ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Projeto arrojado de autoria de Lia Teixeira que acaba com o recesso parlamentar dos vereadores do mês de julho é aprovado

34ª CIPM reforça rondas na região visando o combate ostensivo ao roubo de veículos no município

Brumado: Homicídio é registrado na cidade na noite desta segunda-feira (21)

Economia: Ministério propõe privatização da Eletrobras

Saúde: Mosquitos modificados em laboratório podem ajudar no combate a dengue e zika

Frustração: Eclipse não pode ser visto em Brumado

'Tem idoso aqui de 75 anos levando lata d´água na cabeça', protestam moradores da Comunidade de Roça de Baixo

Brumado: Fábrica de postes é furtada na madrugada de hoje (21); é a décima vez

Vereador José Carlos de Jonas realiza visitas em comunidades rurais na companhia do Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos

Itabuna: Jovens Vicentinos promovem tarde de recreação em orfanato

Psiquiatria na Clínica Master com Dr. Renato Franco

Brumado: Polícia realiza reconstituição de possível tentativa de homicídio

Brasil: Apenas 30% das cidades têm planos municipais de saneamento

Como acompanhar o eclipse solar de hoje (21)

Quem recebe auxílio-doença tem até hoje (21) para agendar nova perícia

Intermunicipal 2017: Seleção de Brumado vence Palmas de Monte Alto fora de casa

Câmara tentará votar reforma política nesta semana; PEC prevê fundo eleitoral

Criança de 5 anos toma coice de cavalo, não resistiu ao ferimento e veio a óbito

Cinema: Jerry Lewis morre aos 91 anos

Interior da Bahia poderá ver eclipse parcial do Sol nesta segunda-feira (21)


Balão do Projeto Loon cai na zona rural de Macaúbas, diz Google

Foto: Reprodução l Whatsapp 97NEWS

Um dos balões do Projeto Loon, que flutuam ao redor da Terra e possibilitam levar internet até locais remotos caiu na comunidade de Veredinha, zona ruaral, no município de Macaúbas, a 220 quilômetros de Brumado, nessa segunda-feira (15). Não há registro de feridos. Por meio de nota, a assessoria do Google informou que pessoal especializado foi enviado ao local para remover o balão. "Uma equipe treinada está a caminho para recuperar o balão para que nossos coordenadores possam aprender mais sobre seu voo. Agradecemos a hospitalidade da comunidade local, e pedimos desculpas pela surpresa", diz trecho de nota enviada a imprensa. O Google disse ainda que já entrou em contato com as autoridades local. "Nosso objetivo com o Projeto Loon é transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas do mundo", cita a nota. Mas o que chama a atenção no caso de Macaúbas é que, após um voo de pesquisa e teste de rotina, o Google coordena a descida segura e lenta do balão para uma parte não habitada, e neste caso o balão desceu descontrolado e ficou totalmente danificado.

(O balão que caiu na comunidade de Veredinha, próximo a Lagoa Grande, ficou todo destruído. Foto: Reprodução l Whatsapp 97News)

 

Projeto Loon

 

Um projeto do Google com uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais. Estações no solo se conectam à infraestrutura local de internet e enviam sinais aos balões. Os balões se comunicam entre si, formando uma rede de comunicação no céu. As pessoas se conectam à rede de balões por meio de uma antena especial de internet instalada em suas casa, que é capaz de enviar e receber sinais dos balões que sobrevoam a área. Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros. Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e são de material biodegradável. Acompanham um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa no qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude. Em 2014, duas cidades do Piauí foram escolhidas as primeiras cidades do Brasil para lançamentos dos balões do projeto Loon. A fase de testes no Brasil está concluída e, por enquanto, não há nenhum balão fornecendo conexão para o país. 

Foto: Reprodução l Whatsapp 97NEWS


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário