ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Motorista é conduzido a Delegacia de Polícia por embriaguez ao volante

Foto: Luciano Santos l 97News

Um motorista foi conduzido à Delegacia de Brumado, após dirigir embriagado. O fato aconteceu nesta quinta-feira (2) na Avenida Centenário, onde segundo a Polícia o condutor teria saído de Caetité, e pretendia chegar até Vitória da Conquista com mais dois ocupantes, os quais também apresentavam sinais de embriagues. Policiais militares do 24º Batalhão de Polícia Militar, observaram que o veículo GM Agile, de Cor Branca fazia zigue-zague na referida avenida, sendo procedida abordagem. Durante abordagem o condutor confessou estar sob efeito de álcool, e consumia bebidas a três dias após uma briga com a esposa grávida, onde acabou encontrando os dois outros ocupantes, que ele tinha conhecido recentemente. Os três pretendiam chegar até Vitória da Conquista. O motorista foi encaminhado até o posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), onde passou por teste de etilômetro, sendo constatado o consumo de álcool em 0,68mg/l, sendo que o normal é de até 0,05 mg/l. O mesmo acabou preso em flagrante, ficando o veículo retido.



Brumado: Comissão especial discuti novo regimento interno da Câmara de Vereadores

Foto: Divulgação

Nesta semana a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado realizou a quinta reunião da Comissão Especial que prevê a reforma e atualização da Lei Orgânica do Município. A comissão é formada pelo Presidente, o vereador José da Silva Santos (Santinho), Relator, o vereador João Vasconcelos, pelo Procurador-Geral da Câmara, Dr. Halff Cotrim e assessores parlamentares. Dentre as bases  que fundamentam o regimento Interno, e que passaram por ajustes constam: Considerações; Do Processo Legislativo; Das Vedações Subseção; Da Perda do Mandato; Das Licenças; Da Convocação de Suplentes; Da Posse; Da Eleição da Mesa; Das Atribuições da Mesa Diretora; Do Presidente da Câmara Municipal; Das Comissões; Das Sessões Legislativas; Do Subsídios dos Agentes Políticos; Das Emendas à Lei Orgânica Municipal, e entre pontos.

 

 

 



Polícia Civil monta linha de investigação para descobrir paradeiro de dois homens desaparecidos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil de Brumado investiga o desaparecimento de dois homens que ocorreram em no mês de outubro. O caso foi registrado na 20ª  Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), que tenta localizar Marcos Henrique Ferreira Alves, 25 anos, desaparecido no dia 17 e Fábio Moreira Alves, 39 anos, que desapareceu no dia 22 de outubro. Em entrevista ao site 97NEWS, as famílias das duas vítimas fizeram apelos para solicitar a colaboração da comunidade na busca pelo paradeiro dos desaparecidos. Ao site, o Delegado Titular da 20ª Coorpin, Leonardo Soares, afirmou que as investigações continuam e representações já foram feitas ao judiciário. "Estamos aguardando as respostas para facilitar a localização deles. Estamos acompanhando os casos com muito cuidado. Sempre temos contato com a família e a gente entende a angústia deles", disse. Conforme o Delegado, por conta das investigações que estão em andamento, informações não podem ser reveladas. "Seguimos com a fase sigilosa da investigação, mas novas informações vão surgir", destacou Soares.



Brumado: CICOM realiza palestra em escola sobre o uso responsável do serviço 190

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Centro Integrado de Comunicações (CICOM) de Brumado realizou na manhã desta quarta-feira (1º), uma palestra a alunos da Escola Municipal Maria das Graças Assis Correia. O tema central abordado foi a "Importância do uso responsável do serviço 190". Durante o evento, foram passados aos alunos e professores os tipos de situações que devem ser relatados através do serviço 190. "Enfatizou-se, de maneira crucial, que o número 190 deve ser utilizado estritamente em situações de urgência e emergência, de modo a evitarem os trotes telefônicos a fim de permitir que as forças de segurança respondam a cada chamado de forma ágil e eficiente", disse o Major Valmari Coordenador que contou com o apoio do Sargento Manoel Aparecido. "É importante ressaltar que o trabalho de conscientização ele será estendido a outras escolas e à comunidade em geral, seguindo as orientações da Superintendência de Telecomunicações, que valoriza a estreita integração com os órgãos sobretudo de segurança pública e a comunidade", acrescentou.

 



Clínica Santa Clara alerta para importância do exame demissional de funcionário

Foto: Divulgação

Especializada em saúde e segurança ocupacional, a Clínica Santa Clara destacou que, ao contratar um funcionário, é muito importante estar ciente de todas as obrigações legais, como o exame demissional. Trata-se de um exame fundamental para garantir a saúde do trabalhador e proteger a empresa, evitando possíveis problemas futuros. O exame avalia a condição de saúde do trabalhador no momento da demissão, identificando possíveis alterações em relação ao exame admissional. Ou seja, é um exame essencial mesmo que o colaborador tenha pedido demissão a curto prazo. Não corra riscos desnecessários, entre em contato com a o Centro Médico para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as exigências legais. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Brumado: Mães procuram filhos desaparecidos; 'não dêem fim no meu filho eu imploro'

Dona Vera Lúcia, mãe de Marcos Henrique - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Eu não tenho dinheiro, mas pago uma quantia que eu posso pra quem encontrar meu filho". Esse é o relato de uma mulher que tem um filho desaparecido há 15 dias, em Brumado. Os dias passaram, mas Vera Lúcia Ferreira, 54 anos, não desistiu de encontrar Marcos Henrique Ferreira Alves, 25 anos, desaparecido no dia 17 de outubro (veja aqui), após receber uma ligação estranha e sair. "Ele tava comigo, e recebeu uma ligação de um rapaz que eu não sei quem é. Ai ele disse ao rapar que com quinze minutos ele chegava ao local. Dai pra frente não vi mais meu filho", disse. Emocionada, ela até oferece uma recompensa a quem informar o paradeiro de Marcos Henrique. "Eu pago, nem que seja um valor pouco, mas ajuda quem me der informação", diz. Vera Lúcia conta ainda que o filho é trabalhador e tinha um delivery de açaí na comunidade de Lagoa Funda, zona rural de Brumado. "Quem tiver com meu filho que traga ele de volta, não dá fim no meu filho pelo amor de Deus", pede a mãe.

Dona Eunice Maria Moreira, mãe de Fábio Moreira - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Como Vera Lúcia, outra mãe enfrenta a mesma situação e angústia desta busca incansável pelos filhos que estão desaparecidos. "Os filhos dele todos os dias choram chamando pelo pai. Ele tem família, tem esposa", disse Eunice Maria Moreira, 63 anos, mãe de Fábio Moreira Alves, 39 anos, que desapareceu no último domingo, 22 de outubro (veja aqui), seis dias após o desaparecimento da primeira vítima. A mãe de Fábio Moreira contou que era por volta das 23h de domingo quando uma conhecida que estava embriagada pediu a ajuda do filho para que fosse levá-la até sua casa, local conhecido como "Rua das Pedrinhas". "Ele tava em casa, mas como a menina bebeu muito e caiu aqui na porta de casa, ele se ofereceu em levar ela na casa que fica na [rua das Pedrinhas] e não voltou mais", disse. Conforme a mãe, no dia seguinte, como Fábio não retornou, ela foi até a casa da mulher para saber do paradeiro do filho. "Quando cheguei na casa dela, ela falou que ele saiu pela manhã pra trabalhar. Horas depois tornei voltar na casa e perguntei novamente: 'se ela tinha visto alguma coisa?'. E ela comentou que ouviu um barulho de um carro, mas ela estava deitada e continuou (sic)", detalhou Eunice. Fábio Moreira é irmão de Henrique Eli Alves dos Santos, 21 anos, morto em fevereiro deste ano dentro de uma residência (veja aqui). Na época, bandidos se passaram por policiais, invadiram uma residência na comunidade do Espinheiro, zona rural de Brumado e mataram Eli durante a madrugada do dia 21 de fevereiro. O corpo de Alves foi jogado em um matagal próximo da residência. Ainda sobre os desaparecimentos, a Polícia Civil acompanha os dois casos em Brumado.



Beto Bonelly agradece ao Governo do Estado pela aplicação de asfalto em ruas de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O vereador e pré-candidato a Prefeito de Brumado, Beto Bonelly (PSB),  agradeceu o andamento dos procedimentos para a execução do asfalto que vai ligar o novo Colégio Estadual de Tempo Integral, localizado no bairro São José a Avenida Lindolfo Azevedo Brito, sentido rodovia BA-148. Serão 4 km de vias asfaltadas passando pela principais vias da cidade. Nas redes sociais, Bonelly comemorou as obras e fez questão de agradecer ao governador pelo benefício em prol do município. “Em nome da população brumadense, estamos aqui comemorando e sendo gratos com o nosso governador Jerônimo por esse grande benefício que está chegando em nossa cidade”, afirmou. Segundo Bonelly, a pavimentação impactará positivamente no dia a dia dos munícipes, haja vista que importantes ruas serão contempladas com o serviço", disse.



Sindicato do Comércio Varejista de Brumado repudia aumento de ICMS do governador Jerônimo Rodrigues

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), passou a enfrentar a oposição de entidades e empresários do setor varejista após o chefe do Executivo Estadual encaminhar um Projeto de Lei na "calada da noite" a Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA) o qual aumenta de 19% a 20.5% a alíquota de ICMS. Em entrevista ao site 97NEWS, o presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Brumado e Região (SICOMERCIO), Gilson Angelotti, repudiou a iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues. "Pra nós foi uma enorme surpresa essa ação que aconteceu na [calada da noite] porque foi publicado no Diário Oficial na sexta-feira [27] passada e já entrou com esse projeto na Alba na segunda-feira [30] com regime de urgência. Quer dizer, eliminando todas as possibilidades de debate, de consultas a aqueles afetados com este aumento de impostos", disse. 

Foto: Divulgação

Para Gilson, com o aumento do ICMS, desde os micro-empresários e grandes empresas do setor varejistas vão sofrer impactos. "Nós já temos hoje grandes desafios e investimentos no avanço tecnológico para levar as empresas para o online, passamos por uma pandemia que ainda trás reflexos e agora vem mais uma carga de impostos, pra nós é muito ruim", afirmou o presidente do SICOMERCIO que atende não só Brumado, mas 114 municípios da Região. Por fim, Angelotti enfatizou que neste momento, entidades estão se mobilizando contra o projeto. "Estamos reunindo entidades representativas aos empresários como CDLs, Associações Comerciais, Associações Industriais, os próprios empresários estão se mobilizando e cobrando de todos os parlamentares uma sensibilidade com o assunto, inclusive do próprio governo, que ele tire esse projeto de pauta para que possamos discutir primeiro. Estamos abertos ao diálogo", afirmou.



Brumado: Mais um homem desaparece e família faz apelo para encontrá-lo

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A família de Fábio Moreira Alves, 39 anos, é mais uma que está vivendo uma angústia muito grande com o desaparecimento do familiar, que já dura onze dias. Em entrevista ao site 97NEWS, Eunice Maria Moreira, 62 anos, mãe de Fábio, conta que o filho estava em casa em ma noite de domingo, dia 22 de outubro, quando por volta das 23h se ofereceu pra levar uma amiga que havia bebido muito. "Ele tava em casa, mas como a menina bebeu muito e caiu aqui na porta de casa, ele se ofereceu em levar ela na casa que fica na [rua das Pedrinhas] e não voltou mais", disse. Conforme a mãe, no dia seguinte, como Fábio não retornou, ela foi até a casa da mulher para saber do paradeiro do filho. "Quando cheguei na casa dela, ela falou que ele saiu pela manhã pra trabalhar. Horas depois tornei voltar na casa e perguntei novamente: se ela tinha visto alguma coisa? E ela comentou que ouviu um barulho de um carro, mas ela estava deitada e continuou (sic)", detalhou Eunice. A família disse ainda que já procurou por Fábio Moreira em vários lugares, inclusive na zona rural onde eles já moraram, mas sem informações. "Já fomos na roça, nos bairros, no Hospital, no IML, na Delegacia por várias vezes e ninguém sabe onde ele está. Os filhos dele todos os dias choram por causa do pai. Não estão conseguindo ir pra escola mais, tem um que até adoeceu por conta disso", relata a mãe. Uma ocorrência foi registrada na Delegacia de Brumado e a Polícia Civil abriu investigação sobre o caso. Esse é o segundo desaparecimento na cidade, e ambos ocorreram no mês de outubro. O site 97NEWS acompanha o desaparecimento do jovem Marcos Henrique Ferreira Alves, 25 anos, (veja aqui) que saiu de casa no último dia 17 de outubro e não retornou mais. A Polícia Civil também acompanha o desaparecimento do jovem.



Brumado: Bairros Dr. Juracy e Centro recebem recuperação de ruas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado por meio de repasses do Governo Federal começou nesta terça-feira, 31 de outubro, a recuperação e pavimentação dos pontos mais afetados pela tempestade ocorrida em 31 de agosto. O repasse do Governo Federal foi no valor de R$1.128.300,55 para financiar as obras. As ações estão focadas, inicialmente, nos bairros Dr. Juracy e o Centro. "Esse esforço conjunto visa a restauração da infraestrutura danificada e oferecer maior segurança e conforto para os moradores", disse em nota a Administração. Segundo a Prefeitura, o repasse do Governo Federal é de apenas 60%, sendo que a gestão municipal está comprometida em completar todos os serviços com recursos próprios. "Nos próximos dias e semanas, a operação Tapa Buraco se estenderá a outras ruas afetadas pela tempestade, garantindo que a cidade de Brumado seja restaurada após esse episódio e continue a prosperar", disse.



Brumado: Por meio de nota, empresa de café diz que novo laudo atende os padrões de qualidade

Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (27), o Ministério Público Estadual (MPE) havia ajuizado uma ação civil pública contra a empresa Café Catolés por conta de irregularidades na produção e comercialização de café em Brumado (veja aqui). Segundo o MP, o relatório desenvolvido pelo Instituto Técnico de Análises de Alimentos (ITAAL) constava que havia cerca de 8,8% de impurezas no produto, incluindo cascas e paus, o que estaria em desconformidade com o regulamento do Selo de Pureza Abic, visto que a Instrução Normativa 16/2010 prevê que o percentual máximo em conjunto de impurezas, sedimentos e matérias estranhas permitido no café torrado em grão e no café torrado e moído deve ser de 1,0%. Em nota enviada ao site 97NEWS nesta segunda-feira (30), a empresa Catolés afirmou que realizou um novo laudo no mesmo laboratório, o qual apresentou outro resultado. Segundo o documento que foi emitido nesta segunda-feira, 30 de outubro, a "conclusão das amostras analisadas atende aos padrões de qualidade microscópicas para café torrado e moído, segundo os parâmetros acima (Portaria SDA n° 570/2022 MAPA)". Esses parâmetros mostram que, em novo ensaio foi analisado o seguinte:

L.Q.: Limite de Quantificação N.A.: Não Aplicável VMP: Valor Máximo Permitido

Em outro ensaio, o Instituto Técnico de Análises de Alimentos mostra ausência de "Matérias estranhas" na amostra do café. Por fim, a conclusão da amostra analisada, segundo o laboratório, "atende aos padrões de qualidade microscópicas para café torrado e moído". O lote analisado foi o de nº 064 fabricado no dia 17/10/2023 com validade até 17 de fevereiro de 2024. A análise (veja aqui) foi assinada pelo químico José Simão Pessoa. Na nota a empresa ainda esclarece que: "Desse modo, a Café Catolés reforça o compromisso e respeito aos milhares de clientes-consumidores mantendo sempre a transparência com seu público e trabalhando constantemente para oferecer um produto de máxima qualidade".



Bombeiros trabalham para debelar incêndio no município de Ituaçu

Foto: Reprodução

Uma grande área de vegetação foi destruída por um incêndio em Ituaçu, cidade da Chapada Diamantina. A dimensão da área chegou a 900 hectares. O fogo começou na última quinta-feira (26) e até segunda-feira (30) os bombeiros faziam o rescaldo da área afetada. Ninguém ficou ferido. Cerca de quinze bombeiros trabalham para controlar o fogo na vegetação que está extremamente seca. A baixa umidade, sol forte e vento constante contribuem para que as chamas se alastrem. Inclusive o fogo chegou a se aproximar de plantações de café. Ainda segundo os bombeiros, duas aeronaves devem chegar nesta terça-feira (31) para ajudar no combate ao fogo.



Brumado: Comissão realiza visita técnica a Casa de Acolhimento a menores e MP faz ressalvas a Prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma Comissão formada pela Vara da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MPE), do Conselho Tutelar e Vereadores, esteve na tarde desta segunda-feira (30) visitando a estrutura da recém construída Casa de Acolhimento para menores no município de Brumado, no Sudoeste baiano. O objetivo da visita técnica foi acompanhar o andamento final da obra e garantir o cumprimento de medidas socioeducativas de internação na defesa do direito fundamental à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento e cumprimento das medidas socioeducativas, aplicadas à adolescentes em decorrência da prática de ato infracional. Em entrevista ao site 97NEWS, a promotora Daniela Almeida ressaltou que se a Casa tiver todas as condições necessárias, as atividades poderão ser iniciadas, no entanto, ela fez algumas ressalvas. "O Ministério Público compreende urgente a inauguração da casa, mas por outro lado faz algumas ressalvas, nós nos preocupamos com a segurança das crianças e adolescentes. Porque é justamente por uma situação de negligência e de insegurança que essas crianças e esses adolescentes precisam de acolhimento. Por tanto, é necessário que a casa e o poder público municipal forneçam todo o equipamento necessário com segurança para um acolhimento", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A promotora pública chamou a atenção ainda para outros itens que não foram inseridos no projeto da Casa. "Compreendemos aqui nesta visita em conjunto com o Conselho Tutelar, com a comissão da Câmara de Vereadores e servidores públicos, que houve um grande avanço, porque em janeiro estávamos discutindo a necessidade desta casa e hoje estamos ao final de outubro com o prédio em fase de conclusão, mas nos preocupamos com alguns detalhes, como, a falta de uma área externa para brincadeiras, lazer, parquinho, ainda não há a instalação de ar condicionado visto que a climatização é importante em Brumado. Outra situação que nos preocupa é o projeto do corpo de bombeiros, objetivando o alvará que é uma casa que visa a segurança das crianças e pretende evitar fugas e outras evasões, mas ao mesmo tempo é preciso uma saída de emergência e seja estruturada com extintores de incêndio e todos os equipamentos de segurança que o corpo de bombeiros venha apontar", afirmou Almeida.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante a visita, os futuros servidores da Casa de Acolhimento questionaram a Comissão sobre o Projeto de Lei (nº 038/2023) o qual em um dos seus artigos “vedava o acolhimento de criança e/ou adolescente em razão da prática de atos infracionais, bem como, em caso de comprovado envolvimento com substâncias psicoativas (SPA)”, artigo este, derrubado por meio de uma Emenda aprovada na Câmara de Vereadores. A promotora Daniela Almeida afirmou que o entendimento do Município não é adequado ao que diz a Lei. “Respeitamos a decisão do prefeito, mas entendemos que não é adequada porque não vai atender a realidade do município de Brumado. Hoje nós vivemos a luz do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] na doutrina da proteção integral e devemos tratar todos com igualdade, não podemos excluir uma criança e um adolescente porque praticou um ato infracional ou porque teve envolvimento com drogas. O poder público ele é obrigado a acolher, principalmente seus munícipes. E esses é a nossa realidade, cada vez mais nós verificamos no dia a dia da nossa atuação, crianças estão cada vez mais cedo sendo cooptados por traficantes e infelizmente caindo na dependência das drogas”, destacou. Por fim, ficou definido que a Comissão se reúna novamente com a Administração Municipal para que as alterações no projeto da Casa de Acolhimento sejam feitas. Não ficou definida a data deste encontro.



Tema Livre Podcast: 'Especial Outubro Rosa' debate a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama,; confira

Foto: Divulgação

O Tema Livre Podcast - Especial Outubro Rosa recebeu esta semana a enfermeira Lucinéia Guimarães e a consultora de bem-estar Fernanda Trindade. A temporada tem como tema central a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama, que é o tumor maligno que mais mata mulheres. Com uma abordagem leve, o bate papo vem mostrando como o autocuidado com o corpo e emoções são extremamente importantes para a prevenção do câncer e muitas outras doenças. As profissionais citaram a importância do prazer, da autonomia sexual, uso de óleos essenciais, terapias e muitas outras ferramentas que podem ser usados no nosso dia a dia para uma vida mais saudável. A apresentadora Luiza Rocha encerra esse Especial com o quarto vídeo que saiu ontem no canal do YouTube Tema Livre Podcast. Vale a pena assistir e tirar suas dúvidas. Aproveite para se inscrever no canal e receber nossos vídeos semanais. Que seja bendito e protegido o seios que simboliza a vida. Assista abaixo:



Revisão gratuita para o Enem será realizada em Brumado; entrada 1kg de alimento

Foto: Divulgação

As revisões gratuitas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas no próximo sábado, dia 04, e também no dia 11 de novembro, em Brumado. A ação é promovida pelo Curso Elite, e as inscrições podem ser feitas pela 'bio' do Instagram do curso (veja aqui). O "Aulão Solidário" acontecerá no auditório da SEMAC, das 08h às 12h nas duas datas citadas. Conforme a instituição, esta é a 9ª edição do evento, e a entrada será 1kg de alimento que serão doados à instituições do município.



30 de outubro Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo Dr. Felipe Leão alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

No próximo dia 30 de outubro celebra-se o Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo, que tem como objetivo principal alertar a população em relação a necessidade do seu diagnóstico precoce e tratamento adequado Dr. Felipe Leão, médico da Clínica Mais Vida, ressalta que o reumatismo não é uma doença em si, mas o nome popular que se dá ao conjunto de diferentes doenças que acometem ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões, ligamentos, além de algumas doenças do sistema imunológico. Entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite e fibromialgia

Os principais sintomas são:

? dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas

? vermelhidão, calor e inchaço nas articulações

? dificuldade para movimentar as articulações ao acordar

? dores ao esticar os braços sobre a cabeça

? dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço Identificar a doença precocemente é fundamental para prevenir o seu impacto na qualidade de vida e perda de movimento. No Brasil, mais de 15 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de Reumatismo. Dr. Felipe alerta que as doenças reumáticas têm tratamento. Se tratada de maneira adequada, o paciente reumático pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando o risco de incapacidade física. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado poderá ser núcleo de polo têxtil de Vitória da Conquista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Vitória da Conquista receberá em dois anos um dos maiores polos têxtil da Bahia, em uma área que vai reunir no mesmo espaço mais de 300 lojas de confecções, 13 grandes indústrias e um outlet com cerca de 700 lojas e 2.800 boxes, além de estacionamento para ônibus e automóveis. A iniciativa foi dada em agosto desde ano pela Prefeita Sheila Lemos. Com foco em criar núcleos na Região, uma comissão está visitando cidades do Sudoeste e do Sertão Produtivo com o objetivo de criar núcleos como foco nas pequenas indústrias que já existem e nos pequenos ateliês de costura. Na última sexta-feira (27) aconteceu uma reunião no Espaço Colaborar a qual esteve presente o professor José Afonso, o idealizador do Polo Têxtil de Vitória da Conquista. Em Brumado, ele discutiu a possibilidade do município fazer parte do polo com um núcleo. "A região sudoeste está sendo contemplada com um grande projeto desse seguimento. E Brumado possui um amplo potencial para instalação de pequenas, médias e grandes indústrias e irá agregar bastante à proposta, que está em fase inicial de implantação em Conquista", disse ao site 97NEWS. Afonso destacou ainda que a criação de geração de emprego para toda a região sudoeste. “A gente quer despertar no empresário de Brumado, tanto aqueles que já têm a sua confecção quanto aqueles que estão pensando em iniciar algum negócio. É realmente uma grande oportunidade de geração de emprego”, afirmou.



Afastamento de bancários por doenças psicológicas salta de 30% para 57%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa realizada no Brasil mostra que 57,1%  dos afastamentos de bancários, em 2022, ocorreu por problemas de saúde mental e comportamental. Em 2012, esse índice representava 30% dos casos. Em entrevista ao site 97NEWS, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana, afirmou que essa vem sendo uma realidade da categoria, inclusive no interior. "Essa é uma situação que a gente vem constatando aqui na região. A gente tem observado que toda vez que passamos por uma agência ta faltando um colega que se afastou para realizar tratamento de saúde, seja na questão psicológica ou emocional", disse. Outro dado importante mostra que em 2012, 48% dos afastamentos eram questões osteomusculares: tendinite, bursite, doenças relacionadas ao fato de digitar muito e rápido. Em 2022, as doenças são síndrome do pânico, depressão e ansiedade, uma série de questões ligadas a forma como o trabalho está organizado e como as metas são cobradas. "Nós somos 1% da população economicamente ativa do país, somos em torno de 400 mil bancários no Brasil. E nosso índice de afastamento era em torno de 30%, e agora subindo para 57%. São conseqüências que a gente vem denunciando por contra do cumprimento de metas, demissões em massa, aumento na demanda de trabalho e outras situações que trazem conseqüências graves para o bancário", afirma. Uma situação muito comum vem sendo registrado entre a categoria que o uso de medicamentos. "Uma pesquisa anterior a essa que a gente participou, revela que quase a totalidade dos bancários está usando ou conhece algum colega que usa medicamentos para tratamento psicológico", diz. Por fim, Viana pediu que "as instituições financeiras cumpram seu papel social e que tenhamos políticas públicas para enfrentar esse grave problema, que atinge toda a sociedade, isso inclui maior investimento na saúde, diminuição da jornada e atendimento adequado para os trabalhadores".

 



Brumado: Promoção 'Vem pra AABB' com 30% de desconto na taxa de adesão

Foto: Divulgação

A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brumado lançou uma super oportunidade para novos associados. É a "Promoção Vem pra AABB", que oferece a oportunidade de você ter 30% de desconto na taxa de adesão. Mas atenção, são apenas 30 cotas disponíveis. A campanha começa no dia 03/11 e termina dia 18 de novembro. Informações somente via Ahatsapp 77 99968-0948. Vem pra AABB. Em novembro daremos início à uma moderna academia.



Dia Mundial da Psoríase - especialista da Clínica Mais Vida fala sobre a doença

Foto: Divulgação

Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. É importante ressaltar que a doença não é contagiosa e o contato com pacientes não precisa ser evitado. É frequente a associação de psoríase e artrite psoriática, doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, diversos tipos de cânceres e distúrbios do humor. A especialista destaca que os sintomas variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir: Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões; Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento; Coceira, queimação e dor; Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes; Inchaço e rigidez nas articulações. Há vários tipos de psoríase, e o dermatologista poderá identificar a doença, classificá-la e indicar a melhor opção terapêutica. Dependendo do tipo de psoríase e do estado do paciente, os ciclos de psoríase duram de algumas semanas a meses. Um estilo de vida saudável pode ajudar na diminuição da progressão ou melhora da psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. É importante estar atento aos sinais. Caso perceber qualquer um dos sintomas, procurar o dermatologista imediatamente. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será o tratamento. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.