ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2019"

BA-148: Ônibus da Novo Horizonte tomba em Jussiape

Foto: 97NEWS

No último sábado (07), um ônibus da empresa Novo Horizonte tombou no município de Jussiape, na Chapada Diamantina. O acidente aconteceu na rodovia BA-148, próximo à entrada da fazendo do Senhor Estácio, no Distrito de Caraguataí e, apesar do susto, não foi registrado feridos com maior gravidade entre os passageiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar, estiveram no local, e todos os ocupantes do ônibus passam bem. As causas do acidente ainda são desconhecidas. O ônibus seguia do Distrito de Caraguataí, em Jussiape, com destino a cidade de Livramento de Nossa Senhora.



Idoso é preso acusado de abusar criança de 11 anos em Lagoa Real

Foto: Reprodução

A Policia Militar prendeu no último domingo (8), um idoso de 66 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos, no município de Lagoa Real. Segundo informou a Polícia Militar, uma guarnição que realizava patrulhamento ostensivo no município, e recebeu uma denúncia anônima informando que uma menina de 11 anos estaria sofrendo abuso sexual por parte de um vizinho. A PM passou o caso para o Conselho Tutelar e os oficiais deslocaram em apoio até a residência da criança. No local, a mãe e a garota foram localizadas. A menina teria informado que também havia sido abusado no sábado (07). A polícia encaminhou a vítima para o Hospital Municipal da cidade, onde foi realizado exames. Todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia territorial de Caetité.



Eunápolis: Homem é preso suspeito de manter esposa de 18 anos em cárcere privado

Foto: Reprodução l EBC

Um homem de 34 anos identificado como Leones Pereira de Jesus e suspeito de manter a esposa de 18 anos em cárcere privado foi preso nesta sexta-feira (6). O caso aconteceu na cidade de Eunápolis, na região sul do estado. O delegado Moisés Damasceno, que acompanhou o caso, afirmou ao G1 que policiais militares localizaram Leones após a mãe da vítima denunciar o caso. Conforme apurado pelo G1, a vítima relatou, em depoimento à polícia, que sofria agressões desde fevereiro deste ano, quando os dois começaram a namorar. A mulher disse que aceitou casar com o suspeito em outubro, porque ela acreditava que ele ia parar com as agressões. De acordo com o delegado, a vítima afirmou que Leones Jesus não a deixava sair de casa sem pedir permissão e nas ocasiões em que o casal saía ela era obrigada a andar com a cabeça baixa. Ela também contou que o marido a ameaçou de morte. O delegado Moisés informou que Leone Jesus negou as acusações, mas foi levado para a Delegacia Territorial de Eunápolis, onde o caso é investigado.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



A4 Veículos recebe visita técnica de alunos do Curso de Administração Jovem Aprendiz do Senac

Foto: Divulgação

Referência em administração, inclusive, sendo reconhecida pela Bradesco Financiamento com a Certificação Rubi pelo desempenho, a A4 Veículos recebeu na sexta-feira (6) a visita técnica de alunos do Curso de Administração Jovem Aprendiz do Senac, supervisionados pelo professor Fabiano Bomfim. Na A4 Veículos os estudantes conheceram um pouco da história do administrador Fabrício Abrantes e como ele desenvolveu as ações que levaram a empresa ao sucesso. Tiveram ainda a oportunidade de se integrarem das rotinas administrativas da empresa, os setores que integram o modelo organizacional, o processo de vendas e a comunicação como cliente, pré e pós venda. O empresário Fabrício Abrantes destacou que " está foi uma visita muito bacana. Contei um pouco da minha história, da minha forma de administrar e dos desafios que tive que superar ao longo destes anos. Muito obrigada ao professor Fabiano por proporcionar este encontro. É sempre um prazer receber jovens e dividir experiências".



Atualmente morando em São Paulo, brumadense lança sua calorosa e frenética aposta para o verão, a divertida e agitada ‘Tá Calor’

Foto: Divulgação

A jornada de Luu começou com uma história cada vez mais comum para artistas contemporâneos: o cantor começou fazendo covers pela internet, e chamou a atenção dos amigos e fãs de música pop pelo seu timbre único e a qualidade de suas interpretações. Baiano da cidade de Brumado, erradicado no interior paulista, Luu já lançou dois trabalhos autorais como: “Loucura”, um contagiante reaggeaton pop com toques brasileiros e o afro-pop, “Batuque”. Com versos divertidos e um refrão chiclete, “Ta Calor”, nasceu da vontade de se aprofundar em seu passado e raízes, tendo como grande referência o axé dos anos “2000”, a bateria de escola de samba e o pop contemporâneo. “Vai ter videoclipe, e será feito com a ajuda do público, mas essa é uma surpresa pra contar depois...” explicou Luu sobre o vídeoclipe. Quando questionado sobre a mensagem que há por trás do seu novo som, “A mensagem que eu venho cantando até hoje e que sempre vou cantar: união, mistura e vontade de ser feliz!”. Luu cita como influências de sua carreira, grandes nomes da música negra como Whitey Houston e Michael Jackson, além de grandes nomes do pop atual como Bruno Mars, Sam Smith, Pabllo Vittar, IZA e suas conterrâneas Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. Sobre sua música, Luu completa: “Eu considero ela um hit não só de carnaval, mas para todo momento que você estiver extremamente feliz, quiser extravasar e dançar muito”.



Brumado: 'Nós somos gente, não somos bicho', diz moradora da Virgílio Ataíde que cobra da prefeitura manutenção de escadaria após acidente com caminhão em 2018

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A reportagem do 97NEWS esteve nesta sexta-feira (6), na escadaria da Rua Virgílio Ataíde, que dá acesso ao bairro Dr. Juracy, a pedido de moradores que se dizem indignados com o abandono por parte da Prefeitura Municipal. Entre as reclamações mais comuns estão a recuperação da escada e falta de limpeza. Populares falaram sobre a importância de melhores condições de manutenção na escadaria que fica entre a rua e os trilhos da ferrovia, com aproximadamente 3 metros de altura, próximo ao Mercado Municipal, principal meio utilizado pelos moradores do bairro como ligação para feira livre e, que pela falta de manutenção está trazendo riscos aos moradores. "Em 2018, teve um acidente aqui que todos lembram. Um caminhão baú desceu da Praça Teófilo e ficou enganchado na escadaria. O acidente destruiu o corrimão e já fazem quase dois anos e a prefeitura não consertou", disse Domingos comerciante do local. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Ainda segundo ele, todos os dias idosos e cadeirantes usam a escadaria, e o risco de acidentes é enorme. "Como que um idoso vai segurar no corrimão se não existe. A rampa não dá mais acesso para os cadeirantes, pedimos ao município que faça o reparo dessa escadaria", cobra o comerciante. Subir ou descer a escada é um verdadeiro exercício arriscado. "Rua de pobre só recebe visita de autoridade em época de eleição. A gente vem cobrando a recuperação dessa escada faz tempo, mas infelizmente ninguém nos ouve. Na hora do voto eles aparecem”, desabafa Anelita, que reside na Rua Nazaré que fica abaixo da escadaria. De acordo com eles, o mato também tomou conta da localidade. "Aqui é rato, é cobra, é lixo, nós somos seres humanos, não somos bicho, moro aqui há 27 anos, então respeitem nosso bairro, isso é um absurdo", lamenta a moradora. 

 



Brumado: Através do Conseg, 34ª CIPM receberá doação de um drone e novos equipamentos tecnológicos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em reunião realizada na última quarta-feira (04), em Brumado, o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) recebeu um projeto do comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), na qual prevê a compra de novos equipamentos tecnológicos para a unidade, melhorando a logística na segurança pública do município. Na reunião, foram discutidas a possibilidade de adquirir equipamentos que vão ajudar no combate ao crime como, a compra de um drone, além disso binóculos de visão noturna e celulares mais resistentes. O presidente do Conseg, Glauber Bacelar, esclareceu que o projeto consiste na aquisição de equipamentos mais modernos para melhoria das operações táticas da polícia militar. “A apresentação foi bastante satisfatória. O Conseg abraçou essa causa e parte agora para a captação de recursos para essa aquisição, priorizando o drone”, declarou. Ainda segundo o Conseg, com a aquisição do drone, que inclusive já é utilizado por algumas corporações da região, vai trazer um impacto positivo, melhorando o trabalho da 34ª CIPM, especialmente no levantamento de informações em tempo real.



Jequié: Governador Rui Costa passa mal durante visita à cidade

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O governador Rui Costa teve um mal-estar na manhã desta sexta-feira (6), em visita ao município de Jequié. Segundo a assessoria do governo, Rui foi atendido por uma equipe do Samu logo após o ocorrido. Conforme relatos, o governador chegou a ficar pálido e precisou ser amparado pela equipe. Ele estava no palanque de autoridades quando se sentiu mal. Depois de ser atendido, o governador retomou a agenda de trabalhos. "Foi devido ao calor na cidade sol que hoje está em 38 graus. Medicado, Rui voltou para cumprir a agenda programada pela prefeitura de Jequié", diz a nota.



Brumado: Em janeiro, acontece a 4ª edição do Campeonato Sub-17 do bairro São Felix

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em sua 4ª Edição, o Campeonato Sub-17 do bairro São Felix começa a partir do dia 12 de janeiro de 2020 no campo bela vista do referido bairro, em Brumado. Cinco equipes farão parte do campeonato, são elas: Ajax, Alfa Pedra Preta, Campo Seco, Escolinha São Felix e Escolinha ABC. Os jogos acontecerão aos domingos pela manhã com rodada dupla. Primeiro joga acontece às 08h e, o segundo jogo, às 09h30. A final esta prevista para o dia 1º de março do ano que vem. A realização é de Fredson Sodré (Fequim) e Robson Wilson (Galego).

 



Brumado: Radialistas são vítimas de golpe que clona WhatsApp; polícia investiga o caso

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A polícia de Brumado está em alerta para um velho golpe que atinge usuários de WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas por celular. Com o envio de mensagens, os falsários conseguem clonar as contas para pedir dinheiro a parentes e amigos das vítimas. Pelo menos dez pessoas procuraram a delegacia de Brumado, esta semana, para denunciar o golpe. O esquema consegue tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando dinheiro. Foi o que aconteceu com os radialistas: Lay Amorim e André Luiz. Pensando estar recebendo mensagens de um amigo, André copiou o código e mandou. "Ele mandou mensagens particulares e pediu para copiar, em seguida enviei de volta. E aí foi isso que eu fiz, achando que era o meu amigo", relata Luiz. Já o radialista Lay Amorim, recebeu uma mensagem com o nome do colega de profissão. "Na mensagem ele pedia para dar um [print] e enviar de volta. Trabalhamos com este tipo de reportagens todos os dias, mas em um momento de descuido não imaginava que cairia no golpe", afirma Amorim. 

Foto: Reprodução

Segundo ele, um Boletim de Ocorrência já foi feito na Delegacia local e o radialista tenta bloquear o número. "Não aceitem mensagens com suspeitas em meu nome, já fui à delegacia registrar uma ocorrência dos fatos. Tive informações que além da minha conta, outras mais foram clonadas aqui em Brumado", alertou o radialista. Especialistas lembram que, ao invadir uma conta de WhatsApp, os falsários têm acesso a todo o histórico de conversas, grupos e contatos que pode incluir dados pessoais e detalhes que só as vítimas sabem. Isso torna os pedidos de transferência de dinheiro mais convincentes. O golpista vai identificar quem são os parentes, quem são os amigos. Tem todo um histórico que ele pode se aproveitar para fazer o golpe mais efetivo e realmente a pessoa nem se questionar. Se você foi vítima, procure a Delegacia local.



Brumado: Longe da mídia, Yasmin Guimarães a artista brumadense que você precisa conhecer

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Não é de hoje que Brumado apresenta artistas extremamente talentosos, de diferentes estilos e gerações. Por toda a parte, é possível encontrar artistas que produzem com qualidade. E em algumas situações, o talento local não é reconhecido. Todo ano, uma nova geração aparece para nos lembrar que a nossa cidade é bastante harmoniosa musicalmente. A Brumado dos grandes carnavais, que outrora, teve bandas locais que faziam a festa dos brumadenses, ao longo dos anos sem o incentivo dos poderes públicos, foi perdendo a força. Mas como a Capital do Minério tem um povo que mesmo diante das dificuldades, ressurge como uma fênix das cinzas, aqui a história é feita de perseverança, luta e força e, aos que nunca desistem, buscam incansavelmente escrever a sua frase no livro da vida. O 97NEWS conheceu esta semana, mais um talento que estava guardado, mas que agora precisa receber o carinho de todos. Conheça Yasmin Guimarães de Brito, de 17 anos, que em 2013 começou a tocar violão em um projeto musical. "Eu tinha 11 anos, e surgiu o interesse de tocar. Ai procurei o projeto do professor Wanderley e, de lá para cá não parei", conta a jovem. A mistura musical não tem tradições na família, filha única, Yasmim conta que o incentivo veio do pai, após ganhar o seu primeiro violão. "Sou muito apaixonada por tocar, então eu não faltava a aula e fui evoluindo muito rápido, com três meses já tocava, e até hoje tento aprimorar mais ainda", diz Guimarães. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

De olhos nas redes sociais, a artista declara que conta com o apoio dos amigos e de seus seguidores. "Eu tenho o meu instagram e criei um canal no youtube, onde posto os meus vídeos. E muitos gostam, é muito gratificante", relata. Muito eclética, ela disse que gosta do Pop e do Rap nacional, mas canta as músicas que estão na boca da galera. "Eu toco de tudo um pouco, MPB, Pop, Sertanejo é uma mistura de ritmos", destaca. Estudando o terceiro ano do ensino médio, Yasmin diz que mesmo com a vocação com a música, ela segue com os estudos. "Mesmo com os nossos sonhos, o estudo é muito importante, sem ele, fica difícil ter uma base", disse a cantora. A artista ainda contou que a família tem incentivado bastante e apoia a sua proposta. "Minha família tem bastante orgulho de mim, isso é muito bom, incentiva muito", exalta. Sobre shows na cidade, a cantora disse que já fez alguns em bares e restaurante, mas por não ter equipamentos de som, muitos contratantes desistem. "Alguns precisam do som, e eu não tenho, apenas o meu violão e a voz", afirmou. Sobre a música em Brumado, ela espera que os artistas brumadenses sejam valorizados. "Temos muitos artistas na cidade, e alguns nem sempre são vistos, acho que por falta de incentivo ou apoio. Uma cidade também vive de cultura", destacou Yasmin Guimarães de Brito.



Brumado ficará sem reforço de verba federal após extinção do NASF

Foto: Luciano Santos l 97News

Vários municípios do país, incluindo a cidade de Brumado, ficarão sem o reforço mensal repassado pelo Ministério da Saúde para qualificar e fortalecer os serviços oferecidos na atenção primária em saúde. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), um programa do governo federal implantado desde 2008, será extinto. A forma de distribuição de recursos para a atenção básica pelo MS deverá ser modificada em 2020. A promessa é de fortalecer a atenção básica a longo prazo e torná-la responsável por seu papel organizacional do sistema de saúde. A medida deverá levar em consideração um princípio de equidade. Segundo o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, com a nova portaria do governo federal mudando o financiamento, vários moradores de Brumado deixarão de ser assistidos. “Hoje, temos 21 equipes da atenção básica, 18 credenciadas e três aguardando aplicação. A partir do ano que vem o Ministério da Saúde passará a pagar por cadastro de pessoas”, afirmou. Para o secretário, a extinção do programa trás prejuízos para a saúde pública. "Nossa equipe é composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e educador físico. Esse pessoal presta um excelente trabalho nas unidades”, destacou.



Brumado: Mais de 600 famílias deixa de receber o Garantia Safra por falta do NIS

Foto: Luciano Santos l 97News

O Fundo Garantia Safra garante que os agricultores consigam ter renda por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. ?O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal nos 12 meses que antecederam a inscrição não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais. Em Brumado, dos 1.378, 622 deixaram de receber o benefício por não terem o Número de Identificação Social (NIS). Segundo o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Alves, os benefícios liberados são de 2018. "Esses 622 ficaram pendentes devido a problemas no NIS", relatou. Ainda segundo o coordenador, na primeira parcela do mês de dezembro de 2019, 1286 agricultores foram beneficiados e o restante teve problemas no NIS. “Às vezes, o primeiro titular tem o NIS e o segundo não tem. Estou orientando o pessoal a procurar o INSS e o Bolsa Família. A partir da inscrição do Garantia Safra do ano que vem, para não termos mais esse transtorno, vamos pedir a apresentação do número do primeiro e segundo titular”, esclareceu Luiz. A regularização deve ser feita até o mês de junho de 2020.



Caixa libera saque do FGTS para 9,1 milhões nesta sexta

Foto: Luciano Santos l 97News

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (6) a nona e penúltima etapa de pagamentos do saque imediato do FGTS. A retirada de até R$ 500 de cada conta ativa ou inativa do fundo será autorizada a 9,1 milhões de trabalhadores nascidos em setembro ou outubro. Nesta nova etapa do calendário de pagamentos, a Caixa estima que até R$ 3,3 bilhões em recursos do FGTS poderão ser destinados aos beneficiários. Os trabalhadores podem optar pelo saque nas agências, terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes do banco, este último destinado só para quem tem o cartão cidadão e a senha. Quem não possui o cartão cidadão, mas tem a senha, pode realizar a retirada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou nas casas lotéricas com a apresentação do documento de identidade.



Brumado: Polícia apreende mulher por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar prendeu na quinta-feira (5), uma jovem de 19 anos por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce, em Brumado. Segundo informou a PM ao 97NEWS, por volta dás 15h, uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi informado pelo setor de inteligência da Polícia Cívil  que no bairro Irmã Dulce, estava acontecendo um intenso tráfico de entorpecentes. No local, segundo a Polícia, um grupo de pessoas ao perceberem a presença da viatura fugiram, sendo que a jovem foi flagrada pelos policiais, tentando esconder uma sacola, ao jogar por cima do muro de uma residência. Com ela, foi encontrado 37 trouxinhas de maconha, 01 tablete pequeno de maconha, 29 porções de cocaína, 17 invólucros de alumínio com crack e mais R$ 440,00 em espécie. Diante das circunstâncias, a suspeita e todo material foi apreendido e entregue ao delegado de plantão.



Após receber resultado de teste de DNA homem mata cinco pessoas e se mata

Foto: Reprodução

Um homem de 40 anos matou cinco pessoas e tirou a própria vida, em São Vicente (SP), na manhã desta quinta-feira (5), após receber um resultado negativo de um teste de DNA. Segundo informações da polícia, o homem pagava pensão há algum tempo, achando que o filho era dele. Com o resultado negativo, ele foi até a casa da ex-namorada, a mãe do menino, e disparou cinco vezes contra ela. Ele atirou também contra a ex-sogra, o ex-sogro, a ex-cunhada e a filha da ex-cunhada, matando as cinco pessoas. Antes disso, ele também havia atirado contra a atual mulher dele. Ela foi socorrida para o Hospital de São Vicente e não corre risco de morte. Por fim, ele voltou para a casa dele e tirou a própria vida. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da Baixada Santista.



Presidente da 21ª Subseção da OAB Brumado vai a Salvador para dialogar com OAB, TJ-BA e TRT

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Esta semana, o presidente da OAB Subseção Brumado, Kleber Lima Dias, esteve visitando a sede da OAB, Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho, em Salvador. Na sede da OAB/Bahia, Dias foi recepcionado pelo presidente, Fabrício Castro e na oportunidade, o presidente da OAB Brumado solicitou uma atenção especial à 21ª Subseção e salientou a importância econômica da região. Já no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Kleber solicitou a implantação 2ª Vara Cível de Brumado, além de novos juízes para a região da 21ª Subseção. "Nós precisamos de novos juízes na vara crime de Livramento de Nossa Senhora, a vara cível de Tanhaçu, Barra da Estiva, Presidente Jânio Quadros e Paramirim. Então essa foi a nossa pauta em visita ao tribunal", relatou ao 97NEWS, Kleber Lima. O presidente da Subseção Brumado ainda destacou a nova presidência do TJ-BA e disse que buscará novos recursos junto ao novo presidente Lourival Almeida Trindade. "Já mantivemos contato com ele a respeito da nossa intenção e, em fevereiro do ano que vem quando ele assumir, vamos estreitar os laços para que haja melhorias para toda nossa região", disse. Ainda em Salvador, Kleber Lima visitou a sede do TRT e buscou informações sobre o processo de liberação para a inauguração do Conjunto Prisional construído próximo à BR-030, em Brumado. "Nossa visita no TRT, tratou de assuntos da vara da justiça do trabalho local, e na secretaria de administração penitenciária e ressocialização, buscando informações sobre o presídio de Brumado. A gente recebeu um panorama geral, mas detalhes ficaram de serem enviados por e-mail. Ai vamos aguardar as informações, inclusive para divulgar para a sociedade, na qual precisamos saber se vai ser aberto de imediato, se precisará de reforma, como que será feita, e prazo. Então estamos aguardando essa correspondência para que a gente possa divulgar à sociedade", esclareceu o presidente da Subseção da OAB Brumado, Kleber Lima Dias.



Economia Baiana registra alta de 0,8% no terceiro trimestre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Produto Interno Bruto (PIB) baiano apresentou crescimento de 0,8%, na comparação do terceiro trimestre de 2019 com igual período de 2018. O resultado foi decorrente do crescimento de 0,9% no Valor Adicionado das atividades econômicas e da retração de 0,3% nos impostos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (05), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), cuja estimativa para o encerramento do ano 2019 é de 0,9%. O crescimento do terceiro trimestre de 2019 foi decorrente das seguintes variações dos setores produtivos da economia baiana: agropecuária (0,8%), indústria (-1,9%) e os serviços (1,9%). O comportamento do setor foi determinado, em grande medida, pelo desempenho positivo do comércio (1,7%) e da administração pública (2,2%). Outro destaque positivo foi à expansão de 3,3% das atividades de transportes. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2019 totalizou R$ 73,7 bilhões, sendo R$ 65,9 bilhões referentes ao Valor Adicionado a preços básicos – o que representa 89% do PIB - e R$ 7,8 bilhões aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios. No que diz respeito aos grandes setores, a Agropecuária apresentou valor adicionado de R$ 6,8 bilhões, a Indústria R$ 14,5 bilhões e os Serviços R$ 44,7 bilhões. Levando-se em conta a série com ajuste sazonal (3º trimestre de 2019 ante o 2º trimestre de 2019), a taxa foi de -0,6%. Com relação à indústria baiana, o destaque positivo ficou com a construção civil, que cresceu 2,7% e com a atividade de eletricidade e água, com alta de 3,7% devido ao aumento da geração de energia em 38,0%. Esse ganho na geração deve-se a contínua expansão da energia por fonte eólica e da energia fotovoltaica – que atualmente já responde por 5,0% da geração de energia elétrica na Bahia.



Rio do Antônio: Presidente da Câmara de Vereadores é afastado

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (5), o plenário da Câmara de Vereadores do município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, afastou o presidente, Nelson Antônio Soares (PSD). Soares foi afastado após denúncias de irregularidades como omissão e ineficiência no desempenho de suas funções regimentais na função de chefe do poder legislativo. Em votação, dos nove parlamentares, cinco votaram pelo afastamento de Nelson. De acordo com a denúncia, Nelsão, como é conhecido, é acusado de não realização de sessão ordinária em dia e horário fixado em regimento interno; projetos de lei que não foram encaminhados às comissões e ausência de inclusão em pauta; omissão em mandado de segurança da Lei Municipal Nº 165/2019; contratação e nomeação de advogados para atuar em defesa de interesses particulares; não pagamento de subsídios aos vereadores no valor fixado em lei municipal e a não realização de sessão ordinária em dia e horário fixado em regimento interno. As denúncias serão encaminhadas para o Ministério Público Estadual (MPE). O vice-presidente, Antônio Coutinho Souza (PP), assume o cargo interinamente.