ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

RotSat: Rastreamento veicular com qualidade, eficiência e segurança

Foto: Divulgação

O rastreamento veicular além de indicar onde está o seu carro oferece a assistência 24 horas. Com o aumento da violência, principalmente no que diz respeito a roubo de veículos, empresas e pessoas tem buscado uma maneira de se proteger. O rastreamento veicular tem sido adotado por muitas por aumentar as chances de recuperação dos veículos, diminuindo as perdas financeiras. As empresas que possuem frotas são mais adeptas a esse tipo de produto, porém pequenas empresas e pessoas físicas também podem usufruir desse benefício. Se você nunca havia pensado a respeito, vou apontar alguns dos benefícios do rastreador para que pense a respeito:

- Assistência 24 horas através do 0800 exclusivo

A RotSat presta suporte aos usuários em casos de furtos ou roubo. Os serviços de assistência 24 horas podem ser acessados pelos telefones (77) 99990 3048 / (77) 3453-1734 ou ainda pelo site www.rotsat.com.br.

- Instalação simplificada

Quem contratar o rastreamento veicular da RotSat não precisa se preocupar com a instalação do equipamento. Isso é feito por profissionais treinados em um local indicado pela empresa ou na própria residência do cliente. Após a instalação que leva apenas alguns minutos o carro já está pronto para ser rastreado.

- Auxilia no monitoramento de frotas

O roubo de cargas é uma grande preocupação das empresas, mas com o monitoramento é possível rastrear toda a frota. Se alguma irregularidade for observada é possível tomar uma providência rapidamente e dessa forma evitar o roubo ou recuperar o que foi levado. E ainda, acompanha percurso total do veículo, saber a quilometragem percorrida por período, por rota; as paradas podem ser cronometradas; alertas automáticos; controle de velocidade; bloqueio automático; espelhamento; resumo operacional e identificação de motorista. A RotSat inova cada vez mais, possui aplicativo exclusivo, isso da maior agilidade e segurança ao cliente na hora de monitorar seu veículo. É homologada e certificada pela Anatel. E ainda, hospedado no maior data center mundial, multi-nível, de acesso e gerenciamento inteligente. Quer conhecer algumas opções de rastreamento veicular e qual o preço do serviço? Solicite uma cotação. RotSat, rastreando com inteligência. Ligue agora: (77) 99990 3048 / (77) 3453-1734 ou acesse: www.rotsat.com.br



Queda de torre de tensão deixa 3 mortos e 3 feridos em Simões Filho

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na tarde de domingo (15), três pessoas morreram após serem atingidas por uma torre de tensão, no município de Simões Filho, próximo à Salvador. Segundo informações, outras três foram socorridas em estado grave. As vítimas são funcionários da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Duas pessoas morreram na hora, uma morreu a caminho do hospital e outras duas não tiveram ferimentos. Outras três pessoas foram socorridas por uma por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde, em Salvador e a outra foi levada para o Hospital Geral de Camaçari. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu por volta das 12h10. Não há informações sobre o que causou a queda do equipamento. Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) lamentou o acidente e informou que os funcionários faziam um serviço de recapacitação da linha de transmissão Camaçari-Cotegipe, de 230kV, junto com uma empresa contratada.



Quatro motoristas de aplicativos são torturados e assassinados na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Quatro motoristas de aplicativo foram encontrados mortos, com sinais de tortura, enrolados em sacos plásticos, em um matagal no bairro Jardim Santo Inácio, em Salvador. A chacina ocorreu na sexta-feira (13) e foi descoberta após um quinto motorista conseguir fugir pela mata e pedir ajuda à polícia. Os motoristas dos aplicativos Uber e 99, foram identificados como: Alisson Silva Damascena dos Santos, 27, Daniel Santos da Silva, 30, Genivaldo da Silva Félix, 48, e Sávio da Silva Dias, 23. De acordo com a polícia, um suspeito de ter cometido o crime morreu em confronto com policiais. Segundo uma testemunha, as vítimas foram atraídas ao local por duas travestis, que solicitaram corridas por meio dos aplicativos. Três homens não identificados renderam as vítimas e elas foram torturadas e mortas com golpes de facão. A polícia acredita que os motoristas não foram assassinados simultaneamente. Eles foram mortos em um barraco da comunidade, e os corpos foram arrastados até o terreno, localizado a cerca de 10 metros. Havia rastros de sangue do barraco até o local onde os corpos foram encontrados. O motorista sobrevivente, que não teve a identidade revelada, contou à polícia que conseguiu fugir da emboscada correndo pela área de mata e chegou até o Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde pediu socorro aos policiais que fazem a segurança externa da unidade prisional. Um segundo homem também morreu no confronto, mas ele não teria participação no crime, de acordo com a polícia. Os homens estavam portando dois revólveres de calibres 38 e 32. 



Gestão por blocos de municípios é solução para universalizar saneamento básico na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi votado na quarta-feira (11) no Plenário da Câmara dos Deputados, o Novo Marco do Saneamento Básico. Entre as principais mudanças, o projeto de lei (PL 3.261/2019) prevê a modernização do modelo da prestação de serviços de coleta e tratamento de esgoto, e abastecimento de água, nas cidades brasileiras para aumentar a concorrência no setor. A proposta obrigará municípios brasileiros a realizarem licitação para execução de novos contratos, como é o caso de Brumado que desde o início deste ano, a administração municipal abriu concorrência para a realização do serviço na cidade. Outra mudança prevista no novo marco do saneamento é a gestão por blocos de municípios. Permite que estados possam reunir as cidades pequenas em blocos, para que sejam atendidos por uma mesma empresa a partir de uma única licitação. No Brasil, ainda existem 100 milhões de pessoas sem acesso ao tratamento de esgoto, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) relativos a 2017. Desses, nove milhões estão no estado da Bahia. Apenas 37,6% da população baiana é atendida pela coleta de esgoto. Já 79,7% têm acesso à água. Em um recorte de domicílios, a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, apontou cerca de 4,3 milhões de domicílios baianos (84,5%) com abastecimento de água pela rede geral de distribuição. Em relação ao tratamento de esgoto, foram 2,9 milhões (56,5%) com acesso à rede. A responsável pelos serviços de água e esgoto em 367 dos 417 municípios baianos é a Embasa, empresa estadual. As estatísticas mostram um desnível grande entre o acesso ao sistema de água e esgoto nas cidades e na zona rural. Dos 14,8 milhões de habitantes do estado da Bahia, quase 4 milhões estão no campo. O PL retorna ao Senado para revisão das modificações.



Caculé, Dom Basílio, Lagoa Real, Malhada de Pedras, Maetinga, Rio de Contas e outros municípios não registraram crimes contra a vida em 2019, diz SSP-BA

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Até o final de novembro de 2019, 58 municípios baianos não registraram crimes violentos letais intencionais, quais sejam: homicídios, feminicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Policiais ganharam premiação no mês passado pela redução no número de crimes contra a vida. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O município de Maetinga, a 71 km de Brumado, com 4.769 habitantes não possui registros de crimes contra a vida há mais de seis anos. Lá, o último caso foi em julho de 2013. Em Rio Antônio, a 66 km de Brumado, os crimes estão zerados há mais de cinco anos. Há três anos sem delitos, outras três cidades da região celebram a paz como: Ibiassusê, Rio de Contas e Érico Cardoso. Policiais que atuam nas 58 localidades estão entre os beneficiados com o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pago na primeira quinzena de novembro, após a queda de 6% no índice estadual de crimes contra a vida. Mais de 25,3 mil profissionais de segurança receberam a gratificação de cerca de R$ 40 milhões. Outras cidades da região também estão na lista como: Piatã, Feira da Mata, Mucugê, Urandi, Itiruçu, Brejolândia, Jacaraci, Condeúba, Dom Basílio, Macaúbas, Caraíbas, Caculé.



Polícia descobre fábrica clandestina de bebida alcoólica no Oeste da Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil de Novo Horizonte, no Oeste da Bahia, após investigação, descobriu uma fábrica clandestina de bebidas alcoólica. O proprietário do comércio, foi indiciado por adulterar produto  destinado a consumo. De acordo com policiais, um mandado de busca apreensão foi realizado na fábrica suspeita, que passou por perícia. O material apreendido foi encaminhado por policiais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), os agentes chegaram a conclusão que “o referido imóvel funcionava como uma fábrica de contrafação de bebidas alcoólicas”. Após ação, o suspeito foi denunciado pelo Ministério Público por falsificar produto alimentício destinado a consumo e distribuir produto falsificado, que resulta de 4 a 8 anos de reclusão, o acusado também indiciado pela prática de crime contra as relações de consumo, por “vender, ter em depósito para vender ou expor à venda, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo", por esse crime, o dono pode ficar preso de 2 a 5 anos.



Operação conjunta prende 13 pessoas no sul do estado

Foto: Divulgação l SSP/BA

Na manhã de segunda-feira (09) equipes das forças de segurança federal e estadual deflagraram, a "Operação Arrebatamento" que culminou na prisão de 13 pessoas em Eunápolis, no sul do estado. Duas pessoas foram presas em flagrante, enquanto as outras 11 foram capturadas em cumprimento a mandados de prisão. Em cumprimento a 20 mandados de busca e apreensão, os agentes da Polícia Civil, na Polícia Militar e da Polícia Rodovária Federal apreenderam ainda cinco armas de fogo, R$ 9 mil e quase um quilo de cocaína nos locais apontados pela investigação, incluindo o Conjunto Penal de Eunápolis.  A operação foi fruto de documentos apreendidos com traficantes de drogas em ações anteriores.

 

 



Idoso é preso acusado de abusar criança de 11 anos em Lagoa Real

Foto: Reprodução

A Policia Militar prendeu no último domingo (8), um idoso de 66 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos, no município de Lagoa Real. Segundo informou a Polícia Militar, uma guarnição que realizava patrulhamento ostensivo no município, e recebeu uma denúncia anônima informando que uma menina de 11 anos estaria sofrendo abuso sexual por parte de um vizinho. A PM passou o caso para o Conselho Tutelar e os oficiais deslocaram em apoio até a residência da criança. No local, a mãe e a garota foram localizadas. A menina teria informado que também havia sido abusado no sábado (07). A polícia encaminhou a vítima para o Hospital Municipal da cidade, onde foi realizado exames. Todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia territorial de Caetité.



Eunápolis: Homem é preso suspeito de manter esposa de 18 anos em cárcere privado

Foto: Reprodução l EBC

Um homem de 34 anos identificado como Leones Pereira de Jesus e suspeito de manter a esposa de 18 anos em cárcere privado foi preso nesta sexta-feira (6). O caso aconteceu na cidade de Eunápolis, na região sul do estado. O delegado Moisés Damasceno, que acompanhou o caso, afirmou ao G1 que policiais militares localizaram Leones após a mãe da vítima denunciar o caso. Conforme apurado pelo G1, a vítima relatou, em depoimento à polícia, que sofria agressões desde fevereiro deste ano, quando os dois começaram a namorar. A mulher disse que aceitou casar com o suspeito em outubro, porque ela acreditava que ele ia parar com as agressões. De acordo com o delegado, a vítima afirmou que Leones Jesus não a deixava sair de casa sem pedir permissão e nas ocasiões em que o casal saía ela era obrigada a andar com a cabeça baixa. Ela também contou que o marido a ameaçou de morte. O delegado Moisés informou que Leone Jesus negou as acusações, mas foi levado para a Delegacia Territorial de Eunápolis, onde o caso é investigado.



Jequié: Governador Rui Costa passa mal durante visita à cidade

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O governador Rui Costa teve um mal-estar na manhã desta sexta-feira (6), em visita ao município de Jequié. Segundo a assessoria do governo, Rui foi atendido por uma equipe do Samu logo após o ocorrido. Conforme relatos, o governador chegou a ficar pálido e precisou ser amparado pela equipe. Ele estava no palanque de autoridades quando se sentiu mal. Depois de ser atendido, o governador retomou a agenda de trabalhos. "Foi devido ao calor na cidade sol que hoje está em 38 graus. Medicado, Rui voltou para cumprir a agenda programada pela prefeitura de Jequié", diz a nota.



Caixa libera saque do FGTS para 9,1 milhões nesta sexta

Foto: Luciano Santos l 97News

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (6) a nona e penúltima etapa de pagamentos do saque imediato do FGTS. A retirada de até R$ 500 de cada conta ativa ou inativa do fundo será autorizada a 9,1 milhões de trabalhadores nascidos em setembro ou outubro. Nesta nova etapa do calendário de pagamentos, a Caixa estima que até R$ 3,3 bilhões em recursos do FGTS poderão ser destinados aos beneficiários. Os trabalhadores podem optar pelo saque nas agências, terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes do banco, este último destinado só para quem tem o cartão cidadão e a senha. Quem não possui o cartão cidadão, mas tem a senha, pode realizar a retirada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou nas casas lotéricas com a apresentação do documento de identidade.



Economia Baiana registra alta de 0,8% no terceiro trimestre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Produto Interno Bruto (PIB) baiano apresentou crescimento de 0,8%, na comparação do terceiro trimestre de 2019 com igual período de 2018. O resultado foi decorrente do crescimento de 0,9% no Valor Adicionado das atividades econômicas e da retração de 0,3% nos impostos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (05), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), cuja estimativa para o encerramento do ano 2019 é de 0,9%. O crescimento do terceiro trimestre de 2019 foi decorrente das seguintes variações dos setores produtivos da economia baiana: agropecuária (0,8%), indústria (-1,9%) e os serviços (1,9%). O comportamento do setor foi determinado, em grande medida, pelo desempenho positivo do comércio (1,7%) e da administração pública (2,2%). Outro destaque positivo foi à expansão de 3,3% das atividades de transportes. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2019 totalizou R$ 73,7 bilhões, sendo R$ 65,9 bilhões referentes ao Valor Adicionado a preços básicos – o que representa 89% do PIB - e R$ 7,8 bilhões aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios. No que diz respeito aos grandes setores, a Agropecuária apresentou valor adicionado de R$ 6,8 bilhões, a Indústria R$ 14,5 bilhões e os Serviços R$ 44,7 bilhões. Levando-se em conta a série com ajuste sazonal (3º trimestre de 2019 ante o 2º trimestre de 2019), a taxa foi de -0,6%. Com relação à indústria baiana, o destaque positivo ficou com a construção civil, que cresceu 2,7% e com a atividade de eletricidade e água, com alta de 3,7% devido ao aumento da geração de energia em 38,0%. Esse ganho na geração deve-se a contínua expansão da energia por fonte eólica e da energia fotovoltaica – que atualmente já responde por 5,0% da geração de energia elétrica na Bahia.



'Gato de energia': Operação prende 35 pessoas e recupera 260 milhões de kilowatts este

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Coelba realizou durante todo o ano de 2019, a "Operação Varredura", em combate ao furto de energia e, cerca de 260 milhões de kilowatts de energia deixaram de ser desviada da rede de energia elétrica baiana. No total foram 190 mil inspeções em estabelecimentos e residências. Dessas, 64 mil ligações foram desativadas por terem origem clandestina. De acordo com a Companhia, os pontos de gato, como são intituladas as ligações clandestinas, eram suficientes para abastecer, durante um ano, duas cidades de grande porte, um número de aproximadamente 2,2 milhões de residências. A operação prendeu 35 pessoas em flagrante, penalizadas pelo crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.



Mais de 70 famílias ficam desalojadas após forte chuva em Itambé

Foto: Reprodução l TV Bahia

Setenta e duas famílias estão desalojados após uma forte chuva, que caiu na última terça-feira (3), na cidade de Itambé, a 190 km de Brumado. A prefeitura decretou estado de calamidade pública. Na terça, choveu 143 milímetros em três horas, o esperado para o mês inteiro. Os moradores desalojados foram encaminhados para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde receberam doações, quartos para dormir e assistência psicológica. A prefeitura informou ainda que entre os moradores afetados estão 23 idosos e 158 crianças e adolescentes. As casas que ficam na região do rio Verruga, ficaram alagadas. Segundo a prefeitura, o bueiro não conseguiu drenar a água da chuva, que acabou represada. “Houve um alagamento de grandes proporções e na água não teve como drenar. Então, no momento da questão do dreno, ela retornou das camadas mais baixas e alagou quase todas as casas, chegando a três metros”, disse a administração municipal.

 



Bahia registrou novos casos de Aids em 2018; Sesab realiza ações de conscientização

Foto: Divulgação

Salvador foi a cidade baiana com o maior número de casos de Aids diagnosticados em 2018, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O mês de dezembro é referência na conscientização e combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A condição crônica é causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo de lutar contra outras infecções. Durante todo o ano de 2018 o estado da Bahia registrou 736 novos casos de Aids. Durante este mês, a Sesab vai realizar ações que buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

 



Profissionais da Sesoc participam de Seminário de Acolhimento Familiar do MP

Foto: Divulgação

Profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), a Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SERAFA), Marta Cristina Porto da Silva e da Proteção Social Especial, Andréia Meira Gonçalves, participaram do I Seminário de Acolhimento Familiar do Ministério Público do Estado da Bahia, realizado no dia 25 de Novembro na sede Ministério Público, em Salvador. As participantes salientaram sobre a importância do evento no tocante ao tema Acolhimento Familiar, serviço de proteção especial de alta complexidade, de caráter excepcional e provisório, para crianças e adolescentes em razão de violação de seus direitos como; violência física, psicológica  ou sexual, dependência química dos genitores, negligência, ou abandono, os quais são afastados de suas famílias de origem, por decisão judicial, em virtude da família se encontrar impossibilitada temporariamente de exercer sua função de cuidado e proteção.



Conquista: Dupla é presa transportando mais de 50 Kg de maconha em ônibus de turismo

Foto: Divulgação l PRF

Dois homens foram presos transportando 52 quilos de maconha em um ônibus de turismo, quando o veículo passava na BR-116, em Vitória da Conquista na última terça-feira (3). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes realizavam fiscalização no Km-836, quando abordaram o ônibus. A droga foi encontrada prensada, embaladas em 61 pacotes e distribuídas em duas malas. Os donos da droga foram localizados depois que os policias fizeram a checagem do numeral dos tíquetes de bagagens. Eles estavam sentados um ao lado do outro. Ainda segundo a PRF, um dos homens, natural da cidade sergipana de Frei Paulo, disse que recebeu R$ 200 reais para transportar a maconha da região do Brás, em São Paulo, até Cícero Dantas, a 300 km de Salvador. A dupla foi levada para a delegacia da cidade, enquanto a droga foi encaminhada para pericia.



Desembargadores elegem Lourival Trindade como novo presidente do TJ-BA

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) já possui novo presidente eleito. O desembargador Lourival Almeida Trindade saiu vitorioso do pleito realizado na manhã desta quarta-feira, 4, ao obter 28 votos. A disputa pelo comando do tribunal baiano foi decidida no segundo turno entre Trindade e a desembargadora Cyntia Resende. A eleição foi adiada no fim de dezembro por causa da deflagração da operação Faroeste, que afastou, inclusive, dois desembargadores que eram candidatos: José Olegário Monção Caldas e Maria da Graça Osório Pimentel Leal. A nova Mesa Diretora do TJ será responsável pelo comando do Judiciário baiano no biênio 2020/2022. 



Jequié: Polícia Civil descobre abatedouro de clandestino de cavalos; carne era vendida na região como bovina

Foto: Divulgação l ADAB

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e ADAB descobriram um abatedouro clandestino de cavalos, em um sítio do distrito Fazenda Velha, zona rural de Jequié. Segundo a Polícia, as investigações começaram após o furto de animais da raça Manga Larga Machador, de um criador da região. De acordo com a Polícia, informações levaram os investigadores ao sítio onde foram encontrados restos mortais e uma grande quantidade de carne de equinos cortada e acondicionada em um freezer velho. Ainda de acordo com a Polícia, o abate e venda da carne de cavalos acontecia há mais de dois anos. A polícia também relatou que a grande dificuldade para descobrir a origem da carne foi que o material era transformado em 'charque', dificultando a identificação do produto. A carne de cavalo pode transmitir doenças ao ser humano. Todo o material apreendido foi incinerado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).



'Operação Assepticus': PF cumpre mandados contra acusados de fraude em bancos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Oito mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quarta-feira (4) em Salvador, Feira de Santana, Santa Bárbara e Catu. Deflagrada pela Operação Assepticus, a ação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra instituições bancárias. De acordo com o Acorda Cidade, as investigações apontam desvios de mais de R$ 10 milhões a partir da participação de servidores públicos e despachantes. Outros mandados são cumpridos em Fortaleza, no Ceará. Os mandados são expedidos pela 1ª Vara Federal de Feira de Santana. Os acusados vão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.