ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

Brumado: Prefeito pretende flexibilizar abertura do comércio após o pico do Covid-19, previsto entre os dia 16 a 18 de abril

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no mundo, Brumado registrou seu primeiro caso no dia 22 de março. A paciente, uma mulher de 35 anos que esteve em um voo de Belo Horizonte a cidade de Vitória da Conquista. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, a brumadense já passou pelo período de 14 dias e não apresenta mais nenhum sintoma. Já se passaram dezoito dias, e da lá para cá, sete casos da Covid-19 foram confirmados na cidade. Mesmo com as notificações crescendo a cada dia, o município ainda possui um índice muito baixo de casos. Além disso, nenhum dos casos apresentou sintomas graves, ao ponto de internação. Segundo o secretário de saúde Claudio Feres, a maioria dos pacientes são assintomáticos, ou seja, não apresentaram sintomas da doença. Mas ao longo desses vinte dias, a economia local vem pagando o seu preço e algumas empresas foram obrigadas a dar férias coletivas ao quadro de funcionários. Outras trabalham com um número reduzido de colaboradores, tudo para manter o funcionamento emergencial. Esta semana, em entrevista a uma emissora de rádio local, o prefeito municipal, Eduardo Vasconcelos (PSB), cogitou a possibilidade da reabertura do comércio local, após o pico da doença, que segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), esta prevista entre os dias 16 e 18 de abril. Para o prefeito, se o número de casos confirmados no município se manter dentro do índice esperado, há uma esperança de reabertura, mas com flexibilidade. "Já ouve algumas flexibilizações ai com relação a casa de peças, oficinas. Talvez se faça a mesma coisa com lojas de material de construção, enfim, até lá, vai se relaxando um aqui outro lá. Tudo isso vai ser definido após o dia 18, depois do pico da doença", afirmou o gestor. Com relação às aulas, o prefeito afirmou que só será possível ter uma noção maior da realidade no município após o dia 18 de abril. “A gente já sabe como foi e se vai valer a pena manter as escolas fechadas ou se, por cautela, abre lá pelo dia 4 de maio. Estou fazendo uma estimativa que, se tudo correr bem, a gente retorna as aulas lá pra maio. As aulas, possivelmente, será a última coisa”, disse o prefeito municipal. 



Bahia tem 456 casos de Covid-19 e 106 pacientes curados

Foto: Divulgação

Bahia registra 456 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 2.510 casos foram descartados e houve onze óbitos, sendo nove notificados em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta terça-feira (7). Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.



Boletim diário: Sesau de Brumado informa 390 notificações suspeitas; 19 descartados e 6 aguardando resultados

Foto: Divulgação

Brumado registra 390 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 19 casos foram descartados e 6 aguardando resultados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (7). Os casos confirmados continuam em 7. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.



Major Edson Mascarenhas, comandante da Cipe Sudoeste sofre acidente na BR-116

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Por volta das 06h30 desta terça-feira (7), um acidente automobilístico foi registrado na BR-116, em Manoel Vitorino. No veículo estavam o Major Edson Ramos Mascarenhas Júnior, comandante da Cipe Sudoeste de Vitória da Conquista, sua esposa e mais dois filhos. Segundo apurou o site 97NEWS, o acidente aconteceu quando o pneu de um veículo Toyota Corolla estourou e colidiu com o veículo Ford Focus pertencente ao referido oficial. Ainda segundo apurou a reportagem, os feridos foram conduzidos ao Hospital Prado Valadares em Jequié, todos conscientes. Segundo informou o capitão Gilson Santana, subcomandante da Cipe Sudoeste, a esposa do major e seu filho, receberão alta ainda hoje, pois sofreram apenas escoriações. Já Mascarenhas e sua filha, passam por cirurgia.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Na bronca, motoristas reclamam de buraco deixado por dono de imóvel na Rua Cel. Tibério Meira

