ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Faça suas compras na Takki Ferramentas pelo WhatsApp

Foto: Divulgação

Buscando praticidade e eficiência no atendimento, a Takki Ferramentas disponibiliza seu WhatsApp de atendimento. Envie uma mensagem solicitando o seu orçamento, que estaremos prontos para lhe atender, tirando todas as possíveis dúvidas sobre os nosso produtos, ferramentas manuais, elétricas, abrasivos, EPI's, consumíveis, entre outros e as condições de pagamento. Confirme a compra pelo WhatsApp e entreguemos em suas mãos! Loja 1: Av. Centenário 1651, Bairro Rodoviário - Telefone: (77) 3441-9777. Loja 2: Av. Centenário 377B, Novo Brumado - Telefone: (77) 98829-3524. Veja nosso Cartão Interativo no link (aqui).



Brumado: Após longos dias de estiagem volta a chover na Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A  presença de uma frente fria no litoral sul da Bahia estimulou a formação de áreas de instabilidade em toda a divisa com o Norte de Minas Gerais. Municípios baianos registraram chuva forte nesta segunda-feira (28). Em Guanambi, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou um volume de chuva bastante considerável na noite desta segunda-feira com o acumulado de 50mm. Em Brumado, foram acumulados 28 mm em 4 horas, entre 20h e meia noite de 28 de agosto. A semana segue com muito mais umidade do que o usual no Norte de Minas Gerais e no Sudoeste da Bahia. Toda a divisa entre os dois estados vai continuar tendo pancadas de chuva até  fim da semana. A chuva vai ocorrer de forma irregular e não deve chover todos os dias nos mesmos locais. Mas várias áreas poderão receber chuva forte até o fim da semana. A chuva trouxe consigo a florada do umbu no Sertão Produtivo. Além disso, amenizou a onda de calor dos últimos dias.



Brumado: Em coletiva, prefeito anuncia cancelamento do 7 de Setembro e pede que população 'fique em casa'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em coletiva com a imprensa de Brumado, o prefeito municipal Eduardo Lima Vasconcelos anunciou oficialmente o cancelamento do desfile cívico de 7 de Setembro. Seguindo outros gestores da Bahia e do Nordeste, Vasconcelos atribuiu o cancelamento do evento por conta da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Em função dos últimos acontecimentos, sobretudo em respeito a queda dos recursos que atendem os municípios brasileiro, e no nordeste de forma mais acentuada. Quem tem responsabilidade, tem que tomar as medidas, por mais salgadas que seja, em tempo hábil. Não adianta chorar o leite derramado. Por isso optamos por cancelar o desfile”, disse. Vasconcelos destacou que, mesmos os custos para realização do desfile sendo irrisórios, a não realização do desfile seria uma forma da população perceber os cortes feitos pelo governo Federal. “Uma das formas de eu levar ao conhecimento da população é o desfile de 7 de Setembro, porque imprime custos, mesmo tão significativos, mas numa hora dessas, são significativos pelo simbolismo que há. Fazer despesas com fardamentos novos, reforma de instrumentos musicais, instalação de som para o evento, faixas, somando tudo é um recurso que não quebraria o município, mas o povo tem que participar. Não adianta separar a gestão do município e o povo que sofre as conseqüências”, afirmou o gestor. Por fim, o prefeito Eduardo Vasconcelos indicou que no feriado, a população fique em casa. “O 7 de Setembro não vai ser da forma tradicional, apenas um ato simbólico com o hasteamento da bandeira no dia, como sempre se fez, mas minha recomendação é que fiquem em casa”, disse.



Alunos e representantes de fanfarras se manifestam contra cancelamento do 7 de Setembro em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta segunda-feira (28), um grupo de alunos da rede municipal de ensino realizaram um manifesto em frente a sede da Prefeitura Municipal de Brumado contra o cancelamento do desfile cívico militar do 7 de Setembro. Na semana passada a administração municipal chegou a anunciar que iria realizar a data comemorativa, no entanto, na última sexta-feira (25), em nota enviada a imprensa local, cancelou o evento. Em Brumado, as comemorações pelo Dia da Independência, mobilizavam não só as tropas militares da Polícia Militar e Tiro de Guerra, mas também escolas públicas e entidades que se apresentavam no corredor principal da cidade. Em entrevista ao site 97NEWS, os alunos disseram que os prejuízos são enormes com a compra de fardamento e acessórios.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Porque esse cancelamento em cima da hora? A gente tem uma semana só para o evento, porque não avisou antes, teve pais que gastaram mais de R$150 na compra de acessórios e roupas. Quem vai pagar esse prejuízo? Eles alegam queda de arrecadação, mas um desfile não gasta muito", afirmou Wilke Marley, membro de uma das fanfarras da cidade. A estudante da rede municipal de ensino, Natiele Maria, comentou que foi um desrespeito por parte da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura. "Só na minha escola, são mais de vinte alunos só na fanfarra, estamos revoltados com essa posição do gestor, gastamos o nosso dinheiro pra o desfile. Ai faltando poucos dias, nos deixam na mão? E as mães e os pais que compraram fardas novas, lamentável", disse a estudante.



Colisão frontal entre carreta e automóvel deixa um morto em Guanambi

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma colisão frontal entre uma carreta e um veículo de passeio deixou uma pessoa morta, na tarde de sábado (26), na BR-030, em Guanambi, Sudoeste da baiano. O acidente aconteceu por volta das 15h30 na Serra dos Brindes, km 239. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do automóvel morreu no local e duas pessoas ficaram feridas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou os feridos para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). A unidade não divulgou o estado de saúde dos pacientes. A pista ficou parcialmente interditada. Devido ao impacto da colisão a carreta tombou na rodovia e o veículo de passeio ficou completamente destruído. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realiza a perícia no local. O corpo da vítima fatal, que ainda não foi identificada, foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado.

 



Brumado: Homicídio é registrado neste domingo no bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã deste domingo (27), um crime foi registrado no bairro Dr. Juracy, em Brumado, Sudoeste baiano. Um homem de 22 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo na cabeça, nos fundos da Escola Municipal Roberto Santos. De acordo com informações da Polícia Militar ao site 97NEWS, a vítima, Danilo Damasceno Silva, foi encontrado sem sinais vitais no início da manhã de hoje. No entanto, moradores disseram aos policiais do 24º Batalhão que por volta das 21h da noite de sábado (26), haviam ouvido disparos de arma de fogo na região onde Danilo foi encontrado. Autoria e motivação estão sendo apuradas. Após a perícia técnica da Polícia Civil, o corpo de Damasceno foi encaminhado ao IML de Brumado.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Fabrício Abrantes repudia cancelamento do desfile cívico de 7 de setembro pela prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em nota a imprensa local, o empresário e pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (União Brasil), declarou que repudia a decisão da administração municipal em cancelar o desfile cívico de 7 de setembro na cidade. De acordo com a nota, a prefeitura, já havia anunciado a realização do evento, que tinha como tema “Brumado, o que nossa história conta...”.  “Uma festa tradicional, militar, cívica, cultura e popular que arrasta multidões e embeleza a nossa cidade”, disse. Após a repercussão negativa do cancelamento, Abrantes, espera que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e o secretário de educação, João Nolasco Costa, revejam a decisão, em nome da população brumadense. “Decisão trágica”, lamentou. Segundo ele, falou respeito aos participantes, crianças adolescentes e seus familiares que tiveram custos financeiros pessoais, expectativas e já estão prontos e ensaiados para entrarem na avenida. “Não concordamos com essa lamentável decisão. Bem sabemos que o desfile gera custos financeiros insignificantes para o município. É preciso que essa decisão seja revista”, finalizou.



Prefeitura de Brumado cancela desfile cívico de 7 de setembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo tendo anunciado que realizaria o desfile cívico de 7 de Setembro, a Prefeitura Municipal de Brumado voltou atrás e cancelou o evento. Em nota, a administração municipal afirmou que o motivo seria a queda de arrecadação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Um comunicado foi divulgado para todas as escolas públicas do município e repassado aos pais dos alunos. Segundo a prefeitura de Brumado, as medidas são para garantir o funcionamento do essencial da saúde e da educação toda economia será realizada.



Brumado: Carreta desgovernada atinge dois veículos na Avenida Centenário; veja o vídeo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma carreta desgovernada, que estava estacionada na Avenida Centenário, atingiu dois carros em Brumado, no Sudoeste baiano. O sinistro aconteceu por volta das 10h30 desta sexta-feira (25), próximo ao Terminal Rodoviário da cidade. Veja vídeo abaixo. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) afirmou ao site 97NEWS, o órgão foi acionado pelo 156 para atender um sinistro no local. E ao chegar na Avenida, foi constatado que uma carreta havia se deslocado de um lado para o outro da pista, vindo a colidir contra uma picape Fiat Toro e um caminhão munck que realizava serviços em frente à uma empresa. Conforme a SMTT, não houve feridos e apenas danos materiais. Ao site 97NEWS, o coordenador de trânsito do órgão, Jansen Ricardo afirmou que os dois veículos de porte grande envolvidos no sinistro estavam em situações irregulares. "Tanto a carreta que estava executando o serviço na via sem calço, quanto o guindaste que estava sobre o pavimento sem autorização estavam errados. A SMTT sinalizou o local e aguarda os envolvidos desbloquear parta de via", disse. Conforme Ricardo, um princípio de incêndio chegou a ser registrado no local, mas as chamas foram contidas por populares. A Coelba também foi acionada devido ao risco de choque elétrico. 



Auxiliar de limpeza denuncia ser vítima de injúria em academia de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma auxiliar de limpeza denuncia ter sido vítima de injúria enquanto trabalhava em uma academia localizada no bairro Santa Tereza, em Brumado. A vítima registrou um boletim de ocorrência na Delegacia e de acordo com o resgistro, ela relatou que, durante o exercício de suas atividades de trabalho na academia, uma aluna se referiu a ela como “faxineira de merda” na presença de várias outras pessoas. A conduta ofensiva provocou grande abalo emocional na vítima, que chegou a procurar a proprietária da academia para comunicar o ocorrido, porém a mesma pediu apenas que ambas conversassem a fim de resolver o conflito. A Polícia Civil vai apurar o caso.



Devido ao grande sucesso, Clínica Luíza Feres adquire mais um aparelho de depilação a laser

Foto: Divulgação

Há 6 anos, a empresária Luíza Feres adquiriu um aparelho próprio de depilação a laser, trazendo para Brumado o melhor aparelho do mercado, o Galaxy Fiber. A Clínica Luíza Feres iniciou com poucas turmas de laser por mês. Entretanto, em pouco tempo foi adquirindo mais conhecimento e criou o próprio protocolo de depilação, trazendo resultados mais rápidos e menos desconforto aos clientes. Após anos de sucesso e agenda cheia, a Clínica Luíza Feres acaba de adquirir o seu segundo aparelho de depilação a laser, garantindo assim, atendimento à todos os cliente que estão na lista de espera. Clínica Luíza Feres, Rua Coronel Paulino Chaves, 188, Centro, Brumado - Bahia. Saiba mais em nosso instagram: @clinicaluizaferes



Eleições 2024: Fabrício Abrantes descarta qualquer aliança com Eduardo Vasconcelos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O site 97NEWS fez uma possível projeção do cenário político de Brumado para as Eleições Municipais em 2024. Por conta de algumas situações que vem ocorrendo nos bastidores da política local, visto que em uma reunião com o empresário e ex-candidato a prefeito Fabrício Abrantes, seis vereadores da base do então governo de Eduardo Vasconcelos se reuniram com ele esta semana para debaterem o futuro da cidade (veja aqui). Neste cenário, nós especulamos que com a possível aliança entre os vereadores José da Silva Santos (PSB), o Santinho, Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, João Vitor Moura Vasconcelos (União Brasil), o João Vasconcelos, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), o César Bar, Wanderley Amorim da Silva (União Brasil), o Nem, e Luiz Carlos Caíres da Silva (PP), "Palito", o atual gestor também poderia se aliar ao então candidato Fabrício em um possível cenário de 2024 (veja aqui). No entanto, em contato com a Redação do site 97NEWS, o empresário Fabrício Abrantes descartou qualquer tipo de aliança. "Essa possibilidade não existe em nosso grupo. Nossa reunião com os vereadores que então era da base do Prefeito foi para alinhar o futuro de Brumado. Essa possibilidade de subir no meu palanque é zero", afirmou. Ressaltamos que o site 97NEWS não afirmou a aliança e, apenas especulou um possível cenário nas eleições municipais de 2024, o que foi descartado pelo ex-candidato Fabrício Abrantes.

 



Eleições 2024: Reunião com vereadores da base do Prefeito Eduardo pode indicar futura aliança com Fabrício

Foto: Composição l 97NEWS

As eleições municipais em todo país é feita com diversas reuniões de bastidores, na qual algumas delas culmina em alianças para um governo, seja no âmbito Federal, Estadual ou Municipal. As eleições para os cargos no Legislativo e a cadeira do Executivo ainda vão ocorrer em outubro de 2024, entretanto, os bastidores da política em Brumado, Sudoeste baiano, começaram quase dois anos antes. Na corrida para o cargo de Prefeito Municipal, alguns nomes foram surgindo, e são eles: Vereador Amarildo Bonfim (PSB), o empresário e ex-candidato Fabrício Abrantes (União Brasil), do advogado Guilherme Bonfim (PSB) e do atual vice-prefeito, Édio da Silva Pereira (PCdoB). Espera-se que o prefeito Eduardo Vasconcelos (Sem Partido) lance um nome até o fim de 2023. Mas essa corrida para o Executivo pode ficar ainda mais acirrada, mesmo o cenário político mostrando uma possível terceira via na Capital do Minério. E essa incompatibilidade lógica pode não ser o resultado que todos nós esperamos, visto que esta semana, em uma reunião com 10 dos 15 vereadores (veja aqui), o candidato Fabrício Abrantes conseguiu pela primeira vez, reunir-se com 6 parlamentares da base de situação do atual Prefeito Eduardo Vasconcelos. Além dos vereadores de oposição ao governo municipal, essa é a primeira vez em que José da Silva Santos (PSB), o Santinho, Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, João Vitor Moura Vasconcelos (União Brasil), o João Vasconcelos, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), o César Bar, Wanderley Amorim da Silva (União Brasil), o Nem, e Luiz Carlos Caíres da Silva (PP), o Palito, aparecem publicamente ao lado do empresário. Esse encontro provocou uma pergunta no cenário político local: "Se a base do prefeito busca uma aliança com Fabrício, será que o prefeito também?". Em um determinado momento o Prefeito Eduardo Vasconcelos afirmou que não lançaria nomes para a sucessão de seu cargo, mas mudou de opinião e no atual cenário afirmou a imprensa local que lançaria sim um nome. É notável que esse sucessor pudesse ser o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Soares Feres, isso porque o mesmo tem sido visto ao lado do atual gestor em vários eventos, além de ser um dos principais convidados nas Lives das quartas-feiras na rede social. É claro que esta situação, só o Prefeito vai afirmar! Ainda voltando ao cenário da reunião com os vereadores da base de situação nesta semana, a possível aliança com Eduardo Vasconcelos pode ser consolidada, já que os seis vereadores continuam entrando e saindo do gabinete do Prefeito diariamente, o que indica que os parlamentares podem estar negociando esse pacto. Mesmo sendo uma especulação no cenário político, o site 97NEWS acompanha de perto os bastidores de uma das maiores corridas eleitorais de todos os tempos.



Brumado: Defesa Civil participa de seminário estadual sobre Operação Pipa

Foto: Divulgação l ASCOM

O Representante da Coordenação Municipal da Defesa Civil de Brumado, Djalma Neto, participou nos dias 17 e 18 deste mês do Seminário Operação Carro-Pipa. Promovido pelo Exército Brasileiro, o evento aconteceu em Salvador e teve o objetivo de apresentar a reestruturação administrativa e o andamento do serviço no país, além de alinhamento de informações, procedimentos da execução e fiscalização da operação. Durante o encontro, os municípios participantes também trocaram experiências e tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e demandas. Na ocasião, o comandante da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, General de Divisão Marcelo Guedon, ressaltou a importância da operação: “Lidamos com a situação em que os seres humanos da zona rural, os sertanejos, têm a sua necessidade básica em nossas mãos, e nós estamos envolvidos e podemos ser úteis neste processo da oferta desta necessidade”. O Presidente da Defesa Civil de Brumado, Djalma Neto, ressaltou que foi uma grande oportunidade para Brumado, que se tornou ouvida no alto comando do exército, mostrando as possíveis soluções para aumentar a eficiência hídrica de água potável nas residências, até que, de fato, possamos ter uma solução definitiva para esse problema, que é a construção da segunda etapa da Barragem em Cristalândia.



Brumado: Vereador Amarildo expõe motivos que brumadenses não conseguem atualizar cartão do SUS

Foto: Divulgação

No mês de julho a prefeitura iniciou o recadastramento do Cartão do SUS em Brumado. Segundo o Secretário de Saúde, há necessidade da atualização, pois Brumado possui 70 mil habitantes e registrou cerca de 90 mil cartões do SUS. De acordo com o vereador Amarildo, além da quantidades de senhas por dia, serem insuficientes para atender os 70 mil habitantes que Brumado possui, a paralização por tempo indeterminado do recadastramento tem gerado transtornos para toda a população, já que só irá atrasar mais ainda um processo que já estava lento. “60 senhas por dia, com 5 dias úteis por semana, levará aproximadamente 58 meses, quase 5 anos para atualizar todos os cartões! Então terá gente que ficará por quase 5 anos sem ter acesso ao atendimento no sistema único de saúde”, disse. Para Amarildo, além do transtorno de não haver atualização por tempo indeterminado, a Prefeitura não teve o mínimo de respeito pelos cidadãos ao não informar que não está havendo o recadastramento. “Fui a central de marcação na manhã de segunda-feira e encontrei um senhor que estava lá desde as 4h da manhã com a intenção de pegar senha e atualizar o seu cartão, informei a ele que não estava sendo realizado. O cidadão ficou indignado que não estava sendo informado a população, principalmente os moradores da zona rural, que precisam se deslocar de tão longe”, disse o vereador.



Vereadores da base do prefeito se reúnem com Fabrício Abrantes e discutem o futuro de Brumado

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (24), o empresário e pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (União Brasil), esteve reunido com dez dos quinze vereadores que compõem a Câmara Municipal. Dentre os parlamentares presentes estavam seis da base aliada do atual prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) que são eles: José da Silva Santos (PSB), o Santinho, Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, João Vitor Moura Vasconcelos (União Brasil), o João Vasconcelos, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), Wanderley Amorim da Silva (União Brasil), o Nem, e Luiz Carlos Caíres da Silva (PP), o Palito, aparecem publicamente ao lado do empresário. “Um encontro para discutirmos o futuro de Brumado! Tratamos, em reunião, dos pontos chaves para a nossa terra voltar ao lugar de destaque regional e estadual. Nossa população precisa ser atendida imediatamente em suas necessidades básicas e precisamos avançar para melhorar a vida do nosso povo”, disse Fabrício. Segundo ele, o seu projeto desde quando entrou na política é para que o município avance com um governo que tenha sintonia com os anseios dos munícipes. “Nosso projeto é coletivo, pensando na população e em um futuro melhor para os brumadenses”, garantiu. Abrantes espera que, juntos com aqueles que pensam e amam Brumado, some forças em defesa da cidade. “Juntos com a população, os vereadores e vereadoras, as lideranças políticas e comunitárias, os segmentos de classe e sindicais e os organismos sociais e religiosos vamos resgatar a força de Brumado, sem atropelar ninguém, apenas exigindo o que nos é de direito para resgatarmos o que, infelizmente, perdemos ao longo do tempo”, finalizou.



24° Batalhão de Brumado e órgãos de Saúde e Assistência Social se unem para estabelecer parcerias

Foto: Divulgação l 24º BPM l Brumado

Neste mês, o 24º Batalhão de Polícia Militar, o qual tem como comandante o Tenente Coronel Élson Pereira lançou a Campanha Agosto Lilás, com o objetivo de combater a violência contra à Mulher. Em busca de parcerias, o Tenente Coronel se reuniu na tarde de quarta-feira (23) com representantes da Secretaria de Saúde, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O principal objetivo do encontro foi estreitar os laços entre as instituições e criar uma frente de trabalho coesa, ampla e sólida, que visa a colaboração mútua em busca de soluções para atender às demandas sociais emergentes de forma mais eficaz. Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos relacionados às demandas sociais prementes da comunidade. A busca por estratégias conjuntas para oferecer um atendimento mais eficiente e abrangente às necessidades da população foi o foco central das discussões.



Prefeitura de Brumado entregará primeiros títulos de posse aos moradores do Jardim de Alah

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em maio deste ano (veja aqui) foi dado início em Brumado o projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB), que busca regularizar imóveis que se encontram na informalidade, através da emissão do Título de Propriedade. O primeiro bairro que recebeu este tipo de ação foi o Jardim de Alah, adjacente aos bairros São Felix, Malhada Branca, Urbis 2 e Bom Jesus. Esta semana, três mês após o processo de entrada, a Prefeitura Municipal informou que irá realizar no 1º de setembro a entrega dos primeiros títulos definitivos da Regularização Fundiária do município. Segundo a administração, neste primeiro momento serão entregues 59 títulos aos beneficiários do Jardim de Alah, que fazem parte da etapa inicial da REURB. A cerimônia de entrega será realizada na Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo, às 14h, e será aberta a todo o público. Vale destacar que mais moradores de Jardim de Alah, assim como outros moradores de outros bairros, serão contemplados com a REURB no decorrer dos próximos meses.



APAE de Brumado celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na segunda-feira (21), foi dado início na cidade de Brumado, as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que anualmente é realizada no mês de agosto. A celebração é promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brumado. A campanha tem como propósito promover a conscientização sobre as Pessoas com Deficiência. Em entrevista ao site 97NEWS, Ana Messias, técnica administrativa da APAE, falou um pouco sobre a programação na cidade. "Na segunda-feira tivemos a abertura no fim da tarde na Praça da Prefeitura com apresentações, bandas e a fanfarra Estrelas da APAE. E a programação continua com os eventos na sede da APAE com atividades que começam as 13h30 e segue até as 16h", disse. Ana ressaltou que esta é uma maneira de abordar suas necessidades junto à sociedade e destacar novas abordagens para enfrentar o preconceito, a fim de que possam vivenciar uma vida plena.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência busca divulgar entendimento sobre as condições desses indivíduos, isso é considerado um meio para transformar a realidade, superando os obstáculos que as impedem de participar plenamente, em igualdade de condições, com as demais pessoas", afirmou. O tema da edição deste ano de 2023, é “Conectar e Agregar para Construir Inclusão”. Conforme a técnica de administração da APAE, o objetivo é mostrar à população sobre a importância de conectar as pessoas através da comunicação, trazendo informação e novas perspectivas sobre a realidade vivenciada por eles. "’Acreditamos que a conexão proporciona às pessoas com deficiência e suas famílias a ter melhor conhecimento de seus direitos, além de disponibilizar formas acessíveis de se comunicar com a sociedade como um todo", ressalta. Os eventos que acontecem na sede da APAE localizada na Rua Auta Leite Oliveira, nº 328, no bairro Santa Teresa são abertos ao público.