ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

Mais um hotel é autuado em Brumado por descumprir Decreto de combate ao coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

As medidas de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) em Brumado tem sido intensas desde os Decretos (5.246 / 5.247). Os documentos trazem medidas que impendem desde o funcionamento do comércio não essencial, quanto o funcionamento de hotéis. Mas alguns estabelecimentos insistem em descumprir as medidas e sofrem punições por isso. No último dia 30 de março, um hotel foi interditado após ser notificado por duas vezes pelos fiscais da Vigilância Sanitária. O estabelecimento fica no bairro Novo Brumado.  Na última sexta-feira (03), outro hotel foi notificado por descumprir o decreto municipal que determina medidas de combate à pandemia da Covid-19. Segundo a Vigilância Sanitária (Visa), o segundo estabelecimento fica localizado na saída da BA-262. De acordo com a prefeitura, a empresa já havia sido notificada no último dia 30 de março. A empresa também estava funcionando irregularmente com um alvará do ano de 2016. A equipe sanitária ainda constatou que Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) estavam pagas até este ano. O hotel poderá perder a licença de funcionamento após a regularização.



Brumado: Boletim mostra 342 casos suspeitos notificados do novo coronavírus; 12 foram descartados

Foto: Divulgação

No boletim de sábado (4), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Brumado informou que agora já são 342 os casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Desses, 12 foram descartados e 9 aguardam resultados. Os casos confirmados continuam em 5. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. Na Bahia, chega a oito o número de mortos pelo novo coronavírus. No final da tarde, a Sesab informou em seu último boletim que há 336 pessoas infectadas pelo coronavírus no estado e 63 delas já foram curadas.



Bahia registra oitava morte por Covid-19; vítima tinha 55 anos

Foto: Reprodução

Chega a oito o número de mortos pelo novo coronavírus na Bahia. Segundo informações divulgadas no sábado (4). Trata-se de um paciente de 55 anos não resistiu às complicações da doença e faleceu no período da tarde. No final da tarde, a Sesab informou em seu último boletim que há 336 pessoas infectadas pelo coronavírus no estado e 63 delas já foram curadas. Cidades como Adustina, Gandu, Itapetinga, Simões Filho e Uruçuca apresentaram novos casos de infectados. 



Coronavírus: Em declaração, Trump diz que proibiu vendas de equipamentos ao combate do Covid-19 à outros países

Foto: Reprodução

Em uma declaração polêmica, o presidente americano Donald Trump, afirmou, neste sábado (4), que não permitirá que outros países comprem equipamentos para o combate ao coronavírus. Segundo o G1, apoiado por uma lei criada na época da Guerra da Coreia, o político ameaçou empresas privadas caso não atendam as necessidades dos Estados Unidos. "Precisamos das máscaras. Não queremos outros conseguindo máscaras. É por isso que estamos acionando várias vezes o ato de produção de defesa. Você pode até chamar de retaliação porque é isso mesmo. É uma retaliação. Se as empresas não derem o que precisamos para o nosso povo, nós seremos muito duros”, declarou. Máscaras que tinha sido produzidas nos Estados Unidos foram “confiscadas” na Tailândia, segundo informações do ministro do interior da Alemanha, Andreas Geisel. O alemão também afirmou que o governo americano foi responsável por desviar equipamentos que teriam como destino o Brasil e a Europa. 



Empresas reclamam de dificuldades para prorrogar dívidas

Foto: Luciano Santos l 97News

Empresas e pessoas físicas têm sinalizado dificuldades em relação ao acesso à pausa de 60 dias no pagamento de parcelas de crédito, anunciada pelos cinco maiores bancos do país. De acordo com reportagem da Agência Brasil, as companhias também têm reclamado de juros mais caros em novas operações de crédito. Em março Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander anunciaram a prorrogação por até 60 dias dos vencimentos de dívidas para clientes pessoas físicas e micro e pequenas. A medida não vale para cheque especial e cartão de crédito. A renegociação de dívidas foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional. O conselho facilitou a renegociação de operações de créditos de empresas e de famílias que possuem boa capacidade financeira e são adimplentes. A medida dispensa os bancos de aumentarem o provisionamento (reserva de valor) no caso de repactuação de operações de crédito que sejam realizadas nos próximos seis meses. De acordo com o Banco Central (BC), estima-se que aproximadamente R$ 3,2 trilhões de créditos possam se beneficiar dessa medida. Na época, o BC disse que a “renegociação dependerá, naturalmente, do interesse e da conveniência das partes envolvidas".



Advogado Givanei Lima Dias se filia ao DEM de Brumado

Foto: Divulgação

Os apoios em torno da pré-candidatura a prefeito de Fabrício Abrantes pelo município de Brumado, têm sido contínuos, com representações e lideranças de todos os segmentos sociais. Na sexta-feira (03), mais um veterano da política local garantiu seu apoio ao pré candidato, o advogado, ex-presidente da OAB - Subseção Brumado e ex Presidente do Conselho Deliberativo da APAE, Givanei Lima Dias, que filiou-se ao DEM. "Ter um apoio deste nível é muito especial, um motivo de muita honra e responsabilidade, pois fortalece o grupo e amplia nossa disposição para buscar o melhor para Brumado", comemorou Abrantes, garantindo que a experiência e profissionalismo do advogado chegam para somar. Givanei Lima Dias, filho do saudoso Santos Dias e irmão do ex prefeito Aguiberto Lima Dias, afirma que a filiação ao DEM surge do entendimento de que a cidade precisa experimentar nova fase administrativa. "Fabrício é um jovem dinâmico, filho da terra, está preparado para conduzir os destinos de nossa cidade e tem meu apoio irrestrito", garantiu.



Brumado: Givanei Lima Dias se filia ao DEM em apoio a Fabrício Abrantes

Foto: Divulgação

Os apoios em torno da pré-candidatura do pré candidato a prefeito Fabrício Abrantes, pelo município de Brumado, têm sido contínuos, com representações e lideranças de todos os segmentos sociais. Nesta sexta-feira (03), mais um veterano da política local garantiu seu apoio ao pré candidato, o advogado, ex-presidente da OAB - Subseção Brumado e ex Presidente do Conselho Deliberativo da APAE, Givanei Lima Dias, que filiou-se ao DEM. "Ter um apoio deste nível é muito especial, um motivo de muita honra e responsabilidade, pois fortalece o grupo e amplia nossa disposição para buscar o melhor para Brumado", comemorou Abrantes, garantindo que a experiência e profissionalismo do advogado chegam para somar. Givanei Lima Dias, filho do saudoso Santos Dias e irmão do ex prefeito Aguiberto Lima Dias, afirma que a filiação ao DEM surge do entendimento de que a cidade precisa experimentar nova fase administrativa. "Fabrício é um jovem dinâmico, filho da terra, está preparado para conduzir os destinos de nossa cidade e tem meu apoio irrestrito", garantiu.



Covid-19: Governo recomenda que todos utilizem máscara ao sair de casa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacaram a importância do uso de máscaras para sair de casa, como forma efetiva de prevenção à transmissão do novo coronavírus (Covid-19). Quem não encontrar o produto para vender nas farmácias ou casas especializadas pode confeccionar a própria máscara, em casa. “Fica aí a nossa sugestão, o nosso pedido. Vocês que são empresários, comprem máscaras e entreguem para todos os seus atendentes. Fica aí a recomendação para todos os supermercados, grandes ou pequenos, que estão abertos”, disse Rui Costa. “Os bancos, por exemplo, podem e devem disponibilizar máscaras para todos que entrarem nos estabelecimentos. Fica também a nossa solicitação para as empresas públicas e privadas, que tomem as medidas de segurança”, sugeriu o governador. Outra vantagem das máscaras feitas em casa é que podem ser reutilizadas. “Após usar, tire a máscara, coloque de molho com água e bastante sabão, e lave bem as mãos”, ressaltou Rui Costa.

 



Fique em casa! Boletim divulgado pela Sesau de Brumado mostra que notificações continuam subindo

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Brumado informou nesta sexta-feira (03), que Brumado monitora 312 casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Até agora, 5 casos da doença foi confirmado, no município. A quantidade de suspeitas deve continuar crescendo, segundo a pasta, em razão do aumento da "sensibilidade de vigilância".  Conforme o secretário de saúde do município, Claudio Feres, "dá para avaliar que passamos dos 300 casos suspeitos de coronavírus". 7 casos continuam descartados e 14 deles aguardam resultados. Os critérios para definir um caso suspeito de coronavírus, passaram a enquadrar as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar. 

Brumado está preparado para lidar com o coronavírus?

De acordo com Feres, neste momento o município dispõe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de mais duas salas especiais dentro do Hospital PMN só para receber casos graves e a UPA 24h que segue sendo preparada para receber pacientes com casos mais leves da doença. A unidade de saúde está sendo preparada para uma possível alta demanda. Criando um plano de contingência, ampliando números de enfermaria, ampliando pontos de pacientes críticos e criando fluxogramas dentro das normas para receber os pacientes. O plano une a equipe médica, enfermeiros, coordenação e engenharia clínica. A Bahia registra 282 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 1.763 casos foram descartados e houve cinco óbitos, todos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 13 horas desta sexta-feira (3). Ao todo, 63 pessoas estão curadas e 35 encontram-se internadas, sendo 17 em UTIs. 



Vacina contra covid-19 está perto de ser testada em humanos, diz site UOL

Foto: Reprodução

Uma equipe de cientistas israelenses disse que está a poucos dias de completar a produção de uma vacina oral para o novo coronavírus. Segundo o site UOL, a expectativa é que o teste em humanos comece no dia 1º de junho. Em entrevista ao jornal "The Jerusalem Post", o doutor Chen Katz, líder do grupo de biotecnologia Migal, disse que o componente ativo da vacina ficará pronto. "Nós estamos nos estágios finais e em poucos dias nós teremos as proteínas -- componente ativo", contou. Os pesquisadores passaram os últimos quatro anos desenvolvendo uma vacina para o vírus da bronquite infecciosa (IBV), que causa uma doença brônquica que afeta aves. A eficácia da vacina foi comprovada em ensaios pré-clínicos realizados no Instituto Veterinário. O combate ao coronavírus seria uma adaptação da pesquisa. Um estudo feito em galinhas mostra que o vírus tem características genéticas similares ao covid-19. Os pesquisadores agora tentam completar a vacina em até três semanas e, se os resultados forem positivos, é possível que ela chegue ao mercado em 90 dias.



Bahia tem 282 casos confirmados de Covid-19 e 63 pessoas curadas

Foto: Divulgação

A Bahia registra 282 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 1763 casos foram descartados e houve cinco óbitos, todos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta sexta-feira (3). Ao todo, 63 pessoas estão curadas e 35 encontram-se internadas, sendo 17 em UTIs. Não houve registro de casos positivos em novos municípios na data de hoje. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Os dados detalhados por município serão divulgados a partir das 17h, no próximo boletim.



Professora que pediu 'militares na rua' a Bolsonaro é empresária, militante e dá aulas online

Foto: Reprodução l Rede Social

A professora que ficou conhecida nacionalmente na quinta-feira (2), após aparecer em um vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro, pedindo “militares na rua” pelo fim do isolamento, é empresária e dá aulas de caligrafia online. No vídeo, a mulher aparece implorando que “precisa trabalhar”, mas no Instagram da empresa dela, a Caligrafia ABZ, há a seguinte divulgação: “Agora online e ao vivo. O melhor curso de caligrafia. Aprenda escrever no conforto de sua casa com a professora Fátima Montenegro. Você não pode perder essa! Matrículas abertas e vagas limitadas”. No Twitter, a professora se descreve como “professora, patriota e conservadora” e participa assiduamente dos atos convocados pelo presidente, a exemplo da manifestação para o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 15 de março.

Foto: Reprodução l Twitter


'A sociedade não aguenta ficar três meses parada', diz Bolsonaro

Foto: Reprodução l Rede Social

O presidente Jair Bolsonaro defendeu novamente o fim do isolamento social como método para enfrentar o coronavírus. Ele comparou para apoiadores, na saída do Palácio do Alvorada, o vírus “a uma chuva. Vai molhar 70% de vocês”. “Desses 70%, uma pequena parte vai ter problema sério. O que estão fazendo é adiar para ter espaço nos hospitais. Mas tem um detalhe: a sociedade não aguenta ficar dois, três meses, parada. Vai quebrar tudo”, disse o presidente. Ele acusou ainda que “está uma disputa entre algumas autoridades de quem está mais preocupado com a vida de vocês”. “A opinião pública, aos poucos, tem que vir para o nosso lado”, completou Bolsonaro. Em outro momento, apontando para a imprensa, que acompanhava o diálogo ao lado, o presidente afirmou que continuará firme no cargo. “Eu não cheguei aqui para perder pra esses urubus aí”.



Benefício de R$ 600 começa a ser pago na próxima semana, diz Ministro da Cidadania

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta sexta-feira (3) que o benefício no valor de R$ 600 reais para trabalhadores informais começam a ser pagos na próxima semana, no máximo até quarta-feira (8). Ele garantiu que entre 65 e 70 milhões de pessoas vão ser beneficiadas, um número maior que o projetado anteriormente pela equipe econômica (54 milhões). Apelidado de "coronavoucher", o auxílio para pessoas sem carteira assinada e renda fixa busca conter os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. A maior parte do pagamento deve ser feita por meio de um aplicativo. "Para quem não tem celular nem conta bancária, ele terá de ir a uma agência da Caixa ou a uma lotérica para receber o benefício", explicou Lorenzoni.

 



Coronavírus: Malhada de Pedras instala barreira sanitária na entrada da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Muitas cidades vêm adotando medidas para diminuir a circulação do coronavírus. Desde o agravamento da pandemia na região sudoeste, o município de Malhada de Pedras instalou uma barreira sanitária na entrada da cidade. A pessoa que chega de carro ou moto ao município é parada para receber informações sobre o Covid-19 e também sobre a importância de manter o isolamento social. Além disso, funcionários da Vigilância Epidemiológica (Vigep) mede a temperatura das pessoas. De acordo com um dos funcionários, a medida serve de proteção. "Aquele que apresentar febre na barreira, automaticamente encaminhamos ele para uma unidade de saúde e, lá ele será avalaido por um médico", relatou o funcionário. Até o fim da tarde de quinta-feira (2), a barreira já havia abordado cerca de 3 mil pessoas. Outros municípios da região também adotaram as medidas como é o caso do município de Guanambi, a 130 km de Brumado. Segundo a Secretaria de Saúde local, o ponto de controle sanitário tem o objetivo de levantar quantos motoristas estão adentrando na cidade de passagem ou se eram moradores. A temperatura corpórea de todos dentro dos veículos é medida, além de receberem orientações sobre quarentena e os cuidados sobre o coronavírus.

 





Caetité: Funcionária da INB sofre acidente a caminho do trabalho e é levada por UTI aérea

Foto: Divulgação

Uma funcionária das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), unidade localizada no município de Caetité, a 100k de Brumado, sofreu um grave acidente na manhã de quinta-feira (2), quando se dirigia para a Unidade de Concentração de Urânio (URA), no distrito de Maniaçu. Segundo o site Radar 030, o acidente aconteceu por volta das 08h da manhã. Segundo informou a empresa, a funcionária que estava conduzindo o automóvel, sofreu esmagamento em uma das mãos, e foi socorrida por um médico da empresa, prestando todo o auxílio necessário. De acordo com a INB, a funcionária foi atendida em um hospital de Guanambi, e por recomendação médica, foi transferida por uma UTI aérea para a cidade de Salvador, onde passou por um especialista para a reconstrução da mão. O carro foi retirado do local com ajuda de um guincho.



Brumado: Cervejaria doa 382 litros de álcool 70% para Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação

O município de Brumado recebeu um importante reforço no combate e na vigilância à pandemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus. Uma empresa distribuidora de cerveja fez na manhã desta sexta-feira (3) a doação de álcool em gel para a Secretaria de Saúde (Sesau). A iniciativa do Grupo Petrópolis rendeu elogio do secretário de saúde, Claudio Feres, que agradeceu. “Só nos cabe agradecer à Itaipava e ao seu gerente local, Alberto Azevedo. Estou, em nome de toda a população de Brumado e da Sesau, agradecendo a colaboração desse grupo empresarial tão importante pela sensibilidade em relação a essa situação pela qual passa o Brasil. A medida será recompensada com o carinho da população. Gesto de grandeza”, enalteceu. Ao todo foram entregues 382 litros de álcool 70% que serve como uma das principais proteções individuais contra o coronavírus. “A gente está feliz de trazer essa solução e dar nossa contribuição ao município, ajudando a resolver essa demanda”, destaca Alberto Azevedo gerente local da Itaipava. 



Secretaria de Saúde registra quinta morte por coronavírus na Bahia

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde da Bahia comunicou na manhã desta sexta-feira (3) a quinta morte por coronavírus no estado. Segundo a nota, a paciente era uma mulher de 41 anos, hipertensa, asmática e obesa. Ela estava internada com os sintomas da doença dede o dia 24 de março em um hospital público de Salvador. Até a última quinta (2), a Sesab divulgou 267 casos confirmados da doença. Destes, 167 se concentram na capital baiana. No total, são cinco óbitos confirmados.



Brumado: Polícia detêm homem que tentou atirar em moradores na zona rural

Foto: Divulgação l Polícia Militar

O isolamento social é um comportamento complexo oriundo do íntimo do indivíduo que o perpetua. Somos por natureza seres sociais que necessitam de constante contato com nossos semelhantes. Embora esse contato seja difícil para algumas pessoas, por inúmeras questões como a timidez, ansiedade, depressão, fobia social e entre outros. Ele é necessário para a nossa saúde. Mas em uma crise que envolve não só a economia, a saúde das pessoas também ficam debilitadas. Para alguns especialistas médicos, o isolamento social pode afetar e muito a mente, o que leva os seres racionais a cometerem a "irracionalidade". Na última segunda-feira, 30 de março, um fato registrado na comunidade Lagoa da Serra, zona rural de Brumado pode ter levado um homem a cometer tamanha falta de raciocínio. Segundo a Polícia Militar, por volta das 10h30 da segunda, moradores da localidade informaram via CICOM, que um individuo estaria de posse de uma cartucheira, atirando em moradores que passavam em frente à sua residência. Diante dos fatos, a PM enviou uma guarnição até o local, onde constatou que havia um homem com uma arma de fogo completamente carregada. De a corco com a Polícia, ele não reagiu a abordagem e ao ser questionado sobre o porque dele está atirando nas pessoas, o mesmo não respondeu. Conforme a PM, mais duas armas do tipo 'cartucheira' foram encontradas na casa dos suspeito. O homem e o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Brumado.