ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

Bahia: Produção industrial registra maior queda do país em 2017

Foto: Conteúdo l 97News

A produção industrial baiana registrou, em 2017, a maior retração do país, com queda de 1,7%. O número não segue a tendência do Brasil, que apresentou saldo positivo de 2,5%. A média do Nordeste também foi negativa, com 0,5%. De acordo com o IBGE, esse foi o quarto resultado negativo consecutivo da indústria baiana, que apresenta retração na produção industrial desde 2014. O órgão, no entanto, pontua que o recuo foi menor no comparativo com anos anteriores. O levantamento aponta que a queda da produção industrial na Bahia é derivado dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel, óleos combustíveis, naftas para petroquímica e gasolina automotiva) e da metalurgia (barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre). O número só não foi pior por causa da produção de automóveis, que teve o melhor desempenho do ano, crescendo 30,8%.





Brumado: Disk-Trânsito, o novo serviço da SMTT receberá ocorrências relacionadas ao trânsito da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) anunciou o funcionamento de um novo serviço: o Disk-Trânsito, que receberá ocorrências e reclamações relacionadas ao trânsito de Brumado. De acordo com nota divulgada no site da prefeitura, o serviço já está funcionando e pode ser utilizado também para denúncias sobre estacionamentos irregulares e condutas inapropriadas por motoristas.  Quem necessitar do serviço pode ligar para o telefone 156. A central de monitoramento receberá as informações, e direcionará o agente mais próximo da ocorrência, facilitando de um modo mais rápido e eficiente o trabalho da SMTT. O horário de funcionamento do Disk 156 é de 07h às 19h, de segunda a sábado. Um dos fatores de maior reclamação por parte da população é a demora ou falta do agente de trânsito no local da ocorrência. Os vários acidentes que ocorreram no município, mostrou a necessidade da implantação do serviço na cidade. Em várias situações, houve colisões no centro ou principalmente em bairros mais afastados, onde veículos parados no local do acidente aguardavam a chegada dos agentes da SMTT. E em casos como estes, como não havia comunicação direta com o órgão, os veículos eram retirados do local pelos próprios motoristas, sem a devida perícia ou fiscalização. Com o novo sistema implantado, o cidadão comum poderá ligar no Disk 156 e acionar a SMTT de forma mais rápida. Outro fator eficiente do Disk 156, serão as informações passadas sobre placas caídas ou arrancadas, semáforos inoperantes, estacionamentos irregulares e orientações que os cidadãos podem fazer e obter através do serviço.



Brumado: Internauta registra momento exato que raio cai na região da Praça Cel. Zeca Leite

Foto: Lucas Muniz l 97NEWS

No fim da tarde desta quinta-feira (8), em Brumado, o tempo fechou e vários raios foram avistados por todos. Quem olhava na direção da Serra das Éguas pôde ver que o tempo estava bastante fechado e uma grande quantidade de relâmpagos e raios caíram na região. Em Brumado, a previsão era de 20 mm, mas em alguns distritos da zona rural, chegou a chover 40 mm. Mas o que chamou a atenção dos brumadenses, nesta quinta, foi o impressionante registro do exato momento em que um raio intenso atinge a região da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). O forte clarão no local e o som da descarga elétrica assustou o cinegrafista, Lucas Muniz que tirava fotos no local. "Foi um clarão, acompanhado de um estouro", exclama o rapaz ao 97NEWS. De acordo com os meteorologistas, a incidência de raios no estado em 2017 ultrapassou o total de registros do ano de 2016, chegando a 54 mil.



WhatsApp passa a permitir transferências de dinheiro pelo aplicativo

Foto: Reprodução

Há algum tempo já se ouve falar de um novo recurso do WhatsApp que permite a realização de pagamentos e transferências de dinheiro por meio do aplicativo. Agora a função ganhou caráter quase oficial, estando disponível para testes para vários usuários na Índia, e só não foi anunciada publicamente ainda por não estar liberada para todos os indianos. Como resultado, já é possível ver como o recurso vai funcionar, graças aos usuários que estão postando capturas do sistema em funcionamento, já com suporte a vários bancos nacionais, que incluem o State Bank of India, ICICI Bank, HDFC Bank e Axis Bank utilizando o UPI, sigla para Interface Unificada de Pagamentos da Índia.



Brasil: Após dois anos, comércio volta a crescer e fecha 2017 em alta de 2%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O comércio varejista brasileiro cresceu 2% em 2017, após dois anos de fortes quedas. O resultado foi influenciado pelas vendas de móveis e eletrodomésticos, que voltaram a aumentar com a queda das taxas de juros. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do avanço, o IBGE pondera que que ainda é cedo para falar em recuperação total. “2017 rompe um período de dois anos de queda nas vendas nacionais, mas ainda está longe de recuperar a perda de 10,2% acumulada nesse período”, disse Isabella Nunes, gerente da pesquisa do IBGE. No último mês de 2017, o volume de vendas do comércio varejista nacional recuou 1,5% em relação a novembro, anulando a alta de 1% registrada no mês anterior. As quedas mais fortes partiram dos setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-6,3%); livros, jornais e papelaria (-4%); hipermercados (-3%); e móveis e eletrodomésticos (-2,7%).



Conquista: Homem é morto dentro de carro

Foto: Blog do Anderson

Um homem foi morto a tiros dentro de um veículo na noite desta quinta-feira (8) na Avenida Presidente Dutra, em Vitória da Conquista, trecho da BR-116 conhecido como Avenida Integração. Segundo informações do Blog do Anderson, a vítima trafegava com um carro de passeio por volta das 22h45 quando foi atacada pelo autor dos disparos. O homem chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas acabou morrendo no local. Equipes da 77ª e 78ª Companhias Independentes de Polícia Militar estiveram na área do crime e isolaram a cena. Nenhum suspeito foi localizado. A identidade da vítima já foi descoberta mas não foi divulgada pela polícia. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica, onde passará por necropsia. O delegado Marcus Vinícius Moraes de Oliveira, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), começou a investigar o caso.



A morte do Facebook: Grandes jornais deixarão de publicar suas matérias jornalística na página social

Foto: Reprodução

Mais um veículo de comunicação deixará de publicar suas matérias no Facebook. Desta vez foi o jornal Folha de S. Paulo, que anunciou nesta quinta (8) que não usará a página social para compartilhar seu conteúdo jornalístico no Facebook. Segundo o jornal, o aplicativo virou um disseminador de fake news (notícias falsas) por utilizar um algoritmo que esconde os conteúdos profissionais dos usuários da rede. Em 2017, outros veículos de comunicações anunciaram a política de “dependência zero” das redes sociais tais como Facebook, Twitter, Instagram, Google, etc., ao defender a criação do “Facebras 100% brasileiro“. É a política de Zuckerberg que passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal, de grupos familiares e afins, por exemplo, dificultando a sinergia de informações entre as tribos. Segundo os jornalistas, a criação de bolhas de opiniões e convicções seria território fértil para o ódio no Facebook. “Esses problemas foram agravados nos últimos anos pela distribuição em massa de conteúdo deliberadamente mentiroso, as chamadas ‘fake news’, como aconteceu na eleição presidencial dos EUA em 2016”, justificou. O fato é que o Facebook está fadado à morte porque esta rede social tende a perder cada vez mais relevância. Há várias previsões sobre a data do falecimento do aplicativo de Zuckerberg, que variam de 2018 a 2020. Nascido em 2004, o Facebook pode ter um fim trágico como teve o Orkut. Se o “queridinho” Facebook suplantou em 2012 o Orkut em número de usuários no Brasil, o que acelerou a desativação do concorrente da Google, agora, seis anos depois, muitos desses aficionados se dizem com o “saco cheio” do Facebook. Portanto, ao que parece, o fim está muito próximo.



Banda Calcinha Preta terá que indenizar autor de música de sucesso

Foto: Divulgação

A Banda Calcinha Preta, a Nordeste Digital Line S.A. e o empresário musical Gilton Andrade Santos, deverão indenizar o compositor Renato Constandt Terra, autor da música ‘Meu Grande Amor’, de forma solidária, por violação de direitos autorais. O relator do recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Paulo de Tarso Sanseverino, manteve em R$ 35 mil o valor estabelecido no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) pelos danos morais e entendeu que os danos materiais devem ser calculados com base em seis das dez faixas do CD, consideradas as 300 mil cópias vendidas. O autor moveu ação de indenização pela produção desautorizada de 300 mil CDs, pela omissão de seu nome nos exemplares, não pagamento dos direitos sobre as vendas e por perdas e danos, em razão do que deixou de ganhar com a música que alavancou a comercialização do álbum. Em decisão inicial, foi determinado o pagamento de R$ 20 mil, por danos morais, e R$ 2 milhões, correspondentes a cerca de 200 mil cópias produzidas. Para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), o valor fixado inicialmente era “descabido, irrisório ou exacerbado”. Desta forma, aumentou os danos morais para R$ 35 mil e entendeu que os danos morais não poderiam ser calculados sobre o valor integral da venda dos CDs, já que o montante remunerava também os autores de outras composições.



Sul do Estado: Oito pessoas são presas comercializando gado roubado; lucro chega a R$ 280 mil

Foto: Ilustrativa

Oito pessoas foram presas, nesta quinta-feira (8), por furto de gado no extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos já atuavam, pelo menos, há cinco meses e tiveram lucros de até R$ 280 mil. O grupo era liderado por três homens de uma mesma família. A polícia investiga também se os frigoríficos que compraram o gado furtado sabia que os documentos eram falsificados. Em uma das vendas, o gado foi comercializado por R$ 80 mil. Caso seja identificado que as empresas sabiam dos furtos, os proprietários serão indiciados por receptação. A polícia também disse que o grupo é suspeito de outros crimes do mesmo tipo na região.



Futebol em Alta: Administração Municipal dinamiza obras de reforma do Estádio ‘Gilbertão’

A pintura das arquibancadas, que a partir de agora serão azuis (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando dar uma nova dinâmica ao Esporte, a Administração Municipal vem ampliando as suas ações para o setor, o que vem resgatando a autoestima dos desportistas locais, os quais vinham constantemente expressando a sua insatisfação, mas que, agora, já começam a reconhecer os esforços em reverter o quadro. Um dos principais responsáveis por essa “virada de mesa” é o vice-prefeito Édio Pereira (PC do B) que já possui uma extensa folha corrida em prol do crescimento do esporte em Brumado, especialmente do Futebol de Campo. Ela, juntamente com o deputado Daniel Almeida (PC do B) foram os principais responsáveis pela ampliação e reforma do antigo Estádio dos Prazeres, que, após as obras que o tornaram um dos melhores estádios da região, passou a se chamar “Gilbertão”. Passado um tempo desta conquista, o estádio necessitou de alguns ajustes e da recuperação de vários setores, com o a iluminação, que está tendo todos os refletores trocados, por unidades bem mais potentes. As obras tem como principal objetivo dotar o estádio de uma boa infraestrutura para a realização do Campeonato Brumadense de Futebol que começará no próximo dia 18 de fevereiro, com a partida entre os times de Umburanas e Vila Presidente Vargas. Uma das ações que mais chama a atenção é da construção de uma catraca para controlar a entrada do público, como também de uma guarita, que dará maior segurança para o setor. As arquibancadas estão sendo pintadas na cor azul, o que deu um tom diferenciado. Também estão sendo instalados corrimões nas escadarias, como também feitas obras de benfeitorias e reparos nos vestiários que estavam apresentando infiltrações. O momento é de otimismo e isso vem tendo uma boa repercussão nas lideranças esportivas locais, que já admitem um novo tempo para o futebol de campo em Brumado. Segundo eles, após décadas sob o domínio da LBF, a modalidade pode ganhar uma forte representatividade regional com essa nova metodologia colocada em prática pela gestão municipal, que tem na figura do vice-prefeito Édio Pereira, um dos seus principais interlocutores. Veja abaixo fotos das obras: 



Waldenor Pereira e PT de Brumado comemoram a liberação dos recursos para a construção da Passagem Molhada do Furado dos Veados

A conquista vai ser muito comemorada pela comunidade (Foto: 97NEWS)

Com a chegada do período chuvoso um dos maiores problemas enfrentados pelas comunidades rurais que é a questão da mobilidade para a sede do município, já que os rios costumam encher, impedindo assim a passagem dos veículos vem novamente à tona. Dentre várias solicitações feitas pelas diversas comunidades, uma já pode começar a comemorar a conquista que é a de Furado dos Veados, Cachoeira e adjacências, já que, foi anunciado no Diário Oficial do Estado, a liberação dos recursos por meio do FUNCEP no valor de R$ 101.720,84 para a construção da obra. A vitória é fruto do empenho do deputado Waldenor Pereira, que, de forma incessante buscou os recursos que são de ordem federal. Ele contou também com os esforços do presidente do PT de Brumado, Zé Luiz Alves Ataíde e também do ex-vereador Catoze e do vereador Zé Ribeiro, que se uniram na busca da conquista. O presidente da Associação dos Moradores, Gilberto Coqueiro, que já estava muito otimista juntamente com toda a comunidade comemorou a conquista e enalteceu os esforços de Waldenor e dos membros do PT de Brumado. Vale ressaltar que o convênio já foi assinado com a Prefeitura de Brumado que entrará com a contrapartida de 10% do valor da obra. O prazo estimado é que ainda esse ano a construção da tão sonhada passagem molhada seja realizada, trazendo alívio e conforto para as famílias que residem naquela região. Confira abaixo a publicação feita no Diário Oficial: 

A confirmação da liberação das verbas pelo Diário Oficial (Foto: 97NEWS)


Vereador Lek volta a citar a urgência da aquisição de uma cadeira odontológica para a UBS do Caic

O vereador Lek Cabeleireiro foi enfático em seu pronunciamento solicitando urgência em sua solicitação (Foto: Assessoria Parlamentar)

Sempre tendo como base das suas ações a defesa e a busca dos interesses das comunidades dos bairros periféricos, o vereador Lek Cabeleireiro (PV) começou o ano “a todo vapor” buscando com muito empenho a concretização dos anseios que lhe são passados pelos moradores. Na sessão do Legislativo, que foi antecipada para hoje (08), o vereador voltou a falar sobre a urgência da aquisição de uma cadeira odontológica para a UBS do Caic que fica localizada no Bairro da Urbis II. Segundo ele, que já foi autor de uma indicação nesse sentido, a situação ficou ainda mais precária e os usuários do sistema estão tendo muitas dificuldades em realizar os procedimentos. “Eu voltei lá essa semana e verifiquei que a situação piorou e a cadeira está totalmente sem condições” e continuou explanando que “inclusive teve um paciente que teve que ir para a unidade do São Félix para receber o atendimento”. Ele ainda destacou que “o dentista sempre está lá, mas alguns procedimentos como obturações e extrações não podem ser realizados pela falta da cadeira. Parece até piada isso, mas, infelizmente não é. Eles merecem os serviços e esperamos que a Secretaria de Saúde se mobilize o quanto antes para resolver essa questão”. Confira abaixo o vídeo com o pronunciamento do vereador: 



Abastecimento de água afetado em Brumado e Malhada de Pedras nesta quinta (08)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de manutenção emergencial na Adutora de Cristalândia, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado, que também atende à cidade de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente afetado nesta quinta (08). O abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos prevista para o final da tarde e o fornecimento de água deverá ser completamente regularizado em até 48 horas nas áreas afetadas. Enquanto realiza o serviço, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.



Brumado: Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

Foto: Composição l 97NEWS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias fecharão as portas nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira de  carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (18), os bancos abrirão a partir do meio-dia. A entidade recomenda que, nos dias em que os bancos fecham, a população use os canais eletrônicos para realizar operações bancárias. No caso de contas a pagar, as que têm vencimento durante o feriado podem ser pagas no primeiro dia útil subsequente, ou seja, na Quarta-Feira de Cinzas. No entanto, os clientes que preferirem agendar o pagamento podem usar caixas eletrônicos, a internet ou o telefone, dependendo do banco. O pagamento pode ser agendado ainda por débito direto autorizado (DDA), sistema que permite receber boletos por meio eletrônico, em lugar de papel. Para usar essa opção, no entanto, é preciso ter se cadastrado previamente.

 



Prevenção: Seis dicas de segurança para não ser assaltado no Carnaval 2018

Foto: Reprodução

Durante o Carnaval, com milhares de pessoas nas ruas, o risco de assalto aumenta, por isso é importante seguir algumas medidas preventivas, para evitar que a alegria da festa se transforme em dor de cabeça no pós-folia. Especialistas em segurança dão dicas para saber quais os principais cuidados que o folião deve seguir para evitar furtos e roubos durante o Carnaval.

Confira:

1. Fuja de tumulto

Segundo especialistas em segurança, onde tem muita aglomeração o índice de furto aumenta, por isso, se recomenda para quem não quer  que, caso perceba alguma briga ou tumulto, o folião deve se afastar e procurar o posto policial mais próximo.

2. Não leve muito dinheiro

Uma boa opção para os dias de folia é utilizar cartões de crédito e débito. Não arrisque levar grandes quantias em dinheiro, pois o risco de ser roubado aumenta.

3. Não use objetos de valor

Evite sair com joias em ouro ou objetos de valor. Durante o Carnaval, esse objetos podem chamar a atenção dos criminosos.

4. Deixe o celular em casa

Evite usar o celular quando estiver no meio da multidão. Se precisar falar com urgência com alguém, só use o aparelho em locais seguros. Uma boa dica é usar o chip em um celular mais velho e deixar aparelhos novos ou mais caros em casa.

5. Leve somente o RG

As pessoas costumam levar muitos documentos para os circuitos da folia. Tem gente que leva até título de eleitor e carteira de vacinação. O ideal é levar apenas um documento original, com foto, a exemplo do RG ou carteira de habilitação.

6. Evite o uso excessivo de bebidas alcoólicas

A Polícia Militar alerta para os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “O álcool pode nos colocar em situações de risco e aumentar a possibilidade de roubos e furtos. Evite beber, principalmente se for dirigir veículos”, alerta a PM.



Desafio do desodorante, da camisinha, da cola: as ondas online que põem vida de crianças em risco

Jovens fazendo desafio da canela em pó com pimenta no YouTube (Foto: Reprodução/YouTube)

A morte de uma menina de sete anos por ingestão de aerossol volta a lançar luz sobre "desafios" que circulam em vídeos pela internet e têm nas crianças suas principais vítimas. Adrielly Gonçalves, de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento no último sábado com parada cardiorrespiratória, em estado grave. As tentativas de reanimá-la não tiveram sucesso, segundo nota da Secretaria de Saúde da cidade. Um laudo do Instituto Médico Legal vai detalhar as causas da morte. "Ela, criança inocente, colocou o desodorante direto na boca e desmaiou, tendo uma parada cardíaca na sequência. Foi por um motivo que jamais imaginamos, um vídeo sobre desafio de inalar desodorante aerossol", disse uma familiar em postagem no Facebook, fazendo "um alerta aos pais, (para) que fiquem de olho nos conteúdos que os filhos pesquisam na internet". Youtubers fazem diferentes desafios que consistem em inalar a substância em vídeos que circulam pelas redes sociais e acumulam milhares de visualizações no site. Há ainda o "jogo da asfixia" ou "do desmaio", em que compete-se para ver quem prende a respiração por mais tempo, além de desafios de inserir camisinhas nas narinas para tirar pela boca, de comer canela em pó em grandes quantidades e pura, de passar cola nas narinas e na boca. Fora as competições que induzem jovens e crianças a tomar grandes quantidades de bebidas alcóolicas. Todas as práticas trazem gravíssimos riscos à saúde. E estão proliferando na internet. A ONG cearense DimiCuida, voltada à conscientização sobre o perigo de jogos de asfixia, contabilizou na semana passada 24 mil vídeos em português de "desafios de desmaio" apenas no YouTube. Há outros 800 mil em inglês. "E o número de vídeos fica extraordinariamente maior se contarmos outros vídeos de jogos semelhantes que também causam asfixia, como os da camisinha ou da canela", diz Fabiana Vasconcelos, psicóloga da ONG, à BBC Brasil.

Além disso, há relatos de convites a jogos do tipo em postagens no Instagram, no Snapchat e em fóruns de games online, ainda que o YouTube seja a maior fonte de acesso.

Há cerca de um ano e meio, um jovem de 14 anos de São Vicente (litoral de São Paulo) foi encontrado morto com um lençol no pescoço. Investiga-se se ele foi induzido a isso pelo chamado "jogo do desmaio".

"Muitos acidentes acontecem por causa (de brincadeiras assim), em que as crianças participam de desafios porque o amigo pediu, por exemplo", diz à BBC Brasil o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

"Geralmente o resultado é muito ruim, com lesões que duram o resto da vida ou causam a morte."

Até jogos aparentemente inocentes, como o que estimula a ingerir canela, podem ter consequências graves: "a canela em pó bloqueia e queima as vias respiratórias e pode causar asfixia. O jogo da camisinha também pode asfixiar", explica Vasconcelos, da DimiCuida.

E o desafio do desodorante, que aparentemente causou a morte de Adrielly Gonçalves, é perigoso por causa do alto teor de etanol (álcool) presente em qualquer tipo de desodorante, explica Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP.

"Esse teor é de 70% a 90%, muito maior do que o do uísque ou o absinto, por exemplo. E, ao inalar, o volume (de álcool) absorvido é extremamente alto, provocando uma inflamação da laringe e uma parada cardíaca", diz à BBC Brasil.

Como agir no caso de emergências

 

Em situações como essas, é preciso correr para o pronto-socorro, porque a criança precisará de inalação ou entubação urgente, explica Wong.

E, tendo havido a ingestão de produtos tóxicos ou alcoólicos, a orientação dos especialistas é nunca provocar o vômito (que pode piorar a obstrução das vias aéreas) nem oferecer nada às crianças sem antes buscar ajuda especializada.

Essa ajuda pode ser dada pelos bombeiros (telefone 193) ou por centros de assistência toxicológica, como o Ceatox da Faculdade de Medicina da USP (0800-148110), que atende ligações do Brasil inteiro nas 24 horas do dia.

"As substâncias podem causar reações diferentes entre si, e cada uma vai exigir um tipo de tratamento, então é primordial pedir auxílio especializado", diz Palumbo, do Corpo de Bombeiros.

No caso de asfixia ou parada respiratória, Palumbo orienta a colocar a criança deitada de costas no chão (por ser uma superfície rígida) com o corpo alinhado ao pescoço, para ajudar a liberar as vias aéreas.

Isso não dispensa, porém, que se chamem os bombeiros imediatamente, para obter orientações específicas para as circunstâncias de cada caso

Veja, pelo movimento do tórax, se há sinais de respiração e batimentos cardíacos. Se não houver, é possível que o atendente emergencial oriente a fazer uma massagem cardíaca (um vídeo dos bombeiros no Facebook ensina a fazer as manobras)

No caso de queimaduras, os bombeiros ensinam a lavar a área do corpo com água corrente, cobrir com gazes úmidas e com um pano, para proteger o local. Jamais passe qualquer produto (veja vídeo tutorial dos bombeiros com mais detalhes).

 

Como prevenir

 

"Como nativas do mundo digital, as crianças têm acesso muito mais rápido a esses vídeos, enquanto os pais ainda não sabem como administrar (a navegação infantil)", diz Vasconcelos, da DimiCuida.

A prevenção, diz ela, começa com respeitar a idade mínima de acesso às plataformas sociais (16 anos para WhatsApp e 13 anos para Facebook, por exemplo). E Vasconcelos sugere a pais e responsáveis acompanhar a vida online das crianças assim como ocorre com a vida offline.

"Assim como perguntamos 'com qual amigo você vai sair hoje?', devemos perguntar 'quem são seus amigos online?', 'a qual vídeo você assistiu hoje?', e assistir junto", explica.

Vasconcelos opina que não adianta proibir a visualização de vídeos perigosos.

"É preciso criar um ambiente (para discutir os vídeos) sem julgamento, mas sim com uma reflexão crítica, que ainda não está maturada nas crianças e adolescentes. 'Esse rapaz do vídeo tem quantos anos? Ele não parece ser uma criança como você. Por que ele está fazendo isso? E vale a pena correr esse tipo de risco? Vale a pena compartilhar esse conteúdo?'", diz.

Como, para crianças e adolescentes, a morte é algo muito abstrato, Vasconcelos sugere deixar claro o risco desses vídeos de forma mais concreta - dizendo, por exemplo, que a criança pode perder seus movimentos e ser impedida de jogar futebol.

Além disso, é importante denunciar vídeos com conteúdo perigoso.

Em nota, o YouTube afirma que "as políticas (da plataforma) restringem conteúdos que têm a intenção de incitar violência ou encorajar atividades ilegais ou perigosas, que apresentem um risco inerente de danos físicos graves ou de morte. Qualquer usuário pode denunciar esse tipo de conteúdo e nossa equipe analisa essas denúncias 24 horas por dia, sete dias por semana".

CONTINUE LENDO


Senado aprova instalação de bloqueadores de celular em presídios

O sistema deverá inibir a ação das facções criminosas dentro dos presídios (Foto: Reprodução)

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (7), por unanimidade, um projeto que obriga a instalação, em até seis meses, de bloqueadores de sinal de telefones celulares em presídios de todo o país. A proposta, que obteve 60 votos favoráveis, faz parte do pacote de medidas para melhorar a segurança pública que tem sido defendido pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB). A instalação dos dispositivos já era prevista, mas agora ficou estabelecido que serão usados recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para custear a compra e manutenção dos aparelhos. 

Como funciona o sistema (Reprodução)


Após reclamações de moradores, ‘buraco do bolo’ é reparado

As equipes trabalharam rápido e já reparam o buraco que tinha até festa de aniversário e bolo prometidos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A ‘cantilena’ que envolve os buracos provocados pelas chuvas em Brumado parece “interminável”, já que todos os anos “o filme se repete”, com a realização das obras de reparação, até que as próximas chuvas venham sobre a cidade. Dentre os inúmeros episódios, um, que, inclusive foi reportado pelo 97NEWS, teve um rápido desfecho. Após a reclamações dos moradores da Rua Marcolino Rizério esquina com a Sebastião do Santos Leite, quanto a um buraco que segundo eles iria ter até “bolo e festa de aniversário”, o setor de infraestrutura trabalhou rápido e, já na manhã desta quinta-feira (08), uma equipe de funcionários esteve no local para realizar as obras de recuperação. Os moradores agradeceram e esperam que os serviços possam ter sido feitos da melhor forma possível, para que tenham a durabilidade esperada. Outras deficiências nas referidas vias também foram reparadas. 

Os serviços inclusive aconteceram em todo o local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Foragido por ter ateado fogo em companheira é capturado pela Cipe em Ibicoara

osevaldo foi conduzido à delegacia de Andaraí, apresentado ao delegado e está à disposição da justiça | FOTO: Divulgação/Cipe-Chapada

Um homem, identificado pelo prenome de Rosevaldo, foi preso por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada), na última última quinta-feira (7), por volta das 7h, após denúncias de populares, na zona rural do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Rosevaldo é acusado de atear fogo em sua companheira, em Andaraí, e tinha mandato de busca em aberto. A ação começou quando uma guarnição da Cipe-Chapada recebeu a denúncia dando conta que o rapaz estava escondido na casa de uma irmã, no distrito de Cascavel. O crime de Rosevaldo foi cometido em dezembro de 2017 e ele estava foragido desde então. Na oportunidade, o caso causou revolta e clamor público na cidade e região da Chapada. “A guarnição policial se deslocou para averiguar a denúncia e conseguiu capturar o homem”, salienta o major Ricardo Passos, comandante da Cipe-Chapada. Rosevaldo foi conduzido à delegacia de Andaraí, apresentado ao delegado e está à disposição da justiça.