Brumado:A Hemoba convida a comunidade a participar da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Para conscientizar a população sobre a importância de aumentar o número de doadores de sangue, a Hemoba realiza campanha que começa hoje, segunda-feira (25/11) Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A Hemoba de Brumado é uma das 19 unidades no interior do estado que participa da campanha para receber voluntários na doação de sangue. 

A data mais importante do ano em relação à conscientização da importância da doação voluntária é o dia 25 de novembro. É a doação que abastece os estoques de sangue e torna possível a distribuição para todos os pacientes que necessitam de sangue nas unidades de saúde da Bahia. Atualmente, 1,5% da população é doadora de sangue no Brasil, sendo que o ideal seria 3%. A campanha “Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue 2013 – Dias que valem por uma vida”, que foi lançada na última terça-feira (19/11).

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). Menores de 18 anos devem apresentar autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal. O voluntário deve apresentar boas condições de saúde, estar bem alimentado e descansado. Não pode ser doador quem está amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses), quem fez tatuagem no último ano ou quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 4 horas. Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

O posto da Hemoba de Brumado é situado à Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87 ‘A’ com funcionamento para coleta, de segunda a sexta-feira das 7:00 às 12:00.