ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Homem é preso por desmatar área de 3 hectares na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi preso na segunda-feira (30) em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, acusado de desmatamento. Segundo a Polícia Militar, foram identificadas quase três hectares de área desmatada em um local a 500 metros de um espaço onde houve uma infração anterior. Com o homem, os policiais apreenderam uma motosserra, um motor a diesel e uma bancada de beneficiamento de madeira. A ação foi feita por uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis. O homem e o material apreendido foram apresentados na delegacia de Morro do Chapéu. 



Cinco PMs são presos na segunda fase da 'Operação Salobro'

Foto: Divulgação l MP-BA

Cinco policiais militares foram presos na manhã desta terça-feira (31), durante a segunda fase da ‘Operação Salobro’, deflagrada conjuntamente pelo Ministério Público Estadual, por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force); pela Corregedoria da Polícia Militar (Correg) e pela Polícia Federal, através da Superintendência Regional da PF na Bahia. Além dos mandados de prisão temporária, foram cumpridos oito de busca e apreensão nos municípios baianos de Santo Estevão, Feira de Santana e Antônio Cardoso, dois deles em unidades policiais. Foram apreendidos computadores, quatro armas de fogo, 238 munições, sete aparelhos celulares e documentos. Os policiais militares são investigados pelo homicídio de André Barbosa da Silva, ocorrido no dia 13 de setembro de 2022, por fraude processual e delitos contra o patrimônio. Todos os crimes ocorreram em Santo Estêvão. Segundo as investigações, André Barbosa foi assassinado pelos policiais na zona rural do município, diferentemente da ocorrência registrada pelos PMs na Delegacia relatando que a morte teria decorrido de confronto. As apurações revelaram ainda que os policiais invadiram a casa da vítima e furtaram valores e objetos da residência. Conforme as investigações, os PMs integram grupo de milicianos, responsável pela prática de diversos crimes na região. A ação visa coletar indícios que comprovem o envolvimento dos policiais em atos ilícitos, utilizando-se da estrutura do Estado, especificamente da Polícia Militar. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Santo estevão. Todo o material apreendido será submetido a conferência e análise pelos integrantes da Force, Geosp e Gaeco e, posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para a adoção das medidas cabíveis.



Mais um jovem de 16 anos morre após mal súbito na Região Sudoeste

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Mais uma fatalidade é registrada na Região Sudoeste da Bahia com a morte de um jovem de 16 anos ocorrida na tarde desta segunda-feira (30) no município de Malhada de Pedras. Segundo as informações, Rafael Augusto da Silva Ferreira morreu após sofrer um mal súbito quando se preparava para uma partida de vôlei no Estádio Municipal da cidade. Colegas que estavam no estádio acionaram o o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) que encaminhou o jovem para o Centro de Saúde de Malhada de Pedras, no entanto, confirmou-se o óbito. O Colégio Estadual  onde Rafael estudava suspendeu as aulas por dois dias. O corpo de Rafael foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. 



Velório de mulher é interrompido na Bahia e corpo é removido para o DPT

Foto: Reprodução

Uma situação inusitada chamou a atenção da população de Irará, cidade baiana que fica a cerca de 140 km de Salvador, durante o velório de Marilene Carla Martins dos Santos, de 53 anos, que foi interrompido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). De acordo com informações do site Bahia Notícias, Marilene morreu no último sábado (28), no hospital municipal da cidade. O filho dela registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Irará, alegou que a mãe saiu com o namorado e que depois ficou sabendo que ela deu entrada na unidade hospitalar onde tinha morrido. Ele disse também que o médico atestou a causa da morte como acidente vascular cerebral. Kauã Martins foi à delegacia depois que viu o corpo da mãe, e relatou que ela apresentava lesão na cabeça, nariz, lábio superior e além disso, havia manchas de sangue. Ele também informou que o namorado bloqueou o celular da mãe e não deu satisfação à família dela. No entanto, o corpo da mulher foi velado normalmente, até o velório ser interrompido para que o corpo fosse removido para o DPT em Feira de Santana para ser submetido a exame pericial.



Operação da Polícia Civil cumpre mandados contra criminosos no interior da Bahia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), deflagra, nesta terça-feira (31), a 10ª fase da Operação Unum Corpus, em municípios das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins). Nesta edição, centenas de policiais civis das unidades, com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Depin, cumprem mandados judiciais. A operação tem como alvos pessoas envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e associação criminosa. As nove edições da Unum Corpus já foram responsáveis por prender 1.170 acusados de diversos crimes, cumpriram 1.445 mandados de busca e apreensão, apreenderam 227 armas de fogo e recuperaram 63 veículos roubados. 



Estudantes de colégio baiano criam sabonete natural para combater dermatite

Foto: Divulgação

Alunos de um colégio de Candiba, no Sudoeste baiano, desenvolveram um sabonete para combater a dermatite, que causa inflamação, coceira intensa e erupções cutâneas. Com orientação do professor William Oliveira, a pesquisa foi feita por Bruna Hellen, Evelyn Fernandes, Ranielle Matos, que estudam no Colégio Estadual Antônio Batista. O sabonete é feito com base nas folhas de pitanga, pó de aroeira e própolis, produzido pelas abelhas. “Não conhecemos nenhuma outra proposta natural especificada para o tratamento exclusivo da dermatite. Nosso sabonete pretende tratar as erupções cutâneas da dermatite, se adaptar aos demais tipos de dermatite, mesmo com as suas diferentes causas, limpar a pele ressecada e descamada, sem agredir, e atuar como anti-inflamatório, ou seja, cuidar dos ferimentos causados pelo ressecamento”, diz Bruna Hellen.

Foto: Divulgação

Segundo a jovem, a proposta surgiu quando a equipe precisou criar um projeto para uma feira de ciência e identificou que uma de suas integrantes sofria de dermatite. Conforme a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o projeto participou da Tenda da Ciência, feira promovida pelo Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Campus Guanambi, e foi premiado com uma bolsa de quatro meses do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que a doença genética afeta de 15% a 25% das crianças e cerca de 7% dos adultos no Brasil. 



População de idosos na Bahia aumentou quase 50% em 2022, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados na sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a população da Bahia registrou um aumento de 48,5% na população idosa, em comparação ao último levantamento feito pelo órgão. As informações são do iBahia. De acordo com o IBGE, em 2010, a população com idade de 65 anos ou mais equivalia a 7,2% da população, enquanto que, em 2022, este número aumentou para 10,6%. Já o índice de envelhecimento da população baiana, aspecto que relaciona a proporção de idosos comparado a de crianças, indica que a população no estado envelheceu 86,1%. O balanço pulou de 28,3 idosos a cada 100 crianças para 52,6 idosos a cada 100 crianças. Quando se compara essa realidade ao Brasil, que registrou um índice de envelhecimento de 80,2%, se nota que o comportamento baiano não difere do nacional. Apesar do número maior, a população baiana continua levemente mais jovem que a do país, uma vez que a proporção de idosos para a de crianças no cenário nacional é historicamente maior que a da Bahia. 

Foto: Divulgação

Além disso, há estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, em que a proporção de idosos para a de crianças é de 80 para 100, em 2022. Segundo a lei do Estatuto do Idoso vigente no Brasil, pessoas com idade a partir de 60 anos já são consideradas idosas, enquanto que, mundialmente, considera-se idoso apenas pessoas com 65 anos ou mais. Por isso, é importante ressaltar que a faixa etária considerada idosa pelo IBGE leva em conta um padrão estabelecido internacionalmente. Simultaneamente, a população com 65 anos ou mais cresceu gradualmente. Em 1980, esse grupo correspondia a 4,2% da população da Bahia, 7,2% em 2010 e chegou a 10,6% em 2022.



Estudantes baianas recebem prêmio no México por pesquisa de adubo sustentável

Foto: Divulgação

Três estudantes do curso de Química do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Álvaro Melo Vieira, localizado em Ilhéus, no Sul da Bahia, receberam prêmios na Milset Expo-Sciences International, realizada na cidade de Puebla, no México. Maria Luiza Pereira de Souza, Marília de Jesus Thomaz e Raissa Oliveira Santos apresentaram sua pesquisa sobre a produção de adubo a partir das cascas de ovo e de cacau no evento, que é considerado a terceira maior feira do mundo na área de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidos por jovens. A competição envolveu trabalhos de estudantes de 40 países, e o projeto das alunas da Bahia conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Agrárias, recebendo medalha e certificado de participação. Maria Luiza, uma das estudantes responsáveis pelo projeto, falou sobre a vivência: “Está sendo uma experiência maravilhosa conhecer pessoas de vários países, com ideias fantásticas e inovadoras, que poderão melhorar a sociedade que vivemos. É uma sensação incrível ter a oportunidade de mostrar o que desenvolvemos”.



Salvador: Cantora gospel desaparece após sair de casa para evento

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A cantora gospel e pastora Sara Mariano desapareceu, na noite de terça-feira (24), após sair da casa onde mora, no bairro de Valéria, em Salvador, para participar de encontros de mulheres, nas cidades de Camaçari e Dias D'Ávila. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que ela deixou a residência e entrou em um carro. Segundo o marido da pastora Aderlan Mariano, a esposa esteve no compromisso em Camaçari, mas não soube informar se ela foi ao evento religioso que participaria em Dias D'Ávila. Mariano detalhou que Sara nunca tinha desaparecido e afirmou que não teve brigas recentes com ela. O marido registrou o desaparecimento de Sara Mariano no início da tarde desta quinta-feira (26), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O casal tem uma filha de 11 anos.



Empresário é encontrado morto dentro de fábrica de chocolates no sul da Bahia

Foto: Divulgação

Um homem foi encontrado morto, dentro de uma fábrica de chocolates, na cidade de Jussari, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (25). A vítima foi identificada como Joel Melo Berbet de Carvalho, de 42 anos, que seria o dono da fábrica e da fazenda onde funcionava a produção dos produtos. Segundo informações da Polícia Civil, o empresário foi encontrado por um funcionário, com um corte na cabeça, no chão da fábrica. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime, que está sendo investigado pela polícia.



Caixa anuncia retorno da Superintendência para Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

A cidade de Vitória da Conquista terá novamente a Superintendência da Caixa Econômica Federal, conforme anunciado por representantes da instituição nesta quarta-feira (25). O novo gerente de Filial Governo (GIGOV) será Állan Cantuária. Natural de Montes Claros, o gerente Állan Cantuária, que atuava na GIGOV de Campinas, disse que pretende seguir o legado do seu antecessor na área de Governo. “Nosso propósito é continuar sendo o principal parceiro público dos entes, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios da nossa região que tanto precisam”, afirmou Állan. 



'Operação Diamante Negro' resulta em prisões e apreensão de arma e entorpecentes em Lençóis

Foto: Divulgação

Na manhã de terça-feira (24), policiais militares da Chapada Diamantina deflagrarão a Operação Diamante Negro. Foram cumpridos mandados de prisão e mandados de busca e apreensão. O grupo criminoso, objeto da presente investigação, é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na região de Lençóis e figuram como investigados em homicídios ocorridos na localidade. Um dos indivíduos foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, tendo sido apreendido em seu imóvel uma arma de fogo, tipo revólver, calibre .38 especial. Ainda durante a ação policial, foi capturado um terceiro individuo na posse de farta quantidade de maconha, o qual foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A operação foi realizada pela 42ª CIPM, unidade do orgânico do CPR Chapada, apoiou o DEIC (Departamento Especializado de Investigações Criminais), através do Núcleo de Operações e Setor de Investigação da Sede do Departamento, e contou com apoio fundamental de equipes do DEPIN, DT Lençóis, DT Seabra, DT Irecê e Rondesp Chapada.

 



BNDES e fundo internacional da ONU vão investir R$ 300 milhões em desenvolvimento no Sertão da Bahia

Foto: Divulgação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas (ONU) irão destinar cerca de R$ 300 milhões para o desenvolvimento do semiárido baiano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A iniciativa tem como foco o financiamento do projeto Sertão Vivo, com foco na resiliência climática da região. Na ocasião, estavam presentes o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. De acordo com o BNDES, a iniciativa pode beneficiar até 75 mil famílias do semiárido baiano, que equivale a 300 mil pessoas, em vulnerabilidade social. Os beneficiários do programa não estão sujeitos a ônus financeiro em relação ao financiamento, que deve ser contratado pelo governo estadual, já que irão receber o apoio integralmente na forma não reembolsável.



Concessionária de energia da Bahia remove 200 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet dos postes

Foto: Divulgação

Superando o recorde do ano anterior, a Neoenergia Coelba retirou, em nove meses, 200 toneladas de fiações de telefonia e internet instaladas de forma irregular nos postes da rede elétrica. O resultado representa um aumento de 53% em comparação ao volume retirado no ano anterior. Esse número evidencia a intensificação das ações da companhia com o intuito de eliminar os emaranhados de fios das operadoras de telecomunicações, garantindo assim a segurança da população e uma paisagem mais limpa. Em nove meses, foram realizadas mais de 2 mil operações, entre fiscalizações e retirada dos fios, em cerca de 45 municípios baianos. O maior volume de retirada esteve concentrado nas cidades de Vitória da Conquista (38,5 ton.), Salvador (35,7 ton.) e Santo Antônio de Jesus (30 ton.). Esse fenômeno se explica pelo aumento de novas micro ou pequenas operadoras de internet autorizadas a atuar no estado. Na Bahia, 700 empresas têm essa autorização, mas apenas 105 delas, equivalente a 15%, têm contrato para utilização dos postes. A ocupação clandestina dos postes por parte dessas operadoras é o que leva aos emaranhados de fios. Além disso, essas empresas utilizam equipamentos que não seguem os padrões de segurança, como as caixas irregulares de internet, popularmente conhecidos como "gato net", que armazenam de forma inadequada switches e cabos UTP/STP, que não estão em conformidade com os padrões técnicos estabelecidos. Em casos extremos, até mesmo garrafas PET são utilizadas nos postes para comportar esses equipamentos irregulares, oferecendo risco a população.



Cerca de meio milhão de reais do tráfico de drogas são apreendidos pela polícia em Bom Jesus da Lapa

Foto: Divulgação

A Polícia Militar apreendeu R$ 459.920,00, em espécie, na cidade de Bom Jesus da Lapa, Oeste da Bahia. O caso aconteceu na tarde de sábado (21), por volta das 13h30. A informação foi confirmada pelo Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do Comando de Policiamento da Região Meio Oeste (CPRMO). De acordo com Mascarenhas, a guarnição realizava patrulhamento na BR-346, momento que de posse de informações de um veículo Honda Civic, de cor branca, transitava na via com grande quantidade de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Ao visualizar o veículo, a Rondesp Meio Oeste fez a abordagem nas proximidades da Vila do Formoso e encontrou a grande quantidade de dinheiro no porta malas dentro de uma caixa de papelão. Dois ocupantes do veículo foram encaminhados para a Delegacia de Bom Jesus da Lapa para adoção de medidas cabíveis. Além do valor em espécie, a Rondesp ainda apreendeu três celulares e o veículo.



Laboratório de drogas é encontrado dentro de hotel em Salvador

Foto: Divulgação

Um laboratório de entorpecentes que funcionava dentro do quarto do hotel localizado na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, foi localizado e desarticulado por policiais civis do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), na noite de quarta-feira (18). Foram apreendidas porções de maconha, haxixe, pó branco e pasta base semelhantes à cocaína, drogas sintéticas, carregadores de pistola, munições calibres .40, .380 e 9 mm, além de maquinário para a produção, embalagens para o acondicionamento das drogas e três cobras. De acordo com a polícia, durante as incursões, também foram apreendidos entorpecentes e equipamentos para o preparo e o acondicionamento deles em uma casa, dentro de um condomínio de alto padrão, no bairro de Jauá, em Camaçari. Nas duas ações, aproximadamente uma tonelada de drogas foi apreendida e três pessoas foram presas. Além do material, dois veículos foram apreendidos – entre eles, um Kia Picanto roubado no Acupe de Brotas, em julho deste ano. Todo o material pertencia a uma organização criminosa com forte atuação em Salvador e RMS.



Padrasto é preso por estupro de enteado com autismo

Foto: Reprodução

Um homem foi preso em Jacobina, ao ser flagrado estuprando o enteado, de 11 anos e com espectro de autismo. O crime foi descoberto após a mãe da vítima ligar para o Conselho Tutelar, que foi até o local e flagrou o crime. O fato ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (18). A família da criança já era acompanhada pelo Conselho Tutelar devido a denúncias de maus-tratos contra o garoto e um irmão dele. Ainda segundo informações, o padrasto atendeu a ligação telefônica feita pelo Conselho Tutelar para o celular da mãe das crianças. Após falar com o órgão, o homem esqueceu de desligar o telefone e iniciou a violência sexual, o que permitiu os conselheiros a gravar as falas do acusado e os gritos da vítima. O órgão levou o áudio para a polícia que foi até o imóvel e prendeu o acusado. A criança passou por exame de corpo de delito. Devido ao caso, o garoto e o irmão voltaram a ficar sob tutela do Conselho Tutelar. O crime e uma possível negligência da mãe das crianças são investigados pela delegacia de Jacobina.



Bahia: Mais de 1.600 novas armas são entregues à Polícia Civil e o DPT

Foto: Divulgação

Novos armamentos foram entregues, na manhã desta terça-feira (17), para as equipes da Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia. Ao todo, foram 225 fuzis da marca Iwi Arad, calibre 5,56, com mira holográfica, entregues às forças policiais, além de mais de 1.400 pistolas Glock de calibre .40. A aquisição do equipamento ocorreu após um investimento de R$ 6,6 milhões por parte do Governo do Estado da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), é esperado a chegada de 1 mil policiais civis novos, que começarão a sua jornada dentro da corporação no próximo dia 23 de outubro.



Professores devem paralisar atividades nas universidades estaduais da Bahia nesta quarta (18)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Professores das quatro universidades estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) devem paralisar as atividades acadêmicas nesta quarta-feira (18). Um protesto unificado em todo território baiano foi anunciado pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) na segunda-feira (16). A ação foi aprovada pelas assembleias docentes das instituições de ensino, e deve durar 24 horas. A pauta com as reivindicações da categoria estão: Sucateamento das universidades e redução dos investimentos em 3,28%; Autonomia universitária; Cumprimento dos direitos trabalhistas; Recomposição salarail e entre outros assuntos. 



Macaúbas: Ministério Público determina regularização do fornecimento de medicamentos

Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual recomendou, na segunda-feira (16), à Secretaria Municipal de Saúde de Macaúbas, a regularização do fornecimento ininterrupto de medicamentos da rede de atenção básica à saúde do município. Na decisão, o MP delimitou o prazo de 15 dias para o cumprimento da recomendação. O promotor da ação levou em consideração as diversas reclamações que o órgão recebeu relacionadas a irregularidades e ausência de medicamentos nos postos de distribuição do município, além de reconhecer que a maioria dos medicamentos em falta são de uso contínuo, quando a interrupção do tratamento pode ocasionar danos severos e até mesmo morte dos usuários. Em caráter de urgência, devem ser adotadas medidas para normalização da situação, sendo elas a promoção de ações preventivas de controle de estoque e aquisição contínua dos medicamentos; deflagração de procedimento licitatório para aquisição dos medicamentos que compõem a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), em quantidade compatível com a demanda necessária; e disponibilizar, com atualização quinzenal, no endereço eletrônico da Prefeitura ou, fisicamente na Farmácia Básica, os estoques de medicamentos das farmácias públicas que estiverem sob a gestão.