ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Brumado tem 100,3% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose

Bahia: Menino de 11 anos cria simulador para jogos de celular com materiais recicláveis

SSP-BA recebe empresas para contratação de câmeras corporais

Psicóloga Paula Machado aborda o tema: Sabemos lidar com as perdas?

Brumado: Um ano depois, 'funileiro' termina veículo inspirado no modelo WT

Operação Nossa Senhora Aparecida: PRF apreende cerca de R$ 2,5 milhões em drogas nas estradas da Bahia

Brumado: Após bloqueio de moradores, SMTT remove pneus de via no Apertado do Morro

Bahia: No combate a violência doméstica e tráfico de drogas, Polícia deflagra ação no interior

Brumado: Presidente da Câmara é vítima de fake news e denuncia crime à Polícia Cívil

STF derruba lei que liberava venda de remédios para emagrecer

Salvador: PM apreende armamento e drogas durante evento de paredão

Durante live, Bolsonaro volta a defender 'kit covid'

Bahia: Cerca de 14 mil processos de suspensão de CNHs serão arquivados

Brumado: Sindsemb homenageia os professores com mensagem de agradecimento e valorização

STJ autoriza retorno de Maurício Barbosa ao cargo de delegado da PF

Major Leila Silva realiza visita institucional a presidente da Câmara de Brumado

Brumado: TOR apreende produtos eletrônicos sem nota fiscal na BR-030



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

Cândidos Sales: Comunidades rurais irão receber água encanada da Embasa

(Foto: Divulgação)

A água encanada e tratada está chegando para quase 12 mil moradores dos distritos de Quaraçu e Lagoa Grande, povoado de Lagoa de Timóteo e comunidades rurais do município de Cândido Sales, com a conclusão da adutora do Rio Pardo, que se encontra em fase de teste. A inauguração está prevista para o mês de julho próximo, conforme informou o presidente da Empresa Bahia de Abastecimento de Água e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz, em reunião com os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, o ex-prefeito Jaimilton Aciole, e os vereadores Arnaldo, Edivaldo dos Santos Jesus (Divinha) e Ludovico (Luluzinho). Os deputados e as lideranças de Cândido Sales comemoram o atendimento deste antigo pleito do município, que começou a ser concretizado no Governo Jaques Wagner, quando o ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico , na sede do município, assinou a ordem de serviço para a obra que absorveu recursos da ordem de R$15 milhões. Hoje a adutora está com 98% de realização e deve ser concluída ainda no final deste mês de maio. "Esta é uma obra que acompanhamos passo a passo até esse momento em que estamos providenciando a sua inauguração", destacou Waldenor Pereira, que ressaltou a participação decisiva do ex-prefeito Jaimilton, desde à mobilização popular, com elaboração de abaixo-assinado com a coleta de milhares de assinatura para apresentar aos parlamentares, que, em seguida, encaminharam o pleito ao governador do estado. O sistema de abastecimento de água conta com adutora de 63.278 metros, quatro reservatórios e quatro estações elevatórias de água tratada, interligando 2.207 residências do interior do município.



Até quando isso irá ocorrer?: Morre brumadense que colidiu com animal na pista no último sábado (20)

Leandro era muito querido e sua morte causou uma grande tristeza aos moradores da Comunidade de Lagoa Funda (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Infelizmente mais uma notícia triste envolvendo a morte de brumadense volta a ser veiculada na mídia. Desta feita a vítima foi o jovem Leandro dos Angelos Silva (31), o qual foi vítima de um grave acidente na noite do último sábado (20) na BA-148, nas proximidades da Lagoa Funda (foto abaixo). Ele que conseguiu transferência para Vitória da Conquista, acabou não resistindo, vindo a falecer por volta das 21h desta terça-feira (23). A notícia trouxe muita comoção aos moradores da referida comunidade, já que Leandro era muito querido e sua família muito conhecida. O velório já está acontecendo na residência da sua mãe e o sepultamento acontecerá no final da tarde. Infelizmente ficam algumas perguntas que parecem ainda muito longe de uma resposta: Até quando vidas humanas serão perdidas tendo como causa animais soltos nas pistas? Porque as autoridades vêm tratando essa situação com descaso? Porque não se indicia os proprietários dos animais por homicídio culposo? Porque não se cobra todas as despesas das vítimas a esses proprietários?. Buscamos contato com membros do extinto Derba, mas não conseguimos êxito. Conseguimos falar com o secretário de infraestrutura municipal, engenheiro André Cardoso que explicou que “tivemos um seminário essa semana que abordou a questão dos acidentes de trânsito e passamos a gravidade da situação para os representantes da Polícia Rodoviária Estadual que garantiram que irão buscar uma solução para a questão”. Ele continuou informando que “também iremos, a partir da próxima segunda-feira (29) recolher os equinos e bovinos dentro da cidade. Já foi feita a licitação e a empresa ganhadora irá realizar os serviços”. E finalizou citando que “primeiramente os animais ficarão 10 dias num abrigo local e, caso os proprietários não venham a se manifestar, serão levados para Vitória da Conquista. Vale ressaltar que o município não tem competência para agir nas rodovias estaduais e nem federais”. 

(Fotocomposição: 97NEWS)


Brumado: Buraco na parede da antiga casa de máquinas da Barragem de Rio do Antônio coloca a vida de crianças em risco; entenda o caso

A imagem do perigo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Barragem de Rio do Antônio já foi o grande manancial que abasteceu Brumado por várias décadas, mas, hoje, ela está no “standby”, servindo mais para o abastecimento do meio rural. Então, diante disso, um quadro de abandono acabou atingindo o local, e, nessa terça-feira (23), a reportagem do 97NEWS realizou um flagrante preocupante, o qual, inclusive, estaria colocando em risco a vida de crianças que frequentam o local. O cenário da preocupação é a antiga casa de máquinas, que abrigava as bombas de sucção para a distribuição, mas, que hoje se encontra em estado de deterioração, como pode ser observado na foto abaixo. Agora, a grande preocupação é um grande buraco na parede externa, que pode levar à uma queda de cerca de 25 metros, a qual pode ser fatal para uma criança, mesmo sendo na água. Com esse grande risco, buscamos contato com a Embasa, que é a administradora da Barragem, a qual por meio do coordenador da estação de tratamento da Embasa, Antônio Loreto, explicou que “tínhamos colocado grades e janelas no local, mas pelo fato do mesmo ser utilizado por usuários de drogas, eles arrancaram tudo e quebraram o cadeado” e complementou dizendo que “já acionamos a Polícia para tirá-los de lá, mas sempre fica um de vigia e quando a viatura chega todos pulam na água e fogem”. Diante desta situação ainda sem solução, fica o alerta para os pais, principalmente os que moram no Conjunto Residencial Brisas, que fica próximo à barragem, para proibir seus filhos de irem ao local, pois os riscos de um grave acidente existem. Informações passadas à nossa redação deram conta que neste último final de semana várias crianças foram vistas no local, que acabou se tornando uma espécie de ponto de observação, já que o visual é bem interessante. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Livramento: Vítima de assalto entra em luta corporal com o bandido que acabou sendo preso pela Polícia

Vítima teria entrado em luta corporal com o ladrão. Outros populares se aproximaram e começaram a espancar o elemento, até a chegada da PM.(Fotos: Livramento Manchete)

Na tarde da ultima terça-feira (23), um jovem identificado como Pedro William dos Santos, foi capturado por populares e em seguida foi preso pela Polícia Militar, durante uma tentativa de roubo a uma motocicleta no centro de Livramento de Nossa Senhora. Conforme informações apuradas, o rapaz teria tentado levar a moto de um cidadão, que reagiu, entrando em luta corporal com ele. No momento do assalto, pessoas que estavam no local acabaram agredindo o suspeito, em defesa da vítima, em seguida foi levado para o Batalhão do comando da Polícia Militar. William foi encaminhado para a Delegacia de Livramento, onde já está à disposição da justiça. Informações policiais dão conta de que o jovem possui passagens pela Polícia.



Abastecimento: Sistemas de água para zona rural de Malhada serão concluídos

(Foto: Divulgação)

O funcionamento de quatro sistemas de abastecimento de água, construídos em diferentes períodos pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), finalmente pode se concretizar para beneficiar várias comunidades do município de Malhada. Para isso, iniciativas decisivas foram adotadas em reunião articulada pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, realizada ontem (22), em Salvador, com as instituições envolvidas: Codevasf (responsável pela construção) e Embasa e Cerb (órgãos com função de operação). O encontro foi resultante de esforços dos parlamentares, em atenção às solicitações do ex-prefeito Gimmy e dos vereadores Jorge Aragão, Juliene Nunes, Manoel Messias, Manoel Rufino e Cristiano Magno. A Codesvasf esteve representada pelo Chefe do Escritório de Representação de Salvador, Leandro Gaudenzi, e o diretor da Área de Desenvolvimento e Infraestrutura, Sérgio Coelho; a Embasa pelo seu presidente, Rogério Cedraz, o chefe de gabinete, Bento Ribeiro, além dos Diretores Ubiratan e Rita; e a Cerb pelo presidente, Marcos Bulhões e pelo engenheiro Adoniran. Para o Sistema de Canabrava, que beneficiará as comunidades de Serra do Justino, Lagoa dos Patos e Barreiro Grande, o secretário Cedraz autorizou imediata visita técnica visando à ampliação de 10 quilômetros da adutora de Água Bruta. No caso do Sistema 2, que abrange Serra João Alves, Pedrinhas, Riacho Seco , os representantes do governo do estado vão cobrar da Coelba a imediata instalação de energia elétrica. Já no Sistema 3 (Julião, Tomé Nunes, Mucambo, Canto do Riacho, Esperança, Ilha três e Ilha do Zezé) será realizado um teste com gerador, seguido de solicitação de ligação de energia.  Enquanto o Sistema 4 (destinado às localidades de Parateca, Pau D’Arco e Vila Nova), que foi construído há mais quatro anos, falta energia de baixa tensão e a recuperação de tubulações e bombas, para depois o estado solicitar a ligação elétrica e se responsabilizar pela sua operação. Ao final da ampla e representativa reunião, os deputados comemoraram.  Para Waldenor Pereira, que esteve recentemente reunido, em Brasília, com a presidente da Codesvasf, Kênia Régia Marcelino, e também com Zé Raimundo e os vereadores de Malhada, nas Presidências da Embasa e Cerb, o resultado valeu o esforço: “Finalmente, depois dessas várias iniciativas, os nossos mandatos conseguiram colocar na mesa de reunião os órgãos envolvidos, que adotaram medidas concretas para solucionar o problema do interior do município de Malhada, que apesar de ser doador da adutora do algodão para atender outra dezena de municípios da região, paradoxalmente padece de falta de água na zona rural”, avaliou. Zé Raimundo comentou: “É mais um esforço dos nossos mandatos e do governador Rui Costa para possibilitar melhores condições de vida para os municípios, especialmente para a população que enfrenta o problema de abastecimento de água”.



Com 100% de aproveitamento em casa, Bahia vai em busca do tri do Nordeste

Guto relacionou 24 jogadores para a decisão desta quarta-feira (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)

Olhar para trás, lembrar de tudo que já foi feito e repetir. Para buscar a terceira taça da Copa do Nordeste nesta quarta-feira (24), às 21h45, na Fonte Nova, contra o Sport, são diversos exemplos e espelhos a serem seguidos pelo Bahia. Seja a lembrança da conquista de 2001, sobre o mesmo adversário, seja confiando na campanha dentro de casa, onde venceu todos os jogos na competição ou até mesmo buscando inspiração nos personagens de um dos maiores títulos da história do clube. Tudo é válido nessa hora. Olhar para trás, lembrar de tudo que já foi feito e repetir. Para buscar a terceira taça da Copa do Nordeste nesta quarta-feira (24), às 21h45, na Fonte Nova, contra o Sport, são diversos exemplos e espelhos a serem seguidos pelo Bahia. 

Seja a lembrança da conquista de 2001, sobre o mesmo adversário, seja confiando na campanha dentro de casa, onde venceu todos os jogos na competição ou até mesmo buscando inspiração nos personagens de um dos maiores títulos da história do clube. Tudo é válido nessa hora. “O jogo não será fácil, mas temos certeza que, se repetirmos os jogos que fizemos e com o apoio do torcedor, temos muitas chances. Com respeito, entrega grande e qualidade. Vamos ter que ter uma defesa perfeita. O que é uma defesa perfeita? Uma defesa que não toma gols. Não tomando, somos campeões. Temos que ter um bom trabalho defensivo, mas não podemos deixar de buscar os gols”, ressaltou o comandante do Esquadrão, confiante. A atuação no segundo jogo da semifinal contra o Vitória e toda a sinergia entre o time e a torcida, são situações que, para o técnico tricolor, precisam ser repetidas ou até mesmo melhoradas na partida diante do Leão da Ilha. “Total. Aquele jogo foi emblemático e queira ou não queira, é uma receita. Mas cada jogo é um jogo. Cabe a nós repetir e melhorar”. E se aquele jogo está sendo usado como referência, Guto Ferreira terá a possibilidade de repetir a mesma escalação dos 2x0 sobre o rival. Na ocasião, a equipe atuou com Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Armero; Edson, Renê Júnior e Régis; Allione, Zé Rafael e Edigar Junio. Essa, inclusive, é de fato a equipe que deve enfrentar o Sport. Suspensos no jogo de ida, Armero, Edson e Régis retornam. Lucas Fonseca, que ficou fora do confronto contra o Vasco, pela Série A, também retorna ao time titular. Ao todo, 24 jogadores foram relacionados, o que significa que 12 estarão no banco de reservas. Até o atacante João Paulo, que estava afastado por causa de uma lesão no pé, está concentrado com o restante do grupo. “Você faz todos se sentirem importantes. A medida que você faz todos se sentirem importantes, os destaques acabam prevalecendo, o grupo se apoia e a tendência é de conseguir resultados importantes”, finalizou Guto. Caso confirme o título da Copa do Nordeste, vale lembrar que o Bahia garante classificação direta nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem, o que beneficia o clube também na diminuição do calendário de partidas. O tricolor entraria no torneio nacional com os representantes do país na Libertadores da América, assim como aconteceu neste ano.

CONTINUE LENDO


Brumado: Motorista de van acaba falecendo após colisão com retroescavadeira do consórcio de empresas do parque eólico

Zacarias da Van, como era conhecido, acabou falecendo ainda no local (Fotos: 97NEWS)

Nem bem tinha cessado o choro dos brumadenses pela perda irreparável do radialista “Maluco do Veneno”, uma nova notícia trágica acabou deixando o clima na cidade ainda mais triste. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, um motorista muito querido e conhecido em Brumado, Zacarias Alves de Lima, acabou falecendo nas proximidades da Comunidade de Morrinhos, próximo ao Distrito de Cristalândia, após ter uma forte colisão com uma retroescavadeira que presta serviços ao consórcio de empresas que está construindo o parque eólico. O acidente ocorreu pouco depois das 18h, então já estava escuro, o que, provavelmente, dificultou a visão do motorista. Por sorte o motorista, que é muito conhecido por "Zacarias da Van" estava sozinho no momento e o dado que mais chama a atenção é que, momentos antes, ele estava na Comunidade de Umburanas, onde participou rapidamente do sepultamento do “Maluco do Veneno”, do qual ele era um fã declarado. Não se sabe até o momento as reais causas do acidente que acabou ceifando a vida do motorista, que tinha por volta de 60 anos e era considerado um dos mais experientes de Brumado, com cerca de 40 anos de atividades profissionais. Muitos questionaram o fato de várias máquinas saindo do canteiro de obras do parque eólico já com a noite entrando, pois, a visão dos motoristas é bem mais reduzida. Zacarias faleceu no local, não dando tempo para que a equipe do SAMU chegasse ao local. A causa da morte não foi divulgada, mas, provavelmente, foi uma forte fratura exposta em uma das pernas, tendo sido atingida a veio aorta. Mais informações a qualquer momento. 



Brumado: Milhares de fãs dão o último adeus ao ‘Maluco do Veneno’

Fotos: Luciano Santos | 97NEWS

Como era esperado as cerimônias fúnebres do radialista Sinval José de Souza, o “Maluco do Veneno”, foram repletas de muita comoção, sendo, com certeza, uma das mais marcantes da história de Brumado. Após o velório que aconteceu na sede da Casa Legislativa, onde milhares de pessoas compareceram para prestar as suas homenagens aquele que é considerado o maior fenômeno da comunicação de Brumado e região, se iniciou o cortejo rumo à Comunidade de Umburanas, onde aconteceu o sepultamento. Milhares de fãs fizeram questão de acompanhar a caravana ao local onde o radialista nasceu. O corpo foi levado primeiramente para a capela local, onde foram entoados hinos por parte dos fãs, que não escondiam a forte emoção pela perda de seu ídolo, que representava como poucos a realidade da vida do sertão. O momento mais marcante foi a saída do cortejo rumo ao cemitério, onde, ao som do jingle do seu programa “Entardecer do Sertão” que era o líder disparado de audiência da Alternativa FM, os milhares de fãs deram o último adeus ao “Maluco do Veneno” que ficará agora eternizado nos corações e também no vídeo que retrata a sua história (CLIQUE), o qual foi produzido pela equipe do 97NEWS. Confira abaixo o vídeo com os momentos mais marcantes do adeus ao “Maluco do Veneno”: 



STF condena Maluf por lavagem de dinheiro

(Foto: Reprodução)

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta terça-feira, 23, pela condenação do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado e à perda do mandato na Câmara. Ele é acusado de lavagem de dinheiro devido a movimentações bancárias de US$ 15 milhões entre 1998 e 2006 em contas na ilha de Jersey, paraíso fiscal localizado no Canal da Mancha. A maioria dos ministros seguiu a indicação Edson Fachin, que considerou a lavagem de dinheiro um crime de “natureza permanente”, o que deve ter reflexo em futuras condenações da Operação Lava Jato, já que muitos dos políticos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobrás são também acusados desse crime. Antes desse entendimento, o crime de lavagem prescrevia em dez anos. Além de Fachin, votaram a favor da condenação de Maluf os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. O único que votou pela absolvição de Maluf foi o ministro Marco Aurélio Mello, que considerou que o crime imputado a Maluf já perdeu a validade. “Eu votei pela prescrição. Não pensem que eu ‘malufei’”, declarou Marco Aurélio.



Discriminação Repugnante: Mulher usa Facebook para dizer que ataque deveria ser na Bahia e não Manchester

(Reprodução Facebook)

Por meio de uma página no Facebook, uma mulher fez um comentário racista e mal intencionado aos baianos, sobre o ataque terrorista que aconteceu em Manchester, no Reino Unido, e que resultou em 22 pessoas mortas e 50 feridas. No perfil da rede social, a única informação existente é que a mulher é residente de Curitiba. "Só lamento que tenha sido em Manchester e não na Bahia. Seria lindo ver aquele gente nojenta e escurinha da Bahia explodindo. kkkkk", diz ela, no comentário. Vários internautas estão usando o Twitter para repudiar o comentário feito pela mulher.



Rui se reúne com 84 prefeitos baianos e formaliza consórcio para manutenção de estradas

(Foto: SECOM)

Oitenta e quatro prefeitos de oito regiões baianas assinam contrato com o governo baiano para formação de Consórcios Públicos de Infraestrutura da Bahia - Consórcio Multifinalitário, nesta quarta-feira (24), às 9h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia. O governador Rui Costa participará da assinatura dos consórcios, que tem por finalidade executar serviços de manutenção de estradas em mais de três mil quilômetros de extensão, abrangendo mais de 110 municípios baianos, por meio de parcerias entre o Estado e os municípios. Ao todo, são dez consórcios, dos quais dois já tiveram os contratos assinados – Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. Os oito que assinarão contratos nesta quarta-feira são: Mata Atlântica, Chapada Forte, Território do Sisal, Território do São Francisco, Municípios do Oeste da Bahia, Alto Sertão, Bacia do Jacuípe e Território de Irecê.





Brumado: Secretária de Educação explica caso do ônibus escolar flagrado com pneus desgastados

As imagens mostram o ônibus escolar com os pneus bem desgastados, mas segundo a secretária as trocas já se iniciaram (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Algumas imagens que mostram um ônibus escolar flagrado com pneus desgastados, como se diz popularmente, “carecas”, circulando pelas vias públicas de Brumado  foram enviadas à redação do 97NEWS por nossos leitores. As imagens, que também estão sendo postadas nas redes causaram preocupação nos pais dos alunos, já que a segurança dos mesmos poderia estar em risco. Visando esclarecer a situação entramos em contato com a secretária municipal de Educação, Acácia Gondim, que não se furtou a comentar o episódio explicando que “desde que reassumi a secretaria uma das minhas primeiras ações foi buscar a liberação dos pneus por parte da empresa que venceu a licitação”. Ela continuou argumentando que “como esses ônibus rodam muito, eles precisam de constantes serviços de reparo e os pneus são um dos itens que mais sofrem, então, já ordenamos ao setor competente que comecem a efetuar as trocas e acredito que nos próximos dias toda essa situação será resolvida, lembrando que foi apenas um ônibus que foi flagrado desta forma”. 



Alternativa FM emite Nota de Pesar pelo falecimento do radialista ‘Maluco do Veneno’

Foto: Divulgação

Diante deste momento de perda, a direção da Alternativa FM, juntamente com todo o corpo de funcionários, radialistas e colaboradores, vêm expressar o seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento do radialista Sinval José de Souza, o inesquecível ‘Maluco do Veneno’. Ele, com seu jeito único e cativante, construiu uma das mais lindas histórias da radiodifusão regional. Sertanejo legítimo, ele levava, por meio do seu programa “Entardecer do Sertão”, alegria e descontração para os seus milhares de fãs, os quais, também estão muito comovidos com o seu repentino falecimento. É realmente uma hora muito dura para todos nós, pois será muito difícil não termos mais o “Maluco” entre nós. Dono de um coração bondoso, de uma simplicidade fantástica, homem íntegro, que sempre valorizou a família, ele nos fará muita falta, pois a sua perda é insubstituível, lembrando que ele será sempre lembrado como o maior fenômeno da história da comunicação brumadense. Ficam aqui os nossos sentimentos, certos de que o Criador, o Deus Todo-Poderoso, o acolheu em seus braços de amor, e, agora, os céus, devem estar mais alegres ainda, pois o “Maluco” continuará a sua trajetória no plano celestial.



Rocha Loures entrega mala de R$ 500 mil na sede da PF em São Paulo

Flagrado com a mala de dinheiro pelo PF, Rocha Loures vai devolver o dinheiro à Polícia Federal (Foto: Reprodução)

O deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB) entregou na sede da Polícia Federal de São Paulo, na noite desta segunda-feira (22), a mala com R$ 500 mil, segundo a GloboNews. Loures foi filmado recebendo a mala de dinheiro em restaurante nos Jardins, na capital paulista, e é apontado como intermediário do presidente Michel Temer para assuntos do grupo J&F com o governo. Na quarta-feira (17), o jornal "O Globo" divulgou reportagem que aponta que o presidente Michel Temer indicou Rocha Loures para resolver uma disputa relativa ao preço do gás fornecido pela Petrobras à termelétrica do grupo JBS. A reportagem relata que o dono da JBS marcou um encontro com Rocha Loures em Brasília e contou sobre sua demanda no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Pelo serviço, segundo "O Globo", Joesley ofereceu propina de 5%, e o deputado deu o aval.

 

De acordo com documentos da investigação obtidos pela TV Globo, o deputado afastado foi filmado pela PF recebendo uma bolsa com R$ 500 mil enviados por Joesley, após combinar pagamento semanal no mesmo valor pelo período de 20 anos. Conforme o relatório, o valor semanal poderia chegar a R$ 1 milhão se o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), valor fixado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em R$/MWh , para a comercialização da energia, ultrapassasse R$ 400. De acordo com "O Globo", Loures teria telefonado para o presidente interino do Cade, Gilvandro Araújo, para interceder pelo grupo. O Cade informou, em nota, que a área técnica da Superintendência Geral recomendou a instauração, inicialmente, de Procedimento Preparatório e, posteriormente, de Inquérito Administrativo, procedimentos padrão para apurar denúncias anticoncorrenciais. A entrega de R$ 500 mil para Rocha Loures, feita por Ricardo Saud, diretor da JBS, ocorreu em São Paulo. Depois de passar por três endereços em um mesmo encontro (um café em um shopping, um restaurante e uma pizzaria), Loures deixa a pizzaria levando uma mala preta com o dinheiro. Conversas entre Loures e Ricardo Saud, diretor da JBS, revelam qual era o entendimento do parlamentar sobre o impacto das denúncias e das investigações no STF contra ministros do governo Michel Temer. Em uma das conversas, o deputado concorda em apresentar uma prévia do relatório da Medida Provisória do Refis, que ainda não era público, para o diretor da JBS. Na conversa, os dois falam sobre esconder o que a JBS queria no texto incluindo os pontos como sugestão da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).

 
 

CONTINUE LENDO


Brumado: Velório de ‘Maluco do Veneno’ promete ser um dos mais emocionantes da história

O velório se iniciou às 06h e muita gente é esperada na sede do Poder Legislativo de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A confirmação do falecimento do radialista Sinval José de Souza, que era muito querido e conhecido popularmente como “Maluco do Veneno” causou uma comoção em massa, não só em Brumado, mas em toda a região sudoeste, já que o mesmo tinha um grande número de fãs espalhados em cerca de 60 cidades. Dono de uma história única, que encontra na célebre frase de Euclides da Cunha, “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”, um forte referencial, pois desde cedo ele iniciou a sua labuta na roça, trabalhando para ajudar os seus pais. Há cerca de 20 anos atrás, ele veio para a cidade de Brumado realizar serviços de dedetização, daí o seu apelido e, numa oportunidade que teve numa rádio acabou aproveitando a chance e começou a construir uma história de sucesso que faz com que ele seja o grande nome da comunicação de Brumado, já que, mesmo iletrado, conseguiu se estabelecer como o maior fenômeno do rádio local. Nesta terça-feira (23) os seus milhares de fãs estão tendo a oportunidade de dar o último adeus a “Maluco do Veneno”, já que o velório está acontecendo na Câmara de Vereadores e seguirá até às 14 horas. Em seguida o corpo será encaminhado para a Comunidade de Umburanas, onde ocorrerá o sepultamento. A previsão é que será um dos velórios mais emocionantes da história do município. 



Prazo para pagamento do IPTU 2017 em cota única vence no dia 30 de maio de 2017

(Divulgação)

O prazo para pagamento do IPTU 2017 em cota única vence na próxima semana, no dia 30 de maio de 2017. Os contribuintes que quiserem obter o desconto de 10% devem realizar o pagamento da guia em cota única até a referida data. O boleto deve ser pago no Banco Bradesco ou um em seus correspondentes. Os contribuintes que não receberam a guia através dos Correios podem acessar o link www.brumado.ba.gov.br/iptu para fazer a emissão do documento ou se dirigir ao Departamento de Tributos, localizado no prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Coronel Zeca Leite, 415, Centro, e retirar o mesmo pessoalmente. O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em até quatro vezes, com vencimento da primeira parcela no dia 30 de maio de 2017. Para isso, devem acessar o www.brumado.ba.gov.br/iptu para emitir a guia de recolhimento com essa opção ou se dirigir ao departamento no endereço acima citado.  



Câmara de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento de “Maluco do Veneno”

(Fotocomposição: 97NEWS)

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, em nome de todos vereadores que compõem a Casa Legislativa, com profunda tristeza emite Nota de Pesar em razão do falecimento do radialista, Sinval José de Souza, conhecido popularmente como “Maluco do Veneno”, ocorrido na manhã desta segunda-feira (22.05) em Vitória da Conquista. Maluco do Veneno faleceu aos 61 anos de idade, deixando esposa e quatro filhos. Muito conhecido por toda população brumadense, trabalhava como apresentador de programa sertanejo. O Legislativo de solidariza com a família enlutada e roga a Deus para que conforte os corações dando forças para transformar a dor desta perda irreparável em fé e esperança. O velório acontecerá nesta terça-feira (22.05), a partir das 06h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores.  



Waldenor sai fortalecido das eleições do PT

(Foto: Divulgação)

Tal como diz a letra da música do momento, “Trem bala”, de Ana Vilela. “...é sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu”,  o deputado federal Waldenor Pereira, declarou-se vitorioso ao final da apuração dos votos para eleição do presidente estadual do PT, encerrando a etapa estadual  do 6º Congresso Nacional do PT, realizados nos últimos três dias (19,20 e 21).  Do total de 310 delegados votantes, Waldenor conseguiu​ 147 votos contra o atual presidente, Everaldo Anunciação, que se reelegeu com 163. O sentimento de vitória vem de uma forte aproximação com a militância e lideranças partidárias, resultante de uma campanha que ele realizou pelo estado afora, apoiado por oito coletivos do partido que se juntaram na chapa do Movimento “Muda PT” (Democracia Socialista (DS), Esquerda Democrática Popular (EDP), Coletivo 2 de Julho, Avante S21, Movimento PT , Reencantar,Militância Socialista e Articulação de Esquerda ), como também de nove dos 12 deputados estaduais e seis dos sete deputados federais petistas da Bahia. “Me considero vitorioso porque fui candidato de um coletivo que apresentou novas ideias, novas propostas para fortalecer o nosso partido. O PT na Bahia tem a finalidade fundamental de reeleger o governador Rui Costa e eleger Lula de novo presidente. Por isso o Muda PT teve papel importante no Congresso: elegeu muitos diretórios municipais, sai com votação expressiva, vamos contar com aproximadamente 50% de membros tanto na Executiva quanto no diretório estadual, com a firme determinação de reestruturar o partido, de reorganizar o PT e defender o fortalecimento das instâncias partidária para estarmos à altura dos desafios que estão postos pela atual conjuntura política ”, avaliou.



PT-BA aposta Rui para presidente em 2018 caso Lula e Wagner estejam impedidos

O governador Rui Costa vem sendo avaliado como um político moderno e um gestor muito eficiente (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Bem avaliado pela população baiana e dado como candidato certo à reeleição em 2018, o governador Rui Costa pode alçar voos ainda maiores no próximo pleito. Se depender do PT-BA, Rui pode deixar o Palácio de Ondina para se tornar o mais novo inquilino do Palácio do Planalto. De acordo com o presidente reeleito da sigla no estado, Everaldo Anunciação, o governo realizado pelo petista tem sido tão bem visto pelo PT nacional que já se começa, aos poucos, a aventar-se o nome dele como candidato à Presidência da República, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Jaques Wagner estejam impedidos. Lula é réu em cinco processos, enquanto Wagner – o nome dele é considerado como plano B em uma espécie de “linha sucessória” petista para candidatos em 2018 - foi citado na Operação Lava Jato e pode se tornar alvo de investigações. “A forma como ele se relaciona com a base, compõe o governo, que o governo dele funcionando, isso termina refletindo no PT, fazendo com que o impacto da crise do partido aqui na Bahia seja menor. Por isso que o nome dele já vem sendo até falado no partido. Depois de Lula, a candidatura de Jaques Wagner e depois a candidatura de Rui. A influência dele, nacionalmente, já é comentada”, afirmou Everaldo, em entrevista ao Bahia Notícias. Entretanto, o dirigente estadual destacou que as menções ao governador são incipientes e ressaltou que Rui é o candidato petista para o governo do Estado em 2018, enquanto o partido deve apostar no ex-presidente Lula nacionalmente. Nas eleições que confirmar Everaldo como presidente do PT por mais dois anos, a ausência de Rui se tornou alvo de especulações. Diante disso, ele negou um provável afastamento entre o governo e a sigla. “Não há nenhum distanciamento de Rui e PT, de PT com Rui e PT com base aliada. De maneira nenhuma. Nós conversamos. Ele ficou em dúvida, disse que não queria se envolver, não influenciar. Ele tomou o cuidado de buscar unidade e não se envolver”, rebateu. Recém-reeleito, o presidente da agremiação na Bahia contou que as agendas mais urgentes são articular a saída do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas, além de preparar a delegação que vai participar do congresso nacional do PT, de 1º a 3 de junho deste ano. Para o futuro, Everaldo pretende criar condições para entregar, em 2019, a direção do partido a pessoas mais jovens - a renovação nos cargos diretivos era um anseio entre correntes do partido, diante da crise de imagem vivida pela sigla. Ele, que havia negado reiteradas vezes suas pretensões de passar mais dois anos à frente do partido, disse que aceitou a missão após um pedido de várias pessoas. “Aconteceu um apelo da minha corrente interna. Esses companheiros entenderam que eu ainda tinha uma tarefa, uma contribuição a dar para mais dois anos. Depois, em outras correntes, também manifestaram vontade. Estou indo fazer uma transição para uma direção do PT em 2019. Eu quero priorizar muito a presença de jovens na estrutura partidária”, explicou. Sobre a vaga de Jaques Wagner para o Senado em 2018, Everaldo afirmou que até partidos da base aliada formaram um consenso em torno dele. “Na base aliada, eu vi que há um consenso de uma vaga para ele. Admiro o comportamento de Wagner de dizer que não está nada certo. Foi governador, volta para ser secretário. É um general que compreende a hierarquia e se comporta como soldado. É um soldado com patente de general”, avaliou.