ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Menino que era torturado por pai e madrasta é resgatado em Manaus

Operação Grande Serra captura 29 pessoas, apreende drogas e dinheiro

Brumado: Esgotamento sanitário será o tema de uma audiência pública na Câmara

Governo Federal anuncia quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados

Criadores do SGE Bravo participam de imersão empresarial em São Paulo

Programa para conter aumentos de preço de combustíveis é aprovado na CAE e vai a Plenário

Brumado: Após o sonho da casa própria, família não consegue ter água tratada em residência

Bancários reivindicam melhores condições de trabalho em agências de Vitória da Conquista

Em protesto, moradores cobram ações da prefeitura de Vitória da Conquista após transtornos gerados por chuvas

Galeria Pop é inaugurada e recebe aprovação máxima dos brumadenses

Brumado: Empresas se unem e realizam a maior confraternização entre funcionários

WhatsApp libera função para mensagens que desaparecerem automaticamente

Pesquisa aponta Viagra como medicamento candidato a prevenir Alzheimer

Foragidos de SP, MG e DF são alvos de operação em 5 cidades da Chapada

Caculé: Polícia prende homem que ajudou na ocultação do corpo de advogado

Atletas de Caetité conquistam quatro medalhas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu em São Paulo

Corpo em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Malhada de Pedras

Corpo de advogado desaparecido é encontrado na zona rural de Caculé

Gabinete de Segurança Institucional autoriza avanço de projetos de exploração de ouro na Amazônia

Morre Mila Moreira, 72, uma das primeiras modelos a se tornar atriz no Brasil



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2015"

Brumado: Agricultor familiar apanha, perde o penúltimo dente, mas não perde a novilha

O agricultor ficou com o último dente na boca, mas não perdeu a novilha (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A crise em Brumado está ficando cada vez mais aguda e, agora com o agravamento da estiagem, um dos locais que mais irá sofrer é a zona rural, onde milhares de moradores lutam pelo abastecimento, não só de suas famílias, como também de seus rebanhos. Diante desse quadro, que lembra "Os Retirantes" de Portinari, a preocupação é cada vez maior, então, buscando uma solução momentânea, alguns fazendeiros se veem obrigados a vender os seus animais, já que existe o risco eminente da morte dos mesmos. Essa foi a situação do agricultor familiar, Heleno da Silva, de 47 anos, o qual é morador da Fazenda Baixão, o qual, na última sexta-feira (15), passou por “maus bocados” ao resistir ao enfrentamento de um homem que queria comprar a sua novilha para pagar depois. O homem, segundo o próprio agricultor, tem fama de mau pagador, então o jeito foi resistir para não perder a novilha, mas, só que o custo dessa atitude “heroica” foi a perda de seu penúltimo dente. Ouvido pela reportagem do 97NEWS ele declarou que “eu tive que colocar a novilha à venda para salvar o resto do meu rebanho, mas, não poderia vender sem receber o dinheiro, então, como já conhecia a fama do homem que queria comprá-la, então, enfrentei a situação, o que me custou o penúltimo dente da boca”. Ele ainda destacou que “me mostra logo essa novilha, me mostra logo essa novilha, então logo percebi que ele estava com más intenções, foi ai que recebi um soco na boca e caí no chão, mas mesmo assim consegui fugir correndo e ele não conseguiu levar a novilha. Infelizmente perdi o meu penúltimo dente, mas ainda restou um para contar a história. Eu sou pobre, vendo leite de bicicleta e não poderia amargar um prejuízo desses”.



Brumado: Polícia Militar faz apreensão de drogas no final da manhã deste sábado (26)

As drogas foram encaminhadas para a 20ª Coorpin (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Em uma ronda de rotina no Bairro da Urbis II, uma guarnição da PETO, após avistar alguns indivíduos em atitudes suspeitas, partiu para abordagem. Vendo a ação policial os indivíduos conseguiram evadir do local, deixando uma sacola verde cair. Ao verificar o conteúdo da sacola, os policiais militares encontraram 52 pedras de crack, pinos de cocaína, 26 buchas de maconha, além de um vasto material para embalar. Uma residência abandonada no Caminho 14, casa 05, ao que tudo indica, estava sendo utilizada como uma espécie de QG do tráfico. As drogas foram encaminhadas para a 20ª Coorpin e a Polícia iniciou uma investigação buscando prender os donos dos entorpecentes. 



Lua de sangue, que acontece no dia 28 de setembro, pode anunciar o fim dos dias segundo pastor

(Foto: Getty Images)

Um evento astrológico raro que acontece no final deste mês poderá anunciar o fim dos dias, de acordo com um pastor.O quarto eclipse lunar em apenas dois anos acontecerá em 28 de setembro deste mês. Os anteriores ocorreram em dias santos judaicos, e este também o será. O quarto eclipse lunar dará à lua uma tonalidade avermelhada, recebendo, assim, o nome “lua de sangue”, e nesse evento ela ainda parecerá maior que realmente é, porque estará mais próxima da Terra. Alguns cristãos acreditam que o evento celestial poderia marcar o início de terríveis acontecimentos, com base em uma passagem bíblica que diz que sobre o sol se converter em trevas e a lua em sangue, antes do grande dia em que o Senhor virá. John Hagee, um pastor cristão que escreveu um livro a respeito dos quatro eclipses, disse que cada vez em que ocorreu uma “tétrade”, quatro eclipses em menos de dois anos, ao longo de dias importantes do calendário judaico, eventos religiosos significativos também acontecem.Em 1493 ocorreu a primeira tétrade e se viu a expulsão dos judeus pela Inquisição Católica Espanhola.A segunda aconteceu em 1949, logo após o Estado de Israel ter sido fundado, e o mais recente, de 1967, aconteceu durante a Guerra dos Seis Dias, entre árabes e israelenses. John afirmou que os eventos foram sinais de Deus e que duas “luas de sangue”, em 2014 e 2015, apontam para acontecimentos dramáticos no Oriente Médio e, como resultado, mudanças no mundo todo.



Brumado: Mais um motim na 20ª Coorpin

O motim ocorreu no pátio da carceragem (Foto: 97NEWS)

Enquanto Brumado fica esperando o cumprimento das “promessas” do Governo do Estado que garantiu que iria construir o CDP – Centro de Detenção Provisória – ainda neste ano de 2015, o município continua enfrentando o velho problema de seu “barril de pólvora” que, de tempos em tempos, teima em explodir. Depois do episódio do bilhete deixado pelos presos após fugirem em 2012 (foto abaixo), ficou patente a fragilidade do setor de carceragem da 20ª Coorpin, mas, apesar de algumas otimizações, a situação continua ainda muito deficitária, com constantes motins, fugas e tentativas por parte dos custodiados. Na noite desta sexta-feira (25) mais uma situação dessas aconteceu, onde os presos, após reclamarem das condições do banho, conseguiram se reunir no pátio da carceragem e atearam fogo em garrafas pets e lençóis, provocando muita fumaça, gritaria e confusão. A Polícia Militar chegou para controlar a situação, mas não adentrou no pátio da carceragem e, segundo informações, o motim acabou perdendo forças e terminando. Apesar de não ser tão grave quanto situações anteriores, o fato volta a chamar a atenção sobre a fragilidade do setor de carceragem que abriga quase o triplo de sua capacidade. A Justiça deverá ouvir os custodiados para saber os motivos reais do motim. 

(Foto: 97NEWS Conteúdo)


Comunicado Guarda Municipal de Brumado: Dia das Crianças

(Divulgação)

A GUARDA MUNICIPAL DE BRUMADO,abaixo assinada por seu comandante vem pelo presente solicitar de v. Senhoria a compreensão e a colaboração pelo que exporá abaixo: 


" No próximo dia 10 de Outubro, antevéspera do dia Nacional em comemoração às crianças brasileiros a GUARDA MUNICIPAL DE BRUMADO às homenageará com um evento na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, (Praça da igreja Matriz) , no horário dás 8,00 às 14,00 horas, com a realização de brincadeiras e distribuição de brindes as nossas crianças " 

Esclarecemos que esta nossa iniciativa objetiva uma maior integração da Guarda Municipal com as nossas crianças e também com a comunidade brumadense, É importante que sejamos observados e considerados por um relacionamento com a população como elementos que oferecem segurança e solidariedade quando o cidadão estiver necessitando de apoio.


Assim, solicitamos prendas ou brindes para oferecidos às crianças no desenrolar do evento. Os brindes deverão ser entregues na sede da Guarda Municipal situado à rua Dr. Mário Meira no Centro administrativo Municipal, ao lado do antigo " Fórum " Ou nos tel.( 77) 9997-3117.
      (77) 9999-5149.
      (77) 9989-3694.

Agradecemos a sua estimada colaboração, na certeza que faremos a alegria das crianças menos favorecidas, sabendo que seremos brindados com o sorriso cativante destes pequenos.



Ex-prefeito sai ileso após cabine de caminhonete ser esmagada em colisão na BA-131

(Foto: Reprodução)

Na tarde desta sexta-feira, 25 de setembro de 2015, o condutor de um veículo Hilux perdeu o controle, vindo a colidir na traseira de um caminhão na BA 131, altura do povoado Curral Velho, entre Jacobina e Miguel Calmon.Segundo informações, o Hilux estava sendo guiado pelo ex-prefeito de Jacobina, Dr Leopoldo Morais Passos (dir. na foto). A colisão ocorreu no momento em que a Polícia Rodoviária Estadual realizava uma blitz na via de rolamento. Ainda de acordo com informações, Dr Leopoldo que estava guiando uma Toyota Hilux OZQ 0777 licença de Salvador não se feriu com gravidade. Por volta das 16h uma unidade do Samu 192 chegou ao local, mas, Dr Leopoldo já havia sido socorrido por populares para atendimento médico em Jacobina. O lado direito do veículo ficou destruído e por sorte não havia ninguém como carona.

(Foto: Reprodução)


Sensação de segurança no Brasil é equivalente à do Afeganistão

(Foto: Reprodução)

A população brasileira se sente tão insegura quanto à do Afeganistão. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Gallup. Segundo o relatório Global Law and Order 2015, os dois países receberam a mesma avaliação, com 52 pontos em uma escala de sensação de segurança que vai de zero a 100, e figuram entre os 15 piores colocados no ranking mundial. O país com a avaliação mais baixa é a Libéria.Para medir a sensação de segurança das pessoas nos locais onde vive, a pesquisa perguntou se o cidadão se sente seguro quando anda à noite, se confiava na polícia local e se ele ou familiares teve dinheiro ou bens roubados no último ano. Os dados foram compilados após mais de 142 mil pesquisas realizadas em 2014 com adultos de 141 países diferentes. Os resultados apontam que será mais difícil promover "sociedades pacíficas e inclusivas" nos países da América Latina e do Caribe, responsáveis pelo índice mais baixo pelo sexto ano consecutivo. A média na última pesquisa foi de 55 pontos. Quanto menor a pontuação, maior a proporção da população que relata sentir-se seguro. Na Europa, o índice é de 77, enquanto nos Estados Unidos e no Canadá é de 78. O Sudeste Asiático é a região melhor avaliada, com 79 pontos. Para o Gallup, a má avaliação da América Latina está relacionada às altas taxas de homicídio - já que todos os países da região ficaram acima da média mundial nesse índice. Na análise país por país, o Brasil ocupa a 13ª posição entre os mais inseguros. A avaliação, no entanto, está empatada com Peru (12º), Uganda (11º) e Afeganistão (10º), todos com 52 pontos. Já Cingapura, na Ásia, é considerado o mais seguro pela população local, com avaliação de 89 pontos. A nota brasileira caiu quatro pontos entre 2013 e 2014. Na última pesquisa, apenas 36% dos brasileiros disseram se sentir seguros, enquanto em Cingapura o mesmo índice é de 91%.



Brumado: 18ª Ciretran realiza várias atividades em alusão à Semana Nacional do Trânsito

A equipe da 18ª Ciretran durante a Semana Nacional do Trânsito em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A maioria dos órgãos que trabalham com o trânsito, durante esses dias, se empenhou ao máximo para participar das inúmeras atividades dentro da Semana Nacional de Trânsito. Em Brumado, apesar da ausência da SMTT, a 18ª Ciretran atendeu à convocação do Denatran e realizou uma série de ações referentes à campanha. A reportagem do 97NEWS acompanhou uma grande blitz educativa que foi realizada na Praça Armindo Azevedo (foto abaixo) e falou com o coordenador local do órgão Roque Fraga o qual citou que “a Semana do Trânsito é uma atividade muito importante, então, diante disso realizamos uma série de atividades como blitz educativas, palestras em escolas e panfletagem” e ainda lembrou que “a conscientização de todos sobre os riscos e os perigos, principalmente dos motociclistas, que estão no topo da lista dos acidentes é muito importante para mudarmos essa causa. A cidadania e a ética também são outros fatores positivos, os quais nortearam as nossas abordagens aos motoristas e as palestras aos alunos”. Questionado sobre as reclamações dos usuários do órgão sobre o atendimento estar sendo feito pela parte dos fundos ele respondeu que “realmente aconteceu um problema com a mola da porta, mas já mandamos consertar e semana que vem o atendimento deve ter voltado à normalidade”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Com novo show, Pablo nega que esteja se elitizando: 'Não quero mudar de público'

Cantor estreia novo show nessa sexta (25) com participação de Tomate e Danniel Vieira (Foto: Divulgação)

Os fãs do arrocha, ritmo que consagrou Pablo como um dos principais cantores da atualidade e fez com que ele fosse alçado ao posto de rei da sofrência, podem respirar aliviados. Preste aestrear seu show Conceitual na noite dessa sexta-feira (25) no Barra Hall, onde vai cantar um repertório de músicas acústicas, o baiano afirma que não pretende se afastar do arrocha nem mudar de público.  “Não quero mudar de público, não é isso. O estilo do Pablo é diferente porque sigo o mesmo desde que comecei, não penso em maneira nenhuma mudar. Penso em melhorar, agregar, dar um toque para melhorar o nosso estilo”, afirmou o cantor.  No show dessa sexta-feira, Pablo vai contar com a participação dos cantores Danniel Vieira e Tomate para cantar sucessos de sua carreira desde à época em que integrava o grupo Asas Livres e o grupo Arrocha. “Vamos fazer um acústico bem gostoso para a galera curtir a diferença do Pablo cantando a linha mais, digamos, sertaneja e essa de agora”, disse ele. Rei absoluto da sofrência, termo que ele ajudou a popularizar em todo o país, Pablo  relembrou o tempo em que sofreu para deslanchar a carreira. Minha pior sofrência foi na época de início de carreira. Isso foi uma sofrência ruim”, contou ele.  E aquela sofrência causada por amor, a mesma que ele canta nos palcos, é também ruim? “Aquela sofrência de quem está apaixonado, aquela dorzinha de cotovelo de quem quer arrumar um parceiro, uma parceira, essa sofrência é gostosa”, disse Pablo, rindo.



Médico acusado de decapitar bebê, durante parto em Itapetinga, emite defesa no Facebook

Cremeb informou que uma sindicância será aberta para apurar conduta de Rubem Moreira, durante o procedimento que culminou na morte de bebê (Foto: Reprodução)

O médico que realizou um parto que terminou com a decapitação da cabeça do feto morto, na cidade de Itapetinga, quebrou o silêncio.Em uma nota publicada na sua conta do Facebook, o obstetra Rubem Moreira apresenta sua versão para o fato e garante que agiu em defesa da vida da gestante. Em contato com o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), nossa redação foi informada que será aberta “uma sindicância para apurar os fatos e tomar as providências cabíveis”. (Resenha Geral)



FHC: 'Dilma fez um pacto com o demônio para tentar salvar o seu governo'

(Fotomontagem: 97NEWS)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) acha que a presidente Dilma Rousseff fez um "pacto com o demônio" para tentar salvar seu governo ao oferecer novas posições no ministério ao PMDB, seu maior aliado."Vai governar como? Não vai. Vai ser governada", diz o líder tucano. Na sua avaliação, a crise só será superada se as forças políticas encontrarem meios de conter a expansão dos gastos públicos e reformar o sistema político. Fernando Henrique sugere que Dilma convoque os adversários para debater um pacto em torno das reformas necessárias e ofereça sua renúncia antes do fim do mandato como garantia de que se empenhará para aprová-las. "O tempo dela está se esgotando", diz FHC. Para ele, os defensores do impeachment ainda não encontraram uma "narrativa convincente" para abrir na Câmara dos Deputados o processo que permitiria afastar Dilma do cargo. O ex-presidente disse ainda que a crise política fará o PT encolher nos próximos anos, mas, em sua avaliação, o partido seguirá ocupando espaço relevante na política brasileira.



Brumado: Equipes do Exército e Polícia Civil realizam fiscalização em pedreiras locais

Equipes do Exército Brasileiro chegaram logo nas primeiras horas da manhã em Brumado (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Na manhã de quarta-feira, 23/09, foi desencadeada a “Operação Rastilho”, realizada pela Polícia Civil e o Exército, objetivando a fiscalização de produtos controlados, como explosivos e outros. Em Brumado equipes especiais chegaram logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (25) e logo iniciaram a vistoria em uma pedreira local. Esse tipo de operação já vinha ocorrendo com frequência, mas, agora, foi feita uma grande intensificação por parte das autoridades, visando um maior controle dos explosivos que são comercializados e utilizados por empresas autorizadas, já que, em algumas situações estes produtos acabam sendo extraviados ou subtraídos, indo parar nas mãos de quadrilhas especializadas em arrombamentos e furtos nos cofres  bancários e caixas eletrônicos. A inspeção será minuciosa e o relatório final da operação em Brumado deverá ser expedido na próxima semana pela coordenadoria da 20ª Coorpin, onde se saberá se houve ou não irregularidades nas empresas fiscalizadas. 



Homem que morava na zona rural e estava a caminho do trabalho em Brumado morre em colisão na BA-148

O motorista acabou morrendo no local (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

O motorista da empresa Belco Distribuidora de Bebidas em Brumado, Antônio Ricardo Amorim (43) acabou tendo a vida ceifada em uma trágica colisão no trecho da BA-148, próximo ao antigo Tocos. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, Antônio, que residia na Comunidade do Jacaré, estava vindo para o trabalho e o acidente ocorreu às 05h40m, aonde, no momento ele conduzia uma Moto CG Titan Prata, de placa policial JMU – 1455 e acabou colidindo com um caminhão carregado de blocos de placa JOI – 4478, de Vitória da Conquista, o qual estava parado na pista desde ontem à noite. O motorista teve morte instantânea, devido à forte colisão, que acabou dilacerando uma de suas pernas. As equipes do SAMU 192 chegaram rapidamente ao local, mas já encontraram o motorista sem vida. Antônio Ricardo era considerado um homem muito responsável e tinha um histórico muito positivo ao seu favor. A perícia da DPT irá fazer o laudo, no qual será explicado as causas do acidente. O corpo foi levado para o IML de Brumado (foto abaixo)



Médico acusado de decapitar bebê durante parto em Itapetinga, é investigado pela Polícia

Rubem Moreira Santos foi suspenso preventivamente pela Fundação José Silveira, que controla o Hospital Cristo Redentor. Família deu queixa contra o médico (Foto: Itapetinga Repórter)

A Polícia Civil de Itapetinga, a 538 km de Salvador, investiga o caso de um bebê que teve a cabeça decepada durante o parto. O médico Rubem Moreira Santos (acima) que realizou o parto já foi suspenso pela Fundação José Silveira, administradora do Hospital Cristo Redentor. A queixa foi registrada na polícia por Paulo César Moreira da Silva, o pai da criança. A mãe passa bem. De acordo com Paulo Silva, ele precisou buscar o médico em outro hospital, pois o ele estaria dando plantão em dois locais. “Uma enfermeira falou para eu correr atrás do médico porque minha esposa não iria aguentar”, disse o pai em entrevista ao site Itapetinga Repórter. A mulher entrou em trabalho de parto por volta das 9h da manhã do dia 6 de setembro. “Minha esposa depois me contou que 4 pessoas tiveram que forçar a barriga dela para o menino sair, depois disso ela desmaiou”. Para o pai o médico foi displicente “mesmo sendo leigo criança com 6kg não tem condição de nascer normal”, disse Paulo.



Greve dos Correios tem adesão de cerca de 80% na Bahia, diz sindicato

(Foto: Reprodução)

A greve dos funcionários dos Correios na Bahia completa 10 dias nesta sexta-feira (25). A paralisação, iniciada no dia 15 de setembro, tem adesão de cerca de 80% dos funcionários em todo o estado e provoca atraso nas entregas de correspondências e encomendas, estima o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba). A categoria se reúne na sexta-feira (25) em assembleia, às 18h, em Salvador. Os servidores participaram de uma caminhada junto com outras categorias de servidores públicos federais, na quarta-feira (24). A reunião deverá decidir sobre o possível acordo entre a classe e a empresa, após audiência de conciliação marcada para as 15h no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entre as reivindicações dos trabalhadores, estão a manutenção das condições do plano de saúde e a contratação de aprovados em concursos. “O último concurso é de 2011. A empresa não chama todos os concursados. Temos unidades com menos da metade de funcionários concursos e hoje trabalhamos em dobro. A Bahia é um dos estados mais prejudicados em relação a concursados”, reclamou uma sindicalista. A categoria também pede reajuste salarial com base na inflação. Em nota, os Correios afirmaram que o TST concedeu liminar na terça-feira (22) determinando que as federações nacionais dos trabalhadores garanta o efetivo de 65% em atividade normal em cada unidade. A pena por descumprimento é multa diária de R$ 65 mil. 



Deputados aprovam a definição de família como união entre mulher e homem

(Foto: Reprodução)

A comissão que discute o Estatuto da Família aprovou nesta quinta-feira (24) o texto principal do projeto que define família como união entre homem e mulher. Foram 17 votos favoráveis e 5 contrários, mas quatro destaques ao texto ainda precisam ser aprovados em reuniões futuras. Após a conclusão, a regra é que o projeto siga para o Senado sem necessidade de ser votado pelo plenário da Câmara, mas os deputados podem apresentar recurso para pedir essa votação - como é o caso da deputada Érika Kokay (PT-DF), contrária ao projeto, que já adiantou que fará isso. O parecer do projeto de lei que cria o Estatuto da Família, do deputado federal Diego Garcia (PHS-PR), define a família como a união entre homem e mulher por meio de casamento ou união estável, ou a comunidade formada por qualquer um dos pais junto com os filhos. Isso significa que casais homossexuais ou diferentes arranjos familiares (como avós que criam netos ou tios que criam sobrinhos) não são considerados família de acordo com o relatório. 



Página no Facebook 'emagrece' gordinhas com ajuda do Photoshop para inspirá-las a perder peso

As montagens servem como motivação para se perder peso (Foto: Reprodução)

Uma página do Facebook tem usando o Photoshop para ajudar gordinhas a perderem peso. Um grupo chamado “Projeto Harpoon” atraiu críticas por conta do trabalho curioso. Usando o software de manipulação de imagens, eles faziam com que as modelos plus size tivessem aparência de serem mais magras. A intenção do grupo era inspirar pessoas acima do peso a conseguirem alcançar suas metas, dando uma espécie de prévio de como ficariam após seus esforços. A ideia, porém, gerou discussões e causou certa polêmica. E você, acha que foi uma atitude desrespeitosa do grupo?



Segundo pesquisa: 53% das mulheres iniciaram a vida sexual entre 16 e 18 anos

(Foto Ilustrativa)

Uma pesquisa da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) revelou que 53% das mulheres iniciaram sua vida sexual entre 16 e 18 anos. Feito em parceria com a Bayer, o estudo entrevistou 2 mil mulheres acima dos 14 anos em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. O levantamento foi divulgado na semana do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez Não Planejada, que será celebrado no sábado, 26. Para 62% das entrevistadas, o tema "virgindade" não é mais um tabu. O sexo representa um prazer pessoal para 51% das jovens. Em relação ao sexo sem compromisso, 32% estão abertas à prática e 26% jamais fariam. Segundo o estudo da EPM-Unifesp, 60% delas ainda têm vergonha de falar sobre sexo e contracepção. O principal motivo apontado para o constrangimento é por consideraram um assunto "muito íntimo" (44%). Três em cada dez jovens afirmaram já ter tido uma conversa positiva sobre sexualidade com os pais ou responsáveis. Os números indicam ainda que 77% das mulheres têm o hábito de ir ao ginecologista. Entre os métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres, estão praticamente empatadas a camisinha (35%) e a pílula anticoncepcional (34%). Já 13% das entrevistadas declararam optar pelos contraceptivos de longa duração, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o implante.



Polícia Civil prende integrantes de quadrilha de assalto a banco e explosão de caixas eletrônicos

Com o bando foram encontradas três armas, munições, pinos e buchas de maconha, crack e cocaína, uma banana de dinamite (Foto: Blitz Conquista)

A Polícia Civil com o apoio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado – Draco de Vitória da Conquista e Itabuna realizaram nesta quinta-feira, 24, uma operação no intuito de cumprir mandados de buscas e apreensões e prisões. Alvos eram integrantes de uma quadrilha de assaltos e explosões de agencias bancárias e de crimes de homicídios, tráfico de drogas, roubos. Onze pessoas foram presas e um menor apreendido. Com o bando foram encontradas três armas, munições, pinos e buchas de maconha, crack e cocaína, uma banana de dinamite gelatinosa e 100 pássaros silvestres. De acordo com a polícia o bando era chefiado pelo detento Genivaldo Souza Moreira Santos, Vulgo Geni, que dava as ordens de dentro do CPME – Complexo Penitenciário de Mata Escura. (Blitz Conquista)



Aracatu: Aluno empurra diretora e tenta agredir porteiro e professora no Centro Educacional

(Foto: Reprodução Google Earth)

A violência dentro das escolas públicas vem aumentando de forma preocupante nos últimos anos, a qual, segundo pesquisas, é fomentada pela proliferação do uso de entorpecentes e pelo culto ao enfrentamento físico, que é cada vez mais popularizado na mídia. Até em pequenas cidades, que, a princípio são consideradas pacatas, esses fatos começam a fazer parte da rotina diária das instituições escolares. Um incidente desse gênero foi registrado nesta quarta-feira (23) no município de Aracatu, onde a diretora do Centro Educacional, foi à delegacia para registrar uma queixa contra um aluno de 15 anos que estaria “infernizando” a vida dos funcionários que atuam na referida unidade escolar. Segundo a denúncia, o aluno após empurrar a diretora, tentou agredir o porteiro e ainda ameaçou um dos professores. Segundo testemunhas ele se mostra muito violento e descontrolado, deixando um clima de insegurança dentro do recinto. A Polícia encaminhará o caso para o Conselho Tutelar que deverá tomar as medidas cabíveis para que essas atitudes hostis venham a cessar.