ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Obras de galeria no Bairro Dr. Juracy em fase final

As obras de reparação da galeria de esgoto e pluvial na Rua Manoel Leobino, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, que foi iniciada em de julho de 2017, já está em fase final. Os moradores da região ficaram muito irritados e alguns chegaram até a fazerem protestos mais veementes, já que tiveram que conviver por vários meses com o esgoto a céu aberto, que exalou um odor fétido, provocando mal-estar e muitos transtornos, principalmente a crianças e idosos. Após idas e vindas, a obra já recebeu a laje e agora só depende do calçamento na localidade. Na época, a obra ficou emperrada, devido ao impasse entre a Embasa e a Prefeitura, para o deslocamento de uma adutora e rochas que foram encontradas no local. Após a contratação de uma empresa, as rochas foram detonadas e a Embasa realizou o revestimento da adutora. Uma novidade no local serão os acessos a Praça João Romão, a unidade básica de saúde e a escola da comunidade. De acordo com o município, será removido uma antiga estrutura que havia no local e será alargado a via, dando mais acesso ao local.



Entenda a diferença entre protesto e intimação

(Foto: Divulgação)

Quando o assunto é protesto extrajudicial, muitas pessoas confundem a intimação com o protesto propriamente dito. Assim, para esclarecer, o Instituto de Protesto-MG mostra a diferença desses dois procedimentos e explica como agir em cada circunstância. “Uma intimação é uma espécie de aviso enviado pelo cartório para o devedor, entregue pessoalmente por um funcionário do cartório para comunicá-lo sobre uma dívida ou por meio de carta com Aviso de Recebimento (AR). Quando esse procedimento não é possível, a intimação é publicada em edital público eletrônico. A intimação também funciona como um alerta para que a pessoa pague em até três dias úteis seu débito, visto que, caso contrário, ela será protestada”, diz Carlos Londe, tabelião e representante do Instituto de Protesto – MG. Londe ressalta ainda que a intimação é expedida antes da concretização do protesto e não quando ele é realizado, ou seja, quando alguém recebe a intimação, ela ainda não foi protestada. Logo, há um período para que o devedor possa negociar ou quitar a dívida com o credor, ou mesmo entrar com ação judicial.  “O protesto é efetivado apenas se a pessoa não quitar o débito no prazo e, no Estado de Minas Gerais, os três dias passam a valer a partir do recebimento da intimação”, destaca. Se a dívida for negociada diretamente com o credor, o devedor deve pedir a desistência do protesto. Porém, se a dívida não for paga mesmo após a negociação, o protesto poderá ser novamente solicitado. Depois da efetivação do protesto, para regularizar a situação, basta que o devedor efetue o pagamento junto ao credor, que lhe entregará o próprio título, o instrumento de protesto ou uma carta de anuência, documentos que permitem o cancelamento do protesto junto ao cartório. Caso o devedor não tenha mais os dados do credor, o mesmo tabelionato que efetuou o protesto pode fornecer uma certidão positiva, com os dados do credor. A partir disso, o Tabelionato enviará uma certidão de cancelamento aos órgãos de proteção ao crédito que, ao receberem a certidão, providenciarão a baixa do registro nos seus bancos de dados.



Rio de Contas é mais um município que não paga o piso salarial dos professores; vereadores debateram o assunto

Foto: 88 FM

Professores lotaram as dependências da câmara de vereadores de Rio de Contas na noite da última segunda-feira (09) para cobrar dos Edis, que seja cumprido por parte do Chefe do Executivo a Lei do piso salarial. O presidente da APLB, Professor Gerlando fez uso da tribuna livre e expôs a real situação dos professores que segundo ele, vem sendo lesados por várias administrações que passaram pelo município. Ainda segundo o sindicalista, Rio de Contas é o único Município da delegacia de abrangência da APLB que não paga o piso. Na sessão também foi apresentado dados sobre a verba de R$ 228 mil do FUNDEB, tendo em vista que segundo os vereadores da oposição, a “verba pode não ter sido aplicada na Educação e se faz necessário que aconteça uma fiscalização mais profunda para dirimir qualquer dúvida quanto à observação na transferência de recursos, uma suplementação”, fato que tem causado muita preocupação ao Legislativo. Um levantamento feito pelo Ministério da Educação mostra que a maior parte dos municípios brasileiros não paga o piso salarial aos professores da rede municipal. Entre os municípios de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, que enviaram os dados, 2.533 declararam que pagam um salário aos professores de pelo menos o valor do piso nacional. Isso representa 45% do total de 5.570 municípios brasileiros. De acordo com o MEC, os dados foram entregues pelos gestores municipais por vontade própria, e são baseados na declaração de cada governo municipal. A reportagem tentou ouvir os vereadores de situação, porém, sem sucesso.

 



Candiba: Trio é detido após fazer selfie com gestos obscenos em cima de viatura e postar em rede social

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Três jovens com idades entre 19 e 20 anos foram detidos no município de Candiba, após subirem em uma viatura da Polícia Militar e tirarem fotos fazendo gestos obscenos. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu no domingo (8), após uma micareta na cidade. Além de fazer as selfies, o trio publicou as fotos nas redes sociais. A polícia não revelou a identidade dos três. Eles foram conduzidos para a delegacia na madrugada de segunda-feira (9). Lá, eles prestaram depoimentos, apagaram as publicações e foram liberados. Segundo a polícia, os jovens não ficaram detidos porque trata-se de um crime de menor potencial ofensivo à sociedade.



Últimos ajustes na UPA do bairro São Felix segue cronograma; Seinfra começa instalação da rede de esgoto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os serviços de saúde para a população de Brumado ganhará mais um importante equipamento -- ao que tudo indica em breve. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Felix está em fase final e terá capacidade para atender cerca de 100 mil habitantes. O local deve ser entregue aos brumadenses em até 90 dias. Esta semana a Prefeitura Municipal de Brumado por meio da Secretaria de Infraestrutura começou a instalação da rede de esgoto do prédio. Com a UPA do São Felix, a saúde de Brumado se estenderá para outros patamares. Conforme o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), André Cardoso, nesta fase final, os serviços estão concentrados no esgotamento e instalação de equipamentos. “A obra foi concluída, mas faltava ainda o esgotamento, também estamos em fase de instalação dos equipamentos, e em breve estaremos com esta unidade em pleno funcionamento”, explica.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com André Cardoso, a previsão é de que a UPA esteja funcionando em alguns dias. A unidade de média complexidade será especializada em ortopedia, atendendo casos de torções, luxações e fraturas que não necessitem de cirurgias, além de atendimentos clínicos em geral. A expectativa é de que a UPA atenda a população, dos bairros: São Felix, Malhada Branca, Jardim de Alah, Urbis I II e III, Irmã Dulce, Cidade das Esmeraldas, Apertado do Morro, entre outros. O governo do estado destaca que o crescimento da rede de média complexidade, ou seja, do número de UPAs, desafoga os serviços de urgência e emergência, como o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.



Tragédia: Avião militar cai na Argélia e deixa mais de 200 mortos

Foto: Reprodução l Twitter

Mais de 200 pessoas morreram depois que um avião militar caiu nesta quarta-feira (11), perto da base aérea de Boufarik, na cidade de Blida, na Argélia, segundo a imprensa local. A causa da queda da aeronave ainda é desconhecida. O número de vítimas ainda é impreciso. Inicialmente, a emissora privada de TV Ennahar diz que 247 pessoas morreram, citando a Defesa Civil. Já a TV estatal afirma que foram 257 mortos. A aeronave, de fabricação soviética Il-76, tinha acabado de decolar da base aérea de Boufarik e seguia para Bechar, no sudoeste do país que fica no norte da África, de acordo com a agência estatal Algerie Presse, citada pela AP. Um funcionário do partido que governa a Argélia, a FLN, afirmou à Ennahar que entre as vítimas estavam 26 integrantes do movimento de independência Polisário do Saara Ocidental. Boufarik fica no norte da Argélia, perto do Mar Mediterrâneo e a cerca de 30 km da capital, Argel.



