ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

Brumado: Homem é detido por porte ilegal de arma na manhã de hoje (12)

O revólver apreendido com o suspeito (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Mesmo sem a realização dos festejos carnavalescos na cidade, a Polícia Militar não deu tréguas no combate à violência, promovendo uma sensação de segurança muito positiva. Apesar de poucas ocorrências, já que um grande número de brumadenses aproveitou o feriado prolongado para viajar, alguns incidentes isolados acabaram acontecendo. Um deles foi registrado na manhã desta segunda-feira (12) no Bairro das Flores, mais especificamente no cruzamento das ruas Sargento Antenor e Visconde de Ouro Preto, onde um homem suspeito, identificado como Rogério de Souza Lobo (39), que estavam em atitude suspeita, acabou sendo autuado em flagrante por porte ilegal de arma, já que estava de posse de um revólver Taurus, calibre 38, com duas munições intactas. Ele possui um mandado de prisão expedido pela Comarca de Lauro de Freitas. Diante das evidências, o suspeito foi levado, juntamente com a arma, para a 20ª Coorpin, ele está à disposição da Justiça.



Obras de reestruturação do CMEAS estão em ritmo acelerado

Operários trabalham em ritmo acelerado para que as obras terminem antes do prazo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um alto índice de resolutividade, sendo considerado um referencial na área educacional de Brumado, o CMEAS – Centro Municipal de Educação Agamenon Santana, se tornou o centro de uma polêmica nas redes sociais, já que a unidade escolar está passando por uma ampla reforma e ampliação. Então, devido a isso, momentaneamente, os alunos foram transferidos para as antigas instalações da Escola Santa Rita de Cássia, as quais não estavam num estado de conservação muito positivo. A secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, explicou que os motivos principais que levaram à esta tomada de posição foi para não prejudicar o ano letivo dos alunos, já que se fosse retardo o início das aulas, eles teriam que ter aulas no período das férias, o que iria atrapalhar a vida dos pais. A reportagem do 97NEWS foi verificar o andamento das obras de reforma do CMEAS, já que a grande preocupação é que se as mesmas podem se arrastar por mais tempo do que o previsto. O que se viu foram os operários trabalhando em ritmo intenso, o que poderá fazer com que o prazo seja bem encurtado. Ainda segundo informações a SEMEC está tomando todas as providências para que as obras terminem o quanto antes para que os alunos voltem ao seu local de origem, que contará com uma logística muito mais moderna. 

A nova estrutura contará com uma logística bem mais moderna e funcional (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


BA 148: PRE e TOR intensificam blitzes na Serra das Almas

As blitzes continuarão até a quarta-feira de cinzas (Fotos: 97NEWS Conteúdo)

Como Brumado não realiza mais os festejos carnavalescos, a BA-148 é considerada a principal via de acesso dos brumadenses à folia momesca, já que o destino final é a histórica cidade de Rio de Contas que acabou aproveitando da lacuna, substituindo o vazio que ficou no coração dos foliões da capital do minério. Então, agora, além dos livramentenses, os brumadenses também vão curtir o Carnaval de Rio de Contas, então, diante disso, a PRE e o TOR se uniram para dar mais segurança aos condutores, já que a estrada, quase em todos os anos acaba registrando acidentes, alguns com vítimas fatais inclusive. Estão sendo realizadas blitzes sistemáticas, no trecho da Serra das Almas, que é considerado o mais perigoso, o que vem inibindo os abusos e, consequentemente, terão resultados positivos na redução dos acidentes, já que, a grande maioria deles é motivada pelo excesso de velocidade e a embriaguez. As blitzes terão sequência até a tarde da quarta-feira de cinzas. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, somente um acidente acabou sendo registrado, o qual ocorreu no sábado (09), envolvendo dois jovens de Dom Basílio, os quais tiveram uma queda de motocicleta. Eles foram levados pelo SAMU 192 para a UPA 24h de Livramento, onde receberam atendimento médico e ficaram sob observação. 



Chuvas provocam rompimento da pista da BA-026; motoristas devem redobrar os cuidados principalmente à noite

A pista cedeu e um grande buraco se formou, por isso os riscos de acidentes existem (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As precipitações pluviométricas que caíram sobre toda a região sudoeste neste início do mês de fevereiro causaram estragos nas cidades, mas também em várias rodovias. Um dos trechos mais preocupantes fica na BA-026, que faz a ligação da BR-030 com o município de Malhada de Pedras. O local próximo à Comunidade Rural de Empoeira, requer mesmo todo o cuidado dos condutores que forem passar pelo local, especialmente no período noturno, já que a pista está rompendo e o risco de acidentes é uma realidade. Populares colocaram galhos de árvores como sinalização, mas, eles são insuficientes, já que um grande buraco se formou. Não se sabe até o momento quando os serviços de recuperação da pista serão feitos, então, até lá, fica o alerta para quem irá passar por aquela estrada. 

Galhos foram colocados para alertar os motoristas, mas no período noturno os riscos são muito maiores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Emoção, disputa e um grande público na 3ª rodada do Gauchão 2018

O Gauchão 2018 está sendo um grande sucesso (Foto: 97NEWS)

Em sua quarta edição, o Campeonato do Gauchão, realizado pela Associação dos Moradores do Bairro Baraúnas, com apoio do vereador Elias Piau, vem se estabelecendo como um dos torneios mais importantes do calendário esportivo brumadense. Em pleno domingo de carnaval, aconteceu a terceira rodada que contou com a presença de um grande público, com duas partidas muito emocionantes e com a disputa até o minuto final. No primeiro confronto a equipe do Real Campo goleou o Atlético de Madri pelo placar de 3X0, confirmando que é uma das favoritas ao título. No segundo jogo as equipes do Espinheiro e Olhos d’Água empataram pelo placar de 1X1. Neste ano o evento está contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, que está expandindo as suas ações na área esportiva. Confira fotos do evento: 



Diretor-geral da PF diz que não vai pedir demissão após polêmica

(Foto: Reprodução)

O diretor-geral da PF, Fernando Segovia, afirmou hoje à Coluna que não pedirá demissão do cargo por causa da polêmica em torno de suas declarações à agência Reuters. O delegado sugeriu, segundo noticiado pelo site de notícias, que o inquérito que investiga o presidente Michel Temer deve ser arquivado. Segovia alegou que foi mal interpretado sobre suas declarações. O presidente Temer é suspeito de beneficiar via decreto a empresa Rodrimar, que atua no porto de Santos. O decreto ampliou o prazo para atuação da empresa no porto. O presidente nega as acusações. Nos últimos dias, Temer se mostrou incomodado com questionamentos do que recebeu do delegado que cuida do inquérito, Cleyber Lopes. A Coluna apurou que o inquérito ainda está em fase de diligência. Na próxima semana, Segovia terá que se explicar ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, relator do inquérito contra Temer. O ministro tomou a decisão com base na reportagem da Reuters. Hoje, a agência de notícias retificou informação de que Segovia afirmou que o inquérito seria arquivado para indicou. Segundo a Reuters, Segovia afirmou na sexta: “Até agora não apareceu absolutamente nada que desse base de ter uma corrupção…então assim os indícios são muito frágeis, na realidade, de que haja ou que houve algum tipo de influência realmente porque em tese o decreto não foi feito para beneficiar aquela empresa.” 



Barra do Choça: Identificadas as vítimas do triplo homicídio; cidade vive clima de medo

(Fotos: Reprodução Whatsapp)

Foram identificadas as vítimas do triplo homicídio ocorrido na noite deste domingo (11), em Barra do Choça. Elas foram executadas a tiros em pleno centro da cidade. Na praça Castro Alves, a vítima foi o jovem Douglas R.O, de 17 anos. Na Avenida Brasil, foram assassinados, Flavio S.S, 19 anos e Jordélio A.O, 17 anos. De acordo informações da GCM, os autores dos disparos chegaram em duas motocicletas. Os crimes abalaram toda a cidade, pois havia mais de 40 dias sem sem nenhum registro de homicídio em Barra do Choça. Estes foram os primeiros homicídios deste ano. Agentes do Departamento de Polícia Técnica estiveram no local e colheram vestígios do crime. A policia militar foi acionada, e foram feitas rondas, porém os criminosos não foram encontrados. 



Mudanças no Facebook podem afetar eleição e favorecer fake news, dizem especialistas

(Foto: Reprodução)

Especialistas avaliam que a alteração feita pelo Facebook no algoritmo da rede social pode favorecer à disseminação de notícias falsas (as chamadas “fake news”). A mudança tem como objetivo privilegiar conteúdo de interação pessoal, em vez daquele produzido por empresas de notícias. O coordenador do curso de ciência de dados da Future Law/ IDP-São Paulo, Alexandre Zavaglia Coelho, afirma que, além das fake News, a alteração pode contribuir para ‘a criação de bolhas de pensamento, até a diminuição de canais de notícias, tão importantes para a diversidade de pensamento e para a democracia’. “Considerando que boa parte da população já consome notícias pelas redes sociais, programar os algoritmos para privilegiar conteúdo de outros usuários e diminuir a propagação de conteúdo gerado pelo jornalismo profissional pode causar distorções com graves consequências sociais”, destaca Alexandre Zavaglia Coelho. A advogada especializada em direito eleitoral, Karina Kufa, indica que o momento foi inoportuno para o teste da rede social. “Uma mudança no algoritmo da rede, além de impactar na publicação de fanpages, gera uma grande preocupação para as próximas eleições, já que fake news produzidas e compartilhadas pelos “amigos” terão maior alcance do que as notícias do jornalismo, trazendo uma enorme insegurança à lisura eleitoral”, afirma. 



Bandidos com arma de guerra explodem banco em Macarani, na Bahia

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Uma agência bancária e um posto de atendimento foram explodidos na madrugada desta segunda-feira (12/2) no município de Macarani, a 630 km de Salvador. Agentes da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) informaram que o ataque aconteceu por volta das 2h30 e foi praticado por bandidos divididos em três carros. Ainda de acordo com os policiais, os homens estavam munidos com armas de guerra, se dividiram e explodiram terminais do Banco do Brasil e do posto de atendimento.Depois da ação, os criminosos fugiram pela estrada que liga Macarani a Itapetinga. Policiais das Companhias Especializadas de Policiamento fazem rondas na região para localizar o grupo.



Polícia Militar caça autores do triplo homicídio em Barra do Choça

A primeira, foi atingida em frente a Padaria Maravilhosa, na Praça Castro Alves. Os outros dois foram assassinadas na Avenida Brasil ( Foto: Adriano Cruz)

Ainda não foram identificado os três homens assassinados a tiros na noite deste domingo, 11/02 em Barra do Choça. De acordo informações, homens em um veículo efetuaram os disparos. A primeira, foi atingida em frente a Padaria Maravilhosa, na Praça Castro Alves. Os outros dois foram assassinadas na Avenida Brasil. Moradores ouviram os disparos, mas a rua estava deserta, ninguém viu nada. Os criminosos fugiram sem deixar pistas. Os corpos continuam no local. Várias guarnições da Polícia Militar tentam capturar os autores, neste momento. 



ACM Neto dança lambada em frente a camarote de Rui; vídeo

Foto: Prefeitura/Salvador

Apesar de Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) evitarem os termos "disputa" e "rusga", em bom baianês, a pirraça é cada dia mais visível. Neste domingo (11), o prefeito ACM Neto, que acompanhava o bloco do Alavontê, no Campo Grande, roubou as atenções ao dançar lambada em frente ao camarote que estava o governador — e, obviamente, atraiu a atenção de todos os foliões. O registro foi feito pelo repórter Jean Mendes, do Aratu Online. A situação aconteceu em frente ao camarote da SBT, de onde o governador acompanhava a festa e acenava para o público. Apesar da proximidade, Rui e Neto sequer se cumprimentaram.



Mulher é morta a facadas em Cruz das Almas e suspeito ameaça pular de ponte

(Fotos: Reprodução)

Uma mulher foi encontrada morta dentro da residência onde morava na Rua Tiradentes, em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, na manhã deste domingo (11). Segundo a polícia, a vítima de prenome Madalena apresentava sinais de perfuração causados por arma branca. De acordo com fontes ligadas ao BNews, a mulher era dona de uma loja de bolos na Praça do Lavrador e esposa de um taxista conhecido como "Chico do Táxi", que seria o principal suspeito pelo crime. Conforme relatado à reportagem, nesta manhã, o taxista ameaça se jogar da ponte de Pedra do Cavalo. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram enviadas ao local e negociam com o homem. Vizinhos relataram que o suspeito foi visto deixando a casa por volta das 3h30 desta madrugada e que as agressões contra Madalena eram constantes, e seriam motivadas por ciúmes. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo será removido para o Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus. É o segundo caso de feminicídio registrado em Cruz das Almas em 2018. 



