ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas


Cabeças de chaves estão nas quartas

Foto Cledeilton Santos

A Copa do Mundo de 2014 bateu mais uma marca inédita nesta terça-feira. Após a classificação da Bélgica com vitória por 2 a 1 na prorrogação sobre os Estados Unidos, pela primeira vez na história, desde que é disputado entre 32 equipes, o torneio contará com os oito campeões dos grupos da primeira fase nas quartas de final: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Holanda e França seguem em busca da taça na atual edição. Em 2014, nenhuma das seleções que ficaram em segundo lugar em sua respectiva chave conseguiu surpreender o adversário e avançar para se posicionar entre as oito melhores do mundo.

 

O fato é inédito desde 1998, ano em que a FIFA aumentou o número de equipes de 24 para 32, expandindo também o número de grupos da disputa. O ano em que o fato ficou mais perto de ocorrer foi em 2010, quando sete dos oito campeões de chaves avançaram às quartas de final – dos líderes, apenas os Estados Unidos foram eliminados na segunda fase do Mundial, com derrota para Gana. Quatro anos antes, o número havia sido de dois: Ucrânia (segunda colocada do Grupo H) eliminou a Suíça (líder do Grupo G), e a França (segunda do Grupo G) tirou a Espanha (líder do Grupo H).

 

 

A Copa de 2002, por sua vez, foi a competição em que mais zebras ocorreram nas oitavas de final: metade das seleções classificadas em segundo desbancou as líderes da primeira fase. Na época, os Estados Unidos tiraram o México, a Inglaterra eliminou a Dinamarca, Senegal foi a algoz da Suécia, e a Turquia tirou o Japão. No primeiro ano da Copa com 32 times, em 1998, dois líderes de grupo foram eliminados nas oitavas – Nigéria, com derrota para a Dinamarca, e Romênia, tirada da Copa pela Croácia. De fato, o recorde de 2014 por pouco não ocorreu, já que das oito partidas das oitavas de final, cinco foram para a prorrogação, outro fato inédito na história.

 

França x Alemanha – sexta-feira – 13h – Maracanã
Brasil x Colômbia – sexta-feira – 17h – Castelão
Argentina x Bélgica – sábado – 13h – Mané Garrincha
Holanda x Costa Rica – sábado – 17h – Fonte Nova



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário