ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Caso dos equinos errantes deixa população revoltada e estabelece desafio à gestão municipal

O 'cavalinho' foi flagrado tranquilamente pastando nos jardins da Igreja Matriz (Foto: Leitor 97NEWS)

Com várias pendências administrativas a atual gestão municipal, entre tantas, tem uma para ser resolvida com urgência, a qual está deixando a população cada vez mais revoltada, que são os constantes aparecimentos de equinos, bovinos e cães errantes pela cidade. A questão que é antiga, ainda parece longe de uma solução, pois, até o momento, não se teve a atenção que todos esperam, especialmente os defensores dos animais, que não escondem a grande insatisfação pelo que eles classificam como descaso, já que o problema vem sendo tratado com muito “desdém” até o momento. Na manhã desta segunda-feira (15), um leitor do 97NEWS enviou o registro fotográfico de um “cavalinho” pastando tranquilamente nos jardins da Igreja Matriz, um dos locais mais movimentados da cidade e que é considerado um dos principais cartões postais da “Terra do Minério”. Espera-se que, com as mudanças substanciais no secretariado municipal, essa situação dos animais errantes em Brumado possa começar a ser resolvida, é o que todos esperam, porque é um quadro de um cenário negativo para a cidade. 



Brumado: Sebrae realizará seminário sobre o cultivo intensivo de palma com a presença do Engenheiro Agrônomo Paulo Suassuna

Foto: Arquivo l 97News

No dia 17 de maio, próxima quarta-feira, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar e com demais órgãos do segmento, o Sebrae realizará o seminário “A Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma - TCIP aplicada nas pequenas propriedades rurais do semiárido brasileiro”. O evento acontece entre 9h e 11h30, no auditório do Semac, localizado na Rua Dr. Mário Meira, 48, Centro. O palestrante convidado é o Engenheiro Agrônomo Paulo Suassuna, que é o autor intelectual da TCIP, além de responsável técnico do Projeto Palmas - Cadeia Produtiva e Alimentação, implantado pelo Sebrae/PE, do Projeto Palmas Para o Semiárido, implantado pelo Sebrae/PB, e do Projeto Palma Doce Sergipana, implantado pelo Sebrae/SE. No período da tarde, de 14h às 16h30, também será promovida a oficina “Fundamentos da Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma - TCIP. O objetivo do Sebrae é atender cerca de 200 produtores rurais previamente cadastrados, além do público interessado que comparecer no dia do seminário. O evento é gratuito.



Atendendo solicitação do SINDMINE, Magnesita antecipa pagamento da PRV

(Foto: Divulgação)

No dia 23 de abril o Sindmineradores encaminhou correspondência a Magnesita solicitando a antecipação do pagamento da PRV – Programa de Remuneração Variável – do exercício de 2016, para o início deste mês de maio, vez que pelo Acordo Coletivo a empresa poderia fazer o pagamento até o dia 31. Numa demonstração de compreensão com as dificuldades financeiras dos empregados a empresa fará o pagamento na próxima segunda feira, dia 15 do mês em curso. Em relação ao Acordo Coletivo da PRV deste ano o Sindmine e a Magnesita se reuniram no último dia 25 de abril, oportunidade em que a proposta da empresa seria submetida aos trabalhadores no dia 04 de maio. Em função dos questionamentos dos funcionários dos setores operacionais e técnicos administrativos em relação aos critérios diferenciados de contemplação em relação os cargos de supervisores e engenheiros apresentado na proposta, bem como para que o departamento jurídico fizessed uma melhor análise da proposta da empresa, a diretoria do Sindicato adiou a referida assembleia. Segundo o presidente do Sindmineradores, Édio Pereira, foi solicitado uma nova reunião com a Magnesita para tratar dos pontos divergentes e logo após será agendada a assembleia onde o conteúdo da PRV/2017 será sometida a apreciação dos trabalhadores.

(Foto: Divulgação)


Zé Ribeiro apresenta indicação para a reforma e cobertura da área externa do Mercado Municipal de Brumado

O vereador Zé Ribeiro espera que a sua indicação seja logo atendida devido à urgência dos serviços (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O Mercado Municipal é um dos patrimônios culturais de Brumado, que vem acompanhando a evolução da cidade há um longo tempo. Criado para facilitar o acesso aos produtos produzidos no meio rural, além de uma grande variedade comercial, como roupas, mantimentos e tantos outras mercadorias que poderiam ser adquiridas em um só lugar pela população, o Mercado passou por algumas adequações e ampliações, mas, atualmente, a sua estrutura apresenta pontos deficitários, o que urge uma reforma e, principalmente, a cobertura da área externa, já que Brumado é uma cidade ensolarada e com temperaturas médias variando acima de 30 graus. Então, diante disso, o vereador Zé Ribeiro (PT), sempre sintonizado com as grandes necessidades do município, apresentou uma nova indicação solicitando a pronta reforma e cobertura da área externa deste equipamento público. Em sua justificativa, o parlamentar argumenta que “a feira livre é uma manifestação da cultura brumadense que se mantém, apesar do crescente avanço do desenvolvimento do comércio, pois cada vez mais o consumidor tem acesso a supermercados, mercadinhos e sacolões, mesmo assim a feira livre se mantém viva e com um público fiel e diversificado, onde circulam pessoas de todos os tipos, sejam vendedores, compradores ou simples transeuntes, comercializando: frutas, legumes, verduras e outros itens alimentícios. A feira livre ainda conta com: ambulantes, transportadores, comércio e prestação de outros serviços que visam atender diversas demandas de produtos oferecidos com qualidade, preço e diversidade”. Ribeiro ainda faz questão de citar que “é uma antiga reivindicação da população Brumadense a reforma total dos: sanitários, banheiros, pisos, pinturas, sistema elétrico e hidráulico que encontram se em péssimo estado de conservação. A cobertura da área externa e construção de mais barracas fazem necessárias para dar maior comodidade aos comerciantes do nosso Mercado Municipal”. E finaliza dizendo que “então, devido à esta urgência, acreditamos que a administração municipal irá atender com rapidez a nossa indicação que visa a melhoria da vida dos brumadenses”. Confira abaixo a indicação na íntegra: 



Ajude: Jovem busca reencontrar seu pai e avós brumadenses que ele não vê há mais de 15 anos

O jovem Rômulo quer realizar o sonho de reencontrar o seu pai e seus avós que são brumadenses (Foto: 97NEWS)

O jovem Rômulo Oliveira Gomes, atualmente morador do município de Ipirá, entrou em contato com a redação do 97NEWS para buscar encontrar o seu pai, que é nascido em Brumado, que ele não vê há mais de 15 anos. “Olá, sou morador de Ipirá, me chamo Rômulo Oliveira Gomes e estou à procura de meu pai, natural de Brumado-Bahia. Ele é caminhoneiro e chama -se Lucílio Dias Gomes, popularmente conhecido como "Nem do Ovo", relatou. Ele também descreveu que “queria também rever meus avós, Maria Dias Gomes e Raimundo Dias Gomes, que por consequência do tempo, perdi o contato deles ainda na infância há mais de 15 anos, e até hoje estou com dificuldades para encontrá-los. Conto com a ajuda de vocês, Obrigado!”. Quem tiver alguma informação para ajudar o jovem Rômulo a realizar o seu sonho entrar em contato pelos fones (75) 9.9271-6811 ou (75) 9.9245-5835



Alegando questões pessoais, Renato Mendonça entrega o cargo de secretário municipal de Infraestrutura de Brumado

Renato Mendonça fez questão de afirmar que deixa o cargo com a cabeça erguida e com o sentimento do dever cumprido (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conhecido pela sua seriedade e postura de integridade, Renato Mendonça confirmou no final da manhã desta quinta-feira (10) ao 97NEWS que entregou ao prefeito Eduardo Vasconcelos o seu cargo de secretário municipal de Infraestrutura. Questionado sobre os motivos que o levaram a tomar essa decisão, ele explicou que “são motivos de cunho pessoal” e complementou “parei para fazer uma reflexão e, após uma consulta com minha família, decidi pedir meu desligamento de forma irrevogável”. Sobre os rumores de uma possível teoria da conspiração para querer o derrubar do cargo ele argumentou que “não duvido e nem afirmo que isso existiu, mas sei que meu trabalho incomodou muita gente, pois fui para o enfrentamento de algumas situações em defesa do povo, pois esse sempre foi o meu objetivo, defender a população, tanto que me empenhei ao máximo nesse sentido”. Mendonça ainda aproveitou para expressar que “quero agradecer à toda equipe da infraestrutura que sempre me apoiou, aos empreiteiros e a população brumadense, que desde o início compreendeu a essência do meu trabalho. Saio com a cabeça erguida e com o sentimento do dever cumprido, pois sei que realizei, mesmo em pouco tempo, ou seja, pouco mais de 4 meses, muitos serviços e obras importantes, onde mais de 12 ruas foram pavimentadas; a realização da operação tapa-buracos em vários locais da cidade; vários serviços de instalação e recuperação de esgotamento. Também fizemos o planejamento de diversas obras que estão para ser iniciadas como: a abertura da passagem de nível próximo à nova ponte do São Félix, que estava há mais de 4 anos paralisada; a pavimentação da Av. Edilson Lima da Silva, que fica ao lado da referida ponte, da Rua João G. Sobrinho, da Av. José Caíres Pinheiro; a recuperação estrutural do pontilhão ao lado da sede da Uneb; a reativação do projeto do Parque da Cidade que já foi analisado e aprovado pela Caixa Econômica Federal; a recuperação de várias estradas vicinais; o projeto da nova Praça Nelson Lula (Praça do Rotary); a construção da quadra poliesportiva do Bairro Cidade das Esmeraldas; a construção da nova Praça das Baraúnas e a reforma e recuperação do Campo de Futebol da Vila Presidente Vargas, então, diante disso, saio com minha consciência tranquila para dar continuidade aos meus projetos pessoais. Por fim quero agradecer ao prefeito Eduardo pela confiança em mim depositada em me colocar num cargo de tamanha envergadura”. 



Câmara de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Prates

(Foto: 97NEWS)

Câmara de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Prates. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos em nome de todos os vereadores manifesta profundo pesar em razão do falecimento do Sr. Carlos Prates, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 10 de maio na cidade de Salvador. Carlos Prates era filho de seu “Zuzu do Cinema” da professora Edilce Prates, de quem herdou o dom de ensinar e escrever.   Era também palestrante, tendo ministrado muitas em Brumado. À família enlutada os vereadores prestam profunda condolência e respeito a dor, rogando a Deus que conforte todos os corações. 



Brumado: Assessor parlamentar entra com ação contra o Banco do Brasil; ele alega desrespeito à Lei dos 15 Minutos

O assessor parlamentar Adão Alves não escondeu a sua indignação com a situação do atendimento bancário em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As queixas contra o atendimento prestado nas agências bancárias em Brumado aumentaram muito nos últimos dias, onde a indignação dos clientes e da população em geral ultrapassaram os limites do tolerável, já que o tempo para a realização dos procedimentos bancários vem sendo cada vez maior. Diante deste quadro revoltante, alguns cidadãos resolveram agir por conta própria, como é o caso do assessor parlamentar Adão Alves, o qual, em entrevista ao radialista Carlos Silva garantiu que “de tanto ser desrespeitado eu resolvi agir, pois o que os bancos estão fazendo com os brumadenses é inaceitável”. Ele que atua no gabinete do vereador Santinho (PTC) ainda fez questão de relatar que “no dia 26 de abril eu tive que esperar 46 minutos para fazer um simples depósito, pois, em plena quarta-feira, só tinham dois caixas funcionando para esse serviço na agência do Banco do Brasil. Isso é um total desrespeito aos clientes”. Subindo o tom ele disparou que “então, diante disso, eu entrei com uma ação no Juizado Especial Civil de Causas Comuns para buscar a reparação” e emendou dizendo que “a partir de agora, todo o banco que eu for e desrespeitar a Lei dos 15 Minutos eu vou entrar com uma ação também, pois só assim para que esse desrespeito acabe”. E finalizou destacando que “inclusive eu conclamo a toda a população a fazer o mesmo, pois temos que fazer valer o nosso direito”. 



Brumado: Intervenção do prefeito deverá fazer com que o terreno da Cesta do Povo passe para o domínio do município

A área que está em disputa, hoje, é um estacionamento público (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma nova disputa, que, por enquanto, estava só nos bastidores, começa a ganhar repercussão e, desta feita, os indícios são de que o município de Brumado não irá perder, como aconteceu recentemente com outros órgãos estaduais. O objeto em questão é o terreno do estacionamento que fica ao lado da Cesta do Povo em Brumado, localizada na Praça Teófilo Alves de Lima, bem no centro da cidade, na área agregada da Feira Livre Municipal. Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, a Ebal - Empresa Baiana de Alimentos S.A teria buscado junto à Justiça a reversão do terreno onde foi construído recentemente o estacionamento. A área total é de cerca de 2 mil metros quadrados e estaria avaliada em cerca de R$ 10 milhões e, ainda segundo as informações, uma notificação já teria sido enviada à Prefeitura. Visando defender o município, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) fez várias viagens a sede da empresa em Salvador, defendendo com muita intensidade a argumentação de que a construção do estacionamento foi feita pelo próprio Governo da Bahia, através da CONDER, por meio de uma emenda parlamentar do deputado Daniel Almeida (PC do B), então, diante disso, o gestor alega que seria uma total incongruência a retomada do terreno pela empresa, que é uma sociedade de economia mista e, que, atualmente, não estaria atravessando um momento financeiro muito positivo, o que teria sido, inclusive, a base para que várias ações similares em muitas cidades da Bahia fossem também disparadas. Agora, diferentemente de outros locais, onde a empresa poderá sair vencedora, em Brumado, a situação parece outra, pois como a administração municipal chegou na frente, a projeção é que o terreno todo, inclusive onde está situado o prédio da Cesta do Povo, passe para o domínio do município, já que o prefeito apresentou um projeto de ampliação da Feira Livre, o qual já teria sido avaliado positivamente pelo governador Rui Costa. Em suma, desta feita, Brumado não deverá perder e sim ganhar, pois o terreno fica num local estratégico e a ampliação e modernização da Feira Livre irá beneficiar muito a população. Agora somente com a publicação da sentença judicial para que isso fique oficializado.  

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Luto: José Carlos Prates Ribeiro aos 56 anos

(Fotocomposição: 97NEWS)

Brumado perdeu na madrugada desta quarta-feira (10) mais um de seus filhos mais ilustres, o professor, escritor e consultor José Carlos Prates Ribeiro (56), o popular “Patola”. Filho de José de Souza Ribeiro (Zuzu do Cinema) e Edilce Prates Ribeiro. Dono de um currículo invejável, ele é autor de vários livres importantes sobre mercado e negócios como: Falando em público com Sucesso; - Como Conquistar o Emprego e Planejar a Carreira Profissional; - O Educador do Século XXI; - Manual de Atendimento, Vendas, Negociação e Comunicação. ‘Patola’ estava lutando contra um câncer no pulmão, mas acabou não resistindo, vindo a falecer em Salvador. Atualmente ele escrevia para o Portal IBahia e tinha como sua frase preferida: “Coragem é a principal qualidade da liderança, na minha opinião, não importa onde ela é exercida. Normalmente isso implica em algum risco – em especial nas novas empresas: coragem para iniciar e para continuar” – Walt Disney. Ficam aqui os sentimentos de pesar de toda a equipe do 97NEWS aos amigos e familiares. O corpo sairá de Salvador às 09h e o velório irá acontecer na Rua Vereador Paulo Chaves, na casa de Fátima, próximo ao Hospital. Não foram passadas ainda informações sobre o horário do sepultamento. 



Brumado: Campanha `Maio Amarelo´ continua; sábado tem o campeonato de futsal

Foto: Divulgação

Cumprindo uma vasta programação do "Maio Amarelo" a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai realizar neste sábado, a abertura do 1º Campeonato de Futsal. Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, com jogos às 14h. Com a programação nos dias 13 e 20 de maio, a partida de abertura deste sábado (13) será entre os times da SMTT e do Tiro de Guerra. Em seguida jogam os GCM´s contra a 18ª Ciretran, e seguindo a tabela se enfrentam, SMTT x 20ª Coorpin; 18ª Ciretran x 34ª CIPM, 20ª Coorpin x Tiro de Guerra e encerrando os jogos do dia, jogam 34ª CIPM x GCM´s. O superintendente André Cardoso ressaltou que o evento faz parte da programação do movimento "Maio Amarelo" para conscientizar a população e também os desportistas brumadenses sobre o número de mortes e feridos no trânsito. A semifinal do campeonato acontece dia 20, e cada time irá doar 2 kg de alimentos por cada atleta inscrito e o torcedor também entrará no ginásio com 1 kg de alimento. Segundo a SMTT, os alimentos arrecadados serão doados, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). 



Brumado: Funcionários dos Correios voltam ao trabalho após 11 dias de greve

Foto: Arquivo l 97News

Os funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) da Bahia retornaram nesta segunda-feira (8) ao trabalho após uma greve de 11 dias na qual reivindicaram melhoras salariais. O fim da paralisação foi ordenado pelo TST, que, faltando acordo entre a estatal e seus funcionários, determinou o reajuste salarial que a empresa terá que aplicar retroativo. O aumento salarial determinado pela justiça permitirá um reajuste real dos salários dos carteiros já que a inflação acumulou nos últimos 12 meses até agosto alta de 5,2%, que era o percentual de reajuste proposto pela empresa. O tribunal também determinou que os funcionários compensem com horas extras o tempo que deixaram de trabalhar. Em caso de os grevistas não aceitarem trabalhar este final de semana (Sábado e Domingo) para normalizar a entrega das correspondências, a empresa terá direito de descontar em seus salários os dias que não compareceram ao trabalho. Os funcionários também reivindicavam um bônus mensal de cerca de R$ 200 que não foi concedido e a contratação imediata de 30 mil novos trabalhadores que supostamente fazem falta à empresa para cumprir com suas funções. Os Correios voltaram atrás em relação à decisão de suspender as férias dos trabalhadores. A estatal prevê a revogação da medida por 90 dias e disse que pagará até R$ 3,5 mil para os empregados que forem tirar férias em maio, junho e julho. O restante dos valores será parcelado. Os sindicatos querem que as férias sejam mantidas. A estatal também disse que vai descontar as faltas dos funcionários no dia 28 de abril, quando foi realizada uma "greve geral" no país, e exigirá compensação dos funcionários que faltaram nos últimos dias. Os Correios informaram que se dispuseram a suspender as novas implantações de medidas operacionais como a distribuição domiciliária alternada, entrega matutina e organização das atividades internas e que essas medidas serão negociadas em comissão a ser formada com essa finalidade. Os casos locais e os que apresentarem maior dificuldade serão prioridade na negociação.



Visando a valorização da vida, Zé Ribeiro apresenta indicação solicitando a instalação de lombo-faixas em vários locais da cidade

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Devido ao crescimento econômico, o município de Brumado teve uma evolução quantitativa nos últimos anos, mas, em contrapartida, o avanço do número de veículos não teve, até o momento, a mesma evolução na área de sinalização, faltando ainda, apesar dos esforços do SMTT, várias ações para melhorar o setor. Então, nesse sentido, visando a valorização da vida, o vereador Zé Ribeiro (PT), apresentou e comentou uma indicação importante nesse sentido, a qual solicita do poder público municipal a instalação de várias lombo-faixas (faixas elevadas) em locais estratégicos da cidade, nos quais, inclusive, já aconteceram vários acidentes, muitos deles com vítimas fatais. Segundo a argumentação apresentada pelo parlamentar durante a sessão, as lombo-faixas terão um papel importante na redução de acidentes, proteção aos pedestres e ordenamento do trânsito na cidade de Brumado. Os locais apresentados na indicação são as avenidas: Centenário, Agnelo dos Santos Azevedo, Lindolfo Azevedo Brito e João Paulo I. Confira abaixo as fotos dos locais e a indicação na íntegra: 



Brumado: Promotoria de Justiça de Brumado convida população para implementação do Conselho Municipal de Segurança

Foto: Divulgação

Comunicado

 

O Ministério Público do Estado da Bahia, através da 3ª Promotoria de Justiça de Brumado, vem através deste, comunicar a população brumadense que no dia 16 de maio (Terça-feira), às 19 horas, será realizada a 13ª reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Brumado (CISP), no auditório da 21ª Subseção da OAB/BA, na Avenida João Paulo I, Bairro Nobre, neste município, tendo como pauta a discussão e debate sobre a implementação do Conselho Municipal de Segurança (CMS).

 

Adriano Nunes de Souza
Promotor de Justiça



Moradores do Esconso na bronca com esgoto estourado

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Os constantes rompimentos de redes de esgoto em Brumado parecem um problema infindável, já que assim que um reparo é feito, surge outro rompimento na cidade. Desta feita são os moradores do Bairro Esconso, mais precisamente da Rua Cleóbulo Meira Leite, que enviaram várias mensagens solicitando o serviço com urgência, já que o odor está extremamente desagradável, chegando ao ponto de impedir que as famílias que residem no local venham fazer as suas refeições. O risco de se contrair doenças também foi citado pelos moradores que contam com o empenho da gestão municipal para equalizar a situação. Vale ressaltar que somente com a implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade, que hoje já estaria orçado em quase R$ 100 milhões é que o problema irá ser solucionado. Com a crise e a contenção de gastos por parte do governo federal, a problemática parece mesmo ainda muito distante de ser resolvida. 



Vereador Elias Piau visita Associação de Furado de Maria Nova e adjacências

(Foto: Divulgação)

Na manhã deste domingo, 07 de maio, o vereador Elias Piau (PV) esteve na Associação de Furado de Maria Nova participando de uma reunião a fim de ouvir os moradores residentes nas comunidades que integram a referida instituição. O parlamentar observou que estará sempre visitando as comunidades e as Associações a fim de ouvir as reivindicações e principais necessidades para que possam ser levadas ao conhecimento dos responsáveis pela efetivação dos benefícios. Na Associação de Furado de Maria Nova foi solicitado a construção de um pontilhão no riacho que atravessa as comunidades para facilitar a acessibilidade às comunidades, visto que no período das chuvas esses trajetos ficam prejudicados (foto abaixo). Outra solicitação foi a ampliação do sistema de abastecimento de água para as comunidades, visto que só faltam 1500 metros para serem contemplados com o benefício. O vereador já tem agendado reunião com a gerente da Embasa do escritório de Brumado para falar sobre a questão. 

(Foto: Divulgação)


Brumado: Trilha Ciclística foi realizada neste domingo (07) dentro da programação do ‘Maio Amarelo’

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Dentro da programação da Campanha Maio Amarelo ciclistas profissionais e amadores de Brumado participaram neste domingo (07) de uma trilha ciclística. O evento teve um percurso de 16 km, e contou com a participação de crianças e adultos. Com saída da Av. Antônio Mourão Guimarães, passando pelo Bairro Apertado do Morro, Fazenda Lamarão e chegada na Praça Coronel Zeca Leite. Durante o percurso os atletas fizeram algumas paradas para a hidratação e no final, todos desfrutaram de um belo café da manhã com sucos, frutas e carboidratos, sorteio de brindes e show ao vivo. De acordo com André Cardoso, coordenador do SMTT, a trilha foi mais um dos inúmeros eventos que estão acontecendo em Brumado, em alusão ao "Maio Amarelo". "Para nós do SMTT é muito importante essa participação da população brumadense. Um dado relevante foi a participação das famílias, onde os pais trouxeram seus filhos, crianças de 7 a 15 anos. Isso é muito gratificante, então, aproveito para agradecer a todos os colaboradores, por nos ajudar realizar um evento tão marcante como este", ressaltou André. O evento contou com ambulância, carro de apoio (com água e sorvete), oficina móvel, batedores do SMTT, e participação do TG 06/024. Outro organizador do evento, Alecarlos Pires disse que a trilha é uma forma saudável de agregar e aproximar as famílias, mas também é uma forma de orientar a todos sobre a importância da Campanha Maio Amarelo. "A trilha já existe há alguns anos, mas neste ano fomos chamados para participar desta campanha, pois a sociedade precisa se conscientizar do alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A edição de 2017 foi um grande sucesso" finalizou Alecarlos. Confira álbum de fotos (CLIQUE).



Brumado: Situação caótica de ônibus da Viação Novo Horizonte revolta passageiros

Foto: Reprodução

A situação caótica dos ônibus da viação Novo Horizonte revoltam passageiros que fizeram a linha Porto Seguro a Guanambi na última sexta-feira (5). Segundo os próprios passageiros em vídeo gravado e postado nas redes sociais, eles haviam comprado a passagem para o semi-leito, mas o ônibus estava com problemas nos freios, sendo então transferidos para outro ônibus que também apresentava problemas mecânicos. O fato ocorreu na garagem da agência de Brumado, e o motorista queria seguir viagem, porém foi detido pelos usuários, após ouvirem barulhos estranhos no motor do veículo. No sudoeste da Bahia, é notória a insatisfação de passageiros. “Saímos de um quebrado e querem nos colocar em outro" disse no vídeo um dos passageiros. "Pagamos por uma passagem em um semi-leito, e agora querem nos colocar numa carroça," afirmou outro passageiro. Problemas como sujeira, freios, e ônibus em péssimo estado, fazem parte da rotina de quem depende de ônibus na região. Uma volta pelos terminais rodoviários do sudoeste revela o descaso com a população. Segundo informações passadas ao 97NEWS, dificilmente a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) vem até as agências ou rodoviárias da região para fiscalizarem o serviço. 



Brumado: Secretário de Infraestrutura esclarece denúncias sobre uso de máquinas públicas em terrenos particulares

As denúncias de limpeza de terrenos particulares por parte da prefeitura municipal vêm sendo registradas há cerca de dois meses (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma série de denúncias vêm chegando à mídia local, as quais tem como objeto a possível utilização de máquinas públicas, pertencentes à administração municipal, em terrenos particulares. Na tarde desta sexta-feira (05) uma dessas denúncias foi repassada à redação do 97NEWS, que foi fazer a verificação preliminar. Nossa equipe chegando ao local, a Rua Clemente Gomes, que fica no Bairro Jardim de Alah, observou que uma retroescavadeira e uma caçamba estavam retirando entulho e terra que estava em frente à uma residência, da qual, segundo informações, o material era oriundo. Concomitantemente chegou outra denúncia que num terreno do Bairro Santa Tereza, outra ação do mesmo tipo estava sendo efetivada (foto acima), desta feita dentro de um terreno particular. Visando esclarecer a situação , entramos em contato com o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, que ao contrário das especulações, continua no cargo, o qual esclareceu toda a questão.

 

A equipe do 97NEWS esteve na Rua Clemente Gomes para verificar a denúncia  (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

 

 

Segundo ele, no primeiro episódio, “a prefeitura municipal atendeu os sucessivos apelos dos moradores da Rua Clemente Gomes, que afirmaram que o entulho e terra no meio da rua estava, além de estar impedido o livre trânsito de veículos, causando um péssimo aspecto à via” e continuou citando que “então, diante disso, fizemos a retirado do material, que será, inclusive, reutilizado em obras de recuperação de vias e estradas vicinais do município”. Sobre a segunda denúncia, Mendonça explicou que “como temos uma grande dificuldade em obter materiais, principalmente cascalho, para realizar esses serviços de recuperação, iniciamos contatos com vários proprietários de terrenos na cidade oferecendo a limpeza dos terrenos para que os materiais possam ser reaproveitados em nossas ações de reparação das vias e estradas vicinais”. Ele ainda explicou que “essa foi a melhor maneira encontrada, a qual, sobretudo, traz economias para os cofres públicos, pois se fossemos comprar esse material, o custo seria muito mais alto. Lembrando que estamos realizando esses serviços com máquinas que pertencem à prefeitura, como também os funcionários que estão trabalhando pertencem aos quadros do município. Vale ressaltar também que a limpeza desses terrenos é benéfico para os alunos das escolas municipais, pois muitos deles ficam ao lado das mesmas, então, a limpeza evita a proliferação do aedes inclusive ”. No final ele apresentou um relatório fotográfico de todos esses serviços de recuperação de vias públicas e estradas vicinais que vêm sendo feitos há mais de dois meses, onde é utilizado o material que é recolhido dos terrenos particulares que vêm sendo limpos nesse sentido. Confira as fotos abaixo:



Vereador José Carlos de Jonas busca benefícios para comunidades rurais junto a gerente regional da Embasa

(Foto: Divulgação)

Sempre preocupado em levar benefícios para as comunidades rurais, atendendo as principais carências, o vereador José Carlos de Jonas esteve na cidade de Caetité para uma reunião com o gerente regional, Dr. Paulo Assis dos Santos Ledo. Na oportunidade o parlamentar solicitou a viabilização do projeto da Adutora do Algodão que já se encontra pronta até a cidade de Ibitira para que possa ser estendido até o Distrito de Ubiraçaba. Jonas também falou sobre a carência de água nas comunidades de Arrecifinho, Espinheiro, cachoeira, Cova de Mandioca e Loteamento Santa Terezinha. “Estamos lutando para que as comunidades possam ser atendidas com o abastecimento de água, pois conhecemos de perto o sofrimento das famílias com a falta desse recursos tão precioso.  O gerente regional foi bastante receptivo e acreditamos que conseguiremos realizar esse reivindicação dos moradores dessas localidades”, destacou o vereador.