ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Polícia prende homem que planejava matar os pais na Bahia; material com frases nazistas foi achado

Foto: Reprodução

Um homem foi preso nesta sexta-feira (26) em Ilhéus, no Litoral Sul, por terrorismo. O acusado, que não teve o nome informado, planejava atentar contra a vida dos pais e de integrantes de uma igreja em que ele frequentava. Na casa do suspeito havia um papelão com frases nazistas. Segundo a Polícia Civil, uma denúncia foi enviada à 7ª Coorpin de Ilhéus que passou a investigar o caso. Durante o cumprimento do mandado contra o acusado, os agentes apreenderam três celulares, dois computadores, uma machadinha, uma faca, três cadernetas, uma máscara, touca preta de lã e um bastão com parafuso nas pontas. “A Polícia Civil recebeu a denúncia que foi compartilhada com a 7ª Coorpin de Ilhéus, cujas equipes fizeram as investigações e solicitaram ao Judiciário um mandado de busca e apreensão. Ao chegar na localidade, o homem, de 18 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de terrorismo. Ele segue custodiado à disposição do Poder Judiciário e o material apreendido será encaminhado para a perícia”, detalhou a coordenadora da 7ª Coorpin, Katiana Amorim.



Gripe aviária: Estado e municípios estão em alerta para proteção de criações na Bahia, diz ADAB

Foto: Arquivo Pessoal

Diante do registro de ocorrência do vírus (H5N1) da Influenza Aviária (Gripe Aviária) que chegou ao Brasil nos últimos dias, e como forma de proteger os pólos avícolas do Estado, a ADAB está monitorando os municípios, como forma de prevenção caso haja a entrada do vírus na Bahia. Esta semana o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou emergência zoossanitária por 180 dias por causa da confirmação de 8 casos de gripe aviária em animais silvestres migratórios. Não há diagnósticos da doença entre humanos nem em aves para consumo. Em entrevista ao site 97NEWS, o Coordenador da Vigilância Epdemiológica da ADAB, Marcelo Borges Sampaio, afirmou que ainda não há registros do vírus na Bahia, mas que o Estado está tomando todas as precauções. "Nós estamos fazendo todo o trabalho de vigilância caso o vírus chegue na Bahia. E se detectado, prontamente tomaremos as medidas cabíveis. Estamos trabalhando com o INEMA, porque são aves silvestres e eles tem a prerrogativa de controle desta fauna. Estamos trabalhando também em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, porque tem certos riscos para a população e sobretudo a preocupação é para os produtores de aves", disse. O coordenador afirmou ainda que campanhas estão sendo feitas com os criadores para a detecção imediata e evite prejuízos. "Estamos informando, deixando tudo bem claro e reforçando as ações para que eles não tenham prejuízos, assim como a população do nosso Estado", diz. Marcelo Borges alerta a população para que não tenham acesso à aves silvestres mortas ou com sintomas do vírus. "As pessoas devem tomar cuidado ao ver uma ave silvestre com sintomas neurológicos, cambaleando e debilitadas. Isso pode ser o vírus H5N1", alerta. O coordenador da ADAB esclarece que não há necessidade de se preocupar com o consumo da carne de frango e dos ovos, uma vez que o consumo de carne ou dos ovos não transmite a doença a humanos. "A gripe aviária é comumente passada entre as aves. É raro, mas o ser humano também pode pegar a doença, mas isso não acontece através do consumo de carne ou ovos, e sim através do contato com aves doentes". 



Mulher com R$ 4 mil em cédulas falsas recebidas via Correios é interceptada pela polícia

Foto: Divulgação

Uma mulher com R$ 4 mil em cédulas falsas foi interceptada pela 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Macaúbas) após troca de informações com a Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (25). A apreensão aconteceu no município de Ibipitanga, região do Oeste baiano. Cinco cédulas falsas de R$ 200 e trinta de R$ 100 foram encontradas com a mulher, que foi conduzida para a Delegacia Territorial (DT) de Ibipitanga. Ela foi ouvida e negou ser dona do da mercadoria. Ela foi autuada em flagrante por crime de moeda falsa. A caixa, provavelmente, foi enviada de São Paulo. 



25 pessoas são resgatadas de trabalho em situação análoga à escravidão em Encruzilhada

Foto: Divulgação

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 25 pessoas de trabalho similar ao de escravo, numa colheita de café de uma fazenda em Encruzilhada, na Bahia. O resgate aconteceu na última segunda-feira (22), mas só foi divulgado nesta quinta (25). 40 pessoas já teriam ido trabalhar no local, mas 15 já tinham desistido devido às condições em que eram expostas. Nesta quarta-feira (24), o proprietário do local pagou cerca de R$ 100 mil aos funcionários após reconhecer a situação inadequada. Além disso, o MTE determinou ainda na segunda-feira a interdição dos serviços e dos alojamentos. O ministério também informou que os funcionários faziam as necessidades fisiológicas no chão da área onde a colheita era feita. A água para consumo era transportada em vasilhames de água sanitária e não havia fornecimento de recipientes térmicos. Os funcionários eram de outros municípios baianos e ficavam alojados em uma fazenda durante o período de trabalho, residindo junto a crianças e adolescentes em condições precárias de higiene. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) vai acompanhar os trabalhadores no pós resgate.



Desempenho da AL-BA é avaliado como regular em ranking de transparência

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) teve um resultado considerado satisfatório no Índice de Transparência e Governança Pública. Segundo ranking elaborado pela Transparência Internacional Brasil, a Casa foi uma das 12 assembleias legislativas do país que receberam o índice “regular”. Das 27 Assembleias Legislativas do país nenhuma recebeu o índice “ótimo” e apenas quatro apresentaram um desempenho avaliado como “bom”. São elas: a do Distrito Federal (Câmara Legislativa), do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Ceará. Outras oito foram avaliadas como "ruins". Piauí, Amapá e Acre receberam o índice de "péssimo". Entre as regulares, a AL-BA ficou atrás das Casas Legislativas de Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O estudo apontou que a representante baiana não publica, por exemplo, dados completos e nominais sobre o salário de servidores efetivos e comissionados todos os meses, o que poderia barrar a prática da “rachadinha”. Apenas Ceará, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul cumpriram esse indicador. O item com pior desempenho da Bahia foi o de plataformas, que diz respeito a canais como ouvidorias, e-SIC e portais de transparência e dados abertos. O segundo pior indicador foi o de Transparência Administrativa, que avalia a existência e qualidade de bases de dados consideradas essenciais para a transparência nos salários dos servidores, verbas indenizatórias, despesas, contratos e licitações.?O ranking apontou ainda que a AL-BA precisa disponibilizar em seu portal ferramentas de acessibilidade e avançar na disponibilização de ferramentas de participação e canais para receber propostas legislativas de cidadãos e entidades. Ao todo, a instituição utilizou 62 indicadores para medir mecanismos e práticas de transparência, de prevenção e combate à corrupção e de incentivo à participação popular.



Caminhoneiro é preso na Bahia ao ser flagrado com carteira comprada pela internet

Foto: Divulgação

Um caminhoneiro, de 38 anos, foi preso ao ser flagrado com uma carteira de motorista [CNH] falsa. O homem confessou que adquiriu o documento pela internet. A situação foi flagrada na noite desta quarta-feira (24) em um trecho da BR-110 de Ribeira do Pombal. Era por volta das 23h quando os policias pararam um caminhão Mercedes/Benz. Os agentes pediram os documentos do veículo e do condutor, quando o homem alegou que portava apenas a cópia da CNH. Nas consultas aos sistemas de conferência, os PRFs verificaram que o CPF dele não constava no registro de CNH. Após policiais, o homem admitiu que comprou o documento pela internet no intuito de “burlar” fiscalizações, já que é inabilitado. O documento tinha até autenticação de cartório. Diante dos fatos, o homem, que reside em Delmiro Gouveia (AL), foi preso e encaminhado à delegacia de Euclides da Cunha. Ele vai responder pelo crime de uso de documento falso (art. 304) do Código Penal, como pena prevista de 2 a 6 anos de reclusão, além de multa.



Homem é acusado de cometer abusos sexuais contra dois adolescentes no município de Anagé

Foto: Divulgação

Homem é preso por suspeita de crime de estupro contra dois adolescentes na zona rural de Anagé, Sudoeste baiano. Segundo informou a Polícia Militar, o acusado que não teve o nome revelado foi preso na noite de terça-feira (23) na região do Alegre, zona rural do município. De acordo com a Polícia, dois adolescentes de 12 e 13 anos, sendo um menino e uma menina, vinham sofrendo diversas formas de violência, inclusive abuso sexual e ameaça. Ao tomar conhecimento dos fatos, os militares acionaram o Conselho Tutelar, para que fosse realizado o acompanhamento das providências legais. Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados em posse do suspeito um revólver Calibre .32, uma faca e cinco munições intactas. Diante das evidências, o autor foi conduzido a Delegacia local para que a autoridade policial tomasse as medidas legais cabíveis.



Três suspeitos morrem e 9 são presos em operação contra tráfico de drogas no Sudoeste baiano

Foto: Divulgação l SSP/BA

Na manhã desta quarta-feira (24), nove pessoas investigadas por atuação no tráfico de drogas nas cidades de Itapetinga, Itambé, Iguaí, Ibicuí e Nova Canaã, no Sudoeste baiano, foram presas em uma operação das Polícias Civil e Militar. Mandados de prisão, busca e apreensão são cumpridos nos municípios e também no Conjunto Penal de Serrinha, uma unidade de segurança máxima na Bahia, de onde dois detentos atuam como mandantes de homicídios cometidos em Iguaí e Ibicuí. Ainda de acordo com a Polícia, outras três pessoas resistiram à prisão e morreram em confronto com policiais. Batizada de "Tentáculos", a operação é fruto de uma apuração que durou oito meses. Segundo a Polícia Civil, essa investigação reúne informações dos principais mandantes de homicídios na região sudoeste, além de envolvidos com o tráfico de drogas. A polícia identificou que o grupo criminoso se instalou em uma das cidades e criou "braços" nas outras ao redor. Foram apreendidas quatro armas, sendo uma delas das Forças de Segurança da Argentina, além de explosivos que seriam usados em bancos, 10 kg de maconha, cocaína e crack. Documentos e aparelhos eletrônicos, como celulares, também serão recolhidos para servir como provas no inquérito policial.



Morre ex-vice prefeita de Caetité aos 69 anos; médica lutava contra doença pulmonar

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A ex-vice-prefeita de Caetité, Sudoeste baiano, Maria de Fátima Silveira de Oliveira morreu aos 69 anos. Doutora Fátima, como era conhecida, era médica ginecologista e obstetra e lutava contra uma doença pulmonar. Ela chegou a ser levada para um hospital em Vitória da Conquista, mas não resistiu ao agravamento do quadro de saúde devido à falência múltiplas de órgãos. Fátima atuou na gestão municipal durante as gestões de José Barreira de Alencar Filho (PSB), o Zé Barreira, entre os anos de 2009 e 2016. Ela era filiada ao PCdoB. A prefeitura e a Câmara de Vereadores de Caetité decretaram luto oficial pelo ocorrido.



Governo da Bahia lança edital de seleção pública para apoiar prefeituras nas festas juninas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo do estado abriu seleção de cooperação técnica e financeira entre a gestão estadual e as prefeituras com objetivo de viabilizar a realização de festas juninas no período de 1º de junho a 02 de julho de 2023. Somente serão aceitas inscrições feitas de modo presencial e mediante apresentação de todos os documentos requisitados até o dia 31 de maio. Ao todo, o governo investe R$ 18 milhões que serão divididos em três categorias. Para o grupo A até R$ 150 mil por município, grupo B até R$ 120 mil reais e grupo C até R$ 80 mil. A variação de valores ocorrerá conforme os pesos atribuídos em cada grupo e ao cumprimento das premissas básicas indicadas no edital. Interessados possuem até o dia 31 para baixar os anexos no site da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e se inscrever presencialmente no protocolo central da superintendência, das 8h30 às 12h00 e 13h30 às 18h00. 



Deputados da AL-BA aprovam criação da polícia penal

Foto: Divulgação l AL-BA TV

Após acordo entre as bancadas de oposição e governo, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, na tarde desta terça-feira (23), a criação da Polícia Penal. A matéria era de autoria do Executivo e contou com a relatoria da deputada Maria del Carmen (PT). “A Polícia Penal terá seus cargos preenchidos através de concurso público, trata-se de um fortalecimento do sistema penal, bem como da segurança pública do nosso estado. Parabéns a categoria que hoje se transforma em Polícia Penal”, comemorou a relatora. O projeto teve apenas uma proposta de emenda, feita pela própria Maria Del Carmen, que aponta para a necessidade da polícia penal ser dirigida por policial penal de carreira do estado.



Macaúbas: Polícia prende foragido com mais de R$ 33 mil em espécie

Foto: Divulgação

Um homem que estava foragido da justiça foi preso com mais de R$30 mil em espécie, pela 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na manhã desta segunda-feira (22), em Macaúbas, município do interior da Bahia. Segundo informou a 4ª CIPM, o homem é autor de diversos roubos e furtos no município e fugiu da delegacia territorial no último dia 23 de abril. O homem foi preso no Terminal Rodoviário de Macaúbas, durante uma abordagem do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Em sua mochila, foi encontrado o valor de R$ 33.300,00 em espécie. O  comandante da Delegacia Territorial do município, major Fabiano Matos Lemos, disse que “ele já foi preso por nossas guarnições por cometer o delito em uma casa lotérica na cidade". O homem, que não teve seu nome revelado, foi encaminhado para a DT de Macaúbas e será encaminhado para o presídio de Brumado. A origem do dinheiro será investigada.



Bebê de um mês morre e mais quatro pessoas ficam feridas durante tiroteio em Juazeiro

Foto: Reprodução l TV São Francisco

Um bebê de apenas um mês de vida morreu após ser baleado em Juazeiro, norte da Bahia, no sábado (20). Outras quatro pessoas, entre elas os pais da criança, também foram baleadas e ficaram feridas. As informações são da TV São Francisco, afiliada da TV Bahia em Juazeiro. Para a emissora, a Polícia Civil informou que o recém-nascido foi identificado como John Everton da Silva Lacerda. O pai da criança estava na frente de casa, no bairro Piranga 1, quando suspeitos desceram de um carro e atiraram contra ele. O homem entrou no imóvel para se proteger, mas os suspeitos o seguiram e ele foi baleado. A mãe e o bebê estavam próximos a porta da casa e também foram atingidos pelos disparos. O recém-nascido foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas morreu horas depois. Além da família, outras duas pessoas que estavam na rua foram baleadas. Uma delas foi ferida na perna e passa bem, enquanto a outra está internada em estado grave em um hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dos pais do bebê. De acordo com a Polícia Civil (PC) da Bahia, a Delegacia de Homicídios (DH) de Juazeiro investiga a autoria e a motivação do ataque.



Acidente deixa quatro mortos e um ferido no oeste da Bahia

Foto: Reprodução l Blog do Sigi Vilares

Um acidente deixou quatro pessoas mortas e uma ferida na noite de sexta-feira (20), na BA-172, no trecho de Serra Dourada. região oeste da Bahia. O grupo seguia de Barreiras para o município de Serra do Ramalho, onde participaria de um evento religioso, promovido por uma igreja evangélica. Segundo a Polícia Militar (PM), as vítimas foram identificadas como Valdenilson Oliveira da Silva, de 52 anos, que estava ao volante, Daciran Maria de Jesus Santos, de 32 anos, Denilde Batista Soares e Iranilde dos Santos Souza Oliveira, idades não reveladas. Ainda não se sabe se havia grau de parentesco entre eles. A única sobrevivente foi Nilva Pôrto Rego da Silva, de 51 anos, que ficou ferida e foi socorrida por testemunhas para Hospital Municipal de Santana, cidade próxima ao local do acidente. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela. As causas do acidente serão investigadas, entretanto, a PM informou que o acidente ocorreu em um trecho muito esburacado, e que provavelmente o condutor perdeu o controle da direção ao tentar desviar de uma das crateras. O veículo capotou e foi parar em uma vala cheia de água às margens da rodovia. O veículo ficou parcialmente submerso e com as rodas para cima, com a parte superior totalmente danificada. Os ocupantes ficaram presos entre as ferragens e a suspeita é de que tenham morrido por afogamento. Os corpos foram retirados por equipes do Corpo de Bombeiros e foram levados para o Instituto Médico Legal de Santa Maria da Vitória. Não há informações sobre os sepultamentos das vítimas. As informações são do site G1.



Homem é condenado a prisão após estuprar pessoa com deficiência intelectual em Riacho de Santana

Foto: Reprodução

Um homem foi condenado, na cidade de Riacho de Santana, após ter estuprado uma pessoa com  deficiente intelectual. O crime teria acontecido no dia 12 de fevereiro de 2017 e a decisão foi proferida pelo juiz Paulo Rodrigo Pantusa, após denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O MP-BA ofereceu denúncia em desfavor de Jone Neves Miranda, dando-o incurso nas penas do art. 217-A, §1º, c/c art. 226, I, ambos do Código Penal, pela prática dos fatos delituosos descritos na petição de denúncia. O homem teve pena de 12 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a peça acusatória que o réu praticou conjunção carnal e ato libidinoso contra a vítima, portadora de doença mental, conforme comprovado mediante toda a prova oral produzida em sede judicial, bem como pelo relatório médico, o qual constata escoriações na região genital da vítima. A defesa de Jones, manifestou-se, requerendo a improcedência da denúncia por consequência a absolvição do acusado. “Fixo portanto a pena definitiva de 12 (doze) anos, 9 (nove) meses e 10 (dez) dias de reclusão”, sentenciou o magistrado, nos termos do art. 33, §2º, alínea “b”, do CP, a pena deverá ser cumprida, inicialmente em regime fechado. Segundo a decisão, evidenciando-se que o acusado respondeu todo o processo em liberdade e considerando o caráter excepcional e cautelar da prisão preventiva, considero que a decretação da prisão preventiva não é necessária nessa fase processual. “Asseguro o direito ao acusado de recorrer em liberdade”, determinou o juiz.



Estudante baiana é aceita em 17 universidades internacionais

Foto: Reprodução

A estudante baiana Anna Carolina Stein, de 18 anos, está prestes a realizar um sonho. Moradora de Serrinha, na Bahia, ela alcançou um feito impressionante ao ser aceita para estudar em 17 instituições de ensino superior fora do país. Agora, a jovem se prepara para embarcar para Flórida, nos Estados Unidos, em agosto deste ano. As universidades estrangeiras matriculam alunos sem aplicar os tradicionais vestibulares conhecidos no Brasil. O processo de escolha envolve análise curricular e de méritos, além de cartas de indicações emitidas por professores. Quem atender aos requisitos passa por uma prova, chamada por brasileiros de "Enem americano", que abrange disciplinas básicas, como inglês e matemática. Dentre as instituições em que Anna Carolina teve notas e currículos aceitos, 15 são dos Estados Unidos, uma é da Irlanda e outra, dos Emirados Árabes Unidos. 



Burger King pode pagar multa de R$ 13.600 após caso de funcionário que se urinou por não poder ir ao banheiro

Foto: Reprodução

O Burger King pode pagar uma multa de ao menos R$ 13.606,78 caso confirmado o relato do funcionário que disse ter urinado no chão após ter sido proibido de deixar o posto. O caso aconteceu em um quiosque da rede em Aracaju, Sergipe. Segundo informações do portal Uol, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inspecionou o local e notificou a empresa. Ainda de acordo com a reportagem, podem ter sido descumpridas ao menos duas normas regulamentadoras. Caso a denúncia do funcionário seja confirmada, a empresa será multada por descumprir itens das normas NR-17 e NR-24. A primeira se refere à garantia de "saída dos postos para a satisfação das necessidades fisiológicas dos trabalhadores" e a segunda às condições sanitárias adequadas. Constatados os descumprimentos dos itens, a multa prevista é de R$ 13.606,78. Durante as inspeções, porém, outros descumprimentos podem ser constatados, alterando o valor da penalidade. O funcionário relatou a situação em vídeo publicado em suas redes sociais na tarde de quinta-feira (18). 



Suspeito de homicídio em Pernambuco é preso na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Um suspeito de homicídio foi preso em flagrante na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante ocorreu durante uma abordagem no Km 408 da BR-242. A prisão aconteceu na tarde de quinta-feira (18), mas foi informada pela PRF neste sábado (20). O homem era foragido da Justiça de Pernambuco. Durante a fiscalização em um ônibus interestadual que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Natal (RN), a equipe da PRF verificou que um dos passageiros tinha um mandado de prisão por homicídio emitido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE).



Bahia: Acidente na BR-020 deixa três pessoas mortas; mãe e filho estão entre as vítimas

Foto: Reprodução l Blog Braga

Uma colisão foi registrada, na noite deste sábado (20), envolvendo um carro de passeio e uma máquina rolo compactador, na BR-020 altura do KM 153, próximo à Luís Eduardo Magalhães, no município de São Desidério. Segundo informações, o rolo compactador pertencente a uma empresa que está realizando manutenção na rodovia, estava na pista sem sinalização, momento em que o veículo KIA/Sorento com três ocupantes, trafegava em direção a Luis Eduardo Magalhães, e em determinado momento ocorreu a colisão na traseira do rolo compactador. Com o forte impacto, o veículo de passeio ficou destruído e deixou os ocupantes presos às ferragens. Após o acidente, o operador do rolo compactador retirou a máquina da cena do acidente e evadiu-se do local. Duas ambulâncias do SAMU foram até o local, ao chegar prestou atendimento à condutora do veículo identificada por Eudanubia Moreira Macedo de 46 anos, que se encontrava ainda com vida, porém em estado grave, mas infelizmente a vítima não resistiu aos ferimentos, evoluindo para óbito. Os outros dois ocupantes identificados como; Michelle Horrana Bortolin da Silva, de 22 anos e um adolescente de prenome Enzo não resistiram aos ferimentos, sendo constatado os óbitos. O Corpo de Bombeiros ajudou no socorro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica DPT realizou perícia no local, no carro e na máquina, posteriormente removeu os corpos para o necrotério de Barreiras, a fim de realizar exame de necropsia.



Bahia não terá redução de preços no gás de cozinha

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A nova política de preço dos combustíveis anunciada pela Petrobras na terça-feira (16), com o abandono da Política de Paridade Internacional (PPI), já fez reduzir o valor da gasolina, diesel e gás de cozinha no Brasil, mas não será adotada na Bahia. A Acelen, dona da Refinaria Mataripe, informou em comunicado que não adotará a decisão da estatal e manterá o seu modelo, que segue em consideração variáveis como custo do petróleo, dólar e frete, em consonância com as práticas internacionais de mercado. Segundo a empresa, a recente redução no preço do gás de cozinha é superior aos que foram feitos neste ano, e que o produto estaria sendo vendido mais barato pela Petrobras que reduziu em R$ 8,97 o preço do botijão de 13 kg, o que equivale a um corte de 21,3% no valor final. Apesar de não ser controlada pelo governo, há a estimativa que o preço do botijão de gás para o consumidor final pode cair abaixo dos R$ 100. A Acelen informou que em relação ao GLP, que tem preço atualizado mensalmente, a redução foi de cerca de 10%, de março para maio. Um novo reajuste será anunciado no início de junho.