ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Membros da GCM e agentes do SMTT recebem capacitação técnica em primeiros socorros

A capacitação em primeiros socorros irá dimensionar ainda mais o atendimento às vítimas de acidentes em Brumado (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Visando a valorização da vida e a atualização das equipes externas que atuam na administração municipal, foi ministrada neste segunda-feira (14), na Sala de Treinamento da Prefeitura de Brumado, a Iª Capacitação Técnica em Primeiros Socorros voltada para os membros da Guarda Civil e para os agentes do SMTT. O curso foi ministrado pelos experientes e renomados enfermeiros Regina Margarida Conqueiro e Luis Caros Russo, que pertencem aos quadros do SAMU 192 e têm uma vasta folha de serviços prestados à população brumadense, inclusive com o salvamento de inúmeras vidas. O conhecimento e a aplicação correta dos primeiros socorros pode aumentar ainda mais esse percentual, então foi uma atividade muito importante nesse sentido, ainda mais que o número de acidentes nas vias públicas ainda é muito alto. No final foram entregues certificados aos participantes. 

A experiente e renomada enfermeira Regina Coqueiro ressaltou a importância da capacitação técnica na área de primeiros socorros (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)


Estudantes brumadenses que residem na REUSB são comunicados que têm que abandonar a propriedade até o final do mês

Os estudantes que residem na REUSB de Vitória da Conquista estiveram no Poder Legislativo para pedir apoio para os vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A REUSB - Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado em Vitória da Conqusita - sempre teve sobre si incertezas, deixando constatemente os estudantes que lá residem em estado de alerta, pois a suspenção do pagamento do aluguel e do repasse da subvenção era sempre um "fantasma" pronto a se materializar. Desta feita a situação extrapolou esse histórico, já que, os 21 estudantes que atualmente lá residem receberam um comunicado da administração municipal, assinado pelo secretário municipal de Administração, João Nolasco da Costa, de que os mesmos venham a desocupar o imóvel até o próximo dia 31 de agosto. (veja documento abaixo). A alegação é que o municipio está criando o Programa Bolsa-Auxílio, que terá o seu Projeto de Lei enviado para apreciação da Câmara de Vereadores e posterior votação. Diante do impasse, uma comissão representando os estudantes participou da sessão desta segunda-feira (14) com o objetivo de pedir o apoio dos parlamentares. Segundo a representante dos estudantes, Joanne Vale, "a atual situação é muito preocupante, pois estamos somente recebendo da prefeitura o pagamento do aluguel que é de R$ 2,3 mil. Recebíamos uma subvenção de R$ 1 mil, mas já tem quase 2 anos que o repasse não é feito, o que vem nos deixando numa situação de precarieade". 

O Comunicado da Administração Municipal enviado aos estudantes (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Subindo o tom, a estudante declarou que "fomos comunicados pela própria prefeitura que tem estudantes que estão fora do perfil para receber a contribuição, mas eu pergundo, será que alguém iria querer morar num local junto com mais mais 20 pessoas, onde existem conflitos, tendo ainda que dividir o quarto com outros, só para querer se aproveitar da situação?. Isso não acontece, então, a prefeitura está equivocada em fazer essa ilação". Ela deu um tom dramático ao episódio ao descrever que "fomos comunicados no último dia 11, que teremos que desocupar a residência até o dia 31 de agosto, ou seja, estamos à beira do despejo, por isso estamos aqui hoje na Câmara para pedir o apoio dos vereadores, que são os representantes do povo". E finalizou ainda citando que "eles alegam que a criação do Projeto de Lei da Bolsa Auxílio irá resolver o impasse, mas isso não é verdade, pois apenas uns 5 estudantes irão ser beneficiados. Queremos que a subvenção retorne e o aluguel seja mantido, pois esse é um direito nosso, ainda mais que o slogan da atual administração não é Educar para Libertar, então esperamos que isso prevaleça e que o Projeto de Lei não entre em pauta". 



'Já tem 8 meses dessa vergonha. Até quando iremos suportar?', questionam moradores da Urbis II

A situação da via é cada vez mais precária (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A melhoria da infraestrutura urbana de Brumado vem sendo uma das principais reinvindicações da população, que, em muitos casos, já não suporta mais conviver com ruas e avenidas em estado altamente precário. Esse é o caso da Av. Rogério Rego, que fica no Bairro Urbis II, bem em frente ao Caic. Segundo o morador Anderson Castro "essa situação vergonhosa já dura 8 meses e, quando chove, fica ainda pior. Não podemos admitir que uma cidade do porte de Brumado ainda tenha uma avenida nessas condições lastimáveis". Ele ainda declarou que "crianças e idosos já tiveram quedas e se machucaram, então que haja huminidade com os moradores e sejam feitos os reparos na via com urgência". Outra reclamação é quanto à limpeza do bairro, que estaria, segundo os moradores, necessitando de medidas urgentes, pois ainda existe muito mato e entulho. Os moradores ainda relatam que os lixos são colocados nas portas e os cachorros e destroem os sacos plásticos, deixando uma impressão muito negativa. "Que se instalem lixeiras coletivas elevadas para evitar que os cães errantes continuem a revirar o lixo", desabafaram os moradores.  

Os buracos só vêm aumentando (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Prefeitura exerce o seu poder de polícia e derruba muros no Bairro São José

Segundo a administração municipal as edificações foram erguidas em terreno público, o que as deixou irregulares (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como já era esperado, algumas edificações localizadas no Bairro São José, mais especificamente na Rua Padre Cícero, próximo a Praça Edimundo Dantas Coelho que já tinham sido notificadas, por estarem irregulares, já que eram considerações invasões pelo poder público municipal acabaram sendo derrubadas em uma ação da prefeitura municipal na última sexta-feira (12). A ação acabou causando revolta em alguns moradores como o aposentado José Almeida, o popular "Zezito" que expressou que "a máquina da prefeitura chegou e foi logo derrubando, nem sequer observou se tinha alguém, poderia ter acontecido algo trágico" e emendou dizendo que "um idoso que sempre está no local, por sorte, não estava na hora, porque poderia ter morrido". E subindo o tom disparou que "o prefeito gosta é de derrubar, porque, ao invés disso ele não faz o esgotamento do bairro que é a grande urgência que temos aqui". Buscando maiores esclarecimentos sobre o ocorrido, ouvimos o secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que explicou que "primeiramente todo o procedimento foi observado, então não teria como acontecer um acidente. Quem afirmou isso está equivocado". 

No local será feita uma obra de canalização do Riacho do Bate-pé (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

E continuou narrando que "esses muros foram derrubados porque são invasões de terrenos públicos. Isso já tinha que ter acontecido, inclusive já tinha sido enviadas as devidas notificações. O município está usando o seu poder de polícia para defender o que é do interesse coletivo. Essas obras, que fique bem claro, estavam irregulares, foram feitas na calada da noite, então não há justificativas plausíveis para aqueles que querem apenas criar factóides contra a gestão municipal". Cardoso ainda destacou que "agora poderemos executar as obras de canalização do Riacho do Bate-pé, o que irá evitar que, na época das chuvas, muitas residências sejam invadidas pelas águas, inclusive daqueles que ficaram insatisfeitos com as nossas ações". 

Os restos do muro que ficaram ao chão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


UBS da Vila Presidente Vargas em condições estruturais cada vez mais precárias

A UBS da Vila Presidente Vargas está com a sua estrutura muito deficitária (Foto: 97NEWS)

O paradoxo na área de saúde do "engole camelos e se engasga com mosquito" continua deixando alguns brumadenses ainda céticos quando à uma grande melhoria do setor. Enquanto se anunciam aportes milionários visando a regionalização do setor, algumas unidades básicas de saúde estão com duas condições estruturais muito deficitárias, como é o caso da UBS da Vila Presidente Vargas. A nossa equipe foi ao local e verificou que as paredes estão se deteriorando, assim como o teto, ou seja, uma reestruturação urgente tem que ser efetivada. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, ele informou que "na última semana visitamos a maioria das UBSs de nosso município e já estamos elaborando um relatório e um planejamento para ser entregue ao prefeito para que as reestrurações se iniciem. Essa semana iremos concluir as visitas, para que possamos ganhar o maior tempo possível". Ele ainda abordou que "realmente a estrutura da UBS da Vila Presidente Vargas é deficitária, mas ela será uma das primeiras a receber os serviços". E finalizou destacando que "estamos rumando e trabalhando firme para transformar a Saúde Pública de Brumado, podem ter certeza disso". Confira fotos da unidade e das reuniões com a equipe da SMS nas unidades: 



Internet: Loja HE-NET é inaugurada em Brumado com ofertas imperdíveis

Foto: Luciano Santos l 97News

A semana começa com uma excelente novidade para a capital do minério. Acaba de ser inaugurada a loja da HE-NET na cidade, trazendo que há de melhor em tecnologia FTTH, com internet 100% fibra óptica na casa do cliente e preços competitivos, já que a empresa trabalha com planos de internet a partir de R$59,90. Atuando no mercado desde o ano de 2004, a HE-NET é uma empresa de telecomunicações que tem como missão proporcionar momentos de felicidade para os clientes, fornecendo a melhor solução em conectividade. Com o objetivo de ser a melhor provedora de soluções integradas em serviços de comunicação de voz e dados voltada ao mercado corporativo e residencial, a HE-NET trabalha com uma capacidade única de relacionamento com o cliente e já é uma das líderes do mercado na Bahia, distribuindo os melhores produtos e serviços com a melhor qualidade do mercado. A empresa, que já atua em Caculé e Vitória da Conquista, acredita muito no potencial de desenvolvimento de Brumado, fez investimos e já vem gerando empregos diretos e indiretos na cidade. A loja da HE-NET fica na Praça Armindo Azevedo, 466 e já foi inaugurada com promoção: Os doze primeiros clientes que assinarem o plano de internet ganham um ingresso para o camarote do Festival de Inverno Bahia.



Vereador José Carlos de Jonas participa de reunião na comunidade de Tamburil

(Foto: Divulgação)

Na noite deste domingo (13.08) o vereador José Carlos de Jonas participou de reunião na comunidade de Tamburil a fim de discutirem as principais necessidades da localidade e as ações a serem efetivadas para conquistar os melhoramentos. Foram solicitadas ao parlamentar a limpeza da lagoa da localidade, a realização de um projeto de lei para que a Associação possa ser reconhecida de utilidade pública municipal, o conserto da estrada que dá acesso ao colégio e a colaboração na organização da cavalgada, que se tornou uma tradição na comunidade José Carlos de Jonas se colocou à disposição para buscar junto aos órgãos competentes as solicitações realizadas pela comunidade, assim como apresentar o projeto na Câmara de Vereadores solicitando que a Associação seja reconhecida de utilidade pública, para que posteriormente a votação e aprovação seja encaminhado ao Executivo Municipal..A reunião foi muito produtiva e ficamos bastante satisfeitos por participar e ouvir as necessidades da comunidade. Temos responsabilidade com nosso mandato e comprometimento em buscar melhorias para as localidades”, destacou Zé Carlos de Jonas.     

 



Angiologista na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Foto: Divulgação

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos como varizes, feridas crônicas, má circulação, dores crônicas nas pernas, trombose, alterações dos vasos sanguíneos em decorrência da diabetes, dentre outras. A angiologia encarrega-se do diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado angiologista Dr. Thiago Marques Coelho. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua consulta! (77) 3441 5396, (77) 9 9991 5396 e (77) 9 9126 1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Em setembro acontece o `Encontro dos Grupos de Montaria´ de Brumado

Foto: Divulgação

Dia 17 de setembro no espaço Haras Silveira em Brumado, acontece o "Encontro dos Grupos de Montaria". E o primeiro lote de ingressos já estão a venda na selaria Silveira e comissários. Atenção cavaleiros, amazonas, grupos de montarias e comitivas de toda região! Preparem a tropa e avisem os amigos, porque será o maior encontro de apaixonados e amantes de cavalgadas da região. Uma festa pontual, com selo de qualidade, feita especialmente para vocês!  Shows com, Jhony Padilha, O Cigano Cantador, Mateus Araújo - O Fenômeno das Vaquejadas. Comida inclusa; churrasco, sarapatel, feijoada e farofa no percurso. Por tanto, não esqueça, dia 17 de setembro! Marque em sua agenda.



Brumado: Baixe o aplicativo da Viação Catarino e facilite o seu transporte

Foto: Divulgação

Com o aplicativo da Viação Catarino você tem modernidade tecnológica de alta funcionalidade que facilita a sua vida no transporte coletivo da cidade. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuito, o qual organiza a rota do transporte coletivo, podendo assim, você fazer o seu planejamento diário com muito mais eficácia, ganhando tempo e chegando no ponto poucos instantes antes da chegada do ônibus, além do que o aplicativo permite o compartilhamento das informações. Para baixar, basta acessar o site, www.rotsat.com.br e clicar no link do aplicativo, que está disponível apenas para os dispositivos Android. Em seguida, o cliente deverá ligar para a empresa Rotsat no telefone (77) 3453-1734 e solicitar a liberação do seu aplicativo. Digite login "Catarino" e a senha "Popular". Depois, o cliente poderá localizar em tempo real onde estão todos ônibus da empresa no perímetro urbano e planejar sua rota. Selecione a rota que você deseja fazer, e localize-se com o coletivo que você escolheu como rota e acompanhar no mapa, onde o ônibus está e qual o tempo de chegada. A Viação Catarino dispõe de cinco rotas em Brumado, que são elas, Bairro Baraúnas, Bairro São Félix, Urbis I, Vila Presidente Vargas (Rota 1) e Vila Presidente Vargas (Rota 2).



Intermunicipal: Fora de casa, Brumado empata com a seleção de Guanambi

Foto: Luciano Santos l 97News

A seleção de Brumado empatou em 0 a 0 com a de Guanambi na tarde deste domingo (13), em jogo realizado no Estádio 2 de Julho, em Guanambi, pela segunda rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol. No outro jogo do grupo 15, Brumado perdeu para Vitória da Conquista, dentro de casa, pelo placar de 3×1. Com o empate fora de casa diante de um baixo público, o jogo da seleção brumadense não agradou os torcedores de Brumado que compareceram ao 2 de Julho. Para alguns, por ter sido o segundo jogo sem o grupo ter tido tempo de treinar para ajustar as coisas, o resultado não foi considerado tão ruim. No próximo domingo (20), Brumado enfrenta a seleção de Palmas de Monte Alto, novamente no Estádio 2 de Julho em Guanambi, devido as péssimas condições do estádio da cidade de Palmas de Monte Alto. Já o selecionado de Guanambi vai até Vitória da Conquista para o confronto com Conquista. 

 

Foto: Luciano Santos l 97News


Prefeitura de Brumado emite Nota de Esclarecimento sobre o PL 21/2017

Foto: Divulgação

O Município de Brumado, através do Prefeito Municipal, vem por meio deste instrumento, em resposta à polêmica instalada acerca de vinculação entre projeto de lei 21/2017 e aplicabilidade dos recursos advindos de precatórios do FUNDEF, prestar os devidos esclarecimentos na forma em que se segue.

Primeiramente, registre-se que a Administração Municipal tem o mais alto respeito e agradecimento pelos profissionais da educação do Município de Brumado, destacado repudio a toda forma rasteira de se fazer política partidária, em que pessoas se utilizam de instituições para obscurecer a verdade dos fatos, com o único fim de criar polêmicas e tentar desestabilizar a execução dos trabalhos administrativos.

Nesse sentido, a última ilação irresponsável foi a vinculação entre um projeto de lei de nº21/2017, que esta tramitando na Câmara de Vereadores com o recebimento de recursos do antigo FUNDEF, devendo ficar claro que:
 

  1. O projeto de Lei 21/2017 trata de um aprimoramento técnico referente à autorização de se realizar alterações orçamentarias de remanejamentos, transposições e transferências de saldos entre categorias, fontes e órgãos, tudo em obediência à lei orçamentária 1.786/2016. Ou seja, já existe a previsão de tais alterações orçamentárias na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e os devidos percentuais de remanejamentos definidos na LOA (Lei Orçamentária Anual). Assim, mesmo com previsão já estabelecida, o referido aprimoramento se dá pelo fato de que se tem entendido que a respectiva autorização legislativa para se permitir as alterações orçamentárias devem ser feitas em lei específica, daí, buscando-se uma melhor técnica, encaminhou-se o respectivo projeto de lei para corroborar a já autorizada alteração, mas agora por lei específica.

 

  1. Com relação aos recursos recebidos a título de precatório FUNDEF, tem-se que a polêmica se desenvolveu, justamente, pela transparente publicação, pelo Executivo Municipal, da contabilização da receita feita, em estrito cumprimento à Resolução TCM 1346/2016. De fato, após tomar conhecimento e, diligentemente, tomar as medidas cabíveis para que se concretizasse o credito nos cofres municipais, a Administração contabilizou, de forma correta em estrito cumprimento com os ditames do TCM/BA e aplicou os recursos, para fins das definições de sua utilização.

 

  1. Efetivamente, existe uma grande discussão acerca da vinculação desses recursos com a sua aplicação total na educação, estando-se argumentando de um lado que se trata de recursos oriundos do FUNDEF, mas, por outro lado, argumenta-se que se trata de um recurso de caráter indenizatório e estaria livre para sua aplicação. Nem mesmo as altas cortes judiciárias do país pacificaram o tema, tendo o TCM/BA e Ministério Público ORIENTADO a sua aplicação somente com a educação. Diante de tal orientação, o Município de Brumado, de forma prudente, resolveu aplicar os recursos e desenvolver discussão judicial acerca da vinculação ou não de tais recursos. Nesse sentido, está atendendo à orientação do TCM e Ministério Público acerca da não aplicação em outra área, salvo com decisão judicial em sentido contrário.

 

  1. Até que se pronuncie o Poder Judiciário sobre a provocação da municipalidade, os recursos estarão aplicados e será, fielmente, obedecida a determinação judicial.

 

  1. São várias as ideias e intenção de se potencializar tais recursos na aplicação da educação, sobretudo com a concretização das escolas em tempo integral em toda rede municipal, tendo como foco os investimentos e os profissionais da educação. Entretanto, acredita-se que se pode dimensionar um planejamento para a aplicação desses recursos em que se atenda, também, a infraestrutura para se chegar às escolas e a saúde da população. Enfim, por mais que se potencialize os recursos para a educação, não se pode engessar a sua aplicação em sua totalidade, acaso a natureza da verba seja indenizatória e toda a população de Brumado necessita de demais assistências em outras áreas. No entanto, frise-se que nenhuma despesa será realizada com tais recursos até a definição judicial.

 

  1. Por fim, deve ser destacado que não existe qualquer “camuflagem” no projeto de lei 21/2017 com vinculação a tais recursos até mesmo pela matéria discutida no respectivo projeto ser eminentemente orçamentária, com deslocamento de saldos. Já com relação à aplicabilidade dos recursos do FUNDEF precatórios a discussão é financeira e não orçamentária, que são coisas diferentes, pelo que deve os críticos se responsabilizar por seus atos.  

 

EDUARDO LIMA VASCONCELOS

       Prefeito Municipal               

 



Dia dos Pais: Movimentação abaixo das expectativas no comércio de Brumado

A movimentação no comércio de Brumado neste sábado (12) ficou abaixo do esperado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Historicamente o Dia dos Pais sempre teve uma vendagem menor que o Dia das Mães, tradicional campeão de vendas e o Dia dos Namorados que também tem indíces comerciais muito satisfatórios. Seguindo a tendência, ainda mais com a crise, apesar dos sinais de retomada da economia nacional, o Dia dos Pais em Brumado teve uma movimentação abaixo das expectativas, pelo menos neste sábado (13), véspera da comemoração. A equipe do 97NEWS fez um "tour" pelo área comercial da cidade e o número de clientes em potencial foi tímido. Como muitos estabelecimentos irão abrir neste domingo (13) é possível que o volume de vendas aumente. 



Malhada de Pedras: Residência de empresário é alvo de quadrilha de assaltantes na madrugada deste sábado (12)

Foto: 97NEWS

A véspera do Dia dos Pais para um empresário de prenome Salvador, morador do município de Malhada de Pedras, começou num misto de sorte, alívio e perigo já que a sua residência, por volta das 03h deste sábado (12), acabou sendo alvo de uma tentativa de assalto feito por uma quadrilha, que, ao que tudo indica, está agindo na região. Segundo as primeiras informações colhidas pela equipe do 97NEWS, os bandidos já tinham tudo planejado, mas, devido ao eficiente sistema de monitoramento eletrônico, que foi imediatamente acionado pelo empresário que percebeu a movimentação, a ação acabou sendo frustrada, já que a Polícia foi acionada. Vendo que poderiam ser presos, 4 elementos fugiram rapidamente em um veículo Hyundai com placa IAN-2981, da cidade de Aracaju. A Polícia Militar fez várias buscas em todo o perímetro da cidade e acabou prendento o primeiro integrante da quadrilha que tinha camuflado o veículo num matagal. Horas depois outros dois suspeitos foram presos próximo à linha férrea da cidade, um deles estava armado e se rendeu. O quarto elemento conseguiu fugir pelo mato. Os criminosos, que estavamo todos bem vestidos, foram trazidos para a sede da 20ª Coorpin em Brumado, onde passaram por interrogatório e já estão à disposição da Justiça. As investigações poderão comprovar ou não se a quadrilha teve participação no assalto a um empresário brumadense que ocorreu na última quinta-feira (10).

Foto: 97News


TCM apura acúmulo ilegal de cargos em municípios baianos, Brumado está na lista

Foto: Luciano Santos l 97News

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai apurar indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública e o excedimento do teto de remuneração por servidores na prefeitura de Brumado e de outras cidades do interior baiano. Segundo a Corte, levantamento preliminar aponta que a situação ocorre com cerca de 30 mil funcionários em 585 órgãos da administração pública direta e indireta de 363 municípios do estado. O órgão estabeleceu prazo de 60 dias para que as prefeituras e câmaras municipais procedam a apuração de cada indício, adotem providências corretivas, e informem o tribunal sobre elas. Ainda segundo o TCM, há indícios de irregularidades nos seguintes institutos de Brumado: Prefeitura Municipal de Brumado e Câmara Municipal de Vereadores. 



Vereador Elias Piau volta a cumprir ampla agenda positiva em Salvador

Um dos encontros mais significativos foi com o deputado federal Daniel Almeida (Foto: 97NEWS)

O dinamismo e o empenho que o vereador Elias Piau (PV) vem desenvolvendo em seu mandato parlamentar já obteve o reconhecimento da população, que vem manifestando a aprovação às suas ações. Carismático, Elias Piau vem conquistando o respeito até dos mais críticos e, mesmo estando em seu primeiro mandato como vereador, já é considerado um dos mais atuantes do parlamento brumadense. Dono de uma disposição invejável, Elias Piau ampliou ainda mais a sua agenda positiva em uma nova viagem a Salvador nesta semana, onde manteve encontros e reuniões muito produtivas. 

O vereador Elias Piau e o deputado Bobô (Foto: 97NEWS)

Na Sudesb - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, ele teve um novo encontro com o deputado Bobô, onde voltou a fazer vários pedidos de materiais esportivos e a vinda do projeto Caravana do Lazer para Brumado. "Como esportista, eu tenho um grande foco no setor, tendo o deputado Bobô como um importante parceiro. Ele vem se mostrando muito receptivo, o que vem nos deixando ainda mais otimistas na obtenção de novas conquistas para o município". E ainda fez questão de ressaltar que "esse projeto Caravana do Lazer é excelente e acreditamos, que, com a ajuda de Bobô, ele virá para Brumado ainda este ano, aumentando de forma significativa a oferta na área de lazer de nossa cidade". 

O importante encontro na Conder (Foto: 97NEWS)

O vereador também esteve na Conder, juntamente com a assessoria do deputado Daniel Almeida, onde solicitou urgência para os projetos estruturantes do Bairro Baraúnas. Acompanhado do assessor Cléber Pereira; do coordenador da Suproj, Jader Albuquerque e da arquiteta Sandra Novais, Elias Piau ressaltou a importância desses projetos e que os mesmos possam ser implantados em breve, já que o Bairro Baraúnas passa por um defícit estrutural que vem deixando os moradores muito preocupados. 

Piau ao lado do diretor da Cerb, Marcos Bulhões (Foto: 97NEWS)

Por fim, Piau teve uma reunião altamente significativa com o deputado federal Daniel Almeida (PC do B), na qual foi discutida uma ampla agenda de inúmeros projetos e ações que foram solicitados pelo vereador brumadense, especialmente o recapeamento do Bairro Baraúnas, a conclusão do calçamento do Distrito de Itaquaraí e a recuperação da BA que faz a ligação com a sede do município. Muito receptivo, o deputado Daniel Almeida garantiu que irá atender gradativamente às solicitações o que deixou o veredor ainda mais otimista. "Voltei muito satisfeito dessa nova viagem de trabalho. Realmente foram reuniões muito produtivas que nos enchem de esperança para que novas conquistas e benefícios para a nossa população venham a se materializar", destacou. Piau ainda fez questão de citar que "agradeço especialmente o deputado Daniel Almeida que vem sendo um grande parceiro se mostrando sempre disposto a atender os nossos pleitos. Ele já tem um histórico muito positivo de ações em prol do nosso município, o que nos deixa ainda mais confiantes para a vinda de novas e grandes conquistas para a nossa terra". 



Brumado: Semana Nacional da Família será realizada por Paróquia Bom Jesus

Foto: Divulgação

Entre os dias 13 a 19 de agosto a Paróquia Bom Jesus de Brumado estará realizando a Semana Nacional da Família. O evento começa sempre às 19h e livretos com o título “Hora da Família” serão entregues as pessoas para estimular reflexões sobre temas relacionados à vida e a família. As atividades serão realizadas em todas as comunidades de Brumado. Este ano o subsídio tem como tema: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Participe.



Vândalos roubam tampa de bueiro e buraco ficou no meio da pista deixando condutores preocupados

Já tem cerca de dois meses que a situação é essa (Luciano Santos | 97NEWS)

Motoristas que costumam trafegar pela Rua Exupério Pinheiro Canguçu e início da Av. Lindolfo Azevedo Brito vem reclamando, de forma constante, já que um bueiro está aberto no meio da via. A nossa equipe na manhã desta sexta-feira (11) foi até o local para registrar o fato e constatou que a tampa de proteção foi roubada por vândalos há cerca de dois meses. Segundo comerciantes do local, por ser de material bastante resistente, ou seja aço fundido, a tampa pode ter sido roubada para ser utilizada para outros fins no mercado negro. Constatamos que o local está sinalizado apenas com um cone de sinalização de aproximadamente, 1,20 de altura. Mas o questionamento dos motoristas se centraliza na questão que a noite a visibilidade no local é muito deficitária e por estar próximo à uma curva, principalmente os motociclistas, tem a visão muito prejudicada, o que pode provocar acidentes. Segundo informações, a secretaria de infraestrutra já foi avisada sobre o fato, mas, até o momento não se prontificou a solucionar o problema. O bueiro dá acesso à uma rede de água pluvial que serve como escoamento para  os dias de chuvas e sua localização, ao que tudo indica, não pode ser alterada. Os motoristas e motociclistas esperam que seja dada uma solução urgente para que se evitem acidentes. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Dia dos pais é na Ultra Forte

Os heróis de todas as vidas não são protagonistas de nenhuma história em quadradinhos, filme de ação ou lenda antiga. Pelo contrário, eles são bem reais, pois estes heróis são os pais do Brasil! Nesta data tão especial em que celebramos a grandeza de todos os pais, vamos homenageá-los, pois durante todo tempo, eles provam ser os grandes heróis de todos os filhos. Alguém que está sempre presente e constante, alguém que é a força e a estabilidade nos momentos mais difíceis. Diariamente dando o melhor exemplo a todos os filhos. Então, pensando nisso, a ULTRA FORTE adquiriu os mais diversos presentes para esta data. São grandes novidades que atendem o bom gosto da clientela, além das modernas instalações. ULTRA FORTE, na AV. Antônio Mourão Guimarães, 56, bem no centro de Brumado. Feliz Dia dos Pais.



Vereador Lek Cabeleireiro tem solicitação acatada e horário de atendimento do Infocentro da Casa Legislativa é ampliado

O vereador Lek exaltou o presidente Léo Vasconcelos pelo atendimento à sua solicitação (Fotocomposição: 97NEWS)

O vereador Lek Cabeleireiro, parlamentar que vem tendo um grande destaque na Câmara Municipal de Brumado, apresenta uma nova e importante iniciativa para a sociedade. Reconhecido como representante das minorias, desta feita Lek solicitou aos seus colegas vereadores, bem como ao presidente da Casa Legislativa, o funcionamento intregral do Infocentro localizado na própria Câmara de Vereadores. O pedido para ampliação do funcionamento também visa o turno vespertino. Atualmente o Infocentro funciona das 08hs às 14hs, a solicitação foi para que o Infocentro funcione também atendendo os munícipes que dele querem fazer uso no período da tarde, desta forma o pedido do vereador Lek foi endossado pelos demais edis e o Info centro passará a estar a disposição dos brumadenses em novo horário, das 08hs às 12hs e das 13h30 às 17h30min. Este é um pleito antigo de muitos brumadenses, especialmente da classe estudantil, que contou com a intervenção positiva do vereador Lek, bem como do entendimento coletivo dos demais vereadores. "Agradeço a atenção do nosso presidente Léo Vasconcelos, sendo solicito ao nosso pedido, a proposito, devo destacar que para o presidente desta casa só tenho elogios a fazer na condução do seu trabalho enquanto presidente, agradeço também a todos os meus colegas vereadores, que entenderam a importância do pedido e apoiaram para sua execução”, declarou. Lek concluiu dizendo “pode ficar até repetitivo da minha parte, mas irei mais uma vez destacar que o que for bom para o povo de Brumado terá sempre a nossa prioridade, contem comigo sempre para atender as demandas da população brumadense, faço aqui apenas minha obrigação, quem manda aqui é o povo, sou apenas instrumento que auxilia na execução da vontade popular”. O parlamentar aproveita para convocar todos que ainda não fazem uso do serviço a utilizarem do Infocentro da Câmara de Vereadores, pois trata-se de um ambiente público e criado para o atendimento da necessidade de todos os munícipes.