ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Após surto, vacinação contra febre amarela acontece em 45 cidades da Bahia; em Brumado aumenta a procura pela vacina

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recomendou que 45 municípios do estado imunize 100% da população, após o surto da febre amarela em Minas Gerais, estado que faz divisa com a Bahia. Apesar da preocupação, não há nenhum registro de febre amarela na Bahia. A secretaria destaca que a recomendação não é uma campanha de imunização, por isso não foram infomadas data de início. De acordo com o órgão, as doses já estão disponíveis nos municípios e a vacinação faz parte do calendário da secretaria. Já são 38 mortes notificadas em Minas Gerais e dois óbitos no noroeste paulista, em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto. Até a última sexta-feira (13/01), 133 casos relacionados à doença eram investigados pelo Ministério da Saúde. O vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados. A vacinação contra a febre a amarela não é recomendada para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo, pois pode causar reações. Em Brumado, Segundo a Vigep - Vigilância Epidemiológica aumentou a procura da vacina contra o vírus nos postos de saúde da cidade, mas não se sabe a quantidade de pessoas que procuram pela dose, mas sabe-se que quem procura pela vacina, são pessoas que já haviam tomado a dose a mais de 10 anos atrás. Ainda segundo a Vigep, não ha nenhum caso suspeito da febre amarela no município e o estoque da vascina está normalizado. O Minsitério da Saúde informa ainda que a doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.



Fé: Quadro clínico da pequena Valentina Vitória melhora e cirurgia no coração já está descartada

Carolina Silva e sua filha, a pequena Valentina Vitória. Uma história de fé, superação e vitória (Foto: 97NEWS)

A fé é capaz de mover montanhas e no caso da Pequena Valentina Vitória, uma bebê brumadense de apenas 3 meses de idade, os montes já estão se transformando em verdes campinas, pois, segundo informações de sua mãe, a estagiária Caroline Barros da Silva (21), passadas ao 97NEWS nesta segunda-feira (16), o quadro clínico da bebê evoluiu positivamente e a melhor notícia de todas foi que ela não precisará mais da cirurgia no coração. “Ela está bem melhor graças a Deus. Após fazer o ecocardiograma verificou-se que ela não vai mais precisar fazer a cirurgia no coração. Foi constatado o sopro, mas pode ser corrigido com o tempo” declarou Caroline Silva que ainda fez questão de complementar que “ela deve sair da UTI daqui alguns dias e receber alta. Então logo a nossa guerreira estará com a gente”. Ela aproveitou e agradeceu a todos que oraram por sua filha. 



‘Mudaram o nome do Bairro, mas a situação só piorou’, protesta morador do Irmã Dulce que fez vídeo-denúncia; assista

Segundo o morador a situação do bairro beira o total abandono (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

A situação estrutural do Bairro Irmã Dulce, que já não era das melhores, se tornou totalmente deficitária e a situação foi registrada pelo morador Celso Pereira, que, por meio de um vídeo-denúncia, revela a situação de abandono pela qual passa o referido local. Ele fez questão da dar uma “tour” pelo bairro para mostrar a real situação e fez um apelo dizendo que “mudaram o nome do bairro, mas a situação só piorou”. Ele ainda atesta que “estamos esperando o posto de saúde que até hoje ainda não foi construído e o que é pior a obra a cada dia que passa se acaba ainda mais” e continuou relatando que “o mato toma conta das ruas, a praça que foi construída está destruída, com os seus quiosques em ruínas. As crianças não têm espaço de lazer e ainda por cima temos uma creche que foi inaugurada, mas que não está funcionando ainda”. E finaliza clamando que “esperamos que haja sensibilidade do poder público municipal para reverter essa situação”. Assista:  



Pioneirismo: Fundação da AUCIB promete revolucionar conceito em fiscalização de Verbas Públicas em Brumado

A reunião contou com a presença de convidados e foi o início do processo de implantação da AUCIB (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em tempos de clamor popular pela ética e moralidade no país, algumas ações nesse sentido vêm ganhando visibilidade e mostrando que os brasileiros irão ser muito mais exigentes no uso das verbas públicas. Em Brumado uma ação pioneira e que promete revolucionar o conceito de fiscalização do dinheiro público, seja na área política, quanto em ONGs ou mesmo em empreendimentos particulares, já está prestes a se materializar. Nesse sentido na última quinta-feira (12) uma reunião realizada no auditório da Escola Nossa Senhora de Fátima, teve como pauta principal a elaboração do estatuto e definição da assembleia de fundação da AUCIB- Auditoria Pública Cidadã Brumadense. Na reunião que contou com presença de alguns convidados, que já possuem um histórico na cidade de combate à corrupção, foi discutido que a AUCIB será criada não só para cobrar do poder público municipal e consequente do chefe do Poder Executivo e do presidente do Poder Legislativo, como também de ONGs que atuam na cidade e até de entidades particulares que recebem verbas federais e não a aplicam corretamente. Outra meta prioridade da entidade será a cobrança ao Governo do Estado dos investimentos aplicados no município. Um dos mentores da criação da AUCIB, o professor Genivaldo de Jesus Azevedo, deixou bem claro que a AUCIB não veio para fazer política e nem para cobrar do prefeito ou do presidente da câmara, segundo ele “a intenção da ONG é fiscalizar qualquer obra pública, municipal, estadual ou federal, ou ainda, qualquer entidade, seja ela religiosa ou não para que ele apresente relatórios dos gastos com o dinheiro público”. Segundo Paulo Esdras, um dos participantes da reunião, “se formada a mesa diretora da AUCIB, será uma das pioneiras da região sudoeste, podendo se expandir para outros municípios”. Ele ressaltou ainda que “a ONG mostrará ao cidadão comum como ele pode fiscalizar os gastos públicos e cobrar nos poderes, como Ministério Público Estadual e Federal, no Tribunal de Contas e outros órgãos da Justiça do Brasil”. Uma data para a assembleia será marcada para que seja apresentado o estatuto, e seja votado o presidente, vice-presidente, secretários, auditores fiscais e haverá também o sócio fiscal, que terá uma carteirinha com o CNPJ da AUCIB e os seus dados pessoais, para que o mesmo possa contribuir com a fiscalização.



Blitzes sistemáticas revelam que é grande o número de motocicletas irregulares em Brumado

As blitzes estão cada vez mais constantes em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como foi anunciado pelo Comando da Polícia Militar de Brumado, a ofensiva contra o crime na cidade será muito mais intensa em 2017 e, dentro desta nova dinâmica, a realização de blitzes sistemáticas será uma das estratégias mais utilizadas nesse sentido. Na primeira quinzena de janeiro inúmeras ações como essas foram e vêm sendo realizadas pela 34ª CIPM e, dentro das primeiras análises da própria Polícia Militar, a quantidade de motocicletas irregulares que vêm sendo apreendidas é muito alta para uma cidade de cerca de 64 mil habitantes. Nesse contexto vale ressaltar que o número não oficial de motos que circulam no município chega à casa das 25 mil, o que dá uma média de cerca de 3 motos para cada pessoa. Deste número calcula-se a princípio que mais de 30% dessas motocicletas estariam com alguma irregularidade. As blitzes continuarão com mais intensidade ainda, o que pode revelar números ainda mais precisos. Mais mesmo diante dessa intensificação das blitzes ainda existem motoristas que teimam em desafiar a Polícia como num flagrante realizado por um leitor do 97NEWS (foto abaixo). 

(Foto: Leitor 97NEWS)


Moradores de Cristalândia irão acionar a Embasa no MP pelo fato da empresa ter cortado o fluxo da descarga de caudal ecológico

O leito do Rio de Contas à jusante da Barragem mostra a gravidade da situação (Foto: 97NEWS)

Como nos últimos anos a seca está se agravando muito em várias regiões da Bahia, provocando incertezas e muita preocupação nos moradores. Em Brumado, graças às precipitações que caíram no período do final do ano, a situação não é de calamidade, mas mesmo assim, em alguns locais o desabastecimento está cada vez mais próximo. Dentre as várias ocorrências nesse sentido, uma em especial, chama a atenção, pois é um verdadeiro paradoxo, pois acontece ao lado da Barragem de Cristalândia, a qual está com seu reservatório com carga máxima, mas mesmo assim os moradores da região estão passando um grande sufoco com a falta do precioso líquido.
 

A pouca água que resta é obtida por meio de uma bomba (Foto: 97NEWS)

 

Várias denúncias chegaram à redação do 97NEWS, as quais têm como protagonista a Embasa, que estaria, segundo eles, fazendo um ato de desumanidade ao fechar a descarga e caudal ecológico, a qual torna o Rio das Contas perene em sua jusante, fazendo com que mais de 500 famílias de ribeirinhos que utilizam a água para vários fins, inclusive para abastecimento animal, fiquem “a ver navios”, pois ainda não foi instalado na comunidade o sistema de abastecimento. Segundo os relatos, que beiram o desespero, a empresa fechou a referida descarga em novembro e, mesmo tendo chovido para manter o reservatório cheio, a descarga continua desativada, o que está fazendo com que o leito do rio fique completamente seco como pode ser observado na foto abaixo. Para finalizar os moradores garantiram que o único meio de obterem sucesso em suas reivindicações é entrar com uma ação no Ministério Público, o que deverá ser feito ainda essa semana. Em contato com o escritório local da Embasa, o 97NEWS foi informado que somente a direção da empresa em Salvador pode se manifestar sobre o caso. 



Brumado: Embasa realiza recadastramento da Tarifa Social

Foto: Divulgação

Os beneficiários da Tarifa Social da Embasa têm até 20 de fevereiro para fazer seu recadastramento junto à empresa e garantir a continuidade do benefício. Os titulares do Programa Bolsa Família devem comparecer a um dos pontos de atendimento da empresa, munidos dos seguintes documentos (cópias e originais): RG, CPF, conta da Embasa e comprovante de saque do Bolsa Família dos últimos 90 dias. Os usuários que não fizerem a atualização no prazo informado terão o benefício suspenso. Voltada para a população de baixa renda cadastrada no programa federal Bolsa Família, a Tarifa Social beneficia atualmente mais de 250 mil usuários na Bahia. O recadastramento visa atualizar o banco de dados da Embasa e garantir a continuidade do benefício para todos que atendem aos critérios cadastrais. Acesse o site da Embasa ou ligue para o telefone 0800 0555 195 e verifique a relação de pontos de atendimento.



Brumado: Combate à Dengue feito por peixes ‘chupa-pedras’ vem se mostrando muito positivo

Foto: Luciano Santos/97NEWS

A falta de notificações de casos de Dengue no município de Brumado está fazendo uma grande parte da população sentar no “sofá do conforto”, o que pode acabar, como sempre acontece, fazer com que o mosquito transmissor volte à cena. Essa aparente tranquilidade tem como principal vetor a abnegação dos heroicos agentes de endemias, os quais não vêm medindo esforços para que o combate ao aedes seja cada vez mais eficiente. Um dos métodos alternativos utilizados por eles o qual já foi objeto de matéria do 97NEWS (clique) é a utilização dos alevinos (piabas) conhecidas como “chupa-pedras”, as quais possuem características muito positivas, pois têm uma capacidade de reprodução muito alta, além de uma resistência ao cloro e outros produtos que são utilizados para tornar a água servida à população potável. O 97NEWS acompanhou o trabalho do supervisor de combate à endemias Genivaldo Rocha da Silva e do agente Valdir de Freitas Santos, os quais continuam utilizando essa metodologia em sua área de atuação que compreende os bairros: São Félix, Malhada Branca, São Sebastião, Apertado do Morro, Urbis II e III, Residencial Bom Jesus, Cidade das Esmeraldas e Irmã Dulce. O nome verdadeiro da espécie é Guppy e é oriunda do Pernambuco. É um peixe pequeno, que se alimenta de 100% das larvas que surgem nos reservatórios. Mas é conhecido mesmo pelo seu nome popular, “chupa pedra”, já que tem uma forte capacidade e limpar as bordas das caixas de alvenaria, comendo qualquer substância orgânica que encontrar pela frente. Confira abaixo a videorreportagem:

 



Brumado: Escadaria que dá acesso ao estacionamento da Feira Livre continua registrando queda de idosos

A situação de déficit estrutural da escaria é patente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A falta de estrutura da escadaria que dá acesso ao estacionamento da feira livre em Brumado, a princípio, seria um problema que seria fácil de resolver, mas que se estende a um bom tempo sem solução e, nesse ínterim, esse déficit estrutural tem feito as suas vítimas, na sua grande maioria pessoas de idade, as quais acabam sofrendo quedas e lesões. Na tarde desta terça-feira (10) um novo registro dessa natureza aconteceu com um idoso de 67 anos, que teve uma queda e teve que ser levado para o hospital para receber atendimento médico. Segundo vários barraqueiros que trabalham no local, os incidentes desse tipo são ainda muito comuns. Eles também relataram que o local é utilizado pelos andarilhos na parte noturna como uma espécie de banheiro público, o que potencializa o aspecto negativo já encontrado. Eles esperam que a nova administração que garantiu um dinamismo muito amplo nessa área de infraestrutura urbana possa resolver essa problemática. 



Moradores do Apertado do Morro preocupados com o déficit de iluminação pública no local

A deficiência na iluminação público no local é flagrante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro Apertado do Morro foi um dos que mais teve um crescimento urbano nos últimos tempos, inclusive recebendo condomínios residenciais que criaram um novo panorama para o local, mas, mesmo diante desses avanços um problema ainda persiste e está literalmente tirando o sono dos moradores da localidade que é o alto déficit na iluminação pública na principal via que dá acesso ao centro da cidade. Segundo vários apelos feitos à redação do 97NEWS, a quantidade de lâmpadas e a distância entre os postes é insuficiente, o que causa uma penumbra (foto abaixo) que só privilegia a prática criminosa, principalmente no favorecimento aos assaltos, que, agora com a proximidade do período escolar devem aumentar ainda mais. Outro ponto abordado pelos moradores é o assalto a motociclistas e até tentativas de estupro, pois a escuridão é convidativa para tal prática abominável. Os moradores também clamam por uma presença maior da Polícia, que, segundo eles, faz poucas rondas no local. Eles esperam que o dinamismo previsto pela atual administração municipal possa resolver essa pendência e ampliar o sistema de iluminação pública na referida localidade. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Comerciantes, moradores e motoristas clamam pela recuperação da Av. Lindolfo Azevedo Brito

Comerciantes, moradores e motoristas clamam pela recuperação da via (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada uma das avenidas mais importantes de Brumado, que faz inclusive ligação com a BA-148 e, consequentemente com os municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, portais da Chapada Diamantina, a Lindolfo Azevedo Brito vem, nos últimos anos sendo objeto de várias solicitações de moradores, comerciantes e motoristas, já que as suas condições estruturais sempre deixaram a desejar. Neste início de ano, começo de uma nova gestão, eles voltam a clamar pela restruturação, ou seja, querem que as promessas feitas sejam cumpridas. Segundo eles o número de buracos só vem aumentando e isso causa um grande risco para os motoristas que estão evitando passar pela via, o que acaba trazendo prejuízos para os poucos comerciantes que ainda persistem em ficar no local. Segundo o profissional liberal Adriano Ribeiro de Souza, cliente de uma dessas lojas “a situação já chegou ao seu limite, além do que como a avenida dá as boas-vindas aos visitantes que vêm da região de Livramento, os quais acabam tendo uma visão negativa da cidade”. Um dos comerciantes mais velhos do local, “Batista do Paiol” também expressou que “o movimento da minha churrascaria caiu muito devido aos buracos da via, o risco de acidentes é cada vez maior e a noite o perigo aumenta (foto abaixo), então que a nova gestão possa ter consciência disso e realizar as tão esperadas obras de recuperação. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brasil: consumidores com a conta de luz com mais de 90 dias de atraso não poderão ter a eletricidade cortada

Foto: Arquivo/97news

Com a nova determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para proteger o fiel pagador que, eventualmente, esqueceu de pagar uma fatura, que é antiga demais ou pode não ter sido enviada pela concessionária não poderão ter a energia elétrica cortada. Mas toda regra tem sua exceção, desde que as faturas posteriores à conta atrasada estejam quitadas. O consumidor que não pagou uma conta de luz há mais de 90 dias por exemplo, só será encerrado o serviço com a concessionária, se outras contas não forem pagas. A regra está prevista na Resolução 414/2010 (que foi publicada no último dia 15 de março, editada para evitar confusões. Isso porque, às vezes, um morador tinha a luz cortada por causa do atraso no pagamento de um boleto há anos, e em muitos casos quem deixou de pagar nem é mais o morador do imóvel. Segundo o diretor da Aneel, Romeu Donizete Rufino, não se pode penalizar o consumidor que por acaso esqueceu ou falhou no pagamento, a concessionária tem 90 dias para lembrá-lo. A mesma norma ainda prevê que a suspensão de fornecimento por falta de pagamento da conta de energia só poderá ser feita em dias úteis da semana e durante o horário comercial (8h às 18h). 



BR-030: Acidente entre dois veículos deixa cinco feridos no anel viário de Brumado

Foto: Luciano Santos/97News

No fim da tarde desta quinta-feira (05/01), dois veículos se chocaram próximo a uma fábrica de postes no anel viário da BR-030 em Brumado. Segundo as primeiras informações passadas ao 97NEWS, o acidente causou ferimentos em cinco pessoas. Segundo a equipe do SAMU/192 que atendeu a ocorrência, duas delas são crianças, de idade não revelada, e três são adultos. De acordo com informações obtidas pelo site 97NEWS, os dois veículos vinham no mesmo sentido, quando o veículo de trás com placa de Tanque Novo-Ba tentou fazer uma ultrapassagem proibida, batendo na traseira do carro que seguia a frente. Com a colisão um dos veículos saiu da pista e um capotou. Segundo a PRE - Polícia Rodoviária Estadual, mesmo com a gravidade do acidente, os condutores e os passageiros tiveram apenas escoriações, e foram socorridos pela equipe do SAMU/192 e levados para o Hospital Municipal Magalhães Neto. Segundo a PRE, após exames, as vítimas passam bem. 

Foto: Luciano Santos/97News


Brumado: ‘SMTT terá uma nova postura, com muitas campanhas educativas e uma gestão participativa’, afirma engenheiro André Cardoso

O engenheiro André Cardoso tem pela frente o desafio de humanizar o SMTT (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos foi um dos órgãos mais contestados na última gestão, tendo sobre si inúmeras reclamações da população e uma gestão que foi vista como absoluta e intransigente. Buscando mudar essa imagem, o prefeito Eduardo Vasconcelos nomeou para comandar o órgão o experiente engenheiro André Cardoso, o qual, inclusive tem boa experiência na área de engenharia de tráfego. O 97NEWS ouviu o engenheiro que falou do novo desafio de sua carreira e da metodologia que ele irá adotar no sentido de dinamizar e equalizar os serviços. Muito seguro ele relatou que “iremos adotar uma postura diferenciada, com uma gestão participativa e, principalmente, fazer o que a Lei manda, dando ênfase a realização de sistemáticas campanhas educativas, pois temos a consciência de que ainda existe um grande caminho a percorrer para que o órgão possa atuar em sua plenitude”. Cardoso ainda fez questão de dizer que “qualquer mudança de sinalização será previamente avisada e sinalizada com 30 dias de antecedência como manda a legislação. Estamos elaborando um planejamento específico e um estudo de viabilidades para que os avanços possam ser obtidos da melhor forma possível”. 



Brumado: A simbologia que está por trás da marca ‘Educar para Libertar’

A nova logomarca da administração municipal de Brumado (Reprodução)

A nova gestão que irá comandar os destinos de Brumado, a qual tem a frente o engenheiro Eduardo Vasconcelos, irá ter na Educação a sua prioridade e, diante disso, o slogan e a logomarca oficial foram divulgados, mas ainda não foram bem interpretados pela população, que começa a questionar o significado do slogan “Educar para Libertar”. Visando ampliar as discussões o 97NEWS resolveu buscar decifrar a mensagem que está por trás da filosofia que irá reger o município nos próximos 4 anos.


Partindo da prerrogativa de que o atual gestor além de engenheiro é também psicopedagogo, tendo a característica de ser um “devoto” da filosofia de Paulo Freire, então, com isso, a primeira parte da charada já estaria decifrada, já que o mestre que revolucionou a Educação a partir dos anos 60, ficando mundialmente famoso, tinha como uma de suas frases celebres “A educação como prática da liberdade, ao contrário daquela que é a prática da dominação, implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens”.  Então, logo, o slogan “Educar para Libertar” é baseado nos ensinamentos de Paulo Freire que garantiu, por meio de sua obra fantástica que a Educação tem o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. Seria uma prática educativa capaz de libertar o homem de toda situação de opressão, ao qual se encontra sujeitado, através da libertação de sua consciência, tornando-o um sujeito crítico e reflexivo capaz de transformar sua realidade e inserir-se na sociedade de forma efetiva.


Nesse contexto podemos arriscar a afirmar que a Educação Libertadora proposta por Paulo Freire, poderá se constituir num importante instrumento de emancipação do homem diante da opressão, mas, isso implicaria num questionamento inevitável de qual seriam as forças opressoras das quais os estudantes brumadenses deverão se libertar.

 

No contexto social, podemos conjecturar que a Educação é o meio mais eficiente para fazer com que a consciência seja despertada assim que o conhecimento começa a ser absorvido, ou seja, somente por esse meio é que as crianças e adolescentes poderão trilhar um caminho positivo, distante das drogas e da criminalidade que busca a dominação, pois um ser consciente não se deixa dominar por coisas tão destrutivas.

 

A logomarca que foi criada por um designer local mostra o nascer do sol, que traz luz e calor, em meio a um livro que tem a forma de uma serra, possivelmente a Serra das Éguas cobertas de brumas, pode ser traduzida como o despertar para o conhecimento, que irá buscar transformar todas as escolas municipais em Tempo Integral, outra filosofia freiriana. Além disso deverão se concentrar esforços para magnetizar junto ao Estado e a União, novas conquistas educacionais para o município que no âmbito da educação superior, tem apenas dois cursos públicos (Direito e Letras) que são oferecidos pela Uneb de Brumado. Vale ressaltar também que a unidade do IFBA ainda está em fase de implantação, o que poderá trazer novas oportunidades para os jovens.

 

Em suma, a população de Brumado poderá esperar novos tempos para o município na área educacional, o que trará novas oportunidades para a aquisição do primeiro emprego e, consequentemente, o desemprego, principal “inimigo” a ser combatido, deverá sistematicamente ser diminuído.

 

Então que a Educação traga a Libertação e a Esperança de dias melhores, já que estamos diante da pior crise financeira de nossa história que ainda continua destruindo sonhos. Que a positividade, mesmo em meio a este momento de negatividade, venha a ser construída pela busca do conhecimento que é o maior bem que um ser humano pode possuir. 

 

Por Daniel Simurro | 97NEWS



Comerciantes brumadenses irritados com queimada no centro da cidade

O flagrante feito pela nossa equipe (Foto: 97NEWS)

As queimadas ainda são muito comuns em Brumado, não só aquelas que envolvem questões relativas à agricultura, mas também as que têm o lixo e produtos tóxicos como elementos corrosivos, as quais, na maioria das vezes acontecem em locais próximos ao centro da cidade. Isso ocorreu já na tarde desta terça-feira (03) num galpão onde funcionava a Comar, que fica ao lado do extinto Shopping Áppio. Não se sabe ainda a autoria, mas o incêndio acabou causando grandes transtornos principalmente aos comerciantes da região, já que a fumaça era bem tóxica. A nuvem escura produzida dava para ser avistada de longe (foto abaixo), o que mostra que a quantidade de material que entrou em combustão era grande. Esse tipo de ação fica sem punição, o que facilita a vida dos infratores. Várias foram as reclamações que chegaram à nossa redação de que os órgãos ambientais sejam mais atuantes para combater esse tipo de ação.

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Cocos jogados na beira da pista são registrados pelo pessoal da caminhada

A imagem é negativa para a cidade (Foto: Whatsapp | Leitor 97NEWS

Apesar de alguns avanços na área ambiental, Brumado ainda sofre com a falta de consciência de várias pessoas, as quais ainda são capazes de vários atos de agressões ao meio ambiente. O 97NEWS sempre buscou dar a sua contribuição nessa área, reportando vários casos que acabam comprovando que há um longo caminho pela frente para que o município venha a ter uma responsabilidade ecológica funcional. Casos como os entulhos jogados terrenos e muitas vezes em locais de mananciais (clique) ainda são comuns no município. Uma nova denúncia chegou à nossa redação na manhã desta terça-feira (03), onde o pessoal da caminhada, logo nas primeiras horas do dia registrou um monte de cascas de cocos jogadas na beira da pista da BR-030 logo após a Arca Adonae. Apesar de muitos acharem que é lixo orgânico, no mínimo, a ação causa um aspecto negativo na entrada da cidade. Segundo os caminhantes os cocos foram jogados por uma F-350 prata. Espera-se da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que seja adotada uma postura mais rígida de combate a este tipo de ação pela nova gestão. 



Mês de férias requer atenção contra acidentes elétricos

Foto: Divulgação

O mês de janeiro é também o período em que as crianças estão de férias, em casa. O ambiente doméstico, no entanto, esconde armadilhas que comprometem a segurança com energia elétrica e que podem ser evitadas. Com a finalidade de orientar as famílias, a Coelba recomenda atenção redobrada dos pais ou responsáveis para prevenir e evitar acidentes domésticos e alerta a população para alguns cuidados que garantem a segurança dos pequenos e tranquilidade dos adultos. A primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum devido à curiosidade das crianças. “Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso. Além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios”, explica Ramon Lacerda, gerente de Segurança do Trabalho da Coelba. 

Sempre que for utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-la com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores. Ramon Lacerda adverte que água e energia não combinam. Nessas áreas molhadas, a Coelba lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão). Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico. Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns nas férias de verão. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos causando a interrupção do fornecimento de energia. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas. Pokemón Go - A Coelba alerta, também, aos usuários do jogo Pokemón Go sobre os riscos de caçar os monstros virtuais próximos da rede elétrica e dentro de subestações de energia. A empresa lembra que apenas profissionais capacitados e a serviço da concessionária estão autorizados e aptos a subir em postes e entrar em instalações de acesso restrito do sistema elétrico. A empresa adverte que os cuidados também devem ser adotados em ambientes internos. As pessoas devem ficar atentas e se manter distantes de quadros de energia e subestações internas, mais conhecidas como casas de força, responsáveis pelo suprimento de energia prédios e condomínios. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica. “A energia elétrica proporciona benefícios como bem-estar e conforto para toda a família, desde que utilizada corretamente. Mas, para isso, é preciso que a população esteja atenta às consequências que o uso indevido pode acarretar. O senso do uso seguro e eficiente deve ser uma constante no convívio familiar. Seguro no sentido de prevenir acidentes e eficiente no combate ao desperdício”, destaca Ramon Lacerda. Em paralelo aos alertas realizados em períodos de férias, a Coelba promove orientações junto à população que reside próximo às subestações, em associações de moradores, entidades de classe e em escolas públicas, durante todo o ano. Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e  providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Nunca se deve tocar ou tentar resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Coelba através do telefone gratuito 0800 071 0800.

 

Principais dicas para evitar acidentes elétricos com crianças:


 
1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados; 
2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas; 
3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão do Inmetro ou utilize protetores; 
4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio; 
5. Fique atento: usar o “T” (benjamim) ou extensões, em caráter definitivo, é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio; 
6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Coelba. 
7. Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. 
8. Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes. 
9. Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais; 
10. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la; 
11. Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios; 
12. Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes; 
13. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

 

 

CONTINUE LENDO


Prefeito Eduardo Vasconcelos faz sua primeira reunião de trabalho na manhã desta segunda-feira (02)

A Sala de Treinamento ficou lotada de funcionários para a primeira reunião da nova gestão (Foto: Divulgação)

Confirmando a tese de que nada supera a força do trabalho, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) realizou na manhã desta segunda-feira (02) a sua primeira reunião oficial no comando da Prefeitura Municipal de Brumado. Ao lado do seu secretariado, o gestor reuniu o corpo de funcionários na sala de treinamento para começar a apresentar o seu planejamento. Repetindo as duas palavras que irão nortear o início de sua terceira administração à frente do município, que são Esperança e Coragem, ele fez questão de reafirmar o seu compromisso pela supremacia do bem comum e convocou a todos para atuarem ativamente nesse sentido. Ressaltando que a Educação será a prioridade de sua gestão, tanto que o slogan escolhido foi “Educar para Libertar”, Eduardo relatou que a conjunção de forças, inclusive com os outros poderes constituídos, será fundamental para que o planejamento possa ser executado em sua plenitude. O vice-prefeito Édio Pereira (PC do B) esteve presente à reunião, projetando que a sintonia e o diálogo produtivo serão também as marcas desta nova gestão. O clima foi de positividade e a convocação foi para que todos arregacem as mangas e se dediquem ao trabalho com todo o empenho possível visando a superação aos efeitos da forte crise econômica que vem atingindo o Brasil, que teve como um dos principais prejudicados, justamente os municípios, os quais vêm perdendo sistematicamente as suas arrecadações.

 

 



Brumado: Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes será comandada pelo engenheiro André Cardoso

Foto: Arquivo/97news

Após vários pedidos de exoneração do ex-coordenador Clidemar Rizério Amorim, e com a nova gestão do prefeito eleito Eduardo Vasconcelos (PSB) foi anunciado na manhã desta segunda-feira (02/01) o novo coordenador do SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes. A superintendência será comandada pelo engenheiro André Cardoso que também já foi secretário de Infraestrutura do município. Só relembrando que os dois já vinham tendo alguns atritos entre setores, Amorim chegou a pedir várias vezes exoneração do cargo devido o secretário André realizar obras de sinalização no município sem o seu conhecimento e participação. Como o novo coordenador tem um conhecimento na área de engenharia civil, se espera que algumas mudanças sejam feitas na nova administração.