ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Quase 400 indicações foram feitas no primeiro semestre deste ano na Câmara de Vereadores

Brumado: Ônibus bate em poste e deixa moradores sem energia elétrica na Av. João Paulo

Morro do Chapéu: Praça com disco voador de 40 toneladas é inaugurada nesta sexta-feira

Presidente sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

Atirador mata 14 estudantes e um professor em escola primária no Texas

Conquista: Justiça cassa mandato de vereador por denúncia de fraude em eleição

UniFG comemora 20 anos com expansão e objetivo de transformar mais vidas pela educação

Câmara de Brumado aprova projetos de lei, requerimentos e indicações

Detran da Bahia implementa cartões de exames eletrônicos durante avaliações para CNH

Brumado: IMEP realizará Cruzada de Cura, Libertação e Milagres no Bairro São Felix

Brumado registra aumento de casos de chikungunya na zona rural

Dr. Felipe Leão, médico da Clínica Mais Vida, alerta sobre a importância da realização do check-up

Após dez meses de trabalho missionário, Jocum pretende construir sede própria em Brumado

412 mil baianos ainda não declararam imposto de renda; prazo acaba em uma semana

PM apreende homem por importunação sexual contra jovem em Aracatu

Presidente da Petrobras é demitido; Caio Mário Paes assume cargo

Varíola dos macacos já está presente em 12 países e já existe quarentena obrigatória para infectados

Vídeo mostra briga generalizada no Show de Gusttavo Lima em Brasília

O outro lado da história: Pai afirma que o parto da filha aconteceu em sua residência

Mãe mata filho de 5 anos em Vitória da Conquista; arma usada no crime pertence ao pai



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2021"

AABB: Grande oportunidade para quem é correntista do Banco do Brasil

Foto: Divulgação

AABB abre uma grande oportunidade para você correntista do Banco do Brasil. Seja associado e tenha 50% de desconto na taxa de adesão. Mas atenção! Poucas cotas. Maiores informações: 77 3441-5013 ou chame no Whatsapp 77 99968-0948.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Em meio a pandemia, PRF registra aumento de 52% nas apreensões de maconha na BA

Foto: Divulgação

Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelou que, somente nos primeiros seis meses do ano, foram apreendidos pela instituição 5,7 toneladas de drogas na Bahia. De janeiro e junho deste ano, foi registrado um aumento de 52% no volume de maconha apreendido (5,3 toneladas), quando comparado ao mesmo período de 2020 (3,5 toneladas). Toda a maconha apreendida resultou em um prejuízo de R$ 5,3 milhões para as organizações criminosas. O levantamento aponta ainda que de cocaína foram 302 quilos apreendidos. Em sua grande maioria foi de pasta base ou cloridrato de cocaína, que em razão do grau de pureza tem um valor mais alto no varejo e o quilo chega a custar até 150.000 reais. A pasta base de cocaína pode também ser convertida em pó o que faz triplicar o lucro dos traficantes. De acordo com a PRF, as apreensões de anfetaminas alcançaram 2.913 unidades. Os dados apontam um acréscimo de 288% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram apreendidos 751 comprimidos.Essas substâncias conhecidas por ‘rebite’ são utilizadas pelos motoristas para diminuir o sono e dirigir por mais tempo na estrada, conduta perigosa que pode ocasionar acidentes graves, por isso, a PRF estará sempre coibindo com muito rigor tal prática. Destaque também para a apreensão de 2.440 comprimidos de ecstasy. Nos últimos anos houve um crescimento no comércio dessas ‘pílulas’ que produz alterações no sistema nervoso central e são geralmente usados em festas frequentadas por jovens, provocando euforia e alucinações. Se usado em altas doses, pode provocar convulsões e até parada cardiorrespiratória. Ainda foram apreendidos 111 quilos de crack; 4,2 quilos de haxixe, que é uma droga produzida a partir da resina da cannabis sativa (a planta da maconha) e tem um valor bem mais elevado; bem como a apreensão de 4,5 quilos de skunk, conhecida como a “supermaconha” que é uma droga produzida em laboratório feita através de vários cruzamentos de tipos de maconha e seus efeitos podem ser cerca de sete vezes mais fortes do que os da maconha comum. Nesses seis meses de 2021, foram registradas pela PRF BA 62 ocorrências relacionadas a crime de tráfico de drogas e 81 pessoas foram presas.



Mortes por covid-19 caem 9% e casos recuam 29% no Brasil

Foto: Reprodução

As mortes em decorrência de complicações relacionadas à covid-19 registradas por autoridades de saúde sofreram redução de 9% na Semana Epidemiológica 26, que vai de 27 de junho a 3 de julho, em comparação com o período anterior. As informações estão no mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Na Semana Epidemiológica 26, as secretarias de saúde confirmaram 10.852 pessoas que não resistiram à covid-19, enquanto o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde na semana anterior trouxe 11.935 óbitos. O resultado representa uma reversão no movimento de retomada do crescimento da curva de óbitos, após uma estabilização em semanas anteriores. Segundo a Agência Brasil, a média móvel de mortes na Semana Epidemiológica 26 ficou em 1.705. Na semana de 27 de junho a 3 de julho, apenas um estado teve acréscimo de casos: Pernambuco (16%).Distrito Federal e Pará ficaram estáveis e 24 estados tiveram redução. As quedas mais efetivas se deram no Rio Grande do Norte (-78%) e Paraná (-49%).



Livramento de Nossa Senhora: Homem é preso suspeito de tentar matar o próprio irmão a facadas

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (09), a polícia atendeu a uma ocorrência de tentativa de homicídio na cidade de Livramento de Nossa Senhora,. A informação foi confirmada ao site 97News pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A guarnição esteve na Rua Padre Gaspar Bertone, no Bairro Estocada, onde garantiu a segurança da equipe do Samu, que realizou o socorro da vítima. Em seguida, a polícia fez rondas no perímetro com o intuito de encontrar o homem suspeito de esfaquear o próprio irmão. Na Rua Gabriel dos Santos Meira, o suposto autor foi encontrado e apresentado na Delegacia Territorial para serem tomadas as medidas cabíveis.



Ecocardiograma fetal - saiba a importância do exame e quando deve ser realizado

Foto: Divulgação

Ao saber da gravidez o casal vive um momento de grande alegria, iniciam-se os planos com relação ao futuro do bebê. Mas, também vêm às preocupações com a saúde. Grandes 
são as dúvidas. As consultas de pré-natal são essenciais para o acompanhamento do desenvolvimento do bebê e também para a detecção de possíveis patologias. Além do ultrassom morfológico,  é indicado fazer o ecocardiograma fetal na suspeita de problemas cardíacos. As principais condições clínicas que aumentam o risco de cardiopatia fetal incluem: doenças maternas crônicas como diabetes, lúpus, fenilcetonuria; uso de algumas medicações durante a gravidez: anticonvulsivantes, lítio, antidepressivos, anticoagulantes, anti-inflamatórios; presença de malformações fetais; translucência nucal aumentada, gestação gemelar, gestação por reprodução assistida; suspeita de cardiopatias no ultrassom obstétrico; infecções maternas como rubéola, toxoplasmose. O ecocardiograma fetal é um exame de triagem e diagnóstico de cardiopatias, realizado no bebê ainda na barriga da mãe. Uma vez diagnosticado problema cardíaco no bebê, este deve ser acompanhado desde a barriga por um cardiologista infantil. 
A especialista da clínica Mais Vida, Dra. Mellyssa Matos de Castro Lima ressalta que a constatação de sopros em crianças é a causa mais comum de encaminhamento para o cardiologista pediátrico. O exame físico detalhado aliado a exames complementares como raio-x de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma podem confirmar ou afastar diagnósticos. Observa também que o sopro cardíaco em crianças pode ser classificado em dois tipos: o sopro inocente e o sopro patológico. O sopro cardíaco inocente é o achado mais comum em crianças saudáveis e pode variar 
a sua localização de acordo com a idade em que foi auscultado. O sopro cardíaco patológico geralmente vem associado a outros sinais e sintomas no exame físico, como cianose, palidez, alteração de pulsos ou cansaço e sudorese intensa. Vale lembrar que “sopro no coração” não consiste em uma doença. Após a investigação clínica, se confirmado cardiopatia, pergunte sempre ao médico o nome da doença que causa o sopro. É importante que os pais e pacientes entendam o diagnóstico. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.



Fiscalização remove mais de 20 toneladas de cabos inativos em postes da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais de 20 toneladas de cabos inativos das empresas de telefonia, internet e TV a cabo foram retirados de postes da rede elétrica, no Estado da Bahia. Segundo a empresa Coelba, o quantitativo é resultado das ações de ordenamento e fiscalizações de segurança realizadas pela companhia. No mesmo período foram 10.531 postes inspecionados e as notificações de irregularidades enviadas às mais de 70 empresas de telecomunicações que mantêm contrato de locação com a concessionária. As ações de fiscalização têm como objetivo identificar e retirar fiações inativas, instaladas à revelia da distribuidora e que expõem a população ao risco de acidentes. Estas ações acontecem de forma contínua em toda a Bahia, levando em conta denúncias e vistorias. Conforme a empresa, atualmente ela compartilha aproximadamente um milhão e meio postes com 75 empresas de telecomunicações. No cadastro da Anatel constam cerca de 650 empresas de telecomunicações habilitadas para atuar no estado, o que demostra o crescente surgimento de pequenas empresas na prestação de serviços de internet, que ainda estão em situação irregular, não autorizadas a utilizar os postes. "A atuação tardia das empresas de telefonia contribui para o emaranhado de fios, uma vez que a atuação, em diferentes momentos, de empresas distintas, interfere no ordenamento realizado pela distribuidora de energia nas ações de manutenção", diz a empresa. Compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender à normas técnicas e comerciais específicas.     

 



Aracatu: Bandidos rendem dono de bar e roubam quase R$ 2 mil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última segunda-feira (5), o dono de um bar foi vítima de assalto na zona rural de Aracatu. Segundo informou a 34ª CIPM ao site 97NEWS, era por volta das 20h, quando uma guarnição da Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM) para averiguar um possível assalto que estaria em andamento na Fazenda Riachão, zona rural de Aracatu. De acordo com a PM, os militares deslocaram até o local e conforme relato das vítimas, dois criminosos, utilizando-se de armas de fogo chegaram ao local muito agressivos e roubaram o valor de R$ 1.800,00 da vítima. Até o fechamento desta matéria, os criminosos ainda não tinham sido presos. O dono do bar foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Brumado.



Polícia Civil fiscaliza infrações em 20 postos de gasolina na Bahia

Foto: Divulgação

A Coordenação de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor-LD), da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap/Draco) deflagrou na quinta-feira (8) a Operação Petróleo Real, de fiscalização e combate a fraudes nos postos de gasolina, no âmbito do estado da Bahia. Na Bahia, foram vistoriados 20 postos de gasolina de Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas, do ponto de vista da qualidade do combustível, da validade dos produtos, da aferição das bombas de abastecimento, da transparência da composição dos preços ao consumidor e outras infrações. No estado, foram autuados vários estabelecimentos por bombas irregulares. Houve lacração de bombas por irregularidades, todas elas administrativas. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Além da Polícia Civil, participaram da vistoria Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Baiano de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Ibametro), Polícia Militar (PMBA) e Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).



Supermercados têm alta de 5,32% nas vendas até maio, diz Abras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O setor de supermercados acumula alta real nas vendas de 5,32% (deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA) no acumulado de janeiro a maio deste ano, comparado a igual período de 2020, de acordo com o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, calculado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado na quinta-feira (8) pela entidade. De acordo com a Agência Brasil, em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,88%. Em relação a abril deste ano, a alta foi de 1,98%. Para a Abras, o desempenho positivo teve influência de um conjunto de fatores. Entre eles, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na segunda quinzena de maio. Foram depositados R$ 25 bilhões nas contas de 31 milhões de beneficiários. Segundo a associação, o pagamento do auxílio emergencial também contribuiu para o aumento. Outro fator citado pela Abras foi o fato de o setor não ter parado, apesar da pandemia de covid-19 e houve planejamento, ressaltou o vice-presidente Institucional da Abras, Marcio Milan. "O planejamento, feito em 2020 para os primeiros meses de 2021, está sendo realizado e o resultado está aparecendo. Só entre abril e maio passados, foram abertas 24 novas lojas no Brasil. E outras 45 passaram por grandes reformas."



Limitação de atendimento para autistas com fonoaudiólogos e psicólogos não existe mais, diz ANS

Foto: Reprodução l Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde  Suplementar (ANS) acabou com a limitação de atendimentos de fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais para pacientes do espectro autista. A medida, que foi aprovada na reunião de quinta-feira (8), quando também foi divulgado o reajuste negativo de 8,19% para os planos individuais, passa a valer assim que houver a publicação no Diário Oficial da União. Segundo presidente da ANS, Rogério Scarabel, a medida atende um clamor da sociedade, assim como torna o tratamento equânime para todos usuários de planos de saúde nessa condição.



Bahia: Decreto modifica horário de toque de recolher e libera eventos para até 100 pessoas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição de locomoção noturna até o dia 23 de julho, em todo o território baiano. A partir desta sexta-feira (9), a medida passa a valer das 24h às 5h. Além do toque de recolher, decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (9), autoriza a realização de eventos e atividades com público inferior a 100 pessoas. A partir de 15 de julho, os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%. Os shows e festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, continuam proibidos até 23 de julho. Também em toda a Bahia, os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 23h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Os eventos desportivos coletivos e amadores estão autorizados, mas sem a presença de público. Já os espaços culturais como cinemas e teatros funcionarão obedecendo a limitação de 50% da capacidade do local. Conforme o decreto, as unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. 



Brumado registra mais um óbito nas últimas 24 horas; número de internados cai para 12

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 08 de julho, o município de Brumado registrou 9.256 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 185 óbitos, 244 pacientes em tratamento e 8.827 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Caetité: Operação prende um homem em ação contra quadrilha de ataque a bancos

Foto: Divulgação l SSP-BA

Dois homens responsáveis pela logística de ataques a instituições financeiras na Bahia foram presos na manhã desta quinta-feira (8). As prisões ocorreram em Itatim, no Piemonte do Paraguaçu, e Caetité. A terceira fase da Operação Aerarium teve mandados de busca ainda nas cidades de Rafael Jambeiro e Itaberaba; na região de Itatim; Feira de Santana e Santo Estêvão, no Portal do Sertão; e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a Polícia Civil, com um dos presos, os agentes encontraram drogas e dinheiro parcialmente destruído. "Possivelmente, as cédulas são frutos dos ataques a banco. Vamos levar as notas para perícia. Ele oferecia o suporte logístico para viabilizar as ações criminosas e será autuado em flagrante. As diligências em relação a ele ainda estão em curso", disse o diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), José Bezerra. Participaram do cumprimento dos mandados judiciais equipes do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e a Coordenação de Operações Especiais (COE).



Brumado: Dona de casa luta para descobrir doença em seu corpo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após realizar uma cirurgia de ligadura de trompas, a dona de casa Elma Sampaio, 39 anos, vivia sua rotina como qualquer outra dona do lar. Mas em fevereiro deste ano, após alguns sintomas de gravidez como: enjoo, falta de apetite, tonturas e até barriga crescendo, mudou a rotina de Sampaio. Segundo ela, após vários exames com médicos de Brumado, foi constatado que não era gravidez. "Eu fiz vários exames com uma ginecologista e não deu nada. Ela então me encaminhou para um especialista em Vitória da Conquista, mas os exames custa cerca de R$ 1.000,00 e eu não tenho condições de pagar", disse ao site 97NEWS. No inicio dos sintomas, a dona de casa até pensou que poderia ser uma gravidez, mas os exames não constataram. "Fui acompanhada por vários médicos aqui e, eles não acharam nada", relata. Por fim, conforme a dona de casa, os médicos pediram exames que possam detectar alterações nas trompas. "Esse exame só é feito em Vitória da Conquista e o custo é alto, e sem a ajuda da comunidade", diz. Para ajudar Elma o telefone para contato é o 77 99990-0132.



PM fecha 'Rinha de Galo' no centro de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Na quarta-feira (7), policiais militares fecharam no centro de Livramento de Nossa Senhora uma "Rinha de Galo". Segundo informou a 46ª CIPM ao site 97NEWS, após denúncias de moradores da região, foi descoberto na Rua Francisco de Souza Lima, o local onde os animais eram presos. No local que também funcionava um bar, havia indícios de prática de maus tratos, ferimentos e mutilação de aves. Briga entre animais está em desacordo com o artigo 32, da Lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais). Conforme a PM, foi solicitado ao responsável pelo local a entrada da guarnição, sendo devidamente autorizado. Ao realizar busca domiciliar, foram encontrados 27 galos e diversos objetos que eram usados nos animais. Os envolvidos, os animais e todo o material foram apresentados à Delegacia de Livramento de Nossa Senhora para serem tomadas as medidas cabíveis.



Motorista é flagrado com droga escondida dentro do pneu estepe em Brumado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Um motorista de 28 anos foi preso em flagrante no fim da noite de quarta-feira (7), por volta das 23h30, ao ser descoberto transportando droga escondida no pneu estepe do carro que dirigia em Brumado. Ele foi abordado durante uma abordagem no bairro Olhos D' água. Segundo a Polícia Militar, o jovem chamou a atenção por atitudes suspeitas quando seguia pelo referido bairro. Durante a abordagem dos agentes para verificação de documentos, ao responder perguntas comuns, o rapaz apresentava nervosismo e inconsistência nas respostas. 

Foto: Divulgação

Durante a inspeção, os policiais encontraram dentro do estepe cerca de 4 quilos de cocaína. Ao ser questionado sobre a origem do entorpecente, o indivíduo informou que receberia a quantia de R$ 1.000,00 para buscar a droga na cidade de Barra da Estiva e transportá-la até a cidade de Caetité. O motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas e levado para a delegacia de Brumado.



Após ação de vândalos, Brumado recebe novas placas de sinalização vertical

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As placas de trânsito usadas para evitar acidentes vem sendo destruídas por vândalos há um bom tempo em Brumado. As placas de sinalização estão sendo recolocadas em trechos perigosos como a passagem de pedestres. Em entrevista ao site 97NEWS, o coordenador de educação no trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, detalhou que a recolocação de placas na cidade é quase que diária. "A SMTT preocupada com a segurança da população após a ação de vândalos que destroem as placas quase que diariamente, desenvolvemos a reconfiguração da sinalização vertical", disse. Segundo o coordenador, são placas de regulamentação que trazem informações como velocidade máxima permitida, proibido ultrapassar; advertência e placas de Indicação. "Essas placas estão no padrão refletivo técnico aceitável, determinado pelo Denatran", diz Ricardo. O trabalho é executado pela Infraestrutura com apoio da SMTT. "Já implantamos placas nas avenidas mais movimentadas da cidade, nossas análises estão sendo ampliadas para incluir a sinalização em vias secundárias de outras áreas de Brumado. A meta é oferecer a melhor orientação aos condutores", informou o coordenador. 

 



Polícia inicia investigação sobre deslizamento de terra que matou três em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PM

Um deslizamento de terra em um canteiro de obras causou a morte de três pessoas na última terça-feira (6), em Vitória da Conquista (veja aqui). As vítimas foram identificadas como Odair Batista da Silva, de 47 anos, Francisco Oliveira Trindade, de 59, e Laércio Oliveira Andrade, de 58. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada por volta das 14h50 para atender a ocorrência, em uma obra de drenagem, nas imediações da Avenida Juracy Magalhães. No local, a PM verificou que alguns trabalhadores instalavam manilhas, quando um poste acabou cedendo, soterrando três deles, dois pedreiros e um ajudante, que estavam dentro de uma vala. Outros dois funcionários conseguiram sair do local. O 7° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) foi acionado e compareceu ao local para realizar os trabalhos de resgate dos corpos. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que a obra tinha alvará e era executada por uma empresa contratada por uma rede de supermercados. A Polícia Civil de Vitória da Conquista, abriu um inquérito sobre o caso no qual deve ser remetido ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) após conclusão e caberá ao órgão decidir se irá oferecer denúncia sobre o fato investigado. Uma testemunha foi ouvida na quarta-feira (7) e outras deverão prestar depoimento até a próxima segunda (12). A polícia também aguarda a conclusão da perícia feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), que tem prazo de 30 dias para ser finalizada, e dos laudos cadavéricos. O caso está sendo tratado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.



Variante peruana avança pela América do Sul e lança alerta para o Brasil

Foto: Reprodução l Rawpixe

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a atenção para a América do Sul com a proliferação de casos da variante Lambda (C.37) do novo coronavírus. No Peru, onde foi detectada pela primeira vez em dezembro, a variante já representa 81% dos casos. Argentina e Chile também vêem alta de contaminações. Ainda não há estudos que comprovem a maior transmissibilidade dessa cepa, mas o aumento de casos e a baixa taxa de vacinação em áreas do continente onde essa mutação foi identificada preocupam autoridades de saúde. No Brasil, por enquanto, três casos e uma morte já estão relacionados à cepa. Classificada em junho como variante de interesse (VOI, na sigla em inglês) pela OMS, a Lambda já foi rastreada em 29 países. Entre as 20 nações latino-americanas, sete registraram a cepa. Na Argentina, foi responsável por 37% dos casos detectados de fevereiro a abril. No Chile, representa 32% das ocorrências listadas nos últimos 60 dias. Em números absolutos de casos, o Chile é líder mundial de notificações da Lambda. Segundo o Gisaid, banco online global de sequenciamentos com dados, são 840 registros. Na sequência, vêm Estados Unidos (621) e Peru (242). O Brasil registrou até agora dois casos em São Paulo e um terceiro, que resultou em óbito, no Rio Grande do Sul. O número, porém, pode ser maior.