ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Fiéis fazem prece e pedem chuva para cidades do Sudoeste baiano

Foto: Reprodução l Rede Social

Moradores de Piripá, no Sudoeste baiano e na divisa com Minas Gerais, fizeram uma oração para pedir chuva devido à estiagem. Um vídeo, que passou a circular nas redes sociais, mostra o ato de fé em torno de uma poça de água, na barragem do Bonita, na zona rural de Piripá. Segundo o site Bahia Notícias, o ato foi feito por católicos da Paróquia Senhora Sant’Ana em uma novena a São José, santo lembrado pela graça da chuva. A barragem do Bonita secou em setembro passado. Com isso, o município de Piripá tem sido abastecido pelo sistema de Condeúba, na mesma região. Outras cidades próximas, como Caetanos, também sofrem com a falta de chuva. Na cidade, de janeiro a setembro choveu apenas 90 milímetros, o que é considerado insuficiente até para o consumo humano. A prefeitura de Caetanos informou que os prejuízos, em lavouras e pastagens, somam mais de R$ 7 milhões. 



Recém-nascido é encontrado em saco plástico na Bahia

Foto: Reprodução

Um recém-nascido foi encontrado dentro de uma sacola plástica na Rua Nova, em Catu, interior da Bahia, na noite de terça-feira (29). Moradores locais foram os responsáveis por encontrar o bebê. A 95ª Companhia Independente da Polícia Militar encaminhou a criança ao hospital municipal, enquanto o conselho tutelar foi acionado para investigar o caso. Apesar das circunstâncias, o recém-nascido está bem. Caso nenhum familiar seja identificado, está previsto que o bebê seja encaminhado para uma casa de acolhimento, permanecendo lá até ser adotado.



Bahia: Clima quente acende alerta para epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Especialistas afirmam que desde 2015, não tínhamos um número tão grande de casos de dengue como já alcançamos esse ano. Se continuarmos nesse pico de calor, corremos o risco de termos surtos ou epidemias de doenças transmitidas por mosquitos. O problema é justificado pelo aquecimento global que tem contribuído para uma mudança no perfil de doenças como, dengue, zika e Chikungunya. Apesar de não resistirem por muito tempo, as altas temperaturas, os mosquitos se multiplicam rapidamente com o calor, e acabam fazendo mais vítimas. Especialistas destacaram que metade da população mundial já estava em risco de dengue, com uma estimativa de 100 a 400 milhões de infecções ocorrendo a cada ano. A Organização Pan- Americana de Saúde (OPA), ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que em 2023 as Américas já registraram um aumento acentuado nos casos de dengue. Mais de 3 milhões de novas infecções foram registradas até então, superando os números de 2019 – de maior incidência registrada da doença na região, com 3,1 milhões de casos, incluindo 28.203 casos graves e 1.823 mortes. Ainda conforme os dados, a maioria dos casos – mais de 2,6 milhões – foi registrada no cone sul, sendo o Brasil responsável por 80%. A atenção é para um cenário preocupante. Os climatologistas já alertaram para a possibilidade do fenômeno La Niña, em 2024, o que significa dizer que teremos chuvas em longa escala. Com isso, a expectativa é de aumentar, ainda mais, as doenças transmitidas por mosquitos.



Homem é preso por estupro de vulnerável na Bahia

Foto: Divulgação

Um suspeito foi preso, nesta quarta-feira (29), por estupro de vúlnerável contra um homem com transtornos mentaus e síndrome de down, no povoado de Alagoinhas, no município de Mairi, na região Centro Norte da Bahia. Na ocasião, o homem era vizinho da vítima. Segundo os agentes da Delegacia Territorial de Mairi, o acusado se aproveitou da confiança da família e cometeu o crime enquanto a vítima tomava banho de açude na região. “Assim que tomamos conhecimento do crime, ocorrido em outubro deste ano, fizemos as oitivas e representamos ao Judiciário pela prisão preventiva do autor”, explicou o titular da DT/Mairi, delegado Paulo Victor Muniz Ferreira Magalhães. O homem foi encaminhado para a unidade policial, onde prestou depoimento e passou por exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ele segue custodiado à disposição do Poder Judiciário.



Operação Paz cumpre 16 mandados de prisão preventiva em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Equipes policiais cumpriram, nesta terça-feira (28), cerca de  16 mandados de prisão preventiva e realizaram cinco prisões em flagrante em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. As ações fazem parte da Operação Paz, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo a 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), as incursões “tiraram de circulação” seis suspeitos de homicídio qualificado, dois de tráfico de drogas, um de latrocínio e um de estupro, além de suspeitos investigados por associação criminosa, roubo, ameaça, furto, maus-tratos a animais e falsificação, adulteração ou alteração de medicamentos. Durante a ação, também foram apreendidos cerca de 5kg de drogas e uma grande quantidade de medicamentos de uso restrito. Durante a semana a polícia judiciária deverá concluir os inquéritos e a prisão de investigados ainda não alcançados nesta fase da operação.



'Operação Nobreza’ é deflagrada contra grupo empresarial apontado por sonegar R$ 78 mi em impostos

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (29), uma Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal foi deflagrada na Bahia. Denominada de Operação Nobreza’, a ação investiga a prática de sonegação fiscal por um grupo empresarial do setor de comércio atacadista de produtos alimentícios, que teria sonegado ao Estado da Bahia mais de R$ 78 milhões em impostos (ICMS).  Segundo a apuração da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o montante sonegado pode ser ainda maior e ultrapassar a casa dos R$ 500 milhões. A Justiça determinou o bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, a fim de garantir a recuperação dos valores sonegados. As investigações da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), do Ministério Público e da Polícia Civil, na Bahia, identificaram que as empresas do grupo praticavam fraudes tributárias a partir de elevadas aquisições interestaduais de mercadorias provenientes de outros estados, mediante a falta de antecipação de imposto (ICMS) incidente sobre a entrada destes produtos, além da omissão de saída de mercadorias tributáveis efetuadas sem a emissão de documentos fiscais e a sua devida escrituração.

Foto: Divulgação

As empresas não faziam o devido recolhimento fiscal do ICMS ou o fazia em níveis baixíssimos deste tributo, em valores incompatíveis com suas movimentações econômicas.  A constituição de empresas em nome de terceiros promovia a blindagem patrimonial dos verdadeiros proprietários do grupo. A operação contou na Bahia com a participação de cinco promotores de Justiça, seis delegados de Polícia, 28 policiais da Dececap/Draco, seis servidores do Fisco Estadual e seis policiais da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz). No Paraná, a operação foi deflagrada com o apoio do Gaesf do Gaeco do Ministério Público do Estado do Paraná, com três promotores de Justiça, quatorze policiais e dois auditores da Secretaria da Fazenda daquele estado. 



Aracatu, Barra da Estiva, Vitória da Conquista e outros municípios recebem novas ambulâncias

Foto: Divulgação

O município de Vitória da Conquista recebeu, neste domingo (26), uma nova frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para atender cerca de onze municípios da região. Além de Conquista, os municípios de Aracatu, Barra da Estiva, Canavieiras, Cândido Sales, Carinhanha, Ibirataia, Itapetinga, Maetinga, Paramirim e Poções serão os beneficiados pela frota. Os novos veículos fazem parte de um investimento do Governo Federal para ampliar o acesso à saúde na região. Os veículos serão entregues nesta segunda-feira (27) pelo governador Jerônimo Rodrigues, a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima, e a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Silva de Carvalho Santana.



Rio de Contas: Igreja Senhora Santana recebe nova iluminação em LED

Foto: Divulgação

Edificada em pedras na primeira metade do séc. XVIII, a Igreja de Santana, em Rio de Contas na Chapada Diamantina e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2023, a igreja recebe uma nova iluminação por meio de um projeto do Instituto Neoenergia que viabilizou a instalação de projetores com lâmpadas LED que, além de serem mais eficientes, valorizam a fachada do monumento, parte integrante do conjunto arquitetônico da cidade. A iniciativa também teve o apoio da Prefeitura Municipal e da Diocese de Nossa Senhora do Livramento. Segundo a Neoenergia, desde 2018, o Instituto já investiu R$ 40,8 milhões em projetos e programas que visam colaborar com a redução das desigualdades sociais. Conforme o Instituto, o objetivo também é promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como fortalecer a luta contra as mudanças climáticas e promover ações de preservação da natureza e conservação da biodiversidade. A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (22) com um evento cultural.



Homem é detido por exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l CRO-BA

Uma ação conjunta do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) com a Polícia Militar, resultou na prisão em flagrante de um homem que exercia ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista em Piatã, na Chapada Diamantina. No momento da autuação, os fiscais do CRO-BA presenciaram o acusado, identificado como Jairo Cardoso Xavier, atendendo pacientes no consultório odontológico, no qual há indícios de acobertamento do exercício ilegal por parte de um profissional inscrito na autarquia. O homem confessou que não tem graduação em Odontologia. Ele foi conduzido para a delegacia para lavratura dos procedimentos cabíveis. O estabelecimento também não possui alvarás de funcionamento e da Vigilância Sanitária, sendo interditado pela autarquia. O falso dentista vai responder pelo exercício ilegal da profissão da Odontologia e se condenado pode pegar de seis meses a dois anos de prisão. Sobre o profissional que acoberta o exercício ilegal deve sofrer penalidades estabelecidas pelo Código de Ética Odontológica. 



Monte Santo: Homem é condenado a mais de 20 anos de prisão por estupro de vulnerável contra a enteada

Foto: Reprodução

Um homem foi condenado a 20 anos, um mês e dez dias de prisão pelo estupro de vulnerável cometido de forma continuada contra a sua própria enteada, bem como pelo crime de ameaça. A pena, estabelecida pelo Tribunal do Júri, no dia 7, levou em consideração ainda que o crime, cometido no Município de Monte Santo, Norte da Bahia, foi agravado pelo fato da vítima estar sob a imediata proteção do réu no período, conforme sustentado pelo promotor de Justiça Marcelo Cerqueira César. A Justiça determinou que o réu, já preso preventivamente, cumpra a pena em regime inicialmente fechado. De acordo com a denúncia, o crime veio à tona quando a adolescente descobriu, em abril de 2022, que estava grávida de seis meses do padrasto. Ela teria relatado ao Conselho Tutelar que os abusos começaram quando ela tinha 12 anos, denunciou o MP. Os abusos seriam acompanhados de ameaças feitas pelo réu de que expulsaria a adolescente de casa, na hipóteses dela relatar os abusos à mãe. Conta  ainda a denúncia que, ao saber do caso, a mãe da vítima deixou de se relacionar com o réu, que passou a ameaçar as duas, motivo pelo qual foi preso preventivamente. 



Maiquinique: Trabalhadores de fazenda em situação de escravidão são resgatados

Foto: Divulgação

Dois trabalhadores que estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho e jornada exaustiva na zona rural de Maiquinique, no sudoeste da Bahia, foram resgatados em uma ação realizada por auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).  Eles viviam com suas famílias numa situação degradante, em alojamentos sem as mínimas condições de conforto e segurança. Além dos dois adultos,  suas respectivas companheiras e treze crianças no total, filhas dos trabalhadores resgatados, também residiam no local, sem camas e colchões suficientes para todos, tampouco condições mínimas de saneamento. A articulação aconteceu no último dia 08 de novembro. Os dois trabalhavam há mais de cinco anos na propriedade, cuidando do gado. Eles cumpriam jornadas de trabalho exaustivas, sem descanso semanal nem férias. Os resgatados já estão de posse de guias para dar entrada no seguro-desemprego especial para vítimas do trabalho escravo, que deverá ser pago por três meses. Além disso, eles já receberam os valores calculados referentes à rescisão do contrato de trabalho,  no total de R$ 33.852,05. A ação da Polícia Federal foi essencial no sentido de dar o suporte de segurança e inteligência à ação e o acompanhamento e suporte às vítimas serão proporcionados pela Secretaria de Direitos Humanos.



Consciência Negra: Mais de 80% da população baiana se autodeclara preta ou parda

Foto: Reprodução

Considerado o estado mais negro do Brasil, a Bahia possui a maior parte da população se considera negra. Em 2022, do contingente populacional da Bahia, 80,8% se autodeclaravam como indivíduo da raça negra (composto por pretos e pardos). O percentual é o maior entre os estados brasileiros e maior também do que os percentuais encontrados para o Brasil (55,9%) e o Nordeste (73,9%). As informações foram levantadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), tendo por base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2022. Além de traçar um breve perfil da população negra, o documento traz um levantamento de alguns indicadores e estatísticas relacionados à questão de raça e cor no estado. Apesar de ter o maior percentual de negros em relação à população total do estado, a Bahia concentra 10,1% dos negros no país, atrás de São Paulo (15,8%) e Minas Gerais (10,6%), que são os dois estados mais populosos do país. Em 2022, de forma mais específica, a população baiana era formada por 23,9% de pretos, 56,9% de pardos, 18,0% de brancos e 1,2% de indígenas, amarelos e pessoas sem declaração de cor ou raça.



Após repercussão, secretário notifica caso de discriminação contra autista ao Procon da Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Após a repercussão do caso de suposta discriminação sofrida por uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Loja Riachuelo, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado da Bahia Felipe Freitas informou nas redes sociais nesta sexta-feira (17), que a pasta notificou o caso ao Procon-BA para adoção das medidas necessárias. “No âmbito da @sjdhbahia, temos trabalhado incansavelmente para, através do PROCON, combater todas as formas de violência e discriminação nas relações de consumo”, disse o secretário. Ainda segundo Felipe Freitas, a família da criança foi contatada para receber apoio e assistência necessária, através da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Ele reafirmou que a pasta continuará atuando, de maneira preventiva e repressiva, quando necessário – educando, orientando, fiscalizando e, se necessário, punindo as práticas abusivas. “Não podemos admitir que espaços de comércio sejam territórios livres para qualquer forma de discriminação”, continua o secretário. Nesta sexta-feira (17), o vídeo em que mostra uma mãe de uma criança com autismo denunciando um suposto ato de discriminação durante um atendimento em uma loja de departamento (veja aqui), viralizou nas redes. O caso aconteceu em um shopping da cidade de Feira de Santana.



Mãe de criança com autismo denuncia discriminação durante atendimento em loja na Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) denunciou que seu filho foi vítima de preconceito por parte de uma funcionária de uma loja de departamento, na cidade de Feira de Santana. O caso aconteceu na Riachuelo do Boulevard Shopping. Na fila para o pagamento, a mulher apresentou a Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com TEA, que dá direito à prioridade no atendimento. Após o serviço, uma das funcionárias se dirigiu a uma colega e disse: “Não me passe mais esses atendimentos bombas”. Em vídeo gravado no local, e divulgado pela mãe da criança, ela desabafou e foi aplaudida por outros clientes da loja. “Meu filho não é bomba, não gostei e exijo respeito, eu sou mãe e ninguém aqui está livre de ter um filho com deficiência”, disse. Por meio de nota, a Riachuelo lamentou o ocorrido e informou que o comportamento da funcionária não está de acordo com os valores defendidos pela empresa e que uma nova “rodada extraordinária” de treinamentos e capacitação foi implantada.



Homem passa quase 20 anos usando nome do irmão morto e só é descoberto após sua morte

Foto: Divulgação

O corpo de um homem foi encontrado na cidade de Mucuri, na divisa entre Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, e logo foi reconhecido pela identidade que levava no bolso. O problema é que aquele homem já tinha morrido.  O caso de fraude documental foi descoberto após a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Teixeira de Freitas realizar a identificação necropapiloscópica (confronto pelas impressões digitais). Logo após a entrada do corpo no IML, a equipe da CRPT foi informada da possibilidade do falecido estar usando o nome de outro familiar, desta forma, foram solicitadas também as fichas dos irmãos. “Recebemos este corpo com uma identidade do Estado do Rio de Janeiro e, imediatamente, solicitamos do Instituto de Identificação Afrânio Peixoto/RJ o envio da ficha papiloscópica do indivíduo para compararmos com as digitais do corpo”, explicou Elson Gonçalves Oliveira Jr, Perito Técnico responsável pela identificação. Na análise, foi confirmado que o morto em Mucuri utilizava há quase 20 anos o nome de um de seus irmãos.“Temos por protocolo o processo de identificação biométrica de todos os corpos que dão entrada na nossa regional”, pontuou o Coordenador Eder Amorim. Mesmo quando não é possível a identificação pelas impressões digitais, os peritos optam pela arcada dentária ou ainda o DNA. A finalidade de trocar de nome ainda não foi descoberta, visto que os principais envolvidos morreram. “Declarar o óbito de um indivíduo traz grandes repercussões, envolvendo seguro, pensões e aposentadorias, por exemplo. Portanto, é muito importante confirmar a identidade dos corpos que dão entrada na Polícia Técnica”, finalizou Eder. O processo de identificação civil, criminal e da necropapiloscopia são atribuições dos profissionais Peritos Técnicos, que constituem parte das atividades fundamentais para o Departamento de Polícia Técnica ao cumprimento de sua missão institucional.



Polícia Civil apreende 600kg de maconha escondidos em caminhão na BR-30

Foto: Divulgação

O trabalho integrado entre os departamentos da Polícia Civil da Bahia resultou na apreensão de aproximadamente 600 kg de maconha, na madrugada desta sexta-feira (17), próximo ao município de Ibiassucê. Segundo a polícia, a apreensão ocorreu a partir de informações de inteligência e de investigação coletadas e tratadas pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) e pela 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Itabuna). As equipes da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi), com o suporte da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin) conseguiram interceptar um caminhão baú que transportava a droga e prender o motorista, um homem de 50 anos. Com o auxílio do DIP, a 6ª DTE intensificou as investigações sobre o transporte da droga, realizando o tratamento das informações e o repasse à 22ª Coorpin. A abordagem ao caminhão foi realizada às margens da BR-030. Ao ser questionado, o motorista afirmou ser comerciante de redes e disse que estava a caminho de Feira de Santana, sem nenhuma carga. No entanto, durante vistoria ao veículo, foi localizado um teto falso, parafusado na estrutura da carroceria, onde estavam 724 pacotes de maconha. O motorista do caminhão baú foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele passou pelos exames de lesões corporais e está à disposição do Poder Judiciário. O veículo foi apreendido e levado para a sede da 22º Coorpin, em Guanambi.



Volume das atividades turísticas na Bahia volta a crescer e fica acima da média nacional, diz SEI

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O índice de atividades turísticas no Brasil expandiu 1,6% em relação ao mês anterior. Nessa comparação, a Bahia apontou a quarta variação positiva mais expressiva entre os locais pesquisados é superior à média nacional - que apresentou superávit de 1,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). De acordo com o Boletim da SEI, nove dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (17,1%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva entre os locais e superior à média nacional. O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 7,9%, nos nove primeiros meses do ano de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (13,9%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional. Em setembro de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou expansão de 1,5% frente ao mês imediatamente anterior, após ter mostrado queda de 1,4% em agosto.



Obras da Fiol 2 entre Caetité e Bom Jesus da Lapa receberá R$ 368 milhões de investimentos

Foto: Divulgação

Em publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16), o Governo Federal anunciou m novo edital de licitação para contração de obras em um lote do trecho 2 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL 2), que liga os municípios de Barreiras a Caetité, onde se conectará à Fiol 1, passando por Brumado e seguindo até Ilheús, trecho concedida à Bahia Mineração (Bamin). O edital contempla a execução de obras em 146,28 quilômetros de extensão, sendo 132,14 pertencente ao Lote 5, de Caetité até o Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, incluindo a superestrutura da ponte (Lote 5F) que já está pronta desde 2019, e um trecho de 13,69 quilômetros do lote 6, localizado do outro lado do rio, já no município de Serra do Ramalho. Além da execução das obras, a empresa vencedora da licitação ficará responsável pela atualização do projeto básico, transformando-o em projeto executivo. O orçamento para a contratação previsto no edital é de R$ 368.629.055,17. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para ocorrer em 24 de janeiro de 2024, em atendimento ao inciso III do art. 39 da Lei 13.303, de 2016. A licitação exclui dois trechos do Lote 5 da Fiol 2 que seguem com impedimentos ambientais e fundiários. Em Guanambi, um trecho de 12 quilômetros do entorno da barragem de Ceraíma já tem licenciamento ambiental mas ainda falta a conclusão do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Plano de Ação de Emergência (PAE). Já um trecho de 16,48 quilômetros no município de Bom Jesus da Lapa segue impedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) até que seja concluída a execução de estudos e alternativas sobre o avanço da ferrovia sobre comunidades quilombolas. No restante do Lote 5, as obras avançaram bastante e em muitos trechos já houve lançamento dos trilos.



Mulher é morta a facadas em Pindaí; ex-marido é o principal suspeito

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma mulher foi morta a facadas, na quinta-feira (16), no município de Pindaí, Sudoeste baiano. O crime, que está sendo investigado como feminicídio, ocorreu na na Fazenda Brejo, Distrito de Guirapá, zona rural da cidade. Segundo a Polícia Militar, a vítima, identificada como Maria Aparecida, de 46 anos, foi encontrada pelos agentes com lesões na região do abdômen e na cabeça. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para atestar o óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia e remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Testemunhas afirmaram que o autor do crime seria o ex-esposo da vítima, que fugiu do local após praticar o crime. 



Prefeitura de Cocos realiza leilão de caminhões, picapes, ônibus e tratores

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cocos, no extremo Oeste da Bahia realiza, no próximo dia 28 de novembro (terça-feira), na sede da Câmara Municipal, um grande leilão de veículos e bens pertencentes ao município, como caminhões, picapes, ônibus, motos,  e demais utilitários. Os lances mínimos variam de R$600 a R$160 mil. O leilão será aberto ao público às 09h. Mas os itens também poderão ser visitados na página do leilão (veja aqui) com possibilidade de dar lances, tudo de forma online e segura. Maiores informações 71 99111-4533 ou 99996-0808.