ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Grupo `Unidas por Edu´ agradece a população de Brumado e lembra que a luta continua

Foto: Divulgação

A gratidão é considerada um dos mais nobres sentimentos, mas, nos dias atuais ela está ficando cada vez mais rara, mas ainda existem as exceções, as quais confirmam as esperanças de dias melhores. No dia 27 de Novembro Brumado assistiu a um dos eventos mais emocionantes dos últimos anos, onde milhares de pessoas participaram da Primeira Caminhada Passos que Salvam. A energia foi realmente de muita emoção e a culminância do evento que aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite, com shows, pronunciamentos e uma grande confraternização comprovou que luta contra o Câncer Infantojuvenil em Brumado se fortaleceu e, agora, irá ter um grande avanço. Organizada pelo Grupo “Unidas por Edu”, que iniciou uma grande campanha em prol da vida do garoto Luíz Eduardo em setembro de 2015, a Caminhada superou expectativas e veio exaltar a solidariedade do povo brumadense. O grupo que teve a sua semente plantada por 60 mulheres extremamente dedicadas, lideradas por Patrícia Silva, mãe de Edu, e Beatriz Viana, com reuniões periódicas e regadas à muita fé e oração, não se acovardou diante dos desafios que se apresentaram e, mesmo com a morte do garoto, continua a sua trajetória, ganhando novos adeptos e se fortalecendo. Hoje uma das principais responsáveis pelo trabalho, Patrícia Correia, que teve a iniciativa de trazer a caminhada " Passos que Salvam", para nossa cidade.Vem em nome de todo o grupo  a público agradecer a grande participação da população brumadense que adquiriu um grande número de kits, fazendo com que o dinheiro arrecadado fosse encaminhado para o Hospital de Câncer de Barretos, e a renda das barracas foi destinada a CAASE, casa de apoio que abriga os 3 pacientes brumadenses e seus respectivos acompanhantes para contribuir com o tratamento que está sendo feito no Hospital do Câncer de Barretos, uma referência internacional no combate ao Câncer Infantojuvenil. O Grupo “Unidas por Edu” ainda faz questão de lembrar que a luta continua e que todos venham a continuar a participar voluntariamente e contribuir para que outros pacientes de Brumado possam também receber o tratamento e, consequentemente, adquirir a cura.



Vila Presidente Vargas: Moradores têm casas invadidas pela água e querem solução já para o problema

(Foto: 97NEWS)

As chuvas em Brumado são sempre muito aguardadas, mas, infelizmente, ela traz também alguns contratempos para a população, principalmente na área de infraestrutura. Desta feita são os moradores da Vila Presidente Vargas que manifestam a sua indignação contra obra que foi feita pela FCA e pela Prefeitura Municipal. Neste domingo (04) uma chuva forte caiu sobre a localidade expondo ainda mais o problema. Quem passou nas proximidades da linha férrea pode notar que um bueiro que foi feito subdimensionado não suportou a vazão da água e acabou estourando, fazendo com as que as casas próximas fossem todas invadidas. A revolta foi geral e eles exigem que providências urgentes sejam tomadas, já que o período de chuvas deve se intensificar e fazer com o problema fique ainda maior. 

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Agentes do SMTT fazem orientações aos pedestres

Os pedestres continuam atravessando fora da faixa em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A maioria dos pedestres em Brumado continuam agindo como se a sinalização não tivesse sido implantada na cidade. Apesar de ter ainda um baixo índice de atropelamentos, os riscos para os pedestres são grandes, já que o fluxo de veículos em alguns locais é muito alto. Visando mudar esse comportamento e implantar uma nova mentalidade em prol da valorização da vida, o SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes começou a desenvolver uma série de ações de conscientização nesse sentido. Nesta sexta-feira (02), uma equipe de agentes esteve fazendo esse trabalho num dos pontos de maior tráfego na cidade, a Av. Centenário na região da Feira Livre. Os pedestres receberam orientação para atravessar na faixa e não se arriscar ao disputar o espaço com os carros. A ação foi bem recebida pela população e espera-se que o trabalho continue, já que ainda atravessar fora da faixa de pedestres em Brumado é uma cena muito comum. 



Sem destino, andarilho sai de Guarulhos e vem parar em Brumado

Foto: André Santos/97NEWS

José Paulo da Silva, de 30 anos, está há mais de quatro anos vagando por estradas brasileiras. Morador de Guarulhos interior de São Paulo, ele morava com sua mãe, no Bairro das Pimentas, na rua João Pessoa. “Sai da casa da minha mãe, porquê fiquei desorientado, me estressava com tudo”, conta Paulo, já no Albergue Associação São Sebastião, em Brumado. Paulo foi encontrado, no dia 29 de novembro, por Policiais Rodoviários na BA-262. “Quero agradecer a todos aqueles guerreiros e ao amigo André Santos, que me encontraram, e me deram apoio”, disse Paulo. A reportagem do do 97NEWS acompanhou Paulo por quatro dias no albergue. Perguntado sobre sua família, o mesmo disse que vê aos poucos sua história se apagando. Não sabe o que se passou com a sua mãe e seus parentes. Tem consciência de estar seguindo um caminho e, à medida que o tempo passa, a estrada de volta se torna cada vez mais tortuosa e difícil. “Nunca fui de deixar a barba crescer, sempre andei alinhado”, compara Paulo, mostrando como sua vida se modificou observando apenas a sua aparência com a barba espessa. Paulo contou que por vários anos dormiu nas ruas, embaixo de árvores, marquises e até ao relento. “Quando vi que deu tudo errado eu pensei, vou sair andando e cair no mundo”. Para ele, a liberdade é algo “muito bom”.  Mas ao chegar em Brumado, a história de Paulo mudou, com a ajuda dos Policias Rodoviário, do André Santos, do Albergue São Sebastião e também de empresários locais, ele vai poder voltar para Guarulhos e rever sua mãe. A passagem já está comprada, e o mesmo embarca neste sábado (03/12) pela TPC Turismo. De tudo isso, Paulo diz que vai lhe restar a lembrança de pessoas boas da Bahia e de Brumado. "Serei muito grato aos meus amigos de Brumado, quando estiver com minha família, sempre lembrarei de todos vocês," finalizou José Paulo da Silva. Veja o vídeo gravado no Albergue assim que Paulo chegou:

Foto: André Santos/97NEWS


Absurdo: Brumado volta a virar um 'Fazendão’

Equinos desfilando tranquilamente no centro da cidade na manhã desta sexta-feira (02) | Foto: André Santos | 97NEWS)

A fama negativa de “Fazendão” volta a se intensificar nas ruas de Brumado, já que o número de animais soltos volta a ser grandioso. Em vários locais da cidade é fácil se deparar com a cena de cavalos e bois “desfilando” tranquilamente pelas vias públicas como se fosse mesmo uma fazenda urbana. Inúmeros desses registros têm sido enviados para a redação do 97NEWS, os quais vêm acompanhados de muita indignação, pois na opinião da população esse fato é um grande desrespeito ao contribuinte, que paga os seus impostos e tem que conviver com uma situação tão vexatória como essa, sem se falar nos riscos de acidentes, como já aconteceram. O descaso da Prefeitura Municipal com a questão, que já vinha acontecendo durante os 4 anos de gestão, agora se tornou inaceitável, pois o final de mandato vem ocorrendo de forma melancólica, tendo os animais soltos pelas ruas como símbolo da falta de compromisso com a cidade. “Só está faltando a cidade agora ser invadida pelos porcos, pois assim vai passar de fazendão para chiqueirão”, afirmam os insatisfeitos. Outra cena registrada por nossa equipe na manhã desta sexta-feira (02) foi emblemática de um boi andando tranquilamente bem no meio da ponte do São Félix, um dos locais mais motivmentados da cidade (foto abaixo). Espera-se que a administração atente para a questão e não deixe chegar à uma situação dessas. A previsão para muitos é de que não haverá melhoras, pois, o futuro prefeito, que já comandou o município por duas vezes, também não deu a atenção devida para essa questão. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ferrovia Oeste-Leste: Nos trilhos, um retrato do desperdício

Os últimos prazos estabelecidos para os trechos Caetité-Ilhéus e Caetité-Barreiras estão em descompasso com a realidade. (Foto: 97NEWS)

Com um atraso em suas metas de expansão e de investimentos em ferrovias, o Brasil se dá ao luxo de simplesmente abrir mão do uso de uma ferrovia pronta e moderna, com uma estrutura que já custou  muito aos cofres públicos e que poderia ter iniciado uma revolução no transporte ferroviário. A revolução não veio, no lugar dela, o que se vê no trecho da Ferrovia Oeste-Leste, entre Caetité-Ilheus e Caetité-Barreiras é o retrato do desperdício e da irresponsabilidade com o bem público. Os últimos prazos estabelecidos para os trechos estão em descompasso com a realidade, o Governo Federal vai liberar apenas R$ 250 milhões em 2017. Mas segundo especialistas, o valor é insuficiente para retomada concreta das obras. Só para se ter uma ideia, quando a obra estava a todo vapor chegou-se a investir R$ 200 milhões por mês, e R$ 250 milhões por ano deverá servir apenas para manter os canteiros como estão. As obras da malha de Barreiras a Ilhéus, inicialmente avaliadas em R$ 4,2 bilhões, chegam em R$ 6,4 bilhões. Ignorada no plano de concessões do governo, a Fiol tem sido encarada como uma "dor de cabeça" quando o assunto é discussão sobre investimentos. Em 2011, Juquinha, Ex-presidente da Valec chegou a ser preso pela Polícia Federal após investigações que apuravam desvio de recursos e superfaturamento nas ferrovias. O MPF - Ministério Público Federal pediu a condenação de Juquinha e de Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo, outro ex-presidente da estatal. Mais seis pessoas também foram alvos da denúncia, por causa de desvios de R$ 23,1 milhões dos cofres da empresa. A estratégia do governo federal de apresentar as concessões na área de infraestrutura como a tábua de salvação da economia e da retomada do emprego para 2017 corre riscos de se frustrar. A avaliação é do coordenador de infraestrutura do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Carlos Campos. Segundo ele, entre os países em desenvolvimento, o Brasil tem sido o que menos investe nesses empreendimentos. Para resumir a situação da FIOL, parece que foi como ter começado a obra de uma casa pelo telhado, sem nem ao menos antes terem se preocupado com sua sustentação. Principalmente no trecho entre Caetité e Ilhéus, que foi desenhado para ligar uma mina de empresa privada atualmente desativada, com recursos públicos, para um porto que não existe e que está muito longe de ser viabilizado.

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Qual a conexão do Presídio recém construído com o de Vitória da Conquista

Foto: Luciano Santos/97NEWS

O aumento desenfreado da criminalidade em toda a região promoveu um clima de muita apreensão em várias cidades da região, sendo Brumado uma das cidades que mais sentiu essa transformação, já que, há cerca de 15 anos era considerada uma cidade pacata e muito hospitaleira. Com o advento do crack e da interiorização da violência no país, Brumado começou a receber criminosos com um alto grau de experiência, os quais iniciaram um protótipo para que as ações fossem mais organizadas, ou seja, um braço do crime organizado que se instalou nas grandes capitais. De uns 5 anos para cá o quadro da violência teve sensíveis alterações, principalmente nos assaltos e na rivalidade entre as facções que dominam o tráfico de drogas na cidade, o que, inevitavelmente, trouxe em seu bojo, várias mortes, principalmente de jovens, que são as principais vítimas dessa metodologia delitiva. Esse quadro deixou muito explícito que a Carceragem da 20ª Coorpin era um “ambiente primitivo”, totalmente fora do novo contexto, o que mudou ideologias e fez com que o Governo do Estado iniciasse o processo do tão “sonhado” Presídio, que, após ter sido veemente combatido por alguns políticos locais, devido à gravidade do momento, acabou saindo do papel e vindo para o terreno frio da realidade. Agora, no final de 2016, o Presídio de Brumado está pronto, só que o seu funcionamento pode demorar muito mais do que se espera, já que o governo não realizou o devido acompanhamento funcional, ou seja, não existe funcionários especializados para atuar, assim como aconteceu em Vitória da Conquista, onde o novo presídio demorou muito mais do que se imaginava para entrar em operação. Uma nova atitude, tomada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, acentuou ainda mais as “luzes da preocupação”, já que, foi baixada uma portaria nessa semana impedindo que presos de outras cidades pudessem ser encaminhados para lá, pois, segundo as alegações, não existem agentes penitenciários para realizar o trabalho. Atualmente o conjunto penal de Conquista abriga cerca de 200 detentos, o que perfaz o limite atual em relação ao número de agentes penintenciários. Então, Brumado seria a “bola da vez” para abrigar criminosos condenados de toda a região, o que gera a conjectura que os presos da “Operação Vigilante”, caso o presídio já tivesse em funcionamento, estariam devidamente “instalados” em Brumado e não em Conquista. A obra já está concluída, mas os processos burocráticos devem causar uma demora para o seu funcionamento, mesmo com o flagrante déficit do setor. Então, a projeção, é que o que ocorreu em Conquista deva ocorrer aqui em Brumado, o que pode fazer com que o Presídio se torne alvo de saqueadores e dos vândalos de plantão.

Foto: Luciano Santos/97NEWS


Brumado: Cemitério de veículos do Estado no pátio do extinto Derba mostra o descaso com a coisa pública

O quadro é revoltante (Foto: 97NEWS)

O grande processo de enxugamento da gigantesca máquina pública estadual que acabou extinguindo vários órgãos tinha como objetivo principal a execução de um projeto de austeridade econômica. Muito criticado no início, principalmente em Brumado, onde vários órgãos como a Direc, Dires, Inspetoria da Fazenda, EBDA e Derba foram extintos e levados para outros municípios da região com uma nova nomenclatura, essa ação comandada pelo governador Rui Costa, ganha, no âmbito local, um novo desdobramento que é muito preocupante. Nesse sentido, a equipe do 97NEWS conseguiu ter acesso à uma área localizada no complexo do antigo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia - Derba, mais especificamente no pátio, onde foi encontrado um verdadeiro cemitério de veículos, os quais eram utilizados pelos referidos órgãos extintos. Cerca de 40 veículos, entre Fiat Unos, Ford Fiestas, Chevrolet Kadets, estão expostos ao desgaste do sol e da chuva e, caso nada seja feito com urgência, eles irão se tornar em sucatas totalmente inúteis. Essa situação entra em confronto direto com as intenções do governador Rui Costa em evitar gastos desnecessários, pois esses veículos, além de terem o seu valor de mercado, poderiam estar servindo o município, que muitas vezes faz uso do aluguel para ampliar a frota. Visando buscar o esclarecimento do fato, a equipe do 97NEWS entrou em contato com o assessor de comunicação da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Rodrigo Vilas Boas, o qual esclareceu que os veículos em questão pertenciam à EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), que também foi extinta em 2015 e se encontram em processo para integração ao patrimônio da Secretaria. Tão logo este processo administrativo esteja concluso, os veículos poderão ser destinados a leilão. Os recursos arrecadados com os leilões estaduais são redirecionados ao reaparelhamento do Estado. Com isso a possibilidade dos veículos serem repassados para o município foi rechaçada. Agora, caso esse processo demore, dificilmente os carros poderão ser aproveitados, pois o desgaste do tempo é implacável (foto abaixo). 

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Ônibus da Viação Novo Horizonte pega fogo na BR-030 próximo a comunidade de Lagoa do Leite

Foto: 97NEWS

Passageiros que viajavam em um ônibus da viação Novo Horizonte passaram por momentos de aflição na tarde desta quarta-feira (30). O ônibus que saiu de saiu de Elísio Medrado com destino a São Paulo pegou fogo próximo a entrada de Malhada de Pedras. De acordo com os passageiros ouve uma pane elétrica e começou a sair fumaça no fundo do veículo e os passageiros tiveram que sair às pressas. Por sorte as 15 pessoas conseguiram sair antes que o mesmo fosse destruído por completo, alguns passageiros perderam toda a bagagem. Nossa equipe se dirigiu ao local e em breve passaremos mais informações.



Brumado: Iniciativa privada instala lixeiras ecológicas na cidade

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Depois de vândalos destruírem as lixeiras do município na cidade, lixeiras ecológicas estão sendo instaladas em algumas ruas e praças de Brumado. A iniciativa surgiu por parte de vários empresários que em contato com o 97NEWS relataram o vandalismo que foi aplicado nas lixeiras públicas. Segundo eles, os brumadenses chegavam em seus estabelecimentos reclamando da falta do compartimento, e visando esta necessidade, eles se reuniram e contrataram uma empresa privada que criou o designe das lixeiras ecológicas. Outra novidade, é que cada colaborador teve a sua logomarca estampada no compartimento, servindo até como um mini-outdoor. De acordo com os comerciantes, 18 lixeiras já foram instaladas e de acordo os colaboradores forem surgindo, mais lixeiras serão implantadas.



Adolescente procura por cachorros desparecidos do terreno da família

Foto: Divulgação

O jovem Paulo Victor de 16 anos, está a procura dos seus dois animais de estimação, a cadela "Safira" e o cachorro "Radar" de apenas 06 meses. Os animais são da raça americano, e tem a pelagem baixa, na cor branca com manchas preta pelo corpo, e cor marrom na cabeça. O proprietário falou ao 97NEWS que os animais eram criados em um terreno na Rua São Joaquim, Bairro Santa Tereza, uma propriedade da família. Na última segunda-feira (28) o mesmo foi até o local e alimentou os animais, ma na noite desta terça-feira (29), ao retornar no local, o portão estava arrombado, e os animais fugiram. Segundo Victor, vizinhos da rua não gostavam dos animais na propriedade, e reclamavam de barulho. O jovem muito emocionado, falou com a nossa equipe, "não precisava fazer isso com os meus cachorros, se eles estavam fazendo barulho, era só me avisar que os tirava de lar", relatou Paulo. O mesmo fez um boletim de ocorrência na 20ª Coorpin, e vai pedir na justiça, as imagens do circuito de segurança de uma casa próxima ao terreno. Se você viu esses dois cachorros, a Safira e o Radar nas ruas de Brumado, devem entrar em contato com Paulo Victor no (77) 9.9828-5067.



Homem encontrado morto dentro de barragem próximo a comunidade de Correias era natural de Dom Basílio

O corpo foi identificado como de Raimundo Aparecido de 33 anos de idade (Fotos: 97NEWS)

Na última segunda-feira (28) foi encontrado um corpo boiando em uma barragem, na Fazenda Barra, povoado de Correias, zona Rural de Brumado. No fim da tarde desta terça-feira (29) a Polícia Civil descobriu a verdadeira identidade do corpo. Após exames criminais, onde foi feito o exame minucioso das impressões digitais, ficou comprovado que o corpo era do lavrador Raimundo Aparecido de 33 anos, natural de Dom Basílio. "Cido" como era conhecido vinha sofrendo há um tempo de distúrbios psicológicos e, após a separação de sua esposa, estes se agravaram, o que provou várias fugas da casa de sua mãe, sendo, que desta última vez, ele já estava desaparecido há cerca de uma semana. O 97NEWS inclusive divulgou várias notas nesse sentido. De acordo com informações passadas a redação do 97NEWS, um vaqueiro que passava pelo local, avistou o corpo boiando, e chamou o dono da fazenda, e logo em seguida acionaram a Polícia Militar. Raimundo foi encontrado a 20 km do local onde morava. A sua morte por afogamento está sendo investigada. 



Brumado: Mais um esgoto à céu aberto na cidade deixa moradores revoltados

Foto: Montagem/97news

Se for fazer uma contagem das matérias que foram veiculadas na mídia local sobre esgoto estourado e a respectiva indignação dos moradores afetados, possivelmente, daria para se escrever um “livreto”, já que foram incontáveis, o que mostra que o saneamento básico da cidade é ainda o “calcanhar de Aquiles” para o desenvolvimento da “Terra do Minério”. Nesta segunda-feira (28), moradores da Rua Albertino Marques Barreto, localizada no Bairro Olhos d’Água comunicaram a sua revolta por um esgoto estourado, o qual está causando refluxo, ou seja, está voltando para as residências, criando um clima insuportável para as famílias afetadas. O problema que já perdura há mais de 15 dias parece longe de uma solução, tanto que os moradores prometem manifestações mais fortes para chamar a atenção das autoridades, que, segundo eles, ainda estão omissas com a questão.



Brumado: `Caminhada Passos que Salvam´ foi um sucesso, diz organização do evento

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Neste domingo (27), foi realizada em Brumado, sudoeste da Bahia, a “Caminhada Passos que Salvam”, um evento que simboliza o tratamento do Câncer Infantojuvenil no Brasil. A organização da caminhada, o Grupo “Unidas por Edu”, em parceria  com a  Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE), disseram a reportagem do 97NEWS que o evento foi um sucesso e a população brumadense abraçou, "vendemos todas as camisas, cerca de 1.400 unidades". O evento também teve a participação do Hospital do Câncer de Barretos. O presidente da CAASE e também farmacêutico citologista do Hospital de Câncer de Barretos,  Eduardo Tadeu Silva, falou da sua satisfação de está em Brumado, “não sabia que Brumado tinha um calor humano tão grande assim, está cidade abraçou a campanha com todas as forças, e isso é muito bom para todas as crianças que sofrem com esta doença". A caminhada seguiu por algumas ruas de Brumado, e finalizou na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) onde houve shows de várias bandas da cidade. Veja o vídeo



Brumado: O impasse e os prós e os contras na aprovação da regulamentação dos serviços de mototáxi

Foto: Luciano Santos/97NEWS

A regulamentação dos serviços de mototáxi, motoboy e motofrete em Brumado é uma questão das mais sensíveis e considerada “intocável”, já que atualmente mais de 2 mil mototaxistas atuam na cidade, levando sustento para as suas famílias. Blindada e esquecida a regulamentação dos serviços que seria ponto de honra para muitos políticos que iriam defender essa bandeira em suas campanhas, teve que ser retirada de pauta, pois iriam se perder muitos votos, pois a oficialização dos serviços iria tirar muita gente das ruas, já que as irregularidades são muitas, entre as quais se destacam a falta de habilitação, falta de equipamentos de segurança e motos sem condições. A regulamentação que segundo o próprio Denatram é de responsabilidade dos municípios, que devem estabelecer as regras para os serviços, ainda não é uma praxe, pois um grande número de cidades brasileiras (falasse em 70%) ainda não efetivou o processo regulamentar, o que é o caso de Brumado, onde as tentativas de oficialização se arrastam para o “buraco do esquecimento”. Nossa equipe ouviu vários mototaxistas que mostraram opiniões divididas, já que alguns defendem a regulamentação e outros se mostram radicalmente contrários, pois segundo eles se criaria uma enorme onda de desemprego, aumentando ainda mais a crise financeira que assola o município. Segundo alguns dos ouvidos existem locadoras que funcionam há mais de 20 anos na cidade, as quais não seriam favoráveis à legalização, já que as obrigatoriedades da Lei e os custos empregatícios seriam inviáveis, pois todos os mototaxistas, além de estarem devidamente habilitados, teriam que estar com os coletes de segurança e identificação e todo o material exigido. Nesse impasse o grande prejudicado da história são os milhares de usuários que necessitam todos os dias de utilizar os serviços, pois, caso aconteça um acidente com gravidade, não haveria a mínima cobertura por parte dos responsáveis. A questão promete ganhar uma novo dimensionamento, já que fortes rumores apontam que a futura gestão municipal irá regulamentar os serviços. 



Brumado: Mulher é atacada por cachorro, e proprietária foge sem prestar socorro

Foto: Montagem/97news

No final da tarde desta quinta-feira (24), uma mulher foi atacada por um cachorro de raça desconhecida. O caso foi registrado na Rua João de Souza Neves por volta das 18 horas. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima estava sentada em frente a sua residência com seu cachorro, de uma raça pequena, quando outro cachorro de raça maior tentou atacar o outro cãozinho, mas a dona tentou defende-lo e também foi mordida. A vítima teve ferimentos na altura dos olhos e orelhas e foi levada por moradores da região até o Hospital Municipal. O estado de saúde dela não é grave. Assim que percebeu o ataque, a proprietária do animal maior pegou o cachorro e fugiu sem prestar socorro. 



Brumado poderá ter Cooperativa de catadores de materiais recicláveis

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na renda de uma cidade. De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis. E visando esta preocupação e renda para os mais carentes, a prefeitura Municipal de Brumado e a Secretaria de meio ambiente, está estudando a possibilidade de implantar essa importante fonte de renda para os catadores de Brumado. O possível local de funcionamento será o galpão desativado da antiga Algomam, onde eram ensacados os fardos de algodão da cidade. Com a construção da cooperativa, o lixo que é descartado por alguns, será o lucro de outros, e para muitos catadores a oportunidade de ganhar uma renda extra e ajudar nos gastos da família. 



Transporte coletivo de Brumado terá que garantir gratuidade de passagem para pessoas idosas

Foto: Divulgação

Em Brumado, foi sancionada esta semana a Lei nº 1.785, que garante a gratuidade de passagem para pessoas idosas em veículos de transporte coletivo. A lei diz que diz que idosos com idade de 60 a 65 anos terão direito a gratuidade em qualquer coletivo da cidade. Mas para ter o direito garantido o idoso terá que comprovar a idade através de documento de identificação e realizar um cadastro no COMDIB - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Brumado, para confecção da carteirinha que será apresentada ao motorista ou cobrador. Lembrando que a confecção da carteira é gratuita. 



Brumado: Projeto ‘Umbu Gigante’ já rende bons frutos para os agricultores da Fazenda Santa Inês

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado poderia também ser conhecido como a “Capital do Umbu”, já que aqui na “Terra do Minério”, essa fruta típica da Caatinga floresce de forma generosa, com muitos umbuzeiros muito frutíferos em vários pontos da zona rural. Agora um novo tipo da fruta, chamada de Umbu Gigante, começa a ser cultivada, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Produtores da Fazenda Santa Inês e a Magnesita S.A. O projeto vem sendo operacionalizado pelo engenheiro agrônomo Delmon da Silva que explicou que já tem cerca de um ano que o projeto está sendo executado próximo ao Parque de Exposições Santa Inês. Segundo ele “uma dessas propostas é usar o umbu da caatinga e o umbu gigante, fazer o enxerto para nascer o umbu gigante, beneficiários do projeto receberam de graça as mudas. A diferença do umbu gigante, é que contem mais polpa e é mais doce do que o umbu da caatinga”. O projeto ainda está em fase de testes, mas os agricultores já podem retirar as mudas enxertadas, basta ir na secretaria de agricultura, solicitar uma autorização e retirar a muda no parque (foto abaixo). Ele ainda destacou que “a lavoura do umbu é importante porque é uma fruta adaptada às características da nossa região. É uma planta que nós não nos preocupamos muito com a questão da água, uma vez que a nossa região chove pouco, mas é o suficiente para nós produzirmos uma lavoura de umbu”.

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Após vários meses em depósito aberto, pneus são removidos do Parque de Exposições Santa Inês

Foto: 97NEWS

Após vários anos expostos a céu abeto em uma área do parque de Exposições Santa Inês em Brumado, vários pneus foram recolhidos pela SEMAR - Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos. Os pneus foram encaminhados para reciclagem em uma empresa de São Paulo. Segundo o secretário, Frederico Neves, os pneus recolhidos e levados para o Parque de Exposições recebem tratamento contra o mosquito aedes-aegypti, e por isso não tem problema em ficarem expostos. Ainda de acordo com o secretário, está é a segunda remessa de pneus que são encaminhados para a reciclagem. A maioria dos pneus é descartada por borracharias e oficinas de Brumado.

Foto: 97NEWS