Brumado: Ainda sem uma data definida, unidade do Corpo de Bombeiros aguarda licitação e incentivo de empresas privadas para começar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Assinado desde setembro de 2019, o 'Termo de Convênio' para construção da Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Brumado, ainda aguarda abertura de licitação e incentivo de empresas privadas. Desde o anúncio no ano passado, feito pela administração municipal, já se passaram mais de cinco meses e a obra ainda não foi iniciada. Em entrevista ao 97NEWS, o secretário de administração, João Nolasco relatou que o projeto já foi desenvolvido, mas que aguarda a abertura da Licitação, na qual após o processo, também depende de incentivos privados para que a unidade se mantenha no município. "O projeto está em fase de desenvolvimento, mas ainda estamos em constantes reuniões com a Aibrum, buscando parcerias junto à essas empresas para buscar fundos", ressalto Nolasco, esclarecendo ainda que aguarda da associação um resposta. "A gente espera que todas essas empresas que tem na região, principalmente as de mineração, venham contribuir, porque o corpo de bombeiros é muito importante para elas". Orçada em mais de R$ 1 milhão, o corpo de bombeiros de Brumado será construído na Rua Teotônio Souza Silva, fundos do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, no bairro Novo Brumado.

Foto: Reprodução l Google Maps

De acordo com o novo secretário de infraestrutura, Gilton Lélis, a ideia é que, ainda este ano o corpo de bombeiros saia do papel. "Esse é o nosso objetivo para 2020, e já foi feito o levantamento, sendo inclusive fornecido a sociedade justamente para contar com o apoio de todos e, estamos fazendo apenas alguns ajustes no projeto atual para finalmente passar para a fase de licitação", destaca o engenheiro. Questionado sobre uma possível data, o secretário apenas informou que assim que for aberta a licitação, o projeto poderá inciar em trinta dias. "Sendo lançado e apreciado por todas as empresas, poderemos iniciar as obras", diz. Como o processo será de concorrência pública, Gilton destaca que o início da obra possa demorar mais dias. "Tem toda uma tramitação para ser executado, sendo para menos ou mais dias, mas, assim que lançado o edital, em torno de sessenta dias as obras poderão ser iniciadas", relata o secretário que ainda completou dizendo na qual a obra poderá ser entregue a população no prazo de oito meses. Em uma área estratégica de 5.487,23 m², tendo como principais acessos as Avenidas Centenário e João Paulo I, a Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros Militar contará com uma área no térreo e um pavimento superior.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS