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Campanha busca a valorização do ofício das Baianas de Acarajé

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Para valorizar as Baianas do Acarajé, celebridades, fotógrafos, artistas, produtoras, agência de publicidade e empresas de diversos ramos, incluindo de mídia e de comunicação, contribuíram gratuitamente para a ação de promoção e valorização do Patrimônio Cultural do Brasil que será lançada na próxima segunda-feira, dia 17 de dezembro, às 14h, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador. A campanha realizada integralmente por meio de parceria e sem recursos públicos também contou com a participação da cantora Margareth Menezes, que cedeu sua imagem e voz para o documentário. As peças que estarão em toda a cidade serão apresentadas exclusivamente para a imprensa na próxima segunda-feira. Depois do dia 17, turistas e soteropolitanos poderão visualizar a campanha pelo Patrimônio Cultural do Brasil que estarão no telão do aeroporto, nos ônibus que circulam pela cidade, nos elevadores de hotéis, em restaurantes, bares, nos mais de 200 mobiliários urbanos espalhados por Salvador, além de jornais impressos e comerciais de televisões da Bahia. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura é um dos apoiadores da iniciativaque busca valorizar os saberes, habilidades e conhecimentos associados ao alimento sagrado de culto de matriz africana que, segundo a Associação das Baianas de Acarajé, vem sofrendo com interferências que afetam a identidade do bem cultural que vão desde a produção em larga escala realizada por fábricas até a mudança nas vestimentas e nome da comida oferecida aos orixás. Participam da coletiva de imprensa o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz; e o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, além da presidente da Associação das Baianas do Acarajé, Rita Santos; e Bete Rosa, diretora de atendimento da agência NBS de comunicação que produziu as peças. 



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