ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2016"

Brumado: Delegado titular da 20ª Coorpin arregaça as mangas e participa do ‘faxinaço’

O delegado titular Dr. Leonardo Soares arregaçando as mangas e participando do faxinaço (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma reclamação antiga dos moradores da Rua Manoel Fernandes, na qual está localizada a sede da 20ª Coorpin, está sendo atendida pelos esforços da coordenação da unidade, que resolveu dar um fim ao “cemitério” de carros e motos que acabou se tornando o pátio da delegacia. Diante disso, numa sincronia de intenções, já que existe um movimento geral para erradicação do Aedes Aegypti, o delegado titular da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Souza, resolveu arregaçar as mangas e participar do “faxinaço” que está sendo realizado na unidade, já que vários focos do mosquito podem ser criados. A reportagem do 97NEWS fez o flagrante que é um grande exemplo para ser tomado por outras autoridades, pois a triplica endemia é uma luta de todos. "Estamos participando com muito prazer deste mutirão de limpeza, já que, além de atender os clamores dos moradores, também estamos ajudando a erradicar os focos do mosquito transmissor", destacou o delegado. 



O lado triste da chuva: Casas já caíram e outras estão para ruir em Brumado

Algumas residências já tiveram parte de sua estrutura arruinada e, caso as chuvas continuem, a situação pode piorar (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O clamor da população por chuvas foi atendido de forma muito generosa pelos céus, trazendo alívio principalmente para os milhares de moradores da zona rural, que não escondem a sua alegria por ver os tanques, barragens, aguadas e açudes cheios. Mas como tudo na vida sempre tem, no mínimo, dois lados, existe sim a face triste da chuva que desabriga, que destrói e, em alguns lugares até mata. Brumado por ser um município que tem um índice pluviométrico abaixo da média, chegando a ficar mais de 6 meses sem chover, então, diante disso, a estrutura urbana e das residências é frágil, bastando um índice pluviométrico mais elevado como está acontecendo nos primeiros deste ano de 2016, para que estragos sérios venham a acontecer. O repórter Marcos Paulo do 97NEWS fez um pequeno tour pelos bairros Olhos d’Água, Malhada Branca e São Félix, os mais populosos e com um nível de carência social alto. Os registros são realmente preocupantes, pois é mostrado uma situação delicada, de casas que caíram e outras que estão para ruir a qualquer momento. Um dos casos que mais chamou a atenção é do verdureiro Pedro da Silva Santos, morador da Rua Albertino Marques Barreto, 151, no Bairro Olhos d´Água, que está com sua residência em péssimas condições estruturais. Ele faz um apelo para quem puder ajudá-lo a reconstruir as partes afetadas pela chuva com doações de cimento e material de construção pode entrar em contato pelo celular: (77) 9-9992-1769. Confira os registros fotográficos abaixo: 



Banda Psirico e outras atrações estarão no Carnaval do Social em livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

A prefeitura municipal de Livramento de Nossa senhora, portal da chapada diamantina estará promovendo nos dias 30 e 31 de janeiro, o Carnaval Social e uma das atrações principais será a Banda Psirico, do vocalista Márcio Vitor, que irá sacudir os Livramentenses no trio elétrico pela avenida. O evento terá a seguinte programação, sábado(30) às 20h, apresentação de dança Hip Hop; às 21h, a Banda Sem Limite no trio elétrico. Em seguida, quem faz a festa é a Banda Swing do Maluco. No domingo(31), às 15h, matinê com a turma da Pepa Pig, Pinta Caras, musical Frozen e parquinho infantil gratuito. Às 17 horas, apresentação do grupo de Marchinhas de Rio de Contas, na Praça Por do Sol e às 21h, no trio elétrico a Banda Psirico agita os foliões com grandes sucessos. e para encerrar a festa o cantor Renan Moreira e Banda Pegada VIP. 



Ladrões com farda da A&G aproveitam que dono foi defecar no mato e levam o seu carro na BR-030

Pedrão das Verduras ficou muito satisfeito em ter recuperado o veículo após o mesmo ter sido levado por bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A frase “Vida de Mascate não é fácil” pode se aplicar com muita intensidade num fato que aconteceu neste feriado de quarta-feira (20) na BR-030 nas proximidades do Aeroporto Socrátes Marianne Bittencourt. O protagonista da história é o comerciante Pedro Batista Brandão (67), popularmente conhecido em toda a região como “Pedrão da Verdura”, o qual teve um dia de muita aventura que começou quando ele teve uma dor de barriga, tendo que ir para o mato quando transitava pela rodovia por volta das 08h. Aproveitando que ele foi aliviar o ventre, dois bandidos em uma motocicleta, os quais estavam com fardas da Andrade & Gutierrez, se aproveitaram do momento e levaram o seu veículo, um Voyage branco, modelo 82, que ele utiliza para rodar a região para fazer suas vendas. Indignado, Pedrão resolveu ir atrás do veículo e, depois de sofrer “como mala de mascate”, após 6 horas rodando pela zona rural, encontrou o mesmo próximo a Umburanas, o qual já estava sem placa e com a caixa de marcha quebrada, motivo pelo qual foi abandonado. A vítima relatou que “esses bandidos mereciam uma pisa, pois roubar um carro velho que vale muito menos que uma moto, aproveitando que eu fui defecar no mato, é realmente uma crueldade”. Ele ainda disse que “eu não estava armado, pois se tivesse poderia ter perdido a cabeça na hora que vi o bandido levando o meu carro que é o meio do meu sustento”. E finalizou declarando que “nem ir mais no mato em paz nós estamos podendo ir hoje em dia”.  



Pais enfrentam chuva para garantir uma vaga dos filhos nas escolas estaduais do município

Foto: Maicon Shinaider/97news

Na manhã desta quinta-feira(21) a equipe do 97news flagrou em várias escolas da rede estadual de ensino enormes filas com pais de alunos para garantirem a matrícula de seus filhos no letivo de 2016. O pai de uma aluna o Sr. Aparecido de Jesus Almeida, disse, "desde as 17 horas de ontem(20), feriado na cidade eu estou na fila, pois a concorrência para ganhar uma vaga no CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (antigo Colégio Modelo) é muito grande". A mesma cena aconteceu no Colégio Estadual de Brumado, devido a qualidade de vagas oferecida ser maior, a fila chamou a atenção pela extensão, mas mesmo com a chuva os pais e até mesmo alunos não abandonaram a frente das escolas. A rede estadual de ensino abriu as matrículas na manhã de hoje (21). Segundo uma diretora que não quis gravar entrevista, em "off" ela disse, "os pais não precisam enfrentar filas gigantescas, pois as vagas é um direito do aluno, e todos conseguirão se matricular". Finalizou. 

Foto: Jamille Quelle/Whatsapp


Ibametro fiscaliza material escolar na Bahia

Foto: Reprodução

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) está realizando, no período de 18 a 22 de janeiro, a Operação Volta às Aulas para fiscalização de material escolar que centra esforços em duas frentes: Uma delas tem como alvo produtos como tintas, colas e massas de modelar para averiguação do aspecto quantitativo, ou seja se a quantidade do produto, informada no rótulo, corresponde efetivamente ao conteúdo contido na embalagem. A outra frente da operação focaliza a questão da qualidade de produtos certificados pelo Inmetro, tais como lápis de cor, borrachas e giz de cera, sendo que a inspeção verifica, nesse caso, se os produtos estão sendo comercializados conforme determinam as normas visando minimizar a possibilidade de ocorrerem acidentes de consumo que coloquem em risco a saúde e segurança das crianças. 

Como é realizada a fiscalização


A operação acontece na capital e interior do Estado, sendo que o Ibametro atua nos municípios com o apoio de suas oito Agências Regionais, que fazem trabalho de fiscalização em suas micro-regiões. Os fiscais do órgão estão percorrendo estabelecimentos comerciais tais como supermercados, lojas e papelarias para fiscalização dos produtos. Com relação a análise do aspecto da quantidade, são recolhidas amostras de produtos para a realização de exames nos laboratórios do Ibametro. Caso o produto seja reprovado, o Instituto emite um auto de infração e o fabricante tem prazo de 15 dias para apresentar a defesa. Não sendo reprovado, o produto poderá ser retirado pela empresa ou doado para uma entidade beneficente. No caso da análise do aspecto da qualidade, os fiscais verificam in loco, durantes as visitas aos estabelecimentos, se os produtos atendem aos padrões exigidos pelo Inmetro. Os produtos irregulares são apreendidos, sendo emitidos auto de infração contra a empresa fiscalizada. O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, orienta aos pais que busquem adquirir os produtos escolares no comércio formal, com a exigência da nota fiscal da compra. “Desta forma, caso haja algum problema referente ao produto, é possível reclamar junto ao fabricante, bem como denunciá-lo ao Ibametro. Também é importante buscar comprar produtos com o selo do Inmetro, um atestado de que tal item passou por testes laboratoriais e está apto ao consumo humano”. Caso suspeite de qualquer irregularidade, o consumidor deve fazer a denúncia a Ouvidoria do Ibametro pelo 0800-711888. A ligação é gratuita. 


Dicas aos pais na hora de comprar o material escolar


Fique de olho nas embalagens: Materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa sobre fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum tipo de risco ao consumidor. Material de uso coletivo: Conforme a Lei 12.886/2013, a lista de material solicitada pela escola, não pode conter itens de higiene e limpeza ou taxas para despesas com água, luz e telefone, por exemplo. A escola também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento e nem determinar marcas e locais de compra.  A escola é obrigada a informar quais itens devem ser adquiridos pelos pais ou responsáveis. A opção entre comprar os produtos solicitados ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição de ensino é sempre do consumidor. 


Solicite a nota fiscal


A receber a nota fiscal, verifique se os produtos estão devidamente descritos e recuse quando estiverem relacionados apenas os códigos dos itens. Produtos com selo INMETRO
Com a Portaria Inmetro 481/2010, o comércio varejista só poderá vender artigos escolares certificados pelo Inmetro. Exemplos: Apontador; Borracha e Ponteira de borracha; Caneta esferográfica/roller/gel; Caneta hidrográfica (hidrocor); Giz de cera; Lápis (preto ou grafite); Lápis de cor; Lapiseira; Marcador de texto; Cola (líquida ou sólida); Corretor Adesivo; Corretor em Tinta; Compasso; Curva francesa; Esquadro; Normógrafo; Régua; Transferidor; Estojo; Massa de modelar; Massa plástica; Merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; Pasta com aba elástica; Tesoura de ponta redonda; Tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela). Ascom – Ibametro

 

CONTINUE LENDO


Brumado: Descarrilamento de trem de carga da VLI no início da manhã desta quinta-feira (21)

Os vagões se desprenderam numa curva (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Brumado ainda é uma das cidades da região em que passa uma ferrovia e, nos últimos anos alguns acidentes com trens vêm sendo registrados, mostrando para muitos uma situação que não deveria mais acontecer, pois com o crescimento da cidade os trilhos não deveriam mais passar pelo perímetro urbano. Tendo vários rumores de que a FCA – Ferrovia Centro Atlântica iria ser extinta, os brumadenses demonstraram satisfação, mas, segundo novas informações a ferrovia não tem data para ser encerrada ainda. No início da manhã desta quinta-feira (21) um novo acidente aconteceu com um trem de carga da VLI, o qual saiu dos trilhos próximo ao Distrito de Umburanas (foto abaixo). Segundo informações não houve feridos e somente prejuízos materiais. O fato vem mostrar os riscos de se ter uma ferrovia passando não só na zona urbana, como também nos distritos do meio rural. As causas do acidente podem ter sido os dormentes que se soltaram em decorrência das fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Fiéis festejaram o Dia de São Sebastião; Patrono de Brumado

Foto: Luciano Santos / 97NEWS

Na tarde desta quarta-feira (20) os Brumadenses festejaram o dia de São Sebastião, patrono de Brumado. De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana. A sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas. Em Brumado durante toda semana várias atividades foram realizadas pela Comunidade Católica. A festa tradicional é celebrada desde a década de 1960 em homenagem ao patrono  da cidade, o qual foi eleito pelo Monsenhor Fagundes e incluiu a comemoração no calendário religioso da cidade.  Todos os anos são realizadas novenas, leilões e procissão percorrendo as principais ruas do centro da cidade. Este ano a Lira Ceciliana Brumadense acompanhou todo cortejo tocando dobrados e vários temas religiosos.  

Foto: Luciano Santos / 97NEWS


Brumado: Mesmo antes de inaugurar, cenário da nova ponte do São Félix é de destruição

A situação piorou muito com as últimas chuvas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A responsabilidade e os critérios na correta utilização do dinheiro público parecem não ser características correntes em Brumado, já que alguns fatores comprovariam essa tese popular. A primeira delas é o estado caótico das ruas pavimentadas a paralelepípedos, os quais são rejuntados sem cimentou ou qualquer material que possa garantir a sua sustentação e, quando vêm as chuvas, a destruição é grande, tendo que se refazer as obras. Outra situação como essa é a da nova ponte do São Félix, que foi projetada por dois engenheiros, um secretário e outro ex-gestor, mas que, até agora nem pode ser inaugurada e o seu estado é cada vez pior. A reportagem do 97NEWS esteve no local no final da tarde desta quarta-feira (20) e registrou o cenário desolador, com um buraco enorme de mais de um metro de profundidade que está cheio de água. Além de poder ser um criatório do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, os moradores do local estão muito preocupados, pois por ter areia perto, crianças podem ser atraídas a brincar e acabar caindo no buraco. Outra questão é as condições cada vez piores da estrutura grade de proteção (foto abaixo), já que em alguns locais a estrutura está começando a ficar muito danificada. Espera-se que providências sejam tomadas com urgência pela Secretaria de Infraestrutura antes que a situação piore ainda mais, afinal a ponte será de grande utilidade para os moradores e empreendeu uma verba pública considerável. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Peritos do INSS voltam ao trabalho, mas mantêm estado de greve

Foto: Luciano Santos / 97NEWS

Após mais de quatro meses em greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira(25). A greve começou no dia 4 de setembro do ano passado. O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso, informou que será mantido o estado de greve e que os profissionais farão apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Segundo Cardoso, não estão descartadas novas paralisações. “Só vamos fazer atendimentos emergenciais dos que não passaram pelas perícias. As perícias já dadas, casos de acidente de trabalho, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez – qualquer um desses serviços vai continuar paralisado. O foco é o atendimento inicial do auxílio-doença. Quem tiver perícia de prorrogação, nem adianta aparecer porque não vai ser atendido”, disse o médico. Segundo Cardoso, o atendimento não será normalizado enquanto não houver avanço nas negociações com o governo. A decisão de retornar ao trabalho foi tomada em assembleia geral extraordinária da categoria no último dia 16. 



Conquista: Crime bárbaro contra pastora e sobrinha teria sido motivado por 'divisão de igreja'

Suspeitos de matarem Marcilene Sampaio e Ana Cristina, com requintes de crueldade, foram identificados. (Fotos: Divulgação)

A Polícia identificou os suspeitos pelo sequestro que vitimou a pastora Marcilene Sampaio e sua sobrinha, Ana Cristina, além de deixar gravemente ferido o pastor Carlos Eduardo. Edmar da Silva Brito e Fabio de Jesus Santos, supostos pastores, são os acusados pelo bárbaro crime. De acordo com informações preliminares, o crime foi motivado por uma briga do passado em que ocasionou a divisão da igreja onde todos congregavam. Pelo fato da maioria dos fiéis acompanharem o pastor Carlos Eduardo e sua esposa, Edmar ficou magoado e planejou o assassinato. O plano era matar o toda a família do pastor, pois o fato ocorreria como um suposto latrocínio, que aconteceria no sítio das vítimas. No entanto, o crime foi descoberto após o registro de um acidente envolvendo dois veículos na proximidade do Povoado de Pau Brasil. Ao chegar no local, a polícia encontro ou pastor Carlos Eduardo ferido, que informou sobre o sequestro.Informações: Blog Resenha Geral



Conquista: Crime premeditado previa a morte de toda família de pastores, diz a Polícia

Após ter sua igreja ‘esvaziada’ com a saída dos pastores Carlos Eduardo e Marcilene, “pastor” Edimar dos Santos Brito iniciou um plano macabro de vingança. Conheça todos os detalhes. (Fotos: Blitz Con

Novas revelações da Polícia Civil sobre as investigações do sequestro seguido de homicídio demonstram que as mortes da Pastora Marcilene Oliveira Sampaio, 38 anos, e sua prima Ana Cristina, além do sequestro do esposo de Marcilene, Pastor Carlos Eduardo, foram premeditados. O crime é resultado da ira de falsos profetas exploradores da fé e esperança dos humildes de coração. Até o momento a polícia capturou o falso Pastor, Fábio de Jesus Santos e o “segurança” Adriano Silva dos Santos. Tudo começou quando as vítimas saíram da igreja que congregam no bairro Iracema e seguiam para o sítio da família, situado após o povoado da Estiva. Eles estavam a bordo da caminhonete L200 quando Eduardo percebeu que a capota marítima estava aberta. Ele parou o veículo na estrada e quando desembarcou foi abordado por homens que chegaram em um Nissan Versa Branco. Eduardo foi rendido e colocado no interior do carro dos criminosos. As mulheres foram retiradas a força da caminhonete e obrigadas a seguirem até um matagal ao lado do Alphaville. Informações Blog Blitz Conquista



Após sequestro, corpo de ex-diretora da Uneb de Brumado é encontrado em rodovia

(Fotos: Reprodução)

Um crime que chocou a população de Vitória da Conquista aconteceu na manhã de hoje (quarta-feira), às margens da estrada que liga ao município de Barra do Choça. Após um sequestro, um pastor, de nome Carlos Eduardo, foi espancado e duas mulheres, uma pastora identificada como Marcilene Sampaio (foto), da Igreja Profetizando Vidas do Bairro Iracema, juntamente com a sobrinha, Ana, foram encontradas mortas. Os corpos estavam com sinais de violência, os quais foram encontrados agora pela manhã na saída de Vitória da Conquista, que dá acesso à estrada de Barra do Choça. De acordo com as primeiras informações os corpos apresentam marcas de violência física e ainda não foram identificados. A suspeita é que uma das mulheres seja pastora de uma igreja. A polícia está no local fazendo os trabalhos de perícia técnica. (Informações do Blog do Rodrigo Ferraz).



Brumado: Prefeitura irá notificar bares e restaurantes sobre cadeiras, mesas e objetos na via

Os agentes e os fiscais informando os proprietários de bares e restaurantes que ficam na Praça Coronel Zeca Leite (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma cobrança antiga da população brumadense começou a ser colocada em ação pela Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, onde, agentes de trânsito e fiscais da Seinfra, na tarde desta terça-feira (19), informaram os proprietários de bares e restaurantes localizados na Praça Coronel Zeca Leite que, a partir de agora, os estabelecimentos que colocarem mesas, cadeiras, cones e outros objetos nas calçadas que não possuirem o espaço de 1,5 m para os pedrestes e também na via pública que compreende a Praça Coronel Zeca Leite serão notificados e, caso haja reincidência, os mesmos serão multados. A ação visa valorizar a vida humana, já que a possibilidade de acidentes é constante no local, especialmente envolvendo crianças. A reportagem do 97NEWS acompanhou o trabalho dos agentes e fiscais e registrou também a preocupação dos proprietários de bares e restaurantes, os quais já buscam a formatação de um projeto para que a referida praça possa ser fechada nos finais de semana, promovendo uma área de lazer para os brumadenses. A ação será estendida também para outras praças da cidade. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)




Brumado: Após fazer ultrapassagem arriscada, motociclista atropela pedestre e invade loja de roupas

A vidraçaria da loja foi destruída na colisão (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os acidentes com motocicletas continuam sendo os principais registros das ocorrências de transito em Brumado e, na época da chuva, onde as vias ficam ainda mais escorregadias essas incidências aumentam, na grande maioria das vezes tendo a imprudência como causadora. Na noite desta terça-feira (19), por volta das 19h30m, um grave acidente ocorreu na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, tendo essas características, onde um condutor de uma Pop 100, ao tentar fazer uma ultrapassagem muito arriscada acabou colidindo na traseira de outra motocicleta, onde estava um casal. Após a colisão, o condutor da Pop 100 foi na direção da calçada, onde atropelou um pedestre e, em seguida, invadiu uma loja, destruindo a vidraça da mesma. Equipes do SAMU192 chegaram rapidamente ao local e levaram o motociclista, o qual estava desacordado. O casal da outra moto também teve ferimentos e precisou de atendimento médico. Segundo informações o estado do condutor da Pop 100 é delicado. Inúmeros populares compareceram ao local (foto abaixo)

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Policiais civis param por três dias a partir de hoje (20) em toda Bahia

Atendimento para idosos e crianças e prisão em flagrante serão mantidos. Categoria volta ao trabalho às 8h do próximo sábado (23). (Foto: IBahia)

Os policiais civis da Bahia pararam as atividades em todo o estado nesta quarta-feira (20). A mobilização é de 72h e os profissionais só retornam ao trabalho no sábado (23). Durante a paralisação está mantido nas delegacias 30% do efetivo, em atendimento para idosos e crianças, prisão em flagrante e levantamento cadavérico. A categoria programa uma manifestação para às 9h desta quarta, seguida de assembleia, em frente à sede da Polícia Civil, no bairro da Piedade, em Salvador. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindipoc), Marcos Maurício, diz que, no protesto, os trabalhadores pretendem entregar, simbolicamente, as armas e a careira funcional. “É uma forma simbólica, não é a entrega de fato. É para dizer ao governo que esse modelo de polícia não funciona nunca. São problemas diversos, vai da estrutura física até o modelo de investigação equivocado da polícia”, justifica.



Brumado: Cidade é considerada a `Barriga de aluguel´ dos governos, estadual e federal

Foto: Reprodução

Com o sintoma de que em Brumado se perde quase tudo, a dúvida paira no ar com o grande empreendimento da Ferrovia de Integração Oeste Leste - Fiol. Há alguns dias circulou nos blogs locais e nas redes sociais a suspeita de que a empresa Andrade Gutierrez, responsável pelas obras no Lote IV em Brumado, estava leiloando o galpão industrial que fabricava dormentes no Distrito de Ubiraçaba. O que foi confirmado pela equipe do 97news em um site de leilões. O anúncio está no site de "Leilão Corporativo Superbid" e foi aberto desde o dia 28 de dezembro de 2015 e está previsto para encerrar dia 26 de Janeiro deste ano, as 11 horas da manhã. O primeiro lance foi de R$ 280 mil, mas até o fechamento desta matéria ninguém havia dado um lance. O que chama a atenção é que mais de 1.797 pessoas já visualizaram o anúncio, mas até então ninguém se interessou no imóvel. O que está deixando a população ainda mais indignada é que, antes dos empreendimentos serem construídos em Ubiraçaba zona rural de Brumado e na própria sede do município foi que, um acordo entre as empresas responsáveis pelo grupo e o município, seria de que ao final das obras, os imóveis fossem passados ao município, e iriam se transformar em faculdade ou escola técnica. A população quer saber, com o lote em leilão, o que vai acontecer? Brumado será mais uma "barriga de aluguel", apenas gera o filho, e depois de nascido ele vai embora. Ficam então as lembranças dos tempos de prosperidade que foram promovidos pela Fiol em Brumado, que aqueceu o comércio, fez alugueis dispararem, trouxeram esperanças, mas que, de uma hora para outro, teve esse sonho “varrido” pela “Operação Lava Jato”. 

Foto: Reprodução


Pesquisador afirma que não há comprovação de que Aedes aegypti transmita Zika

Foto: Venilton Kuchler/ ANPr

Primeiro pesquisador a identificar o vírus Zika na Bahia, o doutor em virologia Gúbio Soares afirmou nesta segunda-feira (18) que ainda é necessário comprovar a transmissão do microrganismo pelo Aedes aegypti. Desde as primeiras informações sobre a doença no Brasil, é comum a associação da transmissão ao mosquito que também é vetor da dengue e chikungunya. "Não tem uma comprovação em nenhum lugar do Brasil, e esses estudos têm que ser realizados com urgência. Se diz que é o Aedes aegypti, mas a gente precisa comprovar cientificamente", afirmou durante seminário realizado pela Fundação José Silveira (FJS) para discussão acerca da relação entre o Zika e microcefalia. De acordo com o diretor do Hospital Santo Amaro, gerido pela FJS, o evento também teve o intuito de compartilhar com hospitais e profissionais as diferentes experiências com a doença que já atinge 496 bebês baianos, segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado. Durante palestra, Gúbio Soares lembrou notícias sobre a ausência de um surto de microcefalia em outros países com histórico de zika. No entanto, o pesquisador apontou um dos motivos dessa constatação: com surto da virose entre 2013 e 2014, a Polinésia francesa considera o aborto legal, o que pode ter levado a extinção de muitos fetos após identificação da microcefalia. "É necessário rever o número de abortos na Polinésia Francesa no período e os laudos", ressaltou. Para Soares, o Brasil deve priorizar o desenvolvimento de melhores diagnósticos da zika, além de uma possível vacina. Como resultado do evento, foi sugerida a criação de um grupo de pesquisa multidisciplinar sobre microcefalia, com a participação dos profissionais presentes. Informações: Renata Farias BN



Rio de Contas: Prefeito rechaça boatos e confirma Carnaval 2016

(Foto: JC)

Um burburinho tomou conta do noticiário sobre um possível cancelamento de uma das festas mais tradicionais da região Sudoeste: o Carnaval no município de Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina. O evento é muito procurado pela população regional nessa época do ano. Em contato com a mídia, o prefeito do município, Márcio Farias, confirmou a realização do evento em 2016 e condenou algumas pessoas que estão agindo ‘de má fé’. Uma recomendação nº 001/2016, da Procuradoria Geral do Município de Rio de Contas, gerou toda essa ‘boataria’. Ainda de acordo com o gestor, todos os anos a referida recomendação é publicada. “Já nomeamos a comissão que está cuidando da festa e o carnaval está confirmado”, finaliza.