ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado está recebendo a I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Foto: Divulgação

Começou hoje e vai até o meio-dia deste sábado (22) a I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região. O objetivo é reunir agricultores de toda região para comercializar produtos orgânicos e plantas medicinais. Nos stands, que estão instalados na Praça da Igreja São Cristóvão, você vai poder comprar artesanatos, produtores e alimentos que foram cultivados sem o uso de agrotóxicos. Segundo os organizadores, o objetivo é proporcionar o fortalecimento da agricultura familiar da região, facilitando a comercialização dos produtos. A Feira estará aberta ao público até às 12h do sábado (22), quem for, vai poder curtir apresentações de Terno de Reis, shows musicais e Celebração Eucarística. O evento, é organizado pela Diocesana de Caetité, Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão de Brumado e pelo Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu.

 



Elias Piau e Associação de Moradores realizam a IV Edição do Campeonato de Futebol Itaquaraí Evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Brumado

(Divulgação)

Conhecido por ser um dos maiores defensores do Esporte em Brumado, o vereador Elias Piau (PV) tem um longa folha de serviços prestados ao setor, pois, muito antes de exercer o cargo legislativo, ele já realizava e apoiava uma série de eventos esportivos na cidade. Agora, ele como vereador, deu ainda mais intensidade a essas ações, o que vem gerando o reconhecimento dos esportistas locais. Desta feita, Elias Piau, juntamente com a Associação de Moradores do Distrito de Itaquaraí e o esportistas Florisvaldo Silva (Deguinha) estará realizando a IV Edição do Campeonato de Futebol de Itaquaraí, tendo ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado. Serão 10 equipes participantes, numa emocionante disputa que se iniciará no próximo dia 30 (domingo). Elias Piau se encontrou na manhã desta sexta-feira (21) com o diretor de esportes Jobson Cruz e a secretária municipal de Educação, Acácia Ribeiro, para acertar os últimos detalhes para a realização do torneio que deverá atrair um grande público da região. 

O vereador Elias Piau (centro) ao lado da secretária Acácia Ribeiro e do diretor de esportes Jobson Cruz (Foto: Assessoria Parlamentar)


Xilolite: Uma boa notícia para Brumado e região

(Foto: Reprodução)

Ao contrário do que afirmamos em matéria intitulada "Crise e queda nas vendas de talco podem gerar uma onda de desemprego em Brumado", publicada em 17/07/2017 a empresa Xilolite S.A. localizada em Brumado e também com escritório comercial e depósito em São Paulo, não vem dispensando funcionários, nem cogita a dispensa. A empresa, que se dedica há 46 anos à extração e beneficiamento de talco, ampliou o seu quadro de funcionários próprios em mais de 20% (vinte por cento) de 2016 para 2017, sendo a maior parte contratada na própria região. Recentemente, em fevereiro de 2017, num vultuoso investimento, concluiu a construção de um moderno forno para a produção de óxido de magnésio e a ampliação da unidade de beneficiamento de minério, com a instalação de novos equipamentos para a sua usina de flotação. Com a ampliação da sua unidade, investimentos em equipamentos e instalações, contratação de novos funcionários e constante qualificação de seus quadros, a XILOLITE é uma boa notícia para a nossa região. Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco mais da grande estrutura que a empresa possuí em sua planta industrial: 



Elétrica Cristaluz inaugura loja em Brumado neste sábado (22)

Foto: Divulgação

A iluminação é um dos elementos mais importantes na arquitetura. É mais assertivo que os espaços sejam projetados com base no efeito que a luz trará. A iluminação pode ampliar um ambiente ou deixá-lo mais íntimo, por exemplo, tudo depende do objetivo. Sendo assim, Elétrica Cristaluz, especialista em produtos para iluminação, trabalha com produtos que sejam utilizados de forma efetiva para os clientes. Na Elétrica Cristaluz, o público poderá encontrar ampla variedade de materiais elétricos e de iluminação, incluindo itens sofisticados, como lustres de cristal exclusivos com leds. A loja será inaugurada neste sábado (22), as 09hs da manhã, na Praça Armindo Azevedo, 26, Centro. A Elétrica Cristaluz oferece vários itens, como lâmpadas, spots, fios, cabos, reatores, disjuntores, interruptores, duchas, plafons, tomadas, cabos, conexões, torneiras, abajures, luminárias de todos os tipos e outros. Conta também com um completo show room de iluminação, com peças que seguem as mais atuais tendências de design e decoração. Por tanto, neste sábado, visite a nossa loja na Praça Armindo Azevedo, 26, Centro, próximo a Igreja Matriz.  



Brumado: Operação 'Paz no Trânsito' é realizada visando alertar os condutores sobre a segurança

A operação teve a participação de uma grande equipe conjunta (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (20) na praça Coronel Zeca Leite em Brumado a "Operação Paz no Trânsito" A campanha que começou na capital baiana em 2015 está acontecendo em todo o estado, passando por várias cidades. De acordo  com o coordenador da 18ª Ciretran, Cleber Cambuí, a campanha serve para alertar os condutores sobre a segurança no trânsito e, com isso, diminuir os números de óbitos nas ruas e estradas baianas. "Você pode evitar vários acidentes, basta ter mais atenção, e praticar a direção defensiva ao dirigir ou pilotar", destacou o coordenador. O mote da operação teve o caráter educativo e fiscalizador, onde foram averiguadas as documentações dos condutores, dos veículos, utilização dos equipamentos de segurança. A ação seguirá até o sábado (22) e os veículos retidos serão encaminhados para o pátio da 18ª Ciretran. Nas abordagens, um episódio chamou a atenção, que a apreensão de um veículo Classic, de cor cinza, que pertence à frota oficial da Prefeitura de Dom Basílio, sendo o mesmo removido e levado até o pátio devido ao motorista não estar portando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). A operação realizada pelo Detran Bahia, teve o apoio 18ª Ciretran, Polícia Militar, Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal.



Eleições 2018: Em desembarque do PMDB, Manelão estaria com as malas prontas para ir para o PT

Antes de ser aberta a janela para a transferência partidária, acontece a tradicional “temporada das especulações”, que acaba tirando o sono de muitos políticos, já que os seus planejamentos de bastidores acabam indo para a vitrine política. Em Brumado, mesmo faltando mais de um ano para as eleições de 2018, a temporada já foi aberta com uma série de ilações, que deverão “aquecer o mercado”. Neste cenário, o protagonismo está cabendo ao empresário do ramo de comunicação, Emanoel Araújo Lima, o popular “Manelão”, que, segundo fontes confiáveis consultadas pelo 97NEWS, estaria com as malas prontas para desembarcar do PMDB, partido do qual, inclusive, ele é o atual presidente. O motivo do desembarque, segundo as especulações, seria o reflexo negativo que a legenda está vivendo, principalmente após o episódio envolvendo a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que é considerado o “homem forte” do PMDB da Bahia. O futuro endereço político de “Manelão”, que deverá buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia no pleito do ano que vem, pode estar entre o PT e o PV, já que ele vem realizando uma série de reuniões com políticos das referidas legendas. A possibilidade de ir para o PV cresceu ainda mais com um encontro ocorrido nesta semana com os vereadores Lek Cabeleireiro e Elias Piau, pois, caso “Manelão” vá mesmo para o PV,  eles teriam garantido todo o apoio à candidatura, o qual obteve mais de 10 mil votos nas eleições de 2014. Diante disso, entramos em contato com “Manelão” que iniciou explicando que “realmente eu fui convidado para ir para o PT, tanto que participei de uma reunião promovida pela Asfab, na qual esteve presente o deputado Afonso Florence que fez questão de fazer o convite abertamente”. E continuou relatando que “inclusive já está sendo agendada uma reunião com a cúpula do PT em Salvador para buscar consolidar esse planejamento” e continuou dizendo que “nesse momento estou em conversas, mas a minha saída do PMDB é quase certa, pois estou querendo um partido aliado do governo do estado e, nesse caso, o PT seria uma grande possibilidade”. Questionado sobre uma possível ida para o PV, ele respondeu que “eu tive uma reunião com os vereadores Lek e Elias Piau, que não esconderam o desejo de que eu ingresse no PV, mas, como já disse, estou ainda estudando o meu futuro político, mas quero rumar ao lado do governador Rui Costa, pois ele vem fazendo uma grande gestão que é inovadora e tem promovido uma nova era para a nossa Bahia”.

 

Manelão (centro) já teria, caso vá para o PV, o apoio dos vereadores Lek (esquerda) e Elias Piau


Brumado: Protesto contra altos preços da gasolina acontecerá na manhã desta sexta (21)

O advogado Tiago Amorim espera uma grande participação popular no protesto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Advogado Dr. Thiago Amorim convoca a população de Brumado para buscar seus direitos e protestar sobre uma possível formação de Cartel que estaria praticando altos preços da gasolina na cidade. Então neste sentido, nesta sexta-feira (21), em frente ao Ginásio de Esporte Antônio Alves Ribeiro, será realizada manifestação para chamar a atenção sobre a questão. Segundo Dr. Thiago "é dever do cidadão fiscalizar os atos praticados aqui em nossa cidade, na maioria deles são atos ilegais e arbitrários. Brumado possui hoje um dos combustíveis mais caros do interior da Bahia, o preço gira em torno na média de R$ 3,80, praticado nas maioria dos postos, sendo que na vizinha Aracatu por exemplo, a gasolina é vendida a R$ 3,45, já em Guanambi que é muito mais distante da refinaria, o preço nas bombas sai a R$ 3,50". Ele continuou sua linha de argumentação citando que "então, diante disso, amanhã conclamos a população brumadense para participar desta passeata em forma de protesto contra esses preços abusivos. Sairemos do Ginásio de esportes às 11h da manhã com destino a praça da Igreja Matriz. Após este ato vou provocar o Ministério Público sobre este indício de suposta cartelização, que é uma união de empresas para determinar os preços de algum produto que é vendido no mercado. Isso geralmente ocorre quando há um número excessivo de certas empresas no mercado, ou seja, os postos de combustíveis, são um deles". Ainda de acodo com Amorim, "Brumado tem cerca de 7 postos de gasolina, e eles são os que comandam os preços na cidade, então isso é, em minha opinião, é um suposto cartel, e cartel é crime, previsto em lei, crime contra a ordem econômica, previsto na Lei 12.529 de 2011, a pena pode ser de até de 5 anos". Em julho de 2016 foi realizada uma operação na cidade pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ( ANP). Foram vistoriados os 7 postos para investigar irregularidades. Na data, o diretor geral do Ibametro Luiz Freire, disse que foi verificado o volume de combustível entregue ao consumidor e algumas bombas apresentaram rompimento no lacre do Inmetro. Outras estavam com as mangueiras da bomba com má conservação. Foram fiscalizadas 90 bombas, sendo 14 reprovadas por apresentarem algum tipo de irregularidade. Dos sete postos, 04 instrumentos foram autuados com erros de vazão em prejuízo ao consumidor. Ainda de acordo com Luiz, o consumidor pode contribuir com a fiscalização metrológica observando os lacres e selos na bomba de combustível. Também pode solicitar ao gerente do posto a realização do teste de quantidade na sua presença, a cada 20 litros é admissível erro de 100 ml. Você pode denunciar, ligue para o Ibametro 0800-071-1888.



Legislativo terá nova sessão extraordinária nesta segunda-feira (24)

(Divulgação)

A Câmara Municipal de Brumado realizará na próxima segunda-feira, 24 de julho, às 18h30 sessão extraordinária com a finalidade de votar em regime de urgência urgentíssima Projeto de Lei nº 023/2017, proveniente do executivo municipal que dispõe sobre: “Torna-se obrigatória a aplicação de psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do Município de Brumado e dá outras providências”. O presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos destaca que a convocação da sessão extraordinária se dá em razão de ser um projeto importante e mesmo estando em recesso parlamentar os parlamentares confirmaram presença, “Trabalhamos em prol de nosso município e sempre que formos solicitados estaremos prontos para contribuir”, observou.

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 


O Presidente da Câmara Municipal de Brumado, Estado da Bahia, Vereador LEONARDO QUINTEIRO VASCONCELOS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, COMUNICA E CONVOCA todos os parlamentares desta Casa Legislativa para realização de 01 (uma) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, que será realizada no dia 24.07.2017 (próxima segunda-feira), às 18h:30m (dezoito horas e trinta minutos), com o único objetivo de deliberar sobre a seguinte proposição:

 

Sessão Extraordinária do dia 24/07/2017, às 18h:30m:


1) ÚNICA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Lei n. º 023/2017, de Urgência/Urgentíssima, autoria do Poder Executivo, que “ Torna-se obrigatória a aplicação de psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do Município de Brumado e dá outras providências”.


Registre-se e Publique-se no átrio e diário oficial do legislativo, encaminhando cópia deste Edital a todos os gabinetes parlamentares.

 

Câmara Municipal de Brumado, Estado da Bahia, em 20 de julho de 2017.

                          
VER. LEONARDO QUINTEIRO VASCONCELOS

Presidente da Câmara Municipal de Brumado-BA

 

CONTINUE LENDO


Brumado: Mãe de mototaxista executado levanta a hipótese de crime passional

(Imagem: Composição 97NEWS)

Um crime brutal, com todos os ingredientes de uma execução, que comprovaram o grau de violência em Brumado, ainda mais que ocorreu por volta das 07h45m, em plena luz do dia, já está sendo investigado pela Polícia. Várias linhas de investigações vêm sendo adotadas, mas um relato dado pela mãe da vítima Zélia Silva dos Santos, em entrevista ao repórter Carlos Silva, levantou uma hipótese que pode ter sido a motivação para o assassinato. Segundo ele o seu filho, Welison Kened Silva dos Santos (21) era um rapaz tranquilo e lutava somente para cuidar de sua família, não tendo amizades perigosas e mantendo um comportamento digno. Eles que vieram do município de Iuiú há cerca de 3 anos para Brumado, buscavam um lugar ao sol. "Ele arrumou esse serviço de mototáxi e queria dar o melhor para a sua mulher e filho", citou a mãe quase em prantos. A hipótese levantada por ela é de crime passional, que teria sido motivado pelo fato de Welison ter levado recentemente para a delegacia uma mulher, o que teria despertado a ira do seu companheiro que prometeu vingança. Ela, inclusive, tinha aconselhado o seu filho para ir embora de Brumado devido às constantes ameaças, mas ele, infelizmente, não deu ouvidos. A Polícia irá intensificar a investigação também em cima dessa possibilidade, lembrando que o Setor de Investigação da 20ª Coorpin possui um alto índice de resolutividade nos crimes contra a vida. 



Empresa brumadense pode estar diretamente envolvida com uma grande fraude federal em Conceição de Jacuipe

Foto: Jacuípe Notícias

O municipio de Conceição do Jacuipe, localizado norte do Recôncavo Baiano e é um município da Região Metropolitana de Feira de Santana, ou seja, distante de Brumado, mas uma notícia veiculada no Blog Bahia Polícia levantou a suspeita de uma conexão que envolve uma grande fraude federal entre as duas cidades. A substância dessa suspeita, que foi levantada e está sendo investigada por vários vereadores de Conceição do Jacuipe seria a participação de uma empresa brumadense que presta serviços na área de educação, mais especificamente no programa federal Brasil Alfabetizado. O link estaria sendo estabelecido por uma suposta mulher, proprietária da empresa DM Consultoria que teria a sua sede em Brumado e a Secretaria de Ação Social. A fraude pode chegar à casa dos R$ 4 milhões, que teria em seu bojo a compra neste valor absurdo de mais de 4 toneladas de lanches e biscoitos, como também contratação fantasmas e outras irregularidades graves que, agora, devem ser investigadas pela Polícia Federal. As suspeitas ganharam robustez depois que os vereadores jacuipenses vieram a Brumado aprofundar as investigações e puderam colher novas informações.

Foto: Jacuípe Notícias


Brumado: Identificado o mototaxista que foi assassinado na manhã de hoje (20)

(Foto: Whatsapp 97NEWS)

O homicídio ocorrido na manhã desta quinta-feira (20) em Brumado voltou a comprovar o grau de violência que paira sobre o município. O crime que ocorreu no Bairro Dr. Juracy, às 07h45m choca pela frieza dos assassinos, que esperaram a vítima sair de casa para o trabalho e o executaram com 4 tiros à queima-roupa. Welison Kened Silva dos Santos, de apenas 21 anos, que era mototoxista foi a mais nova vítima desta violência desenfreada. Ele morava na Rua Padre Anchieta, local do crime e deixa esposa e um filho recém-nascido. A Polícia está fazendo o levantamento cadavérico e apurando os possíveis motivos do crime. 



Violência: Homicídio na manhã desta quinta-feira (20) em Brumado

O corpo do mototaxista ficou estendido no chão (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Brumado registrou mais um homicídio na manhã desta quinta-feira (20), o qual ocorreu no Bairro Dr. Juracy próximo à Praça João Romão. Segundo as primeiras informações o crime aconteceu por volta das 07h45m e a vítima, um mototaxista, que estava saindo para trabalhar, acabou recebendo 4 tiros à queima-roupa e morreu ainda no local. A Polícia já está fazendo as primeiras análises sobre as possíveis causas do homicídio que assustou os moradores, principalmente os pais de família que estavam levando os seus filhos na Escola Roberto Santos que fica ao lado de onde ocorreu a morte. Mais informações em sequência. 



Moradores dos Brisas I, II e III reclamam de abandono e depredação de bens públicos

Nesta quarta-feira (19), moradores do residencial Brisas I, II e III procuraram a redação do 97NEWS para comunicar um alerta às autoridades públicas e também cobrar dos próprios moradores mais zelo para cuidar dos quiosques, ruas e praças do bairro. Eles alegam que algumas crianças do próprio bairro têm atacado telhados de quiosques e praças do local, promovendo uma atmosfera que favorece o vandalismo. Segundo eles, as telhas foram arrancadas (foto) deixando o local com aspecto de destruição. Outro questionamento dos moradores do residencial recai sobre a limpeza das ruas, já que, segundo eles “o mato está tomando conta do local, tanto nas ruas do entorno, como também nas praças”.

 



Evite multas: Falar ao celular e a falta do uso do cinto de segurança são as líderes das infrações em Brumado

(Reprodução: SMTT)

De 2012 a 01 de julho de 2017, cerca de 20 mil multas foram aplicadas no município de Brumado, o que para muitos é um número alto, que, inclusive gerou reclamações dos motoristas que insuniaram o fato de que estaria existindo uma espécie de "indústria de multas". Os números realmente chamam a atenção para duas infrações que são "dirigir o veículo utilizando-se do telefone celular", que lidera as estatísticas com 5 mil multas. A segunda infração mais cometida é “deixar o condutor de usar o cinto de segurança”, cerca de 3 mil multas. Os dados foram divulgados pela SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Outras infrações também chamam a atenção para uma educação melhor no trânsito de Brumado, como: “avançar o sinal vermelho”, “transitar pela contramão de direção em via com sentido único”. Desde novembro do ano passado, usar o celular ao volante, por exemplo, passou de infração média para gravíssima e a multa, que era de R$ 85,13, agora é de R$ 293,47, e os pontos na carteira de habilitação aumentaram de 4 para 7. Além disso, a nova lei diz que é infração segurar ou manusear o celular, podendo o condutor ser punido, até quando estiver parado no semáforo. Para quem dirigir sem cinto de segurança, a multa passou de R$ 85 para R$ 192,23. De acordo com o SMTT, as infrações registradas pelo órgão são cometidas por condutores que já foram autuados anteriormente, ou seja, reincidentes na mesma ou em outras infrações. Segundo o coordenador interino da Superintendência, André Cardoso, o órgão está preparando novas campanhas educativas para tentar conscientizar motoristas e motociclistas da cidade.

Os agentes de trânsito vêm sendo muito atuantes na busca da ordenação do trânsito em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Presidente do Legislativo de Brumado participa de audiência na Sudesb

(Foto: Divulgação Sudesb)

Dando sequência a agenda de compromissos realizada na semana anterior em Salvador o presidente do Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos na SUDESB participou de audiência com o presidente do órgão, Elias Dourado, o Chefe de Gabinete da Sudesb, Everaldo Augusto e o Coordenador Administrativo Thadeu Santana é o  , Tadeu Santana. Na oportunidade, ele que esteve acompanhado do vereador Wanderley Nem (PDT) solicitaram materiais esportivos para a realização de um campeonato gospel a ser realizado em Brumado através do mandato do vereador Wanderlei “Nem”, que vem trabalhando na conquista de benefícios para as mais diversas áreas. O presidente da SUDESB, Elias Dourado muito receptivo efetivou a doação dos materiais necessários para o evento, destacando a importância da valorização das práticas esportivas, principalmente como meio de inclusão social. Os parlamentares ficaram bastante satisfeitos com os resultados alcançados com as audiências efetivadas em Salvador, que resultaram em melhorias relevantes para o Município. “Agradecemos a receptividade do presidente da SUDESB, Elias Dourado que prontamente nos concedeu os materiais para a realização do campeonato gospel. Quando podemos contar com parcerias conquistamos benfeitorias para toda nossa população”, frisou Léo Vasconcelos.  