Rio do Antônio: Paralisação de servidores da área de educação expõe possível caos administrativo da atual gestão

A situação administrativa no município de Rio do Antônio só vem piorando e já beira o caos (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Educação cada vez mais é elencada como a prioridade das prioridades, mas, existem ainda locais em que persistem andar na contramão desta tendência. Na região sudoeste, enquanto vários municípios a exemplo de Brumado e Licínio de Almeida vem obtendo avanços significativos no setor, outros, como o de Rio do Antônio, parecem fora de sintonia. Isso ficou ainda mais evidente nesta terça-feira (10) com a paralisação dos servidores de apoio à Educação, os quais, por meio da delegacia local do sindicato da categoria (Sinserv), oficializaram o movimento paredista. Segundo eles o descaso da atual gestão chegou ao limite do intolerável, que foi corroborado pelo atraso de salários, que culminou na decisão, já que desde outubro de 2017 vinha se buscando uma solução para o impasse. Os servidores alegam que já estão tendo dificuldades para se alimentarem e pagarem as suas contas e que a forma como a administração vem tratando o problema viria a confirmar um caos administrativo que vem se estabelecendo. Buscamos contato com a Secretária Municipal de Educação para buscar explicações sobre os atrasos e as medidas que iriam ser efetivadas para não prejudicar o bom andamento das aulas, mas não obtivemos êxito. Caso nada seja feito com urgência, os alunos da rede pública municipal deverão ficar sem aula, já que os apoiadores são fundamentais neste processo.



BB/Belo Campo é condenado a pagar R$ 100 mil por assédio moral

(Foto: Ascom Bancários)

A prática constante de assédio moral na agência de Belo Campo levou à condenação do Banco do Brasil pela 2ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista. Depois de denúncia feita pelo SEEB/VCR, o Ministério Público do Trabalho ingressou com uma Ação Civil Pública com objetivo de conter os constantes constrangimentos, humilhações e pressões psicológicas feitos pela gerência geral aos bancários da unidade, inclusive sendo desqualificados e ridicularizados publicamente e obrigados a realizar vendas casadas de produtos aos clientes. Além de garantir que sejam cumpridas medidas efetivas e necessárias para coibir qualquer prática de assédio moral, realizar periodicamente palestras de conscientização dos trabalhadores para a manutenção de ambiente de trabalho moralmente sadio, sob pena de multa diária no valor de R$5 mil pelo descumprimento de cada obrigação estipulada na sentença, o banco foi condenado, ainda, ao pagamento de indenização por dano moral coletivo, no valor de R$ 100 mil, que será revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou em favor de algum programa social. O BB ainda pode recorrer judicialmente, entretanto é indispensável que todos os trabalhadores sujeitos a práticas de assédio por parte dos seus gestores procurem o Sindicato e peçam ajuda. “A união dos colegas pra fomentar a denúncia de assédio moral foi de extrema importância. O Sindicato acompanha, fiscaliza, denuncia e busca escalrecer os riscos do assédio moral por meio de palestras e conversas com a categoria. No caso que envolveu a agência do BB/Belo Campo, o Ministério Público averiguou as condições e puniu a instituição devidamente”, ressalta a diretora de Assuntos Jurídicos, Sarah Sodré. 



Brumado: Consumidores que se sentem desrespeitados pelos Bancos Governamentais reclamam de deficiência no apoio jurídico

O Juizado Especial não é o local certo para a solução desse problema (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após a veiculação pelo 97NEWS de várias matérias relatando o desrespeito promovido pelas agências bancárias em Brumado, principalmente as governamentais, clientes disseram que foram procurar os seus direitos no órgão de proteção ao consumidor, que no caso de Brumado, seria o Juizado Especial Cível, o popular “Pequenas Causas”, mas, acabou existindo uma reversão de expectativa, já que os clientes estão sendo orientados a procurarem um advogado particular ou o Ministério Público. Segundo um funcionário do juizado, por se tratar de um órgão que pertence ao estado ou a federação, eles ficam impedidos de entrar com uma ação, então, devido a esse impedimento, só resta a orientação a se procurar outros meios. Uma aposentada, que pediu reserva de identidade, garante ter sido muito prejudicada, relatou à nossa equipe que "fiz um empréstimo há alguns anos, que acabou se transformando num problema com a Caixa Econômica Federal, tentei resolver pelas vias do diálogo, mas fui muito mal atendida” e continuou narrando que “quando vi a matéria resolvi procurar meus direitos no Juizado de Pequenas Causas, inclusive sendo essa uma orientação do Sindicato dos Bancários, mas chegando lá, fui orientada a procurar um advogado ou ir ao Ministério público, porque no juizado eles não poderiam entrar com uma ação em desfavor aos bancos, o que me deixou muito decepcionada”. Vários outros casos parecidos vêm chegando à nossa redação, o que mostra a fragilidade do cidadão comum em fazer valer os seus direitos. Então, essa dificuldade em solucionar a questão do desrespeito das agências bancárias à população de Brumado, só tende a beneficiar as referidas instituições, que, caso não haja um protesto mais contundente, irão continuar esse tratamento reprovável.



