ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

Brumado: Boletim da Sesau desta segunda-feira trás 514 notificações de Covid-19

Foto: Divulgação

O município de Brumado tem feito o seu "dever de casa" no combate ao Covid-19, o novo Coronavírus. Desde o último caso, já se passaram dez dias e a cidade permanece com apenas 8 casos confirmados da doença, o que também zera as estatísticas pelo fato dos oito pacientes não apresentarem mais os sintomas para Covid-19, sendo considerado como "curados". Além disso, o município só tem um caso aguardando resultado e 55 foram descartados. Os números tem crescido nas notificações, chegando na tarde desta segunda-feira (20) em 514 notificações para o novo coronavírus. Com 67.195 mil habitantes de acordo com o IBGE, a cidade tem uma taxa de 119,06 de coeficiente para incidência de Covid-19 (a proporção é de 1.000.000). A Bahia registrou no dia de hoje (20), 1.377 casos confirmados do novo coronavírus, o que representa 13,18% do total de casos notificados. Até o momento, 5.357 casos foram descartados e houve 47 óbitos, registrados no Estado.



Coronavírus: PRE, SMTT e Vigilância Sanitária realizam barreira sanitária nas entradas da cidade

Foto: Divulgação

Na última semana, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Vigilância Sanitária e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizaram nas entradas do município de Brumado, uma barreira sanitária a fim de combater a Covid-19. A ação teve o objetivo de orientar motoristas e fiscalizar veículos de transporte de passageiros que vêm de outros municípios. “Sabemos que, por determinação estadual, o transporte de passageiros entre cidades que tenham casos registrados da doença está terminantemente proibido. Estamos orientando de forma a conduzir esse processo de pandemia em todo país”, relatou Jansen Ricardo, coordenador da SMTT. Devido à quantidade de acessos ao município, o fluxo de veículos é grande, e daí a importância do trabalho de fiscalização e orientação. “Observamos a passagem de diversos veículos, duas rodas e de transporte coletivo de passageiros, muitos dos quais foram abordados. Temos parado e orientado. Não pode haver excessos. Os veículos que vêm de outros municípios de forma irregular, além do registro, retornam, por orientação da Vigilância Sanitária”, reiterou. Durante todo o restante do mês, a barreira sanitária será realizada nas vias de acesso a Brumado.



Bahia registra 1.341 casos confirmados de Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia registra 1.341 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 5.357 casos foram descartados e houve 46 óbitos registrados. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas de domingo (19). O 46º óbito foi registrado hoje (20), em um hospital público no município de Ilhéus. O paciente era um homem de 55 anos, com histórico de hipertensão e diabetes. Ele apresentou os primeiros sintomas de Covid-19 em 11 de abril, foi internado no dia 15 e veio a falecer nesta segunda.?



Pneumologista da Clínica Mais Vida alerta para a importância da continuidade das medidas de precaução contra o COVID-19

Foto: Divulgação

A pneumologista da Clínica Mais Vida, Dra. Damille Sandes chama a atenção para a fundamental importância da continuidade dos cuidados para que se diminua a transmissão e salienta a principal sendo a de ficar em casa, diminuir o contato com as pessoas, como forma de conter o vírus. Continua observando que a lavagem das mãos de forma regular, com água e sabão, a utilização de álcool gel, tendo que durar pelo menos vinte segundos. A cada atividade realizada lavar as mãos novamente, evitar tocar o rosto e as mucosas, olhos, nariz e boca, sem antes ter higienizado as mãos e preservar ao máximo o contato com os grupos de risco: os idosos e portadores de doenças crônicas. Ressalta que as pessoas com imunidade baixa são consideradas do grupo de risco e podem vir a contrair a doença de forma grave, como pneumonia e insuficiência respiratória. (Cardíacos, idosos, hipertensos, oncológicos, doenças hematológicas, entre outros). A pneumologista explica que os que precisam sair de casa por algum motivo devem tomar uma série de precauções, sendo que o Ministério da Saúde vem estabelecendo o uso da máscara até para os que não têm sintomas de gripe como uma forma de barreira, pois até os assintomáticos podem transmitir o vírus. A máscara deve ser usado de forma correta tampando o nariz e boca e evitar tocar a máscara, sempre trocando da forma indicada a cada modelo. Quanto a campanha da vacina diz que é muito importante a vacinação, pois reforça a imunidade, prevenindo outras infecções respiratórias. Reforça mais uma vez que deve-se evitar a aglomeração, sempre respeitando as medidas de proteção. Dra. Damille explica que o coronavírus afeta principalmente a parte pulmonar, sendo que algumas pessoas terão sintomas leves, como uma gripe e outros, como os que fazem parte do grupo de risco, sintomas mais graves – infecção pulmonar. Portanto, o controle da doença está em nossas mãos. É um momento de seriedade. Não de pânico. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

 



Auxílio emergencial já foi pago para 24,2 milhões de brasileiros, diz Caixa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa Econômica Federal anunciou que até a manhã desta segunda-feira (20) 24,2 milhões de brasileiros já receberam o Auxílio Emergencial de R$ 600. De acordo com o banco, foi pago a quantia de R$ 16,3 bilhões referentes ao benefício concedido pelo governo federal aos trabalhadores informais, autônomos, desempregados e MEIs que fizeram a solicitação. Até o momento 40,9 milhões de cidadãos já concluíram o cadastro no site e aplicativo. Segundo a Caixa, o site oficial do Auxílio superou a marca de 275 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registra mais de 32 milhões de ligações. O aplicativo Auxílio Emergencial Caixa já soma 45 milhões de downloads e o aplicativo CAIXA Tem, para movimentação da poupança digital, supera 11 milhões de downloads. Nesta segunda, o governo prevê o pagamento do Auxílio Emergencial para mais de 6,15 milhões de beneficiários do Bolsa Família inscritos no aplicativo e site.



Desde que licenciamento do veículo esteja em dia, motorista poderá dirigir com CNH vencida; diz Contran

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O motorista com carteira de habilitação (CNH) vencida desde 19 de fevereiro pode continuar dirigindo, enquanto durar a pandemia do coronavírus, sem o risco de ser multado e ter o veículo removido. A regra vale também para a carteira provisória. O prazo para a renovação da CNH está suspenso no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), de acordo com a deliberação 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Já a renovação do licenciamento dos veículos registrados no Detran-BA não sofreu mudança nas regras. O órgão alerta que o procedimento está mantido, sem alteração nos prazos. A documentação em dia evita autuação e remoção do carro. O licenciamento integrado, composto por taxa administrativa do Detran-BA, seguro DPVAT, imposto sobre automóveis (IPVA) e multas existentes, segue o calendário da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). Os débitos podem ser quitados nos bancos cadastrados. No caso de veículos novos adquiridos desde 20 de março, os proprietários têm a opção de não fazer o licenciamento e circular portando a nota fiscal. 



Prefeito mantém comércio fechado e torna uso de máscara obrigatório em Conquista

Foto: Divulgação

O prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão (MDB), prorrogou por mais sete dias a suspensão do comércio, varejo e atacado, da cidade, e de locais de prestação de serviço. Além disso, o funcionamento de shopping centers também foi suspenso por mais uma semana, ficando permitido somente o funcionamento de mercados e farmácias localizados no interior desses estabelecimentos. O prefeito de Vitória da Conquista também determinou que a partir do próximo dia 23 toda a população use máscara para sair às ruas, entrar em agências bancárias e usar o transporte municipal. Segundo o decreto, "os estabelecimentos deverão proibir a entrada de consumidores ou de usuários  do serviço essencial que não estejam utilizando máscara, sendo o estabelecimento responsável  por esse controle". Além disso, o gestor disse que vai fiscalizar a determinação. "Os fiscais do município deverão advertir a todos os cidadãos que estiverem na rua sem a máscara da eficácia dessa medida para reduzir os índices dedisseminação da  doença,  bem como dos  riscos a saúde própria e de  toda coletividade derivada da não utilização desse equipamento de proteção individual", completa.



Gasolina apresenta diferença de até R$ 0,70 entre postos de combustíveis de Brumado e cidades vizinhas

Anúncio de um posto da cidade de Aracatu - Foto: Reprodução l Rede Social

Uma pesquisa feita pelos consumidores confirmou a variação de R$ 0,70 nos preços cobrados pelo litro da gasolina no município de Brumado e cidades vizinhas. Para se ter uma ideia, na cidade de Aracatu, a 35 km de Brumado, os postos comercializam o combustível entre R$ 3,84 a R$ 3,89. A grande quantidade de mensagens que passaram a circular nas redes sociais sobre a diferença dos preços praticados em Brumado, levou os brumadense a questionarem das autoridades locais, a diferença nos preços. Na "Capital do Minério", a gasolina mais barata foi de R$ 4,54 o litro. Em alguns postos, a diferença chega a mais de R$ 1,00, ou seja, o preço chega a R$ 4,91. Segundo especilistas, o preço do combustível na bomba se torna a “bola da vez” em diversas ocasiões, como na greve nacional dos caminhoneiros ocorrida em maio de 2018. E também agora, por causa da pandemia provocada pelo coronavírus. "Os postos possuiem sua regulamentação e fiscalização exercida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), e há algumas distinções entre os postos que, muitas vezes, não são percebidas pelo consumidor. Na regulação do preço dos barris nas refinarias, esse combustível é remetido às distribuidoras para, então, ser vendido aos donos de postos e ser colocado nas bombas aos consumidores. Ocorre que, muitas vezes, a redução nos valores anunciada pelo Governo não é repassada imediatamente às distribuidoras ou chega, de forma tardia, não havendo impacto e redução do valor em razão do estoque já comprado anteriormente pelos postos." Outro fato nesse mercado é a existências dos postos bandeirados e os de bandeira branca. Para o empresário possuir uma bandeira, ele é obrigado a comprar o combustível somente daquela distribuidora que, a rigor, possui valor mais alto e regras contratuais mais rígidas. Assim, caso ele adquira o combustível de uma distribuidora bandeira branca, tanto ele como a distribuidora ficarão sujeitos à aplicação de multa pela ANP. Sobre a diferença considerável entre um posto e outro, em Brumado, órgãos de defesa ao consumidor alertam: “Cabe, então, ao consumidor total liberdade de escolha em decidir onde abastecer o seu veículo”. 



Vendas de bebida alcoólica disparam em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Sem mesas de bares e de restaurantes para se reunir e pedir a cerveja gelada para acompanhar um bom prato, os consumidores em isolamento social estão consumindo mais dentro de casa. Durante a pandemia, o aumento chega a 50% na demanda. A reportagem do 97NEWS conversou com alguns distribuidores e donos de supermercados, e segundo a categoria, o número é bem maior do que o registrado antes do coronavírus, entre fevereiro e março de 2019. Os relatos de aumento no consumo doméstico é um fenômeno global e começam a preocupar as autoridades na área de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que governos deveriam limitar a venda de bebidas alcoólicas durante a quarentena. Segundo a entidade, o álcool reduz a imunidade, e seu consumo excessivo pode prejudicar a saúde física e mental e elevar o risco de violência doméstica durante confinamentos. Se antes os bares ficavam lotados durante a noite, hoje o consumidor bebe com os amigos por videoconferência, por exemplo. Outra situação registrada no município, são os churrascos entre amigos, que continuam acontecendo. O que preocupa, é o número de pessoas em um ambiente, que as vezes chega acumular de 10 a 20 pessoas. E para as autoridades de saúde, aglomerações, aumentam as chances de contaminação com o Covid-19.



Brumado: Moradores 'comemoram' 4 meses de buraco em rua com festa

Foto: Composição l 97NEWS

Uma comemoração 'atípica' realizada pelos moradores dos bairros Dr. Juracy e São Jorge, celebrou um aniversariante inusitado. Com direito a bolo e parabéns o grupo "comemorou o aniversário" de um buraco na Rua Manoel L. da Silva. Segundo eles, são quase 4 meses sem solução. No vídeo, um dos moradores narra as "vivências" do buraco. "Vai fazer quatro meses. Não terminou a ponte e o buraco já aumentou, está maior que antes. Então vamos acender a velinha e comemorar o aniversário dele aqui. Só quem mora aqui sabe o que está acontecendo", discursa, convidando as autoridades políticas à visitarem a localidade. A ação foi organizada como forma de protesto e o vídeo foi enviado para o WhatsApp do 97NEWS. "Queríamos denunciar a situação. Decidimos fazer uma coisa que chamasse a atenção de todos e cada um deu uma ideia", conta um dos moradores afirmando ainda que o "parabéns" foi cantado na última sexta-feira (17). Os moradores ainda explicam que com as chuvas, a situação piora ainda mais a via. Por ser um buraco de esgoto a céu aberto, a quantidade de ratos aparecendo pelo local também aumentou, segundo eles. Os moradores explicam que, nesses 4 meses, a prefeitura paralisou as obras e não deu explicações. "Juntamos a comunidade e resolvemos 'bater' parabéns. Fizemos uma festa para o descaso. A ideia era divulgar nas redes sociais para ver se resolvem", afirmam.



Benefício emergencial já preservou quase 2 milhões de empregos, diz Dataprev

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais de 1,7 milhão de empregos foram preservados pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda do Ministério da Economia. Os dados foram processados pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, a Dataprev. Segundo o Programa, trabalhadores que tiveram jornada reduzida ou contrato suspenso têm direito ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Já aqueles trabalhadores intermitentes com contrato de trabalho formalizado tem direito a auxílio emergencial. O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcomo, ressaltou a importância da rapidez com que as medidas foram implementadas. O benefício aos trabalhadores é calculado baseado no valor mensal do seguro-desemprego a que o empregado teria direito. O percentual do seguro-desemprego será proporcional à redução para os casos de diminuição da jornada de trabalho e de salário. A compensação será paga independente do cumprimento de período aquisitivo, de tempo de vínculo empregatício ou do número de salários recebidos. A estimativa é que o valor total do investimento seja de cerca de R$51,2 bilhões oriundos de recursos da União. O Secretário de Trabalho, Bruno Dalcomo, comemorou o número de 1,7 milhão de empregos preservados, seguindo a intenção do Ministério de poupar os trabalhadores. 



Dois acidentes com vítimas fatais é registrado na BA-262 entre Aracatu e Anagé

Foto: 97NEWS

Dois acidentes entre Aracatu e Anagé, vitimou duas pessoas na rodovia BA-262. Segundo as informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site 97NEWS. Conforme a PRE, no primeiro acidente, por volta das 15h30 do último sábado (18), um motociclista de 51 anos que seguia pela rodovia no KM 364, perdeu o controle do veículo e bateu em um obstáculo. Creomar Bisbo dos Santos morreu no local. No segundo acidente registrado no domingo (19), por volta das 18h, um motociclista de 39 anos também morreu vítima de uma colisão entre uma motocicleta POP 100 e um veículo Prisma. De acordo com a PRE, Mailson Campos Rocha bateu na traseira do Prisma no KM 366, próximo ao município de Anagé. Com o impacto, Mailson veio a óbito no local. Já o motorista do carro Osmar Pereira Brito, de 58 anos, foi conduzido ao Hospital municipal da cidade com ferimentos. O corpo do motociclista foi encaminhado ao IML de Vitória da Conquista.



Brumado: CDL realiza pesquisa sobre os efeitos da 'quarentena' na economia local

Foto: Luciano Santos l 97News

No Brasil, cerca de 600 mil empresas já fecharam as portas, por conta da pandemia de Covid-19, o novo Coronavírus. As informações é do Sebrae. Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), disse está elaborando um questionário que será entregue aos comerciantes locais para identificar o efeito da crise no município. “Pra saber se já houve demissões, aquela revisão dos contratos, enfim, pra ter um panorama da nossa realidade em Brumado. Estamos extremamente preocupados com os efeitos da crise da Covid-19 na nossa cidade”, disse Fernando Coelho, gerente administrativo da CDL. Segundo ele, as pequenas empresas têm capital para durar, em média, entre 25 e 30 dias. “Já estamos chegando nesse limite máximo que as pequenas empresas têm condições de sobreviver sem uma receita entrando dentro dos seus estabelecimentos”, relata. Para Coelho, com o comércio fechado, o efeito é de cascata, mais cedo ou mais tarde, todos serão atingidos. “Quanto mais tempo a gente ver a atividade econômica paralisada, mais tempo ela vai levar pra se recuperar. Temos que buscar um meio termo pra tentar minimizar o prejuízo que já está consolidado”, concluiu.



Idoso mantido em cárcere privado é resgatado em Barra da Estiva

Foto: Divulgação l PM/BA

Após denúncias, a Polícia Militar de Barra da Estiva, resgatou na Fazenda Riacho Fundo, zona rural da cidade, um idoso de 63 anos que era mantido em cárcere privado. Aos policiais, o mesmo relatou que estava sendo sendo obrigado a trabalhar em condições análogas à escravidão, sem direito a salário mensal, e com alimentação precária. Segundo a PM, o idoso era mantido numa casa sem banheiro ou água encanada, tendo que utilizar um riacho próximo para efetuar as necessidades fisiológicas e beber água. Segundo a vítima, ele era impedido de deixar a propriedade pelo patrão, que não foi encontrado no local. O idoso foi conduzido ao Hospital da cidade, onde recebeu atendimento médico. O idoso ficou aos cuidados da Assistência Social do município de Barra da Estiva. A Polícia Civil registrou o fato que aconteceu na última quarta-feira (15).



Adolescente de 15 anos é morto a tiros no bairro Irmã Dulce, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um adolescente de 15 anos foi morto a tiros, no bairro Irmã Dulce, em Brumado, na última sexta-feira (17). De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o caso ocorreu na noite de sexta. A PM informou que a 34ª CIPM foi acionada para atender uma denúncia de disparos de arma de fogo contra um adolescente no local. Quando chegou, a guarnição encontrou o corpo do adolescente, cujo nome tem as iniciais O.V.M., isolou a área e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas ao chegar, a vítima já estava sem sinais vitais. De acordo com moradores à Polícia, o adolescente foi interceptado por um veículo, ainda desconhecido, e um dos ocupantes, disparou diversos tiros contra o menor. Não há informações sobre autoria e motivação. Ainda de acordo com informações da PM, a Polícia Civil investigará o crime.



Boletim: Agora são 55 descartados e 8 pacientes curados de Covid-19

Foto: Divulgação

No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Brumado no fim da tarde deste domingo (19), o município registra 8 pacientes que foram curados para Covid-19, o novo Coronavírus. Segundo a Sesau, o número de notificações suspeitas da doença chega a 509. Os casos descartados são 55 e apenas um paciente aguarda o resultado do Laboratório Central (Lacen). Nenhum paciente está hospitalizado nas unidades de saúde por conta do Covid-19. Na Bahia, o número de infectados registrados com a Covid-19 chegou a 1.249. Já o número de mortos chegou a 45. Ate o momento, 5.294 casos foram descartados.



Brumado: Prefeito estende isolamento social até o dia 3 de maio

Foto: Luciano Santos l 97News

Após reunião com representantes do comércio, Secretaria de Saude (Sesau) e demais secretarias, o gestor Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), estendeu o decreto de isolamento social até o próximo dia 03 de maio. Segundo a administração municipal, devido o número crescente de notificações na cidade, o novo decreto (5.256) continua a suspesuspensão das aulas em todas as escolas da rede pública e privada, atividades em academias, as inaugurações feitas pela municipalidade, cirurgias e procedimentos eletivos, consultas especializadas, as atividades regulares da Central de Marcação, atendimentos em consultórios odontológicos da rede pública, todos os programas das Unidades de Saúde da Família, as atividades coletivas do CAPS, férias dos profissionais de saúde, viagens de rotina dos pacientes do TFD, eventos e atividades, públicos e privados, sejam eles de caráter cultural, esportivo ou comemorativo, as visitas de pacientes nas UTI's adulto e as visitas de pacientes em observação. “Aqui nós não temos tomado nenhuma decisão em caráter isolado. A gente tem sempre discutido com a CDL, comunidades religiosas e demais segmentos. Brumado saiu na frente em algumas coisas, inclusive em flexibilização”, disse Vasconcelos. O decreto continua proibindo a abertura do comércio não essencial. 



45 pacientes tem exames descartados para coronavírus em Brumado

Foto: Divulgação

Subiu para 45 o número de brumadenses que tiveram exames descartados para o novo coronavírus (Covid-19), segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Brumado divulgado nesta sexta-feira (17). Nesta sexta, o número de casos confirmados de Brumado se manteve em 8. Ao todo, foram registrados 499 notificações de covid-19 no município. Sobre os casos que são considerados como curados, o número se manteve em 7. Além disso, 14 deles aguardam resultados. Por causa da baixa evolução no número de casos na cidade, a prefeitura vem flexibilizando o funcionamento de diversos estabelecimentos, mas, segundo a administração municipal, a partir da próxima semana, outros setores poderão reabrir suas portas.



Brumado: Parceria entre Prefeitura e Estado inaugura Centro de Atendimento a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir da próxima segunda-feira (20), a população de Brumado e mais doze municípios da região, aproximadamente 260 mil habitantes, poderão contar com um Centro de Atendimento Covid-19, para acolher, estabilizar e encaminhar pacientes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. A UPA 24h foi adaptada para operar com 40 profissionais de saúde, 24 horas, e tem capacidade para atender 200 pacientes por dia. São 10 leitos, sendo 2 com respiradores. Deverão ser atendidos pacientes com sintomas idênticos aos da gripe, como febre, tosse, dor de garganta e falta de ar. Os que tiverem evolução dos agravos vão ser regulados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia para um dos hospitais de referência. O novo Centro de Atendimento funciona na Rua Antônio Neves, no bairro Malhada Branca.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Número de casos de dengue e chikungunya cresce em Brumado; 43 foram confirmados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além da preocupação com a contaminação por coronavírus, a população de Brumado também sofre com o crescente número de casos de dengue, chikungunya e zika. De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau), no primeiro quadrimestre, foi registrado um índice de 5.2 de infestação do mosquito vetor, muito acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 183 pessoas foram diagnosticadas com a doença. A dengue foi a responsável pelo maior número de diagnósticos na cidade: 43 pessoas testaram positivo para dengue. A Sesau informa que 94 amostras aguardando resultado laboratorial e 39 descartados. O quadro preocupa diante do registro de 07 casos com sinais de alarme, em que o paciente apresenta agravamento dos sintomas. Embora os casos de dengue sejam maioria em Brumado, o diagnóstico por zica vem aumentando: 2 casos confirmados. Além diso, um caso de chikungunya foi confirmado, o que preocupa a secretaria de saúde diante da possibilidade de um surto de arbovirose. As localidades que mais apresentam notificações suspeitas são o Bairro São José: 37 notificações e 12 casos confirmados (02 em estado de alarme), e a Vila Presidente Vargas: 57 notificações e 10 casos confirmados de dengue.