Mensagem do Padre Waldech ao menino Kauã emociona os brumadenses; confira

(Fotomontagem: 97NEWS)

"Eu sou Kauã"! Em meio ao corre-corre das compras para o fim de ano, uma criança de 10 anos desaparece em sua própria rua, onde fora criado, onde tinha amiguinhos que o conhecia, que brincavam com ele. Ele sonhava enquanto sorria?

"Eu sou Kauã"! Em meio às esperanças que se renovam no fim de Ano, às preces que todos fazem para um Ano-novo-melhor, à Novena de Natal que acontece nos lares, nas famílias, na esperança de um mundo mais justo, mais fraterno, mais HUMANO... em meio a tudo isto, os Meios de Comunicação anunciamos o desparecimento de Kauã, no Facebook, Whatsapp. Seus pais, sua família desesperada. Alimentamos uma esperança que vai ser achado...talvez esteja na casa de algum amigo...

"Eu sou Kauã"! Prestes a celebrar a data memorial e sacramental de uma criança que veio ao mundo a mais de dois mil anos, enchendo a todos da mais pura e verdadeira alegria, nós anunciamos, entristecidos, que aquele menino de 10 anos, que brincava pelas ruas da Malhada Branca, que tinha amiguinhos...foi encontrado. Não precisamos dizer como mas, estarrecidos, sentimos profundamente. 

"Eu sou Kauã"! É um anjinho que é acolhido por Deus no céu. Mas...e a sua família? Como celebrará o Natal (nascimento) do Menino Jesus, se não tem em seu lar o seu próprio menino? Mas...e a segurança pública de nossa Cidade de Brumado, que garante a todos viver em sociedade, preservar a vida dos cidadãos, inclusive dos vulneráveis, como Kauã? Enquanto, ilusoriamente, tentamos nos esconder e nos proteger atrás de cercas e muros, a alma de uma criança - livre e que brinca -desafia o que mais ansiamos: a liberdade, a possibilidade de ir e vir, com segurança.

"Eu sou Kauã"! Nossas crianças não vão mais poder brincar nas ruas? Ir á casa de um vizinho? Nós vamos lamentar apenas e chorar pela vida dessa criança que foi ceifada da forma mais brutal e desumana possível? Quem vai apurar este caso? Quem vai achar os responsáveis? Quem cometeu tal atrocidade transita(m) nas ruas conosco?  

"Eu sou Kauã"! O desaparecimento de Kauã não é um caso isolado, mas inclui-se na lista dos vários casos de violência que acontecem em Brumado.

"Eu sou Kauã"! O Natal insiste em acontecer, mesmo com a vulnerabilidade de nossas crianças, nossos jovens e de todos nós, que não temos segurança; pois, no Menino Jesus, renova a nossa certeza de que a cada criança que vem a este mundo, Deus não se esqueceu de nós, Ele renova o seu amor por nós, mesmo na des-humanidade de tantos corações.

Podemos dizer tantas coisas, mas no fundo mesmo não temos palavras. Lamentamos profundamente e externamos nossos sentimentos de solidariedade, esperança e fé aos familiares de Kauã.


Pe. Waldech Brito Gondim
Paróquia Bom Jesus - Brumado