retornaram nesta quinta-feira (11) muito animados, já que as reuniões foram altamente produtivas. O 97NEWS ouviu os dois na manhã desta sexta-feira (12), durante a sessão extraordinária do Legislativo. “Realmente foi uma viagem altamente produtiva, onde, primeiramente nos encontramos com a assessoria do deputado Uldurico Júnior e, posteriormente, com ele próprio, onde apresentamos demandas importantes de Brumado” relataram e continuaram descrevendo que “fizemos solicitações importantes como a construção de praças; a liberação de verbas para obras de esgotamento sanitário em vários locais da cidade; a pavimentação de várias ruas e avenidas, com um foco especial para os bairros periféricos; como também a destinação de recursos para as áreas esportivas e cultural”. Eles ainda declararam que “em seguida nos encontramos com o senador Álvaro Dias, onde foram reforçadas as nossas solicitações. Ele foi muito solícito e garantiu que irá se empenhar nesse sentido, o que nos deixou muito otimistas”. E finalizaram dizendo que “voltamos muito satisfeitas desta viagem de trabalho e procuraremos potencializar ainda mais as nossas ações, pois conhecemos de perto as grandes necessidades de nossa população. Estamos constantemente na busca de materializar os anseios, principalmente das comunidades mais carentes, então, iremos continuar executando o nosso planejamento parlamentar sempre visando o melhor para o nosso município”. 



34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado homenageia todas a mães

Foto: Divulgação

Ser mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é manifestar a divindade na Terra. A família da 34ª Companhia independente de polícia Militar de Brumado (CIPM), parabeniza todas as mães que participam da batalha do cotidiano, em uma jornada dupla, dividida entre as tarefas funcionais e a criação dos filhos e filhas, mantendo sempre um sorriso nos lábios, demosntrando a todos sua verdadeira essência celestial. Feliz dia das Mães.



Jovem tem convulsões e morre ao assistir briga entre mulheres em Gandu

Garota de prenome Adriana sofreu uma crise epilética, caiu batendo a cabeça com força no chão, morrendo na hora (Fotos: Reprodução)

Uma briga entre duas mulheres resultou em morte de uma jovem nesta quinta-feira (11), em um mercadinho em que a mesma trabalhava. De acordo com informações, as duas mulheres se encontraram no mercadinho e começou a confusão. Identificadas pelo nome de Jussiara e Maria. Esta arremessou um copo de vidro no rosto da Jussiara sofrendo diversos cortes. Assim que a Adriana viu o sangue passou a ter convulsões epiléticas e caiu batendo com a cabeça no chão, vindo a óbito. O corpo foi encaminhado ao IML de Valença e o velório ocorrerá no Templo da Igreja Quadrangular, no Bairro Teotônio Calheira, em frente ao Supermercado Frazão. 



Brumado: Seguindo programação do `Maio Amarelo´, abordagens educativas no trânsito é realizada em parceria com a SMTT, 18ª Ciretran e CGM´s

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (11), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, em parceria com a 18ª Ciretran e a Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu uma série de blitz educativa em diversas ruas da cidade, entre as quais na Praça Armindo Azevedo e na Praça Coronel Zeca Leite. O objetivo da ação foi orientar os condutores sobre o uso correto dos dispositivos de segurança, respeito às leis de trânsito e adoção de um comportamento seguro ao volante. Durante a blitz, mais de 80 veículos, entre carros e motocicletas, foram abordados. O Coordenador de Educação, Controle Viário e Estatísticas salientou que a gestão do trânsito objetiva priorizar o desenvolvimento de ações educativas e de orientação, possibilitando a redução de acidentes, a fluidez nas vias e a melhor administração do espaço urbano. Ao longo do mês, como parte da programação do movimento Maio Amarelo, novas abordagens com caráter educativo serão realizadas nas principais vias do município. A SMTT tem, inclusive, feito reuniões com a 18ª Ciretran e a CGM com a finalidade de desenvolver parcerias para promoção de campanhas, projetos, capacitação técnica e atividades educativas, tendo em vista os desafios encontrados diariamente no trânsito municipal.



Brumado: Sebrae realizará seminário sobre o cultivo intensivo de palma com a presença do Engenheiro Agrônomo Paulo Suassuna

Foto: Arquivo l 97News

No dia 17 de maio, próxima quarta-feira, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar e com demais órgãos do segmento, o Sebrae realizará o seminário “A Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma - TCIP aplicada nas pequenas propriedades rurais do semiárido brasileiro”. O evento acontece entre 9h e 11h30, no auditório do Semac, localizado na Rua Dr. Mário Meira, 48, Centro. O palestrante convidado é o Engenheiro Agrônomo Paulo Suassuna, que é o autor intelectual da TCIP, além de responsável técnico do Projeto Palmas - Cadeia Produtiva e Alimentação, implantado pelo Sebrae/PE, do Projeto Palmas Para o Semiárido, implantado pelo Sebrae/PB, e do Projeto Palma Doce Sergipana, implantado pelo Sebrae/SE. No período da tarde, de 14h às 16h30, também será promovida a oficina “Fundamentos da Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma - TCIP. O objetivo do Sebrae é atender cerca de 200 produtores rurais previamente cadastrados, além do público interessado que comparecer no dia do seminário. O evento é gratuito.



Buscando ‘Up Grade’ na sua administração, prefeito Eduardo Vasconcelos deverá anunciar mudanças substanciais em seu secretariado

Do secretariado que iniciou a gestão só restam João Nolasco, Claudio Feres e Maria Nicéia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um começo de gestão altamente conturbado, que teve no episódio dos projetos polêmicos o seu ponto mais crítico, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) acabou tendo uma forte reversão de expectativa por parte da população brumadense, que começou a explicitar a sua insatisfação em ter acreditado nas propostas imediatistas apresentadas durante a campanha eleitoral de 2016. Diante disso, passados os 4 primeiros meses, está cada vez mais patente que a opinião pública não está nada favorável ao alcaide, que vem sendo alvo de postagens nas redes sociais carregadas de indignação, que deram maior densidade às críticas contra as ações que estão sendo avaliadas como altamente impopulares. Nesta semana, uma nova crise explodiu, que se iniciou com o pedido de desligamento do cargo do até então secretário de infraestrutura, Renato Mendonça, que já não responde mais pela pasta. Nesta sexta-feira (12), fortes rumores apontavam que a secretária interina de Educação, a professora Ednéia Ataíde, também iria pedir sua exoneração do cargo, o que acabou sendo confirmado pela mesma em nota enviada à imprensa (clique). Para completar o quadro carregado com as tintas do negativismo, o Ministério Público recomendou nessa semana o afastamento do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Cunha Vasconcelos, pela prática de Nepotismo, dando o prazo de 10 dias para que isso seja efetivado. Com isso a administração municipal terá, no mínimo, 3 baixas em seu secretariado, o que, inevitavelmente, deverá provocar a vinda de 3 novos nomes para assumir as respectivas secretarias. lembrando que a pasta da Saúde foi a primeira a ter mudança de secretário, com a volta, interinamente, do farmacêutico Claudio Feres. No “mercado das apostas”, já estão dados como certos o retorno do engenheiro André Cardoso para a Infraestrutura e da professora Acácia Gondim Ribeiro para a Educação e, já para a Agricultura, as “apostas” estão muito dividas, mas um dos nomes mais cogitados é o do ex-vereador Agno Meira, que tem entendimento da área e uma boa influência política junto ao governo do estado, o que poderia trazer benefícios para o setor. Também se especula outras mudanças, já que rumores indicam que o atual secretário de Administração e Finanças, João Nolasco, também deverá deixar o cargo e o nome mais cotado é do ex-secretário de planejamento, Irenaldo Muniz. Outra possível mudança cogitada no “tabuleiro” é a saída da secretária interina de Desenvolvimento Social, Maria Nicéia, sendo que o retorno da ex-secretária Themes Narvaes é a “aposta” mais provável. Uma área até o momento ignorada pelo prefeito Eduardo é o setor de comunicação, que poderá entrar no esteio do “up grade” e ter a nomeação de uma nova assessora de imprensa, o projeta também mudanças para o programa institucional “Bom Dia Povo de Brumado”. Também são cogitadas alterações no segundo escalão, tudo visando dar uma nova cara mais simpática à gestão, já que a face atual é de forte antipatia. Por fim, as mudanças poderão ser confirmadas na tarde de hoje (12), onde o prefeito poderá anunciar os novos nomes na tradicional reunião do secretariado municipal que acontece todas as sextas-feiras. 



