ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

Morador da Lagoa do Assento reclama do descaso da prefeitura municipal de Brumado

O agricultor Edvaldo Nascimento está revoltado com o que ele classificou como descaso do poder público (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação de várias comunidades do meio rural de Brumado vem piorando, principalmente na área de infraestrutura, o que vem causando uma onda de revolta nos moradores. Um dos casos que chegou à redação do 97NEWS tem como cenário a Lagoa do Assento, que fica na região do Distrito de Arrecife. Segundo Edvaldo Jesus do Nascimento (43), a situação é muito precária nos quesitos estrada e abastecimento. “A estrada está em péssimas condições, o que nos traz muitos prejuízos, pois tem ficado cada vez mais difícil vir para a cidade”, descreveu o agricultor que ainda fez questão de citar que “outra grande preocupação que temos são com as crianças, pois o transporte escolar passa pela estrada”. Ele também citou que “a bomba do poço artesiano quebrou há mais de 3 meses e até o momento não foi consertada. Já pedimos ao secretário, que ignorou os nossos apelos”. E finalizou falando que “infelizmente estamos a ‘Deus dará’ e, caso algo não seja feito com rapidez, a nossa vida entrará num caos”. Entramos em contato com o secretário Rodrigo Vasconcelos que garantiu que a bomba já está reparada e será instalada nesta quarta-feira (10). Quanto à estrada, o secretário de infraestrutura, Renato Mendonça informou que o planejamento de recuperação das estradas viciinais do município está sendo ampliado e que a da Lagoa do Assento será uma próximas a receberem os serviços. 



Vereador Santinho faz grave denúncia sobre a distribuição de água no meio rural de Brumado; ‘água está sendo jogada no chão’

A denúncia apresentada pelo vereador Santinho pode representar mudanças na distribuição de água pela operação carro-pipa (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

As mudanças feitas na Operação Carro Pipa vêm produzindo vários temores e também reclamações das famílias assistidas, lembrando que a região sudoeste vem, segundo alguns estudos meteorológicos atravessando a pior seca dos últimos 80 anos. Em decorrência disso, a distribuição de água por meio dos carros pipas é vital para a população rural. Em Brumado a situação vem se agravando, onde inúmeras reclamações vêm sendo registradas, as quais mostram o forte temor por um colapso no abastecimento. Dentro desta tendência preocupante, o vereador Santinho (PTC) fez uma grave denúncia em seu pronunciamento, a qual citava um fato revoltante, já que, segundo o vereador, o caminhão pipa que faz parte da operação do Exército, que executa o abastecimento da região da Comunidade da Lagedão, Baixa do Ariri e Piabanha, acaba jogando a água no chão, pois só tem a ordem específica de encher o tanque central. “Isso é um absurdo, pois a água, diante de uma seca tão aguda como essa, é jogada no chão, após o motorista encher o tanque central, enquanto várias caixas vazias nas comunidades, que estão vazias, continuam sem o precioso líquido”. Ele ainda alertou que “segundo o motorista ele está somente cumprindo ordens, as quais só priorizam encher a caixa central”. O vereador garantiu que “vamos buscar uma solução para essa situação, pois a indignação dos moradores vem aumentando muito nos últimos dias. Não podemos assistir um fato como esse e ficar calados, então que se ache uma solução urgente, pois são recursos federais que estão sendo disperdiçados”. 



Brumado: Chefe do Cartório Eleitoral vai ao Legislativo falar sobre a importância do recadastramento biométrico

O chefe do cartório eleitoral de Brumado, Igor Araújo durante o seu pronunciamento na Casa Legislativa (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A máxima de que brasileiro deixa tudo para a última hora ainda é uma realidade, mas, em algumas situações ir para o “apagar das luzes” pode trazer muitos contratempos. Visando reverter essa tendência, a Justiça Eleitoral da Comarca de Brumado, que compreende também os municípios de Malhada de Pedra e Aracatu, está intensificando uma campanha para que os eleitores venham a realizar o processo de recadastramento biométrico. O prazo dado para o último dia 02 de maio, acabou não sendo observado e milhares de eleitores ainda não realizaram o procedimento, o que fez com que o prazo fosse prorrogado até o dia 31 de janeiro de 2018. Dentro das várias ações que vêm sendo feitas, o chefe do Cartório Eleitoral, Igor Araújo, esteve na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (08). Fazendo uso da tribuna livre, Araújo discorreu sobre a importância da biometria, que, inclusive, servirá como banco de dados para o Documento de Identificação Nacional, que deverá ser lançado em breve. Ele também fez questão de frisar sobre as consequências do não comparecimento à Justiça Eleitoral, pois, a retirada de passaporte, CPF, abertura de conta bancária ficaram impedidos. O presidente do Legislativo, vereador Léo Vasconcelos (PDT) se prontificou, juntamente com os seus pares, a buscar a conscientização da população para realizar o recadastramento biométrico o quanto antes, evitando-se as longas filas da última hora. 



Prefeitura de Jequié entrega kits escolares desproporcionais; alunos cabem dentro das mochilas

Fotos: Whatsapp l 97NEWS

Uma situação um tanto quanto constrangedora acabou acontecendo em Jequié, que acabou virando motivo de chacota na internet. o fato de deu porque a prefeitura local entregou kits escolares para alunos da rede pública de ensino contendo mochila, estojo, lápis, caneta e borracha. Até aí tudo dentro da normalidade. Só que quando as crianças menores foram experimentar os novos acessórios algo curioso aconteceu: Aparentemente, o tamanho único do apetrecho não foi pensado para as crianças mais novas, que literalmente "cabem" nas mochilas. A internet não perdoou e a foto da criança já foi compartilhada em grupos do Facebook. "Vocês que não entenderam. Mochila para crianças é na verdade mochila para GUARDAR crianças", disse uma internauta. Em outro comentário falaram: "Acho que era para botar as crianças dentro com a cabecinha para fora e alguém levar, porque não é possível". A prefeitura não comentou sobre o caso, mas divulgou a entrega dos kits no Facebook. 



Homem é morto a pauladas na noite desta segunda, em Planalto

(Fotos: Reprodução)

Na noite desta segunda-feira (08) um homem, identificado apenas como Juninho, foi assassinado a pauladas em Planalto, distante cerca de 19 km de Poções. De acordo com informações da Polícia Militar, o homicídio foi registrado na Rua da Lagoa, próximo ao centro da cidade. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista foi acionada e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Um suspeito de ter cometido o crime foi detido pela polícia. O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil do município. 



Reconstrução de estrada que corta a Chapada vai dinamizar turismo na região

(Foto: Divulgação)

Um dos principais corredores turísticos do Brasil, a Chapada Diamantina está sendo beneficiada com recapeamento e recuperação de estrada, que dentro em breve deve receber tratamento definitivo, segundo informou o superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes, em reposta às revindicações encaminhadas pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). A boa notícia foi dada pelo superintendente em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (08), quando Waldenor Pereira esteve acompanhado das lideranças do município de Tanhaçu, Ney Santana, ex-vereador e candidato a prefeito, e Vado, ex-vereador e candidato a vice, nas últimas eleições. Eles foram agradecer pelo atendimento do pleito apresentado para a restauração de trecho da BA 142 que liga os municípios de Tanhaçu e Ituaçú, cujas obras foram iniciadas na última semana. Na oportunidade da reunião, o deputado Waldenor questionou sobre as obras definitivas da BA 142, no trecho de 243 quilômetros entre o distrito de Sussuarana (Tanhaçu) e município de Andaraí, passando por Ituaçu, Barra da Estiva e Mucugê. A obra foi incluída no PREMAR II- Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia - e será realizada com recursos do Banco Europeu de Investimentos. Saulo Pontes assegurou que os projetos estão sendo elaborados e licitação deve sair até o final do ano. “Apesar da crise, o Governo Rui Costa continua investindo na infraestrutura do estado. E a Chapada Diamantina, que dispõe de grande potencial turístico, não poderia ficar de fora, sendo beneficiada por estas importantes intervenções nas suas estradas que certamente irão impactar positivamente na principal vocação da região”, avaliou o deputado Waldenor . 



Por conta da crise e da seca, prefeituras baianas já começam a cancelar festejos de São João

(Foto: Reprodução)

Uma das maiores manifestações culturais da Bahia pode ser ofuscada neste ano de 2017 pela continuidade da crise econnômica e pelo agravamento da seca. a primeira prefeitura a confirmar o cancelamento do São João foi a de Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, que nesta segunda-feira (8) anunciou que não promoverá a festa em 2017, por conta da crise econômica que atinge o país, e pela seca na região. Em nota, a prefeitura afirmou que Campo Formoso acumulou nos últimos anos muitas dívidas com a previdência, companhias de energia, salários, subvenções e precatórios. Além disso, possui patrimônio público depreciado, com necessidade de intervenções. Além de não realizar a festa de São João, a prefetura anunciou que não organizará nenhum festejo dos padroeiros da cidade e dos povoados. Ainda de acordo com a administração municipal, mesmo se quisessem, eles são impedidos por lei de promover festas, já que a cidade decretou situação de emergência.



Moradores do Esconso na bronca com esgoto estourado

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Os constantes rompimentos de redes de esgoto em Brumado parecem um problema infindável, já que assim que um reparo é feito, surge outro rompimento na cidade. Desta feita são os moradores do Bairro Esconso, mais precisamente da Rua Cleóbulo Meira Leite, que enviaram várias mensagens solicitando o serviço com urgência, já que o odor está extremamente desagradável, chegando ao ponto de impedir que as famílias que residem no local venham fazer as suas refeições. O risco de se contrair doenças também foi citado pelos moradores que contam com o empenho da gestão municipal para equalizar a situação. Vale ressaltar que somente com a implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade, que hoje já estaria orçado em quase R$ 100 milhões é que o problema irá ser solucionado. Com a crise e a contenção de gastos por parte do governo federal, a problemática parece mesmo ainda muito distante de ser resolvida. 



Famosos: Marília Mendonça rebate rumores de veto à Ivete Sangalo

Foto: Reprodução

Marília Mendonça rebateu os rumores de que teria barrado a participação de Ivete Sangalo no show que fará em Salvador, na Bahia, no próximo dia 13, pela turnê “Festa das Patroas”, que divide com Maiara e Maraísa. A cantora publicou uma mensagem dizendo estar incrédula com os boatos publicados por um jornal neste sábado (6). “Eu não sei se eu dou risada, se eu choro, ou se peço a Deus piedade para vocês. Eu realmente estou sem palavras para rebater. Eu realmente não tenho a dizer por simplesmente deixar minhas atitudes falarem por mim. Eu estou realmente indignada com tamanha jogada de marketing para ocasionar a queda de um evento ou o crescimento do outro. Às vezes dá vontade de parar. Aqui, tudo que se pensa é no dinheiro. Um site que recebe para destruir sonhos, destruir parcerias, destruir tudo que venho construído com carinho com Ivete Sangalo. Eu não estou aqui pra me explicar, porque não preciso. Sei que Ivete já foi vítima da mídia e não acredita em conversinha para ‘boi dormir’. Sou fã da Ivete. Fã. Realizei um dos meus maiores sonhos da vida cantando com ela. E tenho Deus. Ainda bem que ninguém inveja o fraco nem o ruim. Que Deus abençoe o jornal de vocês e a todos que estão disseminando mais essa mentira sobre mim”, declarou. 

Entenda o caso

 

De acordo com nota do jornal “Extra”, Marília Mendonça teria vetado a participação de Ivete Sangalo em um show que fará como parte de sua turnê ao lado de Maiara e Maraísa, em Salvador, na Bahia. Segundo a publicação, a sertaneja teria se recusado a dividir os holofotes com a veterana, criando uma saia justa nos bastidores. Com isso, Veveta teria fechado uma apresentação no Festival Villa Mix, que acontece no mesmo dia, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.       

CONTINUE LENDO


Caso Aldo `Veículos´ Arma foi encontrada dentro do carro do empresário assassinado hoje

Pessoa muito conhecida no meio empresarial, Aldo foi morto na tarde desta segunda (8), na Lagoa das Bateias (Fotos: Reprodução)

Enquanto Vitóiria da Conquista experimenta o choque da morte trágica do empresário Aldo Ferraz, conhecido popularmente como Aldo “Veículos”, dono de famosa loja de automóveis na cidade, a Polícia Civil já lista hipóteses para seu assassinato. Na cena, poucas testemunhas teriam presenciado o crime. Aldo foi encontrado baleado dentro do carro, com placa da loja, ainda com vida. Entretanto não houve tempo de socorrê-lo. Dentro do carro foi encontrada uma arma. Está sendo apurado se o revólver pertencia à vítima. Investigadores devem agora se debruçar sobre os últimos acontecimentos que precederam seu assassinato, assim como prováveis motivadores. De simples latrocínio, à acerto de contas, nada foi descartado ainda.



Juros do rotativo do cartão caem pela metade e atingem 233% ao ano

(Foto: Agência Brasil)

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito continuou em queda em abril, chegando a 233,9% ao ano e 10,6% ao mês na terceira semana do mês. A taxa é 49% menor do que a praticada no mesmo período de março, que era de 456,6% ao ano (ou 15,4% ao mês).A redução ocorreu após implementação da Resolução 4.549, do Banco Central, que, desde 3 de abril, passou a limitar em 30 dias o prazo de permanência no crédito rotativo. Os dados foram informados hoje (8), em São Paulo, pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O levantamento, referente à terceira semana de abril, considerou as taxas médias de cinco das principais instituições emissoras de cartão do País.



Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 31 de maio

(Divulgação)

A campanha de vacinação contra a febre aftosa começou esta semana em grande parte do país. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em sintonia com as normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atua para assegurar o bem-estar do animal, promovendo o controle dos riscos em toda cadeia alimentar. Na Bahia, a campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece em duas etapas. Nessa primeira fase, de 1º a 31 de maio, está sendo vacinado todo o rebanho bovino e bubalino (búfalos). Segundo prática indicada pela Diretoria de Defesa Sanitária Animal (DDSA) da Adab, os produtores devem adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado em casas revendedoras cadastradas na agência. Após a vacinação, de posse do cupom fiscal de compra da vacina e da lista dos animais vacinados por sexo e faixa etária, os produtores têm de fazer a declaração obrigatória no escritório da Adab. Em Brumado, o escritório fica localizado na Rua Euclides da Cunha, 120, Centro. Vale salientar que para oficializar a vacinação é obrigatória a declaração - os produtores que não apresentarem a declaração estarão sujeitos a penalidades. O objetivo da vacinação é manter a proteção do gado e diminuir o risco de contágio dos animais pelo vírus. Quando o rebanho é contaminado, ocorre a redução da produção leiteira do animal, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva. A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade.



Vereador Elias Piau visita Associação de Furado de Maria Nova e adjacências

(Foto: Divulgação)

Na manhã deste domingo, 07 de maio, o vereador Elias Piau (PV) esteve na Associação de Furado de Maria Nova participando de uma reunião a fim de ouvir os moradores residentes nas comunidades que integram a referida instituição. O parlamentar observou que estará sempre visitando as comunidades e as Associações a fim de ouvir as reivindicações e principais necessidades para que possam ser levadas ao conhecimento dos responsáveis pela efetivação dos benefícios. Na Associação de Furado de Maria Nova foi solicitado a construção de um pontilhão no riacho que atravessa as comunidades para facilitar a acessibilidade às comunidades, visto que no período das chuvas esses trajetos ficam prejudicados (foto abaixo). Outra solicitação foi a ampliação do sistema de abastecimento de água para as comunidades, visto que só faltam 1500 metros para serem contemplados com o benefício. O vereador já tem agendado reunião com a gerente da Embasa do escritório de Brumado para falar sobre a questão. 

(Foto: Divulgação)


Brumado: Trilha Ciclística foi realizada neste domingo (07) dentro da programação do ‘Maio Amarelo’

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Dentro da programação da Campanha Maio Amarelo ciclistas profissionais e amadores de Brumado participaram neste domingo (07) de uma trilha ciclística. O evento teve um percurso de 16 km, e contou com a participação de crianças e adultos. Com saída da Av. Antônio Mourão Guimarães, passando pelo Bairro Apertado do Morro, Fazenda Lamarão e chegada na Praça Coronel Zeca Leite. Durante o percurso os atletas fizeram algumas paradas para a hidratação e no final, todos desfrutaram de um belo café da manhã com sucos, frutas e carboidratos, sorteio de brindes e show ao vivo. De acordo com André Cardoso, coordenador do SMTT, a trilha foi mais um dos inúmeros eventos que estão acontecendo em Brumado, em alusão ao "Maio Amarelo". "Para nós do SMTT é muito importante essa participação da população brumadense. Um dado relevante foi a participação das famílias, onde os pais trouxeram seus filhos, crianças de 7 a 15 anos. Isso é muito gratificante, então, aproveito para agradecer a todos os colaboradores, por nos ajudar realizar um evento tão marcante como este", ressaltou André. O evento contou com ambulância, carro de apoio (com água e sorvete), oficina móvel, batedores do SMTT, e participação do TG 06/024. Outro organizador do evento, Alecarlos Pires disse que a trilha é uma forma saudável de agregar e aproximar as famílias, mas também é uma forma de orientar a todos sobre a importância da Campanha Maio Amarelo. "A trilha já existe há alguns anos, mas neste ano fomos chamados para participar desta campanha, pois a sociedade precisa se conscientizar do alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A edição de 2017 foi um grande sucesso" finalizou Alecarlos. Confira álbum de fotos (CLIQUE).



Prazo para o recadastramento é prorrogado pela Justiça Eleitoral

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando dar ainda mais segurança ao pleito, a Justiça Eleitoral está implantando de forma integral o sistema de Biometria, que é uma inovação tecnológica, que, inclusive, servirá para facilitar ainda mais o lançamento do Documento de Identificação Nacional, que irá agregar todos os documentos em um só. A princípio o prazo dado pela Justiça Eleitoral foi estipulado até o dia 02 de maio, mas, devido ao grande número de eleitores que ainda não realizaram o procedimento biométrico, o prazo foi estendido até o dia 31 de janeiro de 2018. Segundo o chefe do cartório eleitoral de Brumado, Igor Araújo (foto abaixo), os eleitores não devem deixar o recadastramento para a última hora, pois, além de correr o risco de não efetivar a transferência para a nova metodologia biométrica, outros contratempos podem incorrer, como a não retirada de passaporte entre outras. Segundo ele o cartório eleitoral de Brumado distribui fichas no período da manhã e o processo de recadastramento não é demorado, levando em média 20 minutos para ser realizado, necessitando que os eleitores levem um documento de identidade e comprovante de residência. Araújo garantiu que a eleição geral de 2018 será feita toda no sistema biométrico, o que será um grande avanço democrático para o país.

 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Adolescente é morta com tiro na cabeça em bar. Criminosos atiraram aleatoriamente

(Fotos: Reprodução)

Uma adolescente identificada por Naiara Vieira de Jesus de 15 anos, que foi baleada, juntamente com mais duas pessoas em um bar no distrito da Colônia na noite de sábado (6), morreu no início da tarde deste domingo (7), no Hospital Regional. Naiara foi atingida com um tiro na cabeça, sendo conduzida em estado grave para o hospital, onde não resistiu e foi a óbito. Além de Naiara foram baleados; Bruno Souza Teles e José de Jesus Teixeira, ambos de 20 anos. De acordo com as informações, seis elementos chegaram em um bar, na Praça principal da Colônia, à procura de uma pessoa conhecida por “Negão”, pois o mesmo não estava no bar. Em seguida os bandidos começaram a deflagrar vários tiros. Na ação criminosa, Naiara foi baleada na cabeça.



Brumado: Situação caótica de ônibus da Viação Novo Horizonte revolta passageiros

Foto: Reprodução

A situação caótica dos ônibus da viação Novo Horizonte revoltam passageiros que fizeram a linha Porto Seguro a Guanambi na última sexta-feira (5). Segundo os próprios passageiros em vídeo gravado e postado nas redes sociais, eles haviam comprado a passagem para o semi-leito, mas o ônibus estava com problemas nos freios, sendo então transferidos para outro ônibus que também apresentava problemas mecânicos. O fato ocorreu na garagem da agência de Brumado, e o motorista queria seguir viagem, porém foi detido pelos usuários, após ouvirem barulhos estranhos no motor do veículo. No sudoeste da Bahia, é notória a insatisfação de passageiros. “Saímos de um quebrado e querem nos colocar em outro" disse no vídeo um dos passageiros. "Pagamos por uma passagem em um semi-leito, e agora querem nos colocar numa carroça," afirmou outro passageiro. Problemas como sujeira, freios, e ônibus em péssimo estado, fazem parte da rotina de quem depende de ônibus na região. Uma volta pelos terminais rodoviários do sudoeste revela o descaso com a população. Segundo informações passadas ao 97NEWS, dificilmente a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) vem até as agências ou rodoviárias da região para fiscalizarem o serviço. 



Procurador de Brumado, Acioli Viana, é o relator da proposta da OAB que vai ao CNJ para evitar que TJ-BA feche cerca de 100 comarcas

O procurador geral de Brumado, Acioli Viana, encabeça a campanha 'Nenhuma Comarca a Menos' (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) vai empreitar uma série de medidas para evitar o fechamento de comarcas no interior do estado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Segundo o conselheiro Acioly Viana, que apresentou as propostas, o tribunal pode encerrar as atividades de até 101 comarcas no interior, número superior ao anunciado pelo TJ anteriormente, de que seria aproximadamente 70 unidades. OAB já declarou ser contrária ao fechamento e propôs o Pacto pela Justiça, formado pela Assembleia Legislativa (AL-BA), Governo do Estado e TJ, entre outras instituições. A entidade já lançou a campanha “Nenhuma Comarca a Menos”. A Ordem pretende provocar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para intervir nos critérios do estudo realizado pelo tribunal, no sentido de que se leve em consideração os dois graus de jurisdição para avaliar a distribuição de servidores. O Colégio de Presidentes das subseções da OAB baiana teme que a medida prejudique ainda mais a advocacia no interior, sobretudo o acesso à Justiça.  A presidente do TJ-BA, desembargadora Maria do Socorro, ao Bahia Notícias, confirmou que o órgão realiza um estudo para fechar as comarcas diante da dificuldade orçamentária que a Corte enfrenta . Em 2014, quando as comarcas foram agregadas, a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) questionou a ação no CNJ. Na época, foi sugerido pelo então conselheiro Saulo Casali que fosse realizado o estudo. Para o conselheiro, o TJ quer ir pela “via mais fácil”, que é desativar as comarcas, principalmente, as pequenas, instaladas em cidades distantes da capital. O conselheiro lembra que o tribunal só pode fechar comarcas por lei e não por resolução. A OAB ainda pode ingressar com um mandado de segurança para impedir o encerramento das atividades das unidades. A Ordem também quer abrir uma discussão sobre a possibilidade de flexibilizar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o limite prudencial do TJ-BA com gastos de pessoal, diante do cenário econômico brasileiro de recessão. Para isso, a instituição deve realizar estudos sobre processos que já tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), como ação direta de inconstitucionalidade contra artigos da LRF, para saber se alguma já questiona uma flexibilização no Poder Judiciário. O ministro Teori Zavascki, antes de morrer, havia pedido pauta para julgar as ações sobre a LRF. Os casos, agora, serão relatados pelo ministro Alexandre de Moraes. A seção baiana também poderá pedir ao Conselho Federal que ingresse como amicus curiae nessas ações. A OAB vai pedir que o tribunal disponibilize imediatamente a lotação dos servidores, como determina a Resolução 2019 do CNJ, além de se articular com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para obter informações do quadro do TJ, além de realizar audiências públicas para discutir a questão. Em 2012, foram desativadas 42 comarcas. Em 2014, foram agregadas 28 comarcas. A OAB vai cobrar do tribunal o resultado das agregações. Segundo a vice-presidente da Ordem, Ana Patrícia Dantas, o TJ tem 842 cargos para juiz e desembargador, sendo 611 providos. Já para servidores, são cerca 32 mil cargos, sendo 7 mil ocupados, com total de 25 mil cargos vagos. No último concurso realizado para servidores, em 2015, foram aprovadas duas mil pessoas para o cadastro reserva. O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, se declarou impedido na questão por ser procurador do Estado, pois a Procuradoria poderá ser provocada em algum momento. 



Livramento: Motociclista morre após colisão com carro na rodovia BA-156

Com o impacto o motociclista acabou sendo arremessado para as margens da rodovia, morrendo no local antes mesmos de receber socorro (Fotos: L12)

Um motociclista identificado como Gil André, de 25 anos, morreu após colidir com um carro na BA-156, no trecho entre Livramento de Nossa Senhora e o distrito de Itanagé, mais precisamente próximo da entrada que dá acesso à comunidade de Monte Olveira. De acordo com as primeiras informações, a colisão teria ocorrido por volta de 19h50. A vítima pilotava uma motocicleta CG Titan 150, de cor preta, que acabou colidindo de frente com um automóvel Fiat Strada, de placa policial OOY-2832. Com o impacto o motociclista acabou sendo arremessado para as margens da rodovia, morrendo no local antes mesmos de receber socorro. Ainda, de acordo com informações apuradas pela nossa redação, André era natural do Rio Grande do Norte, mas atualmente residia em Macaúbas. Equipes da Polícia Rodoviária Estadual e Perícia do DPT de Brumado foram acionadas para irem até o local, registrarem a ocorrência.



Escândalo: Pastora evangélica é flagrada na saída de motel e marido arma 'escândalo'

Nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, o homem grita e puxa a esposa pelos cabelos. “Pode filmar, gente, uma pastora que eu peguei na frente de um motel”, diz (Foto: Reprodução)

Uma pastora identificada como Albeania Santos, da Assembleia de Deus Pioneira, foi flagrada pelo marido saindo de um motel na cidade de Macapá, no estado do Amapá. A pastora, natural de Bacabal, no Maranhão, foi puxada pelos cabelos pelo companheiro que fez um verdadeiro escândalo.Nas imagens, que praticamente viralizaram nas redes sociais, o homem grita e puxa a esposa pelos cabelos. “Pode filmar, gente, uma pastora que eu peguei na frente de um motel”, diz ele, ao ser interrompido pela mulher que grita: “Me solta, não faz isso”. O homem continua e nega que esteja agredindo ela: “Vocês estão vendo que eu não bati nela, eu peguei ela no motel . Eu sou trabalhador, trabalho feito um ‘lascado’ para sustentar ela que no final me deu isso. E ela é uma pastora”, diz novamente no vídeo. Albeani faz constantes visitas ao Maranhão e é muito conhecida nos meios evangélicos na capital São Luís. Na semana passada ele esteve no Rio de Janeiro, assim como viaja para vários estados e países. Assista: