ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Baiano de Senhor do Bonfim vence The Voice Kids

Foto: Reprodução

Na tarde deste domingo (9), uma multidão se reuniu na Praça Nova, na cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, para assistir a final do The Voice Kids, reality musical da TV Globo. Entre os finalistas, estava Henrique Lima, de 14 anos, representando a cidade. Ele saiu vitorioso na competição, emocionando o público conterrâneo. "Quero agradecer a todo mundo, é uma honra estar no palco do The Voice Kids. Eu sou o primeiro ganhador do The Voice Kids baiano", comemorou Henrique, que fazia parte do time escolhido pelo cantor Mumuzinho. Além do troféu do programa, o baiano faturou R$ 250 mil e agora possui um contrato com a gravadora Universal Music. A música que embalou a vitória de Henrique foi "Na Hora de Amar", gravada por Gusttavo Lima. Também disputaram a final os participantes Isa Camargo e Israelly Bonfim, pelo Time IZA, Emanuel Motta e Laura Medeiros, pelo Time Brown e TAY, pelo Time Mumu.



Grave acidente deixa cinco pessoas mortas no Oeste da Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um acidente deixou cinco pessoas mortas na BR-242, na cidade de Barreiras. O acidente aconteceu por volta das 6h deste domingo (9), envolvendo um Jeep/Compass e um VW/Gol. De acordo com informações, quatro ocupantes do Gol morreram na hora. Uma criança foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu. A família que estava no VW/Gol seguia sentido Barreiras, enquanto o outro veículo estava no sentido Luís Eduardo Magalhães. Um dos motoristas teria dormido ao volante e invadido a faixa contrária, provocando uma violenta colisão frontal. Destroços dos veículos ficaram espalhados pela rodovia. O motor do Gol foi arrancado do veículo. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada, registrou o acidente e controlou o trânsito. O 17º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para resgatar vítimas presas ás ferragens.



Turista sofre acidente durante trilha na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Um turista se acidentou durante uma trilha na Cachoeira da Altina, no Vale do Pati, região da Chapada Diamantina, e precisou ser resgatada pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e o 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/Itaberaba), neste domingo (9). Thiago Almeida Lacerda tem 41 anos, se acidentou e apontou sentir dores nas vértebras L4 e L5, próximas da região lombar. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas pelo 193 por guias e outros colegas de trilha. O turista foi imobilizado e encaminhado à região de Igrejinha, no Vale do Capão. Por se tratar de uma área de difícil deslocamento, os militares acionaram o suporte aéreo do Graer. “Deslocamos rapidamente de Salvador até o ponto onde estava a vítima. Lá foram feitos os ajustes, a imobilização adequada e o levamos para a nossa Base Avançada (Bavan) da Chapada Diamantina, onde seguiu de ambulância para o Hospital Regional da Chapada (HRC), no município de Seabra”, contou



Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em Barra da Estiva

Foto: Divulgação l 24º BPM

Uma colisão entre dois veículos resultou em ferimentos de duas pessoas na BA-142, na cidade de Barra da Estiva. Segundo o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o acidente ocorreu no sábado (08), na saída do município em direção a Ituaçu. A colisão envolveu um automóvel e uma motocicleta. O condutor e o passageiro da motocicleta foram socorridos pelo SAMU 192 e encaminhados ao Hospital Susy Zanfretta. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. O 24º BPM registrou a ocorrência.



Salvador: Academia em Stella Maris é flagrada furtando energia suficiente para abastecer 1.200 residências

Foto: Divulgação

A concessionária de energia Coelba e a Polícia Civil realizaram, na última quarta-feira (5), uma operação de combate ao furto de energia em uma academia localizada em Stella Maris, em Salvador. No local, os profissionais verificaram que a unidade estava ligada diretamente na rede da distribuidora, caracterizando uma ligação clandestina. No total, a energia recuperada foi de 70 mil quilowatts/horas, que seria suficiente para abastecer 1.200 residências durante 15 dias. O alvo desta operação foi mapeado pelo centro de inteligência da Neoenergia Coelba, que através de análises nos softwares, associados a sensores inteligentes, identificou uma possível atividade fraudulenta – confirmada após ação em campo.  No momento da ação, o proprietário não estava na academia, mas poderá responder a inquérito policial e pagará uma multa referente ao valor da energia furtada. A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. 



Policiais e bombeiros socorrem turista que caiu durante escalada na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

O transporte aeromédico do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e a agilidade das equipes do 11° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/Itaberada) salvaram a vida de um homem de 40 anos, que caiu enquanto escalava uma parede, na cidade de Lençóis, região da Chapada Diamantina, na segunda-feira (03). O comandante do Graer, tenente-coronel Anderson Wolney, contou que a vítima estava com suspeita de lesão na região torácica. “Quando a aeronave chegou na região conhecida como Toca do Macaco, os bombeiros imobilizaram o homem e realizaram um rapel para retirada”, explicou o oficial. O turista foi transportado para a Base Avançada (Bavan) de Lençóis, onde uma viatura do Corpo de Bombeiros realizou o encaminhamento para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra.



IBGE abre inscrições para processos seletivos com 443 vagas na Bahia

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições, na terça-feira (4), para dois processos seletivos com 443 vagas temporárias para as funções de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor (a) de Coleta e Qualidade (SCQ), na Bahia. As oportunidades são para Brumado e outros 47 municípios do estado. Na Bahia, estão abertas 443 vagas, sendo 392 para Agente de Pesquisas e Mapeamento e 51 para Supervisor (a) de Coleta e Qualidade. As inscrições seguem até 23h de 19 de julho e devem ser feitas pelo site (veja aqui), empresa organizadora da seleção. A taxa de inscrição será de R$ 42,20 para ambos os cargos. A remuneração é de R$ 1.387,50 para APM e R$ 3.100,00 para SCQ, além de benefícios como auxílio-alimentação (de R$ 658,00), auxílio-transporte e auxílio-saúde. Nos dois casos, a previsão de duração do contrato é de até um ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias para ambos os cargos. As seleções terão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada dia 17 de setembro. O resultado final está previsto para 23 de outubro.



Vitória da Conquista: Carreta pega fogo e carga de biscoito é saqueada

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma carreta pegou fogo em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista, no Sudoeste, na tarde deste domingo (2). O veículo, que transportava biscoito, teve a carga saqueada. O acidente ocorreu na altura do km 746 da rodovia. Ao site, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o motorista da carreta conseguiu sair da cabine a tempo antes de as chamas se alastrarem. O veículo ficou destruído. Até o momento não foi estimado o prejuízo causado pelo incêndio.  



Músicos da Banda Arriba Saia são detidos por conta de música 'Alexandre de Moraes'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma música da banda de Eunápolis, na Bahia, Arriba Saia, está dando o que falar nas redes sociais. O  novo single 'Alexandre de Moraes' que faz parte do novo repertório da banda já tem cerca de 15 mil vizualizações no canal do Youtube. Segundo a banda Arriba Saia, a canção foi uma das mais tocadas durante os shows na Bahia. No entanto, na noite deste domingo, 02 de julho, os integrantes, incluindo o vocalista Rony Brasil, foram detidos na cidade de Feira de Santana. Em um vídeo publicado nas redes sociais por um dos integrantes, ele afirma que o ônibus com todos os músicos estaria sendo conduzido pela Polícia Militar por conta de uma ordem judicial. "A gente não sabe bem o que fazer, porque  numa situação dessa a música não aflige ninguém, sei lá... mas fazer o que né. Não vamos contrariar a ordem, ordem é ordem. Mandado é mandado, mandou prender a gente vai (sic)", disse no vídeo. A música Alexandre de Moraes é uma composição de Rony Brasil que foi publicada no canal oficial da banda no dia 11 de Abril de 2023. Conforme a banda, o jurídico já está resolvendo a situação. Alexandre de Moraes é um jurista, magistrado e ex-político brasileiro, atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 



Após o Censo do IBGE, Bahia pode reduzir número de deputados federais e estaduais

Foto: Divulgação

A Bahia pode perder até quatro vagas de deputados federais após o Censo 2022 ter apontado um crescimento abaixo da média nacional no estado. Atualmente, com 39 parlamentares, o Estado pode ver sua influência na Câmara dos Deputados ser reduzida a 35 integrantes na Casa. As informações são do site Metro1. A determinação do número de assentos no órgão legislativo é estabelecida usando o Quociente Populacional Nacional (QPN), que é calculado dividindo a população total do país pelo número de vagas na Câmara dos Deputados (513). 

 

Em seguida, é necessário dividir a população de cada estado pelo QPN, resultando no Quociente Populacional Estadual (QPE), que é usado como referência para determinar o número de cadeiras a que cada estado tem direito. Na Bahia, o QPE é 35,71. Assim, a federação deverá ter no próximo pleito eleitoral o direito a 35 cadeiras na Câmara dos Deputados. No entanto, o estado ainda pode concorrer a 17 vagas remanescentes, e recuperar um ou dois deputados, de acordo com o cientista político João Lucas Moreira Pires. As implicações são explicadas pelo cientista político Cláudio André, que ressalta que qualquer mudança, de fato, nos números, dependerá de uma lei complementar, a ser aprovada pelo Congresso Nacional. Desde 1993, não é feita uma correção de acordo com a proporcionalidade da população. “A contagem da população afeta também a representação política. Isso nos levará  a uma maior competitividade pelas vagas, o que pode afetar os partidos menores, e a Bahia perder força na Câmara dos Deputados”, afirma. A quantidade de cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) também será afetada, uma vez que o cálculo é feito com base na quantidade de deputados federais. Levando em conta que a Bahia teria 35 parlamentares na Câmara, a AL-BA ficaria reduzida a 59 cadeiras, ao invés das 63 atuais. “Os estados com mais de 12 deputados federais têm direito a 36 deputados estaduais — o triplo, de acordo com Constituição — e mais um deputado estadual para cada cadeira a mais. A Bahia somente teria direito a 59 cadeiras, somados os 36 às 23 cadeiras a mais”, explica João Lucas. De acordo com o novo Censo, 61,6% dos municípios baianos têm até 20 mil moradores e vários deles tiveram um aumento na população local. 

CONTINUE LENDO


Bahia é o estado nordestino que mais gerou empregos formais em maio de 2023

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em maio de 2023, o estado que mais registrou novos empregos na Região Nordeste do Brasil foi a Bahia, segundo o levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O total registrado no território baiano em maio foi de 9.428 empregos com carteira assinada, resultado de 76,1 mil admissões e 66,7 mil desligamentos. Já nos cinco primeiros meses deste ano, foram compilados 42,6 mil  novos postos de trabalho formais na Bahia. Segundo o Caged, os três municípios baianos que registraram o maior saldo de vagas em maio são: Lauro de Freitas (2.278), Salvador (716) e Vitória da Conquista (552). No mesmo período, 155,27 mil empregos com carteira assinada foram gerados ao redor de todo o território nacional.

 



Caatiba está entre as 3 cidades da Bahia que mais perderam moradores no país com Censo

Foto: Divulgação

O município de Caatiba, no Sudoeste, perdeu quase metade da população com a divulgação do Censo 2022. Segundo o site Bahia Notícias, entre o levantamento de 2010 e o feito no ano passado, o número de habitantes passou de o município baiano perdeu 45,67% da sua população, e agora tem 6.205 habitantes. Os dados são do IBGE e foram divulgados na última quarta-feira (28). Conforme a Folha, junto com Catarina (CE) e Santana do Araguaia (PA), Caatiba está no grupo das cidades que mais perderam habitantes em termos proporcionais em relação ao Censo de 2010. Naquele ano, Caatiba tinha mais de 11,4 mil moradores. O município fica a 68 km de Vitória da Conquista, cidade que aumentou cerca de 20% em relação a 2010, passando a ter 370,8 mil moradores. Conforme o o superintendente estadual do IBGE na Bahia, André Urpia, dois indicadores podem ter sido decisivos para a baixa na população de Caatiba, o fechamento de fábricas de calçados e a perda de um distrito e de parte do território para cidades como Itambé, Planalto e Barra do Choça.



Senegalês é preso acusado de estuprar e infectar com HIV jovem vulnerável em Condeúba

Foto: Reprodução

Um homem, de 50 anos, oriundo do Senegal, na África, foi preso acusado de estupro de vulnerável em Condeúba, no Sudoeste baiano. Ele é apontado como autor do crime contra a vítima, de 23 anos, que tem transtorno mental. A Polícia Civil de Condeúba afirmou que o homem é portador do HIV infectou a jovem. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na tarde da última terça-feira (27). O homem ainda vai responder pelos crimes de lesão corporal de natureza grave e ameaça. A mulher segue acompanhada pela secretaria de saúde de Condeúba. 



Acidente com 3 carros deixa dois mortos e cinco feridos no Extremo Oeste baiano

Foto: Reprodução l Blog do Braga

Um acidente que envolveu três veículos deixou duas pessoas mortas e outras cinco feridas em um trecho da BR-020 perto de Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste baiano. Segundo o Blog do Braga, o fato ocorreu nesta quinta-feira (29) quando um Honda/Fit colidiu de frente com um Wolkswagem/Golf. O terceiro carro, um Citroen/C3, que vinha atrás do Honda/Fit não conseguiu frear e bateu na lateral do carro que estava na frente. As vítimas que vieram a óbito foram identificadas como Iron Reis Santana, de 32 anos (motorista do Golf), e Vanuzia Ferreira da Silva de 64 anos. Policiais da 2ª CIA do Corpo de Bombeiros Militar de Luís Eduardo Magalhães estiveram no local e retiraram as vítimas das ferragens. Duas ambulâncias do Samu também foram acionadas e encaminharam as vítimas feridas para unidades de saúde da região. Não há mais informações sobre o estado delas. 



Governo da Bahia confirma instalação de fábrica da montadora BYD no Estado

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou, nesta quarta-feira (28), que a montadora de automóveis chinesa BYD acordou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a instalação de uma planta fabril no estado. A fábrica ficará em Camaçari, no local onde funcionava a planta da Ford. Em seu perfil no Twitter, Jerônimo informou que na próxima terça-feira (4) um ato em Salvador oficializou o acordo. Ainda de acordo com o governador, neste dia serão apresentados os automóveis que devem ser produzidos no estado e o calendário de instalação da fábrica. Agora o governo trabalha para a facilitar o escoamento da produção da montadora através da concessão do porto da Baía de Aratu, que havia sido concedido pelo governo baiano à Ford. "Já nos reunimos com o ministro dos Portos e Aeroportos [Márcio França] e ali dialogamos sobre a possibilidade de a BYD ser a gestora ou apresentar uma empresa parceira para que o porto não fique apenas com automóveis, mas também com outros produtos, inclusive equipamentos da indústria eólica", disse o governador.



PRF registra mais que o dobro de mortes em feriado de São João em estradas federais da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais do que dobrou o número de óbitos em estradas federais que cortam a Bahia no feriado de São João deste ano ante mesmo período de 2022. O balanço, divulgado nesta terça-feira (27), leva em consideração os seis dias de operação deste ano contra os cinco dias das ações de 2022. Enquanto neste ano morreram 14 pessoas, em 2022 foram 6 óbitos. Das 14 perdas, oito delas ocorreram na sexta-feira (23). Segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve alta também nos outros dados. Enquanto neste ano, o número de feridos foi de 78, no ano passado, foi de 12, um amento de 550%. Em relação aos acidentes totais, o crescimento foi de 73%. Foram 71 neste ano contra 41 no ano anterior. Já os acidentes graves foram 22 neste ano contra 8 no ano passado, quase o triplo das ocorrências. Ainda segundo a PRF, a corporação também registrou quase dois mil veículos acima da velocidade permitida nas estradas federais da Bahia.  Os PRFs também prenderam 42 pessoas detidas por diversos crimes e recuperaram nove veículos provenientes de roubo/furto. As abordagens resultaram ainda na apreensão de quase 24 quilos de drogas, 3 armas de fogo, 17 munições e 68 comprimidos de anfetaminas. 



Após 12 anos, Guanambi volta a ter voo direto para Salvador

Foto: Divulgação

Entrou em operação, na segunda-feira (26), o novo voo Salvador-Guanambi, após 12 anos. A decolagem do aeroporto da capital aconteceu às 18h30. A viagem na aeronave ATR, de 68 lugares, tem duração de uma hora e 25 minutos. O novo voo se une a outras já existentes na malha aérea estadual e amplia a integração entre diferentes regiões da Bahia. A Voepass vai operar cinco voos semanais com decolagens de Guanambi com destino a Salvador, nos seguintes horários: aos domingos, às 21h05; segundas e sextas, às 20h25; quartas, às 19h25; e quintas, às 20h55. O novo voo beneficiará diretamente 31 municípios da região, encurtando a distância de mais de 670 quilômetros entre a Salvador e Guanambi. 



Mulher é espancada pelo irmão com estaca de madeira na zona rural de Feira de Santana

Foto: Reprodução

Uma mulher de 33 anos denunciou que foi espancada pelo irmão, um jovem de 21 anos. Agressão ocorreu na última quinta-feira (22) no distrito de Bonfim de Feira, zona rural de Feira de Santana. As informações são do site Bahia Notícias. Segundo a vítima, que não teve o nome revelado, o homem utilizou uma estaca de madeira para bater em sua cabeça e rosto. Ela reclama de muitas dores e olhos inchados, e por causa disso está com dificuldades de realizar as suas atividades diárias. A jovem prestou queixa na delegacia e frisou que aguarda a medida protetiva. A mulher ainda detalhou que o crime ocorreu quando ela defendia o pai que também foi agredido pelo filho.

 

 



Mãe e filho morrem após casa pegar fogo no Sudoeste baiano

Foto: Reprodução

Uma mulher, de 29 anos, e o filho dela, de 6 anos, morreram após um incêndio em Dário Meira, no Sudoeste baiano. Segundo o Giro em Ipiaú, o fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (26) na casa onde moravam na Rua Josenedina Costa, bairro Jerusalém. Até o momento não foi informado sobre o que provocou o incêndio. As vítimas estavam em um quarto que foi tomado pelo fogo e ficaram carbonizadas. Ainda segundo informações, o companheiro da mulher ainda conseguiu salvar um dos filhos do casal, mas ao retornar não foi possível retirar a mulher e o outro filho. O homem ainda sofreu queimaduras em parte do corpo e foi atendido pelo Samu. Não há informações do estado de saúde da criança resgatada. 



Corpo de tatuador é encontrado com perfurações na cabeça e nas costas em Barra da Estiva

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 30 anos foi encontrado morto neste sábado (24), na cidade de Barra da Estiva, região da Chapada Diamantina. Segundo o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição encontrou o homem caído ao solo em decúbito ventral. A vítima foi identificada como Emerson Silva Filho. De acordo com a polícia, o corpo do tatuador foi encontrado com três perfurações nas costas, entre as omoplatas e na parte lateral da cabeça. A polícia ainda não sabe sobre a autoria e motivação do crime. O local do crime foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Emerson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.