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na manhã desta terça-feira (7), várias imagens com uma vala extensa na Rua Coronel Tibério Meira, centro comercial de Brumado, foram enviadas para a Redação do 97NEWS. Motoristas alegam que a via que é pavimentada com asfalto foi danificada em frente à uma construção. Segundo eles, o proprietário do imóvel -- um prédio comercial -- usou uma retroescavadeira para abrir uma vala na via e localizar a rede de esgoto, como não encontrou próximo a sarjeta, o operador da máquina teve que abrir uma extensão por toda a via, ação que acabou danificando o asfalto e rebaixando a área por cerca de 15 cm. Ainda segundo populares, o dono da construção ainda tentou colocar uma camada de concreto na vala, mas em poucos dias, o material se soltou. A situação vem deixando motoristas na bronca, pelo fato de além de provocar um acidente, o buraco danifica amortecedores e pneus dos veículos. Os leitores se queixam do fato de o setor de obras da Prefeitura não ter fiscalizado a obra e cobrar do dono do imóvel sua responsabilidade. Em todos os casos relatados, é a população quem dá a bronca. No caso das obras, a pergunta recorrente é: “Por que fizeram um buraco na rua e não tamparam?”. Esse questionamento foi feito por vários cidadãos. 



RHI Magnesita inicia produção de máscaras em parceria com projetos sociais em Brumado e Contagem (MG)

Foto: Divulgação

Prevenção e isolamento social são as principais mensagens reforçadas, nas últimas semanas, com a chegada do COVID-19 no Brasil. E para enfrentar a pandemia pessoas e empresas vem se mobilizando para ajudar a minimizar a propagação do vírus. Observando uma alta demanda interna por máscaras, para segurança de seus colaboradores e também de residentes das comunidades onde atua, a RHI Magnesita reuniu 40 mulheres, beneficiárias de três projetos sociais das cidades de Brumado e Contagem (MG), e investiu na confecção própria do material utilizando tecido duplo, em camadas, e linha, serão fabricadas cerca de 80 máscaras por dia pelas mulheres, em suas casas. “É incrível pensar que um pedaço de tecido possa contribuir com a segurança e bem estar de quem está trabalhando ou daqueles que precisam realizar tarefas essenciais fora de casa. Essas mulheres tem um dom e estão enviando boas energias aqueles que vão receber o material”, declarou Lucilla Soledade, coordenadora dos Projetos Sociais da RHI Magnesita no Brasil. 

Foto: Divulgação

Os materiais são entregues nas casas das mulheres participantes e após a confecção, as máscaras são esterilizadas e entregues prontas para distribuição e uso individual. “A máscara de pano ajuda a diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem, porém, é importante lembrar que não protege o indivíduo que a está utilizando, já que não possui capacidade de filtragem” explica a gerente de saúde & bem estar da empresa, Venina Teodoro. Participar de um movimento como este traz benefícios para todos os lados. “As mulheres sentem-se engajadas e motivadas, demonstrando uma grande satisfação por estarem fazendo uma atividade que traz resultados para a comunidade, além da geração de renda. E, em tempos de isolamento social, ainda se sentem produtivas”, considera Barbara Joncew, Gerente de Sustentabilidade da RHI Magnesita. Juntas, as duas cidades fabricarão em média 3.200 mil máscaras por dia que serão direcionadas aos colaboradores da empresa e também à comunidade desses municípios.



Paramirim tem primeiro caso de coronavírus confirmado

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (7), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Paramirim confirmou seu primeiro caso de cornonavírus (Covid-19). Segundo a Sesau do município, trata-se de um homem de 59 anos que teve contato com passageiros de transporte alternativo, oriundo de São Paulo, no dia 20 de março, com destino final a Érico Cardoso. De acordo com a pasta, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar. Além disso, o município tem dois casos suspeitos, dois descartados e um aguardando resultado. 



