ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Crianças de Uganda que viralizaram nas redes sociais fazem coreografia da música 'Perna Bamba'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O grupo de crianças de Uganda, que encanta internautas nas redes sociais ao mostrar o talento com a música e dança, voltou a viralizar na internet após publicar um vídeo ao som de "Perna Bamba", aposta banda Parangolé e do cantor Leo Santana para o carnaval deste ano. A postagem, que já conta com mais de 470 mil curtidas, ganhou comentários dos intérpretes da canção. Duas internautas sugeriram que as crianças visitassem a capital baiana após outro vídeo do grupo dançando músicas de artistas baianas viralizarem. "Alguém traz eles pra dançar aqui em Salvador? Por favor? Obrigada, de nada", escreveu uma. "Aperta o botão quem acha que eles devem vir a Salvador", disse outra. Elas já tinham feito a coreografia de "Zona de Perigo", do cantor Léo Santana e de "Cria da Ivete", hit de Ivete Sangalo. O Hypers Kids Africa é um grupo de crianças das ruas de Kampala Uganda, que escolheu usar a dança como uma forma de ficar longe da violência. Com 5 milhões seguidores no Instagram e mais de 2,5 milhões de inscritos no Youtube, o grupo publica vídeos das coreografias sincronizadas de diversas músicas. Além disso, também reproduzem desafios viralizados na internet.



Governo do Estado garante Carnaval em mais de 80 municí­pios baianos

Foto: Divulgação

O Governo do Estado vai garantir a folia do Carnaval 2024 em mais de 80 municípios do interior baiano. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (31/01), em Lençóis, pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do coordenador-geral do Carnaval da Bahia, o vice-governador Geraldo Júnior. São investimentos em ações e projetos nas áreas de segurança, saúde, turismo, infraestrutura, promoção da diversidade, cidadania e cultura para mais uma edição do Carnaval da Bahia, que este ano traz o tema “50 Anos de blocos afro. Nossa energia é ancestral”. “Além dos investimentos na capital baiana, estamos, mais uma vez, garantindo que cidades do interior possam realizar uma programação de carnaval especial para moradores e turistas, levando ações do Governo do Estado que garantam segurança, inclusão e estímulo ao turismo”, reforçou o governador Jerônimo Rodrigues. Este ano, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), através da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), também está contemplando 31 projetos no interior. Entre os municípios apoiados estão Maragogipe, com o “Carnaval de Maragogipe 2024 – Patrimônio Cultural da Bahia”, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Cairu, Prado, Rio de Contas, Amélia Rodrigues e Barreiras, além da cidade de Cachoeira, que trará o Quilombo Folia: Carnaval no Iguape, uma tradição de folia e cultura Quilombola. A Setur vai realizar, ainda, pesquisa de caracterização, dimensionamento do turismo receptivo e avaliação dos serviços nos municípios de Mata de São João (Praia do Forte), Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Porto Seguro e Lençóis. Através da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), serão apoiados oito projetos, contemplando sete cidades. A iniciativa visa fomentar a cultura, o turismo e o desenvolvimento social, contemplando Santo Amaro, Santa Cruz Cabrália, Itabuna, Vitória da Conquista, Ilhéus, Vera Cruz e Lauro de Freitas.



Bahia: Criança pisa descalça em fio de extensão descascado e morre eletrocutada

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um caso triste aconteceu no município de Sento Sé, no norte da Bahia. Na tarde de quarta-feira (31/01), uma criança de 3 anos morreu eletrocutada após pisar descalça em um fio de extensão descascado. A vítima foi identificada como Alexia Araújo. De acordo com informações iniciais, a menina estava tomando banho perto da máquina de lavar roupas. Para ligar a máquina, a mãe da criança usou uma extensão elétrica. Porém, o cabo da extensão estava descascado. Alexia pisou nele e acabou recebendo a descarga elétrica. A Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Sento Sé investiga o caso. O corpo da menina foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).



Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes contrata show de Gusttavo Lima por R$1,3 mi durante situação de emergência

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, na região norte do estado, contratou o cantor Gusttavo Lima, pelo cachê de R$ 1,3 milhão, durante o período de situação de emergência no município, em decorrência da estiagem prolongada. O cantor foi contratado para cantar nos festejos em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, no dia 9 de fevereiro. Campo Alegre de Lourdes está em situação de emergência desde 11 setembro de 2023, quando a cidade entrou na lista do Sistema Nacional De Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), e vai até março, devido à validade de seis meses da medida. Por meio desta diligência, o município ganha o direito de pedir recursos financeiros emergenciais ao estado. Segundo o jornal O Globo, o show foi contratado sem licitação pelo prefeito Enilson Marcelo Rodrigues da Silva (PCdoB) e o valor acordado, de R$1,3 milhão, é três vezes maior do que todo o montante destinado ao orçamento da Cultura da cidade em 2023, que foi de R$ 413 mil. De acordo com o contrato, o show deve ter uma hora e meia, e R$ 1,1 milhão é destinado ao cachê e os R$ 200 mil restantes serão utilizados para transporte do artista e sua equipe. O valor total foi parcelado em cinco vezes. A prefeitura também será responsável pelo custeio da hospedagem, transporte local, camarim e carregadores de equipamentos. “A hospedagem do artista deverá ocorrer em hotel com nível de serviços e comodidade com grau de excelência na cidade onde ficará hospedado”, ressalta o contrato. Até o momento, a prefeitura de Campo Alegre de Lourdes não se pronunciou sobre o caso. 



Idoso morre após acidente em elevador de agência bancária em Jequié

Foto: Reprodução l Blog do Marcos Frahm

Um idoso, de 67 anos, morreu, na terça-feira (30), após sofrer um acidente no elevador de agência bancária da Caixa Econômica Federal em Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo o blog do Marcos Frahm, a vítima, identificada como Ednaldo Neres dos Santos, ficou presa embaixo da plataforma do elevador para pessoas com deficiência (PCD). O 8º Batalhão dos Bombeiros informou que o orgão foi acionado para atender a vítima durante a manhã e a vítima foi encontrada presa embaixo da plataforma do elevador. Ednaldo foi retirado do elevador e atendido no local por uma equipe do SAMU. Apesar nas tentativas de reanimação, a vítima veio a óbito no local, ficando aos cuidados da Polícia Militar até a chegada do DPT. Após a remoção, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre o posicionamento da Caixa Econômica Federal.



Bebê nasce em cima de carroça em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um bebê, batizado de Iago, veio ao mundo de uma forma inusitada, sendo trazido à vida em cima de uma carroça, em plena via pública. O caso aconteceu na segunda-feira (29), em Vitória da Conquista, Sudoeste baiano. A situação emergencial ocorreu quando a mãe, Tamires Santos, de 23 anos, entrou em trabalho de parto e não conseguiu chegar a tempo ao hospital. O parto inusitado provocou uma grande movimentação no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local, a mulher já tinha dado à luz. Os profissionais verificaram os sinais vitais tanto de Tamires quanto do recém-nascido Iago, constatando que ambos estavam em boas condições de saúde. Após os primeiros cuidados no local, mãe e filho foram encaminhados para o Hospital Esaú Matos, onde receberam atendimento médico especializado.  Nesta terça-feira (30), Tamires Santos e o pequeno Iago permanecem internados, onde recebem os cuidados necessários.



Câmeras corporais de PMs devem ser implantadas em março na Bahia, revela SSP

Foto: Divulgação

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, revelou novas informações a respeito do uso das “bodycams” na Bahia. Segundo o titular da SSP, o governo estadual tem a previsão e a expectativa de colocar o objeto em uso, no mês de março, após o Carnaval. “A previsão é que a gente consiga fazer a instalação das câmaras e uso delas a partir de março. É o prazo que a empresa tem para fornecimento dessas câmeras e a nossa expectativa é que seja a partir de março. Nós, lógico, já estamos trabalhando com o treinamento de alguns policiais que farão o uso dessas câmaras. Estamos também trabalhando no protocolo operacional padrão de utilização dessas câmaras e a expectativa é que em março a gente comece a fazer o uso dessas”, indicou o secretário ao site Bahia Notícias.  O novo prazo chega após o Governo da Bahia recuar e desistir de instalar o material no Carnaval da Bahia deste ano. A possibilidade foi levantada pelo o secretário no último dia 10 de janeiro. No entanto, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), recuou da decisão de adotar o uso dos equipamentos na festa deste ano.



PRF aprende na Bahia carga de quase 3,5 mil cigarros contrabandeados do Paraguai

Foto: Divulgação l PRF

Uma carga com quase 3,5 mil cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendida nesta segunda-feira (29) em um trecho da BR-110 de Ribeira do Pombal. Dois homens foram presos na ação. O material era levado em uma van acoplada a um reboque (carretinha). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ação teve início quando os agentes deram ordem de parada a uma Ducato, com placas de Delmiro Gouveia (AL). Após vistoriar a carga do reboque, os PRFs encontraram diversas caixas de cigarros de origem paraguaia, que haviam sido contrabandeados, ou seja, proibidos de entrar no Brasil. Presos, o motorista e o proprietário da Van foram encaminhados à uma delegacia da cidade, junto com a carga e os veículos apreendidos. A pena base para o crime de contrabando e descaminho [quando o produto pode ingressar no país, mas precisa pagar taxas] varia de dois a cinco anos de reclusão.



Falso médico é preso em flagrante suspeito de fraudar documentos na Bahia

Foto: Divulgação

Um homem foi preso em flagrante suspeito de fraudar documentos para conseguir registro profissional de médico, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), na tarde desta segunda-feira (29), no bairro da Barra, em Salvador. A identidade do suspeito não foi divulgada. De acordo com o Cremeb, os documentos apresentados indicam que o homem tem 60 anos e é natural de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Ainda conforme o Conselho Regional de Medicina, a Polícia Militar foi acionada após uma servidora verificar que os documentos utilizados pelo homem eram falsos. Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado como tentativa de estelionato. Os documentos apreendidos vão passar por exames periciais para comprovar a autenticidade. 



Funcionária de restaurante na Bahia transfere R$ 11 mil por engano e destinatário nega devolução de quantia

Foto: Reprodução

A funcionária de um restaurante de Salvador realizou uma transferência bancária para uma conta errada e não conseguiu reaver a quantia de R$ 11 mil, após a pessoa que recebeu afirmar que já gastou o valor. As informações são do site G1. O caso aconteceu na última segunda-feira (22), no bairro do Rio Vermelho, e a Polícia Civil informou que a situação é investigada como furto e apropriação indébita. O homem que recebeu o dinheiro foi intimado na unidade policial e prestou depoimento. As medidas de polícia foram adotadas e o caso será encaminhado à Justiça. Conforme a Polícia, a funcionária errou o código de Discagem Direita à Distância (DDD) ao transferir o valor via PIX, a qual a chave era um número de telefone. O restaurante entrou em contato com o homem no mesmo dia para reaver o valor e assim que ele tomou conhecimento do engano, tentou fazer o saque em uma agência bancária. Ao ser intimado para prestar depoimento na delegacia, o homem afirmou que precisava do dinheiro e usou para pagar contas em atraso. Ele alegou que não tem mais o valor e não seria possível devolvê-lo para o restaurante. De acordo com o Banco Central, caso alguém faça uma transferência por engano, deve tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor. Ao fazer a transação, o usuário tem acesso aos dados pessoais do recebedor, como nome completo e agência bancária. Quem fez a transferência errada pode usar essas informações para encontrar o destinatário e solicitar a devolução. Caso o pedido seja negado, o usuário deve prestar um boletim de ocorrência e procurar a Justiça.



Cidade do Sudoeste baiano decreta situação de emergência; mais de 100 famílias estão desalojadas

Foto: Reprodução l Blog do Seninha

O município de Dário Meira, no Sudoeste baiano, também sofre com as chuvas dos últimos dias. Neste domingo (28), a prefeitura da cidade anunciou um decreto de emergência devido aos estragos causados pelas precipitações, que causaram alagamentos de ruas e casas, o que comprometeu também o sistema de abastecimento de água. Segundo a prefeitura, choveu no município mais de 145 milímetros em 24 horas. As chuvas tiveram início na última quinta-feira (26). Segundo a gestão municipal, mais de 100 famílias seguem desalojadas até a manhã desta segunda-feira (29). Elas foram levadas para escolas e creches. Conforme o G1, por causa do volume de água, provocado pelas fortes chuvas, o Riacho do Meio, que corta o perímetro urbano de Dário Meira, encheu e ocasionou diversos pontos de alagamento.



Vitória da Conquista: Soldado da PM morre em acidente entre ônibus e carreta em trecho da BR-116

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um policial militar morreu em um acidente em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista, no Sudoeste, na noite desta quarta-feira (24). A vítima, identificada como o soldado Núbio Brito de Oliveira, estava em um ônibus que colidiu de frente com uma carreta, na altura da localidade de Lagoa das Flores. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o policial militar estava no ônibus, da empresa Viação Floresta, que trafegava sentido Salvador. Ele ficou preso às ferragens e foi a óbito no local. Outro ocupante do ônibus ficou ferido. O estado de saúde dele não foi informado. Após o acidente, o motorista do ônibus evadiu do local. Já o motorista da carreta sofre escoriações. Não há mais informações sobre as causas do acidente nem sobre feridos. Núbio Brito de Oliveira era lotado na 80ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Cândido Sales, na mesma região. 



Livramento de Nossa Senhora: Motorista morre após tombo de caminhão na Serra das Almas

Foto: Luiz Brito l Portal Sudoeste

Um motorista morreu, na quarta-feira (24), após um tombo de caminhão na BA-148, no trecho conhecido como Serra das Almas, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Informações apontam que o caminhão que transportava uma carga de embalagens de plástico tombou próximo à entrada da Estrada Real na Chapada Diamantina. O condutor do veículo, identificado como Ademisson dos Santos Pereira, ficou preso às ferragens e não resistiu. Uma segunda vítima que estava na cabine foi socorrida e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Livramento de Nossa Senhora. À polícia, ele contou que o condutor não conseguiu frear quando descia a serra. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica fez a perícia no local. O corpo do condutor foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).



Funcionário terceirizado da Coelba morre eletrocutado enquanto trabalhava no interior da Bahia

Foto: Divulgação

Um funcionário terceirizado da companhia Neoenergia Coelba, concessionária de fornecimento de energia elétrica, morreu eletrocutado, nesta quinta-feira (25), após receber uma descarga elétrica durante o trabalho em Catu, no interior baiano. A vítima, identificada como Ricardo de Jesus Almeida, de 24 anos, trabalhava na localidade de Ramela. Segundo o site G1, não há detalhes sobre o que teria provocado o acidente e o caso foi registrado na delegacia da cidade. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da região. Em nota, a Neoenergia Coelba lamentou a ocorrência e informou que está em contato com a prestadora de serviços para que todo o auxílio seja prestado para a família da vítima. A empresa disse ainda que as causas da morte estão sendo investigadas.



Operação policial erradica mais de 35 mil pés de maconha na Bahia

Foto: Divulgação

Uma plantação com mais de 35 mil pés de maconha foi localizada e, subsequentemente, erradicada em Curaçá, região norte da Bahia, nesta quarta-feira (24). A ação foi parte de uma operação entre as polícias Militar e Federal. A plantação foi encontrada em uma ilha, às margens do Rio São Francisco, por meio da análise de imagens via satélite auxiliou na localização do plantio. Os pés da erva foram arrancados e incinerados no local. Amostras do material foram apresentadas na Delegacia da PF. Participaram da ação equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da 45ª CIPM (Curaçá) e da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro.



Motorista é preso na Bahia após pagar R$ 2 mil por carteira de motorista

Foto: Divulgação

Um homem, de 38 anos, foi preso ao portar uma carteira de motorista [CNH] falsa, comprada por R$ 2 mil. O flagrante ocorreu em um trecho da BR-324 de Simões Filho, no final da tarde de segunda-feira (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe fiscalizava na altura do km 599 quando deu ordem de parada a um veículo Chevrolet/Prisma. Os agentes pediram os documentos, quando verificaram que a CNH tinha indícios de ser falsa. Na abordagem, o motorista confessou que pagou R$ 2mil pelo documento, categoria AD. Diante do caso, o condutor foi preso e levado para uma delegacia de Simões Filho. 



Moto pega fogo em Santo Estevão, homens tentam apagar com urina e cena viraliza

Foto: Reprodução

Imagens inusitadas de um pequeno incêndio em Santo Estevão, na região centro norte da Bahia, viralizaram nas redes sociais. Uma moto pegou fogo em um estacionamento de um estabelecimento comercial e dois homens tentaram apagar o incêndio urinando no veículo. O caso ocorreu no sábado (20). A cena foi flagrada por câmeras de segurança do local. No vídeo, os homens descem da moto e ao notar o incêndio, um deles começa a urinar. A dupla ainda tenta assoprar o fogo, mas as chamas se espalham pelo veículo, levando a perda total.



Bahia deve sofrer chuvas intensas e ventos fortes entre esta segunda e terça, alerta Inmet

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em algumas regiões do Estado e parte do Sudoeste da Bahia seguindo até a região Sul devem ser afetados por fortes chuvas e registrar ventos fortes que podem variar entre 40 km/h até 100 km/h entre esta segunda (22) e terça-feira (23). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. O Inmet publicou, na segunda, dois avisos meteorológicos especiais de perigo, devido à previsão de chuvas intensas em diversos estados. O Instituto se baseia em três cores para sinalizar o grau de perigo: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). As informações são da Agência Brasil. O primeiro alerta de perigo do Inmet, no nível laranja, foi iniciado às 10h15 desta segunda, e terminará na terça às 10h. Além Sudoeste baiano, o Norte de Minas Gerais e Centro-norte do Espírito Santo, o aviso é válido para o Mato Grosso, todo o Mato Grosso do Sul, Centro e Sudoeste do Pará; Norte, Noroeste e Centro-sul de Goiás, Noroeste do Paraná, Leste de Rondônia, Centro-sul e Sudeste do Amazonas, faixa ocidental do Tocantins, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Sudeste Paraense, além de Araçatuba e Presidente Prudente (SP). De acordo com o Inmet, nessas localidades as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou entre 50 e 100 mm por dia. Os ventos intensos podem atingir de 60 a 100 km/h. O aviso alerta para o risco de descargas elétricas e cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e outros.



Igor Kannário cria confusão em Sergipe e dono manda desligar trio elétrico

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O cantor Igor Kannário protagonizou mais uma confusão. Desta vez a polêmica foi no estado de Sergipe. O pagodeiro participava, neste domingo (21), do Poço Verde Fest. De repente, ele subiu na caixa de som e começou a pular. O dono do equipamento reclamou, pois temia que a ação resultasse em prejuízo. No entanto, Kannário não gostou e parou o som para discutir, o que causou desconforto e deixou os organizadores do evento irritados. Em seguida o dono se retou e desligou o som. O cantor é conhecido por criar diverssas polêmicas por onde passa.



Clínica Santa Clara está presente em 17 municípios pelo Brasil

Foto: Divulgação

A Clínica Santa Clara está presente em 17 municípios e é uma referência nacional, atendendo milhares de pessoas no que se refere a saúde ocupacional. Ou seja, é um sucesso. Quando se fala de Santa Clara, nós falamos de resultado. Nosso compromisso com a saúde e segurança se estende há vários municípios, abraçando vidas e promovendo um ambiente mais seguro e saudável para diversas empresas. Juntos, construímos uma rede de cuidado que se expande por diversas cidades do Brasil. Veja a cima (imagem) onde localizar uma unidade da Clínica Santa Clara mais perto de você.