ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Euclides da Cunha e Ubaitaba disputam hoje (18) vaga na semifinal do Campeonato Intermunicipal 2018

Porta de ferro de lotérica é arrancada por criminosos durante assalto

Com um a menos, Atlético-MG derrota o Bahia e se segura no G-6

Motorista que transportava gasolina morre após se chocar com barranco na Serra do Marçal

Namorada misteriosa do prefeito de Bom Jesus da Lapa pega o buquê e casamento deve acontecer em 2019

Suspeito de 20 homicídios, 'Marcos Capeta' morre em troca de tiros com PMs

Eleições da presidência da CMVC já estariam decididas a favor de Luciano Gomes

Cantor Neto Paixão cai de telhado e tem que ser hospitalizado; agenda de shows teve que ser cancelada

Polícia descarta latrocínio e investiga morte de assessor parlamentar da deputada Ivana Bastos

Ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro sofre mal-estar e é levado para hospital

Após colisão, veículo fica virado em avenida de Vitória da Conquista

‘Graças a Deus foi só um grande susto’, relata cantor Edson Lima sobre acidente ocorrido com o ônibus da banda Gatinha Manhosa

Dia 08 de dezembro acontece o Iº Miss Gay Brumado 2018

Idoso que foi atropelado em Caculé, acaba não resistindo vindo a falecer na manhã deste sábado (17) em Guanambi

Brumado: Mote da Hemodiálise extrapolou a área de saúde pública e foi para o campo do revanchismo político

Brasil Real: Aposentado busca renda extra para a família coletando material reciclável no anel viário de Brumado

Mais um acidente provocado por animal solto na pista na BA-148; 3 pessoas ficaram feridas

Em um ano de atividade, Policlínica de Teixeira de Freitas já realizou 76 mil exames e consultas

Silvio Santos será tema de série na Fox e já tem 2 temporadas confirmadas para 2020

Brumado: TG 06/024 recebeu visita de inspeção do chefe da 6ª Região Militar


‘Solução para a crise hídrica no meio rural de Brumado seria ampliar os sistemas de abastecimento da Embasa’, afirma secretário

O secretário André Cardoso apontou a ampliação dos sistemas de abastecimento da Embasa como uma das soluções mais viáveis para a crise hídrica em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A forte estiagem deste ano de 2018, a qual, pela sua intensidade já obrigou o município a decretar Estado de Calamidade Pública, vem produzindo uma forte preocupação nos moradores do meio rural, muitos dos quais, já vivem o risco do desabastecimento, já que a operação carro-pipa do Exército se mostra insuficiente, o que, somado a escassez dos mananciais, faz com que o desespero comece a aflorar nas famílias que já estão convivendo com essa situação há vários anos. Buscando saber quais os procedimentos que estão sendo adotados pela administração municipal no sentido de amenizar esse sofrimento, falamos com o secretário de Planejamento, engenheiro André Cardoso, o qual destacou que “o desabastecimento no meio rural é realmente uma situação cada vez mais preocupante, tanto que hoje já vivemos uma situação de calamidade pública que foi agravada pelos constantes problemas com a adutora da Embasa, que vem impedindo os carros pipas de abastecerem”. Questionado quais os motivos que estão impedindo o município de assumir o controle da crise na busca de soluções urgentes, ele respondeu que “ainda temos o Exército fazendo o abastecimento, mesmo que ainda não tendo a demanda atendida. Agora, mesmo em estado de calamidade pública, o município não tem verbas suficientes para assumir por completo a situação, pois não temos o controle do sistema de abastecimento que pertence a Embasa”. 

O quadro da seca em Brumado se aprofundou muito na última década (Fotos. 97NEWS Conteúdo)

Diante disso ainda perguntamos quais seriam as saídas apontadas, mesmo que sejam a médio e longo prazo e ele citou que “a solução mais pontual para essa situação que é recorrente é ampliar os sistemas de abastecimento para as comunidades rurais como estamos fazendo em Lagoa Funda, Itaquaraí e, agora, realizando várias licitações nesse sentido para o Espinheiro, além de buscar trazer a água do São Francisco para Ubiraçaba. Essa é a saída mais viável, mas, infelizmente demanda um tempo maior. Hoje temos cerca de 20 mil habitantes no meio rural e 14 mil continuam sofrendo com essas constantes crises hídricas”. Cardoso ainda apontou outra situação preocupante que são as criações que precisam ser dessedentadas, então, como diz os velhos sábios sertanejos, “a melhor solução viria do céu”, ou seja, chuvas constantes e abundantes, mas, infelizmente, os fenômenos climáticos como “El Niño”, vem sendo outro empecilho que vem agravando a crise no semiárido baiano.

A dificuldade no abastecimento dos pipeiros para levar água para as comunidades rurais foi um dos fatores mais preocupantes que agravou ainda mais a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Comentários

  • Genilson Pereira

    "E o que estão esperando para fazer isso? Recurso? Isso não é o problema. Porque o Sr. Édio Pereira, vulgo Continha em 2012 disse (tenho testemunha para provar) que tinha 5 milhões para ampliação da barragem e fazer a parte de crise hídrica da zona rural. Passando 6 anos deste dito não fizeram nada, e aí me vem a este site esta matéria. Infelizmente estes gestores se preocupam consigo mesmo, porque moram na área urbana. Não tem necessidades iguais aos que moram na zona rural, mas no período de eleições recorrem a quem? Ao povo da zona rural atrás dos seus votos. Querem que a crise hídrica acabe? Vão atrás do vice-prefeito e consultem a ele sobre esta verba que já "estava disponível" desde 2012 e não utilizaram. E fica a pergunta: Onde foi parar esta verba? Depois perguntem ao atual prefeito onde foi parar o repasse que foi direcionado para área da educação. Sem mais! G.P "

Deixe seu comentário