ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Acordo prevê o repasse de mais de R$ 3,5 bilhões do FUNDEF para a educação na Bahia

Foto: Divulgação

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE/BA), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Educação (MEC) celebraram um acordo encerrando um processo judicial que se arrastava há mais de duas décadas no Supremo Tribunal Federal (STF). A solução consensual prevê o repasse de mais de R$ 3,5 bilhões para a educação no estado, provenientes do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), referente ao período de 1998 a 2007. A ação, movida pela PGE, visava garantir o repasse de verba obrigatória para educação em valores proporcionais e adequados à Bahia. Os valores a serem destinados, após a homologação do acordo pelo STF, terão como destino a implementação de ações voltadas à manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público, além do fomento à valorização do magistério. Desta maneira, os professores que exerceram suas atividades durante a vigência do Fundef serão beneficiados com um percentual dos recursos a serem repassados pelo Estado, abrangendo tanto os profissionais em atividade quanto os aposentados e pensionistas. Esse montante será efetivado por meio de pagamentos concedidos na forma de abono.



Suspeito de homicídio em Caetité é localizado com armas e munições em Lagoa Real

Foto: Divulgação

Um homem, de 26 anos, foi preso nesta quinta-feira (7) em Lagoa Real, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, em uma ação contra o tráfico de drogas. O acusado é suspeito pela morte de um homem na quarta-feira (6) em um trecho da BR-122 de Caetité, na mesma região. Outros homicídios também estariam atribuídos ao mesmo acusado. Segundo a polícia, o suspeito seria ligado à facção criminosa Comando Vermelho, com atuação também em Brumado, sendo um dos gerentes do tráfico na região. Com o acusado, agentes da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) aprenderam 2 pistolas, 2 carregadores com 15 munições intactas em cada, além de 2 revólveres calibre 38. Havia ainda com o acusado 39 buchas de maconha e um tablete da mesma substância. O homem segue preso à disposição da Justiça. O material apreendido foi levado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.



Bahia receberá 716 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções

Foto: Divulgação

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (7), o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, dos setores de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. Com o anúncio, a Bahia receberá investimentos do Governo Federal e terá 716 obras espalhadas pelo o estado. Os projetos estão divididos em saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios vão alcançar mais  de 12,7 milhões de baianos, cerca de 90% da população do estado. Cerca de 335 cidades baianas foram contempladas pelo projeto. O estado inscreveu propostas em todas as modalidades. No total, foram selecionadas 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa. 



Suspeito de desviar R$1 milhão de empresa de telefonia é preso no Sul da Bahia

Foto: Divulgação

Um homem suspeito de desviar aproximadamente R$ 1 milhão de reais de uma empresa de telefonia foi preso, nesta quinta-feira (07), em Eunápolis, no Sul da Bahia, durante a Operação Gateway, deflagrada pela Polícia Civil do Ceará em parceria com Coorpin do município. Segundo a polícia, o homem estava sendo investigado pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A investigação indica que o suspeito efetuou, só em janeiro deste ano, o disparo de cerca de nove milhões de SMS com conteúdo fraudulento, gerando um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 1 milhão de reais a uma empresa de telefonia. O método utilizado pelo homem é conhecido como phishing e envia mensagens contendo links para acesso por meio das linhas telefônicas. Durante a busca e apreensão em uma residência, um celular foi apreendido e encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser periciado. O suspeito realizou exame de corpo e delito e segue à disposição da Justiça. 



Operação policial apreende 100 kg de maconha no oeste baiano

Foto: Reprodução

Cem quilos de maconha foram apreendidos, nesta quinta-feira (06), durante uma operação da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no povoado Beira Rio, na zona rural de Oliveira dos Brejinhos, Oeste da Bahia. A guarnição informou que o material foi encontrado durante uma blitz, quando os militares perceberam um forte odor similar a maconha em um veículo. Durante a busca, foram encontradas mochilas contendo 95 tabletes de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 100 kg. O veículo, o condutor e todo o material apreendido foram detidos em flagrante e apresentados na Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos para adoção de medidas cabíveis.



Deputado Estadual Vitor Bonfim discute melhorias na saúde de Mansidão com Secretária de Saúde da Bahia

Foto: Divulgação l Ascom l AL-BA

No último dia 1º de março, o deputado Estadual Vitor Bonfim se reuniu com a Secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, em uma importante conversa sobre o aprimoramento dos serviços de saúde no município de Mansidão e região. Acompanhado pelo prefeito de Mansidão, Djalma Ramos, o encontro foi marcado por discussões construtivas e propostas para promover melhorias significativas no setor. A reunião destacou a importância da parceria entre os órgãos governamentais para fortalecer e ampliar os serviços de saúde, garantindo o acesso da população a atendimentos de qualidade e adequados às suas necessidades. Durante o encontro, o deputado Bonfim e o prefeito Ramos apresentaram uma série de demandas e projetos para fortalecer a infraestrutura e os recursos humanos da área da saúde em Mansidão, visando beneficiar toda a comunidade local e adjacente.



Infestação de ‘besouro bufão’ preocupa população de municípios do Sudoeste baiano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A ocorrência de fortes chuvas ocasionou a infestação do besouro carocha ou ‘besouro bufão’ em vários municípios da Bahia. A presença do inseto tem preocupado a população, principalmente devido à sua capacidade de liberar um coquetel de substâncias tóxicas quando ameaçado, resultando em queimaduras que variam de leves a severas na pele humana. No Nordeste, os machos e fêmeas entram em hibernação por volta do mês de maio e só voltam a ser vistos no ano seguinte, geralmente em fevereiro ou março, como está acontecendo atualmente em nossa região. Durante a hibernação, é comum encontrá-los no solo, a uma profundidade de cerca de 12 cm. No entanto, também podem ser encontrados embaixo de pedras, fezes secas de gado nos pastos, rachaduras de paredes de residências, jardins de praças, cemitérios, embaixo de tonéis, entre telhas e tijolos amontoados, além de locais como lixo abandonado em terrenos baldios e até mesmo nas paredes de fossas sépticas. Todos esses locais oferecem abrigo, temperatura e umidade adequadas para a sobrevivência do inseto durante o longo período de estiagem. As carochas da espécie Calosoma granulatum, frequentes em diversas cidades. Apesar de exalarem um odor forte e liberarem ácido, os besouros carocha são de grande importância para os pecuaristas. Um único besouro pode eliminar até 400 larvas, muito além da sua capacidade de consumo, tornando-se assim um aliado valioso nas lavouras. 



Menina de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro na Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma criança de 4 anos morreu após ser esquecida dentro de um carro nesta quarta-feira (6), em Alagoinhas (BA). A criança estava acompanhada do pai, que foi levado à delegacia e autuado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Conforme apurado com a Polícia Militar, o pai saiu com a menina por volta de 13h30. Às 15h, começaram a sentir falta da criança porque a mãe ligou para a escola -- a mulher queria saber como a filha estava, pois a criança havia apresentado sintomas gripais nos últimos dias. Ainda não se sabe sob quais condições ela foi encontrada. O óbito foi confirmado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do município. Já o pai foi liberado da delegacia após prestar depoimento. De acordo com a Polícia Civil, o homem relatou, através do contato 190, que percebeu ter esquecido a filha dentro do carro quando a esposa ligou para saber notícias da menina. Ao perceber o ato, ele contou que saiu do trabalho e foi até o veículo, mas já encontrou a criança sem vida. Depois disso, ele se apresentou espontaneamente à delegadia de Alagoinhas, que investiga o caso. 



Mortes Violentas têm redução de 14,3% na Bahia, no primeiro bimestre de 2024

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ações ostensivas e de inteligência ampliadas pelas Forças da Segurança culminaram na redução de 14,3% das Mortes Violentas na Bahia, nos dois primeiros meses de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Cento e vinte e quatro casos a menos foram computados em todo o estado. Entre janeiro e fevereiro foram registradas diminuições de 13,2% dos homicídios, de 53,8% das lesões dolosas seguidas de morte e de 29,4% dos latrocínios (roubo seguido de morte). O índice de feminicídio também registrou redução de 23,1%. O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, frisou que os dados refletem a atuação integrada, pautada na inteligência. “Nossos esforços diários são para garantir a preservação da vida. Vamos seguir trabalhando para alcançamos menores índices”, frisou o gestor.



Roubo a banco tem redução de 100% no primeiros dois meses de 2024

Foto: Divulgação

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, nenhum roubo a banco foi contabilizado na Bahia. O dado foi apresentado na manhã desta quarta-feira (6), na coletiva de Balanço do Bimestre, realizado pela Secretaria da Segurança Pública, no Centro de Operações e Inteligência (COI). A redução dous roubos a bancos foi de 100% quando comparado com o mesmo período do ano passado. No primeiro bimestre de 2023, a Polícia registrou três crimes contra instituições financeiras. Ações contra grupos envolvidos em ataques a bancos foram desenvolvidas no primeiro bimestre de 2024. Em janeiro, um homem apontado como líder de uma organização criminosa foi preso em Lauro de Freitas. Outros flagrantes em 2024 resultaram nas apreensões de armas e materiais explosivos. Em 2023, a SSP registrou 10 roubos a bancos na Bahia, menor número apresentado nos últimos nove anos. A diminuição foi de 96,4% quando comparado com 2014 – ano com 279 ocorrências. “Saímos de 279 ataques a bancos em 2014, para 10 ocorrências no ano passado. Seguiremos atuando com inteligência e integrando as Forças Estaduais e Federais no combate ao crime organizado”, destacou o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira.



Bahia registra 122 municípios em estado de epidemia de Dengue

Foto: Divulgação

A Bahia já contabiliza um total de 122 municípios em estado de epidemia de dengue, é o que diz o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Além destes, outros 51 estão em estado de risco e 34 em alerta. Até o dia 02 de março, no último sábado (02), a Sesab registrou 29.982 casos prováveis, marcando um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ainda nesta terça-feira (05), a nona morte por dengue no estado foi confirmada em Vitória da Conquista. Os outros óbitos foram registrados em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê. Entre as ações, o Governo tem atuado na vacinação, o uso de drones para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti; aumento no uso do “fumacê”; mutirões de limpeza nos municípios; uso de bombas costais por agentes de saúde e distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias, além do fortalecimento dos estoques da assistência farmacêutica estadual.



Dupla de assaltantes rende funcionários e faz a limpa em loja de celular em Caculé

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O site 97NEWS teve acesso as imagens que mostram dois suspeitos levando diversos aparelhos celulares, notebook, acessórios e dinheiro do caixa de uma loja no centro da cidade de Caculé, Sudoeste baiano. A ação criminosa aconteceu nesta terça-feira (05) por volta das 12h35, no centro da cidade. Dois homens armados descem da moto, entram na loja e mandam os funcionários deitarem no chão. Eles agem de forma truculenta e ameaçam as vítimas de morte. O arrastão durou dois minutos. Um dos comparsas chega a reclamar que as caixas estão vazias e joga os objetos no chão. O proprietário da loja ainda não contabilizou o prejuízo e deve prestar queixa na Delegacia da cidade.



Deputado Vitor Bonfim destaca investimentos em Ibipitanga e inauguração de Hospital Ortopédico durante Sessão na ALBA

Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (4), durante o pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Vitor Bonfim (PV) trouxe à pauta importantes avanços no município de Ibipitanga, região central do estado. Bonfim, que esteve presente na cidade no último sábado (2), como parte da comitiva do Governo do Estado, destacou as significativas melhorias urbanas e viárias realizadas, além da inauguração de um colégio em regime de tempo integral. O parlamentar enalteceu os esforços do Governo do Estado da Bahia, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, em promover investimentos que beneficiam diretamente a população. A visita de Bonfim a Ibipitanga acompanhou de perto as entregas de importantes projetos que visam a melhoria da infraestrutura local, refletindo diretamente na qualidade de vida dos moradores.



Deputado Vitor Bonfim destaca investimentos em Ibipitanga e inauguração de Hospital Ortopédico durante Sessão na ALBA

Foto: Divulgação l Ascom l AL-BA

Na tarde desta segunda-feira (4/03), durante o pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Vitor Bonfim (PV) trouxe à pauta importantes avanços no município de Ibipitanga, região central do estado. Bonfim, que esteve presente na cidade no último sábado (2/03), como parte da comitiva do Governo do Estado, destacou as significativas melhorias urbanas e viárias realizadas, além da inauguração de um colégio em regime de tempo integral. O parlamentar enalteceu os esforços do Governo do Estado da Bahia, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, em promover investimentos que beneficiam diretamente a população. A visita de Bonfim a Ibipitanga acompanhou de perto as entregas de importantes projetos que visam a melhoria da infraestrutura local, refletindo diretamente na qualidade de vida dos moradores.



Operação prende três suspeitos de chacina de ciganos em Jequié

Foto: Divulgação

Três homens foram presos na manhã desta terça-feira (5) acusados de uma chacina que vitimou seis ciganos, entre eles uma grávida e uma criança de cinco anos. O crime ocorreu em outubro de 2023, no município de Jequié, Sudoeste baiano. Os mandados de prisão cumpridos nesta terça ocorrem no âmbito da Operação Hera, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié). Os agentes também cumprem mandados de busca contra os suspeitos. Segundo a Polícia Civil, atuam na operação mais de 50 policiais civis. As ações ocorrem em Jequié e outros municípios do interior baiano, incluindo cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS).  Também participam das ações equipes das Coordenações de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sede-Depin, Norte, Central e Sudoeste). A Operação Hera também tem o apoio da Polícia Militar



Homem dorme dentro de rio e é resgatado por bombeiros em Itabuna

Foto: Reprodução l Rede Social

Um homem foi encontrado deitado dentro do rio Cachoeira e populares acionaram o resgate após pensar que se tratava de um morto. A situação aconteceu no sábado (02/03), em Itabuna. A Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram até o local  para o resgate do suposto corpo. Dois bombeiros chegaram a retirar o homem da água, mas nesse momento, ele acordou sem entender do que se tratava. Foi constatado que o rapaz estava dormindo e com sinais de embriaguez. Segundo o Corpo de Bombeiros, Eles foram acionados como sendo um suposto corpo no rio Cachoeira, mas quando chegaram ao local foi constatado que o homem estava dormindo. Após o resgate a vítima foi levada para uma unidade de saúde para atendimento especializado.



Homem é preso em Tanque Novo suspeito de tentativa de estupro a idosa

Foto: Divulgação

Policiais militares da 94ª CIPM prenderam um homem acusado de invadir uma casa e tentar estuprar uma idosa no bairro Pimentas, município de Tanque Novo, no sertão baiano. A prisão foi efetuada nesta sexta-feira (1º). No entanto, segundo a polícia, a tentativa de violência sexual ocorreu na noite anterior, na quinta-feira (29), quando as guarnições foram acionadas com a informação de que o suspeito havia invadido uma residência e estaria tentando estuprar a proprietária. Ao chegarem, os policiais confirmam terem visto o homem e, conforme os agentes, ele fugiu do local ao perceber a aproximação da equipe.  Já na manhã de sexta-feira, as equipes foram acionadas após uma denúncia anônima informando onde o acusado estava escondido. No local, os PMS localizaram o suspeito, que foi abordado e imediatamente preso.  Ele foi apresentado à Polícia Civil, onde a ocorrência foi formalizada.



Religioso morre após ser baleado na cabeça no Norte baiano; alvo de ataque sobreviveu

Foto: Divulgação

O coordenador de coroinhas de uma igreja católica de Paulo Afonso, na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas, foi morto a tiros. Um homem, que seria o alvo dos acusados, também foi atingido, mas sobreviveu após ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), informou a Polícia Civil. A vítima, Valcy Leandro Valença dos Anjos, de 24 anos, chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o G1, homens armados teriam chegado ao bairro dos Rodoviários e atiraram contra o alvo. O religioso foi atingido na cabeça. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Também não foi detalhado se Valcy conversava com o alvo dos tiros ou apenas caminhava pela rua. Em nota, a Paróquia Sagrada Família emitiu uma nota de pesar e informou que o jovem era responsável pela formação e acolhida dos novos coroinhas.



Deputado Estadual Vitor Bonfim discute melhorias na saúde de Mansidão com Secretária de Saúde da Bahia

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (1º/03), o deputado Estadual Vitor Bonfim se reuniu com a Secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, em uma importante conversa sobre o aprimoramento dos serviços de saúde no município de Mansidão e região. Acompanhado pelo prefeito de Mansidão, Djalma Ramos, o encontro foi marcado por discussões construtivas e propostas para promover melhorias significativas no setor. A reunião destacou a importância da parceria entre os órgãos governamentais para fortalecer e ampliar os serviços de saúde, garantindo o acesso da população a atendimentos de qualidade e adequados às suas necessidades. Durante o encontro, o deputado Bonfim e o prefeito Ramos apresentaram uma série de demandas e projetos para fortalecer a infraestrutura e os recursos humanos da área da saúde em Mansidão, visando beneficiar toda a comunidade local e adjacente.



Hemoba divulga orientações para doação durante aumento de casos de dengue

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Diante do aumento dos casos de dengue na Bahia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) divulgou um guia para candidatos à doação, doadores (pós-doação) e pacientes com doenças benignas do sangue. De acordo com órgão, o objetivo é orientar sobre o prazo para doação de sangue após a recuperação completa de voluntários que contraíram algumas das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). As medidas preventivas visam proteger pacientes com doenças benignas do sangue, como a doença falciforme, contra infecções por dengue, além de orientar a conduta transfusional em casos de dengue nas redes de saúde pública e hospitais. Além disso, a fundação está com estoque crítico de sangue. “O estoque crítico que temos no momento não é exclusivamente por baixa coleta. Pelo contrário, nós estamos tendo um número razoável de coletas, mas há um consumo muito elevado de hemocomponentes. Mas estamos preocupados porque frente a epidemiologia da dengue, a gente poderá ter um número maior de inaptidão, e em caso de uma crise epidêmica maior, pode haver o aumento do consumo”, alerta Luiz Catto, diretor geral da Hemoba.