‘Não podemos mais conviver com esse abandono. Chega de promessas!’, desabafam moradores do Apertado do Morro

O protesto dos moradores foi exposto em uma espécie de placa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado um dos bairros com um dos maiores déficits estruturais da cidade de Brumado, o Apertado do Morro vem convivendo, segundo os moradores, com um forte descaso por parte do poder público. A nossa equipe esteve no local e falou com a representante dos moradores, a dona-de-casa Edna Santos Oliveira (44) não escondeu a sua indignação ao declarar que “eles prometeram melhorias, mas ficaram só na promessa, só em palavras bonitas, mas as palavras não resolvem a terrível situação que estamos vivendo”. Questionado sobre os principais problemas do bairro, ele destacou que “a coleta de lixo aqui é um dia sim, um dia não. Não há garis, ou seja, as ruas estão muito sujas cheias de mato e terra. Precisamos que serviços básicos como a capina e a limpeza das ruas sejam feitos, pois nem isso está acontecendo” e emendou dizendo que “outro grave problema que estamos convivendo é o grande número de cães vadios, muitos dos quais estão visivelmente doentes, o que torna a situação muito preocupante, pois as crianças brincam nas ruas e podem ser contaminadas”. Ela ainda abordou que “a condição da via que faz a ligação do centro ao nosso bairro está ainda muito ruim, sem se falar que a iluminação é muito deficiente, criando um clima de insegurança que atormenta todos nós”. E finalizou relatando que “recentemente o vice-prefeito Édio Pereira veio aqui fez uma reunião com a gente dizendo que iria ajudar a montar uma associação para que a nossa representação fosse mais forte, só que até agora ele não voltou. Ele fez um discurso muito bonito, mas nós queremos a prática e não a teoria”.

A escuridão é outro grande temor dos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Operação carro-pipa volta a atender zona rural de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No ínício do mês de abril a cidade de Brumado recebeu o retorno da operação carro-pipa no interior do município. O Exército e a Prefeitura retomaram as ações de distribuição de água após a Embasa constatar que não havia mais turbidês na água oferecida pela empresa. No total, cerca de 20 mil moradores da zona rural são beneficiados com a distribuição de água por meio de 16 carros-pipas, a fim de amenizar os efeitos da estiagem na região. Com o objetivo de garantir a continuidade das ações, o Exército Brasileiro garantiu o retorno para mais de 200 comunidades do município. Além de Brumado, Dom Basílio, Malhada de Pedras e Lagoa Real tiveram a situação de emergência reconhecida este ano.



Saúde: Por que é importante se proteger contra a gripe todos os anos?

(Foto: Divulgação)

A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum, podendo levar a complicações médicas sérias.3,4,13 A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada. A gripe é causada, principalmente, por quatro cepas do vírus influenza: 2 cepas A (H1N1 e H3N2)  e 2 linhagens B (Yamagata e Victoria). E, como esses vírus estão em constante mudança de um ano para outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente e por isso é importante se vacinar contra a gripe todos os anos. Anualmente, a composição das vacinas de gripe é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).2 Para 2018, a OMS anunciou que houve modificação na cepa A H3N2. Atualmente, os Estados Unidos e a Europa passam por um dos mais intensos surtos de gripe com altas taxas de casos confirmados e hospitalizações. De outubro de 2017 a 3 de março de 2018, os EUA tiveram 24.664 hospitalizações confirmadas por Gripe (Influenza). Já na Europa, desde outubro de 2017, foram confirmados 20.312 casos de gripe e 11.434 hospitalizações. No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, o número total de casos confirmados de influenza até o final de outubro de 2017 foi de 2.412, sendo pacientes com uma mediana de idade de 45 anos  – faixa etária que não é contemplada pela vacina oferecida no Programa Nacional de Imunizações (PNI).9,11 Dentre os casos de influenza, tivemos predomínio para o vírus influenza A (H3N2) com 64,5% e influenza B com 25,4%, sendo assim responsáveis por quase 90% dos casos. O estado com maior número de óbitos por influenza foi São Paulo, com 35,8% dos registros.“Aqui, no Brasil, o vírus da gripe circula o ano todo, não apenas no inverno e é muito importante a conscientização da população sobre a importância da imunização todos os anos. Uma pesquisa recente da GSK revelou que mais de 60% dos adultos brasileiros não estão com a vacinação em dia. E isso se comprova pelos casos confirmados em pessoas acima de 45 anos.8 Mesmo essa faixa etária não sendo contemplada no Programa Nacional de Imunizações, é importante que procurem se vacinar. As pessoas devem checar se fazem parte dos grupos de risco que podem se vacinar nos postos de saúde. Caso contrário, devem procurar as vacinas na rede privada”, afirma a Dra. Bárbara Furtado, gerente médica de vacinas da GSK.

