ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Motociclista cai após frear para evitar colisão com ciclista em Livramento de Nossa Senhora

Projeto Glaucoma realiza atendimentos em Brumado neste sábado (26) e domingo (27)

Greve dos Correios termina após 15 dias; trabalhadores começam a retornar às atividades

Polícia Militar conclui 9ª edição da Operação Força Total com 16 armas apreendidas na Bahia

Colisão frontal entre ônibus e carro funerário deixa dois mortos na BR-020, em Correntina

Fiat Uno com restrição por furto ou roubo é recuperado pela PM em Caetité

Policial aposentado de 103 anos é condenado por homicídio em Salvador

Homem preso com revólver e maconha recebe liberdade provisória em Brumado

Hospital Municipal de Brumado inaugura nova emergência e adota sistema de classificação de risco

Brumado: Motorista perde controle de carro, bate em motociclista e atinge porta de loja no Centro

Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Mulher aciona PM após relatar agressão do companheiro durante discussão em Brumado

Carro pega fogo e chamas atingem vegetação na Serra das Almas, entre Livramento e Rio de Contas

Reservatório se rompe em unidade de urânio da INB em Caetité; ANSN determina paralisação da área

MPBA recomenda restrições a paredões, fogos e escapamentos durante campanha eleitoral em quatro municípios da região de Livramento

Incêndio de grandes proporções destrói cerca de 50 km² de vegetação em Caetité

TCM-BA nega suspensão de licitação de R$ 6,8 milhões para implantação de 108 usinas solares em Lagoa Real

Brumado: Operação conjunta do 24º BPM e 20ª Coorpin cumpre buscas contra suspeitos de homicídio em posto de gasolina

Caminhão perde os freios, sai da pista e bate em poste na BA-148, em Livramento

Hemoba anuncia novas regras para doação de sangue a partir de outubro


Brumado: Moradores denunciam aterro de represa na Lagoa do Arroz; 'tenho toda documentação', afirma empresário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da comunidade de Lagoa do Arroz, zona rural de Brumado procuraram a reportagem do site 97NEWS para reivindicar a paralisação do aterro de uma lagoa na comunidade. Além de julgar um crime contra o meio ambiente, a comunidade alega que o serviço realizado por um empresário da cidade contribui para que os problemas naturais se tornem mais presentes no dia-a-dia dos moradores. Entre eles, está a ausência de escoamento das águas da chuva, e, consequentemente, a possível inundação de casas da comunidade. "Essa lagoa foi a prefeitura que fez para os moradores da comunidade utilizar a água para fins de higiene pessoal, porque na época, nós não tínhamos água tratada. Depois veio a água da Embasa", afirma Maria Elena que mora há 40 anos na comunidade. De acordo com a moradora, toda vez que chove eles enfrentam problemas de inundação por conta dos riachos que também foram aterrados ao longo dos anos. "Esse fato da lagoa não é exclusivo, já enfrentamos problemas com às chuvas porque aterraram os córregos que descem da serra e passa pela comunidade", diz Elena. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme ela, a preocupação maior é com a lagoa da comunidade que margeia a BA-148. "Pedimos ao empresário que não faça esse aterro porque nós vamos ser prejudicados no futuro. Essa lagoa recebe um fluxo de água muito grande e, com o bloqueio ela nãao vai ter por onde sair", disse a moradora. De acordo com ela, os órgão de Meio Ambiente e Infraestrutura foram alertados sobre o assunto, mas a comunidade não obteve respostas. "O secretário de Meio Ambiente veio aqui, mas afirmou que o problema seria de responsabilidade da infraestrutura", afirma. O site 97NEWS falou com o dono do terreno o qual esclareceu a obra obedece todos os requisitos da Lei e que não há risco de alagamentos. "Essa obra eu iniciei em dezembro do ano passado, e segue todos os protocolos do Meio Ambiente, tanto que eu tenho uma licença que permite e demarca um limite até onde eu possa está aterrando a lagoa. Os moradores podem ficar tranquilos, que não tingimos nem 15% da lagoa, não há risco de alagamento. Aqui os fiscais acompanham todos os dias essa obra, está tudo dentro da Lei", esclarece o empresário José Luis Santos de Amorim.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário