ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Homem morre em confronto com policiais na Chapada Diamantina

TRE da Bahia volta exigir obrigatoriedade de uso de máscaras em suas dependências

Postos SAC na capital e interior fecham na sexta-feira (24) e sábado (25)



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2015"

Lei obriga bancos a disponibilizar cadeiras para clientes em espera

A Lei prevê que para cada caixa existam no mínimo cinco cadeiras (Foto: Reprodução)

Foi publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município (DOM), a Lei 8.879/15 que regulamenta a instalação de cadeiras aos usuários de agências bancárias em Salvador. De acordo com a Lei, todas as agências devem possuir cadeiras proporcionalmente ao número de caixas funcionando. Cinco cadeiras devem estar disponíveis para cada caixa. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos afirmou que as agências bancárias da capital irão analisar a lei e seus impactos. O banco que não cumprir a determinação vai estar sujeito a advertências além de multas, que podem chegar até 10 mil reais. Segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), a lei só entrará em vigor daqui a 90 dias. "Como o código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma norma de caráter especial para proteger os vulneráveis, se tratando de uma nova legislação que venha dar conforto ao consumidor, a Codecon estará atenta ao cumprimento da lei", afirmou a assessora jurídica da Codecon, Edinélia de Almeida. A legislação ainda dispõe de diferenciações para clientes especiais. "Se uma agência tem três caixas funcionando, ela tem que dispor de 15 assentos. Se tem dois caixas preferenciais tem que ter 10 cadeiras separadas para estes consumidores", afirma Edinélia. Entre as maiores reclamações dos clientes estão as enormes filas e ao desrespeito a lei 5.978/2001, que limita o tempo máximo de atendimento nos caixas em 15 minutos. Sobre esta norma, a Codecon afirma que já faz um estudo dos bancos recorrentes em não cumprir a lei na capital. "É importante ressaltar que mesmo estando sentados em cadeiras, a lei dos 15 minutos continua valendo para o atendimento", completa Edinélia. 



Alunos do período noturno do GV fazem protesto e saem em defesa dos professores substitutos

Os alunos saíram em defesa dos professores e garantem que não irão entrar mais em sala de aula até que a situação seja resolvida (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação da Educação a nível Estadual continua crítica em vários setores e os profissionais, principalmente os professores substitutos, que atuam nas escolas de Ensino Médio de Brumado começam a não suportar mais os atrasos salariais, que já chegam a 5 meses e já iniciaram um movimento paredista. A reportagem do 97NEWS esteve na Escola Estadual Getúlio Vargas na noite desta terça-feira, dia 01, onde foi deflagrado um movimento de paralisação de 6 professores substitutos que atuam na referida unidade, o qual conseguiu atrair a adesão dos alunos que deram total apoio ao movimento e não irão mais entrar em sala de aula a partir de hoje (02). Segundo os professores o atraso salarial já chega a 5 meses e o que é pior, além de não estarem recebendo, os salários foram cortados pela metade, ou seja, foram reduzidos para a faixa de R$ 500,00, o que foi classificado por eles como vergonhoso. Os alunos também foram ouvidos e estão fechados no apoio aos professores, mesmo sabendo que serão os maiores prejudicados, inclusive tendo que estudar no período das férias. Eles prometem conseguir ganhar também a adesão dos alunos do período matutino e vespertino, visando dar mais musculatura ao movimento. A pauta principal dos professores substitutos é que o salário seja imediatamente revisado e, no mínimo, volte a ser como o do ano de 2014, onde eles ganhavam o dobro do que ganham hoje. 



Águia de Haia: 10 prefeitos baianos têm bens bloqueados; metade é filiada ao PDT

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o bloqueio dos bens de 10 prefeitos baianos após as investigações da operação “Águia de Haia”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que identificou desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça em 20 de julho e atinge os prefeitos de Camamu (Emiliana Assunção Santos - PP), Itapicuru (José Moreira de Carvalho Neto - PDT), Livramento de Nossa Senhora (Paulo César Cardoso de Oliveira - PRP), Mairi (Raimundo de Almeida Carvalho - PDT), Mirangaba (Dirceu Mendes Ribeiro - PDT), Nova Soure (José Arivaldo Ferreira Soares - PDT), Paramirim (Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt - PSD), Ruy Barbosa (José Bonifácio Marques Dourado - PT), Teixeira de Freitas (João Bosco Bittencourt - PT) e Uauá (Olímpio Cardoso Filho - PDT). A polícia suspeita que o esquema tenha desviado o montante de R$ 57 milhões em verbas federais para o uso exclusivo na área da educação. O registro dos autos, no entanto, não foram localizados nos sistemas da Justiça Federal ou do TJ-BA.



BR-030: Mistério do incêndio em Citroen C4 é esclarecido

O momento em que o Citroen começou a pegar fogo foi registrado (Foto: 97NEWS)

Um fato que aconteceu no último dia 23 de agosto que envolveu um veículo Citroen C4, placa JRC 4091, o qual acabou sendo devorado pelas chamas em um incêndio próximo ao Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt , sendo que o fato ainda não tinha sido explicado até agora, mas, na manhã desta terça-feira, dia 01, o repórter Marcos Paulo conseguiu desvendar o mistério, ao encontrar a proprietária do veículo, a advogada Maria Solene, que veio de Salvador a Brumado para esclarecer o fato junto à Polícia Civil. A primeira coisa que ela fez questão de dizer é que o veículo estava em nome do seu irmão e estava bem conservado, rechaçando assim as conjecturas de que o mesmo poderia ter sido produto de roubo e o incêndio ter motivação criminosa. Muito serena e mostrando uma grande fé cristã, ela declarou que “primeiramente tenho que agradecer ao Senhor Jesus por ter nos dado esse livramento, pois andei no carro aquele dia mesmo”. E continuou explicando que “meu sobrinho tinha me levado para Salvador e precisou voltar para Caculé por que a filha apresentou uma enfermidade, então permite, foi ai, na volta, quando estava na BR-030, próximo ao Aeroporto, ele sentiu um forte cheiro de gasolina que foi seguido por uma fumaça e ai as chamas se iniciaram, mas por intervenção divina apareceram uns caminhoneiros na hora e conseguiram tirar ele do carro, que acabou sendo devorado pelas chamas tendo perda total”. Questionado sobre os motivos que podem ter causado o acidente ela respondeu que “ao que tudo indica uma peça que foi colocada para reduzir o consumo de combustível escapou, causando o vazamento, mas somente a perícia poderá comprovar isso”. E finalizou dizendo “como diz o ditado, foram os anéis e ficaram os dedos e o que nos resta é agradecer a Deus por nossas vidas terem sido poupadas”.  



Brumado: Caravana de cães errantes desfila pelas ruas da cidade; autoridades continuam omissas

A caravana de Cães Errantes desfilando pelas ruas do centro da cidade (Fotomontagem: 97NEWS)

Para muitos Brumado se tornou, infelizmente, uma “terra de ninguém”, esquecida pelas autoridades, que parecem muito mais preocupadas com interesses outros, do que o desenvolvimento socioeconômico do município, que vem amargando grandes perdas e tendo uma grande reversão de expectativa, já que era visto como um grande polo regional, mas acabou tendo sim uma notoriedade, mas só em pontos negativos como o tráfico de drogas. Diante deste cenário pessimista, uma questão voltou a incomodar a população, que é a situação dos cães errantes que vagam pela cidade. O número desses animais aumentou muito nos últimos tempos, já que existe um verdadeiro “balaio de gato” entre as autoridades, num jogo de empurra que tem feito a situação somente piorar. Esta “saga selvagem” em pleno século da informação, - que tem de um lado os defensores de animais, os quais, com poucos recursos fazem das “tripas coração” para tentar defender a causa e, na outra extremidade, as autoridades em geral que parecem insensíveis e alheias às graves consequências desta atitude-, parece se agravar a cada dia e, na manhã desta terça-feira, primeiro dia do mês de setembro que simboliza a Primavera, ou seja, uma celebração à Mãe Natureza, uma caravana canina desfilou pela cidade despertando um misto de fúria, indignação e de clamores para que se faça algo com urgência para acabar com essa situação “primitiva”. Um grande número de postagens foi dando um tom de dramaticidade ao fato, que, ao que tudo indica, tende a se repetir. Vale ressaltar que, apesar de indefesos e vítimas do abandono, muitos desses animais estão doentes e podem representar riscos para a população, como a transmissão do calazar, mas, mesmo assim, as autoridades continuam “surdas, mudas e cegas”, assim como a fábula clássica dos 3 macaquinhos, que muitos compreendem como uma representação fiel dos 3 poderes. 



Libido em baixa: Crise tira apetite sexual dos brasileiros e motéis são as maiores vítimas

A crise nos motéis já têm gerado memes nas redes sociais (Foto: Ilustrativa)

O próximo domingo (6/9) é o Dia do Sexo. A efeméride sugere várias ideias para comemorar, mas a verdade é que 2015 com suas crises política e econômica tem aumentado a dor de cabeça de brasileiros e brasileiras. Que o diga os donos de motéis. Segundo a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), as empresas do setor registraram no primeiro semestre deste ano uma retração entre 10%   e 15% no faturamento e, ao mesmo tempo, enfrentaram um aumento de custos da ordem de 20%, causado sobretudo pelo aumento na conta de luz. Os números são nacionais já que a entidade não regionaliza informações de mercado. Apostando em uma recuperação a longo prazo, o setor quer se beneficiar da “escalada de preços” do setor de entretenimento (bares, cinemas, restaurante). Segundo Eusébio Ribeirinha, presidente da ABMotéis, os empreendimentos do setor estão investindo para assumir uma posição estratégica e ser uma opção “completa” para os casais que, em um único local, podem jantar, beber, assistir a filmes em alta definição, repousar e pagar apenas um estacionamento. “Acreditamos que basta oferecer um bom serviço e o público irá ao motel”, diz Ribeirinha. Pois é, ânimo moçada, 2015 já deu o que tinha de dar, é hora de uma viradinha.



Novo ataque a carro forte, desta feita foi em São Félix do Coribe

Carrro-forte foi atacado por homens armados (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)

Assaltantes armados roubaram um carro-forte nesta segunda-feira (31) no município de Sāo Félix do Coribe, região oeste da Bahia. Durante a ação, um vigilante foi baleado no braço.Segundo informações da Polícia Militar, o veículo passava por uma estrada vicinal, que da acesso à cidade à Jaborandi, quando foi atacado a tiros. Um dos disparos atingiu o vidro dianteiro do carro-forte, e o condutor perdeu o controle do veículo, que capotou. Segundo a polícia, os suspeitos usavam armas de grosso calibre e renderam os seguranças. A quantia roubada não foi informada. O vigilante ferido foi encaminhado a um hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Após a ação, os suspeitos fugiram. 



Milagre: Homem que teve a perna decepada por locomotiva está em franca recuperação

Marcelo Bobóia já está se recuperando do grave acidente onde ele perdeu uma das pernas (Foto: Reprodução Whatsapp)

Um acidente que chamou a atenção da mídia estadual, que envolveu um brumadense trabalhador do ramo de construção civil, o qual teve uma das pernas decepadas pela locomotiva, acabou, no entendimento de muitos, provando que milagres existem, já que o homem, conhecido carinhosamente como Marcelo “Bobóia”, já está em franca recuperação e deve passar por uma cirurgia de construção da perna. O grave acidente aconteceu na madrugada do último dia 22 de agosto no Bairro Dr. Juracy, onde “Bobóia” acabou dormindo com as pernas em cima da linha do trem após voltar de uma festa, tendo, em seguida sido atingido em uma das pernas, que acabou sendo decepada. Ele foi rapidamente socorrido por populares e pelas equipes do SAMU 192 e enviado para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, onde se recupera. Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira, dia 31, cerca de 10 após o acidente, já mostra ele falando e dizendo que quer voltar a trabalhar, revelando que a vontade de viver foi maior, já que ele foi dado como morto, inclusive com várias conversas apontando que ele não iria escapar e que sua morte era certa. 



Embasa lança edital de abertura de novo concurso público

(Divulgação)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), publicou, na edição do Diário Oficial do Estado deste fim de semana (29 e 30 de agosto), o edital de abertura de concurso público visando ao preenchimento de nove vagas (três médicos do trabalho, dois enfermeiros do trabalho e quatro técnicos de Segurança do Trabalho). O prazo de inscrição se inicia às 0h do dia 4 de setembro e vai até às 23h59min do dia 29 de setembro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do organizador do concurso (http://www.ibfc.org.br), o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), fornecer as informações requisitadas, imprimir o boleto bancário e pagar, até a data indicada no boleto, o valor de R$ 80 (para concorrer às vagas de técnico de Segurança do Trabalho) ou de R$ 120 (para as vagas de enfermeiro e médico do trabalho). As provas serão aplicadas no dia 18 de outubro de 2015, na cidade de Salvador. Os interessados na isenção do pagamento do valor da inscrição devem fazer a solicitação no site do IBFC, do dia 4 de setembro até o dia 8 de setembro. No site do IBFC, os candidatos poderão acessar todas as informações e critérios necessários para participar desta seleção.



Aleluia dá recado a Rui Costa e afirma que não se pode fazer segurança pública sem inteligência

(Foto: Reprodução)

“Governador Rui Costa, a Bahia precisa de uma política séria e eficaz de segurança pública com foco em inteligência e tecnologia, e bastante rigor na aplicação da lei. Não será apenas com blitzes que a escalada da violência será contida”, alerta o deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas. Segundo Aleluia, a falta de pagamento há vários meses das viaturas policiais alugadas pelo governo estadual demonstra que a segurança pública não é uma prioridade de Rui Costa. “Sem pagar o fornecedor não há a manutenção devida e o desempenho policial evidentemente fica prejudicado”. A bandidagem, na opinião de Aleluia, está botando terror em todo o estado. “Não há mais lugar seguro na Bahia. A violência está incontrolável, sejam em bairros de classe média, como o Costa Azul, onde foi assassinada a jovem Marianna Teles no último sábado, ou no Subúrbio Ferroviário, em São Tomé de Paripe, no mesmo dia, quando o pai de família, Leandro Leal, também foi outra vítima da ação cruel de criminosos”. Para Aleluia, o cidadão comum hoje não pode nem mais ir a uma academia de ginástica para cuidar da saúde, porque esses estabelecimentos agora são alvos de arrastões, como aconteceu na Well da Pituba, nessa segunda-feira. “Vivemos num verdadeiro inferno! Se saímos às ruas somos assaltados, quando não assassinados. Se ficamos em casa, somos invadidos. Se vamos a uma praia, a um restaurante e agora a uma academia, sofremos arrastões. É o fim do mundo! Faça sua obrigação, governador Rui Costa! Trabalhe pela segurança pública em nosso estado”, clama Aleluia.



Professores vão ao Legislativo pedir apoio para se obter sucesso nas negociações salariais

A diretora da APLB, professora Vanúzia fez uso da tribuna livre para explicar o impasse aos vereadores (Foto: 97NEWS)

A queda de braços correspondente à negociação salarial envolvendo a APLB – Sindicato, que representa a categoria dos professores municipais e a administração municipal neste ano de 2015 está se alongando mais do que nos anos anteriores, o que já começou a gerar um clima de forte tensão, que pode eclodir num movimento grevista. Isso ficou ainda mais evidente na noite desta segunda-feira, dia 31, onde inúmeros professores, comandados pela representação local da APLB, estiveram presentes na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, no intuito de obter apoio dos parlamentares para que o índice que for concedido à categoria seja correspondente à realidade financeira da atual gestão (foto abaixo). Segundo a diretora da APLB, professora Vanúzia Lôbo, que fez uso da tribuna livre, foi comprovado, por meio de documentação obtida pela APLB, de que o reajuste poderá ser de 13% sem que se ultrapasse o limite prudencial da LRF e que a prefeitura pode sim dar esse índice sem qualquer comprometimento, então, nesse sentido ela pediu o apoio dos vereadores que garantiram, na sua grande maioria, que estão ao lado dos professores. 

(Foto: 97NEWS)


Mão no Bolso: Gás de cozinha terá 15% de aumento a partir de hoje (01)

(Foto: Reprodução)

A Petrobras informou que reajustará os preços de gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado em botijões de até 13 kg (GLP P-13). Segundo nota enviada à imprensa, a alta média será de 15% e entra em vigência a partir de desta terça (1). Segundo a Petrobras, este é o primeiro aumento do preço do gás de cozinha desde dezembro de 2002. Em nota divulgada na sexta-feira (28), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) havia informado que haveria o aumento, sem precisar de quanto seria. De acordo com o Sindigás, o presidente da Sergás (sindicato das revendedoras), Robson Carneiro dos Santos, afirma que o reajuste será repassado ao consumidor. “Não tem como segurar o preço final por muito tempo porque os nossos custos também subiram muito”, afirmou, segundo nota divulgada no site do sindicato. 



Governo Federal terá um rombo de R$ 30,5 bilhões no Orçamento de 2016, diz Nelson Barbosa

(Foto: Reprodução)

Pela primeira vez, o governo entregou ao Congresso Nacional um projeto de Orçamento prevendo gastos maiores que as receitas (déficit). A estimativa para 2016 é de déficit de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o ministro Nelson Barbosa, do Planejamento. O documento traz ainda a previsão de crescimento econômico de 0,2% e de inflação de 5,4% no ano que vem. O governo propõe elevar o salário mínimo para R$ 865,50 em 2016. Hoje, o valor é de R$ 788. Em entrevista no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (31), Nelson Barbosa afirmou que o governo continuará adotando medidas para melhorar os resultados das contas públicas em 2016 por meio do aumento de tributos e venda de participações acionárias, além de novas concessões. Devem ser revistos os impostos sobre smartphones, vinhos e destilados, entre outros produtos, além do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para aumentar a arrecadação em R$ 11,2 bilhões.



Projeto de deputado baiano quer tornar crime falar mal de político na internet

O deputado espera que com a aprovação da lei as críticas aos políticos terminem na internet (Foto: Reprodução)

De autoria do deputado baiano Cláudio Cajado (DEM) um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende fiscalizar e punir quem fala mal de políticos na internet. A proposta, que tem o total apoio do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), quer que sejam punidos internautas, provedores e sites no caso de postagens “difamatórias e ofensivas” aos deputados. Apesar de cobrar celeridade na votação e torcer pela aprovação do projeto, Cunha e o deputado baiano não deixaram claro o que será considerado ofensa. Em entrevista à coluna Congresso em Foco, do UOL, Cajado afirmou que pretende sugerir uma mudança no Marco Civil da Internet para agilizar a retirada das postagens consideradas ofensivas. Caso seja aprovado, o projeto de lei prevê que internauta e responsáveis pelo site serão acionados criminalmente e estarão sujeitos a processos penais e cíveis por crime de injúria e difamação. O deputado baiano justifica o projeto como uma maneira de obrigar grandes provedores e empresas de internet a analisarem – e retirarem – o “conteúdo ofensivo” de forma rápida. “Às vezes, a pessoa faz um ‘fake’ ofensivo à honra de qualquer pessoa e essas empresas não têm nenhum tipo de controle sobre esses atos criminosos e permitem que eles sejam divulgados”, exemplifica Cajado. “A nossa tese é que quem pratica o crime tem de responder. E quem ajuda a divulgar esse crime tem de ser corresponsável”, afirmou. Apesar de ainda pouco discutido, o projeto pode ser votada em regime de urgência pela Câmara nos próximos meses.