ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia segue como 4º estado mais populoso do país, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia continua sendo o quarto estado mais populoso do país com 14,7 milhões de habitantes, segundo os dados da prévia do Censo 2022 até o último 25 de dezembro, divulgados e entregues pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (28). O Censo coletou o resultado de 4.410 municípios do Brasil (79,2%) e uma combinação de coleta e estimativa nos demais 1.160. Os dados ainda podem ser modificados até março, visto que o processo de recenseamento ainda está em andamento. Entre o Censo de 2010 e esta prévia, a população baiana teve um crescimento de 4,6%. Esse número coloca a Bahia como o estado com o oitavo menor crescimento entre as unidades da Federação. Por outro lado, chama atenção o aumento dos habitantes na Região Metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas, Camaçari, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, que contabilizaram aumento populacional pelo dinamismo econômico, puxada sobretudo pelo agronegócio, que tem causado cada vez mais migrações, além do menor custo e maior qualidade de vida.



Bahia é o estado do Nordeste que mais abriu empresas em 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia é o representante do Nordeste que mais registrou abertura de empresas entre janeiro e novembro deste ano, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia. Ao todo, 181.720 empresas foram abertas e, levando-se em conta o número de empresas extintas no estado, o saldo do período ficou positivo em 102.168 novos estabelecimentos. Atualmente, a Bahia conta com 994.073 empresas ativas, das quais 948.758 são matrizes e 45.315 filiais. Deste total, o Microempreendedor Individual (MEI) -- figura jurídica que se dá quando a pessoa que trabalha por conta própria se legaliza como pequeno empresário -- é a modalidade com maior número de registros, com 599.618 no total, dos quais 143.949 foram registrados entre janeiro e novembro deste ano. Com isso, o número de MEIs em 2022 no estado tem um saldo positivo de 87.026. O tempo médio para abertura de uma empresa na Bahia neste ano está em 2 dias e 15 horas.



Jequié: Prefeito diz que inundação causada pelo Rio de Contas foi desorganização da Chesf

Foto: Divulgação

O prefeito de Jequié, no Sudoeste baiano, Zé Cocá (PP), criticou a gestão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) na gestão da Barragem de Pedra, que teve o volume aumentado com as chuvas recentes (veja aqui). Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), Cocá declarou que a Companhia não se preparou para evitar a enchente e o que há é uma desorganização por parte da entidade. “A cheia do Rio de Contas, na minha concepção, foi uma desorganização da Chesf, porque havia uma previsão desde o dia 18 de grandes volumes de chuvas nos dais 24 e 25. Porque a Chefs não vinha soltando água? Nós temos 40 dias pedindo a Chesf um plano de inundação. A Chesf nunca nos deu. A Chesf só tem plano de rompimento de barragem. A prefeitura de Jequié não tem nenhuma informação para saber qual seria o nível que a água chegasse caso acontecesse essa vazão acima desse de acima de 2 mil metros por segundo”, disse Cocá, que também é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). O prefeito informou que esteve com dirigentes da companhia ainda na manhã desta segunda, mas não há uma solução para o caso encaminhada. Conforme o gestor, nesta segunda já são cerca de 150 pessoas desabrigadas, com duas mil residências danificadas. Uma das áreas mais afetadas é o comércio, com mais de cinco mil pessoas afetadas pelos estragos causados pelas chuvas, o que inclui os comerciantes do Centro de Abastecimento, que foi evacuado neste domingo devido à enchente.



Número de atingidos pelas chuvas ultrapassa 200 mil na Bahia

Foto: Divulgação

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou os dados dos prejuízos em decorrência das chuvas na Bahia até a manhã desta segunda-feira (26). Com base em informações repassadas pelas prefeituras das cidades alagadas, 2.212 pessoas estão desabrigadas, 24.758 desalojadas e 178.091 são afetadas pelos efeitos diretos do desastre. Foram registrados ainda sete feridos e um óbito. No total, 205.071 pessoas foram atingidas pelas enchentes em 106 municípios baianos. A Sudec afirma que a população atingida é assistida com kits de ajuda humanitária, contendo cesta básica, colchões, lençóis, travesseiros, toalha e água mineral para atender a população atingida, em diversas localidades da Bahia. Decretos de Situação de Emergência já foram publicados por 85 cidades.



Bahia: Parte de Jequié fica debaixo d'água após rio transbordar

Foto: Leitor l 97NEWS

As fortes chuvas que atingem a Bahia deixaram parte da cidade de Jequié, no Sudoeste baiano, debaixo d'água neste domingo (25). Ainda não há confirmação sobre feridos, nem detalhes sobre o número de pessoas desalojadas. Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que o Reservatório da Usina da Pedra recebeu um volume de água expressivo sendo necessário, para o controle de cheia do Reservatório, aumentar a vazão para 2.000 m³/s a partir de hoje (25). O prefeito Zé Cocá suspendeu os festejos natalinos e pediu que a população evite sair de casa. Nesta segunda-feira (26) doações para os desabrigados começaram a chegar em Jequié. Na Bahia, até o momento, são 1.740 desabrigados, 20.262 desalojados e 166.094 outros afetados em decorrência  dos efeitos do desastre, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Os números correspondem às ocorrências registradas em 92 municípios do Estado.



Bahia flexibiliza medidas e desobriga o uso de máscaras em restaurantes e shoppings; saiba detalhes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (23) o decreto que flexibiliza as medidas contra a proliferação da Covid-19. De acordo com o novo regramento, fica desobrigado o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e centros de compra, como estava determinado anteriormente. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a decisão foi tomada com base no monitoramento do cenário epidemiológico da doença, que aponta para uma queda no número de casos ativos. A pasta ressaltou ainda que o quadro da Covid-19 é dinâmico e novas medidas podem ser recomendadas, caso haja necessidade. O decreto estabelece que permanecem autorizados em todo o território baiano os eventos e atividades em zonas rurais e urbanas, em logradouros públicos ou privados realizados em auditórios, circos, parques de exposições, feiras, passeatas, parques de diversões, espaços culturais, teatros, cinemas, museus, espaços congêneres e afins, templos para atos religiosos litúrgicos e os eventos desportivos coletivos profissionais.

O uso de máscara de proteção segue obrigatório em hospitais e demais unidades de saúde; em transportes públicos: trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; para indivíduos que apresentem sintomas como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas gripais e aqueles diagnosticados com COVID-19, mesmo que assintomáticos; para quem teve contato com pessoas contaminadas pela Covid-19 e para imunossuprimidos e idosos, com idade superior a 60 (sessenta) anos, e gestantes. Isso é válido para todas essas categorias de pessoas, ainda que elas estejam em dia com o esquema vacinal. Visitantes e acompanhantes de pacientes em unidade de saúde terão acesso condicionado à utilização da máscara de proteção com boa vedação e à comprovação da vacinação. A imunização deverá ser comprovada com apresentação do documento atualizado, fornecido no momento da imunização, ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo "CONECT SUS” do Ministério da Saúde.

 

CONTINUE LENDO


Homem tentar estuprar mulher e morre após se ferir em porta de vidro de prédio em Salvador

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um homem ainda não identificado morreu após se ferir em uma porta de vidro de um prédio residencial  localizado no bairro de Itapuã em Salvador, na madrugada desta sexta-feira (23). Para a Polícia Civil, testemunhas informaram que ele teria tentado estuprar uma mulher e na fuga acabou se ferindo e morreu no local. Vídeos de câmeras de segurança registraram o momento que o homem invadiu o imóvel onde a vítima estava. A filmagem mostra ele quebrando a porta de vidro com a cabeça.  Segundo moradores do prédio, mesmo com cortes espalhados por todo o corpo, o homem tentou violentar a mulher, uma inglesa, que mora na Bahia há cerca de um ano. O corpo foi removido para o IML. As guias periciais foram expedidas e os laudos vão esclarecer a causa da morte. As circunstâncias do ocorrido serão apuradas pela 1ª DH/Atlântico.



Mais de 220 policiais cumprem mandados de prisão contra homicidas e traficantes em Salvador e cidades do interior

Foto: Divulgação

Mais de 200 policiais estão nas ruas cumprido diversos mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador, Região Metropolitana, Catu, Alagoinhas e Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (22). A megaoperação Intitulada ‘Toca da Onça’, deflagrada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom,  já prendeu seis homens envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios. “É uma ação envolvendo todas as nossas unidades. Os mandados de prisão e busca são de variadas tipificações penais, mas nosso foco maior é o combate ao tráfico de drogas”, explicou a diretora do Depom, delegada Christhiane Inocência.



Mais de 151 mil pessoas foram atingidas pela chuva Bahia; 14 mil estão desalojadas

Foto: Divulgação

O boletim diário da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), atualizado na tarde de quarta-feira (21), mostra que a chuva continua castigando a população baiana. Até o momento, são 905 desabrigados, 14.114 desalojados e 136.886 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 151.913 pessoas. Os números correspondem às ocorrências registradas em 81 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 62 estão com decreto de Situação de Emergência (SE).



'Falsa médica' é presa em flagrante após atuar sem registro profissional em Salvador

Foto: Reprodução l Cremeb

A equipe de fiscalização do Cremeb identificou, nesta segunda-feira (19), uma mulher que atuava como médica em Salvador, sem possuir um registro profissional de médico. Após identificarem a forma ilegal de trabalho,  a “falsa doutora” foi presa em flagrante. Entre os crimes que cometeu, além de se apresentar como médica, a mulher havia assinado e carimbado um relatório de acompanhamento de transferência de um paciente, com nome e CRM de outra profissional. Por conta disso, no momento, a “falsa médica” está sendo investigada pela 13ª Delegacia Policial por ter cometido exercício ilegal da Medicina e falsidade ideológica. "Graças à celeridade que conseguimos emplacar diante da denúncia, colaboramos com a polícia e com a sociedade em impedir que uma falsa médica pudesse pôr em risco toda a população, além de difamar o exercício da Medicina ao realizar, irresponsável e criminosamente, o transporte de uma paciente sem ter registro e habilitação de médica", afirmou o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia. 



Acidente entre carro e ônibus deixa dois mortos e um ferido em Manoel Vitorino

Foto: Reprodução

Duas mulheres morreram e um homem ficou ferido em um acidente entre um carro e um ônibus, na segunda-feira (19), na BR-116, no trecho do município de Manoel Vitorino, no sudoeste da Bahia. As vítimas, identificadas como M.L.T.N., de 63 anos, e L.T.S., de 44, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O homem, foi encaminhado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, e está internado na sala vermelha. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. De acordo com a PRF, o motorista do ônibus, que havia saído da cidade de Vitória da Conquista em direção ao município de Jequié, teria sido surpreendido pelo carro, com placa de Mogi das Cruzes (SP), que tentava fazer uma ultrapassagem. Ainda de acordo com a PRF, o condutor do coletivo desviou para o acostamento para evitar o acidente, no entanto, o carro bateu na roda traseira do ônibus.



Jerônimo é diplomado governador da Bahia

Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues (PT) foi diplomado nesta sexta-feira (16) no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Eleito com mais de 4 milhões de votos, o petista comemorou o reconhecimento do seu novo cargo e afirmou que, durante seu o mandato, irá "trabalhar de forma incansável para honrar essa missão". "Diplomado governador da Bahia! Com muito orgulho, recebo esse diploma, que consolida a confiança no nosso sistema eleitoral e representa a escolha de milhões de baianos e baianas. Pela primeira vez, a Bahia terá um governador indígena, negro e professor", declarou. O eleito vice-governador Geraldo Junior (MDB) e os deputados e senadores eleitos pelo estado também foram diplomados na cerimônia.



Piatã: Operação prende dois PMs acusados de integrar milícia; bando 'forçava' assalto a comerciantes

Foto: Divulgação

Dois policiais, apontados como “milicianos”, foram presos em Piatã, na Chapada Diamantina, na manhã desta sexta-feira (16). Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), a dupla é suspeita de integrar uma milícia com atuação em Piatã e cidades vizinhas. Conforme as investigações, o grupo é apontado como autor de homicídios e assalto a comerciantes, forçando os empresários a contratarem os serviços deles de segurança particular, modo conhecido de atuação de milícias. Na primeira fase da operação, dois PMs haviam sido presos e outras quatro pessoas também foram presas envolvidas na quadrilha. Um quinto integrante da milícia segue procurado. A ação desta sexta cumpre mandados de busca e apreensão e faz parte da segunda fase da “Operação Cold” deflagrada pela Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão Mediante Sequestro da SSP-BA, através da Corregedoria Geral, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), ambos do Ministério Público (MP).  



PF realiza operação contra atos terroristas à comunidade escolar do município de Barreiras

Foto: Divulgação l PF

Uma operação contra atos terroristas e ameaças à comunidade escolar foi iniciada no município baiano de Barreiras, nesta quinta-feira (15), pela Polícia Federal (PF). As investigações começaram após um homem denunciar para agentes da PF que, por meio das redes sociais, pessoas estavam planejando realizar um atentado em diversas instituições de ensino de Barreiras. As contas responsáveis por publicar as mensagens são anônimas, mas os policiais conseguiram identificar os donos dos perfis e mandados de busca e apreensão também foram expedidos.



Abertas inscrições para o 10° Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 10° Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (10º EBATE). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), acontece no dia 22 de dezembro, no Fiesta Convention Center, em Salvador, e traz como tema central o foco no aprendizado: “Conhecimentos e saberes no contexto profissional”. Em formato híbrido (presencial e online) e 100% gratuito, o encontro tem o objetivo de congregar profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem para discutir assuntos importantes tanto para a visibilidade destes profissionais como para a promoção de diálogo. O 10º EBATE promove ainda a reflexão acerca das condições de trabalho que refletem na segurança do paciente e do trabalhador. “O Coren-BA tem buscado uma maior aproximação com a categoria, pois entende que mais que um órgão fiscalizador é um parceiro dos profissionais e da sociedade na preocupação com a qualidade dos serviços de enfermagem. Por isso estamos mais uma vez promovendo esse evento exclusivo para essas categorias que são tão essenciais para a assistência à saúde”, comentou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão. As palestras irão acontecer das 08h às 17h. Os participantes inscritos receberão certificado. As inscrições podem ser feitas através do site (veja aqui).



Sistema operacional do Detran-BA passa por manutenção preventiva

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde a última segunda-feira (12) o sistema operacional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) apresenta instabilidade. Em função disso, os agendamentos (online) e via Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), estão ocorrendo de forma lenta.  A empresa que realiza a manutenção está atuando para normalizar o funcionamento. O cidadão que não conseguiu atendimento poderá reagendar sua marcação. A equipe de tecnologia da informação do órgão segue trabalhando em parceria com o fornecedor para normalizar o atendimento ao cidadão. 



Empresa do ramo de farmácia acusada de sonegar mais de R$ 35 milhões é alvo de operação

Foto: Divulgação

Empresários de uma empresa do ramo de remédios, acusados de sonegar mais de R$ 35 milhões em Feira de Santana, estão sendo alvos, na manhã desta quinta-feira (15), da Operação Bulário, deflagrada pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (DECECAP) do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). "Identificamos diversas fraudes à fiscalização tributária praticadas pelas empresas, eles utilizavam-se de laranjas no quadro societário do empreendimento, cujas pessoas jurídicas utilizadas eram posteriormente abandonadas e imediatamente sucedidas por outras, no mesmo seguimento de mercado, deixando para trás valores expressivos em débitos tributários de ICMS", explicou a delegada titular do Dececap, Márcia Pereira.  O bloqueio dos bens de pessoas físicas e jurídicas envolvidas foram solicitados ao Judiciário. "A intenção é  a recuperação dos valores sonegados. Durante a investigação,  descobrimos que o grupo também se estende a outro Estado da Federação, como manobra adotada para embaraçar a fiscalização", finalizou a delegada. 



Suspeitos de desviar verbas hospitalares são alvos de operação do MP-BA

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (14), nas casas de sete investigados por irregularidades nas operações de serviços de saúde no Hospital Santa Clara, em Salvador. As ações foram feitas na capital baiana, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Teixeira de Freitas, em Goiânia (GO) e em Brasília (DF). Segundo o MP-BA, a "Operação Pandemia" foi deflagrada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e das 2ª e 7ª Promotorias de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público da capital. De acordo com o Ministério Público, a contratação da Prefeitura de Salvador, realizada em agosto de 2020, foi destinada a atendimentos de pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Clara. O contrato, estimado em um total de R$ 18,6 milhões, foi feito para prestação de serviços de saúde relacionados ao tratamento ambulatorial e à internação durante a pandemia do coronavírus. O MP-BA informou que a Prefeitura de Salvador pagou à contratada valor superior a R$ 1,5 milhão. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador. Segundo as investigações, a contratação resultou em prejuízo financeiro para a Prefeitura de Salvador e em desassistência à saúde da população. Os valores destinados à aquisição de insumos e medicamentos teriam sido desviados pela entidade contratada, propiciando o enriquecimento de investigados em detrimento da saúde das pessoas atendidas no hospital e dos profissionais que trabalharam no local.



Chapada Diamantina: Submetralhadora e drogas são apreendidas pela polícia em Itaberaba

Foto: Divulgação

Uma submetralhadora foi encontrada com traficantes por equipes da Rondesp Chapada, na segunda-feira (12), em Itaberaba, na Chapada Diamantina. Uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, munições, carregadores, além de drogas (cocaína e maconha) também foram apreendidos. O flagrante ocorreu durante patrulhamento no bairro de Irmã Dulce. Segundo a Polícia, criminosos atiraram contra os policiais e houve confronto. Conforme a PM, um deles conseguiu fugir, enquanto os outros três foram atingidos, socorridos para uma unidade de saúde, mas não resistiram e vieram a óbito. Além das armas, 181 porções de crack, cocaína e maconha, duas balanças, dois rádios comunicadores e três celulares também foram encontrados.



PRF apreende relógios falsificados em Simões Filho

Foto: Divulgação

Durante um comando de fiscalização a ônibus de transporte de passageiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia apreenderam um carregamento ilegal de produtos. O flagrante ocorreu na madrugada da última sexta (09), em Simões Filho, no entanto, só nesta segunda-feira (12), foi divulgado. Conforme os policiais, foi dada ordem de parada a um ônibus de viagem que seguia de São Paulo (SP) com destino a Natal (RN).  Durante os procedimentos de fiscalização e vistoria ao compartimento de carga, os policiais encontraram duas caixas de papelão contendo 81 relógios falsificados de diversas marcas, além de 73 itens de joalheria sem nota fiscal.  Todo o material apreendido foi encaminhado à Receita Federal para realização dos procedimentos cabíveis.