Vacinas trivalente e tetravalente

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a imunização é a forma de prevenção mais efetiva contra a gripe e, para isso, existem dois tipos de vacinas contra a gripe: a trivalente e a tetravalente.2

A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza2. Para 2018, a OMS definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B (Yamagata).Ela é oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) nos postos de saúde para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, indígenas, pessoas acima de 60 anos e professores das escolas públicas e privadas.

A vacina tetravalente está disponível na rede privada e possui proteção contra quatro diferentes cepas do vírus influenza: 2 cepas A (H1N1 e H3N2) e 2 linhagens B (Yamagata e Victoria), o que significa 1 linhagem B a mais que as vacinas trivalentes.1,2 Sabe-se que as linhagens B foram responsáveis por quase 30% dos casos de gripe no ano de 2017.

Todos os anos a OMS recomenda as três cepas de influenza para as vacinas trivalentes e recomenda a linhagem B adicional que deve ser incluída nas vacinas tetravalentes2. Porém, é possível ocorrer um “mismatch” ou incompatibilidade de B, quando a cepa presente nas vacinas trivalentes, é significativamente diferente da linhagem que circula no ambiente.

A partir da campanha de 2018, a vacina influenza tetravalente da GSK, a Fluarix Tetra, estará disponível na rede privada para indivíduos a partir de 6 meses de idade.

A Anvisa aprovou, em 26 de fevereiro deste ano, a ampliação de uso desta vacina para indivíduos a partir de 6 meses de idade, tendo a mesma apresentação para crianças e adultos. 12

“A vacina tetravalente oferece uma proteção mais ampla. É como ter mais de um airbag no carro. A população pode ter uma maior proteção contra os vírus da gripe que estão em circulação”, comenta Dra. Bárbara Furtado.

Diferenças entre gripe e resfriado

A gripe e o resfriado são doenças respiratórias, mas são causados ??por diferentes vírus. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado comum, e os sintomas são mais intensos. As pessoas com resfriado são mais propensas a apresentar sintomas como nariz escorrendo ou entupido. Os resfriados geralmente não levam a complicações de saúde, como pneumonia, infecções bacterianas ou hospitalizações. A gripe pode ter complicações associadas muito graves. Os sintomas da gripe podem incluir febre alta ou sensação de febre/calafrios, tosse, dor de garganta, nariz entupido, dores musculares ou corporais, dores de cabeça, fadiga (cansaço), sendo uma doença potencialmente fatal.

Febre Amarela e Gripe

Devido ao surto de Febre Amarela no país, é importante esclarecer para a população a possibilidade de imunização concomitante, ou em datas próximas, com as vacinas de Gripe (inativada) e Febre Amarela (atenuada):

1. Atualmente não existem estudos que avaliaram especificamente a possível interferência na resposta imune entre as vacinas de Febre Amarela e Gripe (Influenza).

2. Não existem evidências de que a administração concomitante da vacina de Febre Amarela com vacinas inativadas produza interferências nas respostas imunes e na segurança das vacinas, sendo elas aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo e/ou ordem entre as administrações. 

3. Estudos clínicos limitados demonstraram que a resposta imunológica gerada pela vacina de Febre Amarela não é inibida pela administração de outras vacinas simultaneamente ou com intervalos de 1 dia a 1 mês.

Sendo assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades de saúde não exigem um período mínimo de intervalo entre as doses e não contraindicam a administração de vacinas inativadas simultaneamente ou em qualquer momento antes ou após a vacinação contra Febre Amarela. 14-20

CONTINUE LENDO


PTC de Brumado se fortalece e já confirma nome de Castilho para a disputa a deputado estadual

O ex-vereador Castilho Viana vai para a disputa eleitoral pelo PTC (Fotocomposição: 97NEWS)

Com o fim do prazo para as transferências partidárias dos pré-candidatos que irão buscar a aprovação nas urnas em 2018, a corrida pré-eleitoral já se intensifica e alguns nomes já começam a surgir como novidades na disputa. Em Brumado, pelo menos até o momento, ao que tudo indica, teremos o maior número da história de candidatos locais para a disputa à uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Entre os nomes, muitos deles de jovens, um foi confirmado pelo 97NEWS na manhã desta quarta-feira (11), que foi o do ex-vereador Castilho Viana, que, a partir de agora, já está compondo os quadros do PTC, partido que é comandado pelo experiente Renato Mendonça. Mesmo sem ter reconduzido o seu mandato parlamentar, Castilho foi considerado um dos melhores vereadores da gestão 2012/2016. Combativo e mostrando um contexto político dinâmico e atualizado, ele, agora, vai em busca de um salto maior na vida pública, desta feita num partido que é considerado leve e comprometido com os ideais democráticos.

A filiação ao PTC confirmada (Foto: Reprodução)


Grupo de capoeira brumadense se destaca durante evento cultural em Salvador

Foto: Divulgação

O Grupo de Capoeira Topázio, de Brumado, participou do grande evento cultural que aconteceu na cidade de Salvador no último domingo, 8 de abril. Os capoeiristas que participaram da competição, deram um show. O Grupo de Capoeira Topázio é coordenado pelos Mestres, Maxuel Barreto e Boca, que disseram estar bastante satisfeitos com os resultados obtidos no evento. “É muito gratificante ver seu trabalho reconhecido. O trabalho irá continuar ainda mais forte para que consigamos incluir cada vez mais atletas do nosso grupo em eventos como esse", disse o Mestre Boca. Já Maxuel Barreto completou. “Mesmo com muita dificuldade e contando apenas com o apoio da Comunidade do Bairro São José, o grupo vem se destacando, representando o município e levando a cultura de Brumado para o mundo”, disse Barreto. Em novembro, o Grupo Topázio estará inaugurando uma academia popular no Bairro São José, onde serão desenvolvidas atividades culturais e esportivas.



Golpistas não passarão, diz Zé Raimundo

(Foto: Assessoria Parlamentar)

Os defensores do golpe que destituiu a presidente Dilma Roussef, inconformados com a derrota eleitoral anterior, vão amargar nova derrota nas próximas eleições de outubro. Esta é a expectativa do deputado Zé Raimundo (PT) declarada ao protestar, hoje (10) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, contra a prisão de Lula, que considera inconstitucional, injusta e uma continuação do processo golpista para tentar impedir nova eleição do ex-presidente da República.  Em seu registro na sessão plenária, Zé Raimundo alertou os aliados de Temer: “O povo não é bobo. Está de olho em todo o processo golpista em nosso país e vai saber dar o troco nas eleições de outubro, quando tenho certeza que dará a resposta, delegando às forças progressistas o comando do país e derrotando os golpistas que promovem hoje a verdadeira contra-revolução democrática”, afirmou. O deputado citou juristas, sociólogos e outros teóricos que em suas análises e artigos constatam a falência do estado brasileiro e defendem uma reforma política. “Por isso, tenho dito que somente uma grande reforma, através de uma nova Constituinte para repensar toda a estrutura do estado, pode nos tirar da grave crise política que vivemos em nosso país”, concluiu.



Bahia recebe edição especial do maior evento Hacker da América Latina

(Foto: Divulgação)

O Roadsec, maior evento de hacking, segurança e tecnologia da América Latina vai desembarcar em Salvador no sábado, dia 14 de abril, para fazer da cidade um dos pontos das comemorações de 5 anos do fomento da comunidade e cultura hacker no país promovida pelo festival. Com uma programação especial e ampliada com um dia inteiro de atividades, o evento vai promover a troca de conhecimento entre os hackers e profissionais de segurança da informação mais qualificados da Bahia e os especialistas de maior renome nacional e internacional, em palestras interativas para o público de todos os níveis. Simultaneamente, o público - que é formado por pessoas de todas as idades e gêneros, leigos ou não - poderá interagir com equipamentos de tecnologia de ponta, como óculos de realidade virtual, pilotagem de drones por smartphone, montagem de circuitos de robótica, caneta 3D e muito mais.  Os baianos, além de poderem aproveitar o conteúdo rico e as atividades interativas, poderão acompanhar ao vivo a etapa regional do Hackaflag, o Campeonato Brasileiro de Hacking, que revelará o hacker que representará a Bahia na final nacional em novembro, em São Paulo.  O evento também é o principal espaço onde os talentos locais podem se revelar para o mercado e profissionais já consolidados podem investir no networking. "O Roadsec por anos foi a única e mais importante ferramenta para fomentar a cultura hacker pelo Brasil e descobrir novos talentos para a Segurança da Informação. Neste ano vivemos um momento de consolidação e a Bahia é um polo fundamental para esse setor.", destaca Anderson Ramos, criador do Roadsec. São esperados mais de 500 participantes entre hackers, estudantes, profissionais e empresas de segurança da informação e T.I. O Roadsec acontece no Fiesta Bahia Hotel, das 9h30 às 18h.



Bolsonaro é o presidenciável com mais intenções de voto no Twitter

(Foto: Reprodução)

A Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, realizou um monitoramento no Twitter para identificar a manifestação dos usuários sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis nas eleições de 2018. Lula e Bolsonaro foram os candidatos com mais comentários que indicavam a possibilidade de voto ou não voto. No total foram capturadas 7.727 interações com o tema. O candidato do PSC, Jair Bolsonaro, foi o mais mencionado entre os 20 nomes listados. Dos 3.237 tweets que continham a hashtag com o seu nome, 60,4% indicou uma intenção positiva de voto e 39,6% indicaram que não votariam nele. Dessas interações, 38,34% expressavam um sentimento positivo quando falavam do candidato, contra 24,07% que postaram frases com um tom mais negativo e 37,58% neutro. Já o Lula (PT) ficou em segundo lugar na quantidade de menções, com um resultado bem equilibrado com relação a intenção de voto. Dos 1.347 tweets com o seu nome, 48,50% indicaram que votariam nele contra 51,50% que não votariam. No entanto, a maioria dos comentários eram neutros (42,66%), contra 24,18% de comentários positivos e 33,15% negativos. A quantidade que expressou que votaria nulo também foi bastante relevante, ficando em terceiro lugar na lista, com 740 menções. Com 430 menções, a pré-candidata a presidente pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, teve uma alta intenção de voto, com 88,4% de tweets favoráveis a ela. Outros candidatos monitorados, que tiveram menos menções porém com a maioria indicando o voto, foram Marina Silva (Rede), João Amoêdo (Partido Novo), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL). Mesmo já afirmando que não irá se candidatar à presidência e, sim, à governadoria do Estado de São Paulo, o prefeito João Dória (PSDB) teve um dos maiores índices de rejeição. Dos 533 comentários sobre ele, 65,80% afirmaram não ter intenção de votar no tucano.

O monitoramento

Realizado durante o mês de março, o monitoramento detectou tweets que continham hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como “Meu voto é”, “Vou votar em” ou “Jamais votaria”, “Não terá o meu voto”, dentre outras. O processo também identificou algumas expressões de sentimento positivas ou negativas relacionadas a cada post, que expressavam o sentimento do usuário com relação à sua declaração. Os termos usados em comentários positivos encontrados foram votar, melhor, jair, acabar e bandidagem. Já os termos negativos foram candidato, contra, nenhum, claro e gosto. O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.

 



Polícia Federal investiga empresa de ex-governador Newton Cardoso

Newton Cardoso ao lado do seu filho Newton Cardoso Júnior (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na empresa Rio Rancho Agropecuária, do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso e de seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB). Os mandados, expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foram cumpridos na sede da empresa, em Belo Horizonte, e em Grão Mogol, no Norte do estado. O processo, que investiga crimes financeiros, corre em segredo de Justiça. Embora a busca seja na Rio Rancho, a investigação se estende à Florestal Vale Jequitinhonha, do mesmo grupo. A reportagem entrou em contato com a família de políticos, cuja assessoria de imprensa enviou nota assinada pela empresa Rio Rancho Agropecuária S/A. A empresa afirma que está à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento. “Atuando no mercado brasileiro por mais de 30 anos, a licitude e transparência nas atividades sempre foram os princípios que nortearam e sempre nortearão nossos negócios”, afirma. Newton Cardoso é dono de um dos maiores patrimônios do Brasil. Em 2009, ele chegou a admitir que seu patrimônio superava os R$ 2,5 bilhões. Entre os bens listados por ele, estavam 145 fazendas, mais de 200 carros, uma praia na Bahia, um ilha em Angra dos Reis, a fábrica de sucos Goody, dois aviões e um helicóptero, um apartamento em Nova York. O patrimônio incluía ainda seis quartos de um hotel em Paris, um shopping e dois edifícios em Brumado, na Bahia, cidade onde nasceu, quatro apartamentos em hotel de Belo Horizonte, uma empresa de reflorestamento e aplicações no Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco Mercantil, sendo que em apenas uma delas teria mais de R$ 200 milhões. Ele também tem seu nome envolvido com diversas irregularidades, entre elas o uso irregular de helicóptero do governo no período em que foi vice-governador.



Governo da Bahia concede progressão nas carreiras de 945 agentes penitenciários

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Administração (Saeb) publicou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), a progressão nas carreiras de 945 agentes penitenciários, pertencentes aos quadros da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).  Os servidores tiveram uma variação na remuneração entre 4,51% e 10,58%, a depender do nível para que progrediram. A progressão dos agentes penitenciários vai gerar um impacto econômico de R$ 5,7 milhões para os cofres do Governo do Estado, este ano.  O avanço nas carreiras vai beneficiar agentes lotados em 21 unidades prisionais do estado. Agentes penitenciários pertencentes a todos níveis se habilitaram para receber a progressão nas carreiras, sendo que os enquadrados no nível 5, classe 3, foram os que receberam o maior percentual de reajuste (10,58%).  Para ter direito às progressões, os servidores tiveram que atender os requisitos contidos no Decreto 13.192/2011, que regulamenta a gratificação dos serviços penitenciários no Estado. O Artigo 3º estabelece as exigências para a progressão de nível.  Os agentes penitenciários necessitam atuar no cargo ou desempenhar atividade inerente à função em uma unidade prisional do Estado, além de cumprir período de 36 meses em cada nível.  Para avançar na carreira, ainda conforme o Decreto, os agentes necessitam fazer propostas de ações que visem à melhoria dos seus processos de trabalho e apresentar proposições que tenham o objetivo de aprimorar a segurança nas unidades do sistema prisional. Os agentes precisam, também, apresentar medidas que fomentem à ressocialização e a reabilitação dos custodiados.  Os agentes que tiveram direito a progressão apresentaram as propostas previstas no Decreto e algumas das proposições já começaram a ser implantadas nas unidades.  Apenas os agentes que não cumpriram os requisitos estabelecidos pelo Decreto não foram beneficiados com a progressão, como, por exemplo, aqueles que encontram-se no período do estágio probatório, que estão à disposição de outro órgão, ou  os que foram demitida durante o período analisado.



Brumado: Proprietários de postos de gasolina reclamam do alto valor da TFF; ‘que gana é essa em arrecadar’, dispara um deles

O lucro da venda de combustíveis está cada vez menor, afirmam (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O Brasil possui uma carga tributária que é conhecida como uma das maiores do mundo, sendo que, muito pouco tem sido feito para mudar esse quadro que sobrecarrega o cidadão. Em Brumado, como em todos os municípios do país, existem as tributações locais, muitas das quais tem valores muito altos. Esse seria o caso da TFF - Taxa de Fiscalização de Funcionamento, que segundo os proprietários de postos de gasolina da cidade está 3 vezes maior que na maioria dos municípios da região. Ouvido pela nossa reportagem, o proprietário do Posto Juá, Sérgio Mauro de Oliveira, declarou que “o mercado de combustíveis está totalmente desorganizado. O caminhão nunca vem com o mesmo preço, toda vez dá diferença, o que nos causa uma forte insegurança”. Ele ainda explicou que “o lucro da venda de combustíveis está cada vez menor, hoje gira em torno de 8% e aí vem o município com essa TFF de R$ 4, 4 mil, sendo que em Guanambi é R$ 1,7 mil e em Caetité 1,5 mil”. E subindo o tom disparou que “tem que se rever essa taxa exorbitante. Nem sequer um estudo técnico foi feito para se cobrar uma tributação gigantesca como essa. Será que isso é necessidade em arrecadar, pois parece uma gana incontrolável nesse sentido, que já passou dos limites”.