ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol


Brumado: Aumenta a crise entre prefeitura e governo do estado; Saúde é a preocupação central

O setor de Saúde pode ser o mais prejudicado caso o impasse continue (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em ano político, até as pequenas coisas se tornam gigantescas, fazendo com que os homens públicos venham, parafraseando as Sagradas Escrituras, a “engolir camelos e se engasgar com mosquitos”. A questão é histórica e, no atual momento pelo qual atravessa a nação,  com um forte descrédito da classe política, o período eleitoral deve ser ainda mais complicado. Em Brumado alguns fatos já corroboram nesse sentido, fazendo com que um dos grandes sonhos da população, que é a UTI, a qual foi recentemente inaugurada, possa ter o seu funcionamento em risco. Em sua última visita ao município, em janeiro deste ano, o governador Rui Costa (PT), após o ato inaugural, fez um pronunciamento em praça pública se comprometendo a resolver alguns problemas pontuais do município, confirmando o início da construção do sistema de esgotamento sanitário, que teria em sua primeira etapa com a estação de tratamento, além da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Rui teria até confirmado uma nova visita a Brumado, que aconteceria em fevereiro, mas já passado o mês de março, a agenda foi cancelada e, até o momento, não há confirmação da data de uma nova visita oficial. Com isso uma lacuna se abriu e a questão política começou a falar mais alto, já que o relacionamento entre as partes, que já estava meio arranhado, ficou ainda mais desgastado. Um dos pontos nevrálgicos nesse contexto é o impasse sobre a UTI, que, segundo afirmações da administração municipal, teve os seus repasses bloqueados pelo governo do estado, o que pode fazer com que a unidade tenha que paralisar as suas atividades. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, ele garantiu que o município fez a sua parte e quitou todas as pendências, mas que, a questão foi para o campo político e, por isso, ele disse que não irá mais se posicionar sobre a situação. 

Em recente recepção o grupo liderado por Eduardo Vasconcelos já tinha sinalizado com muita intensidade o apoio ao governador Rui Costa, mas teria entrado 'areia nos mecanismos' (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Em contato com alguns representantes mais próximos do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o clima de descontentamento é cada vez maior, já que, se for se colocar na balança, o governo do estado, apesar da UTI, não correspondeu às expectativas da população, ou seja, até o momento, “está deixando a desejar”. Especulações sobre um possível apoio nas eleições estaduais ao atual prefeito de Salvador, ACM Neto, por parte do grupo governista, - que tem no presidente do Legislativo, Léo Vasconcelos, o seu maior defensor -, também vêm potencializar a “queda-de-braço”. Outro fator que tem que ser colocado no “tabuleiro” é que o prefeito Eduardo Vasconcelos nunca mostrou simpatia ao PT, inclusive repercutiu em alto e bom som à mídia local a célebre frase que “há três coisas que a gente só faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT. Eu já votei uma vez no PT e por isso não o farei mais”. Então, como diz o velho e bom ditado “'Na briga entre o mar e o rochedo, é o marisco que apanha', ou seja, os mais humildes são as primeiras vítimas quando há embates entre poderosos. Neste mês de abril as definições sobre a confirmação da aliança ou o rompimento devem ficar ainda mais evidentes. Fontes garantem que tudo será devidamente equalizado e que a parceria será mantida pelo bem da população, mas, existem aqueles que afirmam que o processo de afastamento é irreversível.  

 

Durante a inauguração da UTI, em janeiro deste ano, as previsões eram de otimismo, mas, agora o quadro mudou (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Comentários

  • Edvaldo Borges de Oliveira

    "Boa tarde Prefeito Eduardo Vasconcelos está demorando para sai fora desse governo mentiroso até hj Brumado esquecido desse governo do PT"

Deixe seu comentário