Perigo: Jovem morre ao empinar moto e bater em picape. No Facebook ele alertou os riscos

'Ela pode quebrar meus ossos', disse Matheus Araújo, de 19 anos, que bateu em uma caminhonete. Jovem parou embaixo do veículo e foi arrastado por cerca de 30 metros (Foto: Reprodução)

Jovem de 19 anos que morreu empinando uma motocicleta sabia do risco que passava com a prática. O acidente foi na estrada vicinal Nemezião de Souza Pereira, em Andradina (SP), quando fazia a manobra e bateu em uma caminhonete. Em dezembro, Matheus Leonel Araújo publicou em seu perfil do Facebook uma foto em que empinava uma motocicleta. Na legenda, Matheus escreveu: “Ela pode quebrar todos os meus ossos, mas nunca o meu coração.” Depois que souberam do acidente, na noite de sexta-feira (9), amigos passaram a comentar e lamentar a morte do jovem. De acordo com a polícia, Ele empinou a moto, perdeu o controle do veículo, invadiu a pista contrária e bateu de frente com a caminhonete.



Violência: Dupla morre após assaltar loja e trocar tiros com a PM

(Foto: Berimbau Notícias)

Dois suspeitos morreram e outro foi preso durante troca de tiros com a Polícia Militar na manhã de sábado (10/2), após um assalto a estabelecimento comercial no município de Coração de Maria, a 115 km de Salvador. Segundo a PM, tudo começou após agentes serem acionados e localizarem o grupo, dando início à uma perseguição que terminou em Conceição do Jacuípe. Na cidade, os homens abandonaram um carro e entraram em confronto com os policiais. Durante o conflito, os dois criminosos foram baleados. Ainda de acordo com a corporação, a dupla morreu antes de chegar ao hospital municipal, enquanto o comparsa foi preso. Nenhum policial foi baleado. Conforme a polícia, duas armas foram apreendidas, além de diversos relógios fruto da ação criminosa. O suspeito foi encaminhado a Delegacia Territorial de Conceição do Jacuípe.



Após três meses de prisão, Eike Batista estuda disputar vaga no Senado

(Foto: Reprodução)

O empresário Eike Batista revelou que pretende disputar uma vaga no Senado nas eleições deste. “Estou estudando isso. Vamos avaliar. Estou conversando com partidos. Já me procuraram, mas eu prefiro não comentar por ora. Tem muita gente que acha que eu posso contribuir. Não tenho nenhum impedimento judicial. Não fui sequer julgado em primeira instância (A Lei da Ficha Limpa barra candidaturas de condenados em 2ª instância)”, disse em entrevista ao jornal O Globlo. Preso durante três meses em uma cela de 12 metros quadrados em Bangu e respondendo a processo que pode lhe colocar de volta na cadeia, Eike negou estar buscando foro privilegiado. “Eu quero ajudar. Eu preciso me reinventar. Hoje, sou provavelmente a maior fake news do mundo. Ninguém sabe o que eu fiz pelo Brasil. Vou mostrar o que eu já fiz. Eu trouxe para o Brasil US$ 40 bilhões em investimentos. Eu vou ajudar a não deixar projetos desnecessários serem construídos”. Na oportunidade, ele também revelou quanto dinheiro ele perdeu. “Todos os meus ativos foram levados para saldar as contas depois da corrida bancária contra mim. Eu tinha US$ 34 bilhões. Agora, estou virando consultor. Posso ganhar muito dinheiro com isso. Vai ser a Eike Batista Consulting. Como não tenho capital, eu posso entrar com suor e o cara me dá um pedaço do negócio. Sempre soube que eu poderia pintar novos quadros”.



Ivete Sangalo agradece apoio após nascimento das gêmeas: 'felicidade não cabe dentro de mim'

As gêmeas Helena e Marina com Ivete (Foto: Instagram)

A cantora Ivete Sangalo postou uma mensagem em seu perfil nas redes sociais na manhã deste domingo (11), agradecendo o apoio das pessoas diante do nascimento das suas filhas gêmeas, Marina e Helena, com o seu marido, Daniel Cady. O parto aconteceu neste sábado. "Deus está presente fortemente na minha vida. Só quero dizer a ele: obrigada por esssas bençãos. A minha felicidade não cabe dentro de mim. @danielcady nosso sonho está só começando. A todos, o meu carinho por tantas demonstrações de amor e desejos de boa sorte. Cada oração de vcs chegou, e nossas meninas são muito maravilhosas!"  Segundo o irmão da cantora, Ricardo Sangalo, o parto estava marcado para 22 de fevereiro, mas, por volta da 0h deste sábado, a cantora começou a sentir contrações. Por isso, os médicos recomendaram que ela seguisse para o hospital. Helena nasceu às 5h21, e Marina, às 5h24. Elas têm cerca de 2,5 kg cada e não precisaram de incubadora. O parto, que foi cesárea, foi feito no Hospital Aliança, no Rio Vermelho. "É incrível essa coincidência [de nascerem no carnaval], mas as meninas nasceram porque elas nascem na hora que querem. As contrações são justamente depois que elas querem nascer e aí começa. E foi um coincidência muito feliz. Ivete estava tão feliz que ela postou um vídeo nas redes sociais, a gente dançando dentro do quarto, foi uma farra...", disse Ricardo, no hospital.  Na madrugada do sábado, Ivete postou um vídeo no Instagram anunciando que estava na maternidade. "E é com muita alegria que a mamãe mais feliz do mundo vai fazer o maior carnaval da sua vida na maternidade!!! Orem por nós! Deus comigo sempre. Amo vcs!", disse a cantora na legenda do post. No vídeo, a cantora aparece dançando a música de trabalho "No Groove", feita em parceria com Márcio Victor, do Psirico. Na postagem, Ivete está com o marido, Daniel Cady, familiares e amigos, dentro do quarto de uma maternidade.

 

 



Medo em Ibicuí: Mulher é assassinada à facadas. É a segunda morte violenta em 24 horas.

A jovem Aléxia Santos Sousa, de 21 anos, foi vítima de arma branca. A mãe foi ferida e socorrida ao hospital da cidade (Foto: Reprodução)

Na tarde deste sábado, 10, mais um assassinato ocorreu em Ibicuí, deixando a população aterrorizada, pois esse é o segundo assassinato em menos de 24 horas e o terceiro em menos de um mês. Segundo informações, uma jovem de 21 anos, identificada como Aléxia Santos Sousa, foi vítima de golpes de arma branca. Durante o ato, a mãe da vítima também ficou ferida, foi levada para o hospital, mas passa bem. Já Aléxia, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Amigos e familiares de Aléxia prestam homenagem a ela nas redes sociais e cobram das autoridades mais segurança, pois Ibicuí é uma cidade pequena, mas a criminalidade está aumentando, a cada dia. 



Rui evita comentar notícia de que Neto pode desistir de disputar o governo estadual: 'falo sobre o meu time'

(Foto: BNews)

O governador Rui Costa (PT) evitou comentar uma notícia publicada na Coluna do Estadão de que o prefeito ACM Neto (DEM) pode desistir de disputar o governo estadual. O próprio democrata já disse que anunciará sua decisão até 15 de março. “Não quero comentar isso. Insisto nisso, falo sobre o meu time, o time adversário eu não comento. E isso não interfere no diálogo que vou fazer, e não falo sobre montagem de chapa adversária. Acho que cada um tem que montar seu time. Tenho que cuidar do meu time”, declarou Rui durante visita à sede Afoxé Filhos de Gandhy, no Pelourinho.
 



Vitória perde para o ABC por 3 a 1

Foto: Moysés Suzart / EC Vitória

A invencibilidade do rubro-negro na temporada finalmente caiu por terra. Em partida isolada pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, o Vitória foi derrotado por 3 a 1 para o ABC e caiu para a segunda colocação do grupo B. Os gols foram marcados por Wallyson, Jorge Eduardo e Fessin para a equipe potiguar. André Lima fez o único gol rubro-negro no jogo. O Vitória volta a campo no próximo domingo (18), para o primeiro Ba-Vi do ano pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. A partida acontece às 16h no Barradão. Pela Copa do Nordeste, o próximo jogo também será no Barradão no dia 11 de março contra o ABC.



Caetité: Jovem é executado com vários tiros em via pública

A vítima, Adão Gomes Fernandes, de 21 anos, estava na calçada quando o atirador desceu de um carro e atirou. Jovem morreu em poucos minutos (Foto: Sudoeste Bahia)

Um homem foi morto com tiros na cabeça, na tarde deste sábado (10), na Praça do Mercado, em Caetité. O crime ocorreu por volta das 13h50. De acordo com informações, Adão Gomes Fernandes, de 21 anos, estava na calçada quando o atirador desceu de um carro e atirou. O suspeito fugiu do local e não há informações sobre a motivação do crime. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi ao local, mas logo constatou o óbito.Uma equipe da Divisão de Homicídios da Polícia Civil esteve no local do crime procurando câmeras de segurança para tentar identificar o criminoso. A polícia não confirmou se o homem tinha passagem pela polícia e nem se o assassinato era resultado de acerto de contas. Depois da perícia, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.