Brumado: Vereadores recebem carteiras de identidade parlamentar

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira, 12 de maio, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos realizou, em seu gabinete, a entrega das carteiras de identidade parlamentar aos vereadores que compõem a Casa Legislativa. A Carteira de Identidade Parlamentar garante o reconhecimento legal, ou seja, poderá ser utilizada como prova de identidade civil e de identificação do vereador no uso das suas atribuições legais institucionais. Essa é mais uma ação que consta das medidas que estão sendo adotadas pela nova gestão do legislativo brumadense, que tem como objetivo principal a modernidade e a transparência, demonstrando à população o comprometimento com o aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade, deixando sempre claro e de forma simples de compreensão todos os atos que estão sendo efetivados pela Casa Legislativa.

(Foto: Divulgação)


Nota de Esclarecimento: Professora Ednéia Ataíde

Professora Ednéia Ataíde (Foto: 97NEWS)

No final do ano passado recebi a proposta do atual prefeito para assumir as funções da Secretaria de Educação por um período de 30 a 60 dias, daí a interinidade do cargo. No decorrer desse período foram tomadas algumas decisões e muitas mudanças foram acontecendo na educação do município. Isso acabou requerendo um tempo maior para que as coisas alcançassem bons resultados. O trabalho do contraturno nas escolas em tempo integral, incluindo as creches que precisavam começar, muitos reparos em escolas, reformatação do quadro de profissionais da educação, mudanças de nível de ensino de uma escola pra outra, dentre tantas outras alterações que a pasta necessitava. Por esse motivo esse tempo acabou se estendendo além do previsto. O que era pra ser no máximo 90 dias chegou a quase 5 meses. Durante esse período aprendi muito e só tenho a agradecer a administração pela oportunidade de mostrar um novo olhar na educação, ainda que tenhamos a consciência de que essas mudanças só trarão resultados no futuro. A gratificação que tive por esses dias não foi financeira, foi de satisfação profissional. A bagagem do aprendizado que estou levando comigo me impulsiona a lutar cada dia mais pela educação do meu município. Eu acredito na Escola em Tempo Integral, ainda que tenham pessoas tentando acabar com esse trabalho, e independente de estar na secretaria ou na escola, continuarei defendendo essa bandeira, pois sei do resultado que esse trabalho proporcionará as nossas crianças e adolescentes. Tenho também a consciência de que muitas coisas precisam ser melhoradas na estrutura física e pedagógica do tempo integral, mas sei do que já traçamos para que tudo isso seja resolvido. Muito em breve todos esses questionamentos perderão o sentido porque os serviços já estão começando a ser feitos. Fica o meu apelo aos pais e alunos: Confiem, acreditem. Esse início é só uma adaptação e no decorrer do ano vocês entenderão e apoiarão a proposta.


Enfim, o momento é apenas de agradecimento. Agradecer aos colegas da administração, aos Diretores e Equipe da SEMEC pelo apoio incondicional e pelo excelente trabalho que vem desempenhando; agradecer, em especial, a professora Acácia, parceira e mulher admirável, pela confiança na indicação do meu nome; ao professor Adriano pela perfeita assessoria e pelo companheirismo; e por último ao Prefeito Eduardo, que de “Coronel” pra mim não tem nada, guardo a imagem do professor, do visionário, do brincalhão que pra tudo tem sempre uma frase de algum escritor, daquele que consegue saber muito das mais diversas áreas e que em momento algum poupou palavras pra elogiar meu trabalho. Fica a admiração inquestionável. A convivência diária com ele nesse curto período foi mais uma graduação pra meu currículo.


Ednéia Ataíde



Vereador Bismarc Lima solicita reforma urgente da Praça da Rua Nova em Aracatu

O vereador vem buscando intensamente a atualização urbana da cidade de Aracatu (Foto: 97NEWS)

Visando uma atualização da área urbana do município de Aracatu, o vereador Bismarc Lima (PRB), iniciou uma ampla pesquisa sobre os locais que estariam necessitando uma otimização para melhorar o aspecto urbanístico da cidade. Diante disso, foi feito um grande levantamento, especialmente junto à população, o qual irá substanciar várias indicações ao Executivo. Neste contexto, o parlamentar apresentou uma nova indicação solicitando a reforma urgente da Praça da Rua Nova, que fica localizada na Avenida Geraldo Azevedo. Na manhã desta sexta-feira (12), a indicação foi aprovada por unanimidade na sessão do Legislativo. No bojo da indicação está exposta a justificativa feita com muito critério pelo vereador que argumenta que “a Praça da Rua Nova necessita urgentemente de uma grande reforma, pois está se deteriorando e a população carece de espaços de lazer em nossa cidade, então acredito que a administração municipal terá bom senso e vai acatar rapidamente a nossa indicação. Espero que o excelentíssimo gestor municipal inicie com urgência a reestruturação do referido equipamento público para que aconteça o resgate deste importante espaço que proporciona bem-estar e melhor qualidade de vida para os aracatuenses”. Bismarc Lima ainda relatou que “a população precisa de espaços como praças que as crianças possam brincar e qualquer possa ter momentos de lazer com os amigos, então, de forma alguma, podemos deixar que a praça da Rua Nova chegue ao ponto de ficar totalmente deteriorada, já que ela é uns dos cartões postais da nossa cidade. Além do que, se outras praças estão sendo reformadas, acredito que é possível buscar investimentos para mais essa reforma”. 



Projeto que prevê implantação de documento único é sancionado

Foto: Ilustrativa

O presidente Michel Temer sancionou na tarde desta quinta-feira (11) a lei que institui a Identificação Civil Nacional (ICN), criada com o objetivo de unificar os cerca de 22 documentos de identificação usados no Brasil e dificultar a falsificação que, anualmente, gera prejuízos de R$ 60 bilhões. De acordo com o relator do projeto, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), apenas passaporte e Carteira Nacional de Habilitação não serão substituídos pelo novo documento. Além de foto, esse documento terá também um cadastro biométrico que está sendo organizado pela Justiça Eleitoral por meio dos registros feitos para o título de eleitor. “Está sendo estudada também a possibilidade de instalarmos algum aparato tecnológico como chip [para dar mais segurança ao documento]”, disse o deputado. Também foi vetado o artigo que dava à Casa da Moeda a exclusividade para a implantação e fornecimento do documento. “Ela, no entanto, participará do fornecimento. Apenas não será feito de forma exclusiva”, explicou Lopes.

 



Vítima de assalto rende bandido com arma de brinquedo em Brumado

Foto: Montagem l 97News

Uma vítima de uma tentativa de assalto na tarde desta quinta-feira (11) entrou em luta corporal com um bandido depois de perceber que o criminoso estava com uma arma de brinquedo (Simulacro). Evonei Santana Santos, vulgo "Cocão", tentou assaltar um homem e uma mulher de identidade preservada, quando as duas vítimas passavam pela Rua Rio de Contas, no bairro Hospital. A Polícia Militar foi acionada e quando chegou ao local, uma das vítimas conseguiu imobilizar o assaltante. O meliante e a arma de brinquedo foram apresentados na 20ª Coorpin, e estão a disposição da justiça.



Atendendo solicitação do SINDMINE, Magnesita antecipa pagamento da PRV

(Foto: Divulgação)

No dia 23 de abril o Sindmineradores encaminhou correspondência a Magnesita solicitando a antecipação do pagamento da PRV – Programa de Remuneração Variável – do exercício de 2016, para o início deste mês de maio, vez que pelo Acordo Coletivo a empresa poderia fazer o pagamento até o dia 31. Numa demonstração de compreensão com as dificuldades financeiras dos empregados a empresa fará o pagamento na próxima segunda feira, dia 15 do mês em curso. Em relação ao Acordo Coletivo da PRV deste ano o Sindmine e a Magnesita se reuniram no último dia 25 de abril, oportunidade em que a proposta da empresa seria submetida aos trabalhadores no dia 04 de maio. Em função dos questionamentos dos funcionários dos setores operacionais e técnicos administrativos em relação aos critérios diferenciados de contemplação em relação os cargos de supervisores e engenheiros apresentado na proposta, bem como para que o departamento jurídico fizessed uma melhor análise da proposta da empresa, a diretoria do Sindicato adiou a referida assembleia. Segundo o presidente do Sindmineradores, Édio Pereira, foi solicitado uma nova reunião com a Magnesita para tratar dos pontos divergentes e logo após será agendada a assembleia onde o conteúdo da PRV/2017 será sometida a apreciação dos trabalhadores.

(Foto: Divulgação)


Zé Ribeiro apresenta indicação para a reforma e cobertura da área externa do Mercado Municipal de Brumado

O vereador Zé Ribeiro espera que a sua indicação seja logo atendida devido à urgência dos serviços (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O Mercado Municipal é um dos patrimônios culturais de Brumado, que vem acompanhando a evolução da cidade há um longo tempo. Criado para facilitar o acesso aos produtos produzidos no meio rural, além de uma grande variedade comercial, como roupas, mantimentos e tantos outras mercadorias que poderiam ser adquiridas em um só lugar pela população, o Mercado passou por algumas adequações e ampliações, mas, atualmente, a sua estrutura apresenta pontos deficitários, o que urge uma reforma e, principalmente, a cobertura da área externa, já que Brumado é uma cidade ensolarada e com temperaturas médias variando acima de 30 graus. Então, diante disso, o vereador Zé Ribeiro (PT), sempre sintonizado com as grandes necessidades do município, apresentou uma nova indicação solicitando a pronta reforma e cobertura da área externa deste equipamento público. Em sua justificativa, o parlamentar argumenta que “a feira livre é uma manifestação da cultura brumadense que se mantém, apesar do crescente avanço do desenvolvimento do comércio, pois cada vez mais o consumidor tem acesso a supermercados, mercadinhos e sacolões, mesmo assim a feira livre se mantém viva e com um público fiel e diversificado, onde circulam pessoas de todos os tipos, sejam vendedores, compradores ou simples transeuntes, comercializando: frutas, legumes, verduras e outros itens alimentícios. A feira livre ainda conta com: ambulantes, transportadores, comércio e prestação de outros serviços que visam atender diversas demandas de produtos oferecidos com qualidade, preço e diversidade”. Ribeiro ainda faz questão de citar que “é uma antiga reivindicação da população Brumadense a reforma total dos: sanitários, banheiros, pisos, pinturas, sistema elétrico e hidráulico que encontram se em péssimo estado de conservação. A cobertura da área externa e construção de mais barracas fazem necessárias para dar maior comodidade aos comerciantes do nosso Mercado Municipal”. E finaliza dizendo que “então, devido à esta urgência, acreditamos que a administração municipal irá atender com rapidez a nossa indicação que visa a melhoria da vida dos brumadenses”. Confira abaixo a indicação na íntegra: 



Terreiros encaminham ação ao STF contra proibição de abate de animais em rituais

O diretor do Ipac se comprometeu a elaborar uma nota técnica em defesa do abate religioso que será enviada ao Supremo | (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Foi realizada na noite de ontem (11) no Museu de Arte da Bahia (MAB) a Reunião em Defesa dos Povos de Terreiro. No encontro, que contou com a presença de representantes de mais de 20 casas da Bahia e outros estados, membros do Movimento Negro e do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos Cruz de Oliveira, foi apresentada a ação movida pela Comissão de Preservação e Salvaguarda dos Terreiros Tombados contra o processo que, há 11 anos, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e tenta proibir o abate de animais em rituais religiosos de matrizes africanas. Representante do Ilê Axé Opó Afonjá e membro da Comissão de Preservação e Salvaguarda, Osvaldo Pita disse que a assinatura desse documento é de grande importância para a afirmação das religiões afro-brasileiras. "É preciso combate o preconceito e defender os nossos mitos e ritos", afirmou. Após ser assinado pelas lideranças religiosas, a ação será encaminhada à presidente do STF, a ministra Cármen Lúcia.

De acordo com o advogado Hedio Silva Júnior, que representa os terreiros, a crítica que se tem feito ao abate de animais em rituais das religiões de matrizes africanas se dá mais pelo racismo do que propriamente pela preocupação com o bem estar desses animais. "O número de cabeças de gado no Brasil é superior ao de brasileiros. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil abate por segundo um boi, um porco e 180 frangos. Se o abate é comercial, não há problema, mas se o abate é religiso, sim", afirmou Silva. Em sua apresentação, o advogado explicou ainda que o abate religioso não é uma exclusividade do Candomblé. Judeus e muçulmanos também utilzam técnicas próprias das suas religiões para sacrificar animais para fins comerciais e litúrgicos, inclusive no Brasil, mas isso não tem sido objeto de crítica. "Um senhor judeu despacha uma galinha nove vezes sobre a cabeça, recita uma prece e entrega o animal para o abate", explicou. Ainda segundo Silva, a forma de abate realizada nos terreiros é considerada humanitária pela Declaração Universal dos Direitos dos Animais. "No método de abate feito por judeus, muçulmanos e pelas religiões afro-brasileiras, que é o método da degola, o animal leva dois segundos para atingir o estado de inconsciência, de maneira que a legislação europeia cataloga o abate religioso como uma das modalidades de abate humanitário, logo, está de acordo com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais", disse.


Ipac e Iphan produzirão nota técnica


Segundo o diretor do Ipac João Carlos de Oliveira há o risco de constituir uma inconstitucionalidade caso seja aprovado pelo STF a proibição do abate de animais em cultos de matrizes afro. "Se existe uma Lei que permite a preservação do patrimônio cultural brasileiro e essa legislação está diretamente ligada à preservação do culto, não pode existir outra lei transversal que não permita que se pratique o próprio instrumento da preservação", explicou. Diante do impasse legal, Oliveira disse que no próximo dia 16 irá se reunir com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que seja construída uma agenda política sobre o assunto. "Vamos construir nota técnica a partir do órgão estadual de patrimônio e a partir do órgão nacional de patrimônio no sentido de esclarecer ao Supremo Tribunal Federal o risco de se construir uma inconstitucionalidade".   O diretor frisou ainda que há por parte dos órgão de patrimônio artístico a preocupação com o combate à intolerância religiosa. "É preciso saber que ao praticar preconceito religioso, se está praticando um crime", afirmou.

CONTINUE LENDO


Caixa libera hoje 3º lote de contas inativas do FGTS

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A partir de hoje (12), os nascidos nos meses de junho, julho e agosto já podem sacar os recursos disponíveis nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os pagamentos do terceiro lote somam cerca de R$ 10,8 bilhões. Amanhã, o atendimento nas agências da Caixa será das 9h às 15h. Para consultar a lista das agências que estarão abertas basta acessar o site do banco.