ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas


Bahia sob alerta: INMET emite quatro avisos meteorológicos para chuvas intensas e acumulado de água

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu quatro alertas meteorológicos para o estado da Bahia, incluindo Brumado e outras 313 cidades, devido à previsão de chuvas intensas e acumulado significativo de precipitação. Os avisos, classificados entre os níveis amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), estão válidos entre esta quarta-feira (30) e sexta-feira (2).

Alertas em vigor:

  • Alerta Laranja – Chuvas Intensas: Vigente das 10h desta quarta-feira (30) até as 10h de quinta-feira (1º). Abrange 76 municípios, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos que podem chegar a 100 km/h. Há risco de quedas de árvores, cortes de energia, alagamentos e descargas elétricas.

  • Alerta Amarelo – Chuvas Intensas: Também válido das 10h do dia 30 até as 10h do dia 1º, com abrangência maior: 310 municípios. A previsão é de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. O risco é considerado baixo, mas ainda exige atenção.

  • Alerta Amarelo – Acumulado de Chuva: Começa à meia-noite de quinta-feira (1º) e se estende até 23h59 do mesmo dia. Envolve 89 municípios e indica risco de alagamentos pontuais e deslizamentos em áreas de encosta.

  • Alerta Laranja – Acumulado de Chuva: Também entra em vigor às 10h desta quarta-feira e vai até as 10h de quinta. Atinge 90 municípios com volumes esperados entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, elevando o risco de enchentes e deslizamentos de terra.

A Defesa Civil alerta para que a população evite enfrentar o mau tempo, monitore encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres e placas de propaganda.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário