ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy


TCU manda parar trecho da Fiol que liga Caetité a Barreiras

Foto: Divulgação/google

A paralisação dos lotes 5 a 7 da Ferrovia Oeste Leste foi recomendada ontem pelo Tribunal de Contas da União, assim como outras seis obras feitas com recursos federais em que foram identificadas irregularidades. O trecho da Fiol embargado liga Caetité a Barreiras. Em relação a outras oito obras, o TCU recomendou ao Congresso o bloqueio de parte dos recursos, também por conta de irregularidades. As medidas integram o Fiscobras, relatório que consolida as fiscalizações da corte de contas em 2013, aprovado ontem pelo pleno.

Com traçado inicial atravessando cavernas, o trecho da Fiol já havia sido embargado antes. No final do mês passado, a Valec - empresa do Ministério dos Transportes responsável pela obra – informou à Tribuna que já havia enviado as mudanças no projeto para o TCU, estando no aguardo da resposta do órgão de controle.

 

No Fiscobras, contudo, o tribunal afirmou que “fiscalização realizada no trecho Caetité/BA – Barreiras/BA concluiu que as medidas corretivas necessárias para a retomada das obras paralisadas nos Lotes 5 a 7 e 5A ainda não foram integralmente cumpridas pela Valec”.   A  reportagem entrou em contato com as assessorias do ministro dos Transportes, César Borges, e da Valec, mas a assessoria do ministério informou que o órgão e a empresa só se posicionarão depois de ter acesso à divulgação da decisão. A assessoria do gestor acompanhou a votação que aprovou o Fiscobras.

A primeira parte da Fiol, entre Ilhéus e Caetité, não foi afetada com a decisão de ontem. Neste trecho, de 437 quilômetros, já foi cumprido 25% do cronograma, e a previsão de entrega é dezembro do próximo ano.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário