ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Covid-19: Três cidades baianos não usavam nem telefone para atender usuários, aponta IBGE

Foto: Divulgação

Três municípios baianos informaram não ter nenhuma forma de atendimento ao público à distância até o ano passado, o que significa nem usar o telefone. Foram os casos de Inhambupe, no Agreste baiano; Jussiape, na Chapada Diamantina, e Muquém do São Francisco, no Oeste. Os dados são do IBGE e fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2019. Em relação ao pesquisado em 2014, última amostragem, o número de municípios com alguma forma de atendimento à distância cresceu. Saiu de 407 para 414. Segundo o IBGE, a forma mais comum de atendimento remoto ainda era o telefone, usado em 367 cidades das 417 em 2019. Depois, o meio mais usado era a Internet, presente em 354 municípios. Em terceiro vinha o correio convencional, praticado por 167 cidades. As informações são do site Bahia Notícias.



Correntina: Caminhão desgovernado invade agência dos Correios e deixa motorista ferido

Foto: Divulgação

Um caminhão carregado de calcário perdeu o controle do freio do veículo, invadiu uma agência dos Correios e deixou o motorista ferido na cidade de Correntina, no oeste da Bahia. O acidente aconteceu na terça-feira (1º). O acidente aconteceu por volta das 12h, na Avenida Tancredo Neves. Segundo a PM, com a perda da direção do caminhão, o motorista, que não foi identificado, pulou do veículo, que acabou passando por cima de uma das pernas dele. A vítima foi socorrida por moradores da região para o hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dela. Em nota, o Correios confirmou o ocorrido e disse que houve danos na parte frontal da frente do imóvel. Segundo a empresa, nenhum cliente ou empregado ficou ferido.



Bahia: MP move ação contra Banco Itaú por propaganda enganosa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Banco Itaú é alvo de uma ação civil pública do Ministério Público da Bahia (MP-BA) por prática de oferta enganosa, cobrar por serviços não solicitados, desrespeitar o direito à informação dos consumidores e cobrar taxas abusivas. A ação é assinada pela promotora de Justiça Joseane Suzart. Segundo a ação, o banco cancelou cheque especial e alterou “substancialmente” os limites das contas sem nenhum aviso prévio, debitou serviços não solicitados e desconhecidos dos consumidores, e incluiu, “ilicitamente”, dados de clientes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/Serara). A promotora apontou também que o Itaú feriu princípios da transparência e informação e violou a Lei Geral de Proteção de Dados. Na ação, a promotora solicitou à Justiça, entre outras medidas, que proíba o Itaú de enviar, aos bancos de dados que realizam a negativação do consumidor, informações que não sejam condizentes com débitos verdadeiros e devidos; de realizar cobranças abusivas, por meio da ilícita aplicação do percentual de juros, descontos imotivados a título de taxas perante a conta bancária do cliente; que controle e informe a origem do débito do consumidor e que possibilite, simplificadamente, o acesso às informações existentes internamente em seus cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, assim como sobre as suas respectivas fontes. 



Governo da Bahia admite que retorno das aulas em 2020 é 'pouco provável'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após prorrogar até o próximo dia 17 o decreto de suspensão das aulas presenciais na rede pública da Bahia, o governador Rui Costa admitiu que são baixas as chances de liberação dessas atividades ainda esse ano. "Agora eu estou achando pouco provável porque a segunda quinzena é Natal, Réveillon, não faz sentido", afirmou, em entrevista ao site Bahia Notícias, nesta quarta-feira (2). Embora o raciocínio seja lógico, é a primeira vez que o governador reconhece essa dificuldade, uma vez que o decreto foi sendo prorrogado continuamente, seguido do discurso de preparação da estrutura pública para garantir segurança à toda a comunidade escolar em meio à pandemia. De acordo com Rui, o novo aumento do número de casos de coronavírus, impulsionado pelas aglomerações em festas e campanhas políticas, prejudicou os planos de retorno das aulas. "Espero que durante esse mês de dezembro a gente possa voltar a ver o recuo da doença e, eventualmente, voltar no início do ano", acrescentou.



Governo prorroga até 17 de dezembro decreto que proíbe aulas na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

As aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem suspensas em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar até 17 de dezembro o decreto nº 19.586, que venceria nesta quarta-feira (2). O decreto também proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (2).



Bahia só vacinou 55% do público-alvo contra sarampo neste ano

Foto: Divulgação

A pandemia agravou um problema que já vinha sendo enfrentado pelo Brasil e pela Bahia nos últimos anos: a baixa adesão à vacinação. Dados parciais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) mostram que aqui, há um mês do fim do ano, apenas 55% da população que deveria ser vacinada contra o sarampo compareceu aos postos e recebeu o imunizante. Como consequência desse comportamento de não vacinados está o aumento dos chamados “bolsões suscetíveis”. O termo técnico diz respeito ao acúmulo de pessoas sem a devida proteção. “Se o vírus é introduzido aqui, rapidamente eclode um surto ou epidemia”, adverte o coordenador de Imunização da Sesab, Ramon Saavedra. A vacina contra o sarampo protege também da rubéola e caxumba e, por isso, é chamada de “tríplice viral”. O vírus do sarampo segue se espalhando no Brasil neste ano, enquanto as atenções da população estão voltadas para o coronavírus. Até o mês de outubro o país somou 16.290 casos e sete mortes por sarampo. O dado consta em boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Na Saúde baiana a Diretoria de Vigilância Epidemiológica atua em duas frentes no combate ao sarampo. A primeira é a da imunização, que tem como objetivo prevenir. E há ainda a vigilância de casos suspeitos da doença, que sensibiliza toda a rede de assistência para suspeitar de possíveis casos. A vacina contra o sarampo é segura, e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).



Bahia: PF deflagra operação contra grupo que fraudou mais R$ 10 milhões

Foto: Divulgação l PF

Na manhã desta quarta-feira (2), em mais uma operação contra fraudes a benefícios previdenciários ou assistenciais, a Polícia Federal (PF) da Bahia deflagrou a Operação Cucurbitum. Os agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, todos em Jeremoabo, no norte do estado, contra um grupo que teria fraudado mais de R$ 10 milhões. De acordo com a PF, apurações iniciais indicam que o grupo criminoso atuava pelo menos desde 2017, com a criação de contas fictícias, mediante a utilização de documentos falsos, a fim de obter os benefícios fraudulentos. Na maioria dos casos, se tratava do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo INSS a pessoas com mais de 65 anos e/ ou portadoras de deficiência. Com isso, segundo a corporação, o prejuízo milionário supera a marca de R$ 10 milhões. O montante é relativo a cerca de 150 benefícios suspeitos, mas a expectativa é de que esses números cresçam à medida em que a investigação avance. Os suspeitos já identificados responderão por diversos crimes, como organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso. As penas somadas podem chegar a mais de 25 anos de prisão.



Bahia teve 321 novos casos de AIDS nos últimos 11 meses

Foto: Divulgação

A Bahia contabilizou de janeiro a novembro deste ano 321 novos casos de Aids. Nesta terça-feira. 1º de dezembro, acontece o Dia Mundial de Combate à doença. Nesta data, as atenções de entidades de saúde se voltam para a doença, e ações alertam a população. Em publicação no Twitter, o secretária da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, divulgou dados sobre a Aids no estado. De acordo com o titular da Sesab, nos últimos 10 anos 6.292 pessoas morreram por causa da doença. No mundo o HIV ainda infecta 1,7 milhão de pessoas a cada ano e mata cerca de 690 mil. A Organização das Nações Unida (ONU), ressalta que a data é um lembrete da necessidade de manter o foco em uma pandemia global que ainda persiste quase 40 anos após seu surgimento.  A cada ano a campanha de combate à Aids tem um tema. Em 2020 é "Solidariedade global, responsabilidade compartilhada".



Socorrista do Samu é indiciado por estupro após abuso sexual dentro de ambulância em Barreiras

Foto: Ilustrativa l Arquivo 97NEWS

Um socorrista do Samu de Barreiras, foi indiciado por estupro devido à suspeita de abuso sexual dentro de uma ambulância. Segundo o G1, o indiciamento foi confirmado nesta terça-feira (1°) pelo delegado José Romero, que apura o caso. O homem foi denunciado pela vítima. Ainda segundo o delegado, o indiciamento do suspeito foi feito após provas coletadas e pelo fato de a vítima não ter condição de se opor ao ato criminoso. O caso ocorreu na noite do dia 17 de outubro após a jovem se sentir mal durante um jogo de futebol com amigos. Ainda segundo informações, os amigos dela chamaram o Samu que logo chegou ao local e prestou socorro à jovem. Já dentro da ambulância -- com os amigos na frente e só a jovem e o paramédico atrás -- ela disse que o socorrista apalpou os seios e acariciou o órgão genital. Mesmo não se sentindo bem, a jovem conseguiu reagir à ação e interromper a agressão. Ainda segundo informações, o paramédico vai responder ao processo em liberdade.  Em nota, à época, a secretaria de saúde do município informou que afastaria o socorrista até que fossem concluídas as investigações.



Covid-19: 68% dos leitos de UTI na Bahia estão ocupados

Foto: Divulgação l Secom

Entre quinta-feira (26) e segunda (30), a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento da Covid-19 registrou alta, passando de 64% para 68%. Agora, 568 dos 831 estão ocupados por infectados a covid-19. Os destaques são três regiões, que estão na faixa dos 80%: extremo-sul (84%), centro-leste (83%) e centro-norte (80%). A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para a Covid-19 deu um salto de 27%, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Até a última semana, os percentuais de ocupação eram de 45%. Nesta segunda-feira (30), a cidade registra taxa de 72%.



Bahia: Apresentador Raimundo Varela completa 73 anos

Foto: Divulgação

O apresentador Raimundo Varela, uma das maiores personalidades da televisão baiana, completa 73 anos nesta segunda-feira (30). Natural de Itabuna, o baiano se destacou profissionalmente por sempre possuir comentários incisivos e ser dono de famosos bordões. Em 1977 estreou na TV. Há 43 anos está conectado ao povo baiano. No entanto, foi à frente do programa Balança Geral, transmitido na Record TV e na Rádio Sociedade, que o apresentador se consolidou. Durante a programação, a trajetória profissional, que começou com a apresentação do programa “Papo de Bola”, na TV Itapoan, foi relembrada. Apesar do período pandêmico, o comunicador se apresenta todas as manhãs trazendo todas as informações destaque do dia, diretamente de sua residência. Emocionado, o comunicólogo agradeceu a homenagem. “Assim vocês não querem que eu encerre o programa, me emocionando desse jeito. Eu não faço nada disso sem vocês eu não sou nada, não sou ninguém”, disse em agradecimento à toda equipe do programa.



Operação contra milícia cumpre 11 mandados de prisão na Bahia

Foto: Reprodução

A Operação Alcateia cumpriu na sexta-feira (27) onze mandados de prisão preventiva contra policiais milirares na Bahia. A ação foi deflagrada nas cidades de Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador. O trabalho visa desarticular uma organização criminosa que praticava diversos crimes de homicídio, tráfico de drogas, tortura e extorsão. A Operação Alcateia é coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Grupo Especial para o Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsões.



Bahia tem leve diminuição de casos ativos da Covid-19; 20 pessoas morreram nas últimas 24h

Foto: Reprodução

A Bahia registrou uma leve diminuição nos casos ativos da Covid-19, conforme boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no fim da tarde de quinta-feira (26). O número reduziu de 8.815, na quarta (25), para 8.738 na consolidação mais recente dos dados. Nas últimas 24 horas, a Sesab contabilizou 1.472 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, enquanto registrou 20 óbitos em decorrência da doença. O número é um pouco melhor em relação ao divulgado no boletim anterior, com 3.123 novas contaminações e 22 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento da Covid-19 teve um pequeno aumento e chegou a 64%. 



Bahia cria quase 17 mil postos de trabalho em setembro e estado lidera ranking na região nordeste

Foto: Luciano Santos l 97News

A Bahia gerou 16.437 novos postos de trabalho no mês de setembro, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. O estudo foi divulgado na quinta-feira (26). O resultado decorre da diferença entre 54.399 admissões e 37.962 desligamentos. O resultado ficou acima do verificado no mesmo mês do ano anterior, quando 589 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo. O registro positivo de outubro de 2020 se aproximou do total encontrado no mês imediatamente anterior, quando 16.923 postos celetistas foram gerados. Com isto, o estado ocupa a primeira posição em relação à geração de postos de trabalho dentre os estados nordestinos e a sexta dentre os estados brasileiros. Quanto ao saldo de criação de posições celetistas no interior, foi positivo, chegando a 1.986 postos. De forma mais precisa, no interior foram geradas 8.706 posições celetistas no décimo mês do ano.



Mulheres vivem quase 10 anos a mais que homens na Bahia, aponta IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A expectativa de vida das mulheres na Bahia é de quase 10 anos a mais que a dos homens, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (26). De acordo com o levantamento, as mulheres do estado vivem em média 78 anos e 10 meses, enquanto os homens 69,7 anos. Os dados são referentes ao ano de 2019. A pesquisa do IBGE também informa que a Bahia tem a segunda maior diferença na esperança de vida entre os sexos, com 9,2 anos, sendo superada apenas por Alagoas, que tem 9,5. O órgão atribui esses números em grande parte a mortalidade de homens jovens por causas não naturais. A média geral de expectativa de vida na Bahia no ano passado, foi de 74,2 anos, um aumento de pouco mais de três meses em relação a 2018, que ficou em 73,9. O número é o 10º menor do Brasil e também está abaixo da média nacional, que é de 76,6 anos.



Barreiras: Carga de madeira sem documentação é apreendida

Foto: Divulgação l PRF

Sem o porte do Documento de Origem Florestal (DOF), dois homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Barreiras, após transportarem irregularmente uma carga de madeira serrada advinda de Riachão das Neves. A carga teria como destino a cidade de Goiânia (GO). Conforme divulgou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão ocorreu por volta das 13h50,  de terça-feira (24) na altura do Km 800 da BR 242. Após serem questionados sobre o que transportavam, os suspeitos informaram aos oficiais que estavam levando uma carga de abóboras, mas o nervosismo dos homens fez com que a polícia desconfiasse e inspecionasse o veículo. 



Casal é preso por estuprar as filhas em Itaberaba

Foto: Divulgação

Um casal foi preso na cidade de Itaberaba, após serem acusados de estuprar as duas filhas menores de idade e filmar os atos. Segundo o site Bahia Notícias, o crime teria ocorrido em 2019. De acordo com as informações da Polícia Civil ao site, agentes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), conseguiram capturar os acusados  na terça-feira (24). Eles já tinham mandados de prisão abertos. O  homem foi preso no bairro da Cascalheira e a mulher no Jardim das Palmeiras, em Itaberaba. O  delegado Geraldo Adolfo, responsável pelo caso informou que o acusado utilizava um nome falso.  “Ele foi localizado em uma pedreira, na zona rural. Diante das provas apresentadas, terminou confessando seu verdadeiro nome. A companheira foi localizada em uma região próxima e ambos tiveram os mandados cumpridos”, detalhou. A dupla está à disposição do Poder Judiciário.



Polícia Civil deflagra operação contra homens e um adolescente que estupraram uma criança de 10 anos em Carinhanha

Foto: Ilustrativa

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do município de Carinhanha, oeste da Bahia deflagrou a operação “Infante” para cumprir 05 mandados de prisão preventiva na comunidade de Agrovila 23, zona rural do município. A ação foi contra a prática do crime de estupro de vulnerável. Segundo o delegado, Paulo Henrique de Oliveira, “Infante” quer dizer infância ou próprio do que é infantil. No último dia 28 de outubro deste ano, a Delegacia de Carinhanha foi comunicada de que uma criança de 10 anos de idade teria sofrido abuso sexual praticado por ao menos 06 homens em datas diferentes, relato este acompanhado e informado por um membro da Assistência Social. Conforme o delegado, a investigação já foi finalizada, esses homens foram indiciados pela Polícia Civil e o inquérito concluído e remetido ao Poder Judiciário a cinco dias. Nesta ação um menor infrator teve procedimento próprio instaurado pela prática de ato infracional análogo ao crime de estupro de vulnerável e também responderá criminalmente. 04 mandados de prisão foram cumpridos, encontrando-se os indiciados presos e à disposição da Justiça. Um dos alvos não foi encontrado e ficou de se apresentar espontaneamente em 24hs, caso contrário terá a foto e nome divulgados. 



Nota Fiscal Eletrônica já está presente em 417 municípios da Bahia; já são 70 mil emissores

Foto: Reprodução

Presente em todos os 417 municípios do estado e emitida por mais de 70 mil empresas, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) alcançou a marca de 84,8 milhões de documentos gerados na Bahia durante o mês de setembro, dos quais 67%, ou 57,2 milhões, saíram de contribuintes localizados no interior. “O número de notas fiscais do consumidor eletrônicas vem se ampliando, e a Secretaria da Fazenda está preparada para fazer o armazenamento e o processamento destes dados, ampliando a eficácia da fiscalização”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. O secretário lembra que o consumidor também se beneficia com o volume crescente de informações, que passam a constar no banco de dados da Sefaz-BA, trazendo benefícios diretos por contribuir, por exemplo, para ampliar a base de análise do aplicativo Preço da Hora Bahia, ferramenta de pesquisas de preço em tempo real, no celular ou no computador, lançada em abril pelo governo. Desde o início de 2019, os contribuintes do Simples Nacional, ou seja, as micro e pequenas empresas, passaram também a emitir a NFC-e de forma obrigatória. Ao solicitar a nota sempre que fizer uma compra no mercado varejista baiano, o consumidor também contribui com as entidades filantrópicas apoiadas pelo programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Nesse último caso, é necessário estar inscrito na campanha Nota Premiada Bahia e solicitar, a cada compra, que o CPF cadastrado seja inserido na nota. A campanha tem hoje quase 575 mil participantes em todo o estado. De acordo com a Sefaz-BA, os estabelecimentos obrigados a aderir à NFC-e mas que não emitirem o documento poderão ter a inscrição estadual tornada inapta, ficando, na prática, impedidos de operar. Além disso, podem receber uma multa cujo valor corresponde a 2% do total das vendas feitas com os documentos fiscais indevidos. 

 



Foguete chinês é visto no céu da Bahia e chama atenção de moradores

Foto: Reprodução l Rede Social

Um clarão no céu chamou atenção de moradores de várias cidades da Bahia, no final da tarde de segunda-feira (23). A situação foi gravada e divulgada nas redes sociais. Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o clarão é a pluma de combustível de um dos estágios do foguete "Longa Marcha 5". O clarão pode ser visto em Salvador, em Piraí do Norte, que fica no baixo sul do estado, e Itapitanga, no sul da Bahia, por exemplo. Além disso, o clarão também pode ser visto em outros pontos do Nordeste, como no Ceará e no Piauí. Ainda de acordo com Marcelo ao site G1, o foguete foi lançado pela China, nesta segunda, para coletar amostras de rochas da lua. Conforme o New York Times, a missão é a última etapa do programa espacial que a China espera culminar com uma estação de pesquisa lunar internacional e, finalmente, uma colônia humana na Lua por volta de 2030.