 



Em reunião com o secretário de saúde, vereador Lek Cabeleireiro cobra agilidade para a Central de Marcação

O vereador Lek Cabeleireiro cobrou a normalização urgente dos serviços da Central de Marcação (Foto: 97NEWS)

O vereador Lek cabelereiro, que já está sendo reconhecido como o vereador do povo, apesar do recesso da casa legislativa, está dando continuidade normal à sua caminhada em busca de resolver as questões que mais incomodam a população de Brumado. Desta feita o parlamentar esteve reunido com o secretário de Saúde, Cláudio Feres e, em proveitosa reunião, cobrou a contratação de pelo menos mais 5(cinco) funcionários para a Central de marcação do nosso município. "O que na prática vem ocorrendo é que a população passa horas e horas aguardando atendimento na central de marcação em função da quantidade de profissionais não serem suficientes para atender a demanda do povo" relatou o parlamentar que disse ainda que "atendimentos como o da emissão e/ou atualização do cartão do SUS e a própria marcação dos exames demora excessivamente, justamente pelo número de profissionais ser inferior ao necessário e que esses são clamores da população são constantes e, na grande maioria das vezes, transferindo para o nosso gabinete no intuito de procurar uma solução para a questão". Segundo Lek, o secretário de Saúde do município escutou as recomendações e sugestões do vereador e explicou o motivo desta ausência, mas que estará tomando as providências necessárias, estipulando um prazo máximo de 60 dias para sanar este problema.Conhecido por postura vibrante, Lek abriu totalmente mão do recesso parlamentar neste mês de julho e continua atendendo as reivindicações e buscando as melhorias para os munícipes, questionado se não iria descansar no recesso garantido a todos os vereadores, o parlamentar foi categórico em dizer: “o povo não pode esperar!”.

 

Os problemas envolvendo a Central de Marcação se arrastam já por um bom tempo (Fotos: 97NEWS)


Brumado: Após muita discussão e reclamações por parte dos motoristas, 18ª Ciretran realiza mutirão para exames de direção

Filas se formaram devido ao grande número de pessoas que procuraram o órgão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como o 97News já relatou por diversas vezes, os motoristas de Brumado e região já estavam a cerca de 90 dias sem poder realizar exames de baliza na 18ª Ciretran de Brumado. Tudo isso por falta de comunicação entre o governo do estado e coordenação local. Pois o órgão não possui examinador fixo, ou seja, o profissional da área tem que vir de Salvador para atender uma região que possui 21 municípios. Segundo o coordenador, Cléber Cambuí, eles solicitaram por várias vezes do Detran/BA para que fossem designados examinadores fixos no local, mas o Detran alegava que isso dependia de concurso público e só o governo do estado poderia resolver este problema. Mas como o brumadense não desiste nunca, vários foram os questionamentos na imprensa local, que tiveram uma forte repercussão que fez com que o fato acabasse chegando aos ouvidos do Governador Rui Costa, que ficou ciente do caos que se instalava no local e, diante disso, designou dois examinadores para a 18ª Ciretran. Ainda segundo Cléber, cerca de 500 motoristas esperam na fila para realizar os exames de baliza, sendo 400 deles são para a categoria B. Com a demanda do mutirão, nossa equipe visitou na manhã de hoje (18) a sede da Ciretran e pôde constatar o aumento de pessoas na sede do órgão. O coordenador também informou que já foi designada uma nova examinadora para o órgão, mas a mesma vai passar por exames junto ao Detran, para que seja contratada. Cléber finalizou informando que "esse quadro poderá melhorar ainda mais quando abrir as vagas para examinadores em todo o estado a partir do dia 24 de julho. Então quem trabalha na área aqui em Brumado, poderá ir a Salvador realizar a prova e ficar apto, a ser um examinador". 

Os exames começaram a ser feitos, trazendo alívio para os futuros motoristas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)
(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


'Quando que as obras da quadra irão terminar?', questionam moradores da Malhada Branca, Jardim de Alah, Urbis II e São Félix

A situação é de abandono, o que aumenta a indignação dos moradores (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

O registro de inúmeras obras em andamento ou paralisadas vem deixando moradores de várias localidades desgostosos, já que muitas delas representam a melhoria da qualidade de vida dos mesmos. A redação do 97NEWS recebeu mais um registro desse tipo, desta feita trazendo a grande insatisfação dos moradores do bairros São Félix, Malhada Branca, Jardim de Alah e Urbis II, os quais, após incessantes cobranças, querem a finalização das obras da quadra poliesportiva que atende as referidas comunidades. Eles protestam que já são praticamente nulas as oportunidades de lazer e, quando existe uma, está sem condições de uso. "A obra começou no mandato do ex-prefeito Aguiberto, e até hoje não terminou. Isso é o compromisso com o povo deste bairro? Aqui moram pessoas que merecem ser tratados com dignidade e respeito" relatam o morador Leandro Santana que ainda declarou que "nesse bairro existe uma escolinha na qual cerca de 100 crianças tinham que fazer utlização dessa quadra, mas, infelizmente estão impedidos. Nem se quer lhes emprestaram outra para que suprisse a necessidades deles, as crianças do centro tem clube social e AABB enquanto os bairro periféricos tem o que é de direito negado. Só lembrando que a placa de ianuguração já está no local como concluida", finalizou. A reportagem do 97NEWS esteve no local e verificou que o referido equipamento público ainda está sem iluminação, piso, traves e vários outros acessórios. Tentamos contato para sabermos quando os serviços serão realizados, mas não obtívemos sucesso. Segundo informações passadas recentemente existe um projeto para recuperar todas as quadras do município, mas ele só seria colocado em prática quando as prioridades fossem atendidas. 



Cena urbana 2: Mais um esgoto estourado na cidade; desta feita na entrada do Bairro das Esmeraldas

Os moradores temem a situação se agravar ainda mais (Fotos: Leitor 97NEWS)

As cenas urbanas de esgotos estourados em Brumado são cada vez mais comuns e revelam que um do problemas mais crônicos da cidade ainda está muito longe de ser resolvido. O dilema está concentrado no "nó" defícil de desatar que é o alto custo das obras do esgotamento sanitário, que ficariam hoje na casa dos R$ 70 milhões. Enquanto o dinheiro não aparece, fica um "jogo de empurra" entre o município e a Embasa, que seria a responsável, mas que não vem cumprindo a sua função social, segundo o próprio prefeito Eduardo Vasconcelos, que vem comprando uma briga histórica na busca da realização do projeto de esgotamento sanitário, mas que, até agora, não obteve êxito. O novo ponto registrado veio por meio de um leitor do 97NEWS, o qual está localizado na principal entrada do Bairro Cidade das Esmeraldas, o que vem causando transtornos aos condutores de veículos. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS junto ao secretário municipal de infraestrutura, o engenheiro André Cardoso, as questões que forem de pequena monta deverão ser solucionadas, como aparenta a situação citada, mas que, as bem mais complexas não deverão ser realizadas pelo município, que não iria colocar recursos próprios para resolver uma questão que não é da sua alçada. Então, enquanto esse impasse perdura, quem sofre é a população que acaba sempre sendo a mais prejudicada da história. 



Promoter faz vídeo denunciando descaso do poder público no Bairro Dr. Juracy

A situação já é antiga e até agora não foi dada uma solução para a questão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O conceituado promoter Marcos "Kezinha" Cardoso, que é muito conhecido em Brumado, resolveu colocar a "boca no trombone" e denunciar uma situação que ele classificou como "um grande descaso do poder público". A denúncia foi feita por meio de um vídeo no qual ele narra os fatos citando que "mais um descaso com os moradores do Bairro Dr. Juracy, uma fossa desse tamanho, a céu aberto, ao lado do passie e bem na porta do posto de saúde" e subiu o tom emendando que "será que eles estão esperando acontecer um acidente grave com um idoso ou uma criança?". E finalizou dizendo que "infelizmente é mais um dos muitos descasos com o povo de Brumado". A nossa equipe foi ao local e constatou a imagem que vem ser uma comprovação inequívoca da urgência de Brumado ter o seu sistema de esgotamento sanitário, já que, até agora, fica um "jogo de empurra" entre o município e o estado, sendo que vale ressaltar que é uma obra orçada atualmente em cerca de R$ 70 milhões. Confira o vídeo abaixo: