ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

É hoje (26): Forró do Bode 2018

Brumado: Greve dos caminhoneiros continua e movimento ganha cada vez mais apoio popular

Governo publica decreto que autoriza uso das Forças Armadas para liberar rodovias

26 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma; saiba como se prevenir

PM nega suspensão de patrulhamento na Bahia e define estratégia de segurança

Fligê 2018 amplia programação e participação de jovens

AGU pede que STF declare greve dos caminhoneiros ilegal

Brumado: Agroamigo realiza 'Calendário do Bem 2018'

Brumado: Prefeitura divulga programação dos festejos do aniversário da cidade

Sindicato comunica que não tem mais gasolina nos postos da Bahia

‘Bairro está esquecido com ruas esburacadas, muito mato, sem UBS e sem quadra de esportes’, afirmam moradores do Esmeraldas

Exército escolta caminhão até Reduc na 1ª ação após anúncio de Temer

Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia usa Tribuna Livre da Câmara para falar sobre projeto Impacto Esperança

'Senado está de plantão para resolver greve', diz Eunício

Presidente do Sindicato dos caminhoneiros na Paraíba diz que Temer acaba de decretar ‘guerra civil’: “O que vier a gente vai enfrentar”

Temer diz que governo acionou 'forças federais' para desbloquear estradas

Brumado: Caminhoneiros defendem ‘Intervenção Militar Já’

Brumado: 5º dia da Greve dos Caminhoneiros confirma união da categoria e repulsa aos sindicatos

Em pronunciamento no Legislativo, vereadora Lia Teixeira externa o seu apoio aos caminhoneiros

Embasa recomenda economia de água durante greve dos caminhoneiros


Rio de Contas: Projeto Cultural Maria Brandão realizará programação de Janeiro a Junho

Programação estreia no dia 28 de janeiro de 2017 com o encontro de reisados de Rio de Contas e região (Foto: Divulgação)

Encontros de terno de reis, sanfoneiros, marchinhas de carnaval, caretas, palestras, rodas de conversas, oficinas, shows, contação de histórias e muito mais, são as atrações do projeto Espaço Cultural Maria Brandão que acontecerão durante os meses de janeiro a junho de 2017 na cidade de Rio de Contas. Uma agenda cultural de ocupação da antiga Pensão Brandão e Espaço Nordeste que visa contribuir para a valorização e o fortalecimento das expressões culturais tradicionais da cidade mais antiga da Chapada Diamantina. Dia 28 de janeiro de 2017 será a estreia do projeto com o encontro de Reisados do município de Rio de Contas e região. Aprovado no edital de dinamização de espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia do ano de 2016, esse projeto vai mobilizar mais de trinta grupos culturais, entre eles bandas, grupos tradicionais, palestrantes, artistas, indígenas com atrações para todos os públicos e idades. Um dos maiores objetivos desse projeto é a homenagem merecida a Maria Brandão dos Reis, mulher pouco conhecida na cidade que nasceu, como também estimular o turismo histórico cultural na cidade.

 
Maria Brandão 


Maria Brandão, campeã da paz, nasceu em Rio de Contas aos 22 de julho de 1900. Militante das causas sociais, vítima de intensas perseguições dos coronéis que comandavam a cidade, Maria Brandão foi em busca de melhores condições de vida em Salvador, lá, montou uma pensão, onde recebia jovens estudantes de todo interior da Bahia e alguns militantes políticos. Não demorou muito para virar referência de pessoa solidária e foi citada no livro de Jorge Amado o “Cavalheiro da Esperança”. Seus feitos a favor dos direitos humanos de forma altruísta e verdadeira e por ter conseguido a maioria das assinaturas em prol da paz na época da segunda guerra mundial, foi agraciada com o título de “Campeã da Paz” emitida pelo governo de Moscou. Maria Brandão dos Reis, mulher negra, comunista, Campeã da paz! Saiba mais sobre o projeto e fique por dentro de toda programação curtido a nossa página no Facebook. @espacomariabrandao.



Comentários

  • Antonio Novais Torres

    "Maria Madalena Brandão dos Reis, Maria Brandão, sua história consta no livro AS MINAS DO RIO DE CONTAS, de Maria de Lourdes Pinto e Arakawa, sugiro a leitura para melhor conhecimento."

Deixe seu comentário