ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2020"

Clínica Mais Vida - Endocrinologista destaca a importância de ampliação da atenção e conscientização sobre o Diabetes

Foto: Divulgação

O mês de novembro não foi escolhido somente para a conscientização da saúde do homem. Também foi caracterizado pela Organização das nações Unidas como Novembro Azul a fim de representar a necessidade de ampliar a atenção e conscientização a respeito do Diabetes. É uma doença epidêmica diante dos números globais impactantes que apresenta, são 425 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo mais de um milhão de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. No Brasil o número é estimado em 14,5 milhões de pessoas. Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, podendo ocorrer por defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina. A falta ou defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue. Para um diagnóstico preciso é de fundamental importância que se procure um especialista, pois ao ser verificada a doença somente ele poderá indicar o tratamento correto. A endocrinologista da Clínica Mais Vida destaca que o a realização do tratamento oferece ao paciente não só o controle do diabetes como também garante a autonomia e independência do paciente. Cuide de sua saúde. Consulte um endocrinologista regularmente. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Após derrota de apoiados, Bolsonaro avalia eleições: 'Dissociada da presidencial'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após ter visto a vitória de apenas 9, dos 59 candidatos que apoiou nas eleições municipais, o presidente Jair Bolsonaro frisou, na noite de segunda-feira (16) que o pleito é dissociado das eleições presidenciais e disse, inclusive, que estara despreocupado 2022. “Eleição municipal é dissociada das majoritárias. E não estou preocupado com 2022 não, isso aí é problema de todos nós”, disse Bolsonaro na entrada do Palácio da Alvorada. Antes, ele recordou as eleições de 2016 em São Paulo. “Em 2016 o [Geraldo] Alckmin elegeu o [João] Doria no primeiro turno [para a prefeitura], coisa rara em São Paulo. Dois anos depois o Alckmin teve 4% das eleições presidenciais”, pontuou. O presidente minimizou o apoio aos candidatos e disse que fez apenas quatro lives para divulgá-los. Na ocasião, Bolsonaro disse que o apresentador Luciano Huck é “um apresentador de televisão” que tem o apoio de um pessoal mais progressista.



Eleições 2020: Mesmo sendo derrotado nas urnas, Fabrício atribui sua campanha como vitoriosa em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O candidato do Partido Democratas, Fabrício Abrantes, atribuiu a sua derrota nas Eleições Municipais como vitoriosa. O candidato obteve 42,95% dos votos, ou seja, cerca de 16.308 eleitores votaram em Abrantes na expectativa de ocupar a cadeira do Executivo. “Eu estou muito feliz com o resultado das eleições. Mesmo não saindo vitorioso, eu sempre pedi a Deus que independente do resultado, ele me desse o sentimento de vitória”, afirmou o candidato, que se disse satisfeito com a campanha. “Foi uma eleição bem disputada, um resultado apertado onde o atual prefeito se reelegeu com pouco mais de dois mil votos de frente. E eu graças a Deus tenho esse sentimento que fizemos um bom trabalho”, afirmou. O candidato disse ainda que mostrou a população uma "nova forma" de fazer política, citando o seu plano de governo voltado para a população brumadense. "O nosso plano de governo foi elaborado ouvindo a comunidade. Nós fomos em cada canto do município e ouvimos as dificuldades das pessoas, e assim, conseguimos elaborar um plano de governo que vai permanecer. Porque vamos cobrar da atual administração as carências que existe na nossa cidade", disse Fabrício ao 97NEWS. Abrantes avaliou de maneira positiva o apoio recebido pelo brumadense. "Gostaria de agradecer a cada eleitor pelos mais de dezesseis mil votos que recebi. Desejo a todos muita sorte e que o povo de Brumado sintam-se vitoriosos com o resultado das eleições", destacou. Questionado sobre as eleições de 2024, o empresário afirmou que ainda é cedo para pensar nisso, e que, sua prioridade no momento, será a família e o seu filho que está preste a nascer. "Agora vou esperar neném chegar, [Chico] tá vindo ai, a minha esposa está grávida e eu queria agradecer bastante Abiara que foi uma guerreira nessa caminhada, participando de tudo. Foi uma campanha muito bonita, mas estou agora com esta missão de ser pai. Mas o meu sentimento de contribuir com Brumado não vai morrer nunca", finalizou Fabrício.



Brumado: Motorista perde controle do carro, invade bar e atropela duas pessoas na Vila Presidente Vargas

Após o acidente o veículo capotou e pegou fogo - Foto: 97NEWS

Duas pessoas ficaram feridas após um motorista perder o controle da direção do veículo e atropelar as vítimas que estavam sentadas em uma mesa de um bar localizado na BR-030, na Vila Presidente Vargas, em Brumado. No momento do acidente, várias pessoas frequentavam o estabelecimento. De acordo com uma testemunha que estava no bar e que pediu para não ser identificada, o homem veio em alta velocidade e perdeu o controle da direção. Com o impacto, mesas e diversas cadeiras foram quebradas. Uma pessoa sofreu ferimentos leves e foi atendida no local. Uma segunda vítima foi socorrida pelo SAMU 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo testemunhas, o estado de saúde da vítima é grave. 

Após o acidente o veículo capotou e pegou fogo - Foto: 97NEWS

Ainda segundo a testemunha que estava no bar, o motorista que estava com um passageiro no veículo, fugiram após o acidente. Mas alguns metros do local, ele perdeu o controle do carro novamente e capotou. Conforme as testemunhas, em seguida, os dois ocupantes foram socorridos por ouros motoristas que passavam pela rodovia. O veículo em que eles estavam pegou fogo logo após o capotamento. O acidente aconteceu por volta das 18h30 do último domingo (15). Assim que foi acionada, a Polícia Militar fez buscas no local, mas não encontraram o motorista e nem o passageiro.

 



Brumado: PM apreende adolescente com drogas na 'lanterna'

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Na segunda-feira (16), por volta das 11h, a guarnição da 34ª CIPM de Brumado recebeu informações de um possível trafico de entorpecentes na Rua Ana Lídia Viana Cardoso, próximo ao quartel do Tiro de Guerra, no bairro Parque Alvorada. Diante das informações, segundo a PM, a guarnição se deslocou para o local indicado e avistou o adolescente, que em seguida, manteve contato com o pai e proprietário da residência, no qual autorizou a entrada dos militares na casa. Já na residência, o menor indicou o local onde a droga estava, e indicou que a mesma estava escondida em uma lanterna que pertencia ao pai. De acordo com a PM, nessas circunstâncias, o menor e seu responsável foram conduzidos para a Delegacia de Brumado.

 



Brumado: Município tem 242 pacientes em tratamento com o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (16), o município de Brumado registrou 2.739 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8.364. Entre os diagnósticos: 07 internações, 34 óbitos, 242 pacientes em tratamento e 2.463 recuperados. No momento, 80 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.908 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



TRE-BA recebeu mais de 1,7 mil denúncias de aglomeração nas eleições

Foto: Divulgação

O Disque-Aglomeração implantado pelo Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) recebeu 1.734 denúncias de concentração de pessoas em atos de campanha desde 31 de outubro, quando foi lançado, até este domingo (15), quando ocorreram as eleições municipais no estado. No período, foram proferidas 241 decisões. Apenas neste domingo (15), até às 18h, o canal da Ouvidoria do TRE-BA recebeu denúncias de todas as regiões do estado. O canal foi lançado pelo TRE-BA para receber denúncias de aglomerações por conta da pandemia da Covid-19. As coligações foram orientadas a não praticar atos públicos para evitar a disseminação da doença. Entretanto, em muitas localidades as recomendações de saúde foram desrespeitadas. 



Eleições 2020: Taxa de abstenção na votação em Brumado foi de 17,14%, maior que em 2016

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com uma eleição atípica em plena pandemia do novo coronavírus, a taxa de abstenção no pleito realizado no domingo (15) cresceu. Em todo o Brasil, ela passou de 17,58% nas eleições municipais de 2016 para 23,14% neste ano. Já na Bahia, o aumento foi de 18,93% para 20,57% no primeiro turno. Em Brumado o aumento na abstenção do voto foi de 7.722 eleitores em 2016, para 8.415, ou seja 17,14%. Além disso, 40.693 eleitores estavam aptos a votarem, no entanto, apenas 37.972 foram validados este ano. Votos nulos foram 2.136 (5,25%) e 585 pessoas votaram em branco (1,44%). Na Capital do Minério, todas as urnas já foram apuradas, com os resultados para prefeito e vereadores já conhecidos.

 

 



Eleições 2020: Zé Raimundo e Herzem vão ao 2º turno em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

A disputa pela prefeitura de Vitória da Conquista vai para o segundo turno. Os candidatos serão o ex-prefeito, Zé Raimundo (PT), que teve 47,63% dos votos válidos; e o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB), que conseguiu o apoio de 45,89% dos eleitores. Vitória da Conquista é o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, com 231.176 eleitores, sendo fundamental para a disputa estadual. Radialista, Herzem Gusmão foi eleito em 2016, após 20 anos de gestões do PT em Conquista. Natural de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, o atual deputado estadual Zé Raimundo foi o prefeito conquistense entre 2002 e 2008.



Eleições 2020: Beto de Preto Neto é o novo prefeito de Malhada de Pedras

Foto: Divulgação

Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, foi eleito como prefeito no município de Malhada de Pedras. Com 100% dos votos válidos, Beto teve 52,50%, ou seja, 3.365 votos do eleitorado contra 47,50%, 3.044 de Terezinha Baleeiro (PP). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o número de abstenção foi de 8,57%, o equivalente a 619 eleitores.



Nilo Coelho é eleito em Guanambi com larga vantagem

Foto: Divulgação

Com 100% das urnas apuradas, Nilo Coelho (DEM) foi eleito como prefeito de Guanambi. Elel teve 59,07% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Jairo Magalhães (PSD) com 38,22%. Em terceirou lugar ficou Valda Do Pt (PT) com 2,71% dos votos. 



Licínio de Almeida: Sem adversários, prefeito é reeleito com 100% dos votos válidos

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

O prefeito de Licínio de Almeida, Dr. Fred (PCdoB), foi reeleito com 100% dos votos válidos. Nenhum oposicionista se candidatou à prefeitura do município, sendo necessário apenas um voto para que o atual gestor da cidade, localizada no sudoeste baiano, se mantivesse no cargo por mais quatro anos. Com todas as urnas apuradas no município, um total de 8.059 votos foram contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desses, 6.345 (78,73%) foram no prefeito comunista. Outros 1.000 (12,41%) foram nulos e 714 (8,66%) em branco.



Eleições 2020: Veja os 15 vereadores eleitos para a Câmara de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

A votação das eleições em Brumado, definiu os 15 vereadores que vão compor o quadro da Câmara Municipal pelos próximos quatro anos. Os partidos DEM e PSB foram os que conquistaram o maior número de cadeiras, com três cada. Além disso o PP e o Podemos elegeram dois. Outros três partidos elegeram um vereador cada. Com 5 vereadores reeleitos, a renovação da Câmara de Brumado foi expressiva. Apenas duas mulheres foram eleitas. 

Os nomes são: 

01 - João Vasconcelos (DEM) - 1.628
02 - Zé Carlos de Jonas (PSB) - 1.305
03 - Rey de Domingão (DEM) - 1.040
04 - Palito (PP) - 994
05- Harley (Republicanos) - 989
06 - Amarildo Bonfim (PSB) - 958
07 - César Bar (PCdoB) - 905
08 - Verimar do Sindicato (PT) - 898
09 - Lia Teixeira (PCdoB) - 834
10 - Wanderley Nem (DEM) - 679
11 - Rubens Araújo (Podemos) - 590
12 - Beto Bonelly (PSB) - 570
13 - Tiago Amorim (PP) - 568
14 - Renato Santos (Podemos) - 551
15 - Boca (PDT) - 335

Neste pleito, 202 pessoas disputaram as 15 vagas no Legislativo Municipal. 



Eleições 2020: Eduardo Vasconcelos é reeleito prefeito de Brumado

Foto: Divulgação

Com 48,83% dos votos, ou seja, 18.542, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foi reeleito prefeito de Brumado para continuar no comando da cidade pelos próximos quatro anos. Já o empresário Fabrício Abrantes (DEM), teve 16.308, sendo o segundo mais bem votado, tendo apenas uma diference de 2.234 votos do candidato Vasconcelos. Já Geraldo Azevedo (PP) somou 2.829 sufrágios, seguido por Tõe de Gentil (PSDB) com 293. Com o resultado, o então prefeito reeleito Eduardo Vasconcelos quebra um paradigma de que um grupo político não governa a cidade por mais que 16 anos. Cerca de 40.693 eleitores foram às urnas. Foram 93,31% de votos válidos, 1,44% brancos, 5,25% nulos e 17,14% de abstenções.



Eleições 2020: Por discórdia política, homem é atingido por disparos de arma de fogo na zona rural de Aracatu

Foto: Luciano Santos l 97News

Por volta de 21h50min de sábado (14), policiais militares da 34ª CIPM foram acionados até o Povoado de Lagoa do Sal, zona rural de Aracatu, onde foram informados de que um homem havia sido alvejado por disparos de arma de fogo. Segundo a Polícia, José Carlos Costa Teixeira foi atingido por quatro disparos. A vítima foi socorrida por populares ao hospital de Aracatu, tendo sido transferida ao hospital de Brumado, onde se encontra internado. De acordo com a PM, na comunidade Lagoa do Sal, testemunhas disseram aos policiais que quatro indivíduos em duas motos sacaram armas e efetuaram os disparos contra o José, por conta de posicionamentos políticos. Ainda conforme a PM, as testemunhas indicaram dois suspeitos e o local por onde teriam fugido, tendo, após diligências da guarnição, sido encontrada uma moto utilizada por eles, veículo que apresenta adulteração na placa, por fita isolante. Conforme a Polícia Militar, a guarnição fez diligências, mas não encontrou nenhum suspeito, e, ao fim, removeu a moto à delegacia de Aracatu.



Eleições municipais conta com apoio de 28 mil homens das Forças Armadas

Foto: Divulgação l Exército

Este ano o primeiro turno das eleições municipais, neste domingo (15) contará com o apoio de 28 mil homens das Forças Armadas. Segundo informações da Agência Brasil, será papel dos militares transportar urnas eletrônicas e agentes eleitorais em 104 localidades no Brasil. O apoio é necessário sobretudo em locais de difícil acesso da Justiça Eleitoral, a exemplo de tribos indígenas e populações ribeirinhas. Em 2020, eles atuarão em oito estados, sendo uma localidade na Bahia; 35 do Acre; 26 no Amazonas; cinco no Amapá; quatro no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul; duas no Rio de Janeiro e 27 localidades em Roraima. Os militares farão ainda segurança em  616 locais: Acre, 20 localidades; Alagoas, 12; Amazonas, 41; Ceará, 31; Maranhão, 98; Mato Grosso, 34; Mato Grosso do Sul, 8; Pará , 72; Piauí, 169 localidades; Rio Grande do Norte, 121; e Tocantins, 11 locais.



Entre Rios: 'Ciganos' são presos por agiotagem em Operação Sandra Rosa Madalena

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma quantia de R$ 236 mil foi apreendida com dois "ciganos" em Entre Rios, na manhã de sexta-feira (13). Intitulada Operação Sandra Rosa Madalena, a ação, da Polícia Civil, prendeu dois acusados que faziam agiotagem [crime contra a economia popular] na campanha eleitoral do município. Os dois já tinham mandados de prisão em desfavor já autorizados pela Justiça. Com eles, foram encontrados também cheques, notas promissórias, três pistolas calibres 9mm e 380, carregadores, uma espingarda calibre 12 e munições. “Investigamos a prática de agiotagem e empréstimo de dinheiro para campanha política”, contou o delegado titular da Delegacia Territorial de Entre Rios, Luiz Enock Passos. O Ministério Público Eleitoral também participou da ação que teve o apoio também Polícia Militar. Segundo o comandante da 56ª CIPM, major Ivan Paulo Nascimento da Silva, os dois ciganos atuam no município há mais de 30 anos. A dupla foi autuada em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.



Sujeira pela cidade: Santinhos tomam conta das ruas de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Mesmo sabendo que jogar santinhos em frente aos colégios onde ocorrem as votações é considerado crime, em Brumado as ruas amanheceram cheias desses materiais. Foi ainda durante a madrugada desde domingo (5), pelo que apurou a reportagem do 97NEWS que iniciou o processo proibido e que “suja toda cidade”. Alguns eleitores que chegaram as suas unidades de votação reparavam a cena e tentavam identificar de que candidato era cada santinho pelo chão, espalhado. Todos reprovaram a atitude. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma fonte do 97NEWS que prefere não se identificar, relatou que por volta das 2 horas de hoje, percebeu um barulho diferente nas proximidades de sua casa, quando pela janela de seu quarto flagrou algumas pessoas, de dentro do próprio carro, lançando grande quantidade de santinhos, se espalhando pelas vielas. Além de ser uma atitude proibida, a quantidade de santinhos pelo chão pode causar acidente. Segundo a legislação eleitoral, jogar santinhos na rua no dia da eleição é crime. A pena varia de seis meses a um ano de prisão e tem multa que vai de de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50. 



Brumado: Município registra oito novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

No sábado (14), o município de Brumado registrou 2.709 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8.271. Entre os diagnósticos: 07 internações, 34 óbitos, 231 pacientes em tratamento e 2.444 recuperados. No momento, 78 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.897 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: 223 pacientes estão em tratamento da Covid-19

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (13), o município de Brumado registrou 2.701 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8.271. Entre os diagnósticos: 07 internações, 34 óbitos, 223 pacientes em tratamento e 2.444 recuperados. No momento, 102 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.897 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.