ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

Presidente da OAB/Brumado cobra da administração municipal medidas técnica e científica contra o coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante a reunião do comitê gestor da crise da Covid-19 em Brumado, o presidente da 21ª Subssesssão da OAB/Brumado, Kléber Lima Dias, falou a imprensa brumadense no qual ele cobrou da administração municipal mais transparência e esclarecimentos sobre as bases científicas que fundamentam as medidas sanitárias adotadas contra o avanço do coronavírus. Ainda de acordo com o presidente da OAB, falta apresentação de um relatório técnico com as medidas que devem ser adotadas na cidade ou de justificativas mais plausíveis com relação a não adoção de algumas providências. "Muitos defendem o isolamento como única medida para frear efetivamente o crescimento do número de infectados. Já outros são contra e justificam como base maior que trará efeitos nefastos às pessoas que precisam do dia a dia no trabalho para levar o pão para dentro de casa. Eu tenho minhas convicções, boa parte da população também, mas creio que não é suficiente", disse. Conforme Kléber, é de fundamental importância a criação de um grupo de trabalho voltados para análises técnicas de todas as medidas de enfrentamento. "Um grupo composto de profissionais das mais diversas áreas da saúde. É óbvio que para dar certo essa comissão precisa de autonomia. Ela funcionaria de forma construtiva à gestão e daria maior transparência às ações do governo municipal. Só unindo forças iremos vencer esse mal. Temos que usar tudo que estiver a nosso alcance para combater a disseminação desse vírus", pontuou.



Rui Costa anuncia abertura de 10 leitos para Covid-19 no Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa anunciou por meio das redes sociais, na tarde desta quarta-feira (17), além da abertura de 200 novos leitos clínicos na Fonte Nova, em Salvador, para atender pacientes com diagnóstico da Covid-19. Ele confirmou a abertura de mais 10 leitos no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Na publicação, o governador ressaltou ainda a abertura de 200 leitos no Hospital Metropolitano de Salvador. Rui também destacou os 10 leitos no município de Caetité, que já estão funcionando na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Ainda na Capital, o governador disse que vai abrir mais 60 leitos no Sul e Oeste do Estado, chegando à um total de quase 500 leitos na Bahia. "O que precisamos lembrar é que abrir leitos de UTI não combate a pandemia. Ajuda a conter os danos. Os trabalhadores da saúde estão no limite, incansáveis na missão de salvar vidas", publicou Rui. As obras no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto estão a todo vapor, e a previsão é que, até o próximo sábado (20), sejam concluídas.

 



Cavalos invadem cemitério durante enterro em Brumado

Foto: Luan Lobo l 97NEWS

Durante um enterro em Brumado, além das pessoas que acompanhavam o cortejo fúnebre, cavalos foram vistos em cima dos túmulos e nos corredores do cemitério. A reação das pessoas que estavam no local foi de constrangimento e medo. O caso foi na manhã desta quarta-feira (17), por volta das 10h, durante o enterro de uma mulher de 42 anos no Cemitério Jardim Santa Inês, localziado às Margens da BA-148. O administrador do local disse que providências estão sendo tomadas para impedir que animais entrem no local. Os familiares e amigos, da falecida Eva da Silva Santana, participaram normalmente do velório no mesmo local, mas quando o cortejo saiu para o enterro, cerca de cinco cavalos estavam pastando entre os túmulos. 

Foto: Luan Lobo l 97NEWS

Luan Lobo, sobrinho de Eva fez imagens da situação. Segundo ele, os familiares ficaram constrangidos. "Nem no cemitério tem paz agora. Num momento tão triste que as pessoas querem prestar suas últimas homenagens, aparece um monte de cavalos e deixa todo mundo constrangido", disse ao 97NEWS. O jovem estava no enterro junto com a esposa. Ele contou que alguns dos cavalos estavam em cima dos túmulos e muitas pessoas encararam a situação como uma falta de respeito. "Algumas pessoas acharam graça, mas não tem graça nenhuma. É ruim. Ninguém deixou o cemitério por conta disso, mas teve gente que ficou preocupado", completa. Segundo Luan, cerca de 10 pessoas participavam do enterro e todos ficaram incomodados com a situação. "Foi muito estranho. Eu já tinha ouvido falar que apareciam cachorros, mas nunca tinha visto cavalos aqui”, comenta.

 



Covid-19: 'Quem quiser toma', diz Rui Costa após ser questionado sobre obrigatoriedade da vacina

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa, falou na manhã desta quarta-feira (17), sobre a vacinação contra a Covid-19 quando perguntado por uma telespectadora sobre a obrigatoriedade da imunização. De forma irônica, ele disse que "quem quiser toma, quem não quiser não toma" e falou que eventualmente a pessoa que preferir não tomar a vacina deve "solicitar um parente que faça algum plano para que seja atendida ou seja sepultada". “Sônia [nome da telespectadora], a vacina não é obrigatória, a vacina é voluntária, quem quiser toma, quem não quiser não toma. O que pode acontecer é eventualmente você solicitar um parente que faça algum plano para que você seja atendida ou seja sepultada", disse o governador. Rui Costa também afirmou que a pessoa que preferir não tomar a vacina pode escolher o local onde será enterrada, já que as complicações da Covid-19 podem levar o indivíduo a morte. "Se você quer ser sepultada no chão ou naquelas gavetas, você pode ir escolhendo desde já aonde eventualmente você quer ser sepultada, se você não tomar vacina, porque muitos vão morrer". "Aqueles que não tomarem vacina estão assumindo o risco eventualmente da morte, então quem não tem medo de morrer já pode ir escolhendo se quer ser enterrado no chão, na gaveta, qual cemitério, já pode combinar com um parente, pode ir combinando para onde deve ser encaminhado, caso venha a óbito”, continuou. O governador também anunciou uma linha de créditos para microempreendedores e o adiamento do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

 



Núcleo de Saúde de Brumado recebe mais doses da vacina contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Com a entrega de novas doses da vacina contra a Covid-19 à Bahia, o estado já começou a distribuição para os municípios do interior. As doses destinadas à capital já ficam na cidade. Já as do interior, dois helicópteros e cinco aviões do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar (PM) e da Casa Militar do Governador (CMG) foram abastecidos com 200 mil doses do imunizante para fazer o repasse. Em Brumado, as doses chegaram na manhã desta quarta (17). Uma guarnição do Pelotão de Emprego tático Operacional (Peto) esteve no Aeroporto Sócrates Mariani Bitencurlt para fazer a escolta até o Núcleo de Saúde, que fica localizado no centro de Brumado. De lá, as doses são divididas para outros municípios da região como Aracatu, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras e outros. Na Bahia, ao todo, 283 municípios estão aptos a receber a nova remessa das vacinas, uma vez que a pactuação feita em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), instância que reúne representantes das secretarias municipais de Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado, indica que apenas os municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente continua valendo.



Familiares de pacientes denunciam problemas em clínica de hemodiálise, em Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

Familiares de pacientes que fazem tratamento por hemodiálise no Instituto de Nefrologia da Bahia (INEB), em Brumado, procuraram o 97NEWS para denunciar a falta de capilares durante o procedimento. Uma mulher, que preferiu não se identificar, disse que o capilar (tubo por onde circula o sangue) da clínica havia acabado na última segunda-feira (15). "Os pacientes retornaram às suas cidades sem fazer HD [terapia renal substitutiva] por falta de Capilar. Eles são instalados sem médico. Além disso, a clinica é comandada por enfermeiros e os curativos em cateter são feitos por técnico", disse. A mesma mulher afirma que a clínica ainda faz "reuso de big bag de pacientes, e tem um déficit de cateter. Na clinica, paciente fica deformado por cateter, após procedimento com médicos não capacitados. Sem contar com as máquinas quebradas e velhas", afirmou. De acordo com a denunciante, o capilar da clínica é reutilizado em diversas vezes. "Falta material de curativo, medicação em geral, falta de sorologia, médico nefrologista", afirma. 



Brumado: Irmã de Edimar Meira morto a facadas no bairro baraúnas pede justiça

Edimar Meira - Foto: Arquivo Pessoal

O último dia 12 de março não sai da memória da empresária, Irani Meira Silva, irmã de Edimar Meira Silva, de 46 anos, encontrado morto na Travessa Abílio Lessa, no Bairro Baraúnas, em Brumado (veja aqui). Edimar foi morto com golpes de facas na região da cabeça. Ele também tinha marcas de enforcamento no pescoço. Ninguém ainda foi preso pelo crime. A irmã conta que Silva não tinha antecedentes criminais e nem envolvimento com o tráfico. "Todo mundo que conhecia ele sabia que ele era do bem, um menino prestativo, simples. Ninguém tinha o que falar dele. Não tinha inimigos para justificar uma morte tão cruel e brutal a qual ele teve", disse. Irani acredita que o irmão foi morto no dia anterior. "A noite antes do crime, a patroa dele ligou e ele não atendeu. No dia seguinte, segundo a patroa, ela ligou novamente e ele não atendeu, só na tarde de sexta [12], eles foram na casa e com a ajuda de um vizinho conseguiram entrar na casa que estava fechada", lembra. Ainda segundo relato da irmã, a casa em que Edmar morava era cedida pela patroa, e no local ele era um vizinho bom e de muitas amizades. "Isso eu tenho orgulho em dizer, meu irmão era querido por todos os vizinhos, tanto que durante a perícia da Polícia, todos falaram bem dele aos policias", acrescenta a empresária. Segundo ela, o irmão não bebia, não fumava e era evangélico. Emocionada, a empresária pede justiça e agradece o empenho da Polícia. "Eu não vou sossegar enquanto não prender esse mostro, agradeço o emprenho dos policiais que inclusive já tem muitas provas e em breve a Polícia vai prender esse criminoso", contou. A Polícia Civil não informou como anda o inquérito, mas segundo alguns investigadores da 20ª Coorpin, o criminoso deixou várias pistas. Uma faca usada no crime foi encontrada na residência.



Babá e primo são detidos por roubar quase R$ 7 mil de patrões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma jovem foi detida na terça-feira (16), em Brumado, suspeita de roubar R$ 6.900 em dinheiro da casa onde ela trabalhava como babá, no bairro Santa Tereza. Segundo a polícia, a suspeita com apoio de um primo subtraíu da residência o dinheiro que estava guardado em uma caixa. O valor seria de um veículo que o proprietário da casa tinha acabado de vender. O crime aconteceu na última segunda-feira (15), e em poucas horas, investigadores da Polícia Civil conseguiram recuperar parte do valor roubado, cerca de R$ 4 mil. A Polícia não informou o que os suspeitos fizeram com o restante do dinheiro. Conforme as investigações, no dia do crime, o primo foi até a casa da família de moto para buscar o dinheiro. Após concluir parte das investigações, os policiais encontraram parte do dinheiro que estava enterrado nos fundos de uma residência localizada na comunidade de Campo Seco, zona rural de Brumado. Os suspeitos foram ouvidos e liberados. Eles responderão em liberdade.  



Brasil registra 2.798 mortes por Covid em 24 horas e total passa de 282 mil

Foto: Reprodução l TV Globo

O Brasil registrou novo recorde com 2.798 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou na terça-feira (16) 282.400 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 1.976, também um novo recorde. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +48%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. Segundo o site G1, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, já são 55 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil, e pelo nono dia a marca aparece acima de 1,5 mil, aproximando-se agora de 2 mil. Foram 18 recordes seguidos nesse índice, registrados de 27 de fevereiro até aqui. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 11.609.601 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 84.124 desses confirmados no último dia. Também é a maior marca de diagnósticos em 24 horas já registrada até aqui. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 69.226 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +22% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta também nos diagnósticos.



Apenas 1.390 brumadenses receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

Um total de 1.390 pessoas receberam as duas doses da vacina contra o novo coronavírus em Brumado até o fim da tarde desta terça-feira (16), conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O número representa aproximadamente 1,51% da população, o que aponta um longo caminho a percorrer na vacinação contra a Covid-19 na Capital do Minério. Entre os que já tomaram a primeira dose, Brumado somou na terça-feira 3.896 pessoas. No total, segundo a Sesau, foram disponibilizadas ao município até o presente momento cerca de 5.324 doses. Entre idosos, crianças, jovens e adolescentes, a Capital do Minério tem segundo o último censo do IBGE 67.195 habitantes. Há ainda 63.299 brumadenses que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, aguardando o chamado de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação


Hematologista Drª. Luanna Nunes passa a fazer parte do quadro de especialistas da Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

A Clínica Mais Vida mais uma vez amplia seu quadro de especialistas a fim de atender às necessidades dos usuários dos serviços médicos de Brumado e região através da parceria firmada com a hematologista, Dra. Luanna Nunes. A hematologia é uma importante área da medicina que trata doenças relacionadas ao sangue, como trombose, anemia, linfoma e leucemia. Na maioria das vezes os pacientes são encaminhados por especialistas de outras áreas, que através de exames verificam alterações que necessitam de uma avaliação clínica da área especializada. Dra. Luanna Nunes destaca que alterações no sangue acendem um alerta para doenças mais graves, sendo necessário o acompanhamento do especialista em hematologia. O hemograma, exame mais básico, realizado pela maioria da população, pode sinalizar alterações no sangue, a falta ou excesso de glóbulos brancos ou leucócitos, plaquetas e glóbulos vermelhos, indicam que algo está errado. A especialista salienta que entre os sintomas mais comuns das doenças hematológicas estão cansaço, palidez e o desenvolvimento de manchas roxas pelo corpo. É fundamental que fiquem atentos e ao apresentar alguns dos sintomas consulte o médico para diagnóstico e tratamentos corretos. Dra. Luanna Nunes observa que a alimentação saudável e atividades físicas são fundamentais para uma vida mais saudável. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Bahia registra 4.608 novos casos de Covid-19 e mais 118 óbitos pela doença

Foto: Divulgação

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.608 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 5.310 recuperados (+0,7%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (16) também registra 118 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas na terça-feira (16). Dos 748.835 casos confirmados desde o início da pandemia, 718.002 já são considerados recuperados, 17.374 encontram-se ativos e 13.459 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.078.221 casos descartados e 174.695 em investigação. 



Brumado ultrapassa 6 mil casos confirmados de coronavírus; 01 óbito foi confirmado nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Na terça-feira (16), o município de Brumado registrou 6.076 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15.938. Entre os diagnósticos: 57 internações, 92 óbitos, 660 pacientes em tratamento e 5.324 recuperados. No momento, 181 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.233 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Moradores cobram descontaminação das ruas próximas a UPA Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A higienização e descontaminação das ruas, deveriam fazer parte das medidas de biossegurança no enfrentamento contra a transmissão do coronavírus em Brumado, no entanto, desde o início da pandemia na Capital do Minério, isso não acontece. Em recentes entrevistas a imprensa brumadense, o secretário de Saúde, Cláudio Soares Feres, sempre foi contra algumas medidas adotadas por cidades vizinhas à Brumado, como: barreiras sanitárias, sanitização de praças e ruas. Na última reunião na paço municipal, na segunda-feira (15), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o então secretário, deixaram bem claro que são contra, inclusive ao lockdown, e apoiam o uso da ivermectina sem comprovação cientifica. Após denúncia de descarte irregular de máscaras e outros lixo nas ruas do entorno do Centro de Atendimento a Covid-19 (veja aqui), a UPA Covid, moradores pedem a pasta de saúde que realize com extrema urgência a descontaminação das ruas próximas à unidade hospitalar. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, a moradora Samara Moreira relatou que a cerca de um ano, ela vive em alerta, temendo ser contaminada com o vírus da Covid-19. "Agora você imagina, a população teme se contaminar na rua, em filas de bancos e até mesmo em bares. Aqui não, todos os dias eu temo sair de minha casa, porque as pessoas com sintomas vem para a frente da minha casa e sentam na calçada, ou seja, eu estou presa em casa por conta do vírus. Inclusive, tem gente que deita nas calçadas porque não tem onde elas ficarem", disse. De acordo com a moradora, na localidade moram idosos e crianças, e com o flagrante do descarte de materiais como máscaras e até travesseiros utilizados por pacientes infectados, eles possam contrair o vírus. "Nesse momento pedimos ao secretário de saúde que realize a descontaminação das ruas aqui", conta. Conforme a moradora, de um sonho, a UPA se tornou um pesadelo. "Nós estamos morando de frente à uma bomba biológica, então queria uma sensibilização por parta da saúde e mande uma equipe aqui para descontaminar as ruas do entorno a UPA", disse a moradora.

 



Rui Costa celebra redução de casos ativos de Covid-19 e anuncia abertura de 220 leitos de UTI

Foto: Divulgação

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta terça-feira (16), o governador Rui Costa celebrou a redução de cerca de dois mil casos ativos de coronavírus na Bahia nos últimos três dias. O último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), divulgado ontem (15), apontou 18.194 casos ativos da doença. Rui também anunciou que serão abertos mais 220 leitos de UTI em todo o estado nas próximas semanas em hospitais estaduais, em parceria com os municípios ou através de contrato com a rede privada.



Brumado: Máscaras descartadas nas ruas trazem riscos para os moradores que residem próximo a UPA Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As máscaras se tornaram de uso obrigatório nas ruas e em locais de convívio coletivo. Durante a pandemia, este acessório alterou a aparência e se tornou parte da rotina dos brumadenses. Ao andar pelas ruas do bairro Malhada Branca, em Brumado, é possível perceber que a função de evitar a propagação do coronavírus pode ser ineficaz se as máscaras não forem descartadas da forma correta. Na rua Antônio Neves, uma das principais vias de acesso ao Centro de Atendimento a Covid, a "UPA Covid", se tornou comum encontrar máscaras jogadas no chão, sem nenhum cuidado, principalmente pelas calçadas. Isto pode trazer riscos à saúde da população e principalmente dos garis, que recolhem o lixo e estão na linha de frente da limpeza da cidade. Mesmo com todos os cuidados, o perigo de se contaminar é maior com os itens espalhados ao ar livre, já que as máscaras podem estar infectadas. 

Até travesseiros estão sendo descartados em frente a unidade - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma moradora da localidade disse ao site 97NEWS que além das máscaras, os pacientes e acompanhantes se aglomeram em frente as calçadas das residências, trazendo um grande risco de contaminação aos moradores próximos à unidade hospitalar, que em dias de pico, chega a atender cerca de 150 pacientes com suspeita de Covid-19 por dia. "As máscaras descartáveis não devem ser jogadas no meio da rua, porque elas podem estar contaminadas com o vírus. Mas aqui eles jogam no meio da rua e nas calçadas", disse a moradora que pediu reserva de identidade. Além do risco para a população, os itens poluem o meio ambiente. Com a demanda no número de atendimentos na UPA Covid, mais pessoas procuram a unidade todos os dias, e para isso, é essencial carregar uma sacola plástica para armazenar as máscaras, trocadas ao longo do dia. São atitudes simples que evitam a proliferação do vírus. Para denunciar esse tipo de problema, basta ligar para Secretaria Municipal de Saúde que criou um novo telefone para notificações coronavírus (77) 99961-0113.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Em busca de saúde e bem-estar, adeptos da 'calistenia' cresce em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Álisson da Silva Porto, de 21 anos, é um dos jovens que pratica o novo método de treino com exercícios que usam apenas o peso do corpo com movimentos básicos, como flexão e agachamento, antes de evoluir para os mais complexos. O treino calistênico trabalha várias músculos ao mesmo tempo, o que proporciona grande gasto calórico e ajuda na definição do corpo. O 97NEWS acompanhou parte dos treinos em uma praça da Avenida João Paulo, no bairro Parque Alvorada. Ao grupo de jovem que o acompanha, ele ensina posições e movimentos que usam o peso do próprio corpo. Essa prática conhecida como calistenia nasceu no século 19, a partir da ginástica sueca, e se popularizou inicialmente nos Estados Unidos e na Europa. O nome original em grego "kallistenés" (significa bela força). Porto conheceu a calistenia na internet há 1 ano. "Fiquei curioso ao ver as pessoas fazendo exercícios diferentes na barra. Comecei a pesquisar sobre os movimentos e a praticá-los. Gostei tanto que hoje tenho um grupo ativo de doze pessoas", diz Álisson, que treina todos os dias. "É um esporte sem restrição etária, acessível a todos. Além disso, sempre há um novo desafio a ser superado. Você nunca cai na mesmice, e sem contar que fica com o corpo bem definido", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A superação dos limites do corpo é, com frequência, apontada por praticantes da calistenia como um dos aspectos mais atraentes da modalidade. Uma vez adquirido o domínio sobre um movimento básico, é possível tentar uma série de outros novos, com graus variados de dificuldade. "Muita gente está saturada das academias, do ambiente fechado e da necessidade de contar o número de séries e repetições de exercícios, o que pode tornar o treino chato", afirma. Os chamados movimentos calistênicos envolvem diversas regiões musculares, e podem desenvolver simultaneamente habilidades como flexibilidade, força, coordenação motora, ritmo e equilíbrio. "Adotando bons hábitos alimentares e complementando a rotina de treinamento, a perda de peso é consequência", aponta Álisson. "Quem pratica calistenia não fica à mercê de horários determinados, além de não precisar de máquinas e nem de peso. As pessoas vão para locais abertos, praças ou no fundo de sua casa", diz. Sobre as praças de Brumado, esse foi o apelo de Álisson e os colegas. "Já procuramos alguns vereadores de Brumado para que eles possam recuperar as praças de nossa cidade, que estão deteriorada", afirmou.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Prefeito anuncia medicamento sem comprovação científica para tratamento precoce da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito de Brumado voltou a mencionar o uso de ivermectina para o tratamento precoce da Covid-19 na cidade. Em reunião com o Comitê de enfrentamento à Covid-19 na manhã de segunda-feira (15) (veja aqui), o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) chegou a afirmar que o Município estaria disposto a fornecer o medicamento gratuitamente à comunidade. "Cláudio comprou, há pouco tempo, 15 mil comprimidos de Ivermectina. Agora, comprou mais 20 mil. Se for pra atender a população de Brumado, temos que pensar em 200 mil ou 300 mil. O remédio age de forma muito eficaz no início dos sintomas. Sou um exemplo disso. Não vacinei, vou vacinar quando chegar meu momento, mas tomo Ivermectina uma vez por mês", disse Vasconcelos. A cidade é a que possui mais pacientes com casos ativos da doença na região sudoeste: 631 até o último boletim divulgado pela prefeitura. As internações para tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) também têm crescido no município. Até ontem (15), o balanço da administração municipal apontava que a ocupação leitos era de 55 pacientes na UPA Covid. Conforme o gestor, o medicamento já se encontra à disposição nas farmácias populares das unidades básicas de saúde. “Se a Ivermectina é um vermífugo e não faz mal, por que não tomar? Vai perder alguns piolhos, alguns carrapatos? Não é nenhum prejuízo. Coloco essa minha inquietação”, diz o prefeito Eduardo Vasconcelos. Já no lado cientifico, médicos de todo país não acreditam na eficácia do medicamento. Segundo a categoria, não existem evidências de que ivermectina, além de outros medicamentos, tenham efeito contra a Covid-19. Os profissionais salientam, ainda, que há pacientes na UTI do país que utilizaram medicamentos para o tratamento precoce e mesmo assim precisaram ser internados na terapia intensiva.



Três cidades da BA que receberam 'kit Covid' do ministério registram n° alto de óbitos

Foto: Divulgação

Entre os destinos das 7,4 milhões de comprimidos de cloroquina, distribuídos pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, estão seis municípios da Bahia e o próprio estado. Nos "kits Covid" enviados para a realização do tratamento precoce para o combate Covid-19 constavam difosfato de cloroquina 150 mg e hidroxicloroquina 200 mg, totalizando 280.500 comprimidos. Segundo documento disponibilizado pelo Ministério da Saúde, através de pedido de lei de acesso à informação obtido pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso à informação, além do estado da Bahia que, recebeu através da Secretaria de Saúde do estado, os municípios de Jequié, Vitória da Conquista, Itapetinga, Porto Seguro, Feira de Santana, Vera Cruz tiveram os lotes dos medicamentos desembarcando nas cidades. O estado da Bahia recebeu a maior quantidade de comprimidos, com 51 mil comprimidos de difosfato de cloroquina de 150mg em três cargas. Entre as cidades, o município que mais recebeu comprimidos foi Porto Seguro: 80 mil, em dois lotes de difosfato de cloroquina de 150mg. Já Feira de Santana recebeu 56 mil comprimidos de difosfato de cloroquina de 150mg. Vitória da Conquista foi destino de 50 mil comprimidos de difosfato de cloroquina de 150mg, em apenas um lote. Jequié recebeu ao todo 13 mil e 500 comprimidos de difosfato de cloroquina de 150mg e Itapetinga 9 mil comprimidos do mesmo medicamento. Diferentemente das outras cidades, Madre de Deus e Vera Cruz receberam a hidroxicloroquina de 200mg. Madre foi destino de 9 mil comprimidos e Vera Cruz recebeu 4 mil e 500 comprimidos. Dos 10 municípios com maior número de óbitos por residência, três deles receberam o "kit Covid". A cidade de Feira de Santana, segunda no ranking com 547 mortes, Vitória da Conquista, quarta colocada tem 354 óbitos e Jequié que registrou até a última segunda-feira (15) 245 óbitos por conta da Covid-19. Já com relação ao número de casos registrados, as três cidades ainda permanecem entre as 10 que mais têm infecções confirmadas. Feira de Santana já registrou 31.597 casos, Vitória da Conquista tem 22.374 e Jequié já contabilizou 12.666 casos da Covid-19.



Brumado: Comitê de enfrentamento à Covid-19 decide por permanência do comércio em funcionamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na segunda-feira (15), o comitê gestor de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade de Brumado, se reuniu no auditório da prefeitura para debater novas medidas no combate à doença. Com a presença do gestor municipal, secretários de diversas pastas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, líderes religiosos, OAB, vereadores, imprensa, Conselho de Segurança, CDL e sociedade civil, foram discutidas mais uma vez medidas de enfrentamento contra a Covid-19. Na oportunidade, todos foram ouvidos, e o gestor decidiu em manter os decretos em vigor, aumentar a fiscalização e penalizações quanto aos infratores. Ainda na reunião, foi decidido que o comércio segue funcionando, mas com medidas mais rígidas. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) apelou à população para que circule o mínimo possível, apenas para o necessário, mantenha o distanciamento social e use a máscara.