ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Policiais federais suspendem atividades em protesto por reestruturação salarial na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os servidores da Polícia Federal que atuam na Bahia paralisaram as atividades nesta quinta-feira (16), quando é celebrado o Dia do Policial Federal. Por meio de nota conjunta, as entidades da PF comunicaram que será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária, em todas as unidades da corporação, em prol da reestruturação salarial. Os policiais se dizem inconformados com o que classificam como “descaso” do Governo Federal. A categoria alega que faltam estruturas, equipamentos e efetivo para desempenhar as atividades. Este é o segundo ato realizado pelos policiais federais este ano. No mês de outubro, o primeiro ato foi organizado no chamado Dia D, quando os policiais se manifestaram nas superintendências regionais e outras unidades da PF, inclusive em Brasília. A expectativa é que no dia 28 de novembro ocorra uma reunião entre o Ministério da Gestão e da Inovação, a PF, entidades de classe e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.



TCE/BA desaprova contas do Detran, imputa débito de R$ 4, 4 milhões e multa cinco dirigentes do órgão

Foto: Divulgação

Além de desaprovar a prestação de contas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), referente ao exercício de 2017, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu, em sessão ordinária desta terça-feira (14), em razão das graves irregularidades apontadas no Relatório de Auditoria, imputar débito de R$ 4.402.849,03 (valor a ser ressarcido ao erário estadual) e aplicar multas máximas (R$ 19.747,82) a cinco dirigentes do órgão. Entre as irregularidades, está a constatação de pagamentos a maior por repetição de itens da planilha de custo com a celebração dos aditivos. As imputações de débito, de forma solidária aos gestores, foram assim especificadas: R$ 3.593.307,03 a Lúcio Gomes Barros Pereira (diretor-geral) e Agnaldo Fontes Dantas Neto (coordenador administrativo e financeiro), pela reincidência de irregularidade na manutenção de contrato, execução e pagamentos ao Consórcio Pátios Bahia de Prestação de Serviços de Organização e Realização de Leilão Público e reincidência de pagamentos ao Consórcio Pátios Bahia para Organização e Realização de Leilão Público, Avaliação de Veículos e das Funções de Leiloeiro – Leilões 2017;de R$ 630.460,00 a Eliezer Freitas de Almeida Cruz Neto e Antônio Carlos Moura Santos, ambos coordenadores de Segurança e Educação para o trânsito e fiscais do contrato 016/2016, e a Lúcio Gomes Barros Pereira, por pagamentos a maior pela repetição de itens da planilha de custo com a celebração dos aditivos. E mais: R$ 176.276,00 a Lúcio Gomes Barros Pereira, Agnaldo Fontes Dantas Neto e Osvaldo Nascimento (coordenador financeiro), por pagamentos de diárias com fortes indícios de fraude; e R$ 2.806,00 a Lúcio Gomes Barros Pereira e Agnaldo Fontes Dantas Neto, pela constatação de processos com inconsistências nas comprovações de diárias). As multas máximas (19.747,82 cada uma) foram aplicadas a Lúcio Gomes Barros Pereira, Eliezer Freitas de Almeida Cruz Neto, Antônio Carlos Moura Santos, Agnaldo Fontes Dantas Neto e Osvaldo Nascimento, em razão das mesmas irregularidades que justificaram o pedido de desaprovação e causadoras de prejuízo ao erário. Os conselheiros ainda aprovaram o encaminhamento de cópia dos autos ao Ministério Público do Estado e à Auditoria Geral do Estado da Bahia, “para que adotem as medidas pertinentes no âmbito de suas atribuições”. Ainda cabem recursos das decisões.



Homem é condenado a 34 anos de prisão por feminicídio em Cícero Dantas

Foto: Reprodução

Um homem foi condenado a 34 anos e 10 meses e 15 dias sob acusação de feminicídio contra a ex-companheira em Cícero Dantas, na região nordeste do estado. A sentença foi aplicada pelo Tribunal do Júri do município. Com acusação sustentada pelo promotor de Justiça Gildásio de Amorim e sob a presidência do juiz Paulo Ramalho Neto, o réu, Gerlânio de Jesus dos Santos, foi condenado pelo assassinato de Rosângela Santos Souza. Segundo as investigações, o autor do crime desferiu sucessivos golpes de faca nela, cena que foi presenciada pela filha de cinco anos do casal. O fato agravou a pena do réu. O MP afirma que “Neguinho”, como é conhecido, já apresentava comportamentos violentos e possessivos no ambiente familiar. Ele deverá cumprir pena, inicialmente, em regime fechado.



Drogas e arma são encontradas em encomendas que seriam distribuídas pela Bahia

Foto: Divulgação

Na terça-feira (14), durante mais uma fase da Operação Correios, resultou na apreensão de drogas e arma escondidas em encomendas que seriam distribuídas pela Bahia. A operação, foi deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), com o apoio do Canil da Coordenação de operações e Recursos Especiais (Core), foram encontrados maconha, haxixe, tetracaína, cogumelos a vácuo e um revólver calibre 38. Na ação, que aconteceu no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), em Salvador, os policiais também encontraram dez notas de R$ 100 falsificadas. Os dez quilos de drogas apreendidos, avaliados em R$ 300 mil, estavam em caixas de papelão, caixa de som e embalagens de proteínas. O material é oriundo dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e seriam distribuídos nas cidades baianas de Ilhéus e Itacaré. As investigações continuam para identificar e prender os remetentes e destinatários dos entorpecentes.



'Operação Moranga' combate grupo de extermínio formado por policiais militares

Foto: Divulgação

Cinco policiais militares são alvo da "Operação Moranga", deflagrada, conjuntamente, na manhã desta terça-feira (14), pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Norte); e pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force), da Corregedoria da Polícia Militar (Correg) e da Polícia Civil de Petrolina. A operação cumpre cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos PMs em Salvador, Petrolina e Senhor do Bonfim. Segundo as investigações, os policiais militares integrariam um grupo de extermínio e estariam envolvidos em ações criminosas e na morte de um homem, que teve sua casa invadida, sem a devida ordem judicial, por suspeita de plantio de maconha e atuação em roubos e tráfico de entorpecentes. O homem residia em um distrito do município de Juazeiro e, após ter a casa invadida por algumas vezes, acabou sendo morto.



Empresariado baiano está pessimista em relação à economia, aponta pesquisa da SEI

Foto: Reprodução

Uma pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apontou que o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb) registrou um cenário considerado "péssimo moderado". Esta é a 12ª vez que a pontuação do índice está abaixo de zero, além de ser a mais baixa desde maio deste ano. O levantamento utiliza como forma de medição uma escala entre -1.000 a 1.000 pontos, que neste mês registrou média de apenas -52 pontos. Somente o setor da agropecuária teve um saldo positivo, com 86 pontos. Todos os outros foram negativos, como indústria (-91), serviços (-58) e comércio (-60). Para realizar o levantamento, a SEI avaliou uma série de questões relacionadas a cada setor, entre elas: situação financeira, crédito e abertura de novos estabelecimentos/comércios.



Empresário é vaiado durante show de Tom Cavalcante em Juazeiro

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um empresário foi vaiado, neste domingo (12), após o fim de um show humorístico de Tom Cavalcante em Juazeiro, na região norte da Bahia. Em meio a despedida de Cavalcante, o homem tentou dar uma “lição de moral” no humorista e recebeu vaias da plateia. O homem, identificado como Assunção de Castro, interrompeu a despedida do artista para listar suas profissões, como músico, engenheiro e empresário, e opinar sobre a apresentação. “Eu queria dizer que esse artista é um artista completo. E queria, hoje, diante do nosso povo, da minha querida Juazeiro, dizer a esse belo artista que você pode ser tornar maior ainda com o conselho que vou te dar, cara. De coração, não toque nas igrejas”, afirmou o homem, antes pronunciar o sinal da cruz “em nome do Pai, do Filho do Espírito Santo, amém”. Após o relato, Tom Cavalcante pegou o microfone de volta, apertou a mão do empresário e rebateu: “Quando eu toco nas igrejas é pra aclarar e despertar no público a consciência crítica de que tem muito pastor e muito padre pedóf1lo”, explicou.



Inmet ampliou alerta vermelho da onda de calor para quase 3 mil municípios incluindo parte da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou nesta segunda-feira (13), o alerta vermelho, de grande perigo, da onda de calor atuante deste a última quarta-feira (8) no Brasil. A ampliação contempla 2,7 mil municípios, ou seja, quase a metade das cidades brasileiras deve ser atingida pelo calor extremo, com possibilidade de registros de recordes de temperaturas em muitas localidades. Todos os municípios do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo estão incluídos no novo alerta, alem de partes significativas do Amazonas, Bahia, Para, Paraná, Piauí e Tocantins. 

Foto: Divulgação

Na Bahia, as temperaturas devem ficar mais elevadas no Extremo-Oeste, Vale São-franciscano e Centro-Sul. As maiores máximas devem ocorrer nas cidades às margens do rio São Francisco, como Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, onde os termômetros podem marcar até 42ºC com o avançar da semana. Em algumas cidades do estado, as temperaturas já ultrapassaram os 40ºC neste domingo (12). Além do alerta de aumento de temperatura, o Inmet também renovou os alertas para baixa umidade relativa do ar e incluiu um novo de cor vermelha indicando a possibilidade de registros de índices abaixo de 12% em algumas localidades.



Pneu estoura e carro capota ferindo três pessoas de uma família na Bahia

Foto: Divulgação

No último sábado (11), por volta das 13h30, a Polícia Militar recebeu um chamado para atender a um acidente de trânsito na BA-152, próximo ao Km 389, em Livramento de Nossa Senhora. Ao chegarem ao local, os policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) depararam-se com um veículo GM Montana vermelho. Dentro dele estavam o condutor, um homem de 45 anos, sua esposa e o filho do casal, todos moradores do povoado de Angú, no Distrito de Itanagé, em Livramento de Nossa Senhora. O motorista informou que seguia no sentido de Livramento para o Distrito de Itanagé quando o pneu traseiro esquerdo estourou, fazendo com que o carro saísse da pista e capotasse. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionado e as vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento de Livramento (UPA 24h). O veículo foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Livramento.



Aracatuense vence Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos, em Minas Gerais

Foto: Reprodução l Rede Social

No 32º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos, o escritor e poeta aracatuense Ananias Ribeiro foi o vencedor na categoria Poesias.  A final ocorreu neste domingo (12) e aconteceu na cidade de Leopoldina, em Minas Gerais. O concurso reuniu mais de 1500 inscrições, tornando-se um dos mais concorridos e prestigiados eventos literários do país. Entre os inscritos estavam poetas não apenas do Brasil, mas também de diversos países da África, Alemanha e Portugal. O Concurso Augusto dos Anjos é promovido pela Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, em parceria com a Academia Leopoldinense de Letras e Arte “ALLA”. "Fazer poesia é dar voz à alma e ser exemplo para as pessoas", cita Ananias, que conquistou o título de campeão. 

 



Mais de 200 crianças esperam por adoção na Bahia, diz MP

Foto: Divulgação

Mais de 200 crianças e adolescentes aguardam para serem adotados na Bahia. A grande maioria deles, um total de 188, estão na faixa etária dos 6 aos 17 anos, são do grupo da chamada “adoção tardia”. Meninos e meninas que, muitas vezes, enfrentam longos anos de espera. Vivem à espera de um abraço, um simples abraço de mãe ou de pai. Sonham, diariamente, em ter uma família.Todas essas crianças e adolescentes foram destituídas da família natural para a sua proteção e, após decisão judicial, inseridas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). O sistema indica que, apesar da maior quantidade dos meninos e meninas disponíveis para adoção estarem na faixa etária dos 10 aos 17 anos, esse perfil não corresponde ao mais desejado pelos habilitados à adoção. Mais de 50% dos 35 mil pretendentes cadastrados têm preferência por crianças de até quatro anos de idade, sinaliza o SNA. 

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do Ministério Público estadual (Caoca), promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi Meira, registra que, "em geral, o perfil escolhido pelo adotante restringe a idade aos primeiros anos de vida, impossibilitando à criança mais velha, ao adolescente ou a grupos de irmãos a chance de serem adotados. As crianças e adolescentes com deficiência também encontram dificuldades no processo de adoção, merecendo especial atenção”. Atento a essa realidade, o MP baiano reapresentou na quinta-feira (9), ‘Dia Nacional da Adoção´, a campanha ‘O amor não tem tamanho´. A campanha pretende demonstrar que o amor pode ser vivenciado na adoção de crianças e adolescentes de todas as idades, raças/etnias e condições de saúde. Atualmente, na Bahia, existem 209 crianças e adolescentes em situação de acolhimento e disponíveis para adoção, sendo que 70 delas já estão vinculadas a pretendentes. No total, 1.227 pessoas estão cadastradas como pretendentes à adoção. Como a maioria dos habilitados à adoção busca crianças na 1ª infância, as crianças maiores de seis anos e adolescentes ficam com menos chances de serem vinculadas aos pretensos adotantes e possuem menos tempo para que isso ocorra, dia após dia, antes de alcançar a maioridade.

CONTINUE LENDO


Mulher morre e cinco pessoas ficam feridas em acidente com incêndio em Itabela

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um acidente ocorrido neste domingo (12) na BR-101, região de Itabela, no extremo sul da Bahia, resultou na morte de uma mulher e deixou cinco pessoas feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Eunápolis, cidade próxima ao local do acidente, os veículos envolvidos na colisão pegaram fogo. Segundo informações da PRF, o acidente foi causado por uma ultrapassagem e envolveu três carros de passeio. A vítima fatal foi identificada como Ermelinda Hoffman Sossai, de 59 anos. Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde das demais pessoas envolvidas no acidente. A Secretaria de Educação de Itabela emitiu uma nota de pesar, lamentando o falecimento de Ermelinda, que era servidora do município. O acidente e suas circunstâncias estão sendo investigados.



Mais de 2 toneladas de drogas são apreendidas em veleiro alemão na costa da Bahia

Foto: Divulgação

Mais de 2 toneladas de haxixe foram apreendidas pela Marinha e a Polícia Federal (PF) em um veleiro alemão que navegava pela costa da Bahia, na tarde desta sexta-feira (10). Na ação, quatro pessoas foram presas. Em nota enviada ao Bahia Notícias, a Polícia Federal comunicou que o Navio-Patrulha (NPa) “Guaratuba”, sediado em Salvador, abordou e apressou a embarcação “KIEL”, resultando na prisão dos quatro tripulantes. Ainda segundo a nota, o veleiro foi interceptado por um navio-patrulha a 363 km da costa de Salvador. Quatro policiais federais participaram da operação e da abordagem da embarcação. Depois da vistoria no veleiro, os policiais encontraram as drogas e prenderam os quatro tripulantes que estavam a bordo da embarcação. Até o momento não foi informado qual a nacionalidade dos suspeitos. A PF informou ao BN que o veleiro foi rebocado pelo navio da Marinha até a Base Naval de Aratu, na capital baiana, e deve ser atracado neste domingo (12). 



Arnaldo Pereira é empossado como prefeito de Guanambi após renúncia de Nilo Coelho

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Arnaldo Pereira de Azevedo (Sem Partido), foi empossado como novo prefeito do município de Guanambi, no sudoeste da Bahia, na noite da última sexta-feira (10), após a renúncia de Nilo Augusto Moraes Coelho (União Brasil). A solenidade, realizada na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de diversas autoridades. Nal, como é conhecido, foi empossado pelo presidente da Casa, o vereador Zaqueu Rodrigues da Silva (União Brasil). Nilo Coelho, ex-governador da Bahia e prefeito de Guanambi, se desligou oficialmente do cargo na última sexta-feira. Aos 80 anos, o ex-governador disse que a decisão foi tomada por “uma profunda reflexão” sobre o que seria bom para continuar a servir o município. Coelho foi eleito quatro vezes prefeito de Guanambi, sendo a primeira em 1982.



Estudante tenta separar briga e é ferido dentro de escola em Itapetinga

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um adolescente ficou ferido quando tentava separar uma briga dentro de uma escola em Itapetinga. O fato ocorreu na quinta-feira (9) no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. A situação ocorreu após uma discussão entre duas adolescentes. Segundo a Polícia Civil, um boletim de ocorrência foi registrado na sexta-feira (10) por uma mãe de outra aluna, que também estaria ameçada de agressão. Na confusão, ocorrida nesta quinta, a vítima tentou separar e foi ferida pela colega que usava o objeto cortante. Um dos braços e a barriga dele ficaram feridos. Uma ambulância do Samu chegou a ser acionada e atendeu o jovem, que foi liberado em seguida. Ainda segundo informações, as famílias das adolescentes envolvidas na confusão foram chamadas para uma reunião com o Conselho Tutelar para definir as medidas de punição às agressoras. 



Polícia ambiental anuncia ações de combate ao crime de maus tratos a animais na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

A Polícia Ambiental anunciou que irá intensificar as ações de combate ao crime de maus tratos a animais em Abaíra, na região da Chapada Diamantina. A decisão veio após um aumento nas denúncias no município. De acordo com o Major George Porto, comandante da Cippa Lençóis, desde 2020, a pena para o crime de maus tratos foi agravada para ajudar a punir os responsáveis. Ainda segundo ele, o patrulhamento em toda região foi reforçado, bem como ações educativas, inclusive com palestras em escolas, para combater essa realidade. “Estamos dando informação para a população, explicando sobre a questão da legislação, mas, infelizmente, isso continua acontecendo. Fazemos patrulhamento preventivo e repressivo para conseguirmos encontrar os autores”, afirmou. A legislação atual contra o crime configura maus tratos como “Quaisquer atos, comissivos ou omissivos, dolosos ou culposos, que causem dor ou sofrimento físico e/ou psicológico ou que resultem na morte de animais, sendo eles como agredir, abandonar, não oferecer assistência médico-veterinária, não oferecer alimentação adequada e água à vontade, manter o animal exposto ao sol por longos períodos, entre outras".



Aos 80 anos, Nilo Coelho se despede da vida pública; Nal assumirá Prefeitura de Guanambi

Foto: Divulgação

Ex-governador da Bahia e atual prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, aos 80 anos, se despede da vida pública. “Tudo na vida tem um começo e um fim. Esta não é uma decisão repentina, mas fruto de uma profunda reflexão sobre o que é melhor para mim e para continuar a servir da melhor maneira à minha Guanambi que tanto amo. Quero deixar claro que se trata de um novo capítulo nesta história de amor. Pretendo buscar novas formas de contribuir para o bem-estar e progresso de minha terra”, disse Nilo ao comunicar oficialmente o seu desligamento do mandato municipal na manhã desta sexta-feira (10). Em seu lugar, assume o vice Arnaldo Pereira de Azevedo. Eleito por quatro vezes prefeito, as gestões de Nilo Coelho deixaram um legado de desenvolvimento social e econômico em Guanambi. Tornaram a cidade uma das referências de pujança do Sudoeste baiano. “Eu só tenho a agradecer a confiança depositada em mim pelo povo guanambiense por todas as conquistas eleitorais. Em gratidão, sempre dei o melhor de mim e não poupei dedicação e trabalho pela minha cidade”. A eficiência como gestor público ainda no primeiro mandato em Guanambi, eleito em 1982, despertou a atenção da política baiana para Nilo Coelho. Convidado, integrou como vice a chapa vitoriosa de Waldir Pires ao governo da Bahia em 1986. Com a renúncia de Waldir, tornou-se governador. Em um ano e 10 meses de mandato, ele construiu um volume de estradas para a integração de todo o estado, jamais feito por outro governante. As distantes regiões do Oeste e do Extremo-Sul, enfim, foram integradas ao estado da Bahia pelas rodovias construídas por aquele que ficou conhecido como o “governador estradeiro”. Entre tantas realizações de Nilo Coelho para a ampliação da infraestrutura baiana, consta a ponte que faz a ligação entre as margens do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. Prefeito, deputado federal e governador, cada uma das funções públicas exercidas por Nilo Coelho foi com a coragem, a força e a determinação de um sertanejo comprometido em servir ao seu povo e apaixonado por sua terra: Guanambi. “Quero expressar meu mais profundo agradecimento por todo o apoio, confiança e oportunidade de servir à minha amada Guanambi e a Bahia. Tenho imenso orgulho de tudo que conquistamos juntos. Cada desafio enfrentado e cada vitória alcançada foi fruto de um esforço coletivo. Estejam certos de que permaneço comprometido com as causas que defendemos juntos”, assinalou Nilo.



Bahia: Inadimplência cresce em outubro mas média do Estado é menor que a nacional, aponta SPC Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de inadimplentes da Bahia cresceu 1,50% em outubro de 2023, em relação a outubro de 2022 (veja aqui). O dado ficou abaixo da média da região Nordeste (1,54%) e abaixo da média nacional (4,14%). Na passagem de setembro para outubro, o número de devedores da Bahia caiu -1,39%. Na região Nordeste, na mesma base de comparação, a variação foi de -1,23%. A faixa etária do número de devedores com participação mais expressiva na Bahia em outubro foi com idades entre 30 e 39 anos (23,42%). Já a participação dos devedores por sexo é de 52,81% de mulheres e 47,19% de homens. Em outubro de 2023, cada consumidor negativado do estado devia, em média, R$ 3.548,40 na soma de todas as dívidas. 

Foto: Divulgação

Os dados ainda mostram que 38,40% dos consumidores do estado tinham dívidas de valor de até R$ 500, percentual que chega a 52,13% quando se fala de dívidas de até R$ 1.000. Em outubro de 2023, o número de dívidas em atraso de moradores da Bahia cresceu 6,91%, em relação a outubro de 2022. O dado ficou abaixo da média da região Nordeste (8,45%) e abaixo da média nacional (10,19%). O setor com participação mais expressiva do número de dívidas em outubro no estado da Bahia foi Bancos, com 59,84% do total de dívidas. Em outubro de 2023, cada consumidor inadimplente na Bahia tinha em média 2,078 dívidas em atraso. O número ficou abaixo da média da região Nordeste (2,087 dívidas por pessoa inadimplente) e abaixo da média nacional registrada no mês (2,095 dívidas para cada pessoa inadimplente).



Safra baiana 2023 tem previsão de mais de 12 milhões de toneladas de grãos, aponta IBGE

Foto: Divulgação

A produção de cereais, oleaginosas e leguminosas deve registar aproximadamente 12,1 milhões de toneladas, o que representa um avanço de 6,9% na comparação com a safra de 2022 – que foi o melhor resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos pesquisados. A previsão consta no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de outubro de 2023, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). As áreas plantada e colhida estão estimadas em 3,53 milhões de hectares (ha), com avanço de 4,5% em relação à safra de 2022. Dessa forma, o rendimento médio esperado (3,44 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado é 2,3% maior na mesma base de comparação. A colheita da soja pode alcançar 7,57 milhões de toneladas, um aumento de 4,5% sobre 2022. As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 3,09 milhões de toneladas, o que representa crescimento de 8,9% na comparação anual. Já a lavoura do feijão pode sofrer um recuo de 2,1%, na comparação com a safra de 2022, totalizando 239 mil toneladas. E a lavoura da cana-de-açúcar, com produção estimada em  5,47 milhões de toneladas, pode recuar 2,3% em relação à safra de 2022.



Após atingir 900 pontos na redação do Enem, ex-detento alcança bacharelado em Direito

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um auxiliar administrativo de 50 anos concluiu o curso de Direito neste ano. Rui Barbosa é egresso do sistema prisional baiano. Com uma nota de 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), ele conseguiu ter acesso ao ensino superior. Além de ser contratado por uma empresa de congestão prisional, a Socializa. Esta trajetória mostra que é possível reconstruir a vida após o cárcere, tendo a educação como pilar para esse caminho. Durante o período de reclusão, Rui Barbosa começou a estudar e se interessar por Direito. Em 2018, foi matriculado no curso de Direito de uma instituição de ensino superior privada. Ao concluir a faculdade, foi admitido pela uma empresa privada, e hoje trabalha como auxiliar administrativo.