ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Homem forja sequestro e tenta extorquir dinheiro da família para pagar dívida

Foto: Reprodução

Um homem, que mora na cidade de Barra do Choça, forjou o próprio sequestro e tentou extorquir dinheiro da família para pagar dívida de jogo do bicho, que tinha com um amigo. Conforme a polícia, o falso sequestrador foi preso na terça-feira (18) e ele está foragido. A polícia de Barra do Choça investigava o sequestro do homem, que não teve a identidade revelada. Ao analisar os pedidos do sequestrador, cerca de R$ 110 mil, o órgão chegou ao amigo da suposta vítima, que fazia jogo de bicho. De acordo com a polícia, o homem confessou que ajudou o amigo a simular o próprio sequestro para extorquir o dinheiro da família. O homem usaria o dinheiro para pagar a dívida que tem com esse amigo, que serviu de falso sequestrador. A polícia informou que segundo o amigo do homem, ele pagaria a dívida e ficaria com o resto do dinheiro. Os dois serão indiciados por extorsão qualificada. As informações são do G1 Bahia.



Eleições 2020: Pré-candidatos podem cometer crime ao convocar eventos com aglomeração de pessoas

Caminhada realizada em Ituaçu - Foto: Reprodução l Rede Social

Contrariando as orientações de especialistas da área de saúde, que indicam que o distanciamento social é a melhor maneira de combater a proliferação do novo coronavírus, pré-candidatos de diversas regiões do estado têm convocado ou participado de eventos de pré-campanha eleitoral, provocando aglomerações de pessoas. Do ponto de vista da lei eleitoral, esses atos são permitidos pela legislação federal, desde que não haja pedido expresso de voto. Desde 2015, a pré-campanha foi instituída em virtude do encurtamento do período eleitoral, possibilitando então que pré-candidatos pudessem chegar mais próximos dos futuros eleitores, exaltando suas qualidades pessoais, seus currículos. Carreatas, caminhadas e outros eventos assemelhados vêm sendo interpretados pela Justiça Eleitoral como atos legítimos, desde que não haja pedido explícito. Em entrevista ao site Bahia Notícias, o advogado Neomar Filho, especialista nas áreas administrativa e eleitoral, disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal, de municipalizar as decisões de combate à Covid-19, o obriga a analisar cada situação de forma individual. “Deve ser interpretado caso a caso, porque cada município, segundo o STF, pôde regulamentar essa situação do coronavírus e as condutas visando evitar sua propagação. Então caminhadas, passeatas, atos que necessariamente envolvem aglomeração, devem ser analisadas em cada caso, sob a égide da legislação municipal e dos decretos que regulamentam a matéria”, avaliou. Nas situações em que há uma clara proibição municipal de eventos que gerem aglomeração de pessoas, o advogado entende que cabe a aplicação do artigo 268 do Código Penal, tipificado como “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. A infração descrita no ordenamento jurídico pode gerar detenção de um mês a um ano, além de multa. “Se o decreto municipal proíbe eventos, seja lá qual for a sua natureza, e estabelece um teto de, por exemplo, 40 pessoas, aquele que descumpre está infringindo a legislação local, sujeito a sanções no âmbito do município e também pode vir a ser enquadrado como alguém que viola o artigo 268 do Código Penal”, esclareceu o especialista ao site.



Nota Premiada Bahia vai sortear R$ 1 milhão em agosto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Será divulgado no dia 24 de agosto o resultado do sorteio do programa Nota Premiada Bahia. Ao todo, serão distribuídos R$ 1 milhão em prêmios: 90 de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil, num total de 91 pessoas contempladas. Para este sorteio, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), serão considerados os bilhetes gerados a partir das notas emitidas em julho de 2020 que contenham o CPF do participante. Para participar da campanha, basta preencher o formulário disponível no site da Nota Premiada e, após essa etapa, informar o CPF cadastrado a cada compra realizada em estabelecimento emissor da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). A Nota Premiada possui atualmente mais de 563 mil participantes inscritos. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 677 pessoas, das quais 433 moram na capital e 244 no interior.



Santa Cruz Cabrália: Incêndio destrói rádio comunitária; funcionários apontam crime

Foto: Reprodução l Radar 64

A sede de uma rádio comunitária no distrito de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália, foi destruída por um incêndio no início na manhã de segunda-feira (17). De acordo com funcionários da emissora, o fogo foi ateado de forma criminosa. O locutor Henrique Anderson informou que o prédio foi arrombado de madrugada. Em seguida, os criminosos atearam fogo em vários equipamentos. Todo o estúdio e a recepção ficaram destruídos. "Hoje de manhã, quando cheguei para abrir a programação, me deparei com a porta arrombada, os equipamentos queimados e um forte cheiro de gasolina", disse o comunicador. A Polícia Civil aguarda o resultado da perícia para iniciar as investigações. As informações são do site Bahia Notícias.



Santo Estêvão: Servidor é flagrado com drogas em carro da Secretaria de Educação

Foto: Reprodução l Acorda Cidade

Um servidor lotado na Secretaria de Educação da cidade de Santo Estêvão, foi flagrado pela Polícia Militar transportando drogas em um carro oficial da pasta. De acordo com o site Bahia Notícias, o homem transportava dez tabletes de maconha. Por meio de nota, a prefeitura do município informou que o funcionário era contratado por meio de Reda, mas foi exonerado após o ocorrido, na sexta-feira (14). “Por volta das 11h50 o então servidor solicitou o carro da Seduc, argumentando que iria levá-lo a um autoposto e, que assim que terminasse o serviço, ele devolveria o veículo à garagem da prefeitura, o que não ocorreu. Importante destacar que em seguida, alguns servidores da Seduc foram informados por terceiros que o servidor havia feito uma viagem de interesse particular. Desta forma, confirmando-se o ato de delito, o servidor incorre em crime e deve ser aplicada com rigor as medidas administrativas cabíveis”, explica a prefeitura. O servidor foi apresentado pela PM na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana (DTE). O veículo e a droga também foram apresentados em Feira.



Governo da Bahia abre licitação para distribuição de gás natural da 1ª etapa do duto sudoeste

Foto: Divulgação

O governo do estado abriu licitação para a contratação de uma empresa para executar os serviços de construção e montagem de redes de distribuição de gás natural para a conclusão da primeira etapa do duto sudoeste. A informação consta na edição do último sábado (15) do diário oficial. A primeira etapa da instalação compreende o trecho entre Itagibá e Jequié. Com estimativa de tempo de execução total de quatro anos (projeto e obra), o empreendimento está estimado no valor total de cerca de R$ 435 milhões, contabilizando as três etapas.



Dias D'ávila: Bebê é encontrado abandonado em via pública

Imagem Ilustrativa

Na última sexta-feira (14), policiais militares encontraram um recém-nascido em uma vida pública em Dias D’Ávila, próximo a Salvador. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe fazia ronda no centro da cidade quando um homem abordou os policiais com a informação de que havia um recém-nascido abandonado em uma via da cidade. No local, a equipe encontrou um bebê do sexo masculino, que foi encaminhado para a maternidade da cidade, onde recebeu atendimento. A criança chegou à unidade com aproximadamente 4, 5 dias de nascida. O Conselho Tutelar foi acionado. A criança permanece internada sob cuidados médicos pois apresenta algumas questões de saúde que impedem a alta dela. Não há informações sobre os pais da criança. A Polícia Civil vai investigar o caso. 



Eunápolis: Motorista desaparece após sair de casa para não contaminar família com Covid-19

Foto: Reprodução l Radar 64

Um motorista de 51 anos desapareceu na cidade de Eunápolis, no último dia 3 de agosto. Infectado pelo novo coronavírus, Gilson Silva de Araújo preferiu se isolar para não contaminar a família. Desde então, ele não foi mais visto. De acordo com informações de familiares, Gilson saiu de casa, no bairro Urbis III, dizendo que iria para algum lugar até se recuperar da doença, pois estava colocando em risco as vidas da esposa e dos filhos. O motorista, que não informou seu destino, levou apenas seus documentos. Gilson chegou a ficar internado em dois hospitais do município após receber diagnóstico positivo para a Covid-19. Recentemente, a irmã dele morreu em decorrência da doença. A família acredita que a situação deixou o motorista muito abalado emocionalmente. Os familiares já procuraram o motorista nos locais que ele costumava frequentar, em cidades vizinhas, mas não obtiveram informações sobre o paradeiro dele. Conforme a informação, ele nunca havia desaparecido. Gilson, que é servidor público, atua como motorista de ambulância. O boletim de ocorrência sobre seu desaparecimento foi registrado na Delegacia de Eunápolis. 



Bahia registra 4.038 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.038 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,0%) e 3.492 curados (+1,9%). Dos 210.993 casos confirmados desde o início da pandemia, 190.825 já são considerados curados, 15.897 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 401.255 casos descartados e 83.308 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas de sexta-feira (14). Na Bahia, 17.813 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 



Liderado pela Bahia, Nordeste bate recorde na geração de energia eólica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia, que já lidera a geração de energia eólica no Brasil, foi protagonista ao ajudar a região Nordeste a bater recorde de produção no país na primeira semana de agosto. Durante os dias 02 (3,3 Gigawatts), 05 (3,3 GW), 06 (4,4 GW) e 07 (3,4 GW) deste mês, o estado foi o que mais produziu energia proveniente das usinas eólicas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia produzida na região seria suficiente para atender 94% da demanda do Nordeste durante 30 dias. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), no acumulado do primeiro semestre, a energia eólica foi responsável por 48,2% da matriz de geração da Bahia. Segundo a SDE, os 123 parques, em construção e com construção prestes a se iniciar, têm capacidade instalada de 3,5 GW. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos. Com as novas usinas, a Bahia pode alcançar 7,7 GW de potência instalada em eólica. Atualmente, o estado tem 4,2 GW de capacidade instalada, com 172 parques em operação, em 20 municípios. Desde 2012, o montante investido nos parques em atividade ultrapassa os R$ 16,5 bilhões e foram gerados mais de 45,9 mil empregos diretos na fase de construção desses parques.



Bahia registra 3.935 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.935 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,9%) e 2.889 curados (+1,6%). Dos 206.955 casos confirmados desde o início da pandemia, 187.333 já são considerados curados e 15.420 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 395.261 casos descartados e 82.842 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas de quinta-feira (13). Na Bahia, 17.611 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 



Comércio varejista na Bahia tem queda de 12,6% em junho ante mesmo mês em 2019

Foto: Arquivo l 97NEWS

As vendas no comércio de varejo da Bahia tiveram queda de 12,6% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado. Já em comparação a maio passado, o mesmo comércio cresceu 7% em junho. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) e fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE – realizada em âmbito nacional. Os mesmo números são analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento. Em relação ao semestre passado, a taxa do volume de negócios no varejo baiano teve baixa de 11,3%. Segundo o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, “o crescimento das vendas do varejo do mês de junho, em relação a maio, reflete um impacto menor do quadro de isolamento social diante da pandemia do coronavírus no comércio. Vale ressaltar que no resultado de maio, em comparação a abril, também foi registrado crescimento, que foi de 10,3%”, apontou. Ainda segundo a Seplan, dados do comércio varejista baiano em junho de 2020 comparados aos de junho de 2019 revelam que três segmentos registraram comportamento positivo: móveis e eletrodomésticos (23,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%). O comércio varejista ampliado – que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de Material de construção – teve alta de 11,9% em relação a maio, na série com ajuste sazonal. No setor de material de construção, as vendas em junho cresceram 41,6%, na comparação com o mesmo mês de 2019.



Pesquisa do IBGE aponta que vendas do varejo baiano aumentaram 7% em junho

Foto: Arquivo l 97NEWS

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta um crescimento de 7% das vendas de varejo na Bahia em junho, comparado com o mês anterior. Este foi o segundo avanço consecutivo em 2020. De abril para maio, o crescimento foi de 10,3% no estado, depois de dois meses de queda histórica no indicador, diz a pesquisa. No entanto, apesar do avanço, o resultado ainda não compensa as perdas acumuladas desde março no setor. Nos quatro meses desde o início do isolamento social, as vendas no varejo baiano tiveram queda de 13,6%. De maio para junho, o comércio baiano teve crescimento abaixo do registrado no Brasil como um todo, que teve alta nas vendas de 8%. No acumulado nos 12 meses encerrados em junho, comparando com os 12 meses anteriores, o desempenho das vendas do comércio na Bahia também segue negativo (-3,6%) e abaixo do verificado no Brasil como um todo (0,1%).



PF cumpre mandados na Bahia em operação contra tráfico internacional de drogas

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (12) mandados de busca e apreensão em Salvador, Conceição do Coité e Lauro de Freitas, na segunda fase da Operação Olossá, que investiga uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Além da Bahia, a ação ocorre também nos estados de Sergipe, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina. Ao todo, são 22 mandados, 12 de prisão - destes, três estão sendo cumpridos no exterior, com o auxílio da Interpol; dois na Espanha e um na Tailândia - e 10 de busca e apreensão. As investigações apontam que a droga era transportada por avião, especialmente para países da Europa e da Ásia. Os traficantes usavam mulas, que levavam os entorpecentes escondidos em suas bagagens. A Polícia Federal estima que cada transporte realizado poderia gerar lucro de quase R$ 500 mil para a organização criminosa. A apuração começou em maio de 2019, a partir do aprofundamento de informações recebidas pelo serviço de Disque Denúncia da Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). À época, a Polícia Federal levantou que o proprietário de uma barraca de praia em Lauro de Freitas usava o estabelecimento para aliciar as “mulas”, sendo ele o principal integrante da organização criminosa nessa função. Ele também providenciava as passagens, documentos e dinheiro para o custeio da viagem. Cada pessoa que realizava a viagem recebia em torno de R$ 20.000,00 no caso de êxito no transporte da droga.



Bahia registra 4.670 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.670 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,4%), 56 óbitos (+1,4%) e 3.540 curados (+2,0%). Dos 198.767 casos confirmados desde o início da pandemia, 180.488 já são considerados curados, 14.212 encontram-se ativos e 4.067 tiveram óbito confirmado para coronavírus. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 384.491 casos descartados e 80.621 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (11). Na Bahia, 17.084 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 



Auxílio Emergencial: TCE e CGU identificam indícios de pagamentos irregulares para 7.152 servidores do Estado da Bahia

Foto: Divulgação

Em um trabalho conjunto de cruzamento de dados, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e pela Controladoria Geral da União (CGU), foram identificados 7.152 servidores (ativos e inativos) e pensionistas da administração estadual incluídos irregularmente como beneficiários do auxílio emergencial disponibilizado pela União. Foi apurado o montante de recursos envolvidos nos pagamentos indevidos a esses servidores, no total de R$ 4.676.400,00, correspondente apenas a uma cota do auxílio mensal, podendo-se chegar a R$ 14.029.200,00, se houver o pagamento das duas cotas restantes. No levantamento auditorial, foram utilizadas as bases de dados do pagamento do Auxílio Emergencial (Lei 13.982, de 02/04/2020) e das folhas de pagamento do mês de maio de 2020 dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo do Estado da Bahia. Também foram aplicados os mesmos procedimentos na folha de pagamentos do próprio Tribunal de Contas do Estado da Bahia, mas não foi identificado nenhum pagamento do auxílio emergencial para esses servidores. Para uma segunda fase dos trabalhos, o TCE/BA e a CGU aguardam que os Poderes Judiciário e Legislativo, assim como o Ministério Público e a Defensoria Pública, também forneçam as suas folhas de pagamento para o cruzamento, o que deverá ocorrer nos próximos dias.



Servidores públicos não podem ser nomeados nem exonerados a partir do dia 15 de agosto

Foto: Reprodução l Marcos A.

A partir de 15 de agosto, entra em vigor as regras eleitorais, segundo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e candidatos em cargos públicos, como exemplo prefeitos que concorrem à reeleição, não podem exonerar ou nomear funcionários e nem participar de inaugurações. Segundo as regras, a partir do dia 15, fica vedado nomear, contratar ou, de qualquer forma, admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens, ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex-offício, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito. Porém, estão ressalvados os casos de nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de  funções de confiança; nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República; nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 15 de agosto deste ano; nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder  Executivo; transferência ou remoção ex-offício de militares, de policiais civis e de agentes penitenciários.



Detran da Bahia registra quase 700 mil solicitações de CRLV digital

Foto: Divulgação

Na 18ª Ciretran e no SAC, em Brumado, os usuários dispõem, no momento, de serviços somente por hora marcada no SAC Digital. A procura pelo documento do veículo (CRLV), que era o procedimento mais solicitado, antes da pandemia da Covid-19, perdeu a posição para a carteira de habilitação, depois que o CRLV impresso foi extinto em abril e ganhou a versão eletrônica. O documento do carro deixou de ser entregue pelos Correios, e o proprietário não precisa mais ir ao Detran nem ao SAC para obter o registro do veículo. O CRLV eletrônico está disponível gratuitamente no portal (veja aqui) e no aplicativo SAC Digital, para quem quitou o licenciamento. De forma rápida e simples, a pessoa baixa o CRLV-e obrigatório e pode imprimir uma cópia. Já foram registradas quase 700 mil solicitações. 



Bahia tem mais de quatro mil mortos por coronavírus e quase 200 mil infectados

Foto: Divulgação

A Bahia registrou 4.011 mortos por coronavírus, com 194.097 casos confirmados desde o início da pandemia, 176.948 considerados curados e 13.138 ativos. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na segunda-feira (10) foram registrados 58 óbitos. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos. Na Bahia, 16.830 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



Pandemia: Pré-candidato a prefeito de Ituaçu participa de evento com aglomeração

Foto: Reprodução l Rede Social

O pré-candidato a prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), visitou a feira livre do distrito de Tranqueiras e participou de um evento de rua, com música e aglomeração de pessoas, no último domingo (9), Dia dos Pais. Em alguns momentos, o político até abraçou possíveis eleitores em meio à multidão, o que não é indicado por autoridades sanitárias durante a pandemia da Covid-19. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver Phellipe, por um certo momento, dançando com a máscara no pescoço, o que também não é recomendado pelas autoridades de saúde. Segundo especialistas, quando o equipamento de proteção não está cobrindo nariz e boca, aumenta o risco de contaminação da própria pessoa e de outras pessoas ao redor. Com cerca de 19 mil habitantes, Ituaçu possui nove casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, sendo que oito pessoas já se encontram recuperadas e um morador do município morreu. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Entretanto, a ausência de casos ativos registrados na cidade não garante a impossibilidade de transmissão, visto que a Covid-19 pode não manifestar sintomas. Nas suas contas no Facebook e no Instagram, o pré-candidato publicou fotos do evento, em que ele aparece rodeado de diversos moradores do município, muitos deles com máscaras contendo o número “55”, que faz referência ao PSD, partido de Phellipe. Segundo o novo calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda com foco nas eleições deste ano só será permitida a partir do dia 27 de setembro, sendo a campanha antecipada passível de punição.