ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

Começou a matrícula de estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na rede estadual

Foto: Conteúdo l 97News

Estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na rede estadual de ensino tem até amanhã (23) para realizar a matrícula nas unidades escolares. O atendimento aos pais e/ou responsáveis ocorre até às 19h, não sendo necessariamente a escola onde o estudante pretende estudar. Para a matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, dentre outros).

– Cronograma da Matrícula 2018:

22 e 23/1 – Matrícula dos estudantes do Ensino Médio e suas modalidades (Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos – EJA; Inclusiva e Indígena);

25, 26 e 29/1 – Confirmação de matrícula do público alvo da Educação Inclusiva que realizou a pré-matrícula em novembro de 2017.



Adolescência agora vai até os 24 anos de idade, e não só até os 19, defendem cientistas

Adolescentes russas celebram o fim das aulas do Ensino Médio em Sochi durante o 'Último Sino' (Foto: Mikhail Mordasov/AFP)

O fato de jovens estarem optando por estudar por um período de tempo mais longo, não só até a faculdade, assim como a decisão cada vez mais frequente de adiar casamento e maternidade/paternidade, estariam mudando a percepção das pessoas de quando a vida adulta começa, dizem pesquisadores australianos em um artigo publicado nesta semana na revista científica Lancet Child & Adolescent Health. Para eles, a redefinição da duração da adolescência seria essencial para assegurar que as leis que dizem respeito a esses jovens continuassem sendo asseguradas. Outros especialistas, no entanto, dizem que postergar o fim da adolescência pode mais adiante infantilizar os jovens. A duração da adolescência já chegou a ser alterada antes, quando se concluiu que, com os avanços da saúde e da nutrição, a puberdade iniciava antes do 14 anos, como se convencionava. Essa fase tem início quando uma parte do cérebro, o hipotálamo, ativa as glândulas hipófise e gônadas, que, entre outras coisas, liberam hormônios sexuais. Ela costumava acontecer por volta dos 14 anos, mas caiu gradualmente no mundo desenvolvido nas últimas décadas até o patamar de 10 anos. Como consequência, em países industrializados como o Reino Unido a idade média para a primeira menstruação de uma garota caiu quatro anos nos últimos 150 anos. Metade das mulheres agora fica menstruada pela primeira vez entre 12 e 13 anos. A biologia também é usada como argumento por aqueles que defendem que a adolescência termina mais tarde - e que dizem, por exemplo, que o corpo continua a se desenvolver. O cerébro continua se desenvolvendo depois dos 20 anos, trabalhando de maneira mais rápida e eficiente. E para muitos os dentes do siso não nascem até que complete 25 anos.

 

Adiando planos familiares

Os mais jovens também estão adiando o casamento e a maternidade/paternidade.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unidos, a idade média para o primeiro casamento de um homem era 32,5 anos em 2013 e de 30,6 para as mulheres na Inglaterra e no País de Gales. Isso significa um aumento de 8 anos desde 1973. No artigo que explica os motivos para o aumento da duração da adolescência, Susan Sawyer, diretora do Centro para a Saúde do Adolescente do Hospital Royal Children's em Melbourne, na Austrália, escreve: "Apesar de muitos privilégios legais da vida adulta começarem aos 18 anos, a adoção das responsabilidades e do papel de adulto geralmente acontece mais tarde". Ela diz que postergar o casamento, o momento de ter filhos e a independência financeira significa "semidependência", o que caracteriza que a adolescência foi estendida. No Brasil, a permanência por cada vez mais tempo dos jovens na casa dos pais é uma marca da chamada "geração canguru", nome dado pelo IBGE em 2013 ao fenômeno que engloba pessoas de 25 a 34 anos e que vem crescendo no país. Os dados foram divulgados na Síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira, com dados referetes ao intervalo entre 2002 e 2012.

Mudança nas leis

Essa mudança, pondera Sawyer, precisa ser levada em consideração pelos políticos, para que as leis e benefícios voltados a esse público sejam alterados. "Definições de idade são sempre arbitrárias, mas nossa atual definição de adolescência está excessivamente restrita", diz a cientista. Russell Viner, presidente da associação Royal College de pediatria e saúde infantil, diz que no Reino Unido a idade média para um jovem sair de casa é 25 anos. Ele apoia a ideia de que a adolescência seja estendida até os 24 anos e diz que os serviços no Reino Unido já levam isso em conta. Segundo ele, hoje as leis no Reino Unido consideram a idade de até 24 anos para o governo garantir a provisão de serviços para crianças e adolescentes que precisam de atendimento especial (seja por abandono ou outro motivo) e que têm necessidades especiais em termos educacionais.

Infantilizar os adultos

 

A socióloga da Universidade de Kent Jan Macvarish, que estuda paternidade, diz que há um perigo em estender o conceito de adolescência.

"Crianças mais velhas e jovens são moldados de maneira mais significativa pelas expectativas da sociedade sobre eles com o seu intrínseco crescimento biológico", ela diz.

"Não há nada necessariamente infantil em passar o início dos seus 20 anos no ensino superior ou tendo experiências no mundo do trabalho." E não deveríamos arriscar transformar o desejo deles por independência em uma patologia. "A sociedade deveria manter as expectativas mais altas em relação à geração seguinte", diz Macvarish.

Viner discorda dela e diz que ampliar a adolescência pode ser visto como dar poder aos jovens ao reconhecer as diferenças deles.

"Contanto que isso seja feito de uma posição de reconhecimento dos pontos fortes dos jovens e do potencial do desenvolvimento deles em vez de focar os problemas da adolescência."

 

CONTINUE LENDO


Obrigado Brumado! Verão Vip 2018 foi um sucesso

Foto: Divulgação

Foi realizada no último sábado (20), na Lagoa do Meio, em Brumado, a festa "Verão Vip" que contou com uma megaestrutura, área de alimentação composta de variedades em bebidas e comidas e shows com Pablo Moraes; Fann Estourado; Mais Macho que Mulher; Dj Pantera e  Banda Nairê. Os organizadores do evento agradecem a todos que compareceram no evento. "Esse é mais um evento que ficará marcado no calendário festivo da cidade de Brumado, recebemos todos com um atendimento Vip, no próximo ano estaremos realizando com uma melhor qualidade ainda e contaremos mais um vez com a presença de todos", disseram os organizadores.



‘Existe claramente uma perseguição política a Lula’, afirma presidente do PT de Brumado

O presidente do PT de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, está convicto que existe uma perseguição declarada a Lula (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A expectativa política que envolve o julgamento do recurso apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do triplex será julgado nesta quarta-feira (24) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segunda instância das ações da Operação Lava Jato. Com o aumento do clima de tensão, o 97NEWS ouviu o presidente do PT de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, um dos políticos mais experientes do município. Muito confiante, ele iniciou destacando que “a expectativa é nacional, pois o dia 24 de janeiro de 2018 ficará marcada na história como dia que poderá mudar os rumos da Democracia no Brasil”. Subindo o tom ele descreveu que “sabemos que o julgamento é em segunda instância e que, pelos indícios, a decisão do juiz Sérgio Moro será mantida no caso do tríplex, pois os dados apontam que o STF4 dificilmente muda as decisões de Moro”. E continua citando que “mas, apesar disso, acreditamos que essa decisão deverá ser derrubada no Supremo, mesmo tendo alguns ministros, como é o caso de Gilmar Mendes, que vêm envergonhando a nossa nação e virando inclusive motivo de chacotas” e emendou destacando que “a candidatura de Lula será mantida, pois é um desejo soberano do povo brasileiro. O tríplex está no nome da OAS e não de Lula, isso ficará provado. Hoje vivemos na época das malas de dinheiro, isso sim que deveria ser condenado”. Questionado se existe, ou não, uma perseguição ao ex-presidente Lula, Zé Luiz foi taxativo ao afirmar que “mas é claro, não há dúvidas sobre isso. O Brasil hoje é dominado pelos grandes latifúndios. Lembrando o impeachment de Dilma, que foi bancado pela FIESP para que as reformas que sangraram os trabalhadores brasileiros fossem realizadas. E, por fim, o dinheiro encontrado na conta de Lula era dele, das conferências que ele realizou pelo mundo, tanto que até o ex-presidente Obama o parabenizou pelo brilhantismo de sua narrativa”. 



Brumado: Sorteio eletrônico das vagas para o período letivo de 2018 acontecerá nesta terça-feira (23)

(Divulgação)

Em atendimento ao acordo firmado pela Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público será realizado nesta terça-feira (23) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no paço municipal, às 08:00 horas, o sorteio eletrônico das vagas oferecidas no ano letivo de 2018, para as escolas municipais. Para que o procedimento seja imparcial e isento de qualquer dúvida quanto à sua lisura, o sorteio será feito com a presença do Ministério Público e da imprensa brumadense.



Ibiassucê: Ginásio de esportes paralisado há anos é concluído com apoio de Waldenor e Zé Raimundo

(Foto: Divulgação)

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) estiveram em Ibiassucê, na última sexta-feira (19), acompanhando as obras do Ginásio de Esportes da cidade que já se encontram em reta final, graças ao empenho dos seus mandatos, em atendimento às solicitações do ex-prefeito Neto. A construção do ginásio foi paralisada há quase duas décadas e a obra já havia se tornado o “elefante branco” de Ibiassucê, quando, por intermediação do deputado Waldenor junto ao Governo Federal, foi liberado o crédito extraordinário em emenda parlamentar ao Orçamento da União no valor de quase R$ 800 mil. Este recurso, liberado através da Caixa Econômica Federal, foi o necessário para a finalização desta importante obra para o município, que irá contribuir para o desenvolvimento do esporte na cidade, oferecendo à população um local moderno e de extrema qualidade para a realização de diversos eventos, não só desportivos como culturais e de lazer também. A vistoria da obra foi acompanhada pelo ex-prefeito Neto, por vereadores da oposição de Ibiassucê, lideranças e alguns moradores locais. À noite, os deputados participaram das festividades em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, ao lado das lideranças de oposição de Ibiassucê.

(Foto:Divulgação)


Brumado: Creche do bairro São José será construída com recursos federais e apoio do município; obra está orçada em mais de R$ 1 milhão

Creche seguirá padrões nacional e será construída no Bairro São José (Foto: Ilustrativa)

Garantir o direito à educação de qualidade e cuidados básicos desde a primeira infância. Este é o principal objetivo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-infância), que irá investir mais de R$ 1 milhão de reais na construção da creche Tipo 2 em Brumado. O prefeito Eduardo Vasconcelos autorizou a Secretaria Municipal de Infraestrutura, através da Comissão de Licitação, a realizar uma Tomada de Preços com o objetivo de contratar empresa especializada para obra de construção da creche pré-escolar na Rua Osvaldo Marciel de Souza, no Bairro São José, anexo à escola Élcio José Trigueiro. A creche seguirá o projeto do "Modelo 2" convencional do Programa Pró-infância e será construída com recursos do Governo Federal e apoio do município.

 

Terreno onde será construída a creche Tipo 2 (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O Projeto Pró-infância Tipo 2, modelo de projeto padrão de educação infantil atenderá 188 alunos em dois turnos. A escolha da empresa vencedora do certame será pelo critério de seleção pelo menor preço global e a execução da obra será no regime de empreitada com prazo de execução da obra a ser definido, conforme projetos, planilhas orçamentárias, cronogramas físico – financeiro, memórias de cálculo e memoriais descritivos. A obra orçada em R$ 1.426.052,90 (Um milhão, quatrocentos e vinte e seis mil, cinquenta e dois reais e noventa centavos). A data de ínício da obra só será definida, após a empresa vencedora concluir todo processo burocrático.



Brumado: Serviço de Internação Domiciliar é implantado no município

Foto: Conteúdo l 97News

O Melhor em Casa é um Serviço de Internação Domiciliar proposto pelo Ministério da Saúde e está sendo implantado no município de Brumado com o objetivo de implementar melhorias na qualidade da atenção e cuidado integral à saúde. A atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. Assim, o ambiente domiciliar e as relações familiares aí instituídas, que diferem da relação estabelecida entre equipe de saúde e paciente, tendem a humanizar o cuidado, colocando o usuário no lugar mais de sujeito do processo e menos de objeto de intervenção. A modalidade da atenção domiciliar implantada em Brumado destina-se aos usuários que possuem problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção. A equipe é composta por médico, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e enfermeiro.



Livramento: Advogado acusa PM de agressão com soco no rosto

Foto: Arquivo l Rede Social

O advogado Adailton Ferreira Porto Sobrinho, que também é assessor jurídico, afirma que foi agredido e ameaçado por um Policial Militar durante uma colisão entre a viatura que o PM estava e um veículo Ford Ka próximo a rodoviária, no centro, de Livramento de Nossa Senhora, por volta das 20h deste domingo (21). Adailton conta que levou um soco no rosto. Exames feito em uma UPA indicou lesão na área. Adailton diz ainda que foi até o Comando da PM para tentar fazer um acordo entre o seu cliente e o PM. Segundo o advogado, ao chegar no comando, o seu cliente também foi agredido com socos no estômago, e teve a arma apontada para seu corpo. "Na hora do colisão tive minha carteira da OAB jogada ao chão pelo policial, que em seguida apontou a arma para meu corpo, mandando eu correr sem olhar para trás, além disso, fui ofendido verbalmente.", disse o advogado. Depois das agressões, o advogado registrou boletim de ocorrência na Delegacia Territorial, onde ele e seu cliente foram encaminhados para realizar exames de corpo delito. O Presidente da OAB, Subseção Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeiras, disse que foi contactado pelo Presidente da Seccional de Livramento, através do Dr. Luiz Viana, que designou o Conselheiro Estadual da OAB, Dr. Acioli Viana, e o advogado Daniel Viana, representante da Procuradoria Estadual de Prerrogativas da OAB para acompanhar o caso. De acordo com Dr. Osvaldo, uma reunião foi agendada para o início da tarde desta segunda-feira (22), com representantes da OAB/BA e com a vítima para tomar as providências cabíveis. O comando da 46ª CIPM de Livramento, ainda não se pronunciou sobre o caso.



Brumado: Agentes de trânsito estacionam motocicleta em local proibido; motoristas reclamam

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um flagrante registrado por um internauta na manhã desta segunda-feira (22), na Rua Coronel Tibério Meira, em Brumado, mostra agentes de trânsito estacionados em local proibido. A cena inusitada foi registrada por volta das 08h30. De acordo com o internauta, o lugar onde os agentes estacionaram a motocicleta da fiscalização é para estacionamento de veículos em 45º. Ele conta que inclusive já levou uma multa por estacionar no local e questiona a ação. "Esta vaga é para veículos de quatro rodas em ângulo. Se a desculpa é para não atrapalhar esses veículos, então porque a fiscalização pode? Eles devem dar o exemplo."

Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT)

Segundo o Superintendente de Trânsito, Jansem Ricardo, os agentes estiveram na Rua Cel. Tibério Meira orientando o trânsito, devido ao fato de um ônibus interestadual ter quebrado na via. "Sobre a motocicleta da fiscalização, a SMTT esclarece, que conforme regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 29, viaturas de fiscalização de trânsito podem parar ou estacionar em local proibido desde que estejam em operação e com o giroflex ligado."



Motorista embriagado provoca acidente grave com motociclista em Livramento

Foto: Whatsapp l 97News

Um motorista com visíveis sinais de embriaguez provocou um grave acidente no final da tarde deste domingo (21), na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Primeiro Gole, em Livramento de Nossa Senhora. O homem bateu de frente com uma motocicleta durante uma ultrapassagem em alta velocidade. Segundo a polícia militar, o condutor do Ford Corcel, de 49 anos, vinha transitando em alta velocidade algumas quadras antes da batida. Com a batida, a motociclista, Carla Maria Basilio dos Santos, de 27 anos, teve fraturas exposta e quebrou os dois fêmur, além de sofrer hematomas na cabeça. Ela foi levado pelos socorristas ao Hospital Municipal, mas devido a gravidade, foi trasnferida para o Hospital de Base em Vitória da Conquista. Enquanto o atendimento do SAMU ocorria, o clima esquentou na rua onde estava o motorista embriagado que provocou o acidente. O homem andava com dificuldades. Ele quase foi linchado por populares. O motorista que provocou o acidente foi submetido a exame médico onde foi confirmado a embriaguez. O motorista foi encaminhado a Delegacia Territorial de Livramento e autuado em fragrante. Segundo a polícia, ele ficará preso e deve responder por dirigir embriagado.



Salvador: Carro atropela 15 pessoas em Itapuã; veículo tem várias multas por excesso de velocidade

Foto: Divulgação l PM/BA

Na da noite do sábado (20), um carro de passeio atropelou pedestres que estavam em uma calçada, na rua Aristides Milton, no bairro de Itapuã, em Salvador. Segundo a polícia, 15 pessoas ficaram feridas. Ainda não há detalhes do que tenha provocado o acidente. O abrigo de passageiros que utilizam o transporte público ficou destruído por conta da batida. O condutor fugiu do local. Até o início da noite deste domingo, o motorista que provocou o acidente ainda não havia se apresentado. O estado de saúde das vítimas não foi informado. Segundo o Detran/Ba, o veículo Mitsubishi Pajero, de placa JPT 2704, que invadiu a calçada, atingiu um ponto de ônibus e deixou 15 feridos, tem cinco multas registradas por trafegar com 20% de velocidade acima do limite permitido. O órgão afirma que o carro é de propriedade da B12 Comercial de Alimentos e Bebidas. Quatro das cinco infrações ocorreram entre os meses de outubro a dezembro do ano passado. Três delas em rodovias federais. As outras aconteceram nos municípios de Alagoinhas e Lauro de Freitas. Não há informações se as multas são de responsabilidades do condutor responsável pelo acidente.



Cármen suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

Foto: Reprodução

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, suspendeu a posse marcada para esta segunda-feira (22) da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o comando do Ministério do Trabalho. Em despacho na madrugada, durante o plantão judiciário, ela acolheu "parcialmente" reclamação apresentada pelo Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati). O pedido era para derrubar decisão do vice-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, que suspendeu os efeitos de liminar concedida pelo juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, que impedia a posse. De acordo com a nota envidada pela assessoria de imprensa do Supremo, Cármen Lúcia "suspendeu temporariamente a posse da deputada Cristiane Brasil até que venha ao processo o inteiro teor da decisão do STJ (proferida no sábado). Se for o caso, e com todas as informações, a liminar poderá ser reexaminada". Após a liminar do STJ, o Palácio do Planalto chegou a marcar a posse da ministra para as 9h desta segunda, exatamente para evitar a possibilidade de uma nova decisão barrando a cerimônia durante a segunda-feira (22). Faz duas semanas que a parlamentar tenta assumir o cargo, mas tem sido impedida pelo Poder Judiciário. A causa são condenações contra ela na Justiça do Trabalho. 



Gasolina sobe 19,5% em seis meses e já beira os R$ 5 em algumas cidades

Foto: Conteúdo l 97News

Nos últimos seis meses, o preço médio da gasolina subiu 19,5% nos postos de combustível e já se aproxima dos R$ 4,20. Em algumas cidades, está perto de romper a barreira dos R$ 5. O preço médio, sem descontar a inflação, é o maior já registrado na série histórica da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que começou em 2001. A gasolina mais cara do Brasil está na região Norte. Em Tefé, no Amazonas, o preço médio é de R$ 4,941 por litro. Em Alenquer, no Pará, chega a R$ 4,838. A escalada do preço está relacionada à nova política de ajustes da Petrobrás, em vigor desde julho de 2017, quando a estatal anunciou que as variações ocorreriam com mais frequência. Nesse período, os preços foram reajustados 133 vezes. A mudança foi feita para dar agilidade aos reajustes e acompanhar a volatilidade da taxa de câmbio e da cotação de petróleo. O barril ficou 28% mais caro nesse período. Quando se compara o preço da gasolina no País com o do mercado norte-americano – de livre concorrência e sem nenhum tipo de política de preços – percebe-se um ritmo diferente. 



Salvador: Criança de dois anos baleada na cabeça e está em estado gravíssimo

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma criança de dois anos foi atingida na cabeça por uma bala de arma de fogo, na noite deste sábado (20), no distrito de São José de Itaporã, em Muritiba, no Recôncavo Baiano, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima teve traumatismo crânio encefálico (TCE) e encontra-se em estado gravíssimo, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio. Não há informações sobre as circunstâncias do crime. Conforme a PM, a vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, cidade vizinha, mas precisou ser transferida por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), neste domingo (21), para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Até o fechamento desta reportagem ninguém foi preso. A autoria e motivação da tentativa de homicídio ainda são desconhecidas. A Polícia Civil diz que vai investigar o caso.



Transplante de fezes é testado contra a obesidade

Foto: Divulgação

Talvez essa seja a primeira vez que você ouça falar em transplantar fezes, mas cientistas estão usando esse aparentemente estranho recurso cada vez mais. Hoje, as possibilidades relacionadas à técnica vão de alívio de sintomas de doenças intestinais até a ajuda no combate à obesidade. Batizado oficialmente de transplante de microbiota fecal, o procedimento tem a intenção de repovoar o intestino de pessoas doentes com os micro-organismos presentes no organismo de pessoas saudáveis. As fezes são diluídas e então transplantadas. A bactéria, segundo o Serviço Nacional de Saúde britânico, é encontrada em 1 a cada 30 adultos, e, na maior parte das vezes, é inofensiva e integra normalmente a microbiota das pessoas.

 

Em alguns casos –normalmente em pessoas mais velhas que tomam antibióticos–, a C. difficile causa infecção, com sintomas como diarreia, dores abdominais e pode até requerer cirurgia para retirada de partes feridas do intestino. Com o sucesso do transplante para esse tipo de infecção, os cientistas começaram a estudar o impacto da microbiota fecal em outras doenças. "Somos mais bactérias do que humanos", resume Henrique Fillmann, presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), ao falar sobre a quantidade de micro-organismos no nosso corpo e sua importância no funcionamento equilibrado do corpo. A doença de Crohn é um das enfermidades que está no horizonte do transplante de fezes como potencial alvo. Gisele Martins, 31, conta que perdeu toda a vida social e teve que parar de trabalhar por conta da doença. Foi somente após o transplante de fezes, em 2015, que seus sintomas começaram a melhorar. "Não adianta a pessoa fazer um transplante fecal se ela não tem uma alimentação saudável, só coloca porcaria para dentro", diz. Mas médicos ouvidos pela Folha ressaltam que os estudos sobre doença de Crohn apresentam resultados diversos e que, para essa patologia, o transplante de fezes não pode ser considerado, pelo menos por enquanto, como uma terapia efetiva. "O grande negócio que estão estudando e que realmente pode fazer muita diferença é no tratamento da obesidade", diz Fillmann. Estudos apontam que uma dieta irregular seleciona "bactérias ruins", que ajudam o intestino a aproveitar melhor as calorias e, dessa forma, a perpetuar a obesidade. É aí que o transplante de fezes poderia entrar, repovoando o intestino de pessoas obesas com a microbiota de pessoas saudáveis. "Não é que o transplante vá emagrecer a pessoa. Ele tornaria mais eficiente o tratamento da obesidade", diz Fillmann. Mikaell Faria, cientista da Kaiser Clínica, em São José do Rio Preto, e membro da SBCP, é um dos responsáveis por uma pesquisa, iniciada em 2017, para entender a relação entre a microbiota e o emagrecimento de pacientes pós-cirurgia bariátrica. "A ideia é ver se, ao mudar a microbiota [com o transplante], o paciente perderia mais peso", diz Faria. Para evitar riscos e não interferir no resultado da bariátrica, além dos cuidados habituais da técnica –como análises de possíveis infecções e do estado de saúde do doador– o coloproctologista afirma que, antes de realizarem o transplante, esperam a recuperação total da cirurgia. Em estágio inicial, a pesquisa tem dez pacientes.

CONTINUE LENDO


Cipe-Chapada prende homem com revólver, drogas e dinheiro em Milagres

O suspeito foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia de Milagres | FOTO: Montagem do JC/Cipe-Chapada |

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) prendeu um homem com revólver, drogas e dinheiro no município de Milagres, no centro-sul da Bahia. A ação aconteceu neste final de semana, quando uma guarnição da Cipe foi informada que quatro suspeitos estavam na Rua Alto da Boa Vista, na cidade Milagres, sendo três de Jequié e Lucas Santana Almeida, vulgo ‘Pica-Pau’.Ao chegar no local os homens fugiram saltando o muro da casa do vizinho, entretanto Lucas ‘Pica-Pau’ não conseguiu fugir e foi pego com 15 trouxas de maconha, um revólver calibre 38, com quatro cartuchos intactos, além de R$264. O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Milagres e apresentado ao delegado Ricardo Domingos Ribeiro, sendo lavrado o flagrante. 



WhatsApp vai lançar nova versão; veja as mudanças

(Foto: Reprodução)

O WhatsApp tem feito testes desde o ano passado para mudar a forma como as pessoas conversam com as empresas. A nova versão 'WhatsApp Business' tem como objetivo auxiliar a comunicação entre as instituições e seus clientes, além de torná-la mais segura, pois os consumidores terão a certeza que vão falar com o perfil profissional. O modelo do App vem chamando a atenção de companhias e do público, pois ele também permitirá que o dono da conta Business acompanhe as estatísticas sobre as mensagens mais lidas e isso facilitará a determinação das estratégias de comunicação que funcionam. Segundo o escritório do WhatsApp no país, os profissionais que participam do programa de MEI (Microempreendedor Individual) também poderão criar perfis business. O serviço é gratuito e deve chegar ao Brasil dentro de um mês, mas o WhatsApp admite que poderá cobrar pelos serviços e funções adicionais.



Como a Bahia virou uma potência mundial do marketing político

Vitória de ACM foi um marco na história do marketing político brasileiro (Foto: Propeg/BBC)

Cinco anos após o fim da ditadura militar, o político baiano Antônio Carlos Magalhães, o ACM, encarou uma missão que parecia difícil. Em meio a forte campanha contrária, ele tentava voltar ao posto de governador - dessa vez pelo voto popular, e não por indicação dos militares. Alguns dos ataques mais ousados vinham do publicitário Geraldo Walter, que, aos 33 anos, chefiava a campanha do empresário Luiz Pedro Irujo, candidato do PRN. Inspirado no filme O Grande Ditador (1940), em que Charles Chaplin satirizava Adolf Hitler, Walter bolou uma peça em que o papel do führer cabia a um sósia de ACM, que brincava com uma bola com as cores da bandeira baiana. Em vez de negar a fama de autoritário, a campanha de ACM buscou retratá-lo como uma figura multifacetada. Valendo-se da influência do candomblé no Estado, a equipe coordenada pelo marqueteiro Fernando Barros produziu um comercial em que ACM era chamado de "negro de pele branca" e comparado a Oxumaré - orixá com feições múltiplas, ao mesmo tempo homem e mulher, calmo e irascível, rico e generoso. ACM venceu a eleição no primeiro turno, e a disputa se tornou um marco na história do marketing político brasileiro. Quatro anos depois, em 1994, o marqueteiro vencedor e o derrotado se uniriam em prol da candidatura de Fernando Henrique Cardoso à Presidência, inaugurando uma era de domínio baiano em campanhas eleitorais no país, que perdura até hoje. Desde aquela eleição, marqueteiros baianos chefiaram todas as campanhas vitoriosas para presidente da República no Brasil e várias no exterior. O êxito da dupla Walter-Barros em 1994 seria repetido nos anos seguintes por Nizan Guanaes, Duda Mendonça e João Santana. Às vésperas da próxima eleição, porém, a primazia do grupo está ameaçada por escândalos de corrupção, que envolveram alguns dos seus principais expoentes e os afastaram da política.

João Santana aparece ao lado de Lula e Dilma (à esq. de Lula, com gravata avermelhada), que apertam as mãos em foto de 2014 (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Apelidado de Boca do Inferno e Boca de Brasa por suas críticas ácidas, Matos foi deportado pela Coroa portuguesa para Angola e voltou ao Brasil pouco antes de morrer, aos 59 anos. Barros diz ainda que, como a Bahia nunca teve um setor industrial forte, as agências de publicidade do Estado tiveram de se aproximar do governo e de políticos para sobreviver. Autor de 18 livros sobre marketing eleitoral, o paulista Carlos Manhanelli diz que as agências de São Paulo, eixo do mercado publicitário brasileiro, nunca se destacaram como as baianas nesse meio por um cálculo de custo-benefício. "Campanhas envolvem ideologia, e os clientes têm ideologia, então, as agências perdem clientes quando entram em campanha." Para o cientista político pernambucano Antônio Lavareda, publicitários baianos devem parte de seu sucesso ao caldo cultural em que se criaram, o mesmo que deu origem a ícones da cultura popular brasileira, como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Gal Costa. "É natural que a Bahia, que tem referências culturais muito associadas a raízes populares e à música, tenha gerado profissionais com pendor para uma comunicação bastante emocional, que é a que tem dado mais certo na política." Publicidade versus jornalismo Consultor em comunicação e conselheiro do presidente Michel Temer, o potiguar Gaudêncio Torquato diz que a ascensão dos marqueteiros baianos mudou a forma de fazer campanha política no Brasil. Segundo ele, as campanhas no país sempre se equilibraram entre a visão jornalística, baseada na difusão de informações, e a visão publicitária, de conteúdo mais emotivo, "até que os baianos chegaram e impuseram a visão publicitária". Para Torquato, o publicitário Duda Mendonça, que, em 2002, chefiou a primeira campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, levou a estratégia às últimas consequências e criou uma "grife". No livro Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais, de Antônio Lavareda, Duda conta que sua tarefa na eleição de 2002 era apresentar ao Brasil "não o Lula das greves, dos sindicatos, mas um Lula humano, tranquilo, que tinha família, filhos e netos". A imagem do "Sapo Barbudo", apelido irônico cunhado em 1989 por Leonel Brizola, deu lugar ao "Lulinha paz e amor", e o petista venceu o pleito. Duda se destacara na política nacional ao conduzir Paulo Maluf, hoje preso na penitenciária da Papuda (DF), à prefeitura de São Paulo, em 1992. A célebre peça em que as obras do político eram listadas em meio ao slogan "Foi Maluf que fez" acabou replicada pelo baiano sete anos depois na campanha presidencial argentina. Com o slogan "Menem lo hizo", Duda tentava eleger o candidato apoiado pelo então presidente Carlos Menem, Eduardo Duhalde. Lá, a tática não funcionou. Para Gaudêncio Torquato, Duda "é o grande responsável pela 'McDonaldização' do marketing político brasileiro: a aplicação de um mesmo modelo em várias campanhas". Citado no escândalo do mensalão em 2005 (e absolvido sete anos depois pelo Supremo Tribunal Federal), Duda se afastou da política e passou o bastão a seu ex-sócio João Santana, que assessorou Lula na reeleição e chefiou as duas campanhas de Dilma Rousseff. Nascido em Tucano, no sertão baiano, Santana deu novo impulso à internacionalização do marketing político brasileiro. Em 2009, chefiou a campanha vitoriosa de Mauricio Funes, em El Salvador; em 2012, as de Hugo Chávez, na Venezuela, de Danilo Medina, na República Dominicana, e de José Eduardo dos Santos, em Angola; e, em 2013, voltou à Venezuela para eleger Nicolás Maduro. Em 2014, sofreu o primeiro revés ao assessorar José Domingo Arias, no Panamá. A projeção de Santana no exterior ocorreu paralelamente à expansão internacional de empreiteiras brasileiras, entre as quais as baianas Odebrecht e OAS. Em 2016, num desdobramento da operação Lava Jato, o marqueteiro e sua mulher, a publicitária Mônica Moura, foram presos enquanto eram investigados pelo recebimento de recursos no exterior. Em acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, o casal disse que os pagamentos foram feitos pela Odebrecht e estavam relacionados aos trabalhos da dupla em Angola, na Venezuela e no Panamá. Ambos afirmaram ainda que Lula lhes pediu que realizassem as campanhas nesses países. Advogados do ex-presidente dizem que delações não são provas e que quem acusa o petista busca benefícios judiciais. A Odebrecht diz colaborar com as investigações. Em 2017, Santana e Moura foram condenados pelo juiz federal Sérgio Moro a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro, acusação que contestam. Eles aguardam em liberdade o julgamento de seu recurso em segunda instância. Santana não respondeu a um pedido de entrevista da BBC Brasil. Depois da Lava Jato, publicitários da Bahia continuarão dominando o marketing político brasileiro? Com a saída de cena dos figurões, outros profissionais do Estado vêm ocupando espaços. Chefe das campanhas exitosas de Jacques Wagner e Rui Costa ao governo da Bahia, o publicitário Sidônio Palmeira assumiu em 2017 a conta do PT nacional e é cotado para dirigir a próxima campanha do candidato da sigla à Presidência.  Mauricio Carvalho, que assessorou o petista Alexandre Padilha na última disputa para governador de São Paulo, é outro que negocia um posto de destaque neste ano. Mas há quem avalie que a primazia baiana chegou ao fim. Para Gaudêncio Torquato, os eleitores brasileiros amadureceram e passaram a desconfiar de campanhas políticas com forte tom emocional, marca dos publicitários baianos nas últimas décadas. "O voto está subindo do coração para a cabeça." Para Lavareda, as principais contas da eleição ficarão com personagens que vinham atuando em segundo plano, entre os quais o argentino Guillermo Raffo, que participou da campanha de Aécio Neves em 2014, e o gaúcho Marcos Martinelli, chefe da campanha de Amazonino Mendes ao governo amazonense, em 2017. Outros avaliam que marqueteiros baianos continuarão a se destacar. Fernando Barros, da Propeg, afirma que a proibição de doações empresariais no pleito de 2018 fará com que publicitários tenham de ser mais criativos. Ele diz que a Bahia ainda é a maior escola do marketing político brasileiro e seguirá exportando quadros para as grandes disputas nacionais. "Até hoje você não forma uma equipe de marketing político no país sem ter um baiano no meio."

CONTINUE LENDO


Após ser espancada, mulher denuncia o marido e posta foto do rosto no Whatsapp

'Por favor me ajudem', suplica ex-candidata a vereadora a grupo no aplicativo. Segundo vizinhos, o marido fica violento quando bebe. A Polícia Civil ainda não se manifestou (Foto: Reprodução)

Com marcas de hematomas nos olhos e rosto, uma dona de casa moradora na cidade de Várzea Nova no interior do estado denunciou uma agressão causada pelo seu marido, no fim da tarde deste sábado, em um grupo de uma rede social. A ex-candidata a vereadora nas últimas eleições, Normeide Oliveira, do PT, foi agredida fisicamente na tarde deste sábado (20). Com uma foto do seu rosto e a legenda ‘por favor, me ajudem’ a mulher mostrou a todos o que o seu companheiro Edvaldo dos Santos foi capaz de fazer. Em conversas com os vizinhos os mesmos relataram a nossa redação que esta não é a primeira vez que isto ocorre e que o agressor quando bebe se torna uma pessoa violenta sendo detido diversas vezes pela polícia, porém é liberado logo após.