Auxílio de R$ 600 começa a ser pago na quinta e vai até 29 de maio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As três parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 por mês, podendo chegar até R$ 1.200 por família, começam a ser pagas entre quinta-feira (9) e dia 14 de abril. A última parcela mensal deve ser paga até 29 de maio. O calendário foi anunciado na manhã desta terça-feira (7). Segundo o governo, para os que se cadastrarem hoje, o pagamento deve estar disponível na quinta, se tiverem conta-poupança na Caixa ou conta-corrente no Banco do Brasil. Os demais devem receber até o dia 14. A segunda e a terceira parcela serão pagas de acordo com o mês de aniversário do cidadão. A segunda parcela do auxílio deverá ser paga entre 27 e 30 de abril. A terceira parcela deverá ser paga entre 26 e 29 de maio. O calendário anunciado nesta terça vale para o depósito das parcelas do auxílio emergencial na conta digital de quem tem direito ao auxílio. Quem quiser sacar o dinheiro deve aguardar um novo calendário, que o governo pretende divulgar no começo da semana que vem. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que será possível fazer pagamentos e transferências com as contas digitais sem sair de casa. Somente o saque em espécie terá restrições, para evitar aglomeração e falta de dinheiro nos caixas. Para acessar o site clique aqui.

 

 



7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril. Essa data, criada pela Organização Mundial da Saúde, é um momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. Além disso, as ações realizadas na data são importantes para que a população aprenda a cuidar-se e informar-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde. Neste momento de pandemia as entidades pedem o distanciamento social para a sobrevivência do povo brasileiro. Devemos apoiar e seguir as orientações dos organismos nacionais de saúde, como o Ministério da Saúde, e dos internacionais, a começar pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Em tempos de crise, reconhecemos que a saúde das pessoas e a capacidade produtiva do país são fundamentais para o bem-estar de todos. O Dia Mundial da Saúde, é uma data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da referida organização, e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950.



Covid-19: 28% dos brasileiros não fazem quarentena e 18% estão totalmente isolados, diz Datafolha

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) pelo jornal Folha de S. Paulo do Datafolha, indica que 28% dos entrevistados não seguem total ou parcialmente a orientação de isolamento em meio à pandemia do coronavírus. Por outro lado, o levantamento diz que 18% estão totalmente isolados, sem sair de casa, enquanto 54% afirmam só estarem saindo de casa quando é inevitável. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 3 de abril com 1.511 brasileiros por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na última segunda-feira (6), a Folha divulgou que 76% dos brasileiros são favoráveis ao isolamento social para evitar a doença. Na segunda-feira, a nossa reportagem registrou aglomerações em várias agências bancárias de Brumado. Além disso, o centro comercial estava bastante movimento, com um fluxo de veículos bem acima de quando começou a quarentena no município. Essa sensação de segurança pode está levando a população às ruas, mas segundo as autoridades de segurança, isso pode agravar ainda mais o número de casos da Covid-19.

Foto: Manu Nunes l 97NEWS


Errata: Erramos o nome e endereço da empresa na matéria sobre fabricação de máscaras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde de segunda-feira (7), por volta das 15 horas, o site 97NEWS publicou uma matéria cujo o título: "Malharia de Brumado produz mais de 4 mil máscaras e vende a R$ 1 cada; parte da produção é doada ao Hospital". Na publicação, a nossa redação confundiu o nome da empresa e o endereço, no qual ao invés de publicarmos como "Malharia Todo Estilo " localizada no bairro da Flores, 'erramos', e identificamos como "Malharia Algo Mais", localizada no bairro do Hospital. Ainda na publicação foi acrescentado o telefone da empresa. Em contato com a nossa Redação, o empresário e dono da Malharia Algo Mais salientou que inúmeras pessoas estariam se dirigindo a sua empresa em busca de máscaras com o preço anunciado. O que segundo ele, pelo fato de seu material ser de alta qualidade e com uma resistência maior, o valor exato de venda é R$ 5. Salientamos que não foi a nossa intenção "deturpar" a empresa, pois ambas as duas são malharias e estão realizando um excelente trabalho em Brumado, na qual produzem máscaras que podem ajudar na proteção e diminuição a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Por fim, pedimos desculpas ao proprietário da Malharia Algo Mais, e lamentamos pelo erro de digitação na hora de publicar a matéria que foi de grande importância para o nosso conteúdo local.



Em Lives no fim de semana, artistas de Brumado fazem a festa durante 'quarentena'

Foto: Reprodução l Rede Social

Seguindo a máxima de "que o artista vai aonde o povo está", músicos de Brumado decidiram usar de seus milhares de seguidores nas redes sociais para promoverem show on line enquanto o público está de "quarentena" devido ao surto de Covid-19. Fann Estourando e Chris Pimenta já disponibilizaram apresentações na rede no último fim de semana e estimularam a população a doarem cestas básicas à famílias carentes. A ideia de Fann Estourado, é fazer lives a cada dez ou quinze dias e incentivar outros colegas de trabalho a fazerem o mesmo e entregar o público diversão e alegria durante a quarentena. Os shows pela internet caiu como uma luva para os artistas. Os músicos fazem apresentações de trinta minutos e até de 1 hora em suas próprias contas no Instagram e Facebook na hora marcada e divulgada pelo perfil. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Segundo os artistas, com as apresentações canceladas, seguindo as instruções do Ministério da Saúde (MS), a recomendação "ficar em casa" teria que ser diferente. Para o cantor Fann Estourado, "o objetivo é manter as lives por todo esse tempo em que os shows foram cancelados. Depois dessa sequência, vamos manter as lives sempre que puder em casa", relata o artista brumadense. Chris agradeceu o carinho dos fans e pediu ao público que continuem em casa. Outro artista que bombou na rede, foi o Gusttavo Lima, considerado o primeiro fenômeno da música pop brasileira desde o início do período de isolamento social. Em sua última live, foram impressionantes cinco horas de puro carisma musical e etílico -- uma alegria necessária para milhares de fãs em casa. O "Buteco em casa" de Gusttavo Lima teve picos de mais de 700 mil espectadores simultâneos no YouTube e 160 mil no Instagram, no dia 28 de março. O segundo "Buteco" já está marcado para 11 de abril.



CDL de Brumado pede para a população priorizar dívidas do comércio local e valorizar empresas da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o avanço da pandemia de coronavírus alterando a rotina de cidades e espalhando apreensão por todos os Estados, órgãos públicos e empresas também estão se ajustando à realidade do avanço da doença. Enquanto que em países, como a China, de onde o novo coronavírus se disseminou para o mundo, as fábricas retomam suas atividades com os trabalhadores retornando às suas funções, na Europa, as empresas adotaram regras para continuar produzindo, enquanto comércio e serviços são duramente afetados. No Brasil, empresas que adotam planos de contingência para diminuir os riscos de contaminação em suas operações autorizam seus empregados a trabalhar de forma remota, como uma das medidas, restringindo o acesso a suas dependências e reforçar a higienização também estão entre as ações para conter a expansão da doença. Mas um setor que está praticamente em sua totalidade quase parado, é o comércio. Principalmente nas cidades que possuem casos confirmados da doença, como é o caso do município de Brumado. Desde a publicação do Decreto Nº 5.246, no dia 20 de março no qual determina o fechamento do comércio local como medida temporária de prevenção ao contágio e enfrentamento da propagação decorrente do coronavírus, a economia brumadense se aproxima do vigésimo dia sendo afetada. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Com o fechamento do comércio não essencial, o dinheiro não gira e boa parte da população também fica apreensiva, sem saber de quita as dívidas ou compra itens para a sobrevivência durante o "pico da doença", que segundo as autoridades em saúde, na Bahia devem acontecer entre abril e maio. Em meio a essa pandemia, o comércio também precisa sobreviver, e sem a "moeda" girando, trabalhadores de vários setores vão sofrer as consequências. Na tentativa de valorizar o comércio local a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, em sua página na rede social lançou uma campanha. "Mantenham seus compromissos em dia e priorizem dívidas no comércio local. Valorize os pequenos empresários, mais do que nunca, eles precisam de você! #juntossomosmaisfortes", diz a publicação. Segundo a CDL: "A economia é uma ciranda. Mantenha seus compromissos em dia e ajude as pequenas empresas a superarem esse grande desafio para que possam garantir os milhares de empregos gerados em nosso município".



Governo sanciona isenção de conta de água para famílias baianas de baixa renda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa sancionou nesta terça-feira (7), o projeto de lei que isenta faturas residenciais de água a consumidores de baixa renda beneficiários de tarifa social na Bahia. O texto aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) anistia contas cujos consumos mensais sejam iguais ou inferiores a 25m³ (vinte e cinco metros cúbicos). O estado arcará com três faturas mensais com vencimento a partir da publicação da lei. O orçamento para o pagamento das contas pode decorrer de dividendos ou créditos a que tenha direito o estado da Bahia.



Brumado: Secretário de saúde apela para o isolamento social e diz que 'leitos de UTI não são suficientes para um possível pico' da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma das maiores batalhas dos gestores municipais em todo país é orientar a população para a importância do isolamento social. Com base em estudos realizados por especialistas da saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) alertam que o Brasil vai enfrentar um grande colapso da doença nos meses de abril e maio, isso se a população não obedecer a recomendação de ficar em casa. Abaixo dessas organizações de saúde, estão as Secretarias Municipais das cidades, que também estão realizando um grande trabalho de conscientização, como é o caso do município de Brumado. Desde o primeiro caso suspeito registrado no dia 18 de março deste ano, a Secretaria de Saúde (Sesau) vem debatendo a importância de "ficar em casa". Tanto que o município lançou dois Decretos (5.246 / 5.247) que determinam o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e algumas medidas para combater a disseminação da Covid-19. No último sábado (04), em participação no programa institucional da prefeitura, o secretário de saúde Claudio Feres fez mais um alerta a população e detalhou em forma de gráfico, caso Brumado venha enfrentar um grande pico da doença nos próximos meses. Segundo o secretário, como o município possui cerca de 70 mil habitantes, e caso 10% dessa população contrair a doença, serão 7 mil pessoas infectados. "Cinco por cento dessa população podem desenvolver forma grave do coronavírus, ou seja, cerca de 350 pessoas iriam precisar de UTI ao mesmo tempo", disse Feres no qual alertou que Brumado só tem dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo sistema público e nenhum na rede privada. "Então desses casos citados, 340 ficariam sem atendimento. Então tô aqui neste momento tentando explicar para a população, que o objetivo desse isolamento, é fazer com que menos pessoas sejam infectadas ao mesmo tempo, e o que o nosso serviço de saúde dê conta de atender toda população durante este período que nós vamos conviver com o coronavírus", afirmou o secretário que ainda comentou no qual o vírus da Covid-19 não vai sumir, dando como exemplo o vírus da influenza. "Nós temos vacina todos os anos para a influenza. Ano passado nós vacinamos, este ano também. Então o vírus está ai, todo mundo está exposto e pode pegar. O objetivo do isolamento é fazer com que menos pessoas peguem de uma só vez", esclareceu. Feres ainda acrescentou, "estudos apontam que o vírus da Covid-19 se propaga duas vezes mais do que a influenza".

 



Assim como Brumado, Vitória da Conquista também tem 7 casos confirmados da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No naite de ontem (06), em um boletim extra, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou mais dois casos confirmados do novo coronavírus em Brumado. O município possui agora sete casos confirmados da Covid-19. Além disso, 371 foram notificados e estão sendo monitorados, outros 18 foram descartados e sete aguardam resultado dos exames. A situação em Vitória da Conquista é a mesma no número de casos confirmados. No boletim de segunda-feira (06), subiu para 7 os casos cada de infecção pelo coronavírus. Vitória da Conquista registrou o primeiro caso no dia 31. 5 pacientes testaram positivo em análises realizadas pelo Lacen e outros dois casos foram confirmados por laboratório privado de Conquista e enviados para contraprova no Lacen. 32 novos casos com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pela Covid-19 no município foram notificados, totalizando o número de 261 casos suspeitos. De acordo com Boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, 133 casos já foram descartados laboratorialmente e 5 por vínculo epidemiológico. Além disso, 75 pacientes aguardam resultado laboratorial e 42 aguardam coleta. Ainda na segunda, o prefeito Herzen Gusmão revogou o decreto que flexibilizava o funcionamento do comércio, publicado no dia anterior. Todo o comércio varejista considerado não essencial só pode funcionar com entrega a domicílio ou em balcão na porta do estabelecimento. 



Bahia: Sesab informa que 417 municípios receberão segunda remessa de vacinas contra influenza

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebeu no último final de semana, 328 mil doses da vacina contra a gripe, para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Enviadas pelo Ministério da Saúde, as vacinas já começaram a ser entregues aos municípios na segunda-feira (6) e prosseguem até esta terça-feira (7). Na Bahia, até o momento, já foram aplicadas 1.167.684 doses da vacina. Para proteger ao máximo a população, a vacina está disponível em postos espalhados em todos os 417 municípios. A influenza também provoca febre e sintomas respiratórios muito parecidos com os da Covid-19. Justamente por isso, a campanha, que normalmente ocorre em abril, foi antecipada: para não mascarar o quadro de pacientes com o novo coronavírus e evitar superlotação nos hospitais e unidades básicas de saúde.



Brumado: Governo prorroga suspensão de transporte intermunicipal até 15 de abril

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial (DOE) do último sábado (4), o decreto que prorroga a suspensão do transporte intermunicipal em cidades da Bahia até o dia 15 de abril. A medida, que tem como objetivo conter o avanço da contaminação por coronavírus na população baiana, estava programada até 5 de abril, mas foi estendida por mais 10 dias por determinação do governador Rui Costa. Também foi prorrogado até 15 de abril, de acordo com a publicação de hoje, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia. Além de Brumado, já são 48 municípios com o transporte suspenso na Bahia. Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. 

 



Madetta tem 76% de aprovação e #madetta2022 começam a surgir nas redes sociais

Foto: Reprodução

Após ameaçar demitir o ministro, Bolsonaro se viu alvo de uma desaprovação popular, enquanto a aprovação de Mandetta subia, segundo pesquisa Datafolha. O levantamento mostra que 76% dos brasileiros apoiam a condução da crise pelo Ministério da Saúde, nas redes socias a #madetta2022 e # madettapresidente começaram a surgir. Os dois têm tido embates públicos em relação à conduta a ser adotada pelo país no combate à Covid-19. Bolsonaro não é favorável ao isolamento social recomendado por Mandetta e, acima dele, a Organização Munidal da Saúde (OMS). O presidente prega a volta do funcionamento de escolas e comércio.

Foto: Reprodução l Rede Social


Coronavírus: famílias de Brumado recebem cestas básicas da prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97News

Pais e responsáveis por alunos matriculados em escolas da rede municipal de ensino começaram a receber na segunda-feira (06) cestas básicas distribuídas pela Prefeitura de Brumado. Por volta das 8h já havia fila na Escola Idalina Azevedo Lobo uma das que fez a entrega dos mantimentos às famílias. De acordo com a prefeitura, 3.600 famílias receberão o auxílio nesse período em que as aulas do ensino municipal estam suspensas por causa do isolamento social devido à pandemia do coronavírus. A diarista Janaine Alves, de 31 anos, que mora com o filho de 12, foi a primeira a chegar a escola em tempo integral localizado no Bairro São Felix. Ela conta que está em casa desde que os patrões pediram para ela seguir as recomendações do isolamento social. “O comércio está parado, e a gente não está podendo trabalhar. É muito complicado. Ficamos reféns dessa situação, presos dentro de casa, querendo ir trabalhar”, comentou a mãe. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Janaine afirma que se não fosse a cesta básica, ela não sabia o que fazer, pois o seu armário estava vazio. “Meu maior medo é abrir o armário e não ter o que comer, eu consigo ficar com fome, mas meu filho não”, disse emocionada ao 97NEWS. De acordo com a prefeitura, o processo de entrega dos alimentos está transcorrendo tranquilamente. “As famílias estão respeitando a ordem e a distância. Ao entrar na escola, fazem uso do álcool gel e recebem a cesta munidos do RG e do cartão do Bolsa Família. As famílias recebem a cesta básica acompanhada da máscara doada pelo Rotary Club de Brumado”, relatou. A Secretaria Municipal de Educação organizou um cronograma de distribuição a fim de evitar aglomerações. Nas escolas, as filas são organizadas pela Guarda Civil Municipal.