ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

Presidente da FBF faz balanço de gestão e comenta uso do VAR no Baianão de 2019

Foto: Luciano Santos l 97News

O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, está se despedindo da entidade. O atual vice, Ricardo de Lima, assume no próximo dia 16 de janeiro. O dirigente fez um balanço dos 16 anos como gestor da FBF. “Muito trabalho, muita transparência, imparcialidade... Isso nos deu o aval de todos os filiados em quatro mandatos por aclamação. É uma marca significativa. Em muitas ocasiões tive a vontade de não continuar, mas os próprios filiados pediam que eu estivesse à frente da entidade. Procuramos fazer de uma forma simples e dando equidade a todos. O futebol baiano tem os mesmos direitos. Sabemos da importância de todos os clubes. Interiorizamos os campeonatos, assim como a arbitragem. Muitos árbitros chegaram do interior e isso foi importante. Só tenho a agradecer. Saio tranquilo, sem nenhuma mágoa”, avaliou em entrevista ao Bahia Notícias. O mandatário também comentou a novidade da edição do Campeonato Baiano deste ano, que receberá o árbitro de vídeo (VAR) nas finais. “Pedimos a autorização da Fifa e da CBF, isso é o futuro. Fará com que os equívocos de arbitragem sejam diminuídos. O VAR vem para somar e acredito que em todas as competições serão utilizadas nos próximos anos no Brasil”, analisou. Após deixar a FBF, Ednaldo fará parte da gestão de Rogério Caboclo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele será um dos vice-presidentes da entidade nacional, a partir do dia 15 de abril.  



Materiais cortantes no lixo aumentam acidentes na coleta em Brumado

Foto: 97NEWS

O número de acidentes de trabalho durante a coleta seletiva tem aumentado em Brumado. Muitos moradores colocam objetos cortantes no lixo sem se preocupar com a segurança dos coletores. Esta semana um coletor ficou afastado por conta de um corte na perna. "Fui pegar um saco de lixo que estava na sacola plástica meio misturado com vidro, aí não dá para ver, e cortei minha perna", contou o Gari que preferiu não se identificar. O profissional trabalha há dois anos na empresa e essa não foi a primeira vez que se machucou e nem o único. "Vários amigos nossos relatam acidentes com vidros em sacolas", relatou. O coletor usa todos os equipamentos de segurança para se proteger, como bota, farda, óculos e luvas. "Não protege sempre, o vidro é muito cortante, e acaba atarvessando a farda", relatou o gari. Segundo a empresa responsável pela coleta na cidade, já são vários registros de casos como este. 

A imagem é forte mas serve de exemplo para que a população não coloque vidro em sacolas - Foto: 97NEWS

Alguns objetos, como cacos de vidro, lâminas, agulhas, palitos de churrasco, copos e garrafas quebradas, são os que mais causam acidentes nos coletores de lixo de Brumado. A população não imagina muitas vezes que os objetos cortantes jogados no lixo podem machucar os garis. "As pessoas ainda não têm a identificação com a conscientização desses profissionais que contribuem com a limpeza pública da cidade", explicou um dos coordenadores da empresa. Em Brumado não existe uma lei que prevê multar quem não descarta o lixo de maneira correta. Ele reforçou ainda que mesmo com as luvas e roupas adequadas, os ferimentos causados por materiais cortantes ou pontiagudos não serão evitados. É preciso que o morador tenha consciência e separe o lixo comum do material perigoso.



Brumado: Intitulada ‘Vamos Fazer Diferente’, nova frente política se forma visando inovar as eleições de 2020

O clima de otimismo dominou a reunião (Foto: Divulgação)

Realmente a corrida municipal está se acelerando, mesmo faltando praticamente dois anos para o pleito. Diante disso vários grupos vêm se arregimentando sob as mais diversas bandeiras, na busca do convencimento do eleitorado, que, diferentemente de anos anteriores, se mostra muito mais rígido e consciente. Dentro deste contexto, foi realizada na noite desta terça-feira (08) nas dependências do antigo Hotel Passarela. O anfitrião foi o ex-presidente do Legislativo, médico geriatra Alessandro Lôbo, que disputou a cadeira de prefeito em 2016 pelo PSL, tendo obtido cerca de 25% dos votos válidos. O grupo já apresenta nomes importantes da política local, como o ex-vereador Weliton Lopes (DEM) e o ex-coordenador da SMTT, Clidemar Amorim Risério, que já vem se colocando com um ferrenho fiscalizador da atual gestão municipal. Com o slogan “Vamos Fazer Diferente” o novo grupo aposta da inovação, apesar de não trazer novos nomes para o cenário político brumadense, mas, mesmo assim eles afirmam que a mentalidade é outra, muito mais renovada e disposta a fazer uma política diferenciada que venha a atender os reais anseios da população. Boatos apontaram que a família Bonfim também estaria integrando o referido grupo, mas isso foi desmentido por interlocutores próximos, pois eles fazem parte de outro projeto político que já projeta a candidatura do ex-prefeito Geraldo Azevedo, que poderia ter inclusive algum membro da família para compor a chapa. Esse projeto contaria com o apoio do deputado federal Waldenor Pereira e de uma parte do PT de Brumado. Dentro deste novo quadro que está sendo carregado com as tintas do otimismo, o mosaico político para as eleições de 2020 começa a ser materializado, onde, para alguns analistas políticos locais irão ter, no mínimo 4 frentes disputando o pleito, tendo como prováveis candidatos, pelo menos nesse momento, o atual prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o ex-prefeito Geraldo Azevedo, que ainda está sem partido; o ex-vereador Alessandro Lobo e o empresário do ramo de comunicação Emanoel Araújo que também, ao seu estilo subjetivo, começa a se arquitetar para a disputa. Ainda há quem garanta que ainda correrão por fora o atual presidente da AUCIB, Genivado Azevedo (REDE), o advogado Tiago Amorim (PSD) e o auditor fiscal, Carlinhos Moura, que deverá trocar o PTC pelo NOVO. Então as eleições de 2020 podem ser inéditas tendo pela primeira na história política de Brumado 7 candidatos na disputa, mas como diz o sábio, político é como nuvem e muita coisa ainda pode mudar, mas de uma coisa é certa, a disputa deverá ser de uma forte intensidade que deverá movimentar as redes sociais, inclusive com as reprováveis “fake news”, mas, com a rigidez que deverá ser adotada esse metodologia do engano deverá estar bem enfraquecida.



'Não tenho medo de retaliação do crime', diz Major da 34ª CIPM de Brumado após ter casa de familiar arrombada por bandidos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O novo comandante da 34ª CIPM de Brumado, o Major da Polícia Militar Mário Cabral, afirmou que a prioridade da sua gestão será a ampliação e melhora do policiamento ostensivo em Brumado, além disso o combate ao crime será tolerância zero. Desde que assumiu o comando da PM na cidade no mês de novembro de 2018, até o mês de janeiro deste ano, a polícia militar vem dia a dia combatendo o crime na Capital do Minério, com apreensões de drogas, armas e prisões por furtos e roubos. Ações essas que acabaram na morte de dois meliantes após eles terem reagido as prisões, chegando a tentarem contra a vida dos PM´s, que para se resguardarem, tiveram que revidar contra os criminosos. Ações essas que foram exaltadas pela população brumadense, pois nas maiorias das vezes, os criminosos mortos em confronto eram de alta periculosidade. Mas não satisfeitos com a baixa no crime, supostos comparsas de criminosos já falecidos, tentaram intimidar o Major da 34ª CIPM, tanto que na madrugada desta quarta-feira (08), bandidos tentaram arrombar a residência de um parente do comandante localizada no bairro do Mercado. Em entrevista ao 97NEWS, o Major Cabral disse que, durante a ação, os bandidos chegaram a citar o seu nome. “Não pensem que vou me intimidar com isso não. Pelo contrário, vou passar a apertar mais. Não vamos recurar. Família é uma coisa que não se mexe e, se envolve família, vamos responder à altura”, comentou o Major. De acordo com Cabral, o arrombamento foi uma forma de retaliação às operações que têm sido realizadas pela polícia militar em Brumado. “Acredito que exista uma tentativa de intimidação por parte dos marginais, só que eu não conheço essa palavra. Então, vamos pra cima”, garantiu Mário.



Brumado: Bandidos da 'moto verde' atacam mais uma vez; dessa vez eles invadiram uma loja na Av. Centenário e renderam funcionários e clientes

Foto: Reprodução l Google Maps

Após cometerem um assalto no dia 26 de dezembro, à um mercadinho localizado na Praça Donatila Alves Meira, no bairros Olhos D´água, em Brumado, os dois indivíduos da moto verde, voltaram a praticar mais um assalto na cidade. O crime aconteceu na tarde desta terça-feira (8) em uma loja de doces localizada na Avenida Centenário. Com o mesmo "modus operandi", dois bandidos armados invadiram a loja e roubaram os clientes e funcionários. De acordo com depoimentos das vítimas a polícia, enquanto um elemento mantinha o proprietário do estabelecimento rendido, o seu comparsa fazia uma limpa em objetos da loja. No momento da ação quatro clientes estavam no local. Os meliantes levaram celulares, dinheiro, objetos e mercadorias. 

Na ação do bairro Olhos D'água, os meliantes usaram uma moto verde (Foto: Reprodução)

Esse mesmo tipo de comportamento foi utilizado pelos meliantes no assalto ao mercadinho no bairro Olhos D'água, na ação os dois assaltantes chegaram em uma motocicleta na cor verde e, com os capacetes fechados, sendo que um deles armado com um revólver calibre 38, levaram dinheiro do caixa, além de pertences dos funcionários e de clientes que estavam no local. No assalto da terça (8), os dois fugiram para destino desconhecido. A Polícia Civil de Brumado já está com as imagens dos dois estabelecimentos comerciais que foram vítimas do ataque da dupla, e segundo a polícia, a prisão dos assaltantes é questão de tempo.



Com quedas sucessivas nas bombas na região, gasolina em Brumado continua sem alteração de preço

O preço da gasolina chegou a passar dos R$ 5,00 em 2018 em Brumado e estacionou em torno dos R$ 4,90 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No esteio dos novos tempos, onde a redução de preços e dos gastos públicos se tornou uma espécie de “obsessão”, a população, que respira ares de positividade, espera ver transformações e mudanças que venham atender às suas expectativas, sendo que uma delas que se destaca é a redução do preço dos combustíveis, em especial a da gasolina. Em Brumado, onde muitos ainda afirmam que o município gosta de perder o “timing” das coisas e, muitas vezes, andar na contramão da história, esse anseio ainda está no “reino dos sonhos” já que, até o momento, mesmo tendo relatos de redução de preços em praticamente todas as cidades da região, o valor do litro da “preciosidade” continua girando em torno dos R$ 4,89, chegando a R$ 509. Mesmo com inúmeras tentativas e protestos dos consumidores, inclusive com matérias que repercutem fortemente, os proprietários dos postos de combustíveis parecem que continuam com “cera no ouvido”. As manifestações nas redes sociais estão crescendo e, com isso, a pressão deve aumentar, ainda mais que vários brumadenses estão se arregimentando para ingressar no Ministério Público para pedir a abertura de uma investigação sobre um possível cartel. 

A foto acima mostra os preços de compra e venda praticados em Brumado (Foto: Reprodução)

O leitor do 97NEWS, Anderson, enviou uma mensagem à nossa redação que pode dar ainda mais clareza a esse mistério que acontece na cidade. De acordo com ele, após inúmeras pesquisas em postos de combustíveis de cidades como Jequié e Salvador ele percebeu que uns dos motivos pelo qual dizem sobre o cartel, é o valor final que os donos de postos estão usando na nossa região. De acordo com Anderson, "o valor que os donos de postos daqui compram é praticamente o mesmo que o dono de Jequié também compra o combustível, a diferença às vezes fica em centavos, mas no preço final há uma enorme diferença para a nossa daqui", relatou. Ainda segundo Anderson, "o segredo da questão seria a margem de lucro que estão tendo em Brumado, a maioria dos postos compram ao valor de R$ 3,89 e preço final a 4,89, Jequié compra a 3,86 e o preço praticado na bomba é de R$ 4,01 até R$ 4,29. Lucro de pouco mais de 10%", comenta o internauta. De acordo com o leitor, "enquanto que em Brumado, todos eles praticam margem de 22% até 27%. Deste modo ganham em torno de até R$ 1,00 no litro da gasolina, enquanto em Jequié o lucro fica na casa dos centavos". Por fim, em seu comentário enviado a redação do 97NEWS, Anderson diz, "é por isso que vemos essa total diferença na nossa região". Os preços podem ser conferidos pelo site da ANP. (Clique aqui e veja). 



‘Navalha na Carne’: Sem dinheiro em caixa, governo do estado deve abortar a Policlínica Regional de Brumado

A tão sonhada Policlínica de Brumado deverá se transformar numa utopia (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A tão sonhada Policlínica Regional de Brumado, que teve o seu início extremamente conturbado, já que a formação do imprescindível consórcio entre os municípios pactuados encontrou uma forte resistência dos gestores das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Paramirim. Mesmo diante deste forte impasse, Brumado insistiu e conseguiu, “a duras penas”, a formação do referido consórcio, já que buscou a interferência política junto ao governador Rui Costa. Quando tudo caminhava positivamente nesse sentido, vieram as eleições estaduais e as promessas se intensificaram, mas, passado o pleito “o véu se rompeu” e a triste e cruel realidade revelou que o governo do estado está com um forte déficit financeiro, o que já disparou o gatilho da economicidade, ou seja, os gastos passarão por um forte processo de “navalha na carne”, então, o sonho da Policlínica, ao que tudo indica se transformou numa utopia. Agora, mesmo que para alguns seja totalmente inoportuno e até inconsequente, a comparação com Guanambi é inevitável, não no sentido de crítica, mas no sentido de dizer que os políticos do referido município fazem valer a representatividade e fazem a “lição de casa” com louvor. O pior de tudo é que a previsão não é das melhores, pois devido ao forte confronto com o presidente Jair Bolsonaro, o governador Rui Costa não deverá receber um grande volume de verbas federais, ainda mais que a saúde financeira da Nação também se encontra na UTI e os cortes de gastos já estão sendo efetivados de forma aguda.



Operação 'Hot Doc': Polícia apreende veículo clonado em esquema fraudulento na 18ª Ciretran de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dando continuidade na operação denominda "Hot Doc" (documento quente em inglês), onde o ex-coordenador e mais dois funcionários da 18ª Ciretran de Brumado são investigados por suspeita de esquema fraudelento que ocorria na sede do órgão e, em outras cidades vizinhas, a polícia civil apreendeu na última semana na cidade de Barra da Estiva, um veículo D-20 na cor azul. Segundo apurou o 97NEWS, o veículo citado, está com a documentação clonada, ou seja, a cópia de um outro veículo que possui a documentação legal. Ainda de acordo com as investigações, a caminhonete teve a documentação fraudada com apoio de servidores da 18ª Ciretran de Brumado. O veículo foi emplacado como cidade de origem o município de Barra da Estiva, mas no entanto, segundo a polícia, esse veículo pode ter sido roubado. As investigações também apontam outro veículo com a documentação irregular na cidade de Barra da Estiva, neste caso, seria um caminhão, cujo a proprietária é uma empresária da cidade, inclusive já prestou depoimento na sede da 20ª Coorpin acompanhada de um advogado, e esclareceu que a mesma comprou o veículo no valor de R$ 130 mil, e que a documentação estava toda regular. A polícia segue investigando se a empresária teve participação na fraude, ou se a mesma foi vítima de mais um golpe aplicado pela quadrilha envolvida nas ações que fraudou e desviou dinheiro do Governo do Estado. 



Empresa da nora de Ângelo Coronel ganha contrato de R$ 3,5 milhões com governo do estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma empresa da nora do presidente da Assembleia Legislativa, o senador eleito Ângelo Coronel (PSD), ganhou contrato sem licitação de R$ 3,5 milhões com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), para fornecer alimentação aos pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE) por 90 dias. Sediada em Simões filho, a Sabore Cia tem entre seus sócios Mariana Depra Ferrari Martins, casada com o deputado estadual eleito Diego Coronel (PSD), filho e principal herdeiro político do parlamentar. O contrato, firmado por meio de dispensa emergencial de licitação, foi assinado no último dia 28 e publicado um dia depois no Diário Oficial do Estado. Pelo serviço, a empresa receberá três parcelas de R$ 1,18 milhão. O novo negócio se soma a uma lista de outros  obtidos junto ao governo do estado pela Sabore Cia, que antes era comandada pelo próprio Diego Coronel. Entre eles, o contrato para fornecer alimentos ao Hospital Roberto Santos, assinado em março de 2016, inicialmente, com valor de R$ 15,3 milhões. De acordo com o site Correio, à época, o contrato milionário que garantiu para a empresa ligada à família Coronel a conta do Roberto Santos foi alvo de denúncias de irregularidades divulgadas pela imprensa. Grupos que atuam no mercado de alimentação hospitalar acusaram a Sabore Cia de, supostamente, falsificar documentos para vencer a disputa com as demais concorrentes. Além do HGE e do Roberto Santos, a empresa da qual a nora de Ângelo Coronel se tornou sócia já obteve contratos semelhantes com os hospitais estaduais Mário Leal, João  Batista Caribé, as maternidades Tsylla Balbino, Albert Sabin e do Iperba, além de três unidades de emergência na Liberdade,  Cajazeiras VIII e Pirajá. 



Após rumores de fechamento e transferência, escritório regional da ADAB deverá permanecer em Brumado

O escritório da ADAB em Brumado poderá ir para o complexo do SAC (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando efetivar o seu novo planejamento de economicidade, o governador Rui Costa já começou a efetuar os cortes e várias outras ações para o enxugamento da máquina estadual. Neste contexto uma nova preocupação se abateu em Brumado, que há anos atrás, numa outra reforma administrativa, perdeu vários órgãos estaduais para outros municípios da região. Um dos fatos que corroborou nesse sentido foi o fechamento do escritório regional da ADAB que era sediado em Brumado, o qual era responsável pela fiscalização agropecuária, especialmente no abate de animais no frigorífico. Visando esclarecer essas especulações que rondam a ida da ADAB, o 97NEWS obteve informações seguras que o escritório realmente irá ser fechado, já que o governo do estado está empregando à risca a prática de economicidade, então, diante disso, escritório regional que estava num prédio alugado irá ser transferido para a SETAF ou para o SAC. Outra ação nesse sentido é a modernização dos sistemas de notas fiscais que serão por meio digital. Existem outros comentários que circulam sobre o fechamento de outros órgãos estaduais na cidade, mas, a grande maioria já tinha sido transferida ou desativada.



Das sete apostas vencedoras da Mega da Virada na Bahia, somente um ganhador ainda não retirou o prêmio

Foto: Luciano Santos l 97News

Das sete apostas vencedoras da Mega da Virada na Bahia, apenas uma não retirou o prêmio, até o fim da tarde desta terça-feira (8). As informações foram confirmadas pela Caixa Econômica Federal. O vencedor que ainda não fez o resgate da bolada é da cidade de Euclides da Cunha, que fica a cerca de 315 km de Salvador. Outros dois jogos premiados também foram feitos na cidade, mas em dois estabelecimentos diferentes. As dezenas 05 - 10 - 12 - 18 - 25 - 33 foram sorteadas na noite de 31 de dezembro de 2018. Cada aposta levou R$ 5.818.007,36. Um dos jogos vencedores no estado foi um bolão com 10 cotas, feito na capital baiana. Com o prêmio dividido, cada um dos participantes do bolao levará R$ 581.800,73. Os outros jogos foram feitos nas cidades de Feira de Santana, Mata de São João e Valença. Segundo a Caixa Econômica, uma das apostas foi feita no portal Loterias Online. A Caixa não detalhou em qual das três cidades o jogo online foi feito, mas disse que o prêmio já foi resgatado. Os primeiros a retirarem o prêmio foram o apostador de Valença, no baixo Sul da Bahia, e o dono de uma das cotas do bolão de Salvador. O resgate foi feito no dia 2 de janeiro.



Petrobras reduz preço da gasolina ao menor valor em 14 meses

Foto: Reprodução l Reuters

Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias ao menor nível em cerca de 14 meses a partir desta quarta-feira (9), em meio a uma redução na cotação do dólar ante o real, um dos parâmetros utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes. O corte será de 1,38% ante o valor praticado na terça-feira (8), para R$ 1,4337 por litro. É o patamar mais baixo desde o R$ 1,4259 visto em 24 de outubro de 2017, segundo dados da petroleira. O preço da gasolina vem caindo desde meados de dezembro diante da depreciação da moeda norte-americana. O outro componente de peso seguido pela estatal em seu mecanismo de reajustes é o mercado internacional de petróleo, que também apresentou quedas recentemente. Os reajustes quase diários da Petrobras começaram em meados de 2017. No acumulado de todo esse período, a gasolina da estatal apresenta alta de 3,60 por cento. Já no caso do diesel, a cotação média na refinaria segue em R$ 1,8545 por litro desde o começo do ano. No fim de 2018, a empresa anunciou um mecanismo financeiro de proteção complementar à política de preços do diesel, semelhante a um já utilizado na gasolina, que permite à companhia manter a cotação do produto estável nas refinarias por um período de até sete dias em momentos de elevada volatilidade.



Brumado: Homem com histórico policial acaba morrendo em confronto; é o segundo caso desse em 2019

Joab, conhecido como Chorão, acabou não resistindo aos ferimentos (Foto: 97NEWS)

Parece que a filosofia defendida pelo novo governo federal de tolerância zero à criminalidade está sendo levada à risca pela 34ª CIPM, já que as ações nesse sentido se intensificaram de forma patente, já que em apenas 09 dias do ano de 2019 duas mortes foram registradas em confronto com a Polícia. Após o primeiro episódio que resultou no óbito do jovem Douglas Lima (19), o qual disparou contra policiais na última sexta-feira (04) na Rua 02 de Julho, na noite desta terça-feira (08), um novo episódio desse gênero aconteceu no Bairro Irmã Dulce, onde, segundo informações da Polícia Militar, um homem identificado como Joab dos Santos Silva (31), o Chorão, resistiu à uma ação policial, inclusive, disparando contra os policias da PETO e da Cipe/Sudoeste, os quais estavam justamente numa operação de combate aos vários assaltos que vinham acontecendo no anel viário que liga as BA-262 e a BR-030. 

Foto: Divulgação l PM/BA

Chorão, era um dos principais suspeitos de ser o autor desses assaltos junto com um comparsa que conseguiu escapar da ação policial. Devido ao enfrentamento a tiros, os policiais, buscando salvaguardar as suas vidas revidaram os disparos, sendo que um deles acabou atingindo o suspeito que foi levado às pressas para a Hospital Magalhães Neto, mas acabou não resistindo vindo a óbito. Ainda segundo a PM, “Chorão” não era morador daquela localidade, porém era conhecido no bairro por coagir as pessoas à lhe darem guarida. Com ele a Polícia apreendeu 01 revólver calibre 38; 04 munições calibre 38 deflagradas; 02 munições calibre 38 picotadas (não deflagradas).



Carga de 8 milhões de cigarros estrangeiros é apreendida em caminhão na cidade de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PRF

Uma carga com 8 milhões de cigarros foi apreeendida em um caminhão, em um posto de gasolina, na noite de segunda-feira (7), na BR-116, em um trecho da cidade de Vitória da Conquista. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo fugiu após perceber a presença dos policiais. De acordo com a PRF, uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) do órgão chegou ao local após uma denúncia anônima. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os cigarros estavam destribuídos em 400 mil pacotes. A carga tem origem do Paraguai e estava escondida em uma lona. O órgão informou que não é permitido a importação dos cigarros apreendidos não é permitida no país. A carga apreendida e os veículos foram apresentados a Receita Federal do Brasil e à Polícia Federal de Conquista.



Mais de 200 municípios baianos têm servidores em contrato temporário e serviços terceirizados

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou que, das 417 cidades baianas, 208 possuem serviço terceirizado. O mesmo levantamento apurou que 233 cidades possuem profissionais em contratos temporários. A entidade afirma que contatou todas prefeituras do Brasil de 29 de agosto a 11 de outubro, mas, no caso da Bahia, 259 cidades deram retorno. No que tange à terceirização, o resultado indica que 49,9% das unidades baianas contratam serviços terceirizados. Nas respostas, 127 municípios disseram adotar o modelo para serviços de conservação, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, 21 para serviços de segurança e de vigilância, 131 para serviços de transportes, 80 para serviços de informática, 42 para serviços de telecomunicações, 38 para serviços de manutenção de prédios, equipamentos e instalações, 12 para serviços de copeiragem, de recepção e de reprografia e 75 para outras áreas. Segundo o Bahia Notícias, os motivos também são diversos: 65 justificam limitação legal de gastos com pessoal, 97 alegam ganho de eficiência, 98 falam em redução dos gastos públicos e 44 deram razões. Quanto aos motivos, 138 cidades afirmam que se tratam de demandas de serviço superiores à capacidade do quadro, 155 apontam que há necessidade de suprir licenças, afastamentos, suspensões, falecimentos e aposentadorias, 67 alegam difícil fixação de um profissional na localidade, 74 dizem que é decorrente da transitoriedade de programas federais e 17 cidades apontam outros motivos.



Bahia: Com chapa única, União dos Municípios reelege diretoria executiva e conselho fiscal

Foto: Reprodução l TV Bahia

A eleição para a diretoria executiva e conselho fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) foi definida na tarde desta terça-feira (8), na sede da entidade, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A votação foi com chapa única, com o atual presidente da entidade, Eures Ribeiro, que foi reeleito para o segundo mandato de dois anos. Ribeiro é prefeito do município de Bom Jesus da Lapa. O governador Rui Costa participou da cerimônia. Além da diretoria executiva, foram eleitos também dois vice-presidentes, primeiro e segundo secretários, primeiro e segundo tesoureiros, cinco membros titulares e outros cinco membros suplentes. 



Vândalos destroem lixeiras instaladas no Centro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Lixeiras instaladas na Avenida Antônio Mourão Guimarães, no Centro de Brumado, estão sendo depredadas. A denúncia foi feita por uma vendedora da cidade. Cristiane Santos enviou à redação do 97NEWS uma foto por meio do aplicativo que mostra um dos coletores danificados. A equipe de reportagem foi até a rua central e encontrou outras lixeiras depredadas. Em algumas delas, que estavam fixadas em suportes, os vândalos deixaram apenas a tampa. Com o vandalismo, a situação de falta de lixeiras nas ruas centrais de Brumado se agrava. Muitos consumidores reclamam que há poucas unidades, por isso, copos, canudos, garrafas, papéis de balas e outros materiais acabam sendo deixados nas ruas e praças. O lixo traz mais trabalho para a equipe que faz a limpeza da via pública. "A gente limpa e logo já está suja de novo. Tem que estar sempre limpando, todos os dias”, afirmou um Gari a nossa equipe. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A comerciante Maísa Araújo conta que na calçada em que está a loja dela fica localizada, não há nenhuma. "Nós temos um grande problema. Nas sextas-feiras, que é o dia da feira livre, acaba acumulando muita sujeira no chão. É papel de pastel e uma série de coisas. Acho que deveria haver uma campanha para que coloquem lixeiras aqui na região do estacionamento da feira”, pede a comerciante. Em 2016, dezenas de lixeiras publicitárias foram instaladas no centro comercial do município com o objetivo de propagar a consciência ecológica. Os equipamentos foram instalados por uma fabrica privada com apoio de empresários locais, que aceitaram divulgar suas marcas. Mas com as ações dos vândalos, se tornam cada vez mais extintas em Brumado. Já a prefeitura pede a colaboração dos moradores para que não depredem as lixeiras e não descartem o lixo no chão ou nas galerias de águas pluviais.

 



Globo anuncia fim do 'Video Show' após 35 anos

Foto: Globo/João Miguel Júnior

A TV Globo anunciou nesta terça-feira (8) o fim do programa "Video Show" após mais de 35 anos. A última edição vai ao ar nesta sexta-feira (11). O programa que mostrou os bastidores da produção da Globo começou a ser exibido em 1983. A partir de segunda-feira (14), a "Sessão da tarde" vai começar a ser exibida mais cedo, às 14h. Entre 14 e 18 de janeiro, o "Vale a pena ver de novo", exibido em seguida, vai ter uma dobradinha, com os capítulos finais de "Belíssima" e o início de "Cordel encantado". No dia 21 de janeiro, depois da "Sessão da tarde’, estreia uma nova edição do "Álbum da Grande Família". O especial vai ao ar de segunda a sexta, com melhores momentos do seriado "A grande família".



‘Mérito’, afirma Mourão após salário de filho triplicar no Banco do Brasil

(Foto: Reprodução)

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta terça-feira (8), que o filho, Antonio Hamilton Rossell Mourão, foi promovido por ter “mérito”. Antes assessor empresarial da área de agronegócios do Banco do Brasil, o filho do general da reserva foi nomeado assessor especial da presidência do Banco do Brasil com o salário três vezes maior do que recebia, informou a Coluna do Broadcast. “(Meu filho) possui mérito e foi duramente perseguido anteriormente oor ser meu filho”, afirmou Mourão ao Estado. Rossell Mourão é funcionário de carreira do Banco do Brasil, com 18 anos de experiência dentro da instituição. Com a posse da nova gestão, sob o comando de Rubem Novaes, foi promovido a assessor especial da presidência. Ele trabalhará em contato direto com o novo presidente da instituição. Apesar do tempo de casa, o salto na carreira foi visto com estranheza por pessoas de dentro do banco. O novo posto equivale a uma cadeira de um executivo no banco com um salário de cerca de R$ 36 mil. 

Na prática, seu salário triplicou. A renda do posto anterior gira entre R$ 12 mil e R$ 14 mil, dependendo da carga horária de seis ou oito horas. O novo vencimento do filho do vice-presidente da República será maior até mesmo do que o salário do pai, o segundo maior cargo do Executivo, que hoje é de R$ 27,8 mil. Na posse dos bancos públicos, na segunda-feira, dia 07, em Brasília, a ascensão do filho de Mourão já era dada como certa. Procurado, o BB não comentou. Num comunicado interno emitido pela equipe de marketing aos funcionários do banco, o presidente Rubem Novaes faz elogios ao filho de Mourão. “Sabendo da repercussão da nomeação em sua equipe de assessores, (Rubem) afirmou que “Mourão é de minha absoluta confiança, e foi escolhido para minha assessoria, e nela continuará, em função de sua competência. O que é de se estranhar é que não tenha, no passado, alcançado postos mais destacados no Banco”. Segundo o professor Carlos Ary Sundfeld, que dá aulas de Direito Público na Fundação Getúlio Vargas (FGV), a indicação não se enquadra nos casos em que a Justiça considera nepotismo. Para isso, seria necessário que o funcionário tivesse sido nomeado pelo próprio parente para exercer cargo na mesma instituição pública. O critério é uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2008, sobre o assunto. “O Banco do Brasil e a União federal não são a mesma pessoa jurídica, então, rigorosamente, pela súmula do Supremo, não há uma proibição”, explica Sundfeld. Ele diz, ainda, que seria necessário acompanhar o trabalho do filho do vice-presidente no dia-a-dia para saber se a nomeação foi injustificada. “No caso concreto aí, o vice-presidente não tem poder formal nenhum, não é ele que nomeia. Seria uma coisa muito indireta. De qualquer modo, não dá para ficar especulando sobre as razões que fazem o presidente do Banco do Brasil escolher um dos funcionários de carreira do banco para ser assessor”.

CONTINUE LENDO


Revoltado, Alexandre Pires reafirma que vai processar Gusttavo Lima

(Fotos: Divulgação)

Por enquanto, não convidem Gusttavo Lima e Alexandre Pires para a mesma festa. Os dois cantores brasileiros estão travando uma verdadeira guerra nas redes sociais e em programas de fofocas para mostrar quem tem razão sobre o episódio que aconteceu no último final de semana. Gusttavo teria tumultuado os bastidores de um evento ao obrigar Alexandre a se apresentar bem mais tarde com a sua banda, quando o cronograma era outro. Gusttavo deu uma declaração onde afirmava que ele havia contratado o outro cantor e que ele se apresentaria a hora que quisesse. Em conversa com a jornalista Cristina Padiglione, colunista do jornal Agora São Paulo, Pires contou que pretende processar Gusttavo Lima. “Mesmo que fosse o contratante, ele não poderia fazer isso. Ele ainda disse ao público que faria um show mais curto para que a minha apresentação não fosse muito tarde”, disparou Alexandre.