ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Celulares voltam a adiantar hora mesmo sem horário de verão

Foto: Luciano Santos l 97News

Vários usuários tiveram os relógios de seus aparelhos celulares adiantado de forma automática para o horário de verão na madrugada deste domingo (3). O problema já havia ocorrido no fim de semana de 19 e 20 de outubro, data padrão da mudança, mas que foi revogada este ano pelo presidente Jair Bolsonaro. A reprogramação já era prevista, porque o horário de verão em 2018 teve início no primeiro fim de semana de novembro. No ano passado, usuários tiveram a mesma reclamação. Na última sexta-feira (1º), o Google havia publicado um anúncio oficial recomendando que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora. O Google sugere manter a desativação até o dia 16 de fevereiro, quando o horário de verão chegaria ao fim, se ainda estivesse em vigor. No último dia 18, as operadoras de telefonia disseram que tinham "desprogramaram a alteração" em suas plataformas, "de acordo com o novo decreto presidencial". Mas, no dia 20, alguns usuários constataram a mudança de horário automática em seus aparelhos. 



Caetité: Mulher morre ao cair de escada e quebrar o pescoço

Foto: Composição l 97News

Uma mulher de 50 anos, morreu após cair de uma escada no interior de uma residência, na travessa Mauá 2, bairro Rancho Alegre, em Caetité, a 100 km de Brumado. O acidente doméstico foi registrado na tarde do último sábado (02). De acordo com o site Sudoeste Bahia, Suzana de Matos Ramos, estava bebendo com amigos quando teria se desiquilibrado, vindo a sofrer a queda. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A suspeita inicial é que ela tenha quebrado o pescoço com o impacto da queda. A perícia foi feita no local e o corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.



Na Bahia, mais de 92 mil candidatos não fizeram as provas no 1º dia de Enem, diz Inep

Foto: Luciano Santos l 97News

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve abstenção de 23,4% na Bahia, no primeiro dia das provas, realizadas no domingo (3). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O percentual de ausências corresponde a 92.695 pessoas que não fizeram as provas. O índice é menor que o balanço final de 2018, quando foi registrada ausência de 23,5% dos candidatos inscritos. Os dados são maiores que a média nacional de ausências no primeiro domingo deste ano, que ficou em 23%. Em todo o estado, 395.437 candidatos se inscreveram para fazer a prova. Deste total, 302.742 compareceram aos locais de provas, sendo um total de 76,6% de candidatos presentes. A Bahia fica em 3º lugar no ranking de presenças no Enem 2019, atrás de São Paulo e Minas Gerais, no primeiro dia de provas. A segunda etapa de provas do Enem será no próximo domingo (10), quando serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza. Os portões nos locais de provas do Enem abrem às 12h, fecham às 13h e as provas começam às 13h30.



Bombeiros e brigadistas seguem no combate ao incêndio na Chapada Diamantina

Foto: Reprodução l Kal Pau Ferro

Um incêndio de grande proporção que atingiu uma área da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na terça-feira (29), segue sendo combatido por bombeiros, brigadistas e militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) neste sábado (02). Já foram mais de 600 hectares atingidos pelo fogo, o que equivale a aproximadamente 600 campos de futebol. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram deslocadas duas aeronaves da Air Tractors (aeronave agrícola que também pode ser adaptada para combate a incêndio), do Programa Bahia Sem Fogo, para realizarem o resfriamento das chamas. De acordo com a Sema, já houve uma redução do fogo nas áreas que foram empregados esforços. Foram disponibilizados cinco veículos terrestres e um helicóptero do Graer para atuar no deslocamento das tropas para áreas de difícil acesso. A Sema informou que, no sábado (2), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, fará um sobrevoo por toda área atingida e depois vai se reunir com as equipes de combate para planejar novas ações de controle dos incêndios. Já na região do Pico do Barbado, município de Abaíra, foram encaminhados oito brigadistas e dois bombeiros para atuação e avaliação e monitoramento de áreas já combatidas. 



Quase 9 entre 10 cidades baianas estão em dificuldades ou em gestão fiscal crítica

Anagé, aparece como o município pior avaliado - Foto: Luciano Santos l 97News

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2019 aponta que praticamente 9 entre 10 cidades baianas têm gestão fiscal em dificuldade ou crítica. Os dados mostram dificuldades de caixa das prefeituras. Revelam também negligência na administração do que entra e do que sai em dinheiro como receita e despesas, aumento da folha com gastos com pessoal, comprometimento de finanças com restos a pagar e pouca ou nenhuma capacidade  de investimeno. Segundo o site Bahia Notícias, entre os municípios com pior gestão, 265 cidades, ou 63,5% das 417 do estado, estão nesta condição. Anagé, aparece como o município pior avaliado. A relação com as 10 piores gestões fiscais vem na sequência a cidade de Rio de Contas na região sudoeste. Os municípios nesta condição estão faixa de pontos de até 0,4. Um pouco melhor, mas na condição de “dificuldades”, estão 108 municípios, 25,9% do total. Ainda segundo o site, os piores da faixa são Itapetinga também no sudoeste do estado e demais cidades. O IFGF 2019 foi divulgado na quinta-feira (31) e toma como base informações das próprias prefeituras referentes ao ano passado. São quatro classificações quanto ao nível da gestão fiscal. A variação é de 0 a 1, ponto máximo da qualificação. Estão na condição de "Gestão de Excelência" aqueles que tiveram resultados acima de 0,8. Com "Boa Gestão" os que obtiveram valores entre 0,6 e 0,8. Os que ficaram entre 0,4 e 0,6 foram classificados como de "Gestão de Dificuldade". Já os que beiraram até 0,4 pontos apresentaram "Gestão Crítica".



Mais 39 municípios da BA encerram biometrização; cobertura chega a 87%

Foto: Luciano Santos l 97News

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) finalizou o trabalho de recadastramento biométrico em mais 39 municípios baianos na última quinta-feira (31). Com o término do serviço nestes locais a cobertura do estado já chega a 87,35% do eleitorado -- o que corresponde a um quantitativo de 9 milhões de eleitores. A Bahia é o segundo estado da federação, em números absolutos, de eleitores revisados, ficando apenas atrás de São Paulo. 



Navio grego é o responsável pelo vazamento de oléo na costa brasileira, diz PF

Foto: Reprodução

O navio mercante grego Bouboulina, da empresa Delta Tankers LTS, é o responsável pelo vazamento de petróleo que contamina a costa do Nordeste, segundo a Polícia Federal. De acordo com investigações, a embarcação atracou na Venezuela em 15 de julho, e o derramamento teria ocorrido a 700 quilômetros da costa brasileira entre os dias 28 e 29 de julho. A informação consta na decisão do juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 14ª Vara Federal em Natal, que determinou busca e apreensão na empresa Lachmann Agência Marítima, agente marítimo da Delta Tankers no Brasil. Outra empresa que foi alvo de busca e apreensão, também localizada no Rio de Janeiro, é a Witt O Brien's. De acordo com documento encaminhado pela Marinha à PF, o Bouboulina ficou detido nos Estados Unidos por quatro dias por "incorreções de procedimentos operacionais no sistema de separação de água e óleo descarga no mar". Até a última semana de outubro, foram registradas ocorrências de manchas de óleo em 97 municípios e 286 localidades, em todos os 9 estados do Nordeste. Foram encontrados mais de 100 animais afetados pelo óleo, com 81 mortes.



TCE faz auditoria sobre segurança de barragens de resíduos

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) iniciou uma auditoria para apurar as ações da administração estadual relacionadas à fiscalização da segurança de barragens licenciadas para o acúmulo de resíduos de indústrias e barragens de acumulação de água. Serão fiscalizados durante a auditoria os aspectos relativos à implementação e manutenção de cadastro das barragens do governo do estado, ao Plano de Segurança da Barragem (PSB) e a implementação do Sistema de Classificação de Barragens. Um dos órgãos que estão sob a auditoria é a Coordenação de Segurança da Barragem do Estado (Coseb), vinculada ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) também é alvo do trabalho desenvolvido pela auditoria. Durante o trabalho também será avaliado o desempenho das metas associadas ao programa do “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, que compõe o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 do governo do estado.



Detran vai usar sistema de reconhecimento facial para emissão da CNH na Bahia

Foto: Divulgação

A implantação do processo de validação da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio do sistema de reconhecimento facial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está em fase final no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O sistema será integrado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). As carteiras antigas continuarão valendo, mas, quando a ferramenta tecnológica estiver disponível, o condutor será submetido à coleta de biometria e foto para obter a CNH, nos casos de renovação, segunda via e mudança de categoria. Para a emissão do documento, a foto precisará ser confirmada pelo reconhecimento facial. Por causa de ajustes técnicos que permitirão a implantação da medida, o Detran-BA poderá ser obrigado, excepcionalmente, a estender o prazo de entrega da habilitação, que é de 10 a 15 dias, em serviços já abertos no órgão. 



Presas por desligar aparelhos e provocar morte de irmão em hospital de Guanambi disseram que vítima estava 'salva e livre'

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma testemunha contou à polícia que as mulheres presas por provocar a morte do irmão, ao desligar aparelhos que o mantinham vivo em hospital, disseram que ele estaria "salvo e livre", enquanto cometiam ação. O caso aconteceu na cidade de Guanambi, a 130 km de Brumado. O caso aconteceu na noite de sexta-feira (25). Zelita Pereira Neves, 32 anos, e Marliete Pereira Neves, 41, que foram presas em flagrante, tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça. A testemunha, que acompanhava outro paciente, relatou ainda que uma das mulheres batia no peito da vítima, Almiro Pereira Neves, de 43 anos, enquanto a outra segurava a cabeça dele. As irmãs alegaram, em depoimento, que agiram após receber uma mensagem de Deus, em uma oração. Ainda em depoimento na delegacia da cidade, Zelita e Marliete disseram que agiram após ordem do pastor da igreja em que congregam. Esse pastor estava do lado de fora do hospital, antes das duas entrarem na unidade de saúde. O pastor estava acompanhado de um outro irmão das suspeitas, que também foi levado para a delegacia de Guanambi. A vítima estava internada em estado grave desde o dia 21 deste mês, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). 



Supercomputador mais potente do país foi instalado na Bahia; equipamento custou R$ 27 milhões

Foto: Reprodução l G1

O computador mais potente do país voltado para pesquisa industrial foi inaugurado na quinta-feira (24), no Senai Cimatec, em Salvador. Intitulado Artificial Intelligence RSB Integrated System (AIRIS), o equipamento custou cerca de R$ 27 milhões. Segundo o site G1, na prática, o supercomputador tem o poder resolver um trilhão de problemas por segundo. Somente cinco pessoas vão ter a senha de acesso ao computador que demorou quase um ano para ficar pronto. Voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, o AIRIS tem cerca de quatro metros de comprimento, e pesa cinco toneladas. Além disso, o supercomputador é monitorado em uma sala por 24 horas, de domingo a domingo. Para manter ele funcionando, o custo anual será de R$ 2 milhões por ano. Segundo o gerente de computação do Cimatec, Adhvan Furtado, esse valor vai ser bancado pelas pesquisas que serão realizadas pelo supercomputador, principalmente na área de petróleo e gás. O tempo útil de uma máquina dessas é de cinco anos. A Bahia possui o maior centro de supercomputadores para inovação industrial, que foi inaugurado em 2015. Um prédio inteiro é usado só para gerar a energia que alimenta as máquinas.



Já são 23 casos de sarampo confirmados na Bahia; sete cidades têm registros

Foto: Luciano Santos l 97News

Os casos de sarampo vem aumentando na Bahia. O último foi registrado na cidade de Ituberá, baixo sul baiano, segundo boletim divulgado na quinta-feira (24) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com isso, o número de ocorrências confirmadas da doença no estado sobe, em uma semana, de 22 para 23. O último boletim havia sido divulgado em 17 de outubro. Segundo a Sesab, os números correspondem ao levantamento feito até a semana epidemiológica. Dos 23 casos de sarampo confirmados, 12 são em Santo Amaro, 5 em Gandu, 2 em Ituberá, 1 em Jacobina, 1 em Palmeiras, 1 em Salvador e 1 em Andorinha. A Sesab ainda destaca que, do total de casos, cinco são importados, o que significa que a contaminação ocorreu em outras localidades fora da Bahia, mas a notificação se deu durante a estadia aqui no estado. Esses casos são: 1 em Porto Seguro, 1 em Salvador , 1 em Souto Soares e 1 em Caetité, a 100 km de Brumado. Até o momento, foram notificados 584 casos suspeitos de sarampo, sendo 310 descartados, 23 confirmados, enquanto 251 permanecem em investigação.



Casa pega fogo ao ser atingida por dois raios em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Reprodução l TV Bahia

Uma casa foi incendiada após ter sido atingida por dois raios, em Luís Eduardo Magalhães. O fato, que não deixou ninguém ferido, aconteceu na tarde de quarta-feira (23), no bairro de Mimoso I. Segundo o Corpo de Bombeiros ao site G1, ninguém estava em casa no momento da queda dos raios, apenas um cachorro, que foi salvo por vizinhos que arrombaram o portão para retirá-lo das chamas. o teto desabou e vários móveis e eletrodomésticos foram destruídos.



Contaminação com alumínio pode ter matado 25 pacientes em clínica de hemodiálise da Bahia

Foto: Divulgação

Ao menos 25 mortes de pacientes que faziam tratamento em uma clínica de hemodiálise de Salvador, estariam relacionadas à contaminação por alumínio. É o que dizem os pacientes que continuam fazendo hemodiálise na clínica. “A gente sabe que os óbitos aconteceram logo após o período da contaminação, mas as famílias na ocasião não tinham conhecimento do erro da clínica”, declarou Cintia Carla da Silva Gomes, 41, uma das pacientes contaminadas. “Estou de luto por meu marido há três meses e é um misto de dor, revolta e medo, principalmente, porque assim como ele, também fui contaminada e posso morrer a qualquer momento por cauda do erro da clínica”, desaba Sandra, esposa de Gilson de Jesus Silva, 46, que faleceu em agosto deste ano. Gilson fazia hemodiálise no mesmo endereço há 18 anos. O limite tolerável é de dez microgramas por litro de sangue, mas nos pacientes examinados pela própria clínica, o número variava entre cem e duzentos microgramas. O processo do caso de Salvador está na 18ª vara de consumo, e por conta dessa ação pelo menos 18 pacientes estão fazendo tratamento para amenizar os sintomas provocados pela contaminação. Entretanto, o que mais preocupa os pacientes é que de maio até outubro, outros 25 pacientes que faziam tratamento na clínica morreram. A relação da contaminação com as 25 mortes registradas na clínica ainda é investigada.



Incêndio é contido após chuvas de terça-feira (22) na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Após as chuvas da madrugada de terça-feira (22), boa parte dos focos de incêndio foram debelados na região da Chapada Diamantina. Pela manhã, bombeiros e brigadistas estiveram no terreno e com o apoio do helicóptero, combateram os últimos focos de incêndio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foi feito um último sobrevoou na região e constatado a extinção de todos os focos de incêndio, restando somente um rescaldo que ocorrerá nesta quarta-feira (23). Ao todo, 28 agentes especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários, trabalharam para ajudar no combate ao incêndio que atingia a região da Chapada Diamantina desde o último sábado (19), em Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. A Polícia investiga se o incêndio foi criminoso.



Com crescimento de 685%, Bahia não está na lista de prioridade do Ministério da Saúde contra a dengue

Foto: Luciano Santos l 97News

O estado da Bahia não está na lista de prioridade do Ministério da Saúde para receber novos estoques do inseticida do tipo fumacê, utilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo o site Bahia Notícias, os casos de dengue no estado cresceram cerca de 685% em comparação com 2018, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Além disso, a pasta ainda informou que está com baixo estoque do produto e que aguarda a regularização da situação por parte do governo federal. Só este ano, 32 municípios baianos já solicitaram o inseticida. O Ministério da Saúde informou que possui atualmente em estoque e apto para uso 26 mil litros de um inseticida. O produto será distribuído aos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Rio de Janeiro, “devido ao aumento de casos de Chikungunya”. Até agora, a Bahia já registrou 7.764 casos prováveis de Chikungunya, em 2018 foram 4.205 casos. Quanto a Zika, também transmitida pelo Aedes aegypti, o total de casos prováveis dobrou entre 2018 e 2019, passando de 1.316 para 2.626 casos. Sem o inseticida, haverá a necessidade de intensificação das ações de rotina por parte dos municípios, visando diminuir a transmissão de casos. Também é preciso realizar visitas casa a casa, resgate de imóveis pendentes, mobilização da população e mutirões de limpeza. 



Motorista é flagrado ao transportar embarcação de luxo de forma irregular em caminhão

Foto: Divulgação l PRF

Um caminhoneiro foi flagrado transportando um barco de luxo de forma irregular na BR-116, trecho do município de Milagres. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista foi abordado pelos policiais na noite de domingo (20). Durante operação de fiscalização, agentes da PRF solicitaram a documentação de autorização (AET) para o transporte e verificaram que o caminhão que transportava o barco tinha medidas menores do que as reais. Diante da situação, o motorista foi autuado e tanto o veículo quanto a embarcação foram retidos. A PRF informou que além da carga estar em desacordo com a autorização especial de trânsito (AET), o motorista não comprovou ter o curso para condutores de veículos de transporte de cargas indivisíveis, que são as cargas que não podem ser divididas em duas ou mais partes e que, para fins de transporte, excede o peso ou dimensões dos veículos convencionais. Não há detalhes sobre o dono da embarcação, nem destino de saída e entrega do barco de luxo.



Homem leva 4 tiros após beijo gay em bar

Foto: Reprodução l Instagram

Um homem, de 33 anos, foi baleado após beijar outro homem em um bar no município de Camaçari. Segundo a polícia, a vítima informou que antes do ataque foi questionada “se não tinha vergonha de fazer isso na frente de pais de família”. Conforme a Polícia Civil, o crime ocorreu na noite do último domingo (20). Até esta terça-feira (22) nenhum acusado foi localizado. Um grupo de homens que estava no bar é suspeito do ataque. A vítima, identificada como Marcelo Macedo, foi baleada quatro vezes. Um dos tiros atingiu um dos braços e outros três, o abdômen. Marcelo foi levado para o Hospital Geral de Camaçari (HGC), onde ainda internado. Familiares informaram que ele passa bem. Câmeras de segurança devem ajudar no esclarecimento do crime.

Marcelo Macedo foi agredido e baleado em um bar na Bahia — Foto: Reprodução l Instagram


Aeronaves são enviadas para combater incêndio em Rio de Contas e Livramento

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Após um incêndio de grandes proporções atingir a mata protegida dos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas na Chapada Diamantina, equipes do Corpo de Bombeiros foram enviados aos municípios para combater os incêndios florestais. Com ações estratégicas, 28 profissionais militares especialistas em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais foram enviados para os focos. Uma equipe atua em Livramento de Nossa Senhora, próximo à cachoeira conhecida como Véu de Noiva, que é de difícil acesso. Outra equipe foi deslocada para Rio de Contas, onde foram identificados grandes focos distantes entre si que. 

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

A região conhecida como Serra da Cravada, entre os municípios de Iraquara, Palmeiras e Lençóis também recebeu uma equipe do projeto. Na segunda-feira (21), foram disponibilizadas duas aeronaves Air Tractor para dar suporte no combate e auxiliar na definição de estratégias de combate terrestre, com maior eficiência. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio e o tamanho da área atingida.



Auditoria vai apurar como 17 municípios baianos fizeram gastos em saúde

Foto: Reprodução

Dezessete municípios baianos passaram por auditoria na área da saúde. Segundo informou nesta segunda-feira (21) o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), a intenção é investigar gastos com a compra de medicamentos distribuídos para a população. Também serão analisados procedimentos como condições de armazenamento, validade, instalações físicas das farmácias e equipamentos indispensáveis à conservação dos remédios. Os municípios a serem analisados são: Andaraí, Casa Nova, Uibaí, Antas, Cachoeira, Candeias, Miguel Calmon, Pojuca, Muritiba, Jaborandi, Caculé, Ibirapitanga, Maracás, Luís Eduardo Magalhães, Planalto, Porto Seguro e Ribeira do Pombal. Segundo o coordenador dos trabalhos, o auditor Dimas Sousa Gomes, nos 17 municípios selecionados para o trabalho, o volume de gastos com medicamentos – com recursos auditáveis pelo TCM – chegou a R$12,1 milhões em 2018. Em todo o estado, os gastos com remédios com recursos municipais somaram R$ 73